Quais são os benefícios da aveia? Aveia em flocos, farelo, farinha e mais!

Quais são os benefícios da aveia? Aveia em flocos, farelo, farinha e mais!

Há diversos tipos de aveia o que facilita a sua inclusão a sua dieta. Descubra quais sãos suas propriedades e benefícios tocando aqui!


Você conhece os benefícios da Aveia?

Aveia na tigela.

A aveia é considerada um dos cereais mais saudáveis para consumo, pois ele não possui glúten e é enriquecido com uma fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. O que proporciona uma alimentação completa, graças à quantidade de carboidratos e proteínas que ele pode oferecer em apenas uma única refeição.

Além de ser um alimento saudável, a aveia pode ser usada em diversos tipos de dietas até mesmo para quem possui um quadro de diabetes. Pois, ele possui propriedades que favorecem a regulação de açúcar e colesterol no sangue. Além de prevenir uma série de problemas intestinais e fisiológicos.

É certo que você já tenha consumido esse cereal em algum momento da sua vida. Conheça agora a sua história, propriedades e benefícios para não deixar de inserir em sua dieta!

Entendendo mais sobre a Aveia

Aveia em flocos.

A aveia é um alimento bastante popular e que está presente em diversas refeições e receitas. Por isso, é tão importante conhecer esse cereal para que você conheça o que está consumindo. Continue a leitura para descobrir a sua origem, propriedades e os tipos de aveias comercializadas!

Origem e características da Aveia

O seu nome científico é Avena sativa, por conta de sua alta resistência essa foi uma das primeiras plantas a serem domesticadas pelo ser humano. Sua planta ancestral cresceu no Oriente Médio, mas sua primeira utilização a partir das plantações aconteceu na Europa durante a idade do Bronze a 3300 a.C.

Na América Latina ela surge junto com os colonizadores, sendo utilizada principalmente como forrageira. Contudo, o cultivo para produção dos grãos só se intensificou em 1960, especialmente entre as safras de soja.

Suas principais características está relacionado a sua alta concentração de proteínas, minerais essenciais, vitaminas e carboidratos, além de ser considerado uma ótima fonte de fibras. Há no momento muitas pesquisas em torno do seu consumo que comprovam os seus diversos benefícios para a saúde como: controle do colesterol e açúcar no sangue, por exemplo.

Propriedades da Aveia

A aveia oferece inúmeros benefícios para quem a consome, por conta da presença de diversos nutrientes que contribuem para a manutenção e melhora da saúde. As principais vantagens que ela oferece são:

- Regula os níveis de açúcar;
- Reduz o colesterol ruim;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Previne o câncer de intestino;
- Ajuda no emagrecimento;
- Controla a pressão arterial.

E muitos outros benefícios, contudo, é preciso estar atento quanto ao seu consumo, principalmente em relação a quantidade. Pois, o fato dele possuir uma alta concentração de fibra pode acabar afetando a sua atividade intestinal e prejudicando a absorção dos seus nutrientes.

Para que serve a Aveia?

Por ser um grão que pode ser comercializado de diversos tipos como em flocos, farelo e farinha, a aveia confere diferentes formas de consumo. Devido a isso, você poderá adaptar esse alimento a sua dieta podendo adicioná-la em pães, bolos, frutas, vitaminas, entre outros. Ou seja, você terá a liberdade para aproveitar todos os seus benefícios da forma que lhe agradar.

Tipos de Aveia

A aveia como a maioria dos grãos pode ser consumida de diversas maneiras, isso acontece devido à variedade de tipos que ela é comercializada. Cada uma delas oferece um modo de uso e objetivos diferentes, é devido a essa versatilidade que se torna possível aplicá-la em diversas refeições e receitas diferentes.

Aveia em flocos

Os grãos inteiros desse cereal são prensados, desse modo é possível conservar todas as fibras e nutrientes presentes na aveia. Você também poderá encontrar a aveia em flocos em diversos tamanhos, podendo variar entre flocos finos ou normais, mas apesar dessa diferença elas possuem as mesmas propriedades e valor nutricional.

Farelo de Aveia

O farelo da aveia surge através do processamento do grão, geralmente ele é constituído pela casca do grão. Por isso, ela possui uma concentração elevada de fibras, além de possuir uma cor e textura diferentes da aveia em flocos. Esse tipo é um dos mais versáteis, podendo assim ser utilizado em diversas receitas.

Farinha de Aveia

Já a farinha de aveia é formada pela parte interna do grão, nesse caso ela possui uma concentração reduzida de fibras e uma grande quantidade de nutrientes. Esse tipo pode substituir qualquer tipo de farinha, em especial a de trigo, pois ela não contém glúten e acompanha todos os nutrientes e minerais que o corpo precisa.

Aveia na composição de outros produtos

Aveia presente na composição de outros produtos é processada, podendo ser comercializada com sabores variados, frutas secas, até mesmo como mingau instantâneo. Contudo, ao consumir esse tipo de produto é preciso estar atento ao seu valor nutricional, pois é comum que haja uma adição extra de açúcar tornando o alimento menos saudável.

Benefícios da Aveia

Aveia.

A aveia é reconhecida por seu valor nutricional possuindo minerais, proteínas, carboidratos e fibras. A sua composição é o que torna esse alimento tão especial, sendo considerado um alimento fundamental para o consumo diário. Descubra os seus benefícios e aproveite esse grão de forma estratégica em sua dieta!

Fonte de fibras e proteínas

A aveia é um cereal que contém proteínas, ferro, fósforo, magnésio, zinco, manganês, vitamina B1 e B5, além de possuir fibras solúveis. Há pesquisas que mostram que esses nutrientes podem agir no organismo de forma a proporcionar uma série de benefícios, ajudando a prevenir diversas doenças e proporcionando bem estar para sua vida.

Graças a uma elevada concentração de fibras e proteínas que favorecem na manutenção da sua saúde. Uma vez que as fibras agem no sangue controlando o açúcar e colesterol, as suas proteínas favorecem na nutrição o que torna esse alimento completo e essencial no dia a dia.

Melhora o funcionamento do intestino

Por possuir uma alta taxa de fibras solúveis em sua composição, a aveia possibilita uma melhor regulação do intestino facilitando o movimento peristáltico. Além de conferir uma sensação prolongada de saciedade, por seu grão ser digerido de forma mais lenta pelo organismo.

A aveia tem a capacidade de soltar o intestino, o que favorece a passagem do bolo fecal pelo intestino. Dessa forma, ela vai melhorar o trânsito intestinal e prevenir a prisão de ventre. Contudo, o consumo de qualquer tipo de aveia deve ser acompanhado de uma boa hidratação para que não interfira negativamente na sua evacuação.

Previne o câncer de intestino

Além de oferecer uma maior saciedade e melhorar o funcionamento do intestino, a aveia também é conhecida por prevenir o câncer de intestino. Por evitar a prisão de ventre e impedir o acúmulo de toxinas indesejadas pelo corpo, prevenindo o possível surgimento de câncer causado por elas.

Outro ativo presente em sua composição que influencia na prevenção é o ácido fítico, ela é capaz de proteger as células intestinais e impedir mutações celulares que são capazes de gerar tumores.

Apesar desse efeito, é preciso seguir algumas precauções em relação ao fitato, pois a depender da quantidade ingerida ela pode ser negativa para o organismo. Uma vez que ele pode dificultar a absorção de nutrientes, desacelerar a sua atividade metabólica e até prejudicar a saúde dos seus ossos.

Controla os níveis de açúcar no sangue

Se você precisa dos níveis de açúcar no seu sangue sob controle, a aveia é a escolha perfeita para a sua dieta. Devido ao fato dela ser rica em fibras, ela confere que a glicose seja absorvida mais vagarosamente pelo organismo, o que mantém a liberação de insulina regularizada.

Uma das principais fibras que compõem os seus nutrientes é a do tipo beta-glucana. Ela possui a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, impedindo que haja picos que acabam prejudicando a sua atividade metabólica. Por conta disso, esse alimento é recomendado para os diabéticos e em casos de pré-diabéticos, auxiliando no tratamento.

Ajuda a reduzir o colesterol

Além de ser um alimento com valor nutricional e com fibras excelentes para o organismo, há ainda outra função que a fibra beta-glucana pode oferecer para a sua saúde. Ela é capaz também de controlar os níveis de colesterol no organismo, ou seja, ela reduz as taxas de gordura presentes no sangue.

Por consequência, é capaz de prevenir a aterosclerose, que é uma doença inflamatória que pode levar ao estreitamento das artérias. Logo, os riscos de doenças cardiovasculares graves como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o infarto são reduzidos para quem consome aveia. O melhor é que você pode obter esse benefício consumindo em média 150 gramas de aveia por dia.

Fonte de carboidratos e energia

Uma das características da aveia é o seu baixo índice glicêmico, o que quer dizer que ela possui carboidratos que são absorvidos mais lentamente pelo organismo. O que evita os picos de glicemia e, por consequência, da insulina.

Além disso, ele é uma ótima fonte de energia, o seu consumo é recomendado principalmente antes de atividades físicas, pois os seus carboidratos se mantêm durante mais tempo na corrente sanguínea. O que favorece um fornecimento de energia constante para o organismo.

Auxilia no ganho de massa muscular

Além de seus carboidratos de qualidade, a aveia contém uma quantidade elevada de proteínas vegetais. Para você ter uma ideia, a cada 100 gramas de aveia ela fornece cerca de 15g de proteínas, quando comparado a maioria dos alimentos ela se destaca. Por isso, é tão importante incluí-la em sua alimentação, pois permite uma melhora na recuperação e construção muscular.

Quando você aliar o consumo de aveia com exercícios físicos, você estará favorecendo o crescimento de sua massa magra, além de proporcionar mais energia. Além disso, ela fornece outros nutrientes como vitaminas do complexo B e o ferro, que são responsáveis por levar oxigênio para dentro dos músculos.

Ajuda a emagrecer

A aveia também é uma ótima aliada para dietas de emagrecimento, pois suas fibras demoram para serem digeridas pelo estômago. Além disso, ela estimula a produção de um hormônio que ajudará a aumentar a sensação de saciedade, evitando que você sinta fome com tanta frequência. Por isso, ingerir aveia durante o dia pode ser uma boa estratégia para reduzir a ingestão de calorias.

Mas vale lembrar que consumir a aveia por si só não garantirá esses resultados. Nesse caso, você precisa seguir uma dieta e uma prática de atividades físicas regular, ao manter essa rotina a aveia servirá como um auxílio para potencializar os seus resultados.

Controla a pressão sanguínea

Um dos nutrientes mais importantes e que está presente na aveia são os antioxidantes, em especial a avenantramida que é capaz de melhorar a produção de óxido nítrico no organismo. Este antioxidante é capaz de ajudar os vasos sanguíneos a relaxar, baixando a pressão arterial e facilitando a circulação do sangue.

Além disso, esse cereal contém o magnésio que combinado com cálcio ajudará a desfadigar a musculatura e diminuir o inchaço do corpo. Pois esse minério age como um vasodilatador no organismo, ampliando os vasos sanguíneos e auxiliando no controle da pressão sanguínea.

Melhora a saúde da pele

Outro benefício incrível da aveia está em sua capacidade de regular o pH da pele que deve permanecer entre 5 a 5,5. Dessa forma, ele consegue atuar como um calmante para pele, aliviando qualquer tipo de irritação e coceira.

Além do mais, esse cereal estimula a produção de elastina e colágeno, conferindo mais elasticidade e firmeza para a sua pele, além de melhorar na hidratação e maciez desse órgão.

Melhora o humor

O consumo da aveia pode favorecer também o aumento dos níveis de serotonina do corpo, esse neurotransmissor é responsável por proporcionar uma sensação de prazer e consequentemente melhorar o seu humor. Além da presença de uma fonte de vitaminas e proteínas concentrada que podem agir como antioxidante, favorecendo a manutenção da sua saúde.

Lembre-se que cuidar da saúde o ajudará a alcançar o bem estar na sua vida. Por isso, ao incluir a aveia em sua dieta é importante manter uma rotina saudável. Dessa forma, você vai estar contribuindo para a sua melhor e consequentemente irá melhorar o seu humor.

Outras informações sobre a Aveia

Vários grãos de aveia.

Existem algumas informações importantes e que precisam ser consideradas por você antes de adicionar a aveia em seu consumo diário. Saiba quais são as formas de consumir a aveia, a recomendação diária e as contraindicações na leitura a seguir.

Formas de consumir a Aveia

Por haver diversos tipos de aveia, se tornou possível consumir esse alimento de diversas formas possíveis como: com frutas, mingau, iogurte e o seu cereal ainda pode ser acrescentado na preparação de pães, tortas, bolos e panquecas. A vantagem de utilizá-la em diversas receitas é o que torna esse cereal tão especial.

Dessa forma, você estará consumindo alimentos sem glúten e altamente nutritivo, aproveitando assim todos os benefícios que a aveia oferece.

Recomendação diária

Apesar de ser um alimento altamente recomendado para consumo diário, é preciso respeitar uma quantidade recomendada de 30 gramas por dia, ou seja, você pode consumir uma média de 3 colheres de sopa por dia.

Contudo, é possível que essa quantidade varie de acordo com a sua dieta e o seu corpo, por isso é importante a cada novo alimento inserido em sua alimentação buscar orientações com um nutricionista.

Como escolher a melhor Aveia

Não existe um critério específico que determine que um tipo de aveia é melhor que o outro, pois cada tipo possui objetivos e formas de uso diferentes. Vale lembrar, que existem tipos que possuem mais fibras, outros que possuem mais nutrientes, como o farelo de aveia ou a farinha de aveia, respectivamente.

Então, pondere em sua escolha qual o tipo que melhor se encaixa em sua alimentação, através da forma como você deseja consumir a aveia. Caso queira consumir com frutas, por exemplo, então o melhor tipo seria a aveia em flocos.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da Aveia

Apesar da aveia não possuir glúten, é preciso ter atenção às aveias processadas, pois pode acontecer dela ser contaminada com outros derivados do trigo, se tornando um risco para pacientes com doença celíaca.

Outra substância que está presente na aveia e que é preciso ter atenção são as purinas. Essa substância se transforma em ácido úrico em nosso organismo, o que pode elevar os níveis desse ácido no sangue e afetar negativamente a sua saúde. Principalmente, no caso daquelas pessoas que possuem gota.

Lembre-se também que a aveia pode gerar problemas gastrointestinais quando consumida em excesso. Além disso, ela é considerada um alimento com um alto teor calórico, o que pode levar ao ganho de peso.

Aproveite todos os benefícios da aveia!

Aveia na colher de pau.

Como visto, a aveia oferece uma série de benefícios capazes de regular a sua saúde física e emocional, possibilitando uma melhor qualidade de vida para aqueles que a consomem. Entretanto, para aproveitá-los será preciso seguir algumas recomendações em relação ao consumo diário e estar atento às contraindicações.

Nesse caso, sempre que for adicionar algum alimento novo em sua dieta é aconselhável que você busque orientações com um nutricionista. Esse profissional será capaz de adaptar a sua dieta de maneira a potencializar os benefícios da aveia sem correr o risco de que ela irá afetá-la negativamente.

A aveia é um cereal capaz de garantir através de uma alimentação balanceada a sua saúde física e mental, que por consequência, irá melhorar também a sua qualidade de vida!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza