Como conquistar um taurino: 25 dicas matadoras para atrair seu homem!

Como conquistar um taurino: 25 dicas matadoras para atrair seu homem!

O homem de Touro busca estabilidade e segurança em um relacionamento. Quer saber mais dicas para conquistá-lo? Leia o nosso artigo.


Você quer conquistar um taurino de uma vez por todas?

Duas mãos unidas em formato de coração, em frente ao por do sol, representando o amor resultante da conquista de um taurino.

Aqueles que desejam conquistar um homem de Touro precisam ter muita atenção às características gerais desse signo, visto que elas influenciam de forma direta a sua maneira de se comportar em contextos românticos.

Portanto, se normalmente o taurino busca rotina, estabilidade e situações confiáveis, o mesmo vai se aplicar aos seus relacionamentos. Além disso, esse signo sente uma necessidade enorme de controle e não gosta de ser surpreendido.

Logo, eles procuram sempre por parceiros que compreendam essa necessidade e que não os envolvam em situações de ciúme, por exemplo, algo que é capaz de trazer à tona um lado muito negativo da sua personalidade.

Se você está interessado em conquistar um homem de Touro e quer saber o que é preciso, continue a leitura do artigo e veja as nossas dicas.

Homem taurino no amor

Homem por trás de mulher, colocando dois corações vermelhos em cima dos olhos dela enquanto ambos sorriem, representando o romance do taurino.

O signo de Touro é muito associado ao trabalho e ao esforço para conquistar objetivos. Assim, o desafio para conquistar um taurino e fazer com que ele se apaixone está em conseguir impressioná-lo. Porém, uma vez que você fizer isso, terá ao seu lado um parceiro fiel e constante.

Vale ressaltar que o signo de Touro tem como característica principal a persistência e, portanto, isso se aplica a todas as áreas da sua vida. Além disso, apesar de ter a Terra como elemento, Touro é muito ligado à sensação física e às artes. Então, é bastante apegado à beleza das coisas.

Se você está tentando conquistar um taurino, leia a próxima seção do artigo para descobrir o que esse signo valoriza e o que ele procura em um parceiro.

Taurinos valorizam o amor romântico

De uma forma geral, o signo de Touro valoriza a estabilidade e aquilo que é concreto. Dessa forma, o amor romântico está entre as suas aspirações para a vida. Vale ressaltar que eles são bastante lentos e somente agem quando desejam, de modo que precisam ser incentivados pelo potencial parceiro em alguns momentos.

Além disso, os taurinos têm uma ligação muito forte com a sensualidade e com a beleza, o que faz com que eles gostem bastante do conforto que é trazido por um amor. Logo, Touro prefere relacionamentos em longo prazo e se sente mais solto dessa maneira.

Homem de Touro é um tanto ciumento

Os homens de Touro tendem a ser bastante ciumentos. Essa característica é derivada do apego enorme que sentem por aqueles que amam. Além disso, eles não são pessoas que sabem manter as suas paixões no âmbito do platônico e valorizam muito o toque e os momentos de carinho a dois.

Portanto, uma pessoa que não dá valor para essas coisas ou que gosta de chamar a atenção para si acabará não tendo tantas chances de conquistar um nativo de Touro. Eles são bastante discretos e preferem guardar os seus momentos de maior paixão para a intimidade.

Os homens taurinos gostam de ser conquistados

Devido à sua lentidão para agir e à sua necessidade de ter certeza de onde estão pisando antes de se entregarem ao amor, os homens do signo de Touro preferem ser conquistados. Portanto, as suas potenciais parceiras precisam estar dispostas a se esforçar para chamar a atenção deles.

É importante lembrar que isso nunca deve ser feito de forma efusiva, o que pode assustar o taurino. A sutileza, a beleza e uma atmosfera sedutora são muito mais eficientes quando se trata de fazer com que um homem de Touro te note.

Como conquistar um taurino solteiro

Homem e mulher em jantar a luz de velas enquanto brindam com taça de vinho, representando uma forma de conquistar um taurino: através de uma boa comida.

Primeiramente, qualquer um que esteja interessado em conquistar um taurino precisará de toda a paciência do mundo. Além de não serem afoitos e se jogarem de cabeça nos relacionamentos, os taurinos preferem tomar cuidado antes de entrar em um relacionamento e só fazem isso quando sentem segurança.

Por vezes, eles podem até correr algum tipo de risco e se render à paixão. Entretanto, precisarão acreditar que vale muito a pena se desapegar do seu conforto para tal. Logo, é melhor agir com cuidado para evitar assustar o nativo de Touro e ler os sinais que ele te dá antes de tomar qualquer ação.

A seguir, serão dadas algumas dicas para conquistar um taurino solteiro. Continue a leitura para saber mais.

Seja autêntica e romântica

Apesar de cautelosos, os homens de Touro são bastante românticos. Portanto, eles gostam de tudo aquilo que os demais podem considerar cafona.

Mas, ao mesmo tempo, os nativos desse signo sentem necessidade de originalidade. Então, um jantar à luz de velas é uma boa forma de conquistá-los, mas é preciso ter um toque especial que faça o taurino ter certeza de que aquela ocasião foi especialmente planejada para ele.

Tudo o que envolve romantismo abre uma linha direta para o coração do homem de Touro, que gosta de se sentir valorizado e apreciado pelos seus parceiros.

Seja organizada

Assim como os demais signos de Terra, Touro é muito voltado para aspectos de organização. Essa característica está ligada ao seu lado prático e de ação, sempre muito apegado ao trabalho. Além disso, os nativos desse signo têm um senso de realidade e de ambição muito aguçado.

Portanto, eles costumam se planejar e se organizar para conseguir conquistar tudo o que desejam. Dessa forma, os seus parceiros também devem ter essas características, pois um nativo de Touro definitivamente não se orienta bem no meio do caos.

Seja simples para conquistar o taurino

Devido à sua característica de busca pela estabilidade e por algo que seja durável, o homem de Touro se atrai pelo que é simples, especialmente se essa simplicidade estiver ligada aos caminhos que ele já percorreu e aos prazeres que ele já conhece.

Portanto, grandes demonstrações de amor, especialmente públicas, tendem a afastar um taurino, que vai se sentir envergonhado.

É importante lembrar que esse é um signo muito apegado à descrição e à simplicidade. Então, o seu esforço precisa ser empregado em fazer com que ele se sinta “em casa” quando está ao seu lado, e não em impressionar de formas mirabolantes.

Não pressione o taurino para conquistá-lo

Os nativos de Touro são bastante lentos quando se fala a respeito da conquista. Isso não quer dizer que eles serão sempre assim, somente que eles gostam de tatear e saber exatamente quem é a outra pessoa antes de decidirem se envolver. Práticos e cuidadosos, eles não se lançam de cabeça.

Logo, caso você comece a pressionar o taurino para tomar uma decisão, isso vai acabar ligando os seus alertas e fazendo com que ele perca o interesse por estar ao seu lado. Esse é um signo que valoriza a persistência.

Mostre seu lado feminino ao taurino

Os homens de Touro dão bastante valor à aparência, seja a deles ou a das suas parceiras. Portanto, a sua vaidade faz com que eles reparem em como as mulheres se vestem e também em detalhes que poderiam passar batidos, como um cabelo bem arrumado.

Assim, quando você está tentando conquistar um nativo desse signo, deve investir um tempo na sua aparência.

Seja feminina e procure nunca se encontrar com o nativo de Touro quando está desalinhada. Ele vai encarar isso como uma desfeita, o que pode acabar minando o interesse que ele tinha em te conhecer melhor.

Entre no mundo do taurino

Quem deseja se relacionar com um homem de Touro precisa saber que além de ter paciência, será necessário ter a disponibilidade de entrar cada vez mais no seu mundo.

Isso acontece porque eles estão sempre à procura de uma parceira com a qual tenham afinidade de ideias nas mais variadas áreas e, portanto, sentem a necessidade de conhecer profundamente as suas pretendentes.

Uma vez que você aceite entrar de cabeça no mundo do homem de Touro, ele se sentirá mais propenso a abaixar as suas defesas e a ter um relacionamento com você.

Use um perfume único

Os homens de Touro são muito apegados às sensações físicas. Não somente quando se fala a respeito do sexo, mas em todos os âmbitos.

Portanto, a sedução para eles começa nos detalhes, como um bom perfume. Em geral, eles preferem cheiros únicos e marcantes, os quais serão sempre associados com a pessoa amada e que não são tão fáceis de serem encontrados por aí.

Então, se você tem um encontro com um taurino, procure usar um perfume que seja único. Com certeza, esse detalhe fará toda a diferença para ele.

Estabeleça uma rotina com o taurino

O signo de Touro gosta de rotina. Eles sempre preferem investir naquilo que já conhecem e gastar o seu tempo com o que sabem que vai trazer satisfação. Então, inovação demais, o que é comum na hora da conquista, pode acabar surtindo o efeito oposto. Assim, o caminho mais seguro é criar uma rotina e segui-la.

Isso não significa que não possam acontecer quebras ocasionais quando você ou o nativo de Touro se interessarem por outras coisas. Mas, em geral, novidades e movimento demais assustam esse signo.

Faça um bom jantar ou chame o taurino para sair

Os taurinos amam boa comida. Pode parecer um clichê, mas é a verdade a respeito do signo. Portanto, quem quer conquistar um nativo de Touro tem boas chances de conseguir fazer isso pelo seu estômago, especialmente se você convidá-lo para um jantar feito na sua casa ou encontrar um restaurante incrível que ele ainda não conhece.

Tudo isso pode encurtar significativamente o caminho para o coração de um homem de Touro, que vai se sentir valorizado por perceber que você investiu o seu tempo em algo que é importante para ele.

Use mimos para conquistar o taurino

A verdade é que o signo de Touro gosta de se sentir mimado. Eles adoram receber presentes e adoram saber que algo foi cuidadosamente pensado para eles. Então, quem deseja conquistar um taurino precisa investir bastante em presentes e em situações que façam com que eles se sintam importantes.

Vale ressaltar que os presentes não precisam ser grandiosos. Eles precisam ser cuidadosos. Dessa forma, investir em algo personalizado e exclusivo é muito mais eficaz na conquista de um nativo de Touro do que um mimo caro e genérico, que qualquer pessoa poderia ter igual.

Tenha autoconfiança nas palavras

O signo de Touro precisa de segurança para decidir entrar em um relacionamento. Portanto, você deve falar sempre de forma confiante com um taurino para conseguir conquistá-lo. Ele precisará sentir que você realmente acredita naquilo que diz e que se relacionar com você não será mais um risco.

É válido ressaltar que os nativos de Touro não gostam de entrar em situações nas quais eles vão sair perdendo. Portanto, sempre fazem movimentos seguros no campo amoroso. Logo, mostrar autoconfiança com as palavras pode ajudar bastante. Inclusive, ajudará a manter o nível de ciúmes do taurino controlado.

Como conquistar um taurino magoado

Homem surpreendendo mulher por trás, abraçando-a enquanto entrega pequeno buquê de flores brancas, representando o amor do homem taurino.

Conquistar um taurino que já foi magoado é uma tarefa ainda mais complicada. Isso acontece porque, apesar de todos os cálculos e de toda a segurança que o homem de Touro sentiu no seu relacionamento anterior, ele ainda acabou se machucando. Portanto, ele sempre pensará ainda mais antes de entrar em um novo relacionamento.

Isso não significa que é impossível desarmar o nativo de Touro. Claro, será necessário ter ainda mais paciência para entender exatamente como tudo o que aconteceu afetou a maneira como ele se relaciona. Porém, existem algumas dicas que podem simplificar esse processo e elas serão abordadas na próxima seção do artigo em maiores detalhes.

Se você errou, reconheça!

Os taurinos são cabeça dura e têm dificuldade para admitir erros. Entretanto, quando isso é necessário, eles acabam deixando o orgulho de lado. Dessa forma, eles esperam que os seus parceiros ajam da mesma forma. Assim, se você errou com um homem de Touro, peça desculpas.

Nem sempre o perdão vem fácil para os nativos desse signo, mas a sinceridade no reconhecimento dos erros é algo que funciona bem para o taurino, especialmente para aqueles que já foram magoados em momentos anteriores das suas vidas.

Mostre ao taurino que você quer mudar

Caso você esteja se relacionando com um homem de Touro e tenha cometido um erro, algo bastante poderoso para os nativos desse signo é a vontade de mudança. Assim, procure demonstrar que foi apenas um incidente e que você está disposto a abandonar os seus velhos hábitos.

Esse tipo de atitude faz com que o taurino se sinta seguro. Uma vez que ele se sinta dessa forma, estará mais aberto à possibilidade de te dar uma segunda chance de reparar os equívocos cometidos. Portanto, não tenha medo de mudar.

Prove que o taurino é importante para você

Os nativos do signo de Touro têm a necessidade de saber que são importantes pra as pessoas que se relacionam. Então, um taurino magoado tem boas chances de ser conquistado e desarmado por uma pessoa que seja capaz de demonstrar o quanto ele é essencial para a sua vida.

Dessa maneira, para conquistar um nativo desse signo que já teve a sua cota de sofrimentos, procure deixar claro o que ele significa para você. Uma vez que ele se sinta relevante na sua vida, o homem de Touro abaixará as suas defesas.

Demonstre fidelidade

É um fato que taurinos são ciumentos. Além disso, eles tendem a ser pessoas desconfiadas. O medo da traição é algo que faz com que eles levem os seus relacionamentos com muita calma, especialmente quando já passaram por experiências negativas.

Devido a essas características do signo, algo que pode ajudar bastante a conquistar um homem de Touro é demonstrar fidelidade. Logo, seja claro quanto ao que você pensa a respeito de uma traição.

Sempre enfatize o fato de que a fidelidade também é muito importante para você. Isso fará com que o taurino se sinta seguro ao seu lado, além de ajudar bastante na conquista.

Como conquistar um taurino na cama

Homem e mulher em momento de intimidade na cama, representando uma forma de conquistar o taurino nesse aspecto.

Os nativos do signo de Touro gostam de ser conquistados. São pessoas que se orientam por detalhes e são muito afeitos à sensualidade. Portanto, saber provocar pode ajudar bastante na conquista de um homem desse signo. Mas, ainda existem outros detalhes que precisam ser levados em consideração.

Nesse sentido, vale destacar que os nativos de Touro gostam muito de toques. Além disso, são adeptos dos beijos demorados e quentes. A intensidade nessas ocasiões é muito importante para o nativo desse signo.


Porém, é importante que os parceiros dos taurinos se lembrem de não ir com muita sede ao pote, pois o taurino gosta de ter o controle. A seguir, serão comentadas algumas coisas que podem ser feitas para conquistar um taurino do ponto de vista sexual.

Use uma lingerie sexy

É sempre importante lembrar que os nativos de Touro gostam de parceiros que se cuidam e que estão sempre bem alinhados. Isso se aplica, também, no contexto do sexo e, portanto, usar uma lingerie sexy pode fazer maravilhas para conquistar um homem de Touro na cama.

Vale lembrar que os nativos desse signo são bastante visuais. Logo, os estímulos que são oferecidos a ele precisam seguir essa linha para se mostrarem efetivos. Então, não se esqueça de investir na sua aparência também na hora H.

Use uma voz sensual

Os nativos de Touro são apegados à sensualidade em seus mínimos detalhes. Coisas que poderiam passar despercebidas para outras pessoas, para eles, têm um impacto impressionante. Nesse sentido, vale destacar a voz, algo que é capaz de fazer com que um taurino fique de pernas bambas.

Portanto, procure usar uma voz sensual pra falar com o homem de Touro, e ele responderá ao estímulo de imediato. Independente do que você estiver falando, é importante que esse tom se mantenha para que o clima não seja quebrado.

Capriche no beijo

Para os nativos de Touro, o sexo está muito conectado ao beijo. Assim, os homens desse signo investem muita energia nesse ato e fazem de tudo para torná-lo o mais sexy possível. Logo, taurinos beijam de forma intensa e como se a única coisa que existe naquele momento fosse o seu parceiro.

Nesse caso, eles esperam que seja retribuído de maneira semelhante. Por isso, os beijos devem ser caprichados para conquistar um nativo de Touro e fazer com que ele se derreta por você.

Prepare o ambiente para que seja propício

O homem de Touro gosta de ser cuidado, o que também está ligado ao sexo. Portanto, um ambiente bem preparado, romântico e com detalhes, que mostra que os seus parceiros estavam pensando em agradar, tem um efeito estimulante no nativo desse signo.

Assim, invista bastante tempo pensando em tudo o que pode agradar o taurino e crie um clima agradável, que faça com que ele se sinta à vontade. Não se esqueça de investir no conforto, algo que é muito importante para os homens de Touro em todos os âmbitos da sua vida.

Use e abuse dos toques

Taurinos gostam de ser tocados. A antecipação gerada por carícias é algo bastante poderoso para os nativos desse signo, que têm a sensualidade como uma característica marcante. Portanto, antes de qualquer coisa, lembre-se de investir bastante nos toques.

Esses toques podem ser discretos e aparentemente desinteressados, ou mesmo mais diretos, mas precisam existir em profusão para que o homem de Touro se sinta realmente estimulado e interessado em seguir adiante. Uma vez que você conseguir aguçar a curiosidade do nativo desse signo através do toque, terá um amante ardente.

Pergunte ao taurino o que ele gosta na cama

Perguntar ao homem de Touro o que ele gosta na cama é, sem dúvidas, o mais importante. Isso acontece porque o tradicionalismo desse signo se aplica também nesse setor da vida dos nativos. Então, vale ressaltar que taurinos não gostam de muitas invenções e tendem a se sentir desconfortáveis.

Portanto, conversar sobre o assunto pode ajudar bastante a não cometer erros nesse departamento. Além disso, é sempre importante se lembrar de deixar o nativo de Touro comandar as situações sexuais. Se sentir no controle é algo que estimula bastante esse signo.

O que evitar para conquistar um taurino

Homem deitado na cama enquanto mexe em celular. Ao lado dele, uma mulher, que o encara com expressão preocupada, representando o desinteresse do taurino em suas investidas.

O signo de Touro não é um dos mais fáceis de conquistar devido à sua busca por algo que seja seguro, estável e duradouro. Além disso, existem determinadas atitudes que devem ser evitadas a qualquer custo para conseguir chamar a atenção de um taurino. Essas atitudes serão abordadas em maiores detalhes na próxima seção do artigo.

De saída, vale ressaltar que é muito importante afastar situações de insegurança e de ciúme, duas coisas que intimidam o taurino e podem acabar fazendo com que ele revele lados da sua personalidade que você não gostaria de conhecer. Leia a seguir tudo o que você não deve fazer se deseja conquistar um nativo de Touro.

Causar ciúmes no taurino

É um fato que o homem de Touro tem tendências naturais ao ciúme. Assim, elas não devem ser incentivadas e você nunca deve tentar conseguir algum tipo de reação de um taurino fazendo com que ele se sinta enciumado. Isso pode ser fatal e condenar o relacionamento.

Vale ressaltar que o signo de Touro tem propensão a se tornar possessivo e controlador quando sente ciúmes do seu parceiro. Portanto, é possível que provocar ciúmes no taurino te cause uma série de surpresas desagradáveis e que poderiam ser evitadas.

Fazer joguinhos

Fazer joguinhos e demonstrar instabilidade é a forma mais fácil de afastar um homem de Touro. Ao contrário do que muitas pessoas esperam, isso não fará com que ele se torne mais interessado, mas sim lhe dará a certeza de que ele definitivamente não sabe onde está pisando. Portanto, a insegurança fará com que o taurino se afaste de você.

Com um nativo desse signo, vale mais a sinceridade. Exponha sempre as suas verdadeiras vontades e seja tão direto quanto possível. Dissimular intenções e interesses é algo que o homem de Touro não responde de forma positiva.

Tentar mudá-lo

Os nativos do signo de Touro são avessos à mudança. Isso não quer dizer que eles permanecem da mesma forma a vida inteira. Quando sentem a necessidade, os homens de Touro tentam modificar o seu comportamento. Entretanto, isso não é algo frequente, e caso você tente sugerir que ele mude de alguma forma, isso vai alarmá-lo.

É muito importante lembrar que os nativos desse signo gostam de constância e de rotina. Portanto, quanto mais as coisas permanecerem exatamente as mesmas, inclusive a sua personalidade, mais seguros eles se sentem.

Mudanças bruscas

Evite qualquer tipo de mudança brusca, seja ela de comportamento ou mesmo na forma que você trata o nativo de Touro. Além disso, procure evitar os sumiços, porque os nativos desse signo são pessoas que respondem bem à constância.

Evite fazer promessas que você não tem a intenção de cumprir. Os homens de Touro não costumam ser pessoas que falam as coisas da boca para fora e, portanto, esperam que os seus parceiros se comportem da mesma forma. Logo, se uma promessa for feita a um taurino, ele vai esperar que ela seja cumprida.

Conquistar um homem taurino é uma tarefa difícil?

Homem e mulher em piquenique diante da praia, comendo juntos, representando um taurino conquistado por um novo amor.

Em linhas gerais, é possível dizer que conquistar um homem de Touro é uma tarefa bastante complicada. Ele tentará ser cauteloso a qualquer custo e não vai se entregar aos seus encantos facilmente. Devido à sua necessidade de controle e de estabilidade, Touro é um signo que não age por impulso, mas que calcula os riscos de todas as suas atitudes.

Então, a palavra chave para conseguir fazer com que o taurino se encante por você é paciência. Esteja disposto a esperar o tempo necessário para que ele se sinta seguro ao seu lado e demonstre cada vez mais a estabilidade que os nativos desse signo precisam para investir em um relacionamento.

Além disso, não se esqueça nunca de que são os detalhes que derretem o coração dos homens de Touro e, portanto, esteja sempre atento a eles, quer se fale sobre aparência ou sobre a escolha de um restaurante.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


sol mapa astral signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.