Significado do amaci na umbanda: o resguardo, ervas, orixás e mais!

Significado do amaci na umbanda: o resguardo, ervas, orixás e mais!

Você sabe o que é o amaci? Essa tradição da umbanda tem seus segredos e técnicas sagradas. Veja aqui como funciona!


O que significa o amaci na umbanda?

Altar umbandista

O amaci é uma técnica utilizada na umbanda para ajudar no desenvolvimento do médium que irá incorporar o Orixá ou seus espíritos guias. Ele é usado para a lavagem da cabeça, especificamente seu ori – região de conexão com a espiritualidade, também conhecido como chakra coronário.

Para isso, fazem uso das ervas, que devem ser específicas para cada Orixá. Elas ajudam no entrelaçamento das energias, abrindo as portas para a incorporação. Dessa forma, é fundamental que o processo seja feito em um terreiro de confiança e sob a orientação de pessoas mais experientes, evitando problemas com seu campo energético ou ataque de espíritos mal intencionados.

Isso porque durante o processo de incorporação, a energia do campo magnético - ou aura - do médium passa a se conectar de forma sutil e intensa com a do Orixá ou seu guia, naquele momento. Por mais que não exista essa posse do corpo do outro, como uma substituição de almas - como se imagina popularmente - é criada uma simpatia que permite o uso de faculdades físicas do médium, como por exemplo, a voz ou até mesmo os movimentos corporais.

Para que isso aconteça, existe toda uma preparação e estudo, que culmina com o amaci, dando início ao papel de trabalhador do médium iniciado. Porém, ele vai muito além de um rito de passagem, podendo agir diretamente na própria vida do filho de Santo, positiva ou negativamente, a depender dos cuidados, intenções e orientações. Entenda melhor o que é, como se faz e os resultados do amaci na Umbanda.

Características do amaci

Altar à Iemanjá, orixá da Umbanda

O amaci é um processo complexo, que pode parecer pontual, mas seu efeito leva muito tempo. Além disso, depois de passar pelo ritual, é importante ter alguns cuidados básicos, já que seu chakra coronário tende a estar mais exposto e sensível. Entenda quais são as características do amaci e alguns detalhes fundamentais para o seu sucesso.

Significado da palavra amaci

Amaci é uma denominação popular para o rito de passagem do médium na Umbanda, e significa amaciar ou tornar mais receptivo. Fazer o amaci é se colocar à disposição para receber seu Orixá e Mestres, de forma controlada e saudável. Para isso, coloca à disposição o seu Ori (cabeça, em Iorubá), ou chakra coronário, para a incorporação.

O ritual do amaci

Realizado por Mães e Pais de Santo, o amaci deve ser feito com toda cautela e leva dias de preparo, sem contar os dias seguintes de resguardo. O ritual começa com a preparação das ervas, que devem ser adequadas para o Orixá do médium. Também são escolhidos os padrinhos encarnados e desencarnados, para ajudar na proteção durante o rito.

Na gira (reunião) do dia do amaci ou em uma gira específica para a iniciação, se prepara o ambiente com defumação e os pontos (orações em forma de canções e batidas) pertinentes. Depois de iniciados os trabalhos, os médiuns, que já têm mais de 6 meses na casa e se prepararam para o rito, dão início ao processo de amaci. Para isso, suas cabeças são banhadas cuidadosamente com as ervas e cobertas com um pano branco, em várias voltas, para proteger o ori.

Algumas pessoas podem começar a ter movimentos involuntários nos membros, piscar com mais intensidade, bocejar, tossir... outras chegam a incorporar seu Orixá. Durante todo o processo, eles são acompanhados pelos seus padrinhos, encarnados e desencarnados, até que estejam menos vulneráveis a qualquer possibilidade de ataque de más energias.

O objetivo do amaci

O objetivo do amaci é facilitar a conexão, que pode ser feita naturalmente, sem o auxílio de plantas. Porém, com o uso da erva com frequência energética simpática ao Orixá em questão, fica tudo mais fácil. Claro que o médium já está preparado, estudando e praticando a incorporação há um bom tempo. Em outras palavras, por mais que não seja necessário, o amaci visa facilitar a conexão entre o material e imaterial, através do poder das ervas e outros processos envolvidos no ritual.

As intenções do amaci

Um ponto importantíssimo, desde a preparação, manipulação das ervas, preparação do espaço e invocação da gira, é a intenção. Entenda a intenção como foco, concentração em um determinado pensamento ou ideia. Então, quando alguém vai preparar as ervas para o amaci, deve ter em mente a conexão esperada, com o Orixá específico daquelas folhas.

Em outras palavras, intenção é pensamento focado, que direciona a energia – pessoal e do ambiente - para uma determinada realização. Portanto, todo o processo deve ser feito com cuidado, antecedência e foco, não apenas de quem prepara, mas principalmente do médium, com a necessidade de passar pelo resguardo para intensificar as intenções de conexão e proteção.

Importância do resguardo para o amaci

Mulher segurando a imagem de orixá Ogum

Antes do amaci, todo médium precisa passar por sete dias de preparação, colocando suas intenções mais em destaque, deixando de lado por um tempo algumas coisas consideradas mais materiais.

Entre elas estão o sexo, que deve ser evitado na semana anterior ao rito, assim como o consumo de alimentos pesados, principalmente carne. Essa fase também requer muita introspecção, pausas para reconexão, uso das ervas em chás e, principalmente, banhos. Eles podem ser preparados em casa ou serem aplicados no próprio terreiro, a depender da disponibilidade e tradição de cada casa.

Quando o amaci é realizado, o médium precisa ficar de resguardo por pelo menos uma hora, sendo acompanhado de perto pelos padrinhos. Nos dias seguintes, ele não precisa desse acompanhamento, mas deve manter uma postura sóbria, banhos e chás para manter o campo energético elevado e protegido. Dessa forma, evita a aproximação de más energias e entidades oportunistas.

Vamos ver abaixo com mais detalhes quais as coisas materiais das quais o médium precisa se manter afastado na semana em que se prepara para seu amaci.

Alimentação

A alimentação antes de uma gira, seja ela comum ou de amaci, deve ser sempre leve e preferencialmente sem carne. Porém, para quem vai passar pelo rito, é fundamental que se alimente de forma consciente, evitando o consumo de muita gordura e principalmente de carne vermelha.

Há tradições que pedem para evitar qualquer tipo de carne, como as brancas também. Isso acontece por causa da necessidade de purificação do corpo, que irá funcionar melhor sem ter que processar a carne, cuja demanda de recursos do organismo é grande. Além disso, há o fator energético.

Para que o ori, ou chakra da coroa, possa estar devidamente energizado no ritual, a energia da base (kundalini) deve fluir até ele. Durante o processo de digestão da carne, que requer uma grande quantidade de energia, há uma perda considerável, atrapalhando o resultado do processo.

Abstinência de álcool e drogas

Da mesma forma que a carne vermelha consome muita energia para ser processada pelo corpo, a bebida alcoólica e outras drogas, lícitas ou não, também podem atrapalhar o processo de reconexão, já que não permitirão a correta energização do chakra da coroa durante o processo do amaci.

Porém, essas drogas têm também outro fator que deve ser levado em conta, reforçando a necessidade de evitar o seu consumo. Elas atrapalham o funcionamento correto da mente consciente e abrem portas para outro nível energético, quando, no momento, tudo o que a pessoa precisa é de controle, consciência e proteção.

Abstinência de contato físico

Durante o ato sexual, há uma intensa troca energética, até mesmo entre desconhecidos. Dessa forma, o campo áurico fica impregnado das vibrações da outra pessoa. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas da mesma forma que boas energias e formas pensamento podem se fixar no campo energético, também as ruins o fazem.

São as conhecidas larvas astrais, ou formas pensamento, que se alimentadas – ou seja, ganhando atenção e energia entre os pensamentos do hospedeiro - podem se mostrar perigosas. Afinal, podem tornar-se portas de entrada, brechas energéticas, para obsessores oportunistas. Inclusive, é recomendado fazer uma limpeza de tempos em tempos, principalmente quem tem vários parceiros, preservando sua integridade energética.

Além disso, o médium também deve evitar outros contatos físicos, mesmo que em menor intensidade. Entre eles estão apertos de mão, abraços ou qualquer tipo de toque que possa intensificar a troca de energias. Provavelmente essa é a parte mais complicada, principalmente para quem tem que trabalhar fora.

Proteger a cabeça

Tanto durante o amaci, quanto depois disso, é considerado importante que o médium cubra a cabeça com um pano branco, como por exemplo, um turbante ou ojá. Porém, no ritual ele estará embebido com as ervas do Orixá de frente do médium, enquanto no dia a dia, pode ser qualquer tipo de tecido ou amarração.

Isso é importante para a proteção do chackra da coroa ou ori, evitando que ele fique exposto a qualquer tipo de energia, influência ou ataque. Claro que se a pessoa sabe se proteger e fechar o corpo para energias de fora, isso não é necessário. A escolha de usar um ojá ou não é de cada terreiro ou médium.

As ervas e os orixás do amaci

Pessoa de branco banhando ervas

Cada Orixá corresponde a uma determinada energia ou elemento da natureza. Dessa forma, se conecta também com a vibração de determinadas plantas, que acabam ajudando a formar melhor o elo entre o médium e o Orixá. Veja então quais são as ervas de cada um, segundo alguns terreiros, mais adequadas para o rito do amaci.

Amaci de Oxalá

Um dos principais amacis de Oxalá é o boldo, também chamado de tapete de Oxalá. Além dessa, também podem ser utilizadas a hortelã, alfazema, alecrim, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, camomila, manjerona, malva branca, mil folhas, sálvia, rosa branca, poejo e funcho (erva doce).

Amaci de Iemanjá

Para a Rainha das águas salgadas, a escolha óbvia é a alfazema, mas existem outras opções. Elas são a capiá, hortelã, rosa branca, flor e folhas de laranjeira, folha de trevo, jasmim, malva branca e pata de vaca marianinha.

Amaci de Xangô

Para o Senhor da justiça, pode-se utilizar o poder do café, tanto grão quanto as folhas. Também são suas ervas o alevante, hortelã, ameixeira, erva de são João, mil homens (angélico), quebra pedra, alfavaca roxa, lírio do brejo, gervão, eucalipto limão, pariparoba.

Amaci de Oxóssi

Oxóssi, o Rei das matas, é muito ligado às suas ervas, sendo a samambaia uma das mais marcantes. Ele também se conecta com o capim limão, guiné, folha de araçá, pitanga, alecrim, malva cheirosa, alfazema, goiabeira, guaco e pariparoba.

Amaci de Ogum

O Senhor dos caminhos, Ogum, também tem sua erva favorita, a aroeira. Entre outras boas opções para o amaci estão a losna, mangueira, carqueja, espada de são Jorge, sávia, tanchagem, cana do brejo, alfazema, agrião, jabuticaba, arnica, pata de vaca.

Amaci de Oxum

A bela Oxum, Rainha do ouro, é delicada e doce como a camomila. Ela também vibra em sintonia com a erva cidreira, lírio, ipê amarelo, malmequer, arnica, alfavaca, samambaia e marcela.

Amaci de Iansã

A poderosa Iansã, linda guerreira, tem o bambu como principal amaci, podendo ser também a romã, espada de santa bárbara, pessegueiro, catinga de mulata, folhas de morango, alfazema, gerânio vermelho, louro e pessegueiro.

Dúvidas comuns sobre o amaci

Umbandista realizando ritual

Como em todas as tradições, existem dúvidas importantes e pertinentes sobre seus ritos e costumes. Veja quais são os mais comuns para o amaci da Umbanda e entenda ainda melhor esse ritual.

Qualquer pessoa pode participar do amaci?

Sim, desde que esteja predisposta a trabalhar como médium e tenha se preparado por pelo menos 6 meses. Além disso, tem que contar com a orientação de uma Mãe ou Pai de Santo de confiança, e claro, bem intencionados. Estudar os preceitos da tradição e entender como a incorporação acontece é fundamental para isso, exigindo muita dedicação, leitura e momentos de introspecção e análise.

Qual a diferença entre amaci e banho de ervas?

O amaci tem o objetivo específico de ajudar na conexão entre o médium e seus guias ou Orixá, sendo feito unicamente para esse fim e seu uso proibido fora dos rituais ou por leigos. Por outro lado, os banhos podem ter objetivos diversos, como proteção, felicidade, cura e outros, sendo muito mais abertos, porém poderosos – por isso devem ser feitos com orientação.

Além disso, a forma de preparo do amaci e do banho de ervas é bem diferente. O amaci deve ser feito somente em um terreiro, podendo levar dias para ficar pronto. Já o banho de folhas pode ser em casa, desde que seguidas as regras de cuidado no preparo e sob a orientação de alguém mais experiente.

O que são os amacis coletivos?

O amaci pode ser realizado com apenas um médium, mas normalmente a cerimônia é coletiva, com um grupo de estudo que chegou ao ponto de já estarem preparados para a iniciação. Nesse rito, todos os médiuns iniciantes são banhados juntos, porém acompanhados individualmente pelos seus padrinhos. O processo de resguardo também é coletivo, por um determinado tempo, após a cerimônia. Depois, cada um cuida dos seus detalhes.

O amaci é uma prática que pode trazer harmonia e bem-estar?

Tambores com vestes brancas

Sim, o amaci pode ajudar a ter uma vida mais harmoniosa, se ele for bem feito, com a intenção certa e principalmente, em um médium preparado. Isso porque, se esses pontos não estiverem bem estabelecidos, pode gerar alguns problemas, como obsessores, por exemplo.

Porém, via de regra, o amaci pode promover mudanças importantes na vida do médium, tanto no campo afetivo, físico e até financeiro, dada a conexão com energias mais sublimes e o poder do seu Orixá. Também, a sua forma de se expressar no mundo fica mais definida, com autenticidade, segurança e bem-estar.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões chakras bem-estar

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza