Decanatos de Virgem: Descubra sua personalidade neste signo!

Decanatos de Virgem: Descubra sua personalidade neste signo!

Se você é de Virgem e já se perguntou porque não é tão parecido com o seu signo? Isso acontece por causa do decanato. Leia para descobrir o seu!


Qual é o seu decanato de Virgem?

Símbolo da constelação do signo de Virgem.

O signo de Virgem, assim como todos os outros, está divido em três decanatos. Cada um deles corresponde a um período que define uma vibração diferente na personalidade. Assim, o primeiro decanato se refere aos 10 primeiros dias do período que rege esse signo.

Para o segundo decanato, tem-se mais dez dias após o primeiro. O mesmo ocorre para o terceiro decanato, contabilizando, então, os dez últimos dias do mês que corresponde ao signo de Virgem. O cálculo total é de exatos 30 dias.

É importante saber que cada decanato possui um planeta regente que irá fazer a diferença no modo de ser. No entanto, o primeiro decanato sempre será regido pelo astro do próprio signo. No caso de Virgem, é Mercúrio. Aqui, você entenderá mais sobre os astros que regem os demais decanatos desse signo.

Mas o que são os decanatos de Virgem?

Caderno com calendário

O signo de virgem ocupa 30 graus no grande círculo da astrologia, que, por sua vez, são divididos por 10. Isso resulta, portanto, em três classificações. Assim, temos o 1º, o 2º e o 3º decanato de Virgem. Se você é desse signo, continue lendo para saber qual é o seu decanato.

Os três períodos do signo de Virgem

Os três períodos do signo de Virgem são diferentes entre si. Como vimos no início desse artigo, cada um dos decanatos dura um período de dez dias. Por isso, entre um e outro há uma mudança importante nos traços da personalidade e inclusive no planeta regente.

É claro que a essência de Virgem permanece. No entanto, o planeta regente irá influenciar nas prioridades do indivíduo de cada decanato e principalmente na forma de se apresentar ao mundo. Contudo, virginianos do primeiro decanato têm a essência de Virgem mais forte.

Como saber qual é o meu decanato de Virgem?

Saber seu decanato de Virgem fica simples, depois que você memoriza a data do dia em que o período desse signo começa e em que termina. A partir daí, podemos dividir esse intervalo por 10, nos restando três períodos de 10 dias cada.

Portanto, o primeiro decanato começa no dia 23 do mês de agosto e vai até 1 de setembro. Na sequência, vem o segundo decanato, que se inicia no dia 2 de setembro e dura até o dia 11 desse mesmo mês. Já o terceiro e ultimo decanato vai do dia 12 de setembro e termina em 22.

Primeiro decanato do signo de Virgem

Símbolo signo de Virgem com mapa astral ao redor.

O primeiro decanato de Virgem vai do dia 23 de agosto até o dia 1 de setembro. Virginianos nascidos nesse período são regidos por Mercúrio, o planeta da comunicação. Não é à toa que esse signo é conhecido por seu alto poder de conversação.

Saiba mais sobre a personalidade do primeiro decanato a seguir.

Os mais próximos do signo de Virgem

Os nascidos no primeiro decanato são considerados os mais próximos do signo de Virgem, pois o planeta regente do Sol em Virgem é Mercúrio, assim o primeiro decanato. Ou seja, nos primeiros dez dias da entrada desse signo no ciclo do zodíaco, esse astro é que está em evidência.

Mercúrio, portanto, é o responsável por moldar sua personalidade e, dessa forma, os nativos desse astro são conhecidos por serem os mais próximos de tudo aquilo que se espera de um virginiano. Assim, a praticidade e um pouco de insegurança emocional compõem seu jeito de ser.

Mesmo com isso, eles possuem qualidades que nenhum outro signo ou decanato possuem, como a rapidez e a perspicácia.

Emocionalmente instável

Nem tudo são flores para o primeiro decanato de Virgem. Infelizmente, a instabilidade emocional é algo que acompanha sua personalidade e que passa a vida tentando melhorar. Mas tenha calma, pois não são em todos os aspectos que virginianos têm esse incômodo.

A instabilidade emocional do primeiro decanato de Virgem está relacionada à sua busca pela qualidade em vários níveis de vida. Essa instabilidade é mal compreendida nos relacionamentos amorosos. Ele só se sente inseguro e percebe isso quando não está em uma relação tranquila.

No entanto, Virgem do primeiro decanato é capaz de mudar facilmente principalmente quando as situações não estão em um rumo confortável para ele.

Rapidez na execução de trabalhos

O virginiano do primeiro decanato possui uma rapidez incomum na execução de seus trabalhos. Essa qualidade, tão requisitada por todos, é exercida com o mais alto nível de qualidade. Virgem regido por Mercúrio não é apenas rápido, mas muito competente.

Isso ocorre porque esse decanato é o mais energético de todos e pode até acompanhar um certo grau de impulsividade relacionada a decisões no trabalho. Para ele, a execução de uma tarefa é como um alvo, não é necessário pensar muito, apenas fazer, sendo assertivo, claro e seguro.

O primeiro decanato é o mais bem sucedido no campo profissional, pois possui perspicácia, coerência nas atitudes e um alto poder de resolver conflitos.

Comunicativo

O virginiano do primeiro decanato é um típico bom comunicador. Sua energia em Mercúrio é a principal responsável por essa qualidade. Mas é importante não confundir o bom comunicador com uma pessoa que fala muito.

Virgem, por sua vez, não é de falar à toa, mas, quando o faz, ele tem certa precisão. O primeiro decanato é o mais desprendido, então, ele vai se abrir e brincar, algumas vezes. Ainda assim, destaca-se muito pela sua inteligência comunicativa. O primeiro decanato tem muita responsabilidade pelo que fala e é super exigente consigo mesmo.

Segundo decanato do signo de Virgem

Mapa astral do zodíaco impresso em papel.

O segundo decanato do signo de Virgem começa no dia 02 de setembro e vai até o dia 11 desse mesmo mês. A marca registrada de quem nasceu nesse período é o controle. Além disso, também é muito dedicado. Nessa parte do artigo, você vai entender em que aspectos os virginianos do segundo decanato são controladores.

Personalidade mais séria

Pessoas do segundo decanato do signo de Virgem são conhecidas por serem as mais sérias e isso ocorre porque seu regente é Saturno. Esse grande astro também rege o signo de Capricórnio, sendo o principal responsável por certa seriedade exercida por estes signos.

Os aspectos de Saturno no segundo decanato desse signo influenciam nas escolhas de suas amizades, no trabalho sério e duro. Essas pessoas também apresentam certo nível de burocracia nas relações amorosas, podendo demorar para tomar decisões nesse sentido.

Por conta de Saturno, Virgem se apresenta como um metódico. Vai estar mais ligado às questões terrenas, como o trabalho e o dinheiro.

Pessoas perfeccionistas

O perfeccionismo é marca registrada em todo o signo de Virgem. Porém, no segundo decanato, esse fator é mais forte. A tendência é que o indivíduo dessa posição seja mais exigente e mais intolerante quando as coisas não saem do jeito que ele imaginou.

Estar perto de uma pessoa do segundo decanato pode ser um pouco difícil, se você é muito desprendido de regras e gosta de um pouco de bagunça. Mas, se é alguém interessado em detalhes, esses indivíduos são os melhores para isso.

O problema é que eles não relaxam, pois são muito duros quando se encontram em posições de liderança. Dessa forma, dificilmente saberão agir quando coisas saem diferente do que foi planejado.

Exigente

Se as pessoas do segundo decanato de Virgem são exigentes consigo mesmas, com os outros elas são mais ainda. Isso porque têm grande estima pelo modo em como são feitas as coisas, de forma que nada pode ser trabalhado de qualquer jeito.

Assim, esse signo no segundo decanato vai valorizar pessoas que se comportam bem, que são centradas, que fazem tudo da forma certa e, principalmente, que cumprem o que prometem. Se isso ocorre de maneira contrária ao que ele preza, perde total interesse pela pessoa e até mesmo pelo ambiente.

Contudo, esses indivíduos são um pouco pessimistas em relação aos outros, pois sabem que nem tudo e nem todos podem atender às demandas que propõem.

Um pouco intolerante

É verdade que os virginianos do segundo decanato são marcados pela falta de tolerância. São bons cobradores de promessas e não deixam passar nada em branco. No entanto, tenha calma, apenas algumas atitudes são realmente inadmissíveis para eles, e mostraremos as duas principais.

A primeira coisa que um virginiano não tolera é a falta de continuidade nas discussões de relacionamento. Seja na família, no namoro ou nas amizades, se você começa uma conversa, termine. Não há nada mais odioso para eles do que assuntos inacabados.

Além disso, o que também não é tolerado por eles é gritar durante uma conversa. É muito difícil que Virgem perca o equilíbrio emocional a ponto de xingar ou de ser violento com alguém. Nesse decanato, os nativos são capazes de suportar horas de uma conversa difícil, mas, se o tom de voz for desproporcional, eles vão retribuir sem aviso prévio.

Valorizam o caráter

O caráter para o signo de Virgem do segundo decanato é algo que está em constante análise. Eles são um tanto neuróticos por isso é importante manter-se constante no modo em como se comporta, pois não aceitam muito bem uma mudança repentina.

A reciprocidade desse signo é gigantesca e a memória também. Ele lembrará de tudo o que foi dito e feito em conversas antigas. Nada passa despercebido. Nesse sentido, as relações amorosas, de amizades e de trabalho com esse signo podem ser um pouco desconfortáveis.

Mas nem tudo é difícil para virginianos do segundo decanato. Mesmo com sua tendência controladora, são portadores de um bom caráter e irão fazer tudo da melhor forma possível.

Terceiro decanato do signo de Virgem

Símbolo do signo de Virgem brilhante sobre fundo estrelado.

O terceiro decanato do signo de Virgem tem seu início em 12 de setembro e termina no dia 22 do mesmo mês. Indivíduos desse período são persistentes, amorosos e estão ligados à família. Leia mais para entender por que esse decanato é diferente dos outros!

Românticos

Os nascidos durante os dias em que ocorre o terceiro decanato do Signo de Virgem possuem uma essência romântica e são super ligados à família. Têm o círculo social fechado, em que há amigos de longas datas.

Além disso, adoram colecionar boas lembranças. Isso corre porque esse decanato é influenciado por Vênus, o planeta das relações amorosas e da ternura. Esse período traz consigo um jeito mais leve de viver a vida.

Passear em família ou com amigos e assistir a um filme ou ao pôr do sol estão na lista das coisas que agradam esse indivíduo. É nessa estrutura que o terceiro decanato se posiciona: é um bom amante, um ótimo amigo e é conselheiro, mas também preza por boas condições de vida.

Mais na sua, quieto!

O virginiano do terceiro decanato é mais quieto e calado, principalmente quando está em um ambiente com pessoas desconhecidas. Mas esse seu jeito reservado está mais relacionado ao fato de ele ser um bom observador. Essa é uma habilidade que nasceu consigo.

Quando está em algum lugar, mesmo que esteja agitado, é capaz de capturar cada detalhe dos movimentos das pessoas, do jeito que conversam ou de como se comportam. Ele consegue ter essa visão panorâmica de tudo o que o cerca, ao mesmo tempo em que consegue interagir.

Apesar disso, Virgem do terceiro decanato é um curioso, pois gosta de ficar por dentro das situações. Se você é desse decanato, também é uma pessoa muito perspicaz em tudo o que te diz respeito.

Leva a vida com mais leveza

Viver a vida de forma leve é praticamente o lema de nascidos durante o terceiro decanato. Não gostam de relações conturbadas e muito menos de estar ao lado de pessoas com energias pesadas ou que só contam problemas.

Virginianos do terceiro decanato gostam da natureza e de viajar pegando a estrada. Se permitem aproveitar os momentos em todos os sentidos, para que possam se lembrar, depois. Além disso, são fascinados por ouvir histórias.

Se você conhece alguém desse decanato, vai perceber um certo desprendimento e mais tolerância em relação às coisas, pois estão mais de bem com tudo o que os cerca.

Apegados à família

É comum o signo de Virgem do terceiro decanato valorizar a família e querer constituir uma é um fator muito forte na sua personalidade. Sempre preza muito a harmonia entre os seus membros e, diante de um conflito familiar, é ele quem vai aconselhar da melhor maneira.

Nesse aspecto, o terceiro decanato é um ótimo mediador de conflitos. Isso ocorre porque esse indivíduo carrega a essência comunicadora que esse signo possui. Se, por acaso, ele estiver no foco de algum conflito, vai procurar traçar um caminho para resolver as coisas.

Mas nem tudo é perfeito nesse decanato. Algumas questões familiares conseguem acabar com a sua tranquilidade, tais como brigas sem necessidade ou por motivos irrelevantes.

Têm relacionamentos mais duráveis

Virgem do terceiro decanato é regido por Vênus. Isso significa que os nativos dessa posição valorizam os sentimentos e, por isso, têm os relacionamentos mais duráveis. São pessoas que também prezam pela intensidade no amor e não economizam no carinho e nas demonstrações de afeto.

É altamente capaz de expressar suas emoções de forma clara, ao mesmo tempo em que usa a razão para embarcar em um relacionamento. São signos que gostam de cuidar da pessoa que amam. Como bons planejadores, amam ter a certeza de que a relação é promissora.

Se você é do primeiro decanato, também apresenta muitas preocupações com o futuro, pois pensa muito nas diversas possibilidades. No entanto, pode encontrar conforto na persistência e na perseverança, usando delas para conquistar o que precisa em todos os sentidos.

Os decanatos de Virgem se manifestam em minha personalidade?

Mapa astral do zodíaco desenhado em papel

Os decanatos de Virgem sempre vão se manifestar na sua personalidade. Isso acontece porque cada um deles tem um astro regente, responsável por trazer diferentes pensamentos e formas de se apresentar ao mundo, tudo em um mesmo signo.

Logo, os virginianos do primeiro decanato são regidos pelo planeta próprio do signo, que é o Mercúrio. Estes, então, serão os típicos de Virgem, com seu pensamento acelerado e mais comunicador. Já os do segundo decanato, serão os mais detalhistas, devido o seu planeta regente, Saturno.

Os virginianos do terceiro decanato têm Vênus como astro principal e, assim, formam a combinação perfeita para os relacionamentos amorosos e as amizades. Dessa forma, se você pertence a esse signo, fique atento aos detalhes do seu decanato para saber qual seu planeta regente e a influência dele na sua personalidade.

Autor deste artigo

Sou jornalista, contadora de histórias e apaixonada por todas as artes. Quando escrevo, sinto que o mundo se torna um lugar melhor. Depois ele deixa de ser, então escrevo outra vez.

Palavras-chave relacionadas


signos sol

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!