Massagem terapêutica: o que é, para que serve, benefícios, tipos e mais!

Massagem terapêutica: o que é, para que serve, benefícios, tipos e mais!

A massagem terapêutica traz benefícios para a saúde física e mental através das suas técnicas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Saiba tudo sobre a técnica de massagem terapêutica!

Mulher recebendo massagem na testa

A massagem terapêutica pode ser descrita como a manipulação dos tecidos moles do corpo humano, assim como das suas articulações. Ela tem como objetivo promover o relaxamento e a melhoria da circulação sanguínea. Além disso, traz outros benefícios, como a redução dos níveis de estresse.

Portanto, trata-se de uma prática que ajuda tanto na prevenção de doenças quanto em questões de saúde mental. Através das técnicas e modalidades de massagem terapêutica é possível atingir uma série de benefícios que garantir o bem-estar, visto que elas favorecem a liberação de hormônios ligados ao prazer.

Assim, é uma prática ideal para pessoas que estão em busca de alívio para as suas dores corporais ligadas ao estresse cotidiano. Se você quer saber mais sobre a prática e entender como ela se diferencia de outros tipos de massagem, continue a leitura do artigo para encontrar maiores informações sobre isso!

Entendendo sobre a massagem terapêutica

Pessoa recebendo massagem na panturrilha

A massagem terapêutica possui manobras que promovem o relaxamento através da manipulação dos tecidos e das articulações. Desse modo, serve para prevenir uma série de doenças e traz benefícios para a saúde mental pela sua conexão com os hormônios do prazer.

Embora muitas pessoas confundam com a massagem relaxante, as duas práticas têm diferenças fundamentais e são bastante distintas. Veja mais a seguir!

O que a massagem terapêutica?

É possível definir a massagem terapêutica como a aplicação de manobras metódicas nos tecidos do corpo. Elas podem ser feitas de forma manual ou sistemática, mas têm em comum o objetivo de promover relaxamento e tratar algumas condições específicas.

Assim, as pessoas que fazem uso desta prática geralmente se queixam de dores em áreas como as costas e o pescoço. Entretanto, a massagem terapêutica também pode ajudar no tratamento da cefaleia e de condições como a artrite e a artrose.

Diante disso, ela pode ser definida como uma forma alternativa de medicina e, de acordo com alguns estudos, quando feita de forma correta, promove efeitos mecânicos do organismo, como o movimento do sangue venoso.

Origem e história da massagem terapêutica

É possível afirmar que os primeiros registros escritos que falam sobre a prática da massagem possuem mais de 3 mil anos e estão vinculados à medicina tradicional chinesa. Entretanto, quando se fala sobre o ocidente, a prática é um pouco mais recente.

Assim, na modernidade ela é creditada a Pehr Hendrick Ling, um sueco que viveu durante o século XIX. É possível afirmar que alguns registros históricos destacam que Ling era atleta e procurava uma forma de aliviar os seus próprios desconfortos. Assim, ele usava as mãos para fazer manobras bastante similares ao deslizamento e se tornou conhecido porque a sua técnica proporcionava alívio para as dores.

Para que serve a massagem terapêutica?

A massagem terapêutica tem como objetivo promover o conforto, o relaxamento e o tratamento para condições de saúde específicas, como a artrite e outros males ligados às articulações. Assim, ela pode ser usada para combater uma série de dores.

Em geral, essas dores têm o estresse como denominador comum e o aspecto relaxante da massagem terapêutica promove alívio também para as tensões emocionais, de modo que beneficia a saúde mental. Portanto, é uma prática bastante versátil e que conta com diversas abordagens na medicina alternativa.

Diferença entre massagem terapêutica e massagem relaxante

Embora muitas pessoas percebam a massagem terapêutica e a massagem relaxante como práticas iguais, na verdade, elas possuem diferenças fundamentais. Assim, enquanto a primeira é focada no tratamento de quadros de dor e usada para promover o alívio destes, a segunda tem o relaxamento como prioridade e não como uma consequência das abordagens.

Desse modo, ela é indicada para pessoas que se sentem estressadas, mas não necessariamente têm sintomas físicos ligados ao estresse. Portanto, a escolha é pessoal e depende daquilo que o corpo está pedindo no momento.

Principais benefícios da massagem terapêutica

Homem recebendo massagem nas costas

A massagem terapêutica traz uma série de benefícios para o corpo, como a melhoria da circulação sanguínea e a redução da tensão muscular. Além disso, ela também é capaz de ajudar em aspectos como a prevenção de doenças e o fortalecimento do sistema imunológico.

Assim, se você quer saber mais sobre isso para se aprofundar nos benefícios da prática, continue a leitura do artigo e descubra!

Reduz tensões musculares

A redução das tensões musculares é um dos motivos que mais leva as pessoas a procurar pelas massagens terapêuticas. A prática é capaz de promover o relaxamento da musculatura, garantindo alívio para as dores em várias áreas do corpo.

Além disso, as articulações podem ser beneficiadas pela massagem deste tipo depois de algumas sessões. Então, a prática é indicada para as pessoas que sofrem com condições de saúde como a atrite. Entretanto, é importante que ela seja usada como complemento e não como única forma de tratamento.

Melhora a circulação sanguínea

Logo após uma sessão de massagem terapêutica é comum que a circulação sanguínea passe por melhorias. Assim, o resultado da prática é mais nutrientes circulando pelo corpo e garantindo a manutenção da saúde de todos os órgãos, visto que eles são transportados através do sangue.

Portanto, com essa distribuição melhorada, a cicatrização se torna mais fácil. Desse modo, lesões e feridas são beneficiadas pela massoterapia ainda que isso não acontece de forma direta e devido aos movimentos adotados pela prática.

Promove o bem-estar físico e mental

A massagem terapêutica promove alívio para dores geradas pelo estresse do cotidiano. Grande parte das pessoas que procura pela prática reclama de tensões na região das costas, da lombar e até mesmo de crises de cefaleia. Assim, os movimentos usados na massoterapia ajudam a combater essas questões.

Eles também favorecem a saúde mental por proporcionar a sensação de relaxamento. Desse modo, na medida que as dores físicas são eliminadas, as pessoas se tornam menos tensas do ponto de vista psicológico.

Previne doenças

A prevenção de doenças é um dos benefícios mais citados da massagem terapêutica. Embora muitas pessoas pensem somente sobre as condições ligadas às dores e às articulações, a verdade é que esta prevenção acontece em um sentido mais amplo.

Isso se deve ao fato de que a massagem terapêutica incentiva a circulação dos linfócitos pelo corpo. Estas são as células brancas presentes no sangue e as responsáveis por reforçar as defesas do organismo, tornando-o menos suscetível a doenças oportunistas, como gripes e resfriados.

Fortalece o sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico também está diretamente associado à circulação de linfócitos proporcionada pela massagem terapêutica. Uma vez que elas passam a circular pelo organismo, ele se torna mais protegido e mais apto a combater os agentes patogênicos.

Assim, infecções causadas por vírus e bactérias se tornam menos comuns. Outro benefício da massagem nesse sentido é a capacidade de combater células tumorais, de modo que a prática pode evitar o surgimento do câncer. Isso é potencializado quando a massagem é combinada com outros hábitos saudáveis, como uma boa rotina de exercícios.

Age no controle de estresse e ansiedade

Em 2016, a revista Journal of Clinical Psychiatry publicou um estudo associando a massagem terapêutica à redução dos sintomas de ansiedade. De acordo com os estudiosos, esta condição acontece quando o sistema nervoso está em estado de alerta, de modo que o cérebro entra em modo de “lutar ou fugir”.

Assim, a massagem é capaz de aumentar as respostas do sistema nervoso simpático neste tipo de situação e isso ajuda no controle da ansiedade. Ela ajuda a reduzir os estados de alerta do corpo humano.

Promove a liberação de hormônios da felicidade e relaxamento

As sessões de massagem terapêutica liberam hormônios associados à felicidade e ao relaxamento. Nesse sentido, é possível destacar a endorfina. Este hormônio está associado à realização de atividades que nos dão prazer e é liberado pela massagem.

Além disso, a serotonina também é liberada durante a prática. Trata-se de um neurotransmissor que também tem vínculos diretos com atividades prazerosas, independente da sua natureza. Vale pontuar que além de beneficiar a saúde mental, a serotonina é fundamental para o funcionamento do intestino e para melhorias nos ossos.

Melhora a qualidade do sono

Caso você conheça alguém que é adepto das massagens terapêuticas, com certeza já ouviu esta pessoa falando sobre como sente sono durante as sessões. Isso acontece porque um dos objetivos da massoterapia é justamente promover melhorias na qualidade do sono.

Assim, ela ajuda na desaceleração do sistema nervoso, fazendo com que seja mais fácil dormir. Os óleos usados no corpo, por sua vez, são feitos à base de ingredientes que auxiliam nessa questão e agem nos níveis de serotonina, um hormônio que garante o bem-estar e regula o sono.

Retarda o envelhecimento

A massagem terapêutica favorece o funcionamento do sistema linfático. Desse modo, as toxinas presentes no corpo humano são eliminadas com mais facilidade depois de uma sessão de massoterapia. Portanto, é possível afirmar que a prática contribui para retardar o envelhecimento.

Diante disso, não é incomum que pessoas que têm a massagem terapêutica como algo regular nas suas rotinas apresentem uma pele mais bonita e saudável. Isso também tem ligação direta com a liberação de hormônios ligados à felicidade e com a melhoria na qualidade do sono.

Principais tipos de massagem terapêutica

costas femininas com pedras de massagem

Existem vários tipos de massagem terapêutica e estes variam de acordo com as suas abordagens e técnicas. Desse modo, é preciso conhecer bem cada um deles para se certificar de que as suas necessidades serão atendidas. A seguir, mais detalhes sobre isso serão comentados. Continue a leitura do artigo para saber mais.

Shiatsu

Originado na medicina oriental, o shiatsu é uma forma de terapia que tem como objetivo promover o equilíbrio do corpo e proporcionar mais saúde e bem-estar. Durante a sua prática os dedos do massoterapeuta são usados para aplicar pressão em pontos vitais do corpo, ativando a sua energia interna.

Quando usado em conjunto com outras terapias, o shiatsu é capaz de trazer uma série de benefícios, visto que ele contribui para questões com o funcionamento dos órgãos, o fortalecimento do organismo e o tratamento de problemas de saúde, sejam eles de ordem física ou psicológica.

Ayurvédica

A ayuvérdica é baseada em uma filosofia oriental que foi desenvolvida há milhares de anos na Índia. Ela visa os cuidados com a mente, o corpo e o espírito de forma simultânea. Assim, a promoção da saúde e a cura de algumas doenças podem ser conseguidas através da técnica.

De acordo com a medicina ayuvérdica, as doenças são provocadas por desequilíbrios nos doshas, que seriam os humores das pessoas. Eles são classificados em três categorias: pitta (fogo e água), kapha (terra e água) e vata (espaço e ar).

Tailandesa

Também conhecida como thai, a massagem tailandesa é capaz de promover tanto o bem-estar físico quanto o emocional. Desse modo, ela é capaz de aliviar dores, melhorar a circulação sanguínea e reduzir os níveis de estresse. Trata-se de uma prática antiga e de origem indiana.

As suas técnicas são bastante suaves e voltadas para o alongamento, de modo que o massoterapeuta toca os pontos energéticos do corpo e visa liberar a energia que está bloqueada nessas áreas, o que provoca melhorias para as dores e promove o relaxamento.

Pedras quentes

A massagem de pedras quentes faz uso das pedras de basalto aquecidas. Elas são colocadas em locais estratégicos do corpo com o objetivo de garantir o relaxamento e o alívio para o estresse. O mais comum é que as pedras sejam posicionadas na cabeça, nos pés e nas costas.

Além disso, as sessões geralmente começam com uma massagem simples e feita com óleos. Então, enquanto isso acontece as pedras são devidamente aquecidas e depositadas no corpo durante alguns minutos. Os pontos nos quais estes itens são dispostos são chamados de acupressão.

Aromaterapia

Reconhecida como uma ciência antiga que mistura óleos essenciais de plantas para harmonizar a saúde corporal e mental, a aromaterapia promove o tratamento a partir das substâncias que compõe os óleos usados, visto que elas são capazes de estimular as células nervosas.

Assim, as áreas do cérebro que têm ligação com as emoções são estimuladas, algo que reverbera diretamente nos aspectos físicos, provocando a sensação de relaxamento. Na prática, a aromaterapia ajuda a lidar com questões como a insônia e a ansiedade, além de amenizar dores.

Outras informações sobre a massagem terapêutica

Pessoa recebendo massagem no pé

A próxima seção do artigo comentará alguns aspectos sobre para quem a massagem terapêutica é indicada e também sobre como tirar mais proveito de uma sessão. Além disso, serão esclarecidos alguns cuidados e contraindicações da prática. Caso você esteja em dúvida sobre estes pontos, continue a leitura para obter esclarecimentos.

Para quem é indicada a massagem terapêutica?

A massagem terapêutica tem como foco amenizar quadros de dor. Desse modo, ela é voltada para pessoas que são incomodadas por questões como dores nas costas e dores de cabeça, ainda que a sua motivação seja o estresse.

Vale pontuar que o processo pode ser doloroso devido ao nível de sensibilidade de quem procura a prática. Como já existe uma dor aguda, é possível que o desconforto durante a massagem seja grande. Porém, ao mesmo tempo isso vai fazer com que você relaxe, amenizando as dores.

Como fazer uma sessão de massagem terapêutica?

As sessões de massagem terapêutica são personalizadas porque dependem da área do corpo afetada pela dor. Logo, é preciso conversar com o massoterapeuta para descobrir como ele trabalha e como vai conduzir este momento.

Além disso, é muito importante reforçar que deve-se procurar por um profissional sério e que seja realmente licenciado. Converse sobre os treinamentos do massoterapeuta em questão e procure escolher alguém especializado no seu tipo de necessidade. Isso é importante devido à abrangência dos tratamentos oferecidos pelas técnicas de massagem.

Cuidados e contraindicações da massagem terapêutica

Infelizmente a massagem terapêutica não pode ser aplicada em todas as pessoas. Existem casos nos quais ela deve ser deixada de lado ou exige a aprovação de um médico. De encontro a isso, é possível citar situações nas quais as pessoas possuem condições prévias de saúde.

Entre elas, destacam-se as hemorragias, as febres infecciosas e as deficiências de cálcio. Além disso, casos de trombose, fraturas não solidificadas e queimaduras recentes também não devem passar pelo processo de massagem terapêutica.

Por fim, vale citar que em alguns casos, pacientes com doenças mental mais graves podem ter gatilhos desencadeados durante a sessão e também não devem fazer uso da massagem terapêutica.

Dicas para fazer uma boa sessão

Para fazer uma boa sessão, primeiramente, é preciso escolher bem um profissional. Ele será o responsável por conduzir tudo o que acontece na sala de massagens e escolher a melhor abordagem para resolver o problemas do paciente com as dores que o acometem.

Assim, é preferível escolher sempre um profissional que seja treinado para solucionar a sua condição de saúde específica. Além disso, é importante conversar sobre as suas expectativas para que o massoterapeuta possa ser claro quanto àquilo que será oferecido ou não.

Também é importante observar toda infraestrutura do espaço, observando se existem ambientes climatizados, o que favorece o relaxamento e quais são as tecnologias usadas pela equipe.

Preço e onde fazer uma sessão

O preço médio de uma sessão de massagem está condicionado a uma série de fatores, como a duração, os ingredientes que serão usados e o grau de formação do profissional escolhido. Assim, em 2022 estima-se que o custo médio seja de R$120.

Para encontrar um local adequado para fazer a massagem terapêutica é preciso procurar por espaços como clínicas de fisioterapia e espaços voltados exclusivamente para massagem. É possível encontrar profissionais autônomos que atendem em casa a depender da região que o cliente vive.

Aproveite todos os benefícios da massagem terapêutica!

Homem deitado recebendo massagem nos ombros

A massagem terapêutica promove uma série de benefícios para o corpo. Ela é capaz de aliviar as dores causadas em regiões como o pescoço, as costas e a lombar graças aos movimentos feitos pelo massoterapeuta, profissional responsável pelo tratamento.

Além de promover o bem-estar físico, a massagem terapêutica ainda é capaz de proporcionar relaxamento, visto que os clientes se livram das dores e têm alguns hormônios relacionados ao prazer liberados durante as sessões. A título de ilustração é possível citar a endorfina e a serotonina.

Portanto, as dicas ao longo do artigo podem ser úteis para quem deseja aproveitar os benefícios da massagem terapêutica, mas ainda não sabe exatamente o que vai encontrar durante as sessões. Seja em casa ou no espaço de uma clínica, o importante é escolher um profissional com o qual você se sinta confortável e que possua as credenciais necessárias para solucionar o seu tipo de dor.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Terapia comportamental: o que é, abordagens, como funciona e mais!

Terapia comportamental: o que é, abordagens, como funciona e mais!

A terapia comportamental é um recurso da psicologia muito usado em diversos tratamentos para facilitar a compreensão do paciente. Confira!


Terapia sistêmica: o que é, benefícios, técnicas, abordagens e mais!

Terapia sistêmica: o que é, benefícios, técnicas, abordagens e mais!

A terapia sistêmica pode ser feita em um indivíduo ou em um grupo de pessoas, cada forma possui uma tática. Descubra mais sobre essa abordagem tocando aqui!


O que é a terapia de casal? Como funciona, para que serve, dicas e mais!

O que é a terapia de casal? Como funciona, para que serve, dicas e mais!

Você já pensou em fazer terapia de casal? Neste artigo vai entender como funciona, seus objetivos e os problemas mais comuns dos casais. Clique para ler!


Acupuntura para ansiedade: benefícios, pontos, sessões e mais!

Acupuntura para ansiedade: benefícios, pontos, sessões e mais!

Você sofre com a ansiedade? Saiba que a acupuntura pode ajudar! Essa prática milenar alivia sintomas da ansiedade e de muitos outros quadros. Confira aqui!


Benefícios do Reiki: veja também o que é, como funciona, como fazer e mais!

Benefícios do Reiki: veja também o que é, como funciona, como fazer e mais!

A terapia Reiki proporciona uma série de benefícios para a sua mente, corpo, espírito e emoções. Entenda como ela funciona e como fazê-la clicando aqui!


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!