Significado das cartas do Baralho Cigano: Conheça e saiba sua origem!

Significado das cartas do Baralho Cigano: Conheça e saiba sua origem!

Saiba agora o significado das cartas do Baralho Cigano e descubra o que esse poderoso oráculo deseja te comunicar.


Você sabe o significado das cartas do Baralho Cigano?

Cartas do Baralho Cigano em mesa

O povo cigano é popularmente associado ao seu misticismo. Uma das formas de expressão desse misticismo mais acessadas por pessoas de fora da tradição é o Baralho Cigano. Apesar de conhecido, você sabe o significado das cartas do Baralho Cigano?

As 36 cartas que formam o oráculo se valem de imagens que comunicam de forma precisa a situação do consulente. Elas podem informar sobre personalidade, passado, presente e futuro. De modo a fornecer respostas que o ajudam em suas decisões e atitudes que deve tomar.

Leia este artigo e saiba o que é o Baralho Cigano, sua origem e o significado de cada uma de suas 36 cartas.

O que é o Tarot Cigano?

Cartas do Baralho Cigano em mesa com cristais e velas

O Tarot Cigano é um oráculo composto por 36 cartas. Cada uma delas contém a imagem de elementos do cotidiano e da natureza. Esses elementos visam simplificar a mensagem que o Baralho Cigano quer comunicar ao consulente.

Dessa forma, ele auxilia na compreensão do passado, revela coisas cultas no presente, e aponta possibilidades de futuro. Leia abaixo e entenda melhor porque ainda hoje o Tarot Cigano é um dos oráculos mais procurados.

Origem do Tarot Cigano

A origem do Tarot Cigano é permeada de divergências. Algo que dificulta saber ao certo como ele surgiu. De qualquer forma, algumas biografias relatam que não foi Madame Lenormand sua criadora. A famosa cartomante francesa do século XVIII que é geralmente associada a criação do baralho.

As cartas teriam saído de um jogo criado, na Alemanha, por Johann Kaspar Hechtel. Quando foi lançado na França em 1820, a editora se aproveitou da fama de Lenormand e lançou com seu nome. Afinal, ela era a grande referência francesa na consulta às cartas da época.

Conhecido como “Le Petit Lenormand”, o povo cigano teria acessado o baralho após a morte da “Madame”, em 1843. Período em que teria o ocorrido a mudança nos símbolos do Baralho Lenormand, e gerou um segundo baralho.

Os ciganos, conhecidos como povo místico, já utilizavam outros baralhos para a consulta dos saberes ocultos. Portanto, sua conexão com o espiritual e sabedoria terrena ajudaram na formação do que hoje conhecemos como Baralho Cigano. Usando uma simbologia mais simples, o baralho torna acessíveis conhecimentos universais.

Benefícios do Tarot Cigano

Como um oráculo de poderosa energia mística, os benefícios do Tarot Cigano para o consulente são evidentes. A simples disponibilidade e confiança para receber sua orientação, já alinha a vibração da pessoa com o superior.

Seus guias e anjo da guarda então percebem a abertura para a comunicação. Assim, fica mais fácil entregar a mensagem que precisa receber. Essa mensagem inclui aspectos da vida cotidiana, sobre carreira, relacionamentos e posses materiais.

Elucida questões sobre passado, presente e futuro. E ainda guia o consulente numa jornada de autoconhecimento, que o leva aos braços do divino. É comum que após a consulta a pessoa se sinta mais sabedora de si e da vida a sua volta. Com isso, a autoconfiança e a segurança surgem naturalmente para conduzi-la em sua jornada.

Diferenças entre o Tarot Cigano e o Tarot de Marselha

Uma das diferenças práticas entre o Tarot Cigano e o Tarot de Marselha está na quantidade de cartas. Este segundo possui 78 cartas. O Tarot de Marselha divide essas 78 cartas em 22 “arcanos maiores” e 56 “arcanos menores”. Já o Baralho Cigano conta com 36 cartas, cada qual com seu significado.

Outra diferença notável está nos símbolos utilizados. O Tarot de Marselha conta com um conjunto de imagens medievais que fazem referência ao cotidiano da corte. Seu número de cartas permite interpretações mais abstratas e subjetivas.

No Baralho Cigano as imagens refletem figuras da natureza e de um cotidiano mais comum. O que, somado ao fato de ter menos cartas, torna sua mensagem mais objetiva e concreta. No mais, ambos os baralhos são efetivos em nos dar noção da realidade interna e da vida a nossa volta. Dependendo apenas do canal que o momento pede.

Significado dos quatro naipes do Baralho Cigano

Cartas do Baralho Cigano em mesa com velas e abóboras.

Os quatro naipes no Baralho Cigano têm significados que remetem aos quatro elementos da natureza. Eles representam água, terra, fogo e ar. Confira abaixo como cada naipe faz uso desses elementos, e o que eles simbolizam.

As cartas de Copas

O naipe de copas tem suas cartas representadas pelo elemento Água. Elas fazem menção aos sentimentos, emoção, intuição e contato espiritual.

As cartas de Copas são: O Cavaleiro, A Casa, A Árvore, A Estrela, A Cegonha, O Cachorro, O Coração, O Cigano, e A Lua.

As cartas de Ouro

As cartas de Ouro representam o elemento Terra. Está relacionada a tudo o que se refere ao mundo físico e material. Elas falam de trabalho, estabilidade financeira e realidade terrena. Coisas práticas do cotidiano.

As cartas de Ouro: O Trevo, O Caixão, A Foice, Os Pássaros, Os Caminhos, Os Livros, O Sol, A Chave, e O Peixe.

As cartas de Paus

As cartas do naipe de Paus são representadas pelo elemento Fogo. Elas tratam de temas relacionados à paixão, à criatividade, à energia, ao crescimento e ao mover das coisas.

As cartas de Paus são: As Nuvens, A Cobra, O Chicote, A Raposa, O Urso, A Montanha, O Rato, O Anel, e A Cruz.

As cartas de Espadas

O naipe de Espadas agrupa as cartas onde o elemento principal é o Ar. Cartas essas que conversam sobre os assuntos da mente, das ideias, do raciocínio e da lógica.

As cartas de Espadas são: O Navio, As Flores, A Criança, A Torre, O Jardim, A Carta, A Cigana, Os Lírios, e A Âncora.

Significado das cartas do Baralho Cigano

Mão feminina em cartas do Baralho Cigano

Uma das grandes características do Baralho Cigano está na objetividade do significado de suas cartas. Elas são compostas por uma seleção de integrantes da natureza e do cotidiano. No entanto, é importante analisar o que cada um desses símbolos comunica. Encontre a seguir o significado de cada uma das cartas do Baralho Cigano.

Carta 1 – O Cavaleiro

No Baralho Cigano a primeira carta é O Cavaleiro. Ela está associada ao movimento pelo poder da iniciativa. Com uma energia positiva, ela fala de ação, coragem e ousadia. Se aparecer jogada para você, ela pode estar comunicando que estes atributos iluminam o seu caráter.

Se seu objetivo ainda não foi concretizado, acredite, ele em breve será uma realidade na sua vida. Pela força da vontade que vem do coração, convertida em pensamento e atitude positiva, o que deseja está vindo.

No amor, O Cavaleiro diz que você está vivendo o momento ideal para se entregar à relação que vem desabrochando.

Carta 2 – O Trevo Ou Os Obstáculos

O Trevo, ou Os Obstáculos, significa justamente obstáculos na sua jornada. Ela mostra que você está prestes a encarar algum desafio ou adversidade. É possível que você se confunda e acredite que essa barreira seja sinal de que deve desistir.

Não creia nisso. Afinal, contratempos fazem parte da caminhada humana sobre essa terra. Assim, parece que essa carta tem um significado negativo. No entanto, aceitar sua mensagem como um alerta, te prepara para o que está por vir e pode mudar positivamente esse significado.

O ideal é aceitar a vida como ela é, e fazer a sua parte para superar os desafios que se apresentam. Não desista, tenha fé na vida e tenha fé na força do caráter de quem você é.

Carta 3 – O Navio Ou O Mar

A carta O Navio, ou O Mar, representa a mudança nos rumos da vida. Prepare-se! Você está prestes a passar por transformações significativas e profundas. Essa carta aponta para diferentes direções na sua existência.

A carta pede que esteja aberta ao novo, assim como o mar está aberto diante do navio. Prepare-se para viver coisas fora do que é usual para você. As oscilações, os altos e baixos estão por vir. Manter a mente aberta para aprender com as novidades, elevará seu conhecimento sobre si e sobre a vida.

No amor, há o indicativo de uma distância. Ela pode ser física ou emocional, o fato é que ela ocasionará um sentimento de ausência e até de saudade.

Carta 4 – A Casa

Na carta A Casa, o assunto está relacionado a familiaridade. Ela conversa sobre seu mundo comum, os lugares e pessoas que frequentemente recebem você. Local de trabalho, de moradia, sua e de amigos, de lazer e de atividades que constituem quem você é. Ao mesmo tempo que também se refere ao seu corpo e mente.

Ela também representa a estabilidade de suas conquistas. Comunica que os objetivos alcançados te colocam numa posição segura. No amor, ela significa relacionamento estável. Na saúde, indica que sua imunidade está em alta. Nos negócios, um investimento confiável pode aparecer. E na vida interna, controle emocional e firmeza de decisões.

Carta 5 – A Árvore

A Árvore é a carta do pé no chão e da vitalidade. Ela representa crescimento firme, fertilidade abundante, e evolução criativa. Carregada de significados positivos, ela apela para o bom relacionamento com o meio em que se vive. É a saúde desse relacionamento que resultará nos frutos que deseja.

Ou seja, toda essa abundância depende das atitudes que plantar, e da energia com a qual irá regar essas sementes. Você ainda deve se atentar ao fato de que para firmar raiz, crescer e frutificar leva tempo. Portanto, considere o longo prazo e não tenha pressa no que deseja alcançar.

Carta 6 – As Nuvens

No Baralho Cigano As Nuvens aparecem trazendo confusão, incertezas e dificuldade de discernimento. Essa carta representa que erros estão sendo cometidos, coisas e pessoas perdidas, e você não sabe o que fazer.

Quando o clima está “feio”, o tempo sinaliza recolhimento. Da mesma forma a As Nuvens no baralho pedem introspecção. Que pare de tentar tanto fazer as coisas darem certo, e se recolha para cuidar das coisas de dentro.

Permita que o fluxo natural da vida siga sem sua inútil tentativa de controlar seus caminhos. Pare um pouco, reflita, descanse, cuide de si, confie na vida, e antes de continuar lutando, deixe as nuvens se dissipar.

Carta 7 – A Cobra Ou A Serpente

A carta A Cobra, ou A Serpente, geralmente aparece para trazer um alerta. A mensagem que ela traz está relacionada á traição, intenções negativas, e prejuízo. Esta carta pede cuidado com os ambientes onde pisa e com a fauna de pessoas ao seu em torno.

Muita atenção a quem está perto de você, mantenha-se sensível às energias que emite e às coisas que diz. Essa sensibilidade pode ser usada para te blindar de ataques. Peça proteção ao seu anjo da guarda, mas use o bom senso para fazer a sua parte. Infelizmente, nem todos que estão próximo tem intenção de fazer nosso bem.

Todavia, dependendo do contexto em que aparecer numa leitura, A Cobra também significa sexualidade. Nesse sentido ela está ligada a energia da atração e da sedução. O ideal é considerar como está sua vida e buscar identificar qual dos sentidos da carta tem mais a ver com o momento.

Carta 8 – O Caixão

A carta O Caixão comunica ser o momento de finalizar uma situação. Ela indica que não há mais o que se fazer sobre uma determinada questão, o que resta é ir em frente e dizer adeus.

Como um médico diante do óbito do paciente, sabe que tratar daquele corpo agora é dever de outro. Da mesma forma, deve se desapegar de algo que não tem mais vida para você.

É momento de olhar a diante e considerar coisas novas. Você já fez tudo o que podia para resolver essa situação. Já investiu tempo, dinheiro e energia e mesmo assim permaneceu sem nenhuma resposta. Chegou a hora de se despedir e deixar que a maré do passado leve esse cadáver para onde deve ir.

Carta 9 – As Flores Ou O Buquê

As Flores, ou O Buquê, é a carta que entrega as notícias que qualquer pessoa gostaria de receber. Seu significado positivo trata da alegria plena que está além da superfície. Ela aponta para a vida próspera como resultado de um trabalho interno e pessoal bem-sucedido.

Geralmente está associada à harmonia, à gratidão, beleza e união. Em qualquer contexto em que ela aparecer no jogo estará carregando um significado benéfico. Assim, se ela vier para você, receba com gratidão o perfume e a graça da vida que está desabrochando.

Carta 10 – A Foice

A Foice no Baralho Cigano representa ruptura, corte e separação. Ela comunica o fim de um relacionamento tanto amoroso quanto profissional. No entanto, esse rompimento deve ser positivo. Afinal, a temporada de colheita na carta representada, dá a ideia de uma nova etapa.

No trabalho ela ainda pode estar falando com a pessoa que muito se dedica, mas nunca usufrui dos resultados. É hora de passar a foice e colher os frutos do seu suor, se não, é a vida quem vai arrancar você de onde está. Se isso acontecer, a lição que ela quer te ensinar é que para tudo há um tempo.

No amor, ela indica o fim de uma relação, ou o fim de uma fase dessa relação. É possível que isso signifique a evolução para um novo nível, ou a decadência para uma crise. De qualquer forma, essas mudanças sempre são para melhor. Mesmo que seja aprender algo, esse algo é altamente necessário para o seu desenvolvimento pessoal.

Carta 11 – O Chicote

O Chicote é uma carta neutra, ou seja, seu significado vai depender das cartas que a acompanhar no jogo. Com isso, sua possibilidade de interpretações abre consideravelmente em relação as demais.

De qualquer forma, parte de seu significado remete a justiça. Nesse caso, você será o juiz, e a resolução justa da situação dependerá de uma decisão sua. Então reflita com muita cautela no que quer que esteja enfrentando, e vá em frente com confiança no que decidir.

Num sentido mais negativo, ela fala de uma situação cármica. Algo ruim que hoje te acontece como consequência de uma atitude passada. Seja nessa, ou em uma vida anterior. Procure entender a totalidade do que se trata, para solucionar de vez e não mais arrastar esse peso.

Nos relacionamentos, é coerente observar a harmonia. Se a troca tem sido equilibrada entre as pessoas envolvidas. Caso uma das partes esteja cedendo mais que a outra, em algum momento, haverá conflito. A melhor saída é uma conversa sincera para elucidar a situação.

Carta 12 – Os Pássaros

A carta Os Pássaros é a carta da liberdade e parceria no Baralho Cigano. À primeira vista esses parecem atributos distintos. No entanto, a liberdade para ser quem você é de verdade, é colocada à prova quando há outro do seu lado.

Quando você se sente livre para expressar sua essência sem medo de como a pessoa vai reagir. Se você se reprime demais, é possível que esteja privando o outro da troca justa que a parceria pode ter.

Por exemplo, quando não expõe sua opinião, você deixa de contribuir para o diálogo. Seu silêncio te aprisiona e impede a pessoa de evoluir através de uma perspectiva diferente.

E se, por outro lado, ela costuma ser sincera e você se beneficia disso, a parceria está desequilibrada. Essa carta aparece como um apelo para se libertar das limitações, e não subestimar quem está ao seu lado.

Ela vem para te ajudar nas suas relações, seja a amorosa, a profissional, as amizades ou familiar. Permita-se sentir a brisa suave da liberdade de ser você mesmo ao lado de quem te agrada.

Carta 13 – A Criança

A carta A Criança traz consigo a energia do otimismo e da crença na realização dos sonhos. Sua vibração positiva vem para nos levar a acreditar mais na magia da vida. Ela fala do retorno ao deslumbramento com o mundo, nos ensinando a enxergar as coisas de maneira otimista.

Se a carta aparecer para você, dê uma oportunidade à sua alegria interna mesmo diante das adversidades. Busque aliviar-se do peso dos conceitos da vida adulta, e experimente outra vez a leveza inicial. A leveza de quem está descobrindo a vida.

No entanto, cuidado com o exagero. O lado negativo dessa carta aponta para a irresponsabilidade e a imaturidade. Afinal, ser adulto também tem suas vantagens. Uma delas é a maturidade de saber ponderar e dosar as atitudes cotidianas.

Então deixe sua criança interna brincar sem medo. Porém, mantenha seu lado adulto preparado para segurar-lhe a mão quando necessário.

Carta 14 – A Raposa

A Raposa no Baralho Cigano está alertando para você acender a sua esperteza. Ela pede cautela e uso do raciocínio para lidar com as situações. É a carta da perspicácia e da habilidade, principalmente, de adaptação.

Lembrando da capacidade desse animal de se adaptar ao deserto, ao ártico e à floresta. Portanto, segure um pouco a emoção, permita-se observar, e pensar bem para agir melhor. Se ela foi jogada para você é porque essa raposa vive no seu interior.

Ou seja, você é inteligente o suficiente para entender que esse é o momento de ser esperta para o seu bem. Não apenas inteligente para sobreviver, mas para se adaptar e ter a vida boa que deseja.

Carta 15 – O Urso

O Urso carrega consigo a energia da ira e do poder. Sendo uma carta neutra, o que representa depende das cartas que a acompanham. Com isso, seus significados caminham entre a raiva, a força e a proteção.

Caso apareça junto a cartas negativas, ela comunica violência, agressividade e ira. Portanto, tome cuidado com situações extremas, e tente não se colocar em risco. Sobre tudo, olhe para dentro de si, pensamentos e atitudes, e evite ser vítima da sua própria violência.

Se aparecer ao lado de cartas positivas, significa que está rodeado de força, proteção e segurança. Quem está contigo não apenas tem o carinho necessário para te proteger, mas também o poder para te apoiar.

Não se esqueça de considerar esses significados de acordo com o contexto do jogo e da sua vida. O que fizer sentido para você, é a mensagem que o Baralho Cigano quer te entregar.

Carta 16 – A Estrela

A carta A Estrela no Baralho Cigano é a carta da iluminação espiritual. Ela representa a condução à realização dos sonhos pela fé e o cultivo das boas energias para o crescimento.

Se há alguma dúvida sobre a proteção divina na sua vida, A Estrela é o sinal positivo dos céus. No entanto, para ver o brilho da estrela com todo seu esplendor, é preciso estar com os pés no chão.

A carta te orienta também a ter coragem e atitude para encarar a vida terrena. O fato é que você não deve usar o espiritual como fuga dos desafios cotidianos. Ideal é contar com a fé para encarar e vencer um dia após o outro.

Carta 17 – A Cegonha

A Cegonha é a carta que deseja entregar novidades para você. Com significado no sentido das mudanças, sua energia é positiva e comunica novas oportunidades. Possível novo trabalho, casa, relacionamento, amizades, ou novo ideal e comportamento.

Em alguns casos, pode estar comunicando uma gravidez. Portanto, prepare-se para viver algo diferente do que vive agora. Cuide da sua estrutura física e emocional. O cuidado pessoal profundo, irá definir o desenvolvimento dessa nova fase no seu jeito de viver.

Carta 18 – O Cachorro

Lealdade e companheirismo definem os principais aspectos da carta O Cachorro no Baralho Cigano. Sua energia positiva está diretamente relacionada às pessoas que estão ao seu lado.

Representa que elas estão sempre zelando por você, prontas para te apoiar. Ou seja, você está muito bem, nutrindo sentimentos verdadeiros de amizade e carinho. Se ela aparece acompanhada de cartas negativas, indica proteção.

Agora, se é você quem está agindo mau, prepare-se para uma correção radical para o seu bem. Algumas pessoas são tão leais que arriscariam mudar o rumo da amizade para te salvar. Portanto, não deixe de prestar a atenção em como está agindo com você e com as pessoas que estão sempre ao seu lado.

Carta 19 – A Torre

A Torre do Baralho Cigano tem o simbolismo do isolamento para o cuidado interno de si. Esse cuidado tem a espiritualidade como condutora do encontro consigo mesmo. A torre é uma estrutura firme, apontada para o alto. Então, o resultado desse retiro é a força de um caráter estável e elevado.

Por isso, respeite sua introspecção, se a estiver sentindo ou se estiver por vir. O que não quer dizer para se entregar à tristeza, apenas viver sinceramente o que sente sem julgar. Busque apreciar a própria companhia e aprender com ela coisas sobre você. O autoconhecimento é o caminho que aponta para dentro e leva para o alto.

Carta 20 – O Jardim

O Jardim é a carta que representa os encontros que você cultivou. Ela diz que é hora de olhar para o mundo que construiu à sua volta, e aprender sobre você por meio dele. Se está satisfeita com as pessoas e ambientes ao redor, saiba que tudo isso foi você quem conquistou. Logo, eles dizem algo positivo sobre sua personalidade.

No entanto, se está infeliz, reclamando de tudo e de todos, saiba que esse é o jardim que você cultivou. Então, reclamar não adianta se quer algo diferente. O que te resta é começar a mudar de atitude, nem que seja necessária uma mudança radical. O jardim que deseja depende de você.

Carta 21 – A Montanha

A carta A Montanha revela um grande desafio. No entanto, carrega também uma grande conquista coroada pela superação desse desafio. Ela traz a energia da justiça pelo merecimento. Ou seja, coisas muito positivas virão, desde que mantenha o foco e não desista em meio as adversidades.

Então prepare-se! Você vai precisar fortalecer seu caráter, buscar equilibrar as emoções e ter certeza do que deseja. A Montanha representa de fato obstáculo, mas também vitória. E essa vitória terá o sabor do seu merecimento e a firmeza da sua vontade.

Carta 22 – O Caminho

O Caminho no Baralho Cigano significa caminhos abertos e livres de empecilhos. Essa carta mostra que as circunstâncias estão favoráveis para alcançar o que deseja. Ela lembra que os principais obstáculos já passaram.

Agora o que precisa é de coragem para ir em frente, com a certeza de que está no rumo certo. A carta comunica que deve confiar na escolha que decidir tomar. Afinal, todos os caminhos estão abertos para você trilhar com confiança. Só depende de como irá seguir nessa caminhada.

Ou seja, não há nada te impedindo, a não ser que você mesma comece a criar dificuldades. Portanto, siga com fé e gratidão, aproveitando a beleza na jornada que te conduz a felicidade.

Carta 23 – O Rato

A carta O Rato representa impureza e prejuízo em todos os setores que seu jogo for direcionado. Na saúde pode indicar doença. No amor aponta para uma desilusão. No material indica roubo e escassez. Dentro do campo emocional, a carta simboliza sofrimento, desequilíbrio e crises.

Com uma queda para o lado negativo, ela pede uma limpeza imediata no seu modo de viver. A começar por dentro. Olhe com coragem para sua vida interna. Analise as coisas que pensa e como influenciam no que diz e faz. Ao encontrar a origem dessa negatividade, livre-se dela como se fosse o lixo que traz ratos para dentro de casa.

Assim, tudo mais que te incomoda, ao seu tempo, encontrará um rumo para fora da sua vida. Algo que acontecerá naturalmente. Esse é o fruto que o autocuidado proporciona a quem escolhe o caminho do amor-próprio.

Carta 24 – O Coração

O Coração é uma carta que comunica sempre bons sentimentos e fortes emoções. Ela carrega a energia do amor nas suas variadas manifestações. Trata do envolvimento com pessoas, em todos os níveis, desde afeto e carinho, até compaixão e solidariedade.

Fala de sentimentos por bichos de estimação, pelo trabalho, e por causas pessoais ou sociais. Seu significado é positivo quando relacionado a esses temas. No entanto, a carta também traz um alerta às decisões que se toma precipitadamente por pura paixão.

A emoção pode ser muito positiva quando não tira o lugar que deve ser ocupado pela razão. O equilíbrio entre pensamento e sentimento aponta para a vida plena e feliz do amor incondicional.

Carta 25 – O Anel

O Anel é a carta que, no Baralho Cigano, significa compromisso, pacto e acordo. Ela indica a sua aliança com as coisas favoráveis à sua vontade. Se aparecer no jogo para o amor, ela fala de um relacionamento caminhando para o compromisso.

Em caso de vida material e profissional, parcerias, contratos e sociedades estão por vir. Essa carta traz uma energia positiva quando está em dúvida sobre tomar decisões que envolvem outras pessoas.

Ela dá o sinal verde para você confiar e ir em frente. Contudo, também pede consciência quanto a cumprir sua parte no acordo. Tenha em mente a importância de agir com responsabilidade no que se compromete. A honestidade se prova nos compromissos.

Carta 26 – Os Livros

A carta Os Livros fala de sabedoria e conhecimento no Baralho Cigano. Quando se refere a uma pessoa, ela expressa uma personalidade inteligente de alto nível cultural. Alguém que não apenas é dotada de sapiência, mas que em cada ação considera o intelectual.

Se a carta aparecer relacionada a uma situação, indica apelo ao aprimoramento e ao aprendizado. Portanto, não importa o quanto você saiba sobre o que a situação pede, tenha humildade. Reconheça que há sempre o que a aprender, e veja nisso uma oportunidade de evoluir. Não desperdice nunca a chance ser alguém melhor.

Carta 27 – A Carta

A carta A Carta refere-se a um comunicado, uma mensagem, ou notícias. Ela faz menção ao fato de que há um aviso a ser entregue a você. Algo que precisa saber em breve chegará ao seu conhecimento.

Portanto, fique atenta às cartas que a acompanhar. O assunto de que se trata essa notícia tem a ver com o contexto do jogo tirado para você. Ela pode estar apontando para a importância que deve ser dada a um comunicado que há de chegar num futuro próximo.

Carta 28 – O Cigano

A carta O Cigano traz consigo a energia da polaridade masculina no Baralho Cigano. Seu aparecimento pode representar um homem na vida da pessoa. É importante ter atenção às cartas que aparecem no mesmo jogo, para saber o que este homem significa. Independente de ser pai, irmão companheiro, amigo, parente, colega, chefe ou outro.

Se aparecer para uma mulher, ainda pode estar comunicando algo de sua energia yang. Ou seja, seu lado masculino talvez aflore mais por uma necessidade interior da consulente. Então, é bom observar o que considera masculino e perceber como isso se manifesta em você.

Caso apareça para um homem, ele está conectado com sua parte predominante. Se isso é positivo só o consulente pode dizer através da compreensão do que “ser homem” significa para ele. Caso seja negativo, o ideal é buscar se harmonizar com seu lado feminino.

Carta 29 – A Cigana

A carta A Cigana carrega a energia feminina no Baralho Cigano. Ela pode representar tanto a pessoa na vida de quem consulta, quanto a própria consulente. Sendo uma carta neutra, seu significado real surge ao considerar as demais cartas que aparecem com ela.

Caso apareça para mulher, pode estar falando dela mesma e das características que atribui a sua feminilidade. Lembrando que sua neutralidade exige observar o contexto do jogo para identificar a real mensagem do baralho.

Se aparecer para um homem, a conversa da carta é sobre uma mulher próxima. Todavia, às vezes, ela comunica sobre a atenção ou a manifestação da sua energia yin. Ou seja, é possível que haja uma situação onde seu lado feminino venha entrar em evidência.

Então mantenha-se aberto, todos somos dotados de masculino e feminino, e ambos os lados precisam ter espaço.

Carta 30 – Os Lírios

O significado da carta Os Lírios está relacionado à paz profunda e felicidade plena. Ela tem uma energia extremamente positiva, atraída pelo mundo espiritual. Comunica harmonia, pureza, bondade, atração das coisas elevadas da vida.

Seu aparecimento é bem-vindo quando se está enfrentando crises e dificuldades. Pois, indica o início de uma nova fase cheia de alegrias e boas vibrações. Mais ainda, essa positividade toda está alinhada com a vontade da espiritualidade.

Portanto, não se trata apenas de um alívio momentâneo, mas sim de parte importante no processo de evolução individual.

Carta 31 – O Sol

O Sol é a carta que traz luz e calor para seu jogo. Na pergunta de “sim ou não” que você faz para o Baralho Cigano, sua aparição é o “sim” como resposta. A calorosa energia positiva emanada pela carta indica crescimento, criatividade, prosperidade, saúde e evolução.

No sentido emocional, ela comunica carinho, conforto, cumplicidade e apoio. Sobre o interior da consulente ela sinaliza a riqueza de espírito e a força da alma. Alguém que tem contato fluido com o divino, ou que está em dia com seu amor-próprio e autoconhecimento.

No mais, permita se aquecer e se iluminar pelo poder do astro-rei. Na situação em que O Sol se apresentar, a carta simboliza que o regente do sistema solar brilha também por você.

Carta 32 – A Lua

A carta A Lua comunica intuição, sentimentos e forças ocultas. Assim como a lua tem suas fases, a carta aponta para a oscilação de temperamento. Ela conversa sobre a possibilidade de encarar sentimentos desconhecidos.

Em aspectos que envolvem a vida cotidiana, indica a dificuldade de tomar decisões. Como ela é neutra, para concluir seu significado deve se considerar as cartas que a acompanham. Isso é muito importante.

Até porque, em alguns casos ela revela uma personalidade mediúnica. O que é perfeitamente coerente com a instabilidade emocional, e a dificuldade com as decisões. Obviamente, isso se conclui quando outros sinais também apontam o caminho da espiritualidade.

Portanto, se a falta de clareza está te impedindo de caminhar, fique atenta ao contexto do jogo em que A Lua aparece. Confie também nos sinais que a vida te mostra. Eles são essenciais para te levar para a luz e te tirar da escuridão dessa noite que parece não ter fim.

Carta 33 – A Chave

A Chave representa a saída de uma situação adversa. Sua energia positiva comunica o fim de um período difícil e o início de uma fase favorável para você e seus objetivos. Ela é o símbolo dessa transição que, muitas vezes, protagonizou suas orações.

Ou seja, você pediu para Deus, ou seu anjo da guarda, e o Baralho Cigano está te entregando a resposta. Saiba que diante e uma porta fechada, a solução é a chave que a abre.

Portanto, se essa carta aparece no jogo, anime-se! Afinal, ela aponta a solução para o seu problema. Porém, também pede que tenha a atitude e a coragem de ir adiante. A conquista pede posicionamento ativo para a realização do que deseja.

Carta 34 – O Peixe

O Peixe é a carta que representa prosperidade material e sucesso financeiro no Baralho Cigano. Ela é extremamente positiva quando a assunto é dinheiro. Quando perguntar sobre negócios, profissão, parcerias, e até amor, a carta indicará ganho monetários para os envolvidos.

Apenas fique atenta se ela estiver acompanhada de cartas negativas. Nesse caso, seu significado cai para o lado dos prejuízos, estagnação financeira e dívidas. Fora isso, a carta O Peixe nada livre nas águas da fortuna e da abundância material.

Carta 35 – A Âncora

A Âncora no Baralho Cigano comunica a firmeza e a estabilidade. Ela simboliza a concretude de objetivos alcançados e a segurança emocional e financeira. A carta aponta para resultados que geram autoconfiança, assertividade e fortalecem a consulente.

Contudo, mesmo sendo uma carta positiva, ela alerta para o cuidado com a estagnação. Pede para observar comportamentos motivados por fixação de ideias. A espécie de coisas que impedem a evolução e o crescimento pessoal.

Carta 36 – A Cruz

A Cruz, a última carta do Baralho Cigano, traz uma mensagem de conquista pelo sacrifício. Sua positividade diz que o esforço e a abdicação terão recompensa garantida. Ela ainda fala da sabedoria gerada pela jornada laboriosa, e da iluminação do ser.

Como a carta que fecha o baralho, ela diz que uma longa caminhada, de altos e baixos, chegou ao seu ponto crucial. Portanto, é chegada a hora de colher os resultados de tanto trabalho e superação de desafios.

Em todos os setores da vida, ela indica a conquista por meio do sacrifício. E isso inclui fortalecimento de caráter e crescimento espiritual. A vitória que A Cruz prega é real, mas ela também prega que reais são os desafios até lá.

Como conhecer o Baralho Cigano pode auxiliar na sua vida?

Cartas do Baralho Cigano

A leitura do Baralho Cigano pode dizer muito sobre quem você é, o que está enfrentando e que postura assumir. Ele pode elucidar fatos passados para aceitar o presente e não temer o futuro.

Contudo, é a sua atitude e a maneira como recebe o que ele diz que vai definir o sucesso no que deseja. Como um oráculo, ele é apenas uma das maneiras que o universo usa para te enviar sinais. Seu cotidiano está permeado de tantos outros que podem corroborar com o que o baralho fala.

E ele fala numa linguagem simples e objetiva para facilitar o entendimento do que o divino quer comunicar. Confie nos sinais, principalmente se eles falarem de uma forma que você compreenda.

Autor deste artigo

Formado em Artes Cênicas, comecei minha paixão pela escrita no teatro. Desde 2017 escrevo para a web artigos, roteiros, ficção, crônicas e poesia. Além de participar de um podcast de autoconhecimento, ainda me aventuro pelos caminhos do yoga, esoterismo, da alma e da mente humana.

Palavras-chave relacionadas


baralho cigano

Artigos relacionados


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

O Baralho de Lenormand é conhecido popularmente como o baralho ciganos. Com apenas 36 cartas, ele é ideal para obter respostas rápidas para assuntos cotidianos.


Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

O Anel é a carta 25 do baralho cigano. Seu significado está relacionado aos relacionamentos, compromissos, as promessas e ciclos. Clique para saber mais!


Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

A carta Os Livros simboliza o conhecimento, educação formal e a inteligência. Além disso, ela também significa segredos.


Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

A Árvore é a carta que traz as noções de segurança e estabilidade, falando sobre a saúde, suas raízes, ou até sobre comodismo. Clique para entender tudo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números