Erva-de-São-João: para que serve, contraindicações, como tomar e mais!

Erva-de-São-João: para que serve, contraindicações, como tomar e mais!

Agindo como uma planta medicinal, a Erva-de-São-João serve como antidepressiva, antioxidante, antibacteriana e antifúngica. Leia o artigo para saber mais!


Você conhece os benefícios da Erva-de-São-João?

Erva-de-São-João.

Usada na medicina tradicional, a Erva-de-São-João é um remédio natural e pode agir no tratamento da depressão. Além disso, ajuda na cicatrização de uma pele inflamada, podendo combater hematomas e queimaduras. Suas substâncias fazem efeito no sistema nervoso, restaurando e acalmando.

Com ele, o pleno funcionamento do cérebro se reconstrói, tendo hiperforina e hipericina, e dores de cabeça são amenizadas, tratando déficit de atenção, fadiga crônica e até mesmo a TPM. Por ter efeito anti-inflamatório, pode prevenir a gastrite, auxiliando como laxante.

Pessoas que sofrem para dormir podem encontrar nesta planta uma solução para o sono, podendo melhorar a qualidade dele. A descamação da pele que pode ser caracterizada pela psoríase é tratada, incluindo o tratamento para eliminar a inflamação desta doença. Agora, saiba quais são os benefícios da Erva-de-São-João!

Entendendo mais sobre a de Erva-de-São-João

Erva-de-São-João.

Chamada de hipérico ou hipericão, a Erva-de-São-João é constituída por flores amarelas. Tem seu tratamento natural, amenizando graves problemas de saúde e podendo ser encontrada em muitas formulações. O próprio indivíduo pode prepará-la, e ela pode ser encontrada em farmácias de manipulação.

Suas propriedades agem para fortalecer a imunidade, principalmente para evitar que fungos se desenvolvam. Denominada como aquela que é um tônico, também é antiviral, analgésica, cicatrizante e antitérmica. Palpitações cardíacas são amenizadas, melhorando o humor e servindo para a menopausa.

Alguns de seus ativos podem agir com efeitos químicos no cérebro, proporcionando dopamina, serotonina e noradrenalina. Continue lendo o artigo para compreender outros fatores que complementam a Erva-de-São-João!

O que é a Erva-de-São-João

Com nome científico hypericum perforatum, a Erva-de-São-João é uma planta seca que pode ser visualizada em cápsula e tintura. Além disso, seu arbusto é pequeno, tendo 1 metro de comprimento. Suas glândulas são sésseis, opostas e com efeito translúcido.

Este processo pode ser analisado colocando a planta contra a luz e avaliando sua coloração, que conta com pontos pretos e formulação amarela. Suas margens ainda podem conter pigmentos que caracterizam o vermelho, elevando ainda mais a sua fórmula.

Origem e características da Erva-de-São-João

Originária da Europa, a Erva-de-São-João é encontrada no Norte da África e na Ásia. Em forma de estrela, ela é amarela, tendo outras características que complementam o seu nome de João Batista. Ela floresce por volta de 24 de junho, principalmente na festa em que comemora aquele que pregava a retidão e a virtude.

Sua distribuição geográfica ainda percorre Nova Zelândia, Austrália e América do Sul. Outras informações ainda a formulam pelo aspecto botânico, ramificado e medicinal. Ou seja, pode ser usada de forma muito versátil.

Para que serve a Erva-de-São-João?

A Erva-de-São-João serve para ser antidepressiva natural, combatendo níveis leves e moderados. Ajuda na luta contra o tabagismo, tratando a menopausa e a ansiedade. Neste processo, o sistema nervoso central pode distribuir ações que apresentam a serotonina, elevando todas as questões.

Suas substâncias protegem de dores de cabeça, doenças mentais, hemorroidas, gastrite, etc. Ela é diurética, cicatriza, retira a insônia e age para amenizar dores diversas. Com ela, a fadiga é tratada, equilibrando o sistema do excesso de apetite ou da perda dele.

Propriedades da planta Erva-de-São-João

Propriedades encontradas na Erva-de-São-João podem ter um grande potencial relacionado com suas ações analgésicas, antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e espasmódicas. Neutralizando, ela age contra os radicais livres, principalmente contra a oxidação das células.

Seus outros ingredientes ainda completam a proteção contra o envelhecimento precoce, evitando que linhas de expressão ou rugas apareçam. Ou seja, estes ativos beneficiam grandemente a pele, promovendo a firmeza e a constituição real. Portanto, seu uso pode trazer grandes benefícios.

Benefícios da Erva-de-São-João

Erva-de-São-João em tigela.

Incluindo ações que ajudam a melhorar a qualidade do sono, a Erva-de-São-João pode prevenir a gastrite, agir como laxante e diurética, promovendo o alívio de dores musculares e de cabeça e sendo acrescentada ao tratamento da psoríase. Além disso, vai desde a ansiedade à depressão.

Peles que precisam de cicatrização podem recebê-la, curando hematomas e queimaduras. Apenas uma xícara antes de dormir já é o suficiente para manter uma pessoa em sua plena calmaria. Ela também pode atuar contra a indigestão.

Mantenha a leitura do artigo para entender todos os benefícios que a planta Erva-de-São-João pode proporcionar ao consumidor!

Auxilia no tratamento de depressão

Há muito tempo usada para reduzir a ansiedade, a Erva-de-São-João trata sintomas de depressão. Ela acalma e dá um bom funcionamento cerebral. Os componentes capazes de formular estes benefícios são hipericina e hiperforina. Ambos vão diretamente para o sistema nervoso central, elevando todas as substâncias.

A serotonina ganha espaço, melhorando o humor de quem tem a depressão leve ou moderada. Por isso, é importante ressaltar que esta recomendação precisa de prescrições médicas, principalmente pelo sistema concreto de um profissional qualificado.

Ajuda na cicatrização da pele

A planta medicinal Erva-de-São-João conta com um efeito cicatrizante, ajudando as feridas fechadas. O processo é acelerado pela ação antimicrobiana e anti-inflamatória, recuperando rapidamente as células que foram perdidas. A planta tratada ainda evita que microrganismos sejam proliferados.

Dessa forma, evita que infecções sejam desenvolvidas. Complicações são barradas, porque o estímulo natural do corpo age para eliminar todas as infecções e bactérias, tendo a influência da Erva-de-São-João para eliminar tudo aquilo que pode construir ainda mais fungos ou vírus.

Age no tratamento de queimaduras e hematomas

Queimaduras e hematomas podem ser tratados com a Erva-de-São-João, mas depende do nível da ferida. Sendo assim, é mais fácil tratar as queimaduras de primeiro grau, porque estas são atingidas pelas camadas superficiais da pele. Inicialmente, podem apresentar vermelhidão, dor e inchaço.

Bolhas também podem se desenvolver, sendo que os hematomas são visíveis a partir de traumas que um determinado local sofreu e podem aparecer na cor azul, roxa ou vermelha. Assim, podem ser eliminadas com tratamento eficaz usando a Erva-de-São-João.

Age no tratamento de psoríase

Com um ativo que absorve a luz visível, UV, a Erva-de-São-João trabalha com mecanismos fotossensibilizantes. Ou seja, age para o tratamento de doenças da pele. Psoríase e eczema são amenizados com ela, principalmente pela sua administração atópica, que é baseada em seus princípios.

A sua aplicação precisa ser controlada de acordo com cada necessidade, precisando de um auxílio médico para isso. Portanto, é preciso seguir todas as indicações do especialista em questão, não deixando de usar aquilo que poderá aliviar o caso.

Melhora dores de cabeça e musculares

Dores de cabeça são comuns, assim como aquelas que são musculares. A Erva-de-São-João pode ajudar nestes processos, principalmente para amenizar. Alguns problemas podem intensificar a dor de cabeça, como falta de sono, estresse, exposições ou itens que apertam.

Quanto à dor muscular, ela pode ocorrer a partir de uma inflamação nas fibras, sendo que elas podem ter sido fissuradas e rompidas. A dor pode ser profunda, constante, maçante, crônica e aguda, mas, com o auxílio da planta Erva-de-São-João, isso pode mudar.

Previne a gastrite

O efeito anti-inflamatório da Erva-de-São-João age na prevenção da gastrite, porque ela é caracterizada de forma aguda e crônica, com tratamentos que podem ser demorados. A evolução do tratamento depende da dosagem correta e paciente, mas com as prescrições que podem evoluir o estado do indivíduo.

Causando queimação, a gastrite dá uma forte sensação de ardor e precisa de acompanhamento médico para ser tratada. Essa questão não pode ser eliminada, mas a indicação da Erva-de-São-João pode ajudar a amenizar o problema.

Possui ação diurética e laxante

A Erva-de-São-João conta com uma ação diurética, fazendo com que o corpo promova a perda de água, além do peso com a sua formulação. Além disso, também é laxante, estimulando o intestino grosso e agindo artificialmente. É importante ressaltar que o efeito da erva só ocorre a partir do momento em que as calorias são absorvidas pelo organismo.

Neste processo de liberação, um médico deve ser procurado, auxiliando o seu paciente nas dosagens corretas, não ultrapassando aquilo que deve ser consumido e evitando que outros problemas sejam desenvolvidos com o complemento da erva em questão.

Melhora a qualidade do sono

Dando a calmaria, a Erva-de-São-João elimina estresse e ansiedade, deixando que um indivíduo consiga descansar plenamente. Um adulto precisa de 7 a 8 horas de descanso, visando toda a produtividade durante o dia, e um adolescente precisa de 8 a 10 horas.

Assim, insônia e estresse mental são tratados com esta erva, dando a regulação que uma pessoa precisa para restabelecer suas respectivas energias. Grandes distúrbios de sono são amenizados, trazendo aquilo que é preciso para conseguir manter uma vida saudável.

Como tomar a Erva-de-São-João

Erva-de-São-João picada.

Tendo formulações distintas, a Erva-de-São-João é encontrada em cápsula ou óleo, além de ser feita em domicílio. Os seus agentes são responsáveis por produzir neurotransmissores, apresentando satisfação, ânimo e prazer. Todos esses três podem transmitir noradrenalina, dopamina e serotonina.

Essas doses tomadas agem com princípios suaves, mas tradicionais para os métodos que a erva pode apresentar. Por isso, crises são amenizadas, proporcionando estabilidade, bem-estar e conforto. Dê continuidade na leitura do artigo para saber como tomar a Erva-de-São-João!

Receita de chá de Erva-de-São-João

A receita do chá da Erva-de-São-João precisa de água fervente que fique repousada de 5 a 10 minutos com os ramos. Este processo acrescenta as dosagens corretas de cada item, não ultrapassando e usando aquilo que é necessário para intensificar as suas propriedades presentes.

Com este chá, também é possível fazer uma compressa úmida, usando para tratar dores específicas, em locares indicados e prescritos. Sendo assim, pode ser usado para amenizar reumatismo, dores musculares e enxaquecas.

Ingredientes

São necessários apenas dois ingredientes para fazer o chá da Erva-de-São-João: 250 ml de água fervente e uma colher de chá da erva distribuída entre 2 a 3 gramas. Estes ingredientes ainda ajudam no processo de emagrecimento e na ação antioxidante, liberando aquilo que de nada acrescenta ao organismo.

Como fazer

Primeiro, o chá deve levantar fervura e, após seu esfriamento, a erva deve ser acrescentada. Depois, o próximo passo é coar e fazer a infusão dentro de uma caneca. Ele pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia. Morno ou gelado, pode ser bebido de acordo com cada gosto. Para adoçar, o indivíduo deve seguir aquilo que deseja, podendo ser açúcar ou adoçante.

Óleo de Erva-de-São-João

Constituindo os ativos da Erva-de-São-João, seu óleo acrescenta a extração e maceração das partes aéreas, além de elas serem transformadas em líquido vegetal. Geralmente, este processo leva as flores, mas também as folhas e os botões da planta em questão.

O azeite extra virgem faz parte deste processo, podendo ser o de girassol ou oliva. Sua cor é caracterizada em vermelho pela hipericina, agindo como um grande remédio natural. Além disso, ele atua como analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante.

Cápsulas de Erva-de-São-João

Apenas 1 cápsula da Erva-de-São-João pode ser ingerida por vez e é indicado tomá-la 3 vezes ao dia, variando conforme a prescrição do médico. Crianças entre 6 e 12 anos podem tomar apenas uma, também variando de acordo com a receita do pediatra.

Ela deve ser tomada depois das refeições, com seus efeitos que começam a agir de 3 a 4 semanas. Com ela, o cansaço, a tristeza e a depressão são reduzidos. O tratamento precisa seguir as regras estabelecidas, porque a dosagem pode variar, sendo que cada uma conta com suas singularidades.

Outras informações sobre a Erva-de-São-João

Erva-de-São-João.

Há outras informações referentes ao processo de constituição da Erva-de-São-João, como onde encontrá-la, o preço a se pagar por ela, etc. Precisando se atentar ao fato de que sua frequência precisa de um encaminhamento médico, a erva pode dar alguns efeitos colaterais.

Neste sentido, existem contraindicações, principalmente para indivíduos que não podem usá-la. Por isso, na maioria das hipóteses, prescrições médicas são essenciais. Leia os tópicos a seguir para compreender essas e outras informações sobre a Erva-de-São-João!

Preço e onde comprar a Erva-de-São-João

Variando os valores de acordo com a sua formulação, a Erva-de-São-João pode ser encontrada não só com seus ramos para o chá, mas também em óleo e cápsulas. Sendo assim, uma embalagem com 30 gramas se aproxima do valor de R$ 12,50.

Quanto aos seus comprimidos, eles são encontrados a partir de R$ 25,00, tendo variações de marcas. Já seu extrato é localizado em um valor acima dos demais, sendo que 500 ml costuma custa R$ 65,89.

Para encontrar qualquer um desses produtos, o consumidor pode ir até mercados, farmácias, lojas de produtos naturais ou lojas onlines.

A Erva-de-São-João pode ser tomada com que frequência?

A frequência para tomar a Erva-de-São-João é distinta para cada pessoa, tendo em vista suas necessidades e precisões. A inserção tradicional varia de 2 a 4 ml, sendo 3 vezes por dia e em extrato. No entanto, o ideal é procurar um médico especialista, principalmente pelo receituário que ele irá indicar.

Além disso, outra informação importante se encaixa no fato de que a administração da erva não pode ser por conta própria, visando o bem-estar e a saúde do indivíduo. Ingerir mais do que o necessário pode causar alguns problemas e incômodos, necessitando de um direcionamento ao hospital.

Possíveis efeitos colaterais da Erva-de-São-João

Os efeitos colaterais da Erva-de-São-João aparecem para aqueles que ultrapassam 900 mg por dia em até 12 semanas. Ao apresentar diarreia, inquietação, formigamento na pele e tontura, um médico deve ser procurando.

Não há tantas informações concretas sobre o uso do óleo na pele, mas a aplicação com exposição ao sol não é indicada e deve ser feita sempre com o auxílio de um protetor solar. Peles sensíveis não devem usar o óleo por conta da irritação, além de outros incômodos que podem se desenvolver.

Contraindicações da Erva-de-São-João

Não podendo ser usada durante a gravidez, a Erva-de-São-João pode causar defeitos congênitos em bebês. Além disso, as mulheres podem ter cólicas, sonolência e agitação durante esse período.

Um indivíduo com bipolaridade também não pode ingerir, tendo em vista seu período maníaco, que pode ser elevado. Aqueles que estão em estágio de Alzheimer podem ficar dementes, e pessoas com esquizofrenia podem ter quadros de psicose.

Por fim, procedimentos cirúrgicos, intervenções e pós-operatórios não são recomendados para quem usa a erva, complicando também as questões de anestesias e dando efeitos cardíacos graves.

A Erva-de-São-João possui diversos benefícios!

Erva-de-São-João.

Com diversos benefícios presentes, a Erva-de-São-João foi retratada neste artigo com todas as suas indicações. Ela serve para muitas questões, incluindo aquelas que podem diminuir sintomas do déficit de atenção. Com ela, a fadiga crônica pode ser tratada, acrescentando uma melhora no intestino irritável e na TPM.

Seu uso ainda melhora enxaqueca, cansaço, hemorroidas e herpes genitais. Mas sua utilização precisa de um acompanhamento médico, principalmente pelo relatório completo de cada paciente, podendo variar de pessoa para pessoa. Com uma ação antioxidante, é possível eliminar os radicais livres, também prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Além disso, a erva também diminui as chances de um desenvolvimento de câncer, e suas propriedades são capazes de agir com efeitos antibacterianos, analgésicos, antifúngicos, anti-inflamatórios e diuréticos. Ela pode ser ingerida no chá, em cápsulas, por extrato ou tintura. Assim, você possui diversas opções para consumir essa erva da melhor maneira!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.