Óleo de Eucalipto: benefícios, para que serve, como usar e mais!

Óleo de Eucalipto: benefícios, para que serve, como usar e mais!

O óleo de eucalipto promete curar ferimentos e tratar doenças respiratórias. Descubra tudo sobre esse poderoso produto e muito mais!


Você conhece os benefícios do óleo essencial de eucalipto?

Folhas de eucalipto em macerador, ramo de eucalipto e potes de óleo essencial

O eucalipto é uma árvore muito antiga, datada de milhares de anos. Seu tronco possui vários usos sejam eles utilizados na construção para se extrair madeira, para se produzir móveis, e também obter papel e celulose sendo esses últimos os mais conhecidos e famosos.

Com a planta, podemos também obter o óleo essencial de eucalipto, que possui diversas utilidades e benefícios, dentre eles tratar doenças respiratórias, prevenir infecções, cuidar de ferimentos e cicatrizes, produzir cosméticos, ajuda no relaxamento e nas dores musculares.

Nesse artigo trataremos mais sobre todos esse benefícios e como utilizá-los corretamente, já que como todo fitoterápico, devemos manuseá-lo com cautela e não usa-lo de maneira exagerada, evitando efeitos colaterais contrários ao que se esperava. Acompanhe e entenda!

Entendendo mais sobre o óleo de eucalipto

Folhas de eucalipto e conta gotas âmbar

Para compreender melhor sobre o que é o óleo de eucalipto, falaremos um pouco mais sobre suas características, sua origem, propriedades, e usos. Nos tópicos seguintes teremos explicações mais detalhadas para cada uma dessas designações.

O que é o óleo de eucalipto?

O óleo de eucalipto é um óleo essencial extraído das folhas da árvore eucalipto. São utilizadas aproximadamente mais de uma dúzia de espécies de árvores de eucalipto para se criar os óleos essenciais, sendo que cada um deles possuem diversos benefícios terapêuticos.

Tanto o seu perfume quanto os seus efeitos medicinais provém de um composto chamado eucaliptol, vulgo cineol, na qual pode servir como expectorante, enxaguante bucal, e também usado em aromatizantes e fragrâncias devido ao seu cheiro agradável com um toque picante.

Origem e características da planta eucalipto

O eucalipto só foi descoberta pelos europeus, especificamente os navegadores portugueses, por volta do ano 1512 e 1515 nas ilhas do estreito de Sunda e em Timor Leste.

Contudo foram os ingleses por meio do Capitão James Cook em suas viagens exploratórias entre 1770 e 1777 onde eles colhiam as espécimes e faziam registros científicos das mesmas, o que ocasionou na descrição científica mais detalhada dessa espécie em 1778.

Muitos outros países tomados pela curiosidade acabaram buscando os eucaliptos, contudo como a planta não se adaptava ao clima frio, países do centro e ao norte da Europa estava impossibilitados na criação da espécie.

No Brasil, as primeiras mudas de eucalipto foram plantadas por volta de 1868 no estado do Rio Grande do Sul, contudo seu uso era apenas para arborização e decoração. Apenas em meados de 1903 em São Paulo que o cultivo da árvore era para fins industriais.

O Eucalipto é uma angiosperma, da família Mystaceae cuja marca registrada é a sua casca grossa e volumosa utilizada na fabricação de óleos essenciais e cosméticos. Contudo, seu uso mais popular é para a extração da celulose, que é utilizada para a fabricação do nosso papel sulfite.

A árvore também é utilizada para a fabricação de colunas e vigas, além de componentes de acabamento para portas, janelas, e na fabricação de móveis. Na geração de energia de biomassa, o eucalipto também exerce um importante papel, que é extrair o vapor com a sua queima e obter energia elétrica, além da fabricação de biocombustíveis.

Para que serve o óleo essencial de eucalipto?

O óleo essencial de eucalipto pode ajuda no tratamento de doenças respiratórias tais como a bronquite e a asma, podendo se utilizar o óleo na inalação. Também pode auxiliar para se tratar dores musculares ou de garganta, além da má circulação de sangue no organismo e processos inflamatórios.

Funciona como um ótimo repelente contra insetos. O produto pode ainda ser utilizado para diminuir a ansiedade, a carência afetiva e a sensação de abandono, além de ajudar a relaxar. Também pode ser utilizado para a limpeza de casa.

Propriedades do óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto possui as seguintes propriedades: antiviral podendo combater vírus como a Influenza, bactericida eliminando bactérias nocivas como o Staphlylococcus e a Micrococcus glutatmious, fungicida combatendo a Candida albicans, anti-inflamatória, antisséptica, expectorante, diurético, além de ajudar a melhorar a imunidade e a repelir insetos como os mosquitos.

Formas de usar o óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto pode ser utilizado de diversas maneiras em seu dia a dia. Pode ser usado em cremes hidratantes, óleos corporais ou de massagem, compressas, argila e xampu para os cabelos.

Purificar o a do ambiente também pode ser um ótimo uso para o seu óleo de eucalipto. Basta inserir algumas gotas do óleo na água de seu borrifador ou difusor elétrico e borrifar em sua casa ou em qualquer ambiente que estiver.

Para tratar de doenças respiratórias pode-se fazer inalação utilizando o produto. Insira algumas gotas do óleo em água quente e respire profundamente. Você também pode inserir algumas gotas em um lenço de papel e respirar intensamente.

Por fim, para aliviar os sintomas da dor, você pode utilizar um óleo carreador e inserir algumas gotas do óleo de eucalipto e misturar, em seguida faça massagens na área dolorida utilizando a mistura.

Benefícios do óleo de eucalipto

Pote de vidro e ramo de folhas de eucalipto

O óleo de eucalipto possui diversos benefícios para o nosso corpo, dentre eles temos aliviar dores, prevenir infecções, controlar os níveis de sangue no organismo, ajudar no relaxamento e muito mais. A seguir falaremos mais sobre cada uma dessas diferentes benfeitorias que esse produto pode nos trazer

Melhora os sintomas de resfriado

A planta está presente em muitos remédios para aliviar os sintomas do resfriado graças aos seus efeitos antisséptico, expectorante e espamódico, sejam eles na forma de pastilhas, chás, xaropes, e produtos inaláveis. Seu uso também é presente na medicina popular, onde se utiliza folhas de eucalipto para se realizar gargarejos e além de aliviar as dores de garganta, também se ajuda na inflamação.

Age no tratamento de problemas respiratórios

Por ser um poderoso expectorante, o óleo de eucalipto pode descongestionar suas narinas na forma de diversos remédios contendo o composto. Pode ser usado na inalação ou então como um emplastro de peito.

O óleo se mostra bastante eficaz contra doenças respiratórias como a asma, bronquite, sinusite, resfriado ou gripe graças à estimulação do sistema imunológico, cuja proteção antioxidante melhora a circulação respiratória.

Fortalece o sistema imunológico

Fortalece e estimula o nosso sistema imunológico, já que o produto ajuda na realização da fagocitose que é um processo imunológico na qual nossas células consomem partículas grandes, destruindo então bactérias e outros corpos estranhos em nosso organismo.

Alivia dores nos músculos e articulações

O eucalipto preparado de maneira tópica pode ser utilizado para tratar as dores musculares ou nas articulações ocasionadas por distensões, contusões, entorses, e também dores nas costas.

Também pode aliviar a dor de doenças como osteoartrite na qual ocorre o desgaste da cartilagem dos ossos e também na artrite reumatoide. O óleo de eucalipto também pode ser utilizado em atletas como uma forma de aquecimento pré-treino.

Auxilia na cicatrização da pele

Devido às suas propriedades antissépticas e antimicrobianas ele auxilia na cicatrização e nos cuidados perante queimaduras, feridas, picadas de insetos, e cortes, por isso é muito utilizado na forma de pomada cicatrizante.

O óleo também se mostrou bastante eficaz contra bolhas, furúnculos, dermatite bacteriana, lesões causadas pelo pé de atleta, etc.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

O óleo de eucalipto consegue controlar a diabetes, justamente por controlar e reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois impede peroxidação lipídica que leva à morte celular e a cetoacidose que é a complicação causada pela diabetes que pode ser fatal e causar a morte.

Previne infecções

Através de seu principal componente o eucaliptol o óleo possui ações antimicrobianas podendo combater diversas bactérias, vírus e fungos. Ele pode ser usado tanto como aromaticamente quanto de maneira tópica no corpo para eliminar os microrganismos de nosso corpo causadores de diversas doenças e enfermidades.

Pesquisas em laboratório ainda apontam para a também eficácia do óleo de eucalipto em infecções causadas pela Candida albicans e também por fungos nas unhas dos pés.

Age no tratamento de herpes

Por ser um potente antiviral, o óleo de eucalipto pode ser utilizado no tratamento de doenças virais tais como a herpes. O óleo é capaz de reduzir a incidência do vírus em 57,9% a 75,4% em testes de laboratório.

De acordo com pesquisas o produto exerce efeito antiviral diretamente no vírus da herpes tanto no HSV-1 e no HSV-2, sendo a primeira a causadora da herpes labial e a segunda ataca nos genitais.

Possui ação repelente

Pode servir como um repelente natural, além de inseticida, miticida por repelir pragas como carrapatos, ácaros e etc, e também repelir ratos.

Estudos de pesquisadores em Nova Délhi na Índia que o óleo de eucalipto da espécie E. globulus ajuda a combater larvas e moscas da espécie doméstica sendo bastante efetiva no controle dessa praga.

Para aqueles que querem um repelente natural mas eficaz, uma solução contendo 32% de óleo de eucalipto diluído em água pode oferecer por volta de mais de 95% de proteção contra mosquitos e outros insetos.

Diminui ansiedade e carência afetiva

Ele pode ser utilizado na aromaterapia para lidar com problemas como a ansiedade e a carência afetiva, solidão, abandono, além de despoluir a mente de pensamentos obsessivos, e lidar com problemas como o estresse e a depressão.

Ajuda no relaxamento

Devido às suas propriedades revigorantes e calmantes, o óleo de eucalipto pode ser um ótimo relaxante, e além disso ele pode ajudar a revigorar suas energias, e a clarear a sua mente. Já que ele limpa as vias respiratórias e faz com que o oxigênio entre em seus pulmões, consequentemente aliviando a névoa cerebral.

Não apenas o relaxamento, mas também o desempenho cognitivo é aumentado drasticamente juntamente com o relaxamento dos músculos e da própria mente em si, que por estar calma, consegue raciocinar com mais clareza.

Como usar o óleo de eucalipto

Óleo essencial de eucalipto e folhas

O óleo de eucalipto é extremamente versátil, possuindo diversos usos, que podem ser na aromaterapia, inalação, banho, massagem, bálsamo e nas compressas. Falaremos mais adiante de como usar esse óleo de diferentes modos e todas as instruções e cuidados a se seguir.

Aromaterapia

Na aromaterapia o óleo de eucalipto pode ser uma opção bem eficaz para combater diversas doenças e problemas de cunho emocional. Porém, fique atento que o tratamento com aromaterapia utilizando esse óleo deve ser evitado em pessoas em tratamento homeopático ou em crianças com menos de três anos.

Para se utilizar desse produto na aromaterapia, insira uma a duas gotas do óleo em seu difusor pessoal, assim você poderá usufruir do aroma por onde você for na sua casa.

Inalação

O óleo de eucalipto pode ser utilizado para se fazer inalação, combatendo doenças respiratórias como sinusite, resfriado, gripe, bronquite, pneumonia, dor de garganta e até asma. Há dois tipos de inalação que você pode realizar utilizando o óleo, que é o processo com um inalador elétrico ou utilizando vapor de água quente.

No inalador elétrico basta pingar uma gota de óleo de eucalipto e 5 ml de soro fisiológico. Já na inalação usando vapor de água quente coloque quatro gotas de óleo de eucalipto em um litro de água quente, e insira em uma vasilha. Aproxime bem o seu rosto e cubra a sua cabeça com uma toalha, contudo evite caso a água esteja muito quente, esperando ela esfriar um pouco.

Lembre-se de não sair ao vento ou clima frio após terminar a inalação. Caso queira você também pode adicionar duas gotas de óleo de Tea Tree (Maleleuca) na qual tem ação bactericida, consequentemente potencializando os efeitos caso esteja com tosse ou congestão nasal.

Banho

O banho de eucalipto é uma boa pedida para se ficar bem relaxado, ainda mais em tempos de pandemia. Ele ajudará a tirar ansiedade, o estresse e além disso descongestionar pulmões, aliviar as dores musculares e de articulações, auxiliar na cicatrização de feridas, e melhorar a sua respiração.

Para fazer esse banho você precisa de alguns ramos de eucalipto, lave-os bem e os deixe secar, em seguida amarre-os com uma linha em seu chuveiro de modo que os ramos fiquem longe do jato de água. Abra o chuveiro de modo que a água fique morna, de maneira que as folhas não molhem e o vapor libere o aroma do eucalipto.

Na banheira insira dez gotas de óleo essencial de eucalipto, e desfrute desse delicioso e relaxante banho. Lembre-se que o ramo dura apenas por dois banhos, e de preferência faça-o uma vez a cada duas semanas pois o vapor em excesso pode trazer vermelhidão à sua pele.

Massagem

O óleo de eucalipto pode ser utilizado em massagens não somente para relaxar, mas também melhorar a circulação sanguínea, relaxando os músculos tensos.

Pode-se preparar um óleo tônico para massagens misturando cinco gotas de óleo de eucalipto, cinco gotas de óleo essencial de gerânio e 50 ml de óleo de amêndoa ou de sementes de uva.

Bálsamo

O bálsamo de óleo de eucalipto possui propriedades relaxantes, e geralmente é composto de outros ingredientes além do óleo de eucalipto como óleo de menta e gengibre, que ao serem combinados proporcionam uma deliciosa e refrescante sensação de bem estar.

Ele deve ser aplicado na área do peito, realizando-se uma massagem circular ao redor. É recomendado a utilização no período noturno para que deixar seus princípios ativos agirem durante a noite toda.

Compressas

Para amenizar dores seja hematomas, ou nas juntas, o óleo de eucalipto pode auxiliar nesse processo na forma de compressas.

O processo é bem simples, basta inserir três a quatro gotas de óleo essencial de eucalipto em uma bacia com 500 ml de água morna. Mergulhe o pano na mistura e em seguida passe na região dolorida.

Outras informações sobre o óleo de eucalipto

Conta gotas com óleo essencial de eucalipto e folhas de eucalipto

Para complementarmos falaremos mais sobre o óleo de eucalipto, sobre a sua fabricação, como escolher o melhor, as contraindicações ao se utilizá-lo e os seus preços. Confira a seguir essas e outras informações sobre esse poderoso produto.

Como é feito o óleo essencial de eucalipto?

A extração do óleo de eucalipto são feitas a partir da destilação a vapor. Colocam-se as folhas da planta em uma espécie de câmara que se encontrará em uma pressão considerável o vapor passará por dentro dessa câmara, rompendo as cavidades das folhas de eucalipto, consequentemente liberando a sua essência que evaporará e se juntará ao vapor da máquina.

O vapor e óleo essencial evaporado passarão por uma espécie de tubo coletor circundado de água fria, onde eles se condensarão na forma de água e óleo essencial líquido e em seguida passarão por dentro de um vaso coletor.

Como o óleo não se mistura à água, ele se encontrará em uma camada acima da água, o que facilitará na hora de se separar. Como a água ficará com o odor e essência do eucalipto, ela se tornará uma água aromática.

Como escolher o melhor óleo de eucalipto

Para se escolher o melhor óleo de eucalipto você precisará ficar de olho em alguns quesitos como quais ingredientes utilizados, o preço, as aplicações utilizadas e se o produto é engarrafado, em cápsulas ou conta-gotas. Com base dessas informações você pode escolher o melhor óleo de eucalipto que encaixe nos seus usos e que tenha um bom custo-benefício.

Cuidados e contraindicações do óleo de eucalipto

Por mais que o óleo de eucalipto seja uma opção mais saudável seja para a sua saúde ou para o meio aonde vive, há alguns cuidados e contraindicações que são necessários você ter em mente antes de utilizá-lo.

Primeiramente o uso do óleo essencial de eucalipto não é indicado para pessoas em tratamentos homeopáticos ou em crianças com menos de três anos.

Nesse caso os pais da criança podem optar pelos óleos vibracionais de eucalipto, que possuem os mesmos efeitos benéficos dos óleos essenciais, já que eles podem ser ingeridos com segurança e sem contraindicações.

Já que os óleos vibracionais são mais diluídos, eles agem de maneira mais branda, pois utilizam menor quantidade de óleo essencial puro porém ele mantêm a mesma qualidade terapêutica que os óleos essenciais.

Fique atento às doses muito altas do óleo de eucalipto, pois podem causar dores de estômago, vômitos, arrotos, náuseas, tonturas e até mesmo coceira e vermelhidão em sua pele. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo do produto.

Preço e onde comprar o óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto pode ser comprado nas principais farmácias do país, em sites como Amazon, Mercado Livre, Americanas, em drogarias online ou então em lojas especializadas em produtos fitoterápicos. Os preços podem variar desde R$ 12,74 até R$ 35,72.

O óleo de eucalipto possui diversos benefícios!

Macerador com folhas de eucalipto e potes de óleo essencial

O óleo de eucalipto é uma ótima alternativa saudável para quem deseja tratar de doenças respiratórias como asma, resfriado, gripe e pneumonia. Se uso também pode ser realizado na aromaterapia para relaxar, diminuir o nervosismo e a sensação de abandono.

Se você deseja relaxar ou está com os nervos à flor da pele, o óleo de eucalipto também pode ser usado em banhos aromáticos e em massagens. Também pode ser utilizado na forma de produtos de beleza tais como xampus, cremes hidratantes, etc.

Além disso, ele pode ser um excelente repelente e inseticida combatendo pragas, dentre elas moscas, mosquitos e até mesmo ratos. Contudo, tenha em mente em utilizar esse produto com cautela, já que por mais que ele seja natural, toda utilização desenfreada pode ocasionar problemas que vão desde dores estomacais e vômitos até alergias graves.

Utilize o produto na dosagem certa e ideal que você precisa, e siga todos os procedimentos antes de utilizá-lo.

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Plantas medicinais: indicações, nomes, propriedades, benefícios e mais!

Plantas medicinais: indicações, nomes, propriedades, benefícios e mais!

As plantas apresentam inúmeras propriedades benéficas à saúde e são utilizadas com fins medicinais há séculos. Confira aqui como elas podem te ajudar!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!