Quartzo Transparente: significado, propriedades, benefícios e mais!

Quartzo Transparente: significado, propriedades, benefícios e mais!

Um dos cristais mais populares e versáteis, o quartzo transparente, é considerado o coringa das pedras. Aprenda a usá-lo para melhorar sua vida!


Quais as propriedades da pedra Quartzo Transparente?

As propriedades do cristal de quartzo estão presentes no imaginário popular. Provavelmente, você já viu algum filme em que uma vidente usava uma bola de cristal para prever o futuro, ou até mesmo uma ponta de quartzo para promover cura.

Embora nem sempre a ficção seja baseada na realidade, essas são duas propriedades bastante comuns do cristal de quartzo transparente.

Por ser o maior amplificador energético do nosso planeta, o quartzo transparente é a mais poderosa pedra de cura. Ademais, ele se adapta facilmente ao nível energético do seu usuário e, por conter todas as cores, é essencial para diversos fins, como os demonstrados ao longo deste artigo.

Este cristal não somente armazena, como também gera energia e, dentro dele, estão armazenados o que chamamos de registros ancestrais, dentro dos quais está contida a sabedoria escondida de vidas passadas. Continue lendo e descubra como usar os poderes desse cristal, os signos que ele rege e muito mais.

Características do quartzo transparente

O quartzo transparente é um cristal de superfície translúcida, tanto em sua forma bruta quanto em sua forma rolada. Por refletir a luz e ser transparente, tem sido usado para vislumbrar o passado e futuro.

Continue lendo para descobrir as relações desse cristal com os signos, profissões e muito mais.

Signos

O quartzo transparente é excelente para os signos regidos pelo elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes), bem como para os signos influenciados pelo elemento fogo (Áries, Leão e Sagitário).

Apesar dessa relação, nativos de qualquer signo podem se beneficiar da energia desse cristal, desde que o programem para esta função. Para programar seu cristal para trazer boas energias para as características positivas do seu signo e reduzir as características negativas dele, faça essa pequena meditação.

Pegue seu quartzo transparente, segure-o em suas mãos, em formato de concha, e diga: “eu potencializo as características positivas e atenuo as características negativas do meu signo solar”. Quando terminar, sopre sobre seu cristal e passe a usá-lo junto ao corpo.

Chakra

O quartzo transparente está mais conectado com o chakra coronal, localizado na região acima da cabeça, e com o terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas.

Apesar dessa associação mais básica, o quartzo transparente contém todas as cores dentro de sua superfície e, por isso, pode ser igualmente utilizado como um cristal genérico para tratar, equilibrar e energizar todos os chakras do nosso corpo.

Sempre que desejar equilibrar um chakra específico, basta posicionar este cristal sobre sua superfície, visualizar o cristal vibrando e emanando uma cor exatamente igual à cor daquele ponto de poder específico.

Para facilitar o processo, escrevemos aqui a cor de cada chakra: 1) vermelho 2) laranja, 3) amarelo, 4) verde, 5) azul, 6) índigo e 7) violeta.

Elemento

O cristal de quartzo transparente é regido pelos elementos fogo e água. Uma vez que o fogo é o elemento da ação, do movimento e das emoções impulsivas e a água é regente das emoções e da intuição.

Esta combinação de elementos opostos traz consigo o equilíbrio que deve ser alcançado pelas pessoas. Por isso, o cristal de quartzo é considerado a pedra do equilíbrio por excelência.

Além disso, tanto o elemento água, quanto o elemento fogo, estão ligados às visões e aos poderes extra-sensoriais e, devido a este motivo, o quartzo transparente tem sido usado há eras em rituais para ter acesso aos registros de vidas passadas, bem como para dar uma espiada no que o futuro reserva.

Planeta

O cristal de quartzo transparente possui como regentes planetários os dois astros mais influentes do nosso sistema solar: o Sol e a Lua. Devido a essa associação, o quartzo transparente é uma pedra de equilíbrio e plenitude, pois concilia dentro de si a sinergia perfeita entre os dois opostos, feminino e masculino.

As energias da Lua dão ao quartzo transparente propriedades ligadas às faculdades psíquicas e à vidência. Por isso, ele tem sido utilizado para captar informações psíquicas, bem como mensagens que partem de outros planos.

Já as energias do Sol trazem para este cristal o poder de emanar luz por onde passa e de dissipar toda e qualquer negatividade, bem como combater enfermidades provocadas por questões espirituais ou energéticas.

Profissões

O quartzo transparente é a pedra regente das profissões que envolvem cuidado ao próximo, exercícios físicos, atendimento ao público, propagação do conhecimento, terapias, agricultura, divinação, vendas e desenvolvimento de produtos eletrônicos.

Exemplos de profissões que melhor se beneficiam dos poderes dessa pedra são: agricultores, arquivistas, atletas, bibliotecários, curadores de museus, escritores, floristas, oraculistas, professores, secretários e terapeutas de regressão.

No campo da saúde, este cristal é essencial para cuidadores de crianças e idosos, enfermeiros, médicos, psicólogos e veterinários. Além disso, outras profissões regidas por esse cristal incluem vendedores de produtos esotéricos e eletrônicos, engenheiros eletrônicos e da computação e programadores.

Para se beneficiar desse cristal, mantenha-o na sua mesa de trabalho, ou, caso trabalhe externamente, em seu bolso.

Dureza e vibração

O quartzo transparente é um cristal duro. Na escala de Mohs, uma escala usada no estudo dos minerais para determinar a dureza das pedras, ele possui índice de dureza de 7.0, como todo os outros integrantes da família do quartzo.

Isso quer dizer que este cristal possui uma boa resistência à água, podendo, então, ser molhado. Além disso, sua cor não sofre alterações significativas se exposto à luz e altas temperaturas.

Com relação à sua vibração, o quartzo transparente é emissor e receptor, com influência masculina e feminina. Em outras palavras, ele é excelente tanto para repelir quanto para atrair energias. Por isso, ele é considerado o rei dos cristais, pois pode ser utilizado para basicamente todos os propósitos espirituais.

Origem e composição

O quartzo transparente é natural de todos os países do mundo. Consequentemente, é facilmente encontrado. Sua composição química consiste em sílica, outro nome comum do dióxido de silício, cuja fórmula química é SiO2.

Embora o nome dióxido de silício pareça ser algo perigoso, ele é na verdade um dos componentes químicos mais comuns que fazem parte da nossa vida, pois a areia e até mesmo o quartzo presente nas telas dos nossos celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos são formados a partir dele.

Por isso, o seu uso é extremamente seguro, pois está diariamente integrado às nossas vidas. Continue lendo para aprender sobre os efeitos do quartzo transparente nos corpos espiritual e físico logo a seguir.

Efeitos do quartzo transparente no corpo espiritual

O quartzo transparente produz efeitos poderosos no corpo espiritual que incluem limpeza energética, desenvolvimento de clarividência e intuição, amplificação de energias e estabelecimento de equilíbrio emocional.

Use-o sempre que precisar trabalhar com essas energias no seu dia a dia. A seguir, te ensinamos como utilizá-lo para manifestar aquilo que deseja.

Quartzo transparente na limpeza energética

O quartzo transparente possui um intenso poder de limpeza energética. Por conter luz dentro de si, ele emana vibrações positivas que combatem toda e qualquer negatividade, tanto de pessoas, objetos e animais, quanto de ambientes.

Se você deseja fazer uma limpeza energética em seu corpo, acrescente um quartzo transparente à água de seu banho com ervas protetoras, como rosa branca, anis, arruda ou alecrim.

Caso deseje fazer a limpeza da sua aura, dê preferência a uma ponta de cristal e use a parte pontuda como uma espécie de laser, apontando por todo o contorno do seu corpo. Isso fará com que toda e qualquer energia negativa seja desprendida do seu campo áurico, provocando uma limpeza energética profunda.

Quartzo transparente na intuição

O quartzo transparente está conectado aos poderes extra-sensoriais e, portanto, auxilia o desenvolvimento da intuição. Sempre que quiser desligar a sua mente racional e ativar a sua intuição, segure um quartzo transparente na mão não dominante.

Caso seja ambidestro, posicione-o na mão com a qual você possui menos habilidade para escrever. Se você trabalha com algum sistema oracular como o tarô, deixe um quartzo transparente próximo do seu baralho ou local de leitura para auxiliar as suas leituras e receber mensagens dos registros ancestrais.

Quanto mais transparente o quartzo, mais claras as mensagens serão para você. Ademais, um quartzo transparente deixado próximo à sua cama te auxiliará a receber mensagens espirituais durante os seus sonhos.

Quartzo transparente na amplificação de energias

O quartzo transparente é um poderoso aliado na amplificação de energias, com um funcionamento parecido com o fermento numa receita de pão ou bolo. Se deseja ampliar a energia vibracional de um objeto, experimente pôr um quartzo transparente em cima dele. Sua energia será potencializada e emanará no ambiente.

Uma alternativa é usar um obelisco de cristal, uma espécie de torre esculpida na pedra, que funciona como uma antena, captando as energias do local, neutralizando a negatividade e potencializando as energias positivas.

Após um uso prolongado, com a função de amplificação energética, o seu quartzo transparente precisa ser recarregado, bastando para deixá-lo por algumas horas em contato direto com a luz do sol e da lua.

Quartzo transparente no equilíbrio emocional

Sempre que se sentir abalado ou esgotado emocionalmente, o quartzo transparente pode ser um excelente aliado, pois ele reinstaura o equilíbrio emocional, atuando no combate às causas desse desequilíbrio.

Para equilibrar as suas emoções, medite com três quartzos transparentes, posicionando um desses cristais sobre as seguintes áreas: umbigo (plexo solar), peito chakra cardíaco) e clavícula (chakra laríngeo).

Em seguida, visualize uma luz emanando de cada um dos cristais, formando uma linha contínua de energia. Imagine que essa luz se espalha por todo o seu corpo e te envolve, formando uma espécie de casulo energético.

Peça para que a energia do cristal te livre de todas as cargas emocionais pesadas, para que seu equilíbrio seja reestabelecido.

Efeitos do quartzo transparente no corpo físico

Os efeitos do quartzo rosa no corpo físico incluem o tratamento de estresse, ansiedade, além de doenças cardíacas, circulatórias e renais, como uma forma de tratamento complementar ao tratamento alopático.

Caso sofra de algum desses problemas, aprenda a seguir como utilizar corretamente esse cristal para melhorar sua qualidade de vida.

Quartzo transparente na purificação da circulação

O poder do quartzo transparente de facilitar a circulação de energias se estende para o sistema circulatório e, por isso, é comumente utilizado no tratamento alternativo contra problemas relacionados à circulação sanguínea. Use-o para massagear a área do seu corpo que você deseja que tenha a circulação melhorada.

Quando desejar melhorar a circulação sanguínea em geral, utilize um quartzo transparente no centro do seu corpo, imaginando todas as vias sanguíneas sendo desobstruídas enquanto visualiza uma forte luz branca escorrendo por todo o seu ser.

Isso fará com que as tensões energéticas do seu corpo sejam eliminadas e o fluxo de energias volte ao seu estado natural. Consequentemente, os bloqueios espirituais que estão atrapalhando o fluxo da corrente sanguínea serão removidos.

Quartzo transparente no sistema nervoso

Os poderes do quartzo transparente estão intimamente ligados ao sistema nervoso. Esse cristal poderoso traz clareza mental, acalma os nervos e ajuda a remover bloqueios e traumas que geram ansiedade e até mesmo pânico.

Para melhor se beneficiar dessa energia no seu sistema nervoso, posicione uma ponta de cristal transparente próximo à sua cama, de maneira que ela fique na altura da sua cabeça e apontada em sua direção.

Uma alternativa é deixar um cristal de quartzo sempre acima da altura da sua cabeça (por exemplo, na prateleira acima do local em que você se senta para trabalhar), para que ele aja diretamente sobre ela.

Caso deseje, um pequeno quartzo transparente em formato de crânio possui um efeito muito semelhante.

Quartzo transparente no controle da pressão arterial

O quartzo transparente também auxilia o controle da pressão arterial. Isso ocorre devido às energias de seus astros e elementos regentes, que conciliam polaridades opostas num mesmo cristal, em estado de perfeito equilíbrio.

Por isso, sempre que sentir qualquer alteração em sua pressão arterial provocada por efeitos emocionais ou espirituais, siga a seguinte dica cristalina para que sua pressão volte ao seu estado natural de equilíbrio.

Tenha consigo uma pulseira feita com contas de quartzo transparente ou um pingente, desde que esteja em contato com a área do seu peito. Inspire profundamente e expire vagarosamente, imaginando uma luz de energia de cura saindo do quartzo e invadindo seu ser a cada fluxo de ar que entra no seu corpo.

Quartzo transparente na desintoxicação do corpo

O quarto transparente pode ser utilizado para desintoxicar o corpo, principalmente quando a intoxicação for causada por questões espirituais. Se você deseja fazer uma desintoxicação geral, a maneira mais adequada é o elixir de cristal de quartzo.

Para fazer seu elixir, acrescente água mineral num recipiente de vidro (não use plástico, pois a energia do cristal é afetada por este material). Em seguida, ponha o recipiente em contato com a luz do sol, com um ou mais cristais de quartzo transparente encostados no vidro.

Quanto mais cristais, mais energizado seu elixir ficará. Deixe a água nesse local por aproximadamente uma hora e, em seguida, armazene-a na geladeira. Tome-a sempre que precisar desintoxicar o seu corpo e transmutar suas energias.

Como usar o quartzo transparente?

Agora que você já sabe sobre os efeitos do quartzo transparentes nos corpos espiritual e físico, entenda como utilizá-lo para meditar. Incluímos também maneiras comprovadas de aproveitar suas energias em ambientes diversos, incluindo o seu local de trabalho. Confira logo abaixo e se beneficie destas dicas cristalinas.

Como usar o quartzo transparente na meditação

O quartzo transparente é usado na meditação de duas formas principais. Na primeira, é preciso que ele esteja em contato direto com a pessoa, ficando logo em cima de sua roupa ou, preferivelmente, em contato com a sua pele.

Outra maneira é através do contato indireto. Nessa versão, é preciso que os quartzos estejam dispostos numa área delimitada em torno de seu usuário, preferivelmente dispostos em um círculo ao seu redor ou deixados em pontos estratégicos de poder do ambiente, como, por exemplo, em cada ponto de encontro das paredes.

Para meditação, o quartzo transparente bruto é o mais indicado, porém poderá vir em algumas formas específicas, como um obelisco, servindo como uma torre de transmissão e recepção energéticas, facilitando estados meditativos profundos.

Como usar o quartzo transparente como pingente

Para usar o transparente como pingente, esteja atento para estas dicas. Incialmente, prefira quartzos transparentes, o mais livre possível de manchas. Atente-se também para o formato do seu pingente e cuidado com imitações: muitas vezes vidros são vendidos como quartzo.

Se você deseja espalhar energias positivas, a escolha adequada é uma drusa. Caso deseje direcionar energias para o seu corpo, dê preferência para uma ponta de cristal. Escolha uma pequena esfera, se preferir que as energias do seu corpo circulem e que influências negativas externas sejam bloqueadas.

Para proteção, escolha um pentagrama ou anjo de cristal. Nesse caso, deixe-o escondido, por exemplo, dentro de sua roupa, pois a melhor defesa é aquela que seus inimigos não veem.

Como usar o quartzo transparente no ambiente

Para usar quartzos transparentes, você precisa escolher a forma adequada para sua necessidade. Atente-se para as seguintes dicas. Uma drusa de cristal, uma aglomeração natural de pontas de cristal, deve ser posicionada no centro da sua casa para que sua energia combata a negatividade.

Preferivelmente, ela deve estar em contato com a luz natural do sol, próximo a uma janela, por exemplo, para que a luz seja espalhada por todo o ambiente. Se sua casa for alvo de inveja, mau olhado ou ataques espirituais, uma esfera de cristal é mais indicada, pois ela espalhará energias igualmente por todo o ambiente, neutralizando-o.

Uma ponta de cristal pode ser deixada apontada para sua porta de entrada, para afastar espíritos negativos do seu lar.

Como usar o quartzo transparente no trabalho

Quando usado no trabalho, o quartzo transparente ajuda a tornar o ambiente mais claro e focado. Ele facilita o processamento de informações e a comunicação, especialmente em ambientes que envolvam disseminação de informação, escrita ou falada.

Para filtrar melhor as informações às quais você é exposto e trazer mais clareza, deixe um quartzo transparente próximo ao seu local de leitura ou ao lado do seu computador.

Sempre que desejar transmutar as energias no trabalho, use uma drusa de cristal nele. Isso fará com que o fluxo de energia não seja interrompido e que a negatividade seja dispersada.

Um prisma de cristal é também uma excelente alternativa, especialmente quando posicionado numa janela que recebe luz natural do sol.

Manutenção do quartzo transparente

O quartzo transparente possui uma manutenção bastante simples, pois pode ser limpo com água. Jamais utilize produtos de limpeza sobre ele, pois isso não somente reduzirá suas energias, como comprometerá sua eficácia. Como toda pedra utilizada para fins místicos e curativos, ele precisa ser limpo e energizado. Confira a seguir.

Limpeza e energização do quartzo transparente

Quando desejar limpar seu quartzo transparente, coloque-o sobre as suas mãos em formato de concha diretamente na água corrente (pode ser a torneira da sua casa).

Feche os olhos enquanto segura seu cristal sob a água e imagine uma luz branca poderosa emanando da sua pedra e iluminando tudo ao seu redor. Então, recite, em prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Em seguida, é chegada então a hora de energizar a sua pedra. Para isso, deixe-a em um vaso de plantas ou na sua janela, para que receba a luz direta do sol e da lua, por no mínimo três horas. Pronto, ela já pode ser utilizada.

Onde encontrar o quartzo transparente?

O quartzo transparente é um cristal muito popular que pode ser facilmente encontrado em lojas esotéricas, de artigos religiosos, em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais. Quando for adquirir a sua pedra, procure um exemplar de cor rosa mais intensa.

Você pode se beneficiar dessa pedra tanto na forma bruta quanto na forma rolada. Como já falamos, você pode utilizá-la como uma pedra em seu pingente, anel, bracelete ou até mesmo como um chaveiro.

Já na natureza, encontrar esse tipo de cristal é um pouco mais difícil, pois sua formação se concentra principalmente em cavernas e em lugares de difícil acesso.

De qualquer forma, quando escolher seu cristal, siga a sua intuição e, com essas dicas, não há como errar.

Posso utilizar o quartzo transparente em todos os chakras?

Sim. O quartzo transparente é considerado o coringa entre as pedras devido ao seu poder de substituir qualquer uma delas. Embora esteja mais conectado com os chakras mais superiores, isto é, o terceiro olho e a coroa, seu poder é tamanho que pode ser utilizado para equilibrar todos os chakras.

Isso ocorre pela natureza transparente deste cristal e por ser a forma de quartzo mais pura. Além disso, o cristal de quartzo guarda dentro de si a energia do arco-íris e, consequentemente, possui dentro de si a vibração de todas as cores de todos os chakras.

Por isso, sempre que precisar de um cristal para equilibrar e energizar todos os chakras, o cristal de quartzo transparente é a escolha ideal, bastando apenas posicioná-lo em cada ponto de poder adequado.

O poder do quartzo transparente é quase inesgotável. Siga estas dicas e aproveite todo o potencial desse cristal.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

Saiba agora quais são as 14 orações mais poderosas para emagrecer e use a ajuda divina para obter o corpo (e saúde) que tanto sonha! Acesse e descubra!


Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio demonstra como está a sua energia no momento e alguns aspectos da sua personalidade. Saiba todos os detalhes neste artigo!


O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

A terra preta é cheia de nutrientes que são ótimos para plantio, por isso, sonhar com terra preta pode significar fertilidade. Veja abaixo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.