Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Ter uma boa noite de sono é fundamental. Mas, será que dormir 8 horas por noite é suficiente? Descubra por que nem sempre dormir demais é o melhor para você!


Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente

Mulher dormindo

Dormir é essencial e influencia muito se o dia seguinte será ou não mais produtivo. Afinal, o sono exerce um papel importante no funcionamento de todo o organismo devido à sua função de restauração celular.

Enquanto dormimos, nosso corpo é renovado e isso reflete em como ele funcionará no dia seguinte. Porém, nem todas as pessoas que dormem 8 horas por noite conseguem alcançar a qualidade do sono. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo, pois nele apresentaremos informações imperdíveis sobre o tema!

O que é qualidade do sono?

Quando se alcança um sono de qualidade, o indivíduo acorda mais disposto, física e mentalmente para as suas atividades. Dormir bem é poder se concentrar melhor, alcançar maior criatividade, estar bem-humorado, entre outros benefícios.

Mas, como alcançar a qualidade do sono? Primeiro, é importante entender que ter bom sono não significa, necessariamente ou isoladamente, dormir por muitas horas. 

Algumas pessoas adultas conseguem dormir de 8 a 9 horas, mas acordam se sentindo cansadas, sonolentas, o que as deixa irritadas e com baixo rendimento durante o dia. Isso mostra que dormir bem não está relacionado apenas a carga horária, porém, a um sono adequado e reparador.

Portanto, mesmo que o indivíduo durma várias horas seguidas, acordar cansado, com preguiça e, inclusive, dor de cabeça, é sinal de que não está tendo sono apropriado.

Qualidade do sono está ligado em alguns fatores, como:

  • Não ter sono fragmentado, mas sim, contínuo e dentro de determinadas horas, conforme a idade;
  • Alcançar todos os estágios do sono para se atingir um sono profundo, ou seja, restaurador;
  • Ter um sono profundo, dormir em média 8 horas e atingir a qualidade;
  • Conseguir acordar se sentindo restaurado, descansado.

Vale ressaltar que, embora existam determinada quantidade de horas de sono indicativas por faixa etária, algumas pessoas conseguem atingir um sono de qualidade dormindo menos. Especialmente na fase adulta, os indivíduos trabalham, estudam e exercem outras atividades. Assim sendo, acabam reservando cerca de 5 horas para dormir, o que acaba sendo suficiente.

Como atingir a qualidade do sono?

Ter qualidade de sono é conseguir acordar no dia seguinte se sentindo bem, conseguir descansar e estar mais animado. Para atingir esse sono de qualidade, é preciso: 

  • Deixar o ambiente adequado, ou seja, sem ruídos, iluminação, temperatura ideal e confortável;
  • Evitar noticiários, filmes e outros que possam deixar a mente agitada;
  • Ter um horário regular para dormir e acordar;
  • Evitar refeições pesadas;
  • Não consumir alimentos e bebidas estimulantes, como café, chá, refrigerantes, chocolates e outros;
  • Evitar tela de celular, computador e outros;
  • Praticar atividade física com cerca de 3 horas antes de dormir, especialmente se for aeróbica, evitando atividades exaustivas;
  • Tomar um banho morno antes de se deitar e usar roupas confortáveis;
  • Diminuir a luminosidade da casa, bem como o barulho, aos poucos, bem como ler um livro e outras atitudes, ajudam a relaxar a mente e, assim, alcançar a qualidade do sono;
  • Evitar bebida alcoólica já que, embora induz ao sono, não oferece de qualidade de sono; 
  • Comprar uma cama e travesseiro confortável e adequado.

Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?

Mulher dormindo

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o sono é hora de conhecer quais são os benefícios de uma boa noite de sono. Por isso, continue lendo os tópicos abaixo e confira as principais vantagens, como melhora do humor, controle de apetite e muito mais!

Reduz o estresse

Um primeiro benefício de uma boa noite de sono é a redução do estresse, visto que o relaxamento trazido pelo descanso contribui para o controle do humor e para a redução do nível de estresse no organismo, uma vez que são liberadas substâncias benéficas ao corpo, como cortisol e adrenalina, enquanto você dorme.

Sendo assim, estas substâncias trazem um efeito positivo para o corpo, garantindo que você tenha um dia mais tranquilo e com menores taxas de estresse. Portanto, se você costuma sofrer com irritação ao longo do dia, saiba que uma das causas pode ser uma noite de sono mal dormida, por isso, pense em aumentar a qualidade do seu sono.

Melhora o humor

Além de reduzir o estresse, uma boa noite de sono é capaz de auxiliar na melhora do seu humor, uma vez que o seu organismo consegue relaxar e repor as quantidades de hormônio que estão relacionados diretamente ao bem-estar. Desse modo, o sono é capaz de trazer mais disposição e alegria para os seus dias.

Pelo contrário, se você costuma dormir mal é comum observar sinais claros de irritação e estresse, o que afeta negativamente as atividades do seu cotidiano. Sendo assim, dormir bem é uma excelente solução para quem busca mais disposição para realizar atividades, bem como mais felicidade e leveza.

Controlar o apetite

Se você está tendo problemas com a compulsão alimentar durante o dia, saiba que um dos motivos pode estar relacionado às noites de sono mal dormidas. Isso porque, durante o sono, o organismo libera hormônios, como a leptina, que estão relacionados com a regulação da ingestão alimentar e com o gasto energético.

Assim, além de uma boa noite de sono ajudar na queima de calorias, ela é capaz de controlar o seu apetite enquanto você estiver acordado. Com um nível de leptina maior no seu organismo, você irá sentir menos fome e poder se alimentar de maneira saudável, evitando os excessos e a compulsão.

Ativar a memória

Durante uma boa noite de sono, o organismo também consegue restaurar o funcionamento do sistema nervoso, o que está relacionado diretamente com a memória. Dessa forma, os neurônios são capazes de transmitir informações com mais eficiência durante as horas de sono bem dormidas, resultando na ativação da memória.

Além disso, é durante o sono que as memórias são organizadas no seu cérebro e separadas por relevância, o que contribui para que você tenha um acesso mais rápido às informações importantes da sua vida. Portanto, ter qualidade de sono é essencial para quem busca um bom funcionamento do sistema nervoso.

Estimular o raciocínio

Ter qualidade de sono também traz benefícios para a cognição do ser humano, o que influencia no raciocínio e em outras habilidades mentais. Assim, se você está estudando ou precisa de um funcionamento mental rápido para as atividades do seu cotidiano, dormir bem é uma excelente solução para estimular o raciocínio.

Portanto, ao lado da ativação da memória, este benefício contribui para uma maior agilidade do funcionamento cerebral, bem como para um maior aproveitamento e desempenho nas atividades diárias. Desse modo, se você está notando falta de agilidade e interpretação nos seus dias, procure aumentar a sua qualidade de sono.

Rejuvenescer a pele

Por fim, como dito anteriormente, durante uma boa noite de sono são liberados hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo, o que traz diversos benefícios para o corpo. Entre eles está o rejuvenescimento da pele, uma vez que os hormônios liberados são responsáveis pela reconstituição da derme.

Este processo está relacionado à boa aparência da pele, visto que ele evita rugas, marcas de expressão e outros sinais do envelhecimento. Portanto, se somada a outros hábitos saudáveis no cotidiano, uma boa noite de sono pode contribuir para uma aparência mais jovial e para uma pele com aparência saudável.

Quantas horas devo dormir para obter qualidade do sono?

Mulher dormindo

Como mencionado, a quantidade de horas indicadas varia por faixa etária. Mas, é importante frisar também que existem pessoas que conseguem obter um sono de qualidade dormindo menos do que o recomendado.

Portanto, para usufruir da qualidade do sono, você deve avaliar como acorda. Ou seja, se costuma se sentir exausto, cansado, com dor de cabeça e outros. Se estes sintomas são frequentes, é fundamental consultar um especialista para identificar os fatores que estão atrapalhando seu sono de qualidade.

No geral, a quantidade de horas de descanso indicada, por faixa etária, costuma ser:

  • Crianças de 1 a 2 anos: de 11 horas a 14 horas;
  • Idade pré-escolar, 3 a 5 anos: 10-11 horas;
  • Crianças de 6 a 13 anos: 9 a 11 horas;
  • Adolescentes, 14 a 17 anos: cerca de 10 horas;
  • Jovens: de 7 a 9 horas;
  • Adultos, 26 a 64 anos: entre 7 a 9 horas;
  • Idosos: de 7 a 8 horas.

Então, agora você já sabe que dormir várias horas seguidas nem sempre resulta em um sono de qualidade. Para se alcançar a qualidade do sono, é preciso adotar alguns hábitos antes de se deitar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

Você sabe o que é agressão verbal ou suspeita que esteja sendo uma vítima? Leia esse artigo e descubra o que é agressão verbal, principais tipos, sinais e mais.


Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Conheça aqui a planta crista de galo, que traz diversos benefícios para a saúde, e saiba como cuidar dessa preciosidade em sua casa!


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!