Significado dos cactos: espiritual, em casa, como presente e mais!

Significado dos cactos: espiritual, em casa, como presente e mais!

As cactáceas são plantas fáceis de cuidar, com cores, flores e variadas formas. Mas há muita espiritualidade guardada nessa planta. Saiba mais!


Conheça o significado dos cactos!

Cacto sobre fundo de parede rosada.

Os cactos são plantas pertencentes à família das suculentas e seu principal significado é a proteção. O universo dos cactos não é complexo. Quanto mais você conhece, melhor entende a importância desse arbusto em todos os sentidos.

Mais importante do que reconhecer um cacto é saber quais plantas não o são e, assim, evitar situações inconvenientes. Um bom exemplo está nas plantas da família Euphórbias, que são vendidas como cacto candelabro ou mandacaru.

Plantas dessa espécie possuem o látex com substâncias tóxicas que podem causar graves irritações nas mucosas, boca e olhos. No entanto, os cactos que vamos tratar nesse artigo não representam perigo, todas as suas frutas são comestíveis e alguns geram flores maravilhosas. Veja mais a seguir.

Universo dos cactos

Conjunto de vários cactos achatados juntos.

É verdade que existem várias espécies de cactos. Apesar de serem fáceis de cuidar, precisam de uma atenção especial. Servem de lindas ornamentações e ainda combinam com festas. Continue lendo para conhecer esse universo!

Diferentes origens e espécies dos cactos

Existem mais de 1500 espécies de cactos espalhadas e catalogadas pelo mundo e esse número só cresce. Quanto à sua origem, o termo cacto apareceu pela primeira vez há cerca de 300 a.C., na Grécia, por meio de um trabalho sobre as plantas cuja principal característica era sua forma espinhosa.

Hoje, sabemos que os cactos ou cactáceas são apenas uma das famílias do grupo Suculentas no reino das plantas. No Brasil, cultivam-se espécies mais conhecidas e seus nomes populares são: Mandacaru, Cacto Macarrão, Cacto Pedra, Cacto Pera, Cacto San Pedro, Cacto do Peru e Coroa de Frade

Capazes de crescer em lugares inóspitos, são famosos por estarem presentes em terras desérticas ou em pedreiras. No entanto, tornaram-se tendência para o cultivo doméstico, tanto pela sua forma simples quanto pelo fácil manejo.

Características visuais dos cactos

Muito diferentes da imagem que são reproduzida pelos desenhos, os cactos são visualmente atrativos: dependendo da sua espécie, possuem muitas formas e cores. No entanto, as composições mais básicas dessas plantas são caules compridos, seguimentos curtos e tecidos grossos. Seus espinhos são, na verdade, suas folhas.

Há cactos de formas cilíndricas como o exemplo do Cacto Botão, nele também cresce flores na cor vermelha. Existem também os Cactos-cor-de rosa, que, como sugere o próprio nome, são rosados, breves e se encontram em unidades. Também cabem em vasos bem pequenos ou em xícaras.

Os cactos com flores dão uma composição romântica ao ambiente. Mas, se preferir reunir cactos de diversas espécies em um só lugar, o resultado será um visual mais divertido e aconchegante.

Não são perigosos, mas o ideal é saber distinguir o que não é um cacto do que é, pois há plantas com características semelhantes vendidas como tal.

Características físicas dos cactos

A estrutura física dos cactos são adaptadas para sobreviverem em lugares áridos e sem água por muito tempo. Por isso, são consideradas por cientistas como plantas evoluídas. Os tecidos dessa família botânica são ideais para o armazenamento de água. Assim, sobrevivem em períodos de maiores estiagens.

O grande corpo verde dos cactos é responsável pelo processo de captação da luz para a fabricação do seu alimento - a fotossíntese. Suas folhas foram se transformando em espinhos ao longo de anos de evolução para evitar a perda maçante de água.

Alguns cactos produzem flores muito bonitas, macias e de cores intensas. A Flor de Maio, por exemplo, é uma delas. Infelizmente, o tempo de permanência dessas florescências é bem pequeno. Mas vale a pena colecionar algumas espécies para vê-las aparecerem.

Como cuidar de um cacto?

Cuidar de cactos é uma tarefa simples. Sua rega é escassa e, dependendo das espécies e do modo em que estão sendo cultivadas, esse tempo pode chegar até a 15 dias. Mas, mesmo com isso, essas plantas precisam de atenção especial em alguns aspectos para prolongar a vida e manter suas cores vivas.

A primeira atenção ao cuidar de um cacto é garantir que eles recebam bastante luz solar diretamente. A sombra e umidade não são favoráveis para sua manutenção, então não economize no sol com essas plantinhas.

Outra e não menos importante recomendação é o cuidado com os vasinhos dos cactos. É importante que esses sejam de cerâmica ou de plástico e que tenham furinhos no fundo. Esses furos garantem a drenagem do excesso de água, o que é ideal para a sobrevivência do seu cacto.

Diferentes significados dos cactos

Conjunto de pequenos cactos achatados com flores rosas.

Há um significado espiritual para os cactos. Em várias culturas e religiões, as características visuais e físicas também possuem uma essência simbólica de proteção, absorção ou afastamento de energias negativas. Leia atentamente para entender essa diversidade de significados.

Significado espiritual dos cactos

Os cactos são guardiões. Isso ocorre por serem especialmente poderosos no mundo espiritual, são plantas fortes e adaptáveis para viver em ambientes difíceis. Tê-los em janelas e portas são a forma ideal de manter energias desfavoráveis bem longe de você

Os guardiões afastam a inveja, encantamentos maliciosos, vibrações ruins de tristeza, desmotivação e contendas. Também têm o poder de transmutar essas energias, transformando-as em boas. Mas o ideal é que ele esteja na parte de fora da casa para que exerça seu papel.

Se o cacto morre, isso significa que ele cumpriu o seu ciclo de proteção. Portanto, pode ser substituído por outro. Eles também inspiram a esperança e combatem sentimentos de solidão e sensações desagradáveis de abandono.

Significado dos cactos na Bíblia

A palavra cacto não aparece diretamente na bíblia cristã. No entanto, no livro de Jeremias há uma referência a essa plantinha por meio de metáfora. No capítulo 17:06 desse livro tem-se o seguinte: "Porque será como arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem".

A passagem se refere ao afastamento do coração do homem da vontade de Deus. No mesmo versículo, porém, em uma linguagem mais atualizada, a palavra cacto aparece em lugar de "arbusto". Contudo, há outras reflexões cristãs sobre os cactos.

Uma delas é sobre ser forte e perseverante. Dessa forma, devemos ser como eles, pois, o cacto, uma planta solitária, é capaz de sobreviver em ambientes hostis, onde seus espinhos são apenas estratégias para afastar predadores. Além disso, também é capaz de ações improváveis para si, como gerar flores.

Significado dos cactos na Umbanda

Para a umbanda, os cactos atraem energias positivas. Ele está entre as plantas mais importantes e mais acessíveis por seu poder de transformar as energias ao redor. Assim, vibrações pesadas podem ser modificadas, trazendo a leveza e a proteção para o ambiente.

Ter um cacto é essencial. Entre as vibrações ruins que ele é capaz de absorver estão a inveja, o mau olhado, a tristeza, a sensação de mal estar, o medo e a energia de pessoas que não estão bem intencionadas. Além disso, é a planta do orixá Exu.

Esse orixá está associado a uma divindade de luz que auxilia nos trabalhos espirituais. Também é um espírito mensageiro que transita em diversos níveis divinos e que faz a ponte entre o humano e o mundo imaterial.

Significado dos cactos para o Feng Shui

No feng shui, os cactos servem como purificadores. No entanto, há algumas recomendações importantes na forma de utilizá-lo para que ele cumpra esse papel sem conflitar as energias ou obter o efeito contrário do que se pretende.

Todos podem ter um cacto, porém a primeira recomendação é não cultivá-lo dentro de casa, pois ele promove o aumento da sensação de perturbação. Apesar de ser uma decoração maravilhosa, o lugar apropriado para que absorva as energias ruins é do lado de fora.

Outra sensação não muito boa obtida com o cultivo do cacto dentro de casa é a emotividade ou a sensibilidade excessiva a aspectos, palavras e acontecimentos que não são relevantes. Portanto, para a decoração estar em sintonia com o feng shui, é importante que ele esteja na área externa do seu lar.

Significado dos cactos no amor

Em relação ao amor, os cactos oferecem energias de estabilidade e harmonia. Assim como podem habitar em lugares improváveis e ainda florescer, essa mesma energia forte da persistência natural é trazida para quem quer mais carinho.

Se você pretende ter um amor forte que resista a períodos difíceis, ter um cacto aumenta essa vibração em direção à realização desse desejo. No caso de querer proteger os laços de amor entre amigos e familiares, cultivar essa planta como o guardião da casa é uma opção certeira.

Significado dos cactos no casamento

Os cactos são plantas com estruturas fortes e resistentes. No casamento, significam proteção e segurança. Por isso, a energia que trazem para a união matrimonial é agradável.

Os cactos são tão estimados que sua presença no ambiente de festas de casamentos tem sido cada vez mais comum pela sua forma simples. Eles podem servir de decoração no casamento e, com o design adequado, são permitidos até como lembranças.

A imagem do cacto é harmoniosa com todas formas de ocasião, pois dão vitalidade ao mesmo tempo em que funcionam como guardiões espirituais.

Significado dos cactos na amizade

Quem oferece um cacto de lembrança para seu amigo está lhe oferecendo também um amor durável. Como dito antes, o cacto é um guardião espiritual, logo, oferecer essa plantinha é um ato de querer bem e, mais ainda, uma verdadeira demonstração de amor e ternura.

Os cactos afastam as más influências e aspectos que não são verdadeiros. É um potente purificador de energias na questão da amizade.

Contudo, essas plantas são a epítome da durabilidade e da resistência. Diz-se que quem recebe um cacto de um amigo está recebendo vida longa e prosperidade. Dessa forma, ele já pode entrar para a lista de presentes de aniversários.

Significado da tatuagem de cactos

O principal significado do cacto é a sua resistência. Assim, tatuar um simboliza não só sua estima por esse arbusto, mas também a sua busca por uma fonte de força e proteção.

A preferência pela tatuagem de cactos tem crescido na medida em que as pessoas começaram a entender melhor sua representação no mundo espiritual. Além disso, o estigma ruim que existia sobre essa planta também foi eliminado.

Agora, a escolha pela tatuagem de cacto certamente será melhor interpretada como alguém capaz resistir da melhor forma a situações desagradáveis e que, além de ser evoluído, também surpreende com as mais belas flores.

Significado de sonhar com cactos

Sonhar com cactos significa esperança. Você terá sonhos com essa planta quando estiver enfrentando momentos difíceis. Portanto, será avisado de que este é momento para ter fé e se manter firme, apesar de tudo.

Manter-se bem em um momento difícil é, obviamente, a mais distante das possibilidades. Por isso, se os pensamentos não te ajudam a ter fé de que tudo irá se resolver, o ideal é recorrer a estratégias que ajudarão com isso.

A primeira e mais recomendável maneira de lidar com os problemas é procurar alguma atividade prazerosa, tomar um banho, vestir sua melhor roupa, ir caminhar ou ver o pôr do sol. Ações desse tipo farão com que você esteja agindo conforme a orientação do sonho, dissipando as energias da tristeza.

Diferentes simbologias dos cactos

Território com vários cactos de diferentes tamanhos e pôr do sol ao lado direito.

Os cactos tem uma simbologia diferente para cada ocasião. Já entendemos que eles são ótimos como presente, lembranças e que ficam lindos em decorações. Nessa parte do texto, entenda quais outras simbologias os cactos carregam e utilize-as em seu favor.

Simbologia dos cactos

No plano espiritual, os cactos simbolizam os guardiões da casa. São protetores por absorver e afastar todas as vibrações ruins. Para a ciência, são plantas evoluídas, resistentes e com estratégias incríveis de sobrevivência.

É uma planta tão maravilhosa que suas qualidades servem de metáforas para aprendermos lições de vida. Uma delas é ser forte e enfrentar os problemas com firmeza, sem reclamar. Assim, ser como um cacto é ser perseverante e valente.

A adaptação é uma das maiores premissas dessa planta. Logo, a energia de estar pronto para qualquer situação e a capacidade de se encaixar e de tirar proveito daquilo que parece impossível também é sustentada por meio do cultivo de cactos.

Simbologia dos cactos na sua casa

Ter um cacto na sua casa é ter um guardião de proteção contra alguns males espirituais, além de uma decoração leve e acessível, tornando seu lar um ambiente mais aconchegante e personalizado. Podem ser colocados do lado de fora, em janelas ou em vasos suspensos na parte externa da porta.

Os cactos maiores podem ser cultivados também no jardim de sua casa. Não representam perigo para os animais e suas formas esculturais são agradáveis aos olhos.

Há cactos tão pequenos que podem ser colocados em xícaras de porcelana. Podem estar posicionados na varanda ou em mesas de centro. Mas o ideal é deixá-los do lado de fora da casa, onde devem ter acesso livre e contínuo à luz solar.

Simbologia dos cactos como presente

Um cacto como presente é um ato de carinho e amor. Quem recebe essa planta está cercado de boas amizades, além de começar a usufruir de uma energia boa por meio dela.

Se você pensa em dar um cacto de presente, está acertando em cheio na escolha. Cactos são fáceis de cuidar e sempre contribuem para a leveza do ambiente, estando sozinho ou junto de outras plantas, desde que esteja em seu próprio vasinho, pois sua rega não é feita diariamente.

Dar um cacto que floresce é um dos melhores presentes. Isso ocorre porque a ação de cuidar para que ele dê suas primeiras flores gera uma energia de aumento de expectativas, o que é muito agradável para a mente e para a alma.

Simbologia dos cactos para os mexicanos

Os cactos para os mexicanos são um símbolo que representa uma nação duradoura. Mas o México é conhecido coma terra dos espinhos pela própria abundância dessa vegetação nesse país.

Eles também são parte do desenho da bandeira mexicana. Na imagem, vemos uma águia pousando sobre um ramo de cactos com uma serpente em seu bico. Nela, a planta representa não só a composição terrestre, mas também um símbolo de otimismo de uma terra marcada por vários conflitos.

Na espiritualidade, o cacto mais famoso por seu alto poder energético é o Nopal. Ele é típico da região e fácil de ser reconhecido pela sua forma escultural e ramificações achatadas. Além disso, é uma planta importante na economia mexicana, na gastronomia e na medicina.

Simbologia dos cactos para os nativos americanos

Para os nativos americanos, os cactos são símbolo da sobrevivência. Há 3 mil anos, povo conhecidos como Apaches habitaram regiões desérticas do Arizona e da Califórnia. Os cactos, no entanto, sempre formaram a principal vegetação desses locais.

Haviam espécies gigantes no deserto de Sonora, na América do Norte. Essas plantas suportavam até 5 anos sem uma gota de água. Os Apaches, por sua vez, driblavam as condições de sobrevivência, retirando a água de dentro deles.

Na espiritualidade, o cacto sagrado era chamado de Peyote e era utilizado pelos nativos americanos, inclusive pelos povos Apaches, em rituais xamânicos. Anos mais tarde, os efeitos narcóticos dessa planta foram descobertos e, com isso, aflorou-se a perseguição religiosa no combate ao uso e à existência desse cacto.

Os cactos possuem uma simbologia de fortaleza e persistência?

Cacto achatado com flor rosa na ponta em meio a terra seca.

Os cactos sempre possuíram uma simbologia de fortaleza e resistência. Se antes, entre os povos antigos, eram sinônimo de provisão e sobrevivência, agora, eles são a epítome da persistência em dias difíceis.

Seu poder como guardião é creditado pelo Feng Shui, Umbanda e Candomblé. Nessas práticas, os cactos estão muito além de belas decorações, pois são pontes na busca da harmonia do homem com seu mundo espiritual.

Assim, se você quer atrair boas energias para sua vida e afastar as ruins, nada melhor do que tomar como base o conhecimento de antigas tradições sobre essa tão evoluída planta.

Autor deste artigo

Sou jornalista, contadora de histórias e apaixonada por todas as artes. Quando escrevo, sinto que o mundo se torna um lugar melhor. Depois ele deixa de ser, então escrevo outra vez.

Palavras-chave relacionadas


feng shui

Artigos relacionados


Conheça as principais plantas que atraem sorte para ter na sua casa!

Conheça as principais plantas que atraem sorte para ter na sua casa!

Sabia que plantas podem atrair sorte? Aprenda neste artigo qual é a melhor opção de planta para atrair prosperidade para o seu ambiente! Clique e descubra!


Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Azul para o banheiro, preto para o quarto de dormir. Descubra por que é tão importante escolher as cores de acordo com os ambientes da sua casa no Feng Shui.


Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Descubra aqui as principais plantas protetoras utilizadas no Feng Shui para renovar as energias e trazer inúmeros benefícios para o seu lar e a sua família!


Numerologia da casa: veja a relação com o Feng Shui e como calcular a sua!

Numerologia da casa: veja a relação com o Feng Shui e como calcular a sua!

A numerologia da casa é baseada na crença de que os números exercem influência no lar e nas energias presentes nele. Confira o número da sua e o que ele emana!


Feng Shui para sala: Como usar, decoração, espelhos, plantas e mais!

Feng Shui para sala: Como usar, decoração, espelhos, plantas e mais!

Conheça as transformações que o Feng Shui pode fazer não apenas em sua sala ou casa, mas também na sua saúde e na sua vida de um modo geral.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.