Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Você conhece o chá de Cana-do-brejo?

Xícara de chá de Cana-do-brejo.

A Cana-do-brejo, que também pode ser encontrada pelo nome de cana-de-macaco, é uma planta medicinal que conta com diversas propriedades importantes. Seus efeitos são adstringentes, anti-inflamatórios, diuréticos e outros.

Em geral, ela é usada muito para auxiliar em tratamentos relacionados a problemas nos rins e também no sistema urinário. Um outro efeito positivo desta planta é o fato de que ela auxilia em problemas relacionados a alterações menstruais, podendo fazer com que esteja seja mais regulada.

Esta é uma planta comum de ser encontrada em vários locais, e sua versão seca para o preparo de chás pode ser adquirida em lojas de produtos naturais. É importante destacar que, apesar de possuir efeitos incríveis, a Cana-do-brejo não deve ser usada como tratamento único, pois ela será uma auxiliar ao tratamento médico. Veja mais detalhes sobre ela a seguir!

Entendendo mais sobre o chá de Cana-do-brejo

Xícara de chá de Cana-do-brejo.

O chá de Cana-do-brejo pode beneficiar vários aspectos da saúde, mas deve ser usado de forma regulada e sem cometer excessos. Também é importante, ao se utilizar desta planta, consultar um médico para avaliar a possibilidade de inserir ela ao longo do tratamento que estiver sendo realizado, seja qual ele for.

Por mais que seja uma planta com efeitos muito positivos para a saúde, o excesso dela pode causar reações adversas e até prejudicar os rins. Portanto, conheça mais sobre a Cana-do-brejo para utilizar esta planta medicinal poderosa da melhor forma!

Origem e características da planta Cana-do-brejo

A Cana-do-brejo, que também pode ser encontrada em diversas localidades pelo nome de cana-de-macaco, é uma planta medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. Os locais onde esta planta se encontra de forma mais comum são América do Sul e Caribe. Mas ela pode também ser vistas em demais regiões.

O que faz com que ela seja mais vista nestas regiões específicas vem do fato de que é uma planta típica da Mata Atlântica e da região da Amazônia. Por isso, a Cana-do-brejo é muito utilizada em várias regiões do Brasil devido a suas propriedades medicinais.

Para que serve o chá de Cana-do-macaco?

O chá que é feito da Cana-do-brejo ou cana-de-macaco conta com muitas propriedades e ações distintas no organismo humano.

As principais ações poderão ser sentidas devido à capacidade adstringente desta planta, e também pelo fato de que ela pode fornecer melhorias e auxiliar em processos anti-inflamatórios, de combate a micro-organismos devido a sua ação antimicrobiana. Ela também pode ser usada para ajudar em vários tratamentos de doenças distintas, como cálculos renais, dores nas costas e dor reumática.

Propriedades da Cana-do-brejo

As propriedades da Cana-do-brejo são vastas, pois ela possui efeitos antioxidantes, antimicrobianos, adstringentes, anti-inflamatórios, depurativos, diuréticos e outros.

Devido à presença de alguns componentes essenciais para o corpo humano e seu bom funcionamento, esta planta também fornece proteção para a imunidade, pois fortalece o sistema imunológico, impedindo que doenças comuns, como gripes, possam se aproximar.

Pessoas que sofrem de dores musculares constantes devido a doenças ou outros fatores externos também podem se beneficiar do alívio imediato que este chá pode trazer.

Formas de uso da Cana-do-brejo

A forma mais comum de utilizar a Cana-do-brejo é através do preparo de seu chá, que é bem simples. Suas folhas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, secas e prontas para o preparo do chá. Alguns outros produtos naturais podem conter a Cana-do-brejo em sua composição, mas a forma de preparo comum de ser feita é através de seu chá.

Este deve ser ingerido com cautela e respeitando os limites permitidos. Além disso, é preciso tomar cuidado com a indicação de quantidades diárias e o tempo que o chá pode ser usado em sequência, além, é claro, de potenciais alergias que podem aparecer em pessoas sensíveis a alguns dos componentes.

Benefícios do chá de Cana-do-brejo

Xícara de chá de Cana-do-brejo.

Para entender os motivos pela qual inserir o chá de Cana-do-brejo em sua vida pode transformar a qualidade da sua saúde, é necessário, primeiro, entender quais são os benefícios desta planta e o que ela pode trazer de melhorias para várias doenças e condições físicas.

As ações desta planta podem ser notadas desde situações mais simples, como alívios imediatos de inchaços como também para auxiliar tratamentos de doenças mais graves, como bronquite, hérnias, cálculos renais e outros. Veja os benefícios da Cana-do-brejo a seguir!

Possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana

A Cana-do-brejo possui ação tanto anti-inflamatória quanto antimicrobiana e, por isso, pode auxiliar no tratamento de várias doenças distintas. Neste caso, ela é capaz de amenizar os sintomas que são mostrados nos pacientes que lidam com irritações vaginais, úlceras, gonorreia, sífilis, nefrite e outros processos inflamatórios causados por agentes patógenos externos.

Esta ação é capaz de combater estes agentes e aliviar os sintomas que causam dores e irritação nos locais. Por isso, é importante utilizar o chá durante um tratamento indicado pelo médico, para que, junto com o medicamento, este traga um alívio mais imediato para as inflamações.

Melhora o sistema urinário

O uso de Cana-do-brejo também é altamente recomendado paras as pessoas que possuem problemas urinários diversos. Tanto questões como retenção de líquidos como também outros problemas, como infecções urinárias constantes e alguns mais graves, podem ser amenizados e evitados com o uso desta planta.

Portanto, pessoas que sofrem com qualquer problema desta natureza podem se beneficiar com o uso do chá de Cana-do-brejo, que auxilia amenizando as dores causadas por estes problemas e também pode ajudar os que possuem dificuldades para urinar.

Age no tratamento de cálculos renais

Os cálculos renais são incômodos e podem causar dores muito intensas. Devido às propriedades da Cana-do-brejo, ela pode impedir ou amenizar as dores que são causadas pela doença em questão.

As pessoas que sofrem com este problema passam por tratamentos com medicamentos, mas o uso do chá ao longo do processo pode incentivar o bom funcionamento dos rins. Assim, podem combater estes cálculos e trazer um alívio mais imediato para a inflamação causada por eles.

Age no tratamento de inflamações na uretra

Como a Cana-do-brejo conta com duas propriedades distintas, tanto pelo seu poder anti-inflamatório quanto pelo fato de beneficiar o sistema urinário, ela poderá combater as inflamações na uretra, que podem ser causadas por bactérias ou outros fatores.

Deste modo, o chá pode promover para estas pessoas uma facilidade maior na hora de urinar, já que estas inflamações acabam causando dores e também uma irritação na área.

Combate infecções transmissíveis sexualmente

Por combater várias infecções e inflamações, a Cana-do-brejo também pode ser usada em tratamentos de infecções que são transmissões sexualmente.

Por contar com propriedades que a colocam como um excelente agente combatente de organismos, como bactérias, ela é eficaz para ajudar a impedir o avanço das infecções sexualmente transmissíveis. Assim, a Cana-do-brejo age diretamente para tratar irritações na vagina, úlceras, gonorreia, sífilis e outras infecções desta natureza.

Melhora a saúde menstrual

As capacidades anti-inflamatórias e analgésicas e os demais efeitos da Cana-do-brejo também se mostram positivos para combater e auxiliar na saúde menstrual.

Esta ação pode ser vista em várias situações, como em dores causadas pelas cólicas, em irritações deste período e também quando ocorrem atrasos. Desta forma, várias das alterações menstruais podem ser favorecidas pelo consumo do chá de Cana-do-brejo, trazendo mais alívio.

Alivia dor nas costas

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias encontradas na Cana-do-brejo também são eficientes para os tratamentos de pacientes que enfrentam fortes dores nas costas. O chá feito com a planta garante alívio imediato e constante para as pessoas que sofrem com estes problemas diariamente em suas vidas.

A ação da Cana-do-brejo provoca uma sensação de bem-estar, fazendo com que as dores não sejam sentidas de forma intensa. Por isso, ele pode ser usado junto a tratamentos de dores fortes ou por pessoas que praticam exercícios físicos intensos.

Age no tratamento de hérnia

A hérnia provoca uma dor muito intensa, mas o uso da Cana-do-brejo pode facilitar muito o tratamento destas doenças. Neste caso, a planta oferece benefícios em todas as suas partes, como haste e raiz, que, secas, podem ser usadas para fazer um chá forte e capaz de trazer alívio imediato para as dores causadas pela hérnia.

Este chá, entretanto, não é usado para ser bebido, pois o líquido será usado para fazer um cataplasma adstringente e será aplicado em cima do local da dor.

Alivia inchaços

O chá de Cana-do-brejo pode ajudar muito nos inchaços de modo geral, sejam eles pelo acúmulo de líquido ou por vários fatores que podem provocar esta situação.

Neste caso, ele irá agir de forma diurética para eliminar os excesso de líquido acumulado pelo corpo através da urina e, com isso, também fará com que substâncias que podem vir a ser prejudicais para a saúde também sejam eliminadas através da urina.

Age contra gripe e bronquite

A Cana-do-brejo age para aliviar os sintomas da bronquite, que é uma doença respiratória que pode se apresentar de forma grave, prejudicando a respiração e causando tosses intensas.

O alívio que a planta traz para esta doença e também para gripes mais comuns é pelo fato de que ela conta com a capacidade de aliviar os incômodos de tosse, coriza e outros sintomas comuns da bronquite e de gripes.

Em relação à bronquite, a Cana-do-brejo conta com uma ação importante, pois fornece a desobstrução das vias respiratórias.

Receita de chá de Cana-do-brejo

Xícara de chá de Cana-do-brejo.

O preparo do chá de Cana-do-brejo é bem simples e leva poucos ingredientes. O recomendado é que seja feito com as folhas da planta, pois elas que são as indicadas para o consumo via oral. Já outros preparos podem ser usados para aplicação na região prejudicada, como no caso das hérnias.

As folhas da Cana-do-brejo podem ser encontradas em vários locais, como feiras e lojas de produtos naturais, onde estarão prontas para serem consumidas. A seguir, veja como preparar o seu chá de Cana-do-brejo!

Ingredientes

Para o preparo do chá da Cana-do-brejo, primeiramente, é preciso encontrar as folhas secas da planta. A haste e as raízes podem ser usadas para os chás aplicados através de emplastos. Confira a seguir os ingredientes para o chá de Cana-do-brejo:

- 20 de folhas secas de Cana-do-brejo;
- 1 litro de água.

Como fazer o chá de Cana-do-brejo

Coloque para ferver 1 litro de água e, quando ela atingir o ponto ideal, coloque, em seguida, as 20 gramas de folhas e a Cana-do-brejo. Depois disso, desligue o fogo. A mistura das folhas com a água deve ficar em infusão por pelo menos 10 minutos para que elas liberem suas propriedades na água.

Em seguida, basta coar para retirar todas as folhas da água, e o chá já está pronto para consumir. É importante ficar atento às quantidades diárias. Para ter certeza deste limite, certifique-se de consultar um médico que poderá te orientar a respeito deste aspecto, pois cada paciente poderá consumir uma quantidade de acordo com o problema a ser tratado.

Outras informações sobre o chá de Cana-do-brejo

Copo com chá de Cana-do-brejo.

A Cana-do-brejo pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, mas é importante sempre se lembrar de que, mesmo se tratando de um produto natural, o chá feito com esta planta não pode ser consumido em excesso.

Sendo assim, certifique-se de que tudo está sendo feito da melhor forma possível, pois os excessos podem trazer alguns problemas de saúde, prejudicando a ação positiva do chá. Saiba mais alguns detalhes sobre a Cana-do-brejo a seguir!

Dicas para fazer o seu chá de Cana-do-macaco

Para o preparo de seu chá de Cana-do-brejo, fique atento às quantidades, pois a planta não deve ser usada sem uma medida correta. Seus efeitos podem prejudicar alguns aspectos da sua saúde.

Neste caso, ela possui efeitos muito positivos no aparelho urinário de modo geral, mas, caso seja usada de forma desmedida e sem que as quantidades sejam respeitadas, o excesso dos seus componentes no corpo pode causar problemas nos rins e efeitos colaterais danosos para a sua saúde.

Assim, a dica é que respeite estes limites e consulte uma pessoa com maior experiência para ter certeza da quantidade permitida.

Ervas e plantas que combinam com o chá de Cana-do-brejo

O chá de Cana-do-brejo pode ser combinado com algumas outras ervas e folhas. Neste caso, ele pode ser preparado com outros ingredientes, como a folha de abacate, que também conta com propriedades semelhantes, e pode potencializar os efeitos que serão esperados com o uso deste chá.

Para dar mais sabor, a depender da finalidade do chá, também podem ser adicionadas algumas ervas mais comuns, que possuem finalidades anti-inflamatórias, diuréticas e até calmantes, como erva-doce e camomila.

Outras receitas para usar a Cana-do-macaco

A Cana-do-brejo pode ser consumida de outras formas, fora o chá. Neste caso, você pode utilizar suas hastes, que devem ser diluídas em água para o preparado de um suco. Este suco em questão é usado com uma finalidade medicinal no combate a doenças venéreas, mas também pode trazer diversos benefícios para a saúde.

A haste e a raiz da planta também são usadas secas e em formato de pó para o preparo de cataplasmas adstringentes.

Receita de suco de Cana-do-brejo

Para preparar o seu suco de Cana-do-brejo, é necessário apenas folhas da planta e água. Mas é importante destacar que, neste caso, para o suco, a folha não pode ser a mesma versão seca que é usada para o preparo dos dois tipos de chás distintos. Aqui, a folha deve ser fresca.

Veja os ingredientes para o preparo do suco a seguir:

- 6 folhas frescas de cana-do-brejo;
- 1 litro de água.

Como fazer

Para começar seu suco, pegue as folhas frescas da Cana-do-brejo e higienize elas muito bem antes de usar. Coloque dento do liquidificador toda as folhas, mais 1 litro de água, e, em seguida, bata até que tudo fique bem homogêneo.

Se preferir, para dar mais sabor e também adicionar algumas outras propriedades, coloque um pouco de suco de limão no suco. Este preparo é ideal para trazer benefícios para a saúde, mas também é muito indicado para ser consumido em dias muito quentes, como no verão.

Possíveis efeitos colaterais do chá de Cana-do-brejo

Por mais que as plantas e os ingredientes naturais contem com menos efeitos adversos e colaterais do que demais medicamentos, ao utilizar qualquer produto é preciso ficar atento aos efeitos e a como este reage em seu corpo.

Neste caso, a Cana-do-brejo não conta com registros de que traz malefícios para a saúde e efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem sentir algumas reações, principalmente se este uso for prolongado. Assim, é possível que o chá ou o suco venham causar problemas nos rins.

Contraindicações do chá de Cana-do-brejo

O chá de Cana-do-brejo não deve ser usado por pessoas que sofrem de algumas condições que possam vir a ser agravadas por ele. Grávidas e mulheres que se encontram ainda amamentando seus bebês também não devem de forma alguma fazer uso deste chá ou da Cana-do-brejo durante este período de suas vidas. Para elas, os efeitos podem ser prejudicais para a saúde e também para o bebê.

O chá de Cana-do-brejo possui diversos benefícios!

Xícara de chá de Cana-do-brejo.

O chá de Cana-do-brejo conta com muitas propriedades importantes e pode ajudar em diversos tratamentos distintos. Assim, pode atuar em doenças mais simples e relacionadas ao trato urinário, como infecções comuns, ou em mais sérias, como cálculos renais.

Este chá é um excelente meio de evitar as dores que são causadas por estes distúrbios e ajuda a aliviar as inflamações e infecções, junto com os medicamentos usados para o tratamento. Sendo assim, após aprender muitas dicas a respeito desta planta medicinal poderosa, você pode inserir ela em seu dia a dia e adquirir seus benefícios com segurança!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Para que serve o chá da folha da manga? Benefícios, para sinusite e mais!

Para que serve o chá da folha da manga? Benefícios, para sinusite e mais!

Apresentando ótimos benefícios, o chá da folha da manga conta com nutrientes capazes de fortalecer a saúde, além dos seus ativos. Saiba aqui como fazer!


Chá de sálvia: para que serve, benefícios, propriedades, como fazer e mais!

Chá de sálvia: para que serve, benefícios, propriedades, como fazer e mais!

Além das versões ornamentais, a sálvia tem espécies ideais para a produção do chá, que torna o corpo e a mente mais saudáveis. Saiba mais no artigo!


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!