Ervas de Xangô: para amaci, candomblé, banho, umbanda e muito mais!

Ervas de Xangô: para amaci, candomblé, banho, umbanda e muito mais!

Quer saber quais são as melhores ervas de Xangô? Então veja a lista das mais poderosas para usar em banhos, rituais e muito mais!


Ervas de Xangô para amaci, candomblé, banho e umbanda

Preparo do amaci com ervas.

As ervas de Xangô são usadas como uma forma de se conectar ao que ele representa. Podem ser usadas tanto em banhos quanto defumações ou feitiços, a depender do objetivo, e muitas delas também são remédios para o corpo físico.

Outro uso bem comum de algumas dessas ervas é no amaci, um ritual de estímulo à conexão com as energias do orixá. Elas trazem consigo os atributos de Xangô para os que buscam sua ajuda em busca de mais força e justiça. Saiba quais são e as melhores maneiras de aproveitar seus benefícios neste artigo.

Conheça as principais ervas de Xangô

As ervas e outras plantas de Xangô são usadas para purificação, consagração, curas, proteção, feitiços e diversas liturgias. Podem ser usadas tanto as folhas e flores, quanto o bulbo, semente e raízes. Isso dependerá do objetivo e da indicação. É importante frisar que elas não devem ser usadas de forma leviana, pois algumas são tóxicas e podem até mesmo ser mortais.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das ervas de Xangô e seus principais usos.

Folha de limão

Diversos limões e suas folhas.

As folhas de limão são usadas principalmente para fazer uma limpeza leve, seja no ambiente ou na aura. Ao contrário do sal grosso, que elimina tudo - inclusive o que é bom -, essas folhas são delicadas e ajudam na purificação em casos simples, sem tirar a vitalidade. Também são usadas para trazer prosperidade e desenrolar situações complicadas, além de movimentar energias estagnadas.

A folha de limão pode ser usada tanto no banho, feito com as folhas preferencialmente frescas, quanto em uma defumação, que deve ser feita com folhas secas ou com as cascas também desidratadas.

Hortelã

Folhas de hortelã dentro de bule branco.

Indicada para ajudar na conexão com o plano espiritual e a limpeza do chakra da coroa, a hortelã é uma das mais importantes ervas de Xangô. Isso porque ela também cumpre a função do amaci com o orixá, fazendo parte de diversas liturgias. Ajuda a dar ânimo e boa saúde, equilibrar as energias e trazer harmonia ao lar.

Normalmente consumida como chá, a hortelã pode ser usada também em diversos tipos de banhos. Entre os principais, ela entra como componente em banhos de descarrego, para aliviar o efeito do sal grosso e tornar o processo mais delicado. Como defumação, seca ou fresca, ajuda na limpeza e preparação para rituais. A folha também é inserida em feitiços para prosperidade.

Folha de café

Pé de café.

A folha de café traz equilíbrio ao masculino em cada um, sendo um regulador da energia Yang. Está ligada à vitalidade, prosperidade e sucesso, motivo para ser uma das ervas de Xangô. Ajuda, também, a realizar uma limpeza delicada na aura, além de aumentar o foco, seja em um trabalho ou estudo, ou naquele objetivo importante para sua vida.

Preferencialmente, o banho deve ser preparado com as folhas do café, para aproveitar melhor seus atributos, mas o ideal é seguir a orientação personalizada para sua situação. A defumação pode ser feita com folhas secas ou como os grãos torrados. A versão em pó também pode ser usada e facilita muito o trabalho, já que é de fácil combustão.

Romã

Várias romãs.

Uma das principais plantas utilizadas no candomblé, a romã é considerada como uma das ervas de Xangô e também de Iansã, uma de suas esposas. Ela limpa, abre caminhos, traz mais alegria e prosperidade. Além disso, é usada também para proteger contra acidentes e energias negativas. Pode ser usada em banhos, defumação, patuás e outros feitiços.

Os banhos podem ser feitos com qualquer parte da planta, mas dê preferência às folhas e frutos. A defumação e o patuá devem ser feitos com as folhas desidratadas, enquanto os feitiços de prosperidade devem levar as sementes, secas ou frescas - a depender do tipo de feitiço realizado.

Manjericão roxo

Pé de manjericão roxo.

O manjericão roxo é muito usado para eliminar energias densas do campo áurico e larvas astrais - formas de pensamento que ficam impregnadas ao longo do tempo. Também é usado para dar mais disposição e atrair prosperidade. Ele ajuda a melhorar o humor rapidamente e a reduzir a tensão e ansiedade, podendo ser usado em forma de óleo essencial, banho ou defumação.

Sem contraindicações, o banho de manjericão roxo pode ser feito até diariamente, se precisar. Isso porque, apesar de poderoso, ele é sutil com outras energias. O ideal é fazer durante a noite, já que pode deixar a pessoa com sono no momento, apesar de energizar ao longo do dia. A defumação e os feitiços podem ser feitos com ervas frescas ou secas.

Noz-moscada

Inúmeras noz-moscadas.

Muitas das ervas de Xangô são, também, ótimos temperos, como no caso da noz-moscada. Ela ajuda a atrair boas energias para sua vida, além de promover a prosperidade financeira. É usada em rituais como assentamentos de terreiros no candomblé ou para proteção durante funerais. Também é ofertada para os caboclos e ciganos, como oferenda ou feitiços.

Não é comum fazer banhos com noz moscada, mas elas podem ser defumadas e misturadas a outros elementos para atrair boa sorte. Passar o pó da semente de noz-moscada no pulso pode dar uma proteção extra ao sair de casa, bem como ajudar a enfrentar desafios maiores. Também pode compor patuás e outros feitiços de proteção e prosperidade.

Quebra-pedra

Pé de quebra-pedra.

Muito conhecida como remédio natural, a erva quebra-pedra é uma das que têm um grande poder de limpeza, sendo largamente utilizada para banhos e defumações. Também ajuda a afastar os invejosos, proteger contra energias e intenções negativas, assim como a obsessores.

Por ser uma erva muito forte e levemente tóxica, o ideal é usá-la somente para o banho e com a devida orientação. Defumações não são recomendadas para leigos, mas a quebra-pedra também pode ser muito bem usada em patuás, sendo perfeita para afastar mau-olhado.

Aroeira

Ramo de aroeira vermelha.

A aroeira mansa ou vermelha é uma das ervas de Xangô mais adequadas para banhos de descarrego, não apenas para eliminar as energias negativas, demandas e obsessores, mas também para criar uma espécie de escudo de proteção contra essas energias.

Talvez esse seja um dos banhos mais conhecidos, seja por quem já entende mais do assunto, ou até mesmo por leigos. Além disso, a aroeira é extremamente aromática, perfeita para defumações de limpeza, patuás ou feitiços. Mas, nunca use a aroeira branca, pois ela é tóxica e pode causar problemas a curto prazo.

Erva alevante

Pé de levante.

Sem uso reconhecido na medicina natural, a erva levante ou alevante é amplamente utilizada por suas características energéticas. Além de ser uma das ervas de Xangô, também é muito utilizada em obrigações de cabeça e outros ritos no candomblé.

Seu banho é recomendado para dar mais força e energia, seja diante de novos desafios ou depois de fazer uma limpeza muito pesada. A erva alevante também ajuda a melhorar a autoestima, sendo adequada para feitiços e para a preparação de patuás.

Barba de Velho

Barbas de velho enfileiradas.

Também conhecida como cabelo de rei ou samambaia do Norte, a barba de velho tem mais do que um orixá como patrono. Ela é uma das ervas de Xangô e de Obaluaê, e está relacionada à limpeza, purificação e energização de instrumentos.

Muito poderosa, ela é usada em sacudimentos, um ritual de limpeza pesada que só pode ser feito por alguém com experiência e de confiança. Também pode ser utilizada para cura, descarrego - tanto em banho quanto defumação - e sacralização.

Barbatimão

Folhas de barbatimão.

Com forte ação cicatrizante, analgésica e antinflamatória, o barbatimão é reconhecido como um remédio e já faz parte do repositório popular sobre medicina natural. Xangô e Oxumarê têm essa erva em seu espectro energético, sendo adequada para trabalhos com ambos os orixás.

Usado tanto para banho quanto para defumação, o barbatimão ajuda a diluir más energias, renovando e balanceando o campo energético. Se for fazer banho, tenha muito cuidado, pois ele solta uma tintura vermelha que pode manchar tecidos e até o piso do banheiro.

Milho-de-cobra

Pé de milho-de-cobra.

A erva milho-de-cobra, ou como é mais comumente chamada, cavalinha, é usada na medicina natural para tratar infecções e ajudar na cicatrização. Além disso, também age como diurética e antioxidante. No candomblé, é utilizada em ritos como as obrigações de cabeça e no assentamento dos terreiros.

O banho de milho-de-cobra é apropriado para limpeza leve da aura, normalmente sem contraindicações. A defumação também é usada para esse fim. Nesse caso, opta-se pela erva seca para se ter um melhor resultado.

Erva-de-São-João

Flor de erva-de-São-João.

A erva-de-São-João também corresponde a Xangô, e ajuda no tratamento da ansiedade, insônia e outros males relacionados, sendo encontrada em forma de folhas desidratadas e até capsulas. Seu óleo essencial é recomendado para quem sofre com depressão, mas também pode se optar por banhos feitos com a erva.

Ela pode ser usada em forma de banho diariamente, por ser delicada e não apresentar efeitos colaterais conhecidos. Sua defumação também é bastante recomendada ou até a aplicação do óleo essencial.

Folha do Fogo

Folha do fogo.

A folha do fogo, pau d'água, iperegum ou peregum vermelho, é uma das ervas de Xangô e Iansã. Atenção, pois as outras colorações pertencem a orixás como Oxossi ou até seu arquinimigo, Ogum - então escolha a erva na variação correta, na cor vermelha.

A folha de fogo é usada em banhos, sempre com a orientação de uma pessoa experiente. Da mesma forma, os rituais de sacudimento com a erva devem ser feitos por alguém de confiança e com boas intenções.

Flor de hibisco

Flor de hibisco.

A flor de hibisco é muito mais do que decorativa, sendo usada na medicina natural para mulheres que estão chegando na fase da menopausa. Também tem muitos outros papéis de cura, acelerando o metabolismo e ajudando em dietas de emagrecimento. Porém, ela tem outros usos além desses.

Perfeita para banhos diários de cura, ela também ajuda a dar mais disposição para as tarefas do dia a dia, e os banhos devem ser feitos preferencialmente pela manhã. Também pode ser usada em defumação, feitiços e escalda-pés.

Jurema preta

Folhas de jurema preta.

A jurema preta, ou calumbi, é uma árvore com grande poder medicinal, usada para tratar queimaduras. Também ajuda a deixar a pele mais bonita e livre da acne, por causa da sua ação regeneradora e antimicrobiana. Como outras ervas de Xangô, também é indicada para banhos e defumações.

A defumação de jurema preta é indicada para preparar a casa antes de algum trabalho ou feitiço, bem como para inícios e finais de ciclo, como o ano novo e aniversários. Seu banho também pode ser usado com o mesmo fim, seguindo as devidas orientações.

Mulungu

Flor de mulungu.

Conhecido remédio natural, o mulungu, ou eritrina, atua sobre o sistema nervoso, acalmando e ajudando a combater a insônia. Além disso, combate inflamações e tem efeito analgésico. Pode ser usado em defumações e banhos, inclusive em trabalhos com Xangô.

Usado nas obrigações de cabeça dos filhos desse orixá, o mulungu também pode ser incluído em banhos de limpeza. É importante sempre buscar a orientação de alguém experiente em banhos antes de usar qualquer tipo de erva.

As ervas de Xangô representam a justiça divina!

Sombra de mulher com os braços para o alto, enquanto o sol se põe.

Assim como muitos símbolos conhecidos, o conjunto das ervas de Xangô pode representar a justiça divina. Isso porque ele é o Senhor da Justiça e, através do seu machado de duas lâminas, sempre faz o que é certo. Ele corta o mal com um lado e ajuda a quem é merecedor com o outro.

Segundo a tradição do candomblé e umbanda, as ervas de Xangô são um elo entre a boa vontade, o orixá e as necessidades dos seus filhos. Em outras palavras, elas são um poderoso instrumento carregado de energia ativa e curativa. Através delas, Xangô concede coragem, garra e justiça aos seus filhos.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


ervas religiões banhos rituais

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.