Quartzo rosa e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

Quartzo rosa e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

Conhecida como a pedra do coração, o quartzo rosa acalma, combate a ansiedade, atrai amor e aumenta a autoestima. Aprenda como usar os poderes desse cristal!


Quais as propriedades da pedra quartzo rosa?

Pedras brutas de quartzo rosa dentro de recipiente marrom, o qual se encontra rodeado de plantas.

As propriedades do quartzo rosa estão ligadas ao amor incondicional, à paz e harmonia. Ele alivia o estresse reduz a ansiedade, além de ser excelente para aumentar a autoestima. Esse belo cristal nos ensina a essência do amor, acendendo dentro de nós a energia do amor incondicional por nós mesmos e pelos outros seres.

Por isso, se você procura um amor, esse é o cristal indicado para você, pois ele atrai a sua alma gêmea e facilita relacionamentos interpessoais, favorecendo, também, novas amizades.

Além disso, este tipo de quartzo é uma pedra com excelentes propriedades terapêuticas. Seu poder acalma o coração, trazendo o conforto e a segurança que precisamos para nos sentirmos plenos, aliviando traumas e momentos de crises e estimulando o perdão e o desapego.

Devido a essa versatilidade, é importante saber suas características e ligações com os chakras para utilizá-lo corretamente. Prepare-se para aprender os segredos desse poderoso cristal.

Características do quartzo rosa

Pedra de quartzo rosa em formato de esfera.

O quartzo rosa, como o próprio nome sugere, é uma cristal cor-de-rosa, com tons pálidos que muitas vezes se confundem com o branco, tanto em sua forma bruta quanto em sua forma rolada. Continue lendo para descobrir se essa pedra é ideal para o seu signo, sua profissão e muito mais.

Signos

O quartzo rosa é excelente para os signos de Touro e Libra, devido às suas propriedades ligadas ao amor, compaixão e beleza.

Já que existe a tendência de nativos de Câncer e Peixes serem bastante fragilizados pela influência de outras pessoas, o quartzo rosa também é extremamente indicado para esses dois signos, que são regidos pelo elemento água.

Vale salientar que o quartzo rosa pode ser utilizado por qualquer signo. Homens, especialmente mais frios ou insensíveis, terão mais facilidades de demonstrar afeto quando utilizarem esse cristal.

No entanto, existe uma contraindicação para o uso do quartzo rosa por qualquer signo. Caso você possua tendências a se apaixonar facilmente ou a imaginar relacionamentos platônicos, essa tendência poderá ser mais aflorada com esse cristal.

Chakra

O quartzo rosa está intimamente ligado ao chakra cardíaco, localizado na região próxima ao coração. Essa associação ocorre devido à cor rosa do cristal, que está relacionada com o bem-estar, e à cura de problemas relacionados ao coração, tanto em nível físico, quanto emocional. Por isso, ele é indicado para reduzir refeitos de sintomas psicossomáticos.

Quando colocado próximo ao chakra cardíaco, o quartzo rosa acalma, reduz os níveis de estresse e de ansiedade, promovendo uma melhor qualidade de vida. Além disso, ele é excelente para retirar bloqueios emocionais, curando mágoas e ensinando a perdoar.

Ademais, se você deseja encontrar um amor ou fazer as pazes consigo mesmo, utilizar este cristal sobre o seu coração é capaz de promover verdadeiros milagres.

Elemento

O cristal de quartzo rosa é regido pelo elemento água, o elemento intimamente relacionado com as emoções e a intuição. As energias do elemento água fazem dessa pedra uma ótima escolha para remover bloqueios emocionais, inspirar pensamentos positivos e transmutar emoções negativas que não nos servem mais.

Ademais, esse cristal é excelente para nos ensinar a lidar com as mais puras manifestações de amor, nos trazendo lições importantes sobre relacionamentos e sobre nossas próprias emoções.

Devido às fortes influências femininas, o quartzo rosa pode ser utilizado por todos que precisam ouvir a sua própria voz e desejam aprender a lidar com suas próprias emoções, expressando-as de maneira melhor. Use-o também para afastar apatia e aumentar sua beleza física.

Planeta

O quartzo rosa possui como regente planetário o planeta Vênus, que rege tudo o que é belo. Devido à associação com esse planeta poderoso, o cristal de quartzo recebe forte influência feminina.

As energias do planeta Vênus concebem ao quartzo rosa poderes ligados ao amor e à beleza, especialmente quando utilizado por mulheres. Sua relação com a beleza é tanta, que utilizar massageadores de quartzo rosa em tratamentos de beleza virou uma prática comum.

Além de estimularem a circulação da pele, eles ainda a recarregam com energias de Vênus. Os poderes do quartzo rosa são potencializados nas sextas-feiras, dia também associado a Vênus, especialmente quando o planeta brilha no oeste do céu, ao fim da tarde, logo próximo ao pôr-do-sol.

Profissões

O quartzo rosa é a pedra essencial para as profissões que envolvem cuidado ao próximo, o atendimento ao público, bem como a beleza e as artes.

Exemplos de profissões que melhor se beneficiam dos poderes dessa pedra são: artistas, babás, cabeleireiros, donos de casa, educadores, esteticistas, estudantes, modelos, secretários e terapeutas holísticos.

Além disso, devido ao seu intenso poder de cura e sua energia de estabelecer empatia com os outros, o quartzo rosa é excelente para profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos (em especial cardiologistas, geriatras, obstetras, pediatras e psiquiatras), parteiros, psicólogos e veterinários.

Para se beneficiar das energias dessa pedra, deixe-a no seu ambiente de trabalho, preferivelmente na sua mesa. Se você trabalha externamente, prefira levá-la em seu bolso direito.

Dureza e vibração

O quartzo rosa é um cristal duro. Na escala de Mohs, que é usada no estudo dos minerais para determinar a dureza das pedras, ele possui índice de dureza de 7.0, como todos os outros integrantes da família do quartzo.

Isso quer dizer que este cristal possui uma boa resistência à água, podendo, então, ser molhado. Além disso, sua cor não desbota facilmente se exposto à luz e a altas temperaturas.

Já a vibração do quartzo rosa é receptora e feminina, o que faz dele excelente para atrair energias. Por isso, é indicado que ele esteja sempre que possível exposto e em contato com o seu corpo, para que você receba a energia fluindo do cristal e, assim, atraia o que deseja.

Origem e composição

O quartzo rosa é originário de países como África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Índia, Japão e Madagascar. Sua composição química consiste em sílica, outro nome comum do dióxido de silício.

Embora o nome dióxido de silício pareça ser algo perigoso, ele é, na verdade, um dos componentes químicos comuns que fazem parte da nossa vida, pois a areia e até mesmo o quartzo presente nas telas dos nossos celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos são formados a partir dele.

Efeitos do quartzo rosa no corpo espiritual

Diversas pedras brutas de quartzo rosa amontoadas juntas.

Os efeitos do quartzo rosa no corpo espiritual incluem promoção de harmonia e clareza, limpeza de negatividade, aumento da autoestima e do amor-próprio, além do estímulo ao perdão. Use-o sempre que precisar atrair essas energias para sua vida. Aprenda a seguir dicas de como utilizá-lo para manifestar o que deseja.

Harmonia

Para atrair harmonia, experimente meditar com um quartzo rosa. Caso exista algum local na sua casa ou no ambiente trabalho em que muitas brigas são frequentes, deixe cristais de quartzo rosa nesse ambiente para harmonizá-lo. As brigas serão reduzidas e as relações entre as pessoas melhorarão.

Você também pode presentear quartzo rosas para pessoas que nutrem algum tipo de mágoa ou sentimento negativo sobre você. Esse ato de gentileza não somente neutralizará os sentimentos ruins, como trará harmonia, melhorando o convívio.

Nos casos em que não seja possível deixar um quartzo rosa no ambiente ou dá-lo de presente, basta ter um quartzo rosa sempre no seu bolso, ou como parte de um acessório, preferivelmente na forma de pingente ou anel.

Clareza

Para trazer mais clareza para a sua vida, experimente essas dicas. Quando a lua estiver crescente, medite com um quartzo rosa, segurando-o em suas mãos. Faça uma pequena oração, pedindo para que seus guias espirituais tragam mais clareza para a sua vida.

Uma alternativa à meditação é deixar um cristal de quartzo rosa num local em que seja possível vê-lo assim que acordar. Quando vê-lo, imagine sua vida mais plena e clara.

Além disso, experimente ter um pequeno obelisco de quartzo rosa no seu quartzo. As energias do cristal serão emanadas dele, afastando energias negativas que estão bloqueando a sua clareza. O obelisco e cristal funcionará como uma sentinela que está sempre atenta para trazer as energias ao seu favor.

Limpeza de negatividades

Para limpar as negatividades, deixe cristais de quartzo rosa no ambiente carregado, preferivelmente nos locais mais altos desse lugar (em cima de prateleiras, armários ou estantes, por exemplo).

Alternativamente, você pode fazer um spray contra a negatividade. Em um borrifador, acrescente água filtrada, sete cristais de quartzo rosa rolados, uma pitada de sal grosso e um ramo de alecrim fresco. Deixe a mistura macerar por uma hora e borrife-a no ambiente.

Se desejar, você pode substituir o ramo de alecrim pelo óleo essencial dessa erva. Após realizar a limpeza do ambiente, lave o quartzo rosa com água corrente e deixe-o em contato com a terra (pode ser em um vaso de plantas) para que as energias negativas sejam aterradas.

Autoestima

O quartzo rosa traz amor-próprio e permite que a autoestima seja cultivada. Utiliza-lo diariamente em um acessório, como joia ou bijuteria, provocará uma mudança através de uma limpeza profunda.

Essa limpeza não somente protegerá seu coração, como fará com que qualquer energia negativa que possa afetar o seu bem-estar e sua autoestima seja bloqueada. Além disso, se não possível utilizá-lo como acessório.

Deixe-o ao alcance de suas mãos, como no seu bolso ou bolsa, e segure-o forte todas as vezes que precisar que a sua autoestima seja reforçada. Quando tocá-lo, imagine a energia desse cristal mudando o seu astral, recitando: “Suave como a brisa de verão, fluente como essa rima. Chama rosa vibrante do cristal, melhore minha autoestima”.

Amor próprio

Sempre que desejar aumentar ou cultivar o seu amor-próprio, realize esse pequeno ritual com o quartzo rosa. Em um local tranquilo, deite-se numa posição confortável com a barriga para cima e posicione um cristal de quartzo rosa sobre seu coração.

Inspire profundamente, enquanto visualiza uma fumaça rosa entrando no seu corpo e te preenchendo com a energia do amor. Ao expirar, imagine que todas as energias ruins estão sendo expulsas do seu corpo, numa espécie de fumaça acinzentada.

Quando se sentir preparado, recite, em oração: “Que a energia do amor flua dentro do meu corpo e se espalhe por todo o meu ser. Cultivo em mim a semente do amor-próprio e aprendo a me amar exatamente do jeito que o Universo planejou para ser”.

Perdão

O quarto rosa é uma das pedras mais poderosas para nos ensinar o dom do perdão. Se deseja aprender a perdoar alguém que te fez mal, medite com esse cristal, segurando-o em suas mãos bem próximas ao peito.

Enquanto medita, não reviva os maus sentimentos e experimente ver as melhoras que acontecerão na sua vida assim que você seguir em frente. Se desejar, acenda um incenso de rosas brancas ou gerânio.

Recite o seguinte: “Acendo a chama do perdão universal, espalho o bem por onde passo, me livrando de mágoas de todos que já me fizeram mal”.

Realize esse pequeno ritual diariamente e, com o tempo, verá que as mágoas desaparecerão e que você será capaz de superar tudo o que te aconteceu.

Efeitos do quartzo rosa no corpo físico

Pessoa segurando pedra bruta de quartzo rosa com as duas mãos.

Os efeitos do quartzo rosa no corpo físico incluem o tratamento de estresse, ansiedade, além de doenças cardíacas, circulatórias e renais, como uma forma de tratamento complementar ao tratamento alopático.

Caso sofra de algum desses problemas, aprenda a seguir como utilizar esse corretamente cristal pata melhorar sua qualidade de vida.

Bom para doenças do coração

Uma vez que o quartzo rosa está associado ao chakra cardíaco e ao planeta que governa as emoções, ele é um ótimo agente de cura para doenças do coração. Sempre que sentir seu coração tenso, repouse e faça uma pequena meditação com um quartzo rosa no seu peito.

Você pode também adquirir um quartzo rosa em formato de coração para potencializar esse ato curativo alternativo.

Além disso, uma massagem na área afetada com cristais de quartzo rosa eliminará as tensões e trará mais conforto. Lembre-se de que doenças cardíacas são sérias e precisam também ser acompanhadas por um médico cardiologista.

Os cristais tratam os problemas físicos a partir das energias do espírito e da alma, complementando os efeitos do tratamento tradicional.

Sistema circulatório

O poder do quartzo rosa no sistema circulatório te auxiliará no tratamento de problemas relacionados à circulação sanguínea. Para isso, use um cristal de quartzo rosa para massagear a área do seu corpo que você deseja que tenha a circulação melhorada.

Se você deseja melhorar a circulação sanguínea em geral, utilize-a próxima ao seu chakra cardíaco, no centro do seu peito. Isso não somente reduzirá as tensões, como também te auxiliará a se desfazer de mágoas, além de remover bloqueios energéticos que podem estar atrapalhando o fluxo da corrente sanguínea.

Você pode também energizar a sua água, colocando um cristal de quartzo rosa ao lado da garrafa ou jarra de vidro com água por cerca três horas antes de bebê-la.

Combate estresse e ansiedade

Se você sofre de ansiedade e deseja combatê-la, o quartzo rosa é o cristal mais indicado. Sua energia terna e poderosa age diretamente no campo energético e mental, trazendo efeitos extremamente positivos para o seu corpo, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Sempre que se sentir estressado ou ansioso, feche os olhos, ponha um cristal de quartzo rosa na mão oposta à mão que você utiliza para escrever (se for ambidestro, use a mão com a qual você possui menos desenvoltura na escrita) e feche-a com força.

Respire fundo e imagine a energia acolhedora do cristal vibrando e se espalhando por todo o seu corpo, até formar um casulo que te protege de todas as influências negativas.

Combate de doenças renais

Por estar intimamente ligado à saúde dos rins, o quartzo rosa é utilizado em tratamentos alternativos para doenças renais, já que algumas doenças físicas possuem origens emocionais.

O principal uso do quartzo rosa para auxiliar os rins é através de seu elixir. Para fazê-lo, encha uma garrafa de vidro transparente com água mineral. Em seguida, disponha cinco quartzos rosas ao redor dela, formando uma estrela de cinco pontas.

Faça uma pequena oração, enquanto imagina a energia dos quartzos rosas penetrando a água e emanando-a com suas energias. Deixe os cristais dispostos nessa maneira por três horas e use esse elixir diariamente.

Jamais ponha cristais na água que irá beber, pois eles podem liberar sais que podem prejudicar os seus rins.

Como usar o quartzo rosa?

Pedras arredondadas de quartzo rosa dentro de recipiente marrom, em volto de outros cristais roxos.

A seguir, aprenderemos como usar o quartzo rosa para meditar. Aqui, também incluímos maneiras comprovadas de aproveitar suas energias em ambientes diversos, como em seu local de trabalho. Confira logo abaixo e se beneficie dessas dicas preciosas.

Como usar o quartzo rosa na meditação

O quartzo rosa é usado na meditação de duas formas principais. Na primeira, é preciso que o cristal esteja em contato direto com a pessoa, ficando logo em cima de sua roupa ou, preferivelmente, em contato com a sua pele.

Outra maneira é através do contato indireto. Nessa versão, é preciso que os quartzos rosas estejam dispostos numa área delimitada em torno de seu usuário, preferivelmente um círculo ao seu redor ou simplesmente deixados em pontos estratégicos de poder do ambiente, como, por exemplo, cada ponto de encontro das paredes.

Quando meditar, é necessário que o chakra do coração seja ativado por meio de uma visualização desse ponto de poder, bem como dos cristais que você está utilizando, pulsando em uma energia cor de rosa.

Como usar o quartzo rosa como pingente

Para usar o quartzo rosa como pingente, esteja atento para essas dicas. Ao escolher o pingente, lembre-se de que, se você deseja atrair o amor, seu pingente precisa estar visível para os outros. Escolha um quartzo rosa de cor mais intensa, evitando os mais pálidos e que parecem brancos.

Além disso, é importante saber se o formato do pingente que escolheu está de acordo com as energias que deseja atrair. Para atrair um verdadeiro amor, use um pingente em formato de coração.

Para repelir energias negativas, opte por uma estrela de cinco prontas (pentagrama), um anjo ou uma figa de quartzo rosa. Para maior autoestima, use o quartzo rosa rolado ou um obelisco. Já um quartzo rosa bruto servirá para qualquer finalidade.

Como usar o quartzo rosa no ambiente

Você pode deixar quartzos rosas no ambiente para melhorar o astral e transmutar as energias dele. Para isso, escolha lugares estratégicos, dependendo do que você deseja atrair. Deixado na sala, o quartzo rosa apazigua brigas.

Para atrair amor para seu lar, deixe um cristal de quartzo rosa no batente de cada janela da sua casa, bem como do lado de fora de cada porta de saída e entrada dela.

Para que seu ser amado seja mais sensível e amoroso com você, deixe um quartzo rosa embaixo do colchão onde ele normalmente dorme.

Além disso, você pode adquirir objetos decorativos esculpidos nessa pedra para usar no seu ambiente. Além de deixá-lo mais bonito, o objeto também trará a energia desse poderoso cristal.

Como usar o quartzo rosa no trabalho

Quando usado no trabalho, o quartzo rosa ajuda a tornar o ambiente mais amistoso e leve, pois facilita os relacionamentos interpessoais. Para melhor relações com os clientes, deixe um quartzo rosa grande na sua mesa de trabalho.

O quartzo rosa pode ser deixado próximo ao bebedouro ou em cima do filtro do trabalho, para que suas energias sejam transferidas para a água e todos que beberem dela se beneficiem dela.

Para emanar energias positivas no ambiente, experimente usar um obelisco no local mais frequentado do trabalho (como a recepção ou até mesmo na sua sala) para que as energias negativas sejam absorvidas e transmudadas.

Alternativamente, uma pequena pirâmide de quartzo rosa terá efeitos muito semelhantes, porém mais sutis.

Manutenção do quartzo rosa

Várias pedras de quartzo rosa juntas umas das outras.

O quartzo rosa possui uma manutenção bastante simples, pois pode ser limpo com água. Jamais utilize produtos de limpeza sobre ele, pois não somente reduzirá suas energias, como comprometerá sua eficácia.

Como toda pedra utilizada para fins místicos e curativos, ele precisa ser limpo e energizado. Confira a seguir.

Limpeza e energização do quartzo rosa

Quando desejar limpar seu quartzo rosa, coloque-o sobre as suas mãos em formato de concha diretamente na água corrente (pode ser a torneira da sua casa). Feche os olhos enquanto segura seu cristal sob a água e imagina uma luz rosada emanando da sua pedra e iluminando tudo ao seu redor.

Então, recite, em prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”. Em seguida, é chegada a hora de energizar a sua pedra.

Para isso, deixe-a em um vaso de plantas ou na sua janela para que ela receba a luz direta do sol e da lua por no mínimo três horas. Após isso, ela já pode ser utilizada.

Onde encontrar o quartzo rosa?

O quartzo rosa é um cristal muito popular que pode ser facilmente encontrado em lojas esotéricas, de artigos religiosos, em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais. Quando for adquirir a sua pedra, procure um exemplar de cor rosa mais intensa.

Você pode se beneficiar dessa pedra tanto na forma bruta quanto na forma rolada. Você pode utilizá-la como uma pedra em seu pingente, anel, bracelete ou até mesmo chaveiro.

Caso você tenha sorte de morar numa região próxima a uma brecha geológica, você poderá até mesmo encontrar quartzos rosas em seus passeios, pois ele é um cristal natural. Seguindo sua intuição e essas dias, não há como errar.

Posso presentear o amado com um quartzo rosa?

Pedra bruta de quartzo rosa em fundo branco.

O ato de presentear o amado com uma pedra de quartzo rosa é um poderoso ritual de amor, e que é utilizado em várias culturas ao redor do mundo como uma maneira de dizer ao universo e à pessoa amada que você gostaria de passar a vida junto a ela.

Como o quartzo rosa é regido por Vênus, a deusa romana do amor, você pode potencializar a energia desse ato mágico presenteando um quartzo rosa numa sexta-feira, preferivelmente em lua crescente.

Ademais, de acordo com a tradição, se duas pessoas que se amam possuem quartzos rosas em formato de coração, o vínculo entre elas se tornará mais forte, protagonizando, assim, uma intensa história de amor.

Por isso, quando presentear alguém com um coração de quartzo rosa, certifique-se também de possuir um idêntico, para que o amor entre vocês possa florescer.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar cristais

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Você conhece todos os tipos de pedras e cristais? Descubra mais sobre as utilidades de cada uma e sua preciosa magia!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.