Mandioca: benefícios, propriedades, nutrientes, como consumir e mais!

Mandioca: benefícios, propriedades, nutrientes, como consumir e mais!

A mandioca é um alimento muito importante e traz diversos benefícios para sua saúde. Confira nosso artigo e veja as principais propriedades desse tubérculo!


Você conhece os benefícios da mandioca?

Mandioca cozida.

Mandioca, macaxeira, maniva e aipim são alguns dos nomes pelos quais esse importante tubérculo (espécie de raiz) é conhecido ao redor do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é conhecida como macaxeira e maniva, a mandioca é um dos mais importantes alimentos, podendo ser o prato principal em todas as refeições do dia.

Apesar do seu grande apelo cultural nas regiões citadas, a mandioca é cultivada e comercializada em todo o país e pode ser encontrada facilmente em feiras livres, supermercados, lojas de produtos naturais e outros estabelecimentos.

A fama da mandioca não surgiu à toa, uma vez que esse tipo de raiz comprovadamente possui diversos tipos de benefícios e pode compor vários tipos de alimentos, como pães, bolos, purês, sopas e outros.

Também pode ser consumida assada, cozida e frita, por exemplo. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a mandioca, desde seus benefícios e suas propriedades até as principais formas de consumo!

Entendendo mais sobre a mandioca

Mandioca crua cortada.

Para dar início ao nosso artigo sobre a mandioca, trouxemos tópicos com alguns dados basilares do tubérculo. São eles: origem, características, propriedades e formas de consumo da macaxeira. Veja!

O que é a mandioca?

A mandioca é um tubérculo, ou raiz tuberosa, como dizem alguns cientistas. Esse produto natural tem crescimento semelhante ao da batata-doce, batata-inglesa e cenoura, por exemplo, e pode ser plantado em diversos tipos de solos.

Assim como o visto em plantas coirmãs, o que conhecemos como mandioca é a raiz da planta e única parte do vegetal que é consumida.

O alimento é rico em amido e em diversos tipos de nutrientes e chegou a ser considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como “O Alimento do Século 21”, por causa da sua versatilidade e seu potencial nutritivo.

Origem e características da mandioca

Os primeiros registros sobre a mandioca datam de muitos séculos atrás e foram feitos por povos que habitavam a América pré-colombiana, como os Incas e indígenas que viviam em todo o território brasileiro.

Inclusive, as palavras “mandioca”, “macaxeira” e “maniva” têm origem no idioma tupi-guarani e derivam de uma antiga lenda envolvendo uma menina indígena chamada Mani. Segundo a lenda, a moça teria sido escolhida pelo deus Tupã para ser sua consorte e, ao morrer, foi enterrada em uma oca que, posteriormente, teria sido o lugar de descoberta dos primeiros ramos de mandioca.

Em sua passagem pelo Brasil, o explorador Pero Vaz de Caminha relatou que o único alimento que os indígenas consumiam era a mandioca, que, segundo ele, era uma raiz de casca cinza ou marrom e tinha grande abundância na floresta.

Ainda segundo Vaz de Caminha, que ficou intrigado com o fato de os nativos não criarem animais para seu sustento, a macaxeira era consumida de diversas formas por eles, e isso lhes dava energia e vitalidade suficiente.

Propriedades do aipim

É claro que uma alimentação balanceada é essencial para o bom funcionamento do corpo. Entretanto, há de se convir que os benefícios atribuídos à mandioca e os relatos de sociedades inteiras que usavam apenas a raiz como alimento já entregam o alto poder nutricional desse produto natural. Para ficar por dentro, conheça as propriedades nutricionais do aipim:

• Possui alto valor energético, pois tem cerca de 125 calorias a cada 100 g;

• Contém grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis;

• É rico em minerais como potássio, magnésio, ferro e cálcio;

• Também é rico em vitaminas como A e C;

• Possui boas quantidades de proteínas;

• A quantidade considerável de carboidratos complexos presentes no aipim (cerca de 39 g a cada 100 g), coloca o tubérculo como uma das melhores fontes naturais dessa substância.

Formas de consumir a mandioca

Um dos principais diferenciais da mandioca é a sua versatilidade no que diz respeito ao consumo. Uma curiosidade sobre este é o fato de existirem até bebidas alcoólicas que têm como base o tubérculo.

As melhores receitas desses preparados fermentados de mandioca têm, inclusive, origem nas culturas indígenas que, primeiro, cultivaram e consumiram o produto natural. Veja alguns tipos de pratos que podem ser feitos com a maniva:

• Mandioca cozida, assada ou frita;

• Tapioca;

• Chips (bolachas) de mandioca;

• Sopa de mandioca;

• Bolo de mandioca;

• Farofa de mandioca;

• Tortilha e panqueca de mandioca;

• Macarrão de massa de mandioca;

• Pão de mandioca.

Benefícios da mandioca

Mandioca crua e em pó.

Agora que você já sabe no que consiste a famosa mandioca, entenda quais são os 11 principais benefícios do famoso aipim!

Previne doenças cardiovasculares

A mandioca possui altos níveis de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Essas substâncias ajudam o fígado e os intestinos a filtrar melhor os alimentos, diminuindo o acúmulo de gordura nas artérias que caracteriza o colesterol ruim, responsável por diversos perigos para o coração.

Por outro lado, a macaxeira contém uma grande gama de minerais essenciais em sua composição. O magnésio, por exemplo, ajuda os rins a filtrar melhor o sangue e “expulsar” o excesso de sódio e outras toxinas que causam a hipertensão e podem causar problemas cardiovasculares, como o AVC e o infarto.

Fonte de energia

O aipim é uma das mais conhecidas fontes naturais de carboidratos complexos conhecidos. Essas substâncias, que estão contidas no amido presente na mandioca, promovem um efeito metabólico capaz de distribuir energia para todo o corpo, inclusive para a mente.

Por esse motivo, a mandioca é indicada para a inclusão na dieta de profissionais que necessitam de grandes aportes de energia para o desempenho do seu trabalho. Além disso, o alimento é também indicado por personal trainers e outros profissionais que orientam a prática de exercícios físicos.

Auxilia no controle da diabetes

A diabetes, ou hiperglicemia, é um distúrbio que ocorre quando o corpo produz quantidades insuficientes de um hormônio chamado insulina, que é responsável por ajudar o corpo a metabolizar o açúcar e não deixá-lo se acumular na corrente sanguínea.

Por sua vez, a mandioca pode ajudar nesta função corporal por ter altas quantidades de um amido composto por alguns tipos de carboidratos complexos. A absorção lenta desses carboidratos controla a metabolização de açúcar pelo corpo, fazendo um trabalho semelhante ao da insulina.

Ajuda na saúde da pele, cabelo e unhas

A pele, o cabelo e as unhas humanas possuem em sua composição o colágeno, uma substância natural que é responsável por estabilizar e dar resistência a esses elementos. Portanto, se o corpo estiver deficiente de colágeno, cabelos e unhas se tornarão quebradiços, e a pele terá um aspecto envelhecido, com rugas, manchas e falta de elasticidade.

A maniva possui altas quantidades de vitamina C, que é um dos principais estimulantes naturais da produção de colágeno. Com isso, é correto dizer que o consumo regular de mandioca pode promover a manutenção da saúde de pele, cabelo e unhas através do aumento nos níveis de colágeno.

Melhora a digestão

Para que haja uma boa digestão, a flora intestinal precisa estar equilibrada, com bactérias nocivas longe e lactobacilos, as bactérias boas, atuando livremente e em boa quantidade no interior dos intestinos.

Assim, o amido presente na mandioca, que possui absorção lenta, promove o reequilíbrio de floras intestinais instáveis e a manutenção de sistemas digestivos que já trabalham bem. Esse movimento não apenas regula idas ao banheiro, mas evita doenças gastrointestinais graves, como úlcera e câncer de cólon.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico do corpo humano é composto por um grupo complexo de células que atacam qualquer agente estranho no corpo, como vírus, bactérias e fungos. Para produzir essas células em quantidade suficiente para garantir proteção, o corpo precisa do estímulo de algumas substâncias, como as vitaminas A e C.

O aipim não apenas possui essas e outras vitaminas que turbinam a produção de leucócitos, macrófagos e outras células de defesa, como também contém carotenoides e outras substâncias antioxidantes que atuam no combate aos chamados radicais livres, agentes que provocam o estresse oxidativo das células do corpo.

Ajuda no emagrecimento

Um dos meios de evitar o ganho de peso é por meio da saciedade, que só pode ser alcançada através da ingestão de alimentos ricos em fibras de digestão lenta.

Como já foi dito anteriormente, a mandioca possui altas quantidades de um amido especial rico em carboidratos complexos, que mantém a digestão mais lenta e a sensação de “estar cheio” por mais tempo. Isso reduz a fome e a vontade de comer, reduzindo também o risco de ingerir alimentos gordurosos.

Previne o câncer

A mandioca pode sim prevenir alguns tipos de câncer. E não é qualquer tipo de câncer, mas males agressivos que matam milhões de pessoas por ano, como os cânceres de mama, estômago e colorretal (cólon), por exemplo.

Acontece que esses cânceres podem aparecer por causa da ação dos radicais livres, que oxidam as células de qualquer tecido do corpo, destruindo-as no processo. Assim, por conter altas quantidades de substâncias antioxidantes, que matam os radicais livres, a mandioca pode salvar uma pessoa da morte.

Ajuda a melhorar o humor

A serotonina, substância mais conhecida como hormônio da felicidade, é um dos neurotransmissores responsáveis por provocar uma sensação de bem-estar que, por sua vez, causa o bom humor e a tranquilidade nas pessoas.

Porém o que pouca gente sabe é que o intestino tem papel fundamental na produção da serotonina. Acontece que o equilíbrio da flora intestinal, com a manutenção de uma boa quantidade de bactérias boas, favorece a produção do hormônio.

Como sabemos, o consumo da macaxeira ajuda nesse equilíbrio, favorecendo a produção da serotonina e melhorando o humor do indivíduo “por tabela”.

Melhora a saúde do coração

As doenças cardiovasculares ocorrem basicamente por causa da oxidação das células do coração, de obstruções em veias e artérias que levam o sangue até o órgão e da presença exagerada de substâncias tóxicas que causam pressão no sistema venoso.

Assim, a mandioca se coloca como um alimento benéfico ao coração por possuir antioxidantes que destroem placas de gordura e outros elementos que provocam o estresse oxidativo. Assim, também por conter minerais que ajudam os rins a metabolizar e eliminar toxinas que provocam alterações na pressão e no sistema venoso, é muito importante.

Combate a artrite

A artrite é uma doença caracterizada pela presença de processos inflamatórios em vários pontos de articulação do corpo, como joelhos, ombros e cotovelos. A doença é muito comum e costuma acometer pessoas idosas.

Para a felicidade dos amantes da macaxeira, o tubérculo possui altas quantidades de substâncias anti-inflamatórias em sua composição, que podem acabar com as inflamações da artrite naturalmente. Além disso, o alimento indígena também contém antioxidantes, que também auxiliam no combate a inflamações.

Receita simples de mandioca

Bolo de mandioca.

É praticamente impossível conhecer mais sobre a origem da macaxeira, saber as suas propriedades e seus benefícios e não querer provar um prato feito à base desse alimento fantástico.

Pensando nisso, trouxemos a receita de um delicioso e nutritivo bolo de mandioca. Esse bolo vai bem principalmente no café da manhã e nos lanches durante o dia. Veja abaixo!

Ingredientes

A seguir, confira os principais ingredientes para a feição do bolo de mandioca:

- 3 ovos;
- 500 g de mandioca;
- 3 colheres de sopa de adoçante em pó (pode ser açúcar mascavo ou refinado);
- 1 xícara de chá de leite bovino integral;
- 100 g de coco ralado;
- 1 colher de sopa de manteiga ou outro produto para untar a fôrma.

Como fazer

Para começar, unte a fôrma escolhida para o bolo com a manteiga e coloque o forno para pré-aquecer a 180ºC. Depois disso, corte em rodelas finas, descasque e lave bem a mandioca. Em seguida, coloque a macaxeira, os ovos, o adoçante e o leite no liquidificador e bata bem até que uma massa homogênea se forme.

Quando a massa já estiver pronta, coloque-a em uma tigela, adicione o coco ralado e misture tudo. Após a mistura, coloque tudo na fôrma e, depois, coloque a fôrma no forno. Espere o bolo assar por 40 minutos e, passado esse período, teste a sua maciez. Se já estiver pronto, retire-o do forno, espere esfriar e sirva.

Outras informações sobre a mandioca

Mandioca frita.

Para finalizar o artigo, conheça mais alguns detalhes importantes sobre a mandioca. Descubra o que é a tapioca, saiba algumas curiosidades sobre ela, veja o que pode e o que não pode no que diz respeito ao consumo da raiz e aprenda a cultivar um pé de mandioca no quintal da sua casa!

O que é a tapioca?

A nacionalmente conhecida tapioca é uma espécie de panqueca feita a partir da fécula extraída da mandioca. A substância granulada é compactada até ficar no formato de uma pequena pizza e ter outros ingredientes adicionados para o consumo.

A tapioca é uma comida típica do Nordeste do Brasil e tem ganhado cada vez mais espaço, sobretudo na dieta de pessoas veganas e vegetarianas e naquelas que buscam manter um dia-a-dia saudável e longe de alimentos gordurosos.

Detentora de todas as propriedades e os benefícios da mandioca, a tapioca pode ser consumida todos os dias no café da manhã e em lanches.

Curiosidades sobre a mandioca

Além de uma história de origem baseada em uma lenda indígena digna de filme de ficção, a mandioca possui outras curiosidades interessantes no seu entorno. Um bom exemplo é o fato de a raiz possuir, pelo menos, 14 espécies catalogadas.

No entanto, muitas pessoas acreditam que exista apenas uma variedade do tubérculo, pois, com o passar dos séculos, testes foram sendo feitos por agricultores para se chegar em um tipo de mandioca mais “doce”, que é justamente o tipo mais comercializado hoje em dia.

A mandioca também é cultivada e consumida em grande escala no continente africano, onde é conhecida como uma espécie de alimento especial enviado pelos deuses. A lenda se baseia no fato de os preparados de mandioca serem a única opção de alimentação em várias regiões e países pobres da África.

Apesar de parecer bastante resistente e ter facilidade de “pegar” em solos pobres e em qualquer tipo de clima, o aipim pode estragar rápido se for colhido, acondicionado e transportado da forma errada.

Cuidados e contraindicações do consumo da macaxeira

Praticamente não existem contraindicações relacionadas à mandioca. Entretanto, recomenda-se um consumo moderado da raiz por causa do seu alto teor de carboidratos, que pode ocasionar ganhos de peso e outras disfunções.

Além disso, nunca se deve consumir a macaxeira crua. Nesse estado, a raiz pode ainda conter altos níveis de ácido cianídrico, o chamado cianeto. Essa substância é altamente tóxica e pode provocar falta de ar, convulsões, espasmos musculares e até a morte.

Como cultivar um pé de aipim em casa?

Para plantar aipim em casa, em primeiro lugar, é necessário ter um bom espaço totalmente descoberto para plantar uma rama de mandioca, que nada mais é do que um pedaço da raiz.

O solo não pode ser compactado, mas arenoso e solto. Já o período ideal para se iniciar o plantio é no tempo das chuvas, para que a incidência maior de água acelere o enraizamento.

Com a rama em mãos e o solo preparado, cave uma pequena cova com 25 cm de largura, 20 cm de comprimento e 10 cm de profundidade. Em seguida, coloque a rama no solo e fixe-a usando a terra. O pé de aipim precisa ser regado periodicamente, sempre que a terra absorver a água totalmente.

O solo jamais pode ficar encharcado e deve haver incidência direta de luz solar sobre a planta. A maturidade do pé de maniva se dá entre 10 e 20 meses e é indicada por aspectos específicos das folhas e do diâmetro das raízes de mandioca que estiverem fora da terra.

A mandioca possui diversos benefícios!

Mandioca crua.

Como ficou claro ao longo das explicações contidas no artigo, a mandioca é um verdadeiro superalimento que sustenta populações inteiras de seres humanos há milênios. Consumir o produto da forma correta é garantia de nutrição e bem-estar físico e mental.

Porém, se não for preparada corretamente, a mandioca pode ser tóxica. Por isso, recomenda-se cuidado e respeito às etapas de preparação corretas de qualquer alimento que tenha a mandioca como um de seus ingredientes, ou apenas da macaxeira.

Após ler esse artigo, você já ficou por dentro de todos os benefícios e as qualidades contidas no consumo da mandioca. Agora, pode acrescentar esse superalimento à sua rotina!

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.