Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Conheça aqui a planta crista de galo, que traz diversos benefícios para a saúde, e saiba como cuidar dessa preciosidade em sua casa!


Conheça tudo sobre a planta Crista-de-Galo!

Planta Crista-de-Galo.

De nome curioso, a planta Crista-de-Galo é uma planta originária do continente africano, que conta com aspecto semelhante a uma crista de galo (daí o seu nome característico). Suas flores chamam a atenção pelas cores vibrantes que carregam, mas não somente por isso. Essa parte carrega propriedades medicinais para a saúde humana.

Além das vantagens que a planta traz para o funcionamento do corpo humano, ela conta com outros usos bem interessantes, como o controle biológico, por exemplo. Ou seja, é uma planta com benefícios tanto para o ser humano quanto para a natureza.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer um pouco mais dessa planta que tem utilização tímida aqui no Brasil, mas está crescendo na área da medicina natural. Você vai descobrir também como cuidar desta plantinha para deixá-la linda e saudável. Continue a leitura e saiba de tudo!

Entendendo mais sobre a planta Crista-de-Galo

Crista-de-Galo.

Com uma versatilidade significativa, a planta Crista-de-Galo é ótima para ser utilizada na culinária como planta medicinal e até para controle biológico. Mas não só isso. Veja abaixo aspectos interessantes sobre a Crista-de-Galo!

Origem e nome científico

A planta Crista-de-Galo é o nome popular pelo qual é conhecida. No entanto, o seu nome científico é Celosia Argentea, e ela pertence à família Amaranthaceae. Conta com diversos benefícios e utilidades, que vão desde a área culinária até a esfera medicinal, levando uma série de vantagens para a saúde humana.

A Crista-de-Galo tem suas raízes africanas, mas, embora tenha surgido na África, espalhou-se por todas as regiões tropicais do mundo. Hoje, ela pode ser encontrada nos países da América do Sul, da Ásia e até aqui no Brasil. Independentemente da localização, essa planta apresenta características e propriedades inigualáveis.

Características da planta Crista-de-Galo

A facilidade de cultivo e coloração vibrante da planta Crista-de-Galo são os pontos que mais chamam a atenção dos cultivadores. O caule da planta é constituído por uma haste reta e fina. As folhas são elípticas e longas, com inflorescências terminais nas cores róseas, brancas, vermelhas ou híbridas.

As flores contam com uma boa duração. Duram por volta de 60 dias e são capazes de produzir até 1500 sementes por cada grama. As sementes são formadas ao final da floração e costumam surgir entre a primavera e o verão. A planta pode crescer a até 1 metro de altura.

Propriedades da planta Crista-de-Galo

Além da Crista-de-Galo chamar a atenção por suas cores vibrantes, ela conta com propriedades antissépticas e proporciona uma série de benefícios para a saúde humana. Tem crescimento médio de 30 a 80 cm, porém pode chegar a até 1 metro de altura. Floresce apenas no final da primeira e no meio do verão.

A planta se adapta muito bem ao clima tropical, o que é perfeito para o território brasileiro. Diante disso, a necessidade de ficar regando a planta toda hora é inexistente. As sementes da Crista-de-Galo agem como preventivo para muitas doenças relacionadas aos olhos.

Usos da planta Crista-de-Galo

Como é muito versátil, a planta Crista-de-Galo pode ser utilizada na culinária, na área medicinal e no controle biológico. Na alimentação, a planta apresenta diversos benefícios para a saúde, que vão desde a ação preventiva contra doenças até o tratamento de várias condições de saúde.

Além disso, ela também pode ser utilizada como decoração, desde que receba luz solar suficiente. Apesar de ser resistente e com ótima durabilidade, se bem cuidada, a planta não pode deixar de receber a luminosidade do sol diretamente sobre ela. Logo, a área externa, como varanda, é um bom lugar para ficar. Mas confira abaixo os principais usos da crista de galo.

Culinária

Os adeptos da planta Crista-de-Galo no Brasil ainda são bem ausentes. Muitos brasileiros preferem utilizar a planta apenas como decoração ou no tratamento com fitoterapeutas. Mas, na Nigéria, a Crista-de-Galo é o vegetal mais consumido entre a população. Os nigerianos usam as folhas em ensopados e sopas.

Países da América do Sul, Ásia e África costumam cultivar a planta como um vegetal também. As sementes são excelentes fontes de óleo comestível natural, sendo vendidas como pseudocereais. Embora, no território brasileiro, a planta seja utilizada mais como tratamento medicinal, muitos benefícios para o organismo podem ser vistos com o seu uso na alimentação.

Medicinal

O tratamento com plantas medicinais tem sido utilizado por muitas pessoas como uma alternativa para evitar os fortes efeitos colaterais dos fármacos. A planta Crista-de-Galo, por exemplo, é ótima para cuidar do trato diurético, serve como imunoestimulante e possui efeitos antimetastáticos.

Além disso, em muitas outras culturas, a Crista-de-Galo é utilizada para reduzir o envenenamento por picadas de cobra. Também é excelente para tratar algumas condições de saúde, como derrame ocular, miopia, cataratas, astigmatismo e hipermetropia. No entanto, vale ressaltar que somente um fitoterapeuta pode receitar a planta para fins medicinais.

Controle biológico

Além de uso medicinal e na culinária, a Crista-de-Galo é muito usada no controle biológico, que, em linhas gerais, consiste na colocação de um organismo para atacar outro que está causando prejuízos à plantação. Logo, ela pode ser inserida em cultivos para eliminar determinadas pragas.

Isso ocorre porque esse tipo de planta costuma atrair certos elementos, como lesmas, ácaros-aranha e fungos, que destroem muitos cultivos. Mas não se preocupe. Ainda que essas pragas surjam na sua plantinha em casa, há métodos eficazes para a eliminação delas e manter a planta saudável. A rega correta e a fertilização são ótimos meios de cuidado da Crista-de-Galo.

Benefícios medicinais da planta Crista-de-Galo

Crista-de-Galo.

Os benefícios da planta Crista-de-Galo servem para o melhor funcionamento do organismo como um todo. Mas, como uso medicinal, a planta ganha um destaque especial. Veja abaixo as principais vantagens!

Age no tratamento de queimaduras e feridas

Tanto as folhas quanto o caule da planta Crista-de-Galo podem ser utilizadas no tratamento de queimaduras e feridas. Diferente de outras plantas medicinais, ela combate a infecção de forma mais rápida, contribuindo para a cicatrização da pele e o fechamento da ferida, e também alivia a dor da queimadura.

Outro ponto interessante da planta é que, se utilizada na alimentação, ela tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, que, por consequência, vai repercutir no tratamento das erupções cutâneas. Portanto, é um ótimo elemento para se ter em casa, principalmente em momentos de emergência.

Alivia inflamações

Quem já sofreu com inflamações sabe o quanto é desconfortável. Independentemente do motivo, uma inflamação pode vir acompanhada com ferimentos e muitas dores. A planta Crista-de-Galo não tem o poder de curar a causa, mas é muito potente no alívio de uma região inflamada. De modo bem rápido, a dor é diminuída.

Contudo, ainda que você utilize a Crista-de-Galo para aliviar a inflamação, não deixe de procurar um médico, pois a condição clínica é apenas um sintoma de algo maior. Verifique o que está por trás dessa ardência para que o quadro não piore e seja tarde demais.

Age contra hemorragias na narina

A planta Crista-de-Galo pode ser utilizada como complemento de outras medicações para tratar hemorragias na narina. O suco da planta é muito potente para estancar o sangue e, assim, reverter o quadro. Como é um aditivo, ela otimiza a ação dos remédios, acelerando o processo de cura.

Entretanto, a hemorragia nasal é uma condição séria que exige supervisão profissional. Caso deseje utilizar a planta como complemento, converse com seu médico sobre a possibilidade e veja o que ele tem a dizer. Dependendo da interação medicamentosa, o quadro clínico pode piorar. Portanto, tenha cuidado.

Reduz o risco de diabetes

A medicina indiana tem usado amplamente a planta Crista-de-Galo no tratamento e na prevenção da diabetes. As sementes da planta liberam um óleo natural que agem no organismo, cuidando da doença. Geralmente, essas sementes são incluídas no plano alimentar dos diabéticos ou inseridas na alimentação de quem deseja ter uma vida mais saudável.

Mas é importante dizer que a diabetes apresenta vários tipos. Dependendo do nível, um tratamento mais intenso deverá ser utilizado para tratar a condição. No entanto, avalie com o seu médico a possibilidade de inserir as sementes de Crista-de-Galo em sua dieta, pois cada organismo funciona de um jeito.

Alivia a febre

O benefício da planta Crista-de-Galo no alívio da febre ainda tem sido estudado. Mesmo assim, alguns países utilizam a planta para aliviar esse quadro de saúde. Embora não tenha confirmação de pesquisas científicas, muitas pessoas afirmam que a Crista-de-Galo tem alto potencial de aliviar a condição febril.

A febre sinaliza algo de errado no organismo. Diante disso, ainda que você utilize a planta como alívio do sintoma, não deixe de procurar o médico para verificar o que está causando o problema. Com a saúde não se brinca, e todo o cuidado é pouco para não gerar maiores agravos.

Protege e melhora a saúde dos olhos

Com a vida cada vez mais conectada em celulares e computadores, cuidar da saúde dos olhos se tornou fundamental. A planta Crista-de-Galo tem o poder de contribuir para o melhor funcionamento dessa região, atuando com ação preventiva contra diversas doenças relacionadas aos olhos, como astigmatismo e catarata, por exemplo.

Assim, a semente da Crista-de-Galo é quem vai atuar na saúde da visão. Dessa parte da planta, o corpo absorve um óleo natural que age diretamente nas córneas, protegendo e cuidando da região. As sementes costumam ser vendidas sob o nome de pseudocereais e podem ser consumidas em vitaminas.

Melhora a saúde do fígado

Dizem que o fígado é o segundo coração do corpo humano. Se ele estiver funcionando bem, todos os outros órgãos do organismo também desempenharão uma excelente função. Logo, é preciso cuidar muito bem desse precioso órgão para que o corpo funcione de maneira adequada.

Assim, a planta Crista-de-Galo é ideal para melhorar o desempenho do fígado e impedir problemas relacionados a essa região. Ela otimiza a atuação do órgão, que contribui para a melhoria de todo o organismo. Para quem já está enfrentando alguma condição clínica no fígado, a planta beneficia o órgão.

Age no tratamento de diarreia

A Crista-de-Galo é muito potente para tratar a diarreia, mas não só isso. A planta tem sido bastante utilizada em condições como leucorreia, sangramento hemorroidário e fezes com sangue. Ela age na raiz do problema, melhorando o funcionamento do intestino e eliminando os sintomas citados.

Isso ocorre porque as flores e as sementes da Crista-de-Galo atuam diretamente no sistema digestivo, região que causa os principais problemas de diarreia. Porém é necessário observar a atuação da planta no corpo. Caso a diarreia ou qualquer outra condição já citada neste tópico não cesse dentro de 3 dias, o médico deverá ser procurado imediatamente.

Possui função de antídoto em venenos de cobra

Para tratar de certas situações, somente algumas partes da planta Crista-de-Galo realmente funcionam. Entretanto, no caso de venenos de cobra, todas as partes da planta, sem exceção, são úteis para neutralizar a substância. A Crista-de-Galo age como um verdadeiro antídoto no corpo envenenado.

Além disso, tem-se estudado a possibilidade de a planta agir como um antídoto para veneno de outros répteis também. Mas, enquanto essa hipótese não é confirmada, você pode levar a planta como um remédio natural para lugares onde sabe que existem cobras. Assim, ficará prevenido caso haja a picada.

Como cuidar da planta Crista-de-Galo

Crista-de-Galo.

Embora seja resistente, a planta Crista-de-Galo requer cuidados como qualquer outra para que possa crescer com saúde e muita beleza. Portanto, confira abaixo como cuidar de sua planta adequadamente e, assim, evite que ela morra!

Onde colocar?

A Crista-de-Galo pode ser colocada em um jardim de casa, pois necessita de luz solar para a sua sobrevivência. Entretanto, caso você não tenha um jardim em sua casa, poderá colocar a planta em um vaso. Existem muitas opções de vasos, mas eles devem ter 15 cm de altura, pelo menos, e furos para uma excelente drenagem.

Mesmo que a planta esteja no vaso, ela precisa ser colocada em um ambiente onde possa receber luz direta. Por isso, não é recomendado deixá-la em certos cômodos da casa, pois a luminosidade do sol pode não bater sobre a planta.

Iluminação ideal

A iluminação exerce um papel fundamental para que as plantas cresçam saudáveis e belas. Com a Crista-de-Galo, isso não é diferente. Ela é uma planta que precisa receber luz solar direta por pelo menos 12 horas diárias. Em seguida, basta deixá-la no mesmo ambiente para que continue recebendo luz natural.

A luminosidade natural vai agir no fortalecimento das raízes para que a planta cresça de modo saudável. Além disso, a coloração de toda a Crista-de-Galo se torna mais intensa com a luz refletida sobre ela, o que é responsável por deixar a planta muito mais bonita.

Temperatura e hidratação

A planta Crista-de-Galo precisa de uma temperatura entre 20ºC e 35ºC, que é característica da linha equatorial e também predominante em boa parte do território brasileiro. Por isso, ela se adapta muito bem ao Brasil. A planta é resistente aos períodos de seca e ao calor, apresentando ótima durabilidade.

Em relação à hidratação da Crista-de-Galo, é preciso ter cuidado. Como é uma planta de clima tropical, ela não precisa de tanta água. Caso o solo fique encharcado, por exemplo, sua plantinha pode acabar morrendo. Por isso, cuide para que ela não acumule água e nem fique em locais com muita umidade.

Solo e substrato para a planta

Muitas plantas morrem por não estar em um solo adequado. É fundamental se atentar para esse ponto, pois é o solo quem vai fornecer os nutrientes que a planta precisa para gerar o crescimento do sistema foliar e radicular. Por consequência, a produção de flores aumenta.

Diante disso, a Crista-de-Galo deve ser cultivada em solo rico de matéria orgânica, com textura leve, que seja drenável e fértil. Uma dica para identificar esse tipo de solo é a coloração. Quanto mais o solo for escuro, mais fértil ele será e, logo, apresentará todas as qualidades necessárias.

Manutenção da Crista-de-Galo

Fazer a manutenção da Crista-de-Galo não tem muito mistério. Você deve realizar a fertilização a cada 30 dias para que sua planta receba os nutrientes suficientes. A adubação deve ser através de compostos orgânicos, como adubo orgânico, esterco de animal, condicionador de solo e húmus de minhoca, pois ajudam na retenção de água, sem encharcar a planta.

Como a Crista-de-Galo é de clima tropical, ela não exige tantas regas no dia. No entanto, não existe um número exato para regar a planta. O que você pode fazer é observar o solo. Caso esteja seco, regue até umedecer bem, mas sem encharcar. Com a fertilização e rega de forma adequada, você vai evitar muitos danos à sua planta.

Preço e onde comprar

O preço da Crista-de-Galo pode variar de cidade para cidade, mas, geralmente, é encontrada no valor de R$ 4,39 a R$ 10,98. Você pode comprar em viveiros, lojas especializadas em plantas ou em hortos localizados na beira de estrada. Além disso, é possível comprar até pela internet.

Mas lembre-se de que a Crista-de-Galo é uma planta que precisa ser cuidada para não morrer. Você pode comprá-la no melhor estabelecimento e com um preço incrível, mas, se não seguir com os cuidados corretamente, perderá de vez a sua plantinha.

A planta Crista-de-Galo é uma ótima opção para a sua casa!

Crista-de-Galo.

Seja para fins medicinais ou apenas decorativos, a Crista-de-Galo é uma ótima opção para cultivar em sua casa. Com uma iluminação suficiente, rega equilibrada e fertilização a cada 30 dias, você mantém sua planta saudável e bonita por muito tempo. Além disso, cuide para que ela fique em ambiente onde possa receber a luz direta do sol.

A Crista-de-Galo proporciona muitos benefícios medicinais para o corpo. Contudo, lembre-se de que algumas condições clínicas dependem da avaliação de um médico. Em outras situações, um fitoterapeuta precisa ser consultado. Em todo o caso, tanto para cura definitiva quanto para complemento, a plantinha com flores vibrantes é perfeita para se ter em casa. Aproveite!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


natureza autocuidado

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Ter uma boa noite de sono é fundamental. Mas, será que dormir 8 horas por noite é suficiente? Descubra por que nem sempre dormir demais é o melhor para você!


O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

Você sabe o que é agressão verbal ou suspeita que esteja sendo uma vítima? Leia esse artigo e descubra o que é agressão verbal, principais tipos, sinais e mais.


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!