Significado das velas: cores, formatos, chamas, pavios e mais!

Significado das velas: cores, formatos, chamas, pavios e mais!

As velas são condutoras de nossas energias e intenções para o Universo e existem muitas maneiras para usá-las de acordo com o que deseja. Leia e entenda!


O significado sagrado da vela

Várias velas de diversos formatos acesas em ambiente escuro.

Desde a Antiguidade, as velas vêm sendo usadas para além de sua utilidade de iluminação, mas são carregadas de simbolismos espirituais. Não é necessário ser praticante de magia ou alguma religião para entender a força de uma vela, basta ter sido uma criança que, em dia de seu aniversário, fez um desejo e soprou a velinha de cima do bolo.

As velas estão em diversos ritos rotineiros. Elas podem ser acesas para acompanhar uma oração, para ambientar um jantar romântico, em aniversários, para perfumar a casa e até mesmo na hora de se despedir de um ente querido. Elas carregam a luz e o calor que iluminam os momentos preciosos de nossa vida terrena.

As velas estão ligadas a seres mágicos como anjos, deidades e deuses. Em algumas religiões, acredita-se que que o anjo da guarda se comunica através da chama das velas e transmite nossos desejos aos planos superiores.

Independente de nossa crença, o subconsciente ativa memórias e sensações ao estar sob a luz de uma vela, que pode transmitir diversas energias como conforto, calor, otimismo, alegria, tranquilidade e uma aura de sacralidade, pois nos coloca automaticamente em estado meditativo.

Ao acender uma vela com propósito espiritual, ela age como transmissora de nossos desejos e ajuda a focar as intenções e a projetá-las para o Universo. Ainda, a luz da vela nos induz ao etéreo, ao místico e às vibrações elevadas, facilitando a meditação, a oração e os ritos.

Esses objetos podem fazer parte de um rito mais elaborado, em consonância com os horários propícios para cada tipo de intenção, com os astros, as fases da lua, os signos, ou simplesmente serem acesas de uma forma intuitiva, o que possui tanta força quanto.

A luz e o calor provenientes da vela podem ser unidos a cores e aromas que tornam o ambiente caloroso e aconchegante, energizando as pessoas ao redor e expulsando as más vibrações. Muitas são as possibilidades que uma vela possui. Veremos agora como escolher a vela ideal para aquilo que você deseja.

Significado das velas de diversas cores

Vela rosa-clara acesa dentro de recipiente de vidro.

As cores possuem simbologia e vibrações próprias, que podem auxiliar a extrair o desejo mais intrínseco da nossa alma. Elas ajudam o inconsciente a acessar informações e despertar locais específicos de nossa psique.

Cada cor de vela possui um significado único que poderá estimular diferentes aspectos de nossa vida e atrair aquilo que precisamos. Vamos ver a seguir o que cada cor de vela transmite e em qual aspecto de nossa vida ela pode influenciar.

Vela branca

A vela branca é como um cristal translúcido e, por isso, possui todas as possibilidades. Por ser uma cor que reflete todas as outras, é chamada de cor da luz. Por conta disso, a vela branca pode ser usada para toda e qualquer intenção, mas, principalmente para paz, limpeza e equilíbrio.

Sua energia está ligada à Lua, ao feminino e à intuição, e representa a pureza e a espiritualidade. Se você não possui uma vela colorida, pode usar uma branca em lugar de qualquer cor. Basta ter suas intenções muito concretas e foco em seus desejos.

Vela preta

Existe grande preconceito quando se trata de velas pretas, pois ela é erroneamente ligada a coisas negativas. Mas, em direção contrária do que muitos pensam, a vela preta expulsa as más energias, pois possui o poder de absorver as vibrações nocivas ao redor.

Essa vela é usada em momentos de transformação, para afastamento de alguém ou algo, quebra de feitiços e proteção contra ataques. Está relacionada a Plutão e seus assuntos de ocultismo e misticismo.

Entretanto, a vela preta deve ser usada com cuidado e sabedoria, pois uma vez que absorve energias ruins, deve ter muita consciência do que deseja e das energias que estão envolvidas e precisa ser descartada de modo a neutralizá-las. Se você quer trocar as energias do ambiente, mas não sabe lidar com elas, prefira a vela roxa, nesse caso.

Vela vermelha

A vela vermelha possui uma forte energia de amor, paixão e realização. Tem o poder de enraizar o amor da família e tem uma vibração muito forte no Universo. Por isso, pode ser usada para pedidos urgentes. É relacionada à Marte e às energias de sexualidade, força e coragem.

É bastante usada no Natal, época de união e de nutrição familiar. É potente para combater medos e ataques psíquicos, pois sua força de proteção é imensa, bem como em momentos em que é necessário enfrentamento de obstáculos e batalhas pessoais. Além disso, também é utilizada quando sente que alguém tenta sabotar suas ações.

Vela azul

Simbolizando tranquilidade, a vela azul traz paz e equilíbrio emocional. No caso da azul-clara, pode ser usada para meditar, pois promove a atenção plena e estimula a inspiração e a busca pelas boas energias do Universo. Está ligada à Júpiter, de forma que suas energias são de expansão das ideias e sabedoria.

A vela azul-escura ou azul-vivo atraem alegria interior, sabedoria, melhoram a autoestima e auxiliam na prosperidade nos negócios e foco nos estudos. Além disso, também promove a paz no lar, o equilíbrio das ideias, o intelecto e a justiça.

Vela rosa

A vela rosa tem uma imensa energia de amor incondicional, carinho e afeto. Promove a alegria e as emoções puras, dissolve o ódio e a mágoa. Ainda, é uma ótima cor para ser escolhida em jantares românticos, pois possui uma aura de sensualidade e conforto.

É muito indicada também para atrair a sensibilidade e os sentimentos puros e verdadeiros, sendo uma ótima escolha para deixar ambientando o lar. É relacionada à Vênus e seus assuntos, como amor, beleza, arte e afeto.

Vela verde

A vela verde possui as energias de cura, proteção, sorte e fertilidade. Por ser uma cor muito ligada à natureza, o verde transmite tranquilidade e equilíbrio. Pode ser acesa para promover a saúde e a prosperidade.

É relacionada a Vênus e ao Arcanjo Rafael, que regem a saúde e a cura de mágoas e maus sentimentos. Essa vela possui forte poder de cura. Você pode untá-la com óleo essencial, com intenções à saúde ou à fertilidade.

Vela amarela

Ligada ao Sol, a vela amarela possui energia de alegria, sabedoria e clarividência. Meditar sob a chama dela traz expansão da mente para a sabedoria do Universo e proporciona alegria e felicidade, melhorando crises de ansiedade e tristeza.

Ainda, é ligada ao sucesso dos negócios e ganho de dinheiro. Ela melhora e estimula a comunicação e afasta a amargura e a tristeza. É muito usada para atrair êxito profissional e financeiro, além de beneficiar trabalhos que lidem com o público e que necessitem de criatividade.

Vela laranja

A vela laranja mescla as cores vermelha e amarela, tornando-se uma vela ideal para o entusiasmo, coragem, atividades artísticas e desportivas. Revitaliza o emocional e energiza o corpo físico, e é ótima para atrair amizade e diversão.

É indicada para aumentar a autoestima, a confiança, o entusiasmo e sucesso nos empreendimentos. Se relaciona com as energias do Sol e de Marte, por ser uma cor que possui amarelo e vermelho, e também com as energias de Mercúrio, que beneficia a comunicação e a motivação.

Vela roxa

Sendo roxo a cor da transmutação energética, a vela roxa é ligada diretamente à espiritualidade. É uma vela de proteção e possui o poder de disseminar as energias negativas e transformá-las em positivas, bem como de inibir ataques psíquicos e espirituais.

Ainda, pode auxiliar a se livrar de vícios ou quando se sente com sua energia ser sugada por alguém ou algo, pois possui uma energia de proteção muito potente. Se relaciona às energias da Lua e seus assuntos, como a emoção, a intuição e o misticismo.

Significado das velas de vários formatos

Três velas brancas cilíndricas e curtas, com apenas a do meio acesa.

Assim como as cores, os formatos de vela podem possuir diferentes simbolismos e transmitir energias específicas. Em geral, esses formatos são ligados aos elementos da natureza e carregam as forças presentes em cada um deles.

Veremos a seguir o que cada formato pode representar e quando utilizar as formas para atrair o que deseja.

Vela cilíndrica

As velas cilíndricas são as que encontramos com maior facilidade e são também as mais usadas. Independente do tamanho ou de quanto tempo elas podem queimar, o formato cilíndrico da vela propicia crescimento pessoal, evolução espiritual e purificação.

As energias circulam ao redor da vela como uma espiral e se elevam ao cosmos. Por isso, é o formato mais utilizado, pois pode funcionar bem para todos os tipos de intenção.

Vela quadrada

A vela de formato quadrado possui forte ligação com a terra. Portanto, usá-la irá trazer concretismo nas suas intenções, firmeza nos pensamentos e proporciona materialidade, sendo o formato mais indicado para os pedidos de dinheiro e prosperidade.

Ainda, se relaciona com os quatro elementos e permite que todas as energias sejam empregadas na realização dos desejos.

Vela triangular

A vela triangular está ligada ao elemento fogo, sendo muito potente para inícios, para proporcionar coragem e energia. É muito indicada para pedidos que representem vencer obstáculos, obter conquistas, atravessar momentos conturbados e dominar o medo.

As velas com formato triangular, por conterem três pontas, simbolizam o equilíbrio entre mente, espiritualidade e emoção. Por isso, se sua intenção pede a completude desses sentidos, é um formato muito indicado.

Vela hexagonal

A vela de formato hexagonal é ligada ao elemento ar e representa sabedoria, conhecimentos e é associada a São Sebastião. É muito indicada para meditações e busca de respostas, bem como para atrair prosperidade e sucesso.

Por estar em sintonia com o elemento ar, a vela hexagonal proporciona atenção e foco em assuntos que envolvem o intelecto, como estudos, negócios e soluções de problemas. Ainda, potencializa a comunicação inteligente.

Vela pirâmide

A vela em formato de pirâmide simboliza a busca pelo divino, e também pode trazer a energia da materialidade. É indicada na busca para realizar desejos e também no alcance de vitórias, bem como para a ascensão espiritual ou pessoal.

A pirâmide está ligada ao elemento terra e é indicada quando se deseja materializar algo que tenha relação com a elevação do espírito, não somente com o material, visto que todas as linhas se encontram no topo, o que indica a busca pelo espiritual.

Vela cone

A vela em formato de cone simboliza o equilíbrio, pois possui os três planos: físico, emocional e espiritual. Além disso, tem o pico apontando para a cima, simbolizando as energias circulam e ascendem. É ótimo para momentos que necessitam de solução rápida, pois favorece a comunicação com o cosmos.

As energias rodeiam a vela primeiramente pelo topo e, ao chegar na base, demoram mais. Isso permite que o foco dessas intenções estejam voltadas à base, ao material e ao que diz respeito a decisões importantes que baseiam o futuro.

Vela meia lua

A vela em meia lua tem ligação com o elemento água e simboliza o emocional e intuitivo. É ideal para momentos em que a intuição está aguçada, ou para impulsioná-la. Por representar o emocional, é ótima para entender sentimentos ocultos e também sinais do Universo.

É ligada a Iemanjá e a Nossa Senhora da Conceição, representando a força das águas, das sereias e das ondas. É indicada para desejos relacionados ao feminino e à emoção, assuntos como amor, perdão e cura de sentimentos.

Significado das chamas da vela

Várias velas palito, uma ao lado da outra, com as chamas longas.

Existe um oráculo que utiliza a vela para obter respostas do Universo, chamado Ceromancia. Para esse estudo, a vela representa o ser humano, em que a vela é representante do corpo, o pavio é a consciência, e a chama é o espírito.

Para algumas crenças, nosso Anjo da guarda é quem se comunica conosco através da chama da vela. Acender uma vela para ele pode manter a conexão com a proteção superior, elevando as energias e proporcionando clareza para a mente e os sentimentos.

Para se valer desse oráculo, ao acender uma vela, a pessoa deve intencionar o encontro dessas respostas e analisar detalhadamente, e com atenção plena, a chama e o que ela pode estar sinalizando. É possível fazer perguntas objetivas, ou somente analisar a chama quando for fazer uma oração ou pedido.

Ainda, não podem ser usadas velas aromáticas ou com presença de ervas para esse intuito, e deve ser escolhido um local calmo e sem vento, pois isso pode alterar a leitura. Veremos a seguir algumas interpretações comuns da chama da vela.

Vela com chama azul

Se, durante sua meditação ou oração, você notar que a chama da vela se tornou azul ou azulada, é sinal de força espiritual e indica que os pedidos e objetivos estão sendo ouvidos, mas que podem demorar a vir. Portanto, mantenha a fé e perseverança que, em breve, eles serão alcançados.

Vela com chama vermelha

A chama vermelha da vela indica que seu pedido já está a caminho. Só basta que você entregue ao Universo e não se preocupe mais com essa questão, pois ela será solucionada prontamente.

Vela com chama amarela

A vela com chama amarela possui significado de alegria e felicidade. Portanto, aquilo que você deseja lhe trará muitos momentos prósperos e benéficos. Independente da circunstância em que essa chama amarelada se manifestou, ela traz boas energias e ótimas respostas.

Vela com chama apagando sem motivo

Se, ao acender uma vela, a chama se apaga mesmo sem interferência de vento ou algo do gênero, significa que a energia do ambiente está carregada, ou que você não está fazendo sua parte para alcançar os objetivos.

Renove as energias, certifique-se de que não há interferência energética de outra pessoa presente e veja como você pode agir para que seus desejos venham até você.

Vela com chama espiral

Se você nota que a chama da vela começa a espiralar, pode ser que alguém esteja tentando sabotar os seus planos. Portanto, não comente sobre seus objetivos com ninguém até que eles sejam concretizados.

Observe se a espiral se move em sentido horário ou anti-horário. Em sentido horário, você vai receber uma ajuda externa no que deseja. No caso de ser em sentido anti-horário, certifique-se de neutralizar as energias, pois o ambiente está carregado.

Vela com chama subindo e descendo

Caso, durante sua oração ou meditação, a chama da vela esteja subindo ou descendo, significa que você não está conseguindo estabelecer foco nos seus desejos. Repense no que você intenciona e estabeleça foco total, pois você pode estar se dispersando ou confuso acerca do que está pedindo.

Reveja se a sua intenção está de acordo com os seus planos e virtudes, pois é possível que você não esteja acreditando 100% no que está pedindo, ou, ainda, saiba que se trata de algo inalcançável.

Vela com chama com fagulhas

Se você percebe que a chama da vela está soltando fagulhas ou até estralando, é possível que você encontre dificuldades para realizar o que deseja, ou que alguma energia nociva está ao seu redor. Procure fazer uma limpeza energética e recomeçar o processo.

Vela com chama oscilante

Algumas mudanças e transformações irão acontecer no seu pedido, pois você pode não ter total ciência da amplitude do seu desejo. Ainda, caso a chama da vela esteja oscilante, pode ser que você não esteja completamente focado, que esteja muito ansioso pelo que está desejando ou que existam dúvidas acerca das intenções que colocou na vela.

Reveja se o que te motiva para aquele desejo é concreto ou se é algo superficial e tente novamente outro dia, durante um momento mais tranquilo e centrado.

Vela com chama alta

Caso você observe que a chama da vela está ficando muito mais alta que o normal, significa que os seus pedidos já estão a caminho. Mantenha a fé e entregue seus desejos ao Universo.

Se a chama está alta e parada, você não precisa se preocupar, deixe que o Universo faça a parte dele. No entanto, se a chama está alta e trêmula, você precisa de um pouco mais de convicção e insistência para atingir seus objetivos.

Vela com chama baixa

Pode ser que seus desejos demorem para ser realizados, pois você ainda não está pronto para recebê-los. Com a chama da vela baixa, é necessário paciência e perseverança, e até mesmo um pouquinho mais de esforço da sua parte.

Você pode estar se sentindo desmotivado, mas deve se preparar para alcançar seus objetivos e não somente esperar que eles se concretizem.

Outros significados das velas

Várias velas brancas e cilíndricas acesas, uma do lado da outra.

São muitos os usos das velas na espiritualidade e existem diversas maneiras de acrescentar simbolismos e potência aos usos delas, como, por exemplo, adicionando óleos essenciais e enriquecendo aromaticamente. Outra forma é colocar ervas secas e cristais, relacionando com os astros, os dias e com as fases da lua.

Além da leitura das chamas, a ceromancia também lê aspectos como a cera que resta da queima da vela e alguns aspectos do pavio. Vamos entender como alguns desses fatores podem ser interpretados e qual o significado da vela de 7 dias.

Vela de 7 dias

A vela de 7 dias é ligada ao número 7, que representa a espiritualidade e a completude do ser em todas as suas faces. Ela deve ser mantida acesa até o final, pois a conexão que ela exerce com o divino é mais duradoura, intensificando os propósitos e estreitando os laços com a espiritualidade.

Pode ser usada para desejos mais complexos e que exijam maior concentração de poder. No entanto, a sua conexão com aquela intenção também deve ser duradoura, senão ela irá simplesmente se apagar e então será preciso reiniciar o processo.

Quando uma vela de 7 dias se apaga pela primeira vez, você pode reacender e reconectar com a intenção, mas se ela apaga repetidas vezes, é necessário rever o pedido e tentar outro dia, utilizando uma vela nova e maior atenção.

Vela quebrada

Existem algumas simpatias que envolvem quebrar a vela em três partes para trazer um amor de volta. No entanto, se essa não for sua intenção, não utilize uma vela quebrada para outro tipo de atividade, pois pode dividir as energias e acabar atraindo seu desejo de forma distorcida.

Vela com escada de cera no lado

Se, ao queimar, a vela forma uma escadinha de cera na lateral, é sinal de que seu pedido precisa ser maturado ou que você precisa evoluir em algum aspecto para, então, recebê-lo. É necessário paciência para que o momento certo chegue.

Vela com pavio partido

A vela com pavio partido mostra que você está indeciso quanto ao que está desejando. É necessário repensar e refazer o pedido com maior certeza e fé. Pode, ainda, sinalizar que existem dois caminhos para a realização do que você almeja, e que a decisão está inteiramente em suas mãos.

Como acender uma vela para o anjo da guarda?

Vela branca e arredondada acesa ao lado de pequena estátua de anjo.

Não existem regras para acender uma vela, desde que você acredite e esteja certo das suas intenções. Muitas são as indicações para usar a magia das velas, como acender em certo dia da semana para cada assunto, em uma fase específica da lua ou cores para utilizações mais específicas.

No entanto, possuímos todos a chama de vida dentro de nós, uma pequena faísca da grande energia divina do Universo e, por isso, se estamos em sintonia com ela, a vela será somente um condutor da nossa energia para o cosmos.

O contrário também pode ser observado, pois de nada adianta acertar a cor, o aroma, o dia e a hora propícios se sua intenção não estiver de acordo com o que deseja. Tudo é energia e equilíbrio, e o que mais vai fazer diferença no âmbito espiritual é nossa energia vital.

Se você tem total convicção daquilo que deseja e quer colocar todos os simbolismos ao seu lado para ativar os locais certos de sua psique e manter a atenção plena, a vela irá ajudar e muito: abuse das cores e da aromaterapia, mantenha esse laço com o espiritual estreitado, com o calor e a luz que as velas nos proporcionam.

Acender uma vela para seu anjo da guarda ou guia é uma ação que pode manter os laços estreitos entre você e sua espiritualidade, fazendo com que você possua maior clareza em suas atitudes e pensamentos, bem como os caminhos abertos.

Não existe certo ou errado no meio espiritual: você deve agir de acordo com o que acredita e que entende funcionar para você. Afinal de contas, somos pessoas únicas, e a manifestação da espiritualidade segue a mesma premissa.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


rituais energias religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.