Argila vermelha: benefícios, como usar no rosto, no cabelo e mais!

Argila vermelha: benefícios, como usar no rosto, no cabelo e mais!

A argila vermelha conta com efeitos calmantes e hidratantes e beneficia a circulação sanguínea. Conheça mais sobre este produto natural!


Você conhece os benefícios da argila vermelha?

Argila vermelha em pó.

A argila é um produto usado para diversas finalidades distintas e obtido através da natureza de forma muito simples. Existem vários tipos de argila, e cada um deles terá uma especialidade diferente, podendo beneficiar mais algum aspecto do que outro.

A argila vermelha, por sua vez, é um excelente produto para tratamentos estéticos, seja para a pele ou para o cabelo. Por ser um produto de baixo custo, pode ser encontrado atualmente em diversos locais, como lojas de produtos naturais e para finalidades estéticas.

Este tipo de argila é uma ótima opção para quem busca por cuidados com a pele e cabelo que podem ser feitos em casa e sem custos altos. Os benefícios da argila vermelha são vastos, pois ela conta com óxido de ferro, cobre e silício, que traz muito mais saúde. Veja os principais benefícios da argila vermelha nesse artigo!

Entendendo mais sobre a argila vermelha

Argila vermelha em pó.

Com uma variedade tão grande de benefícios, a argila vermelha conta com propriedades importantes para a saúde dos cabelos e da pele de modo geral e é uma opção barata e eficiente de tratamento caseiro.

Ela pode ser usada para diferentes finalidades, como hidratação, prevenção e tratamentos diversos para impedir o envelhecimento precoce e acelerado da pele. Os benefícios da argila vermelha podem ser sentidos logo nas primeiras aplicações, com efeitos incríveis e altamente satisfatórios. Conheça a argila vermelha a seguir!

Argiloterapia

A argiloterapia é caracterizada por um conjunto de tratamentos estéticos que são realizados utilizando unicamente, ou essencialmente, a argila como principal ingrediente. Este processo pode ser feito de três formas distintas: para o cabelo, para o corpo e para o rosto.

Assim, estes são os tipos de argiloterapia mais comuns e que podem melhorar esteticamente todos estes aspectos da sua vida. Neste procedimento, a argila é usada como o ingrediente principal por conta de seus benefícios e suas ações, por ser calmante e anti-inflamatória e também por auxiliar na desintoxicação de cabelo, pele e corpo de modo geral.

O que é?

A argila vermelha é um pó obtido da natureza depois de alguns processos e conta com uma variedade muito grande de minerais devido à sua origem. A composição principal deste produto são os minerais encontrados nele.

A argila proporciona diversos efeitos positivos ao corpo humano, melhorando a saúde da pele e do cabelo. A sua formação ocorre por conta do intemperismo, que é o processo de degradação da rocha devido a fatores externos, como ventos, chuva, terremotos e a expansão de raízes de plantas, por exemplo.

Assim, estes processos causam a degradação das rochas, que se transformam em um pó fino que resultará na argila - neste caso, a vermelha.

Benefícios

Os benefícios do uso da argila vermelha na pele e nos cabelos são muitos. Ela conta com propriedades que são importantes para estes dois aspectos devido à presença de uma variedade muito grande de minerais em sua composição.

Alguns componentes que são encontrados na argila vermelha, como óxido de ferro, cobre e silício, podem beneficiar questão como hidratação e prevenção ao envelhecimento da pele. Além disso, a argila também age como antiestressante e realiza uma limpeza profunda no couro cabeludo para que haja mais hidratação dos fios de cabelo.

Como é feita?

Assim como os vários tipos de argila que podem ser encontrados, a vermelha é feita pelo processo de degradação de rochas específicas. As rochas que são capazes de produzir o pó fino que resultará na argila contam com uma composição distinta, que pode ser identificada através da presença do óxido de ferro, cobre e silício.

Portanto, para a produção da argila vermelha, serão usadas as rochas que levam estes atributos em sua composição. Portanto, o processo de criação da argila vermelha é natural, não há necessariamente nenhuma influência para que esta seja produzida além das ações da natureza.

Origem da argila vermelha

A argila vermelha pode ser encontrada em qualquer local, em diversas regiões distintas. A única coisa que determinará a produção e a origem do produto em questão é se esta região conta com as rochas específicas que levam a composição encontrada na argila, sendo aquelas que possuem uma predominância de óxido de ferro em sua composição.

Portanto, a argila vermelha pode ser encontrada e coletada em qualquer lugar que conte com estas rochas, que são muito comuns e não possuem uma área específica para serem avistadas de fato.

Para que serve a argila vermelha?

As finalidades e os usos da argila vermelha são vastas, e as mais comuns são por questões estéticas e de melhorias quanto à aparência da pele e do cabelo. Isso deve-se ao fato de que a composição desta argila favorece estes aspectos pelas suas ações positivas.

A argila pode ser usada para hidratar o cabelo e a pele, mas também ajuda a realizar uma limpeza profunda de ambas as áreas. Devido à ação secativa da argila, ela também pode ajudar em processos de cicatrização. Por fim, a argila vermelha ajuda a estimular a circulação sanguínea na redução de medidas.

Propriedades da argila vermelha

Com tantas ações positivas e que trazem benefícios à saúde dos cabelos e da pele, a argila vermelha possui propriedades incríveis devido à riqueza de componentes, como os minerais que estão presentes em sua composição.

Com o uso da argila vermelha, podem ser notados alguns efeitos no corpo, pois ela possui ação hidratante, calmante, rejuvenesce a pele e limpa o couro cabeludo.

Ela é excelente para as pessoas que possuem peles sensíveis e acabam se prejudicando com outros tratamentos estéticos devido a isso. Devido ao óxido de ferro, a argila auxilia na renovação das estruturas das células e ajuda na respiração celular.

Características da argila vermelha

A argila vermelha é produzida de pequenas partículas muito finas de rochas específicas. Ela conta com sílica em sua composição e outros vários componentes, como os minerais. Entre os componentes que costumam estar mais presentes nela, estão o carbonato, o quartzo, os óxidos de alumínio e também os óxidos de ferro.

Devido ao tipo de rocha que é usado para a produção desta argila, ela assume este tom avermelhado. Isso também deve-se aos ingredientes que a compõem, que, ao serem combinados, contam com esta aparência vermelha e podem ser chamados de barro vermelho.

Benefícios da argila vermelha

Argilas em pó.

Com componentes distintos e poderosos para a saúde dos cabelos e da pele, a argila vermelha conta com benefícios e ações distintas que vêm de cada um destes ingredientes. São diversas as melhorias garantidas por ela, pois cada componente deste traz uma ação especifica, como o ferro e o cobre, que são excelentes para a hidratação da pele.

Ainda há o colágeno, que ajuda no processo de manter a pele mais jovem por mais tempo, evitando o envelhecimento precoce. Estes são apenas alguns dos benefícios e efeitos da argila vermelha, mas ela conta com uma vastidão de efeitos importantes. Veja a seguir os benefícios da argila vermelha!

Melhora a saúde da pele

Em uma visão ampla, é possível destacar que os efeitos da argila vermelha na pele são positivos e melhoram a saúde desta por diversos motivos diferentes. Ao se utilizar deste produto natural, é possível contar com um aspecto mais jovem e uma hidratação muito maior da pele.

Os efeitos, neste sentido, são notados rapidamente, pois, ao se utilizar da argila vermelha, a pele ficará mais macia e livre de oleosidades devido aos efeitos combatentes deste aspecto da argila. Portanto, as melhorias da argila vermelha para a pele são muito grandes.

Calmante

O efeito calmante da argila vermelha na pele é um dos pontos que mais vale a pena destacar deste produto. Peles sensíveis, muitas das vezes, não conseguem se adaptar a produtos sintéticos.

Como a argila conta com propriedades poderosas, mas que agem de forma amena na pele, é uma grande vantagem adotar ela no dia a dia para os cuidados com a pele, seja do rosto ou do corpo. Assim, ela acalma a região onde é aplicada, trazendo mais maciez e suavidade para a pele.

Limpeza

O processo de limpeza da pele pode ser muito mais fácil ao se utilizar da argila vermelha como recurso para tal. Isso porque ela conta com ações específicas que ajudam a limpar de forma profunda a pele, eliminando toxinas e demais substâncias que causam problemas.

Outro fator relacionado a este aspecto é que a argila vermelha conta com propriedades que agem combatendo a oleosidade da pele. Sendo assim, ela poderá eliminar estes óleos que acabam trazendo também um aspecto de sujeira para a pele e podem causar o aparecimento de cravos e espinhas.

Hidratação

Devido à presença de componentes como o cobre e o ferro em grandes quantidades, a argila vermelha também ajuda a oxigenar as células que auxiliam no processo de hidratação e demais cuidados da pele.

Este processo favorece para que a pele permaneça mais tempo bem cuidada e hidratada. Os nutrientes que estão presentes na argila vermelha também favorecem este aspecto, pois eles garantem mais elasticidade para a pele, impedindo que ela fique seca e sofra com problemas como o envelhecimento precoce, por exemplo.

Rejuvenescimento

Como parte da composição da argila vermelha, ainda é possível destacar o colágeno, que é muito importante para os que buscam a manutenção de uma pele saudável e jovem por mais tempo. Este é um componente essencial para a saúde, pois ele garante uma elasticidade melhor, não somente da pele.

A presença do colágeno na composição da argila vermelha também faz com que as linhas de expressão que dão um aspecto mais velho à pele acabem sendo reduzidas até que estas desapareçam por completo. Outro fator e ação da argila vermelha que favorece o rejuvenescimento é devido à renovação celular que ela provoca.

Pode ser usada também no cabelo

Ao contrário do que se imagina, a argila vermelha não é exclusivamente para ser usada no rosto ou na pele de outras partes do corpo. Ela também pode ser usada para tratamentos capilares. Neste caso, ela possui muitas ações positivas para a limpeza e também hidratação dos cabelos.

Quanto à limpeza, ela beneficia o couro cabeludo, eliminando oleosidades e demais sujeiras que possam estar depositadas neste, para que, em seguida, seus efeitos hidratantes consigam penetrar os fios de forma profunda e realizar a limpeza deles. Como resultado, a argila vermelha garantirá um cabelo mais limpo e brilhoso.

Age na redução de medidas

Um efeito muito interessante da argila vermelha é a redução de medidas, pois ela pode auxiliar pessoas que estão em busca de perder peso e se encontram em processos de emagrecimento. Este processo deve-se ao fato de que a argila age diretamente ajudando na perda de gordura localizada.

Este é outro fator que faz com que a argila também seja ideal para ser aplicado no corpo todo. Este processo ocorre devido aos minerais que ativam a circulação sanguínea e beneficiam a queima da gordura localizada.

Ajuda a reduzir celulites

Pelo mesmo fator que faz com que a argila vermelha seja positiva para outras questões, ela também age diretamente no combate às celulites, amenizando esse problema que é tão incômodo para a maioria das pessoas.

Os minerais que fazem parte da composição da argila vermelham agem beneficiando a circulação sanguínea. Assim, irão evitar ou amenizar as celulites que já apareceram em seu corpo.

O indicado é que haja uma aplicação recorrente na área desejada para que estas sejam eliminadas com maior eficiência. Para que o processo seja ainda melhor, aplique realizando uma espécie de massagem.

Auxilia na cicatrização da pele

A ação cicatrizante da argila vermelha é algo notável, pois ela possui um poder secativo muito eficiente e, ao ser aplicada no local desejado, logo, os efeitos serão notados. Importante ressaltar que este é o motivo também pelo qual a argila vermelha consegue combater cravos e espinhas: ela conta com esta ação secante que elimina a acne sem machucar a pele.

Por isso, ela pode ser usada em machucados e para auxiliar no processo de cicatrização. Mas é importante ressaltar que é preciso tomar um pouco mais de cuidado com feridas abertas. Faça uso somente com uma recomendação ou acompanhamento médico.

Melhora a circulação sanguínea

As ações da argila vermelha são incríveis e podem beneficiar até a circulação sanguínea. Este é um ponto muito importante, em especial para as pessoas que sofrem com esta má circulação por vários aspectos distintos que podem a causar.

O estímulo à circulação também ajuda pessoas que sofrem com inchaços de regiões do corpo como pernas e braços devido ao acúmulo de líquidos e até toxinas. Estes também podem ser resolvidos pela ação detox da argila.

Como usar a argila vermelha

Argila preparada em copo de vidro.

As formas de usar a argila irão depender da finalidade para qual ela será aplicada. Isso porque, como ela pode ser usada em várias partes do corpo, como cabelo, rosto e regiões como pernas, braços e demais, alguns cuidados devem ser tomados no preparo e na aplicação para que ela conte com os efeitos desejados.

Os preparos podem ser semelhantes, mas é preciso se atentar aos cuidados antes e depois e também às quantidades que serão aplicadas para que estas realizem seus efeitos mais positivos. A seguir, confira como preparar e usar a argila vermelha!

Na pele do rosto

Para o rosto, a argila vermelha deve ser usada em formato de máscara facial. A aplicação é muito simples, e o processo é rápido, com resultados sentidos logo após a realização. Veja os ingredientes abaixo:

- 1 colher de sopa de argila vermelha;
- 1 colher de sopa de água.

Primeiro, limpe o rosto e deixe que ele fique seco para receber a aplicação da argila. Em seguida, misture os ingredientes nas quantidades indicadas. Se sentir a necessidade, faça a mesma medida novamente para cobrir todas as áreas desejadas. Aplique a mistura no rosto e deixe por cerca de 15 a 30 minutos. Em seguida, retire toda a argila com água.

Na pele do corpo

A argila vermelha pode ser usada em várias áreas do corpo, pelo fato de que possui ação benéfica para a circulação sanguínea e também para combater celulites. Portanto, confira os ingredientes para sua aplicação no corpo a seguir:

- 1 colher de sopa de argila vermelha;
- 1 colher de sopa de água.

Para começar, limpe a área onde a argila será aplicada com água e deixe ela bem seca antes da aplicação. Em seguida, misture os ingredientes indicados e, se for necessário, aumente esta proporção a depender da área que será a aplicação da argila.

Em seguida, coloque a argila por toda a área em questão e enfaixe ela da forma como preferir. Deixe agir por 10 minutos, mantendo a argila sempre hidratada. Em seguida, retire a faixa e a argila com água.

No cabelo

Para o cabelo, a argila vermelha será aplicada para ajudar a limpar o couro cabeludo e para hidratar e trazer mais brilho para os fios.

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de argila vermelha;
- 1 colher de sopa de água.

Iniciando, misture a água com a argila até que tudo fique bem uniforme e seja formada uma pasta consistente. Em seguida, aplique ela diretamente no couro cabeludo. Após este processo, deixe que a argila fique agindo no couro cabeludo por cera de 10 minutos e mantenha ela hidratada. Em seguida, retire a argila com água e realize o processo de lavagem do cabelo normalmente.

Outras informações sobre a argila vermelha

Pote com argila em pó e colher.

Para garantir que a argila vermelha tenha os efeitos esperados, é importante se atentar aos usos e à forma como ela está sendo utilizada. Mesmo diante de produtos naturais e que possuem poucos efeitos colaterais ou nenhum, é necessário que se tome cuidado, faça uma aplicação teste e avalie o comportamento deste em sua pele.

Além disso, também é importante ter ciência da procedência do produto que está sendo usado, pois, se for de baixa qualidade, pode causar problemas e efeitos ruins. Entenda mais sobre a argila vermelha!

Como é feita a argila vermelha?

A argila vermelha é um produto natural que pode ser encontrada em lojas diversas, tanto de produtos para estética quanto de itens naturais. Ela é feita diante de uma ação da própria natureza, que faz com que as rochas, neste caso, as mais avermelhadas devido a propriedades específicas, soltem pequenas partículas que formam o pó da argila.

Portanto, este é um produto que somente pode ser encontrado na natureza. Não há uma forma sintética do mesmo, o que é muito mais positivo, pois trata-se de algo que dificilmente causará alguma alergia ou problema de pele, por exemplo.

Como escolher a melhor argila vermelha

Uma das formas mais fáceis de encontrar uma argila vermelha de boa qualidade é conferindo na embalagem da mesma os seus componentes e se ela não conta com algum adicional sintético.

Outro ponto a ser levado em consideração é se as argilas que são totalmente orgânicas, ou seja, que são entregues aos consumidores da mesma forma como foram coletadas na natureza, levam um selo que destaca esta origem.

Somente desta forma será possível garantir que este é um produto seguro e que conta somente com componentes naturais, sem adicionais que podem vir a ser perigosos para a saúde.

Cuidados e contraindicações no uso da argila vermelha

Para se utilizar da argila vermelha da melhor forma possível e evitar potenciais problemas de saúde, é preciso se atentar aos cuidados e às contraindicações, que são poucos, mas que podem existir.

Algumas pessoas contam com hipersensibilidade a alguns componentes e, por isso, podem apresentar reações alérgicas. Se estas forem notadas, tome cuidado e pare imediatamente o uso do produto para que ele não venha a causar reações ainda piores.

Outro ponto é que é preciso avaliar se a argila pode ser aplicada no corpo todo e observar a indicação de quantidade por vez. O mais indicado é que o uso não extrapole um intervalo mínimo de 72 horas.

Preço e onde comprar a argila vermelha

A argila vermelha pode ser encontrada em diversos locais distintos. Neste caso, ela pode ser comprada em casas de produtos naturais, onde são vendidos chás e outros itens sem aditivos sintéticos, e também pode ser adquirida em lojas de produtos especializados em beleza e estética.

Neste caso, atente-se à questão dos ingredientes que fazem parte da composição do produto para garantir que estará comprando uma argila verdadeiramente pura. Os valores podem variar, pois ela pode ser encontrada em pacotes de 150 g, 500 g e até 1 kg entre R$ 6,00 a R$ 15.

Escolha a melhor argila vermelha e aproveite todos os seus benefícios!

Pote com argila vermelha em pó.

Para escolher uma boa argila vermelha, não basta conhecer seus benefícios, apesar de este ser um ponto muito válido para conhecer mais a respeito do produto. Também é necessário entender o que ele pode causar de positivo e negativo em sua pele, caso não seja adquirido algo de qualidade e que conte com outros itens em sua composição.

Por isso, é necessário tomar cuidado ao adquirir sua argila vermelha e escolher o produto mais puro o possível, que conte apenas com os componentes que fazem parte deste tipo de argila.

Para que ela tenha efeitos positivos e satisfatórios tanto para sua pele quanto para os cabelos, é preciso ter respeito aos limites diários e intervalos e também à quantidade que deve ser aplicada por vez. Aproveite estas dicas e insira a argila vermelha em seus rituais de beleza!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.