O que é equilíbrio emocional? Como desenvolver, no trabalho e mais!

O que é equilíbrio emocional? Como desenvolver, no trabalho e mais!

A busca pelo equilíbrio emocional é um processo intenso e necessário para trazer estabilidade para a vida. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo!


Considerações gerais sobre equilíbrio emocional

Homem de braços abertos em praia calma.

Manter o equilíbrio emocional diante de frustrações e situações adversas da vida é uma tarefa muito difícil e que exige dedicação para tal. Todas as situações que acontecem ao redor são suficientes para trazer desequilíbrio e sensações ruins, assim como também podem provocar efeitos positivos.

Mas, neste caso é importante pontuar que por traz de todos os sentimentos e sensações sentidas, existem motivos, por menor que sejam. A importância que é dedicada a estes é um ponto de partida para entender e buscar pelo seu equilíbrio emocional.

A busca pelo equilíbrio emocional é algo que todas as pessoas desejam em suas vidas, mas é um processo desafiador e que exige muitos cuidados. Assim, é importante entender que este equilíbrio não é o controle sobre tudo, mas a forma como você lida com as questões da sua vida. Continue lendo para entender mais sobre o equilíbrio emocional!

Entenda melhor sobre o equilíbrio emocional

Pedras equilibradas em praia.

O equilibro emocional não é algo fácil de ser conquistado. É necessário passar por todo um processo antes de atingir este objetivo desejado. É importante destacar que este equilibro não visa controlar tudo o que acontece em sua vida e suas ações.

O objetivo deste processo é encontrar uma forma de conviver com frustrações e sentimentos sem que estes sejam maiores do que os bons sentimentos, buscando pela capacidade de lidar com as adversidades de frente. Veja mais detalhes a seguir!

O que é o equilíbrio emocional

Para você entender o equilíbrio emocional de uma forma resumida e simplificada, ele pode ser explicado como uma estratégia para conseguir entender pensamentos, ações e sentimentos. Você começa uma busca por um comportamento mais equilibrado e centrado no que deseja, sem se deixar levar por situações adversas e problemáticas ou dando mais importância a estas do que elas verdadeiramente possuem.

Portanto, uma pessoa que é equilibrada emocionalmente possui uma visão muito mais clara e segurança para lidar com conflitos, sem que deixe estes tomarem contar dos seus pensamentos e se afogue em frustrações.

Qual a sua importância?

Buscar pelo equilíbrio emocional é algo de grande importância, pois é uma forma de desenvolver vários aspectos positivos de sua personalidade, como a inteligência emocional. O resultado destas conquistas é uma qualidade de vida muito melhor e saudável.

Este processo da busca pelo equilíbrio emocional também age de forma transformadora na vida das pessoas, pois traz a chance única de se conhecer de uma forma mais profunda e com uma visão mais ampla de si mesmo e de suas preferências e desejos.

Por isso, este processo lida com o autoconhecimento, avaliando como cada pessoa se comporta diante de uma situação específica e como isso pode ser mudado.

Como a terapia pode ajudar?

A terapia pode ajudar no processo da busca pelo equilíbrio emocional. Através dela, é possível contar com um profissional qualificado para entender e até dar significado aos seus sentimentos que podem se tornar confusos em alguns momentos para serem desvendados.

Nesse caso, a ajuda profissional trará muito mais qualidade de vida, pois, assim, será possível cuidar de sua saúde emocional e entender os motivos pela qual algumas reações e pensamentos surgem em sua vida. Além disso, você poderá incentivar o autoconhecimento de uma forma muito mais profunda e clara.

As principais causas do desequilíbrio emocional

Balança pesando sentimentos e emoções.

Os motivos para que o desequilíbrio emocional tome conta da mente de uma pessoa são diversos e podem ser controlados e encarados para buscar a compreensão de situações que não são entendidas claramente e geram este sentimento.

O desequilíbrio emocional se caracteriza por ser o abandono do controle das ações da vida de uma pessoa, em que os sentimentos são liberados de forma automática, sem que haja uma reflexão sobre eles. Por isso, é de grande importância encontrar as situações que podem gerar o desequilíbrio emocional total. Veja a seguir as principais causas!

Mudanças repentinas

Um dos motivos para enfrentar um desequilíbrio emocional na vida são as mudanças repentinas. Quando não se está preparado para encarar algo que acontece de uma forma totalmente inesperada, devem ser pontuados os sentimentos negativos.

As mudanças repentinas, em geral, tiram das pessoas o conforto e acabam expondo elas ao que não conhecem. Desta forma, é preciso compreender a situação para que ela não se torne maior do que verdadeiramente é, pois períodos de mudança são comuns, mas precisam ser encarados com paciência e cuidado.

Pressões externas

As pressões externas também são motivos muito comuns para que haja o desequilibro emocional na vida de uma pessoa. Indivíduos ou situações podem influenciar de forma negativa os sentimentos de outras pessoas, causando efeitos devastadores ao seu comportamento.

Algumas situações da vida, como perdas, demonstram muito bem o que as pressões causadas por situações adversas podem causar na vida de uma pessoa, retirando desta o equilíbrio emocional e o controle de suas reações e ações. Este fator pode provocar em indivíduos mais calmos reações explosivas inesperadas.

Ações impulsivas

A impulsividade é uma característica muito comum das pessoas que sofrem com o desequilibro emocional. Diante das pressões e influências ao seu redor, sem saber como reagir ou agir perante uma situação em específico, é comum que estas pessoas acabem tomando atitudes impulsivas e inesperadas.

Isso não necessariamente precisa ser tido como um defeito, mas é importante aprender a controlar este aspecto para que ele não se torne pesado. A impulsividade, de modo geral, pode provocar muitas situações ruins, pois é caracterizada pela falta de medo de agir e correr riscos.

Sobrecarga e rotina estressante

Um fator que pode vir a causar o desequilibro emocional são as rotinas estressantes e cansativas. Muitos conflitos e problemas para serem resolvidos na vida diária podem vir a causar este sentimento.

Há períodos na vida em que é necessário se dedicar de forma quase extrema a um assunto em específico, podendo ser família, trabalho ou situações da vida da pessoa. Essa pressão causada pelo momento pode desencadear uma sobrecarga, um sentimento de que tudo está em suas costas e depende unicamente da sua ação.

Os riscos de não buscar pelo equilíbrio emocional

Reflexo de mulher com emoções desequilibradas.

Assim como qualquer sentimento e situação difícil ou problemática da vida, existem riscos muito grande em não buscar uma resolução diante da falta de equilíbrio emocional. Por isso, é muito importante entender os aspectos deste e procurar pela devida ajuda profissional.

Entender a existência dos desequilíbrios e das situações adversas é importante para traçar rotas de resolução. Entenda a seguir quais são os riscos do desequilíbrio emocional!

Aumento do estresse

O estresse é um dos principais sintomas da falta de equilíbrio emocional e também um dos pontos que aparecem de forma mais comum entre as pessoas que enfrentam estas situações em suas vidas.

Rotinas estressantes e momentos específicos que causam este tipo de sentimento acabam prejudicando vários outros pontos da vida, causando uma desorganização quase geral em diversos aspectos.

O estresse é causado pelo descontrole das emoções e pode se agravar se não for entendido. Há consequências, como estados de alerta constantes, que causam um cansaço extremo tanto ao corpo quanto à mente.

Queda na produtividade e motivação

A queda de produtividade e motivação na vida e no trabalho são riscos muito grandes ao enfrentar o desequilíbrio emocional e deixar que este domine a sua vida completamente.

O rendimento no trabalho é um dos primeiros pontos a serem afetados, e as consequências disso são mostradas rapidamente, diante de uma produtividade baixa causada pela instabilidade emocional. Existem alguns casos que acabam se tornando críticos e causando a conhecida síndrome de burnout.

Dificuldade em relacionamentos

Com o estresse e as situações de desequilíbrio dominando a vida, torna-se quase impossível manter um relacionamento estável e saudável. Portanto, a falta de equilíbrio emocional também será responsável pelos problemas nos relacionamentos do indivíduo afetado, sejam eles amorosos ou de amizades e familiares.

No caso dos amorosos, há uma constante sensação de insegurança que pode prejudicar a relação, causando brigas e desentendimentos constantes ao ponto de transformar o relacionamento em algo muito mais negativo do que positivo e satisfatório.

Problemas de autoimagem

As pessoas que enfrentam o desequilíbrio emocional são afetadas de diversas formas, inclusive na maneira como se enxergam. Ao passar por estes períodos de instabilidade, um risco comum a se sofrer é o de não conseguir se ver com uma imagem correta.

Assim, há uma distorção negativa que faz com que os indivíduos se sintam inferiores e até incapazes de fazer algo. Estas emoções são passageiras, mas podem deixar marcas muito profundas se não forem encaradas e lidadas da forma correta e com a ajuda de um profissional.

Maneiras de desenvolver o equilíbrio emocional

Mulher meditando.

O primeiro passo para conseguir desenvolver o equilíbrio emocional é buscar pela ajuda de um profissional. Este irá auxiliar ao longo do processo para que você consiga encontrar novas formas de se entender e enxergar seus sentimentos de uma maneira mais clara.

Mas existem algumas práticas que podem ser mantidas no seu dia a dia, que garantirão uma sensação positiva e poderão agregar muito no tratamento e na busca pelo equilíbrio emocional. Confira abaixo algumas boas práticas para estabelecer o equilíbrio emocional!

Busque autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um processo longo, intenso e muito difícil de ser encarado, mas é necessário para que todos consigam compreender profundamente necessidades e desejos que acabam sendo deixados para traz. Este processo é transformador e pode provocar mudanças interiores de alto valor para o futuro.

Assim, este é um passo muito importante para encontrar o equilíbrio emocional, pois, sem saber o que te faz se sentir melhor ou suas preferências, é muito mais difícil de afastar o que causa sentimentos ruins. Este é um processo importante para que você consiga assumir o controle de sua vida.

Desenvolva a sua autoconfiança

Buscar entender suas preferências dá vazão para que as pessoas também desenvolvam mais autoconfiança. Isso porque, ao ter uma visão ampla de suas preferências, é também possível conquistar esta ação mais assertiva a respeito do que você deseja ou não em sua vida.

Assim, afaste as inseguranças, deixe de lado a importância extrema à opinião alheia e foque em si mesmo e no que você quer para a sua vida. Compreender como sua mente funciona dentro da busca pelo equilíbrio emocional faz com que se torne uma pessoa mais confiante em suas ações e desejos.

Concentre-se no momento presente

Concentrar-se no que deseja é um passo muito importante no processo de busca pelo equilíbrio emocional. Manter lembranças e sentimentos do passado é importante, exceto quando isso causa mais ansiedade do que bem-estar por se lembrar de algo que foi importante e positivo em sua vida.

Por isso, ao se encontrar em uma situação em que o passado está tendo muito mais espaço do que o presente em sua vida, é preciso encontrar uma forma de se concentrar no agora. Aproveitar mais os momentos que estão acontecendo em sua vida é uma boa forma de afastar os sentimentos ruins e encontrar o equilíbrio da mente.

Seja grato

Ao longo da vida, é comum que, nas rotinas atarefadas e aceleradas, muitas pessoas se esqueçam de agradecer pelo que possuem e também de enxergar as situações desta maneira. Tudo acontece de forma muito acelerada e inconstante. Por isso, é importante aproveitar para agradecer, tirar um momento da sua vida para rever o que você possui e ser grato pelo que conquistou até agora.

Este processo é muito importante também para deixar para trás tudo o que não é mais importante e não foi bom para sua vida. Dessa forma, você pode se desvincular de passados dolorosos, deixando apenas o que for positivo para si.

Cuide de si mesmo

O autocuidado é um processo importante para poder conseguir conquistar o equilíbrio emocional. Em muitos momentos da vida, diante de tarefas e deveres diários, é comum que se perca também a percepção de que é necessário encontrar um tempo para cuidar de si mesmo e realizar desejos e vontades que tragam prazer em viver.

Assim, o autocuidado é uma parte importante da vida e não fala somente a respeito de questões físicas. É algo muito mais profundo que visa o bem-estar físico e mental. Então, é importante que estes dois aspectos estejam associados, pois não é suficiente que esteja com a saúde física em dia e a mental desgastada.

Mantenha-se consciente das próprias emoções

Tomar consciência das suas emoções e do que deseja é um passo muito grandioso para adquirir o sonhado equilíbrio emocional. Apesar disso, é um processo complicado e intenso. Entender o que sente não é uma situação fácil de ser resolvida e encarada, mas é necessária.

É preciso entender que as emoções não são lógicas, pois elas podem ser desencadeadas por vários estímulos distintos. Por isso, entender suas próprias emoções requer uma percepção maior de si mesmo, de entender o que você quer, o que te faz bem e o que não merece espaço em sua vida.

Mude o seu padrão de pensamento

Mudar seus pensamentos e formas de enxergar uma situação específica pode trazer muitos benefícios para a vida, principalmente se este assunto tem te causado muito mais malefícios do que algo positivo.

Por isso, é importante olhar sempre para dentro de si, avaliando o que é positivo para a sua vida e o que não deveria mais receber a atenção que ainda vem recebendo. A mudança de pensamento sobre algo não somente é algo bom como é necessário em vários momentos da vida. Então, saiba identificar quando isso precisa ser feito.

Mantenha-se cercado por pessoas que o façam bem

Uma boa forma de manter a sua saúde mental em dia e buscar pelo equilíbrio emocional é se cercar de pessoas que querem o seu bem e que estarão ao seu lado para te apoiar diante dos desafios.

É importante manter em sua vida pessoas que contam com um visão semelhante à sua e que não demandem algo que não pode ser cumprido da sua parte, podendo vir a se tornar uma relação pouco saudável e exercendo uma pressão externa muito grande com cobranças. Portanto, deixe em sua vida pessoas que te fazem bem e que podem agregar algo de bom.

Busque maneiras de aliviar a tensão mental

Não há uma fórmula mágica para buscar o equilíbrio emocional. Mas existem estratégias, como buscar por algo que te faça aliviar a tensão mental, por exemplo.

Atividades físicas, artísticas ou qualquer outro tipo de entretenimento pode ser uma ferramenta poderosa no processo de busca pelo equilíbrio emocional. Portanto, invista em algo que pode servir nestes momentos para aliviar sua tensão e trazer uma sensação de bem-estar maior para os seus dias.

O equilíbrio emocional no ambiente de trabalho

Mesa de escritório com profissionais em volta.

Uma das tarefas mais difíceis a serem desenvolvidas é a busca pelo equilíbrio emocional dentro do ambiente de trabalho. Nesse caso, é mais do que necessário manter o desenvolvimento deste equilíbrio para que os problemas não consigam te afetar de forma profunda e prejudicial.

Algumas formas de agir podem ajudar neste processo e impedir que ele se transforme em algo devastador para a saúde mental. Entenda mais sobre o equilíbrio emocional no trabalho a seguir!

A resiliência

Dentro do ambiente de trabalho, existem diversos desafios a serem vencidos e, neste caso, tentar não perder o seu equilíbrio emocional é um dos mais complexos a serem encarados. Aqui, a resiliência fala a respeito dos problemas a serem resolvidos, pois o foco extremo em algo pode não ser positivo e ajudar a resolver a questão.

Portanto, é importante refletir e pensar mais a respeito de potenciais soluções criativas e mais viáveis que poderão te ajudar neste processo. Esta é uma prática que visa justamente resolver os problemas sem que eles se tornem impossíveis de serem resolvidos.

O feedback

Um ponto importante para manter em dia o equilíbrio emocional dentro do ambiente de trabalho é o conhecido feedback. Ser motivado a continuar exercendo uma função, pois ela tem gerado resultados positivos, é importante para que o profissional se sinta satisfeito com suas ações e seja reconhecido pelo seu valor.

Então, para buscar pelo seu equilíbrio neste ambiente, é importante não focar nas situações adversas, e sim nos feedbacks construtivos e positivos que estão sendo feitos a você. Olhar pelo lado positivo e pelo que está surtindo efeitos é uma forma de encarar as situações adversas e transformar elas em combustível para continuar.

A inteligência emocional

A construção da inteligência emocional é um processo longo, mas que traz resultados importantes para diversos setores da vida. No trabalho, adquirir esta visão traz perspectivas únicas e transformadoras.

Esta visão mais ampla permite que você consiga olhar para as dificuldades de uma forma diferente, buscando por soluções sem que o desespero tome conta da sua mente e faça com que você se sinta incapaz de conseguir seguir em frente e resolver algo complicado e que parece não ter uma resolução.

Adquirir esta inteligência emocional faz com que mesmo os processos mais intensos se tornem melhores, pois você sofrerá os abalos de uma forma menos devastadora.

Caso sinta a urgência de desenvolver o seu equilíbrio emocional, não hesite em buscar ajuda!

Mulher em consulta de terapia.

Entender os motivos e as causas do desequilíbrio emocional e o que pode ser feito para buscar por este equilíbrio novamente em sua vida é um processo importante e transformador. Estas técnicas que foram discorridas ao longo do artigo servem como um amparo para conseguir vencer estes momentos de grande dificuldade e encontrar soluções dentro de si para seguir adiante.

Entretanto, para algumas pessoas, o desequilíbrio emocional pode ser algo muito mais intenso e complicado de ser resolvido. Estas técnicas que foram destacadas podem ser associadas aos tratamentos da pessoa ou podem ser adotadas como forma de manutenção.

Mas o mais indicado é que, ao menor sinal de que não conseguirá lidar com algo desta magnitude, busque pela ajuda de um profissional para que este possa te ajudar a entender estas situações e lidar com elas!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.