O que é a síndrome do impostor? Segundo a psicologia, sintomas e mais!

O que é a síndrome do impostor? Segundo a psicologia, sintomas e mais!

Já ouviu falar na síndrome do impostor? Venha descobrir mais sobre esse padrão de comportamento, pois ele pode estar te afetando sem você perceber.


Considerações gerais sobre a síndrome do impostor

Homem de roupa social sentado em uma cadeira dentro de um círculo

É sabido como o ser humano é complexo e possui várias facetas dentro de si, muitas delas sem explicação completa. Com isso, é possível notar uma síndrome muito comum dentro da subjetividade humana: a síndrome do impostor.

A pessoa que a tem pode manifestar diversas ações autodestrutivas, pois essa síndrome possui a peculiaridade de desvalorizar de todas as formas possíveis. Por sua complexidade, muitas vezes, a síndrome do impostor passa despercebida ou quase não entendia.

Afinal, existem momentos em que ela se manifesta de modo adequado, como desde uma autocrítica pesada até a forma de duvidar de sua capacidade em todos os momentos possíveis. Assim, é necessário entender como essa síndrome se manifesta e outras noções em cima do tema.

Por isso, para ficar por dentro de todas as informações relevantes sobre o tema, fique e leia mais no texto que se segue, pois ele vai te surpreender. Ainda, fique por dentro de vertentes que analisam esse assunto e suas especificações para trabalhar com o assunto comentado. Leia tudo e entenda de uma vez!

Entenda a síndrome do impostor

Homem de frente para muro de tijolos

Como você vai perceber, a questão da síndrome do impostor é delicada e precisa de alguns fatores anteriores para que você conheça bem o assunto e o domine. Assim, saber o que é essa síndrome, a forma como a sorte é atribuída, a crença de ser uma fraude, o ciclo do impostor e entre vários outros pontos serão importantes para você ter uma visão geral do assunto.

Com isso, veja todas as informações pertinentes abaixo e faça uma reflexão sobre o assunto, puxando para a sua realidade, pois você vai poder se identificar, se for o caso. Então, leia tudo sobre os sintomas que os estudiosos dessa doença, mais precisamente os pesquisadores da área mental, evidenciam!

O que é a síndrome do impostor?

Determinados padrões de comportamentos são nomeados conforme os elementos que se apresentam e se distanciam de padrões esperados em algumas situações.

Assim, conforme o entendimento da comunidade de psicologia, a síndrome do impostor nada mais é que um comportamento em que você duvida de si mesmo, se acusa, se sabota, se coloca para baixo, como uma pessoa externa tóxica, mas dentro de você e mais cruel.

Atribuindo à sorte

A sorte pode entrar na sua vida de diversas formas, inclusive por uma forma mais negativa, como pela síndrome do impostor. Por essa síndrome, é possível observar que a sorte possui uma centralidade como resultado de suas ações, pois, caso não fosse, você teria que reconhecer que suas vitórias foram resultados do seu esforço.

Todavia, essa síndrome não quer esse reconhecimento. Dessa maneira, é preciso ter atenção em quais situações a sorte é atribuída, pois isso pode ser um mecanismo desse comportamento impostor que quer descredibilizar as suas conquistas e sua capacidade para conseguir elas. Assim, de acordo com a psicologia, a sorte ocupa esse lugar para ter uma desqualificação das habilidades do sujeito.

A crença de ser uma fraude

A sensação de se sentir uma fraude é algo normal em qualquer momento da vida humana, mas pode ser algo corriqueiro e mais potencializado quando o assunto se restringe a síndrome do impostor.

Desse modo, a crença de ser uma fraude vai está sempre rodeando os passos daquelas pessoas que sofrem com essa síndrome, pois é o seu papel te fazer duvidar de si. Portanto, é preciso ter muita atenção para identificar esse ato e tentar não dar muita atenção.

Além disso, é necessário o acompanhamento psicoterapêutico, pois essa crença pode ser desenvolvida por fatores externos que fizeram com que você desenvolvesse esse sentimento. Assim, seu entendimento com o profissional habilitado é ideal para a sua superação.

O ciclo do impostor

Saber sobre o ciclo do impostor é necessário para se ter uma visão crítica de como funciona essa síndrome e, futuramente, vencer ela. Desse modo, esse ciclo vicioso é composto por: baixa autoestima; desqualificação das suas vitórias pessoais, os colocando como sorte ou oportunismo; e o medo.

Com isso, é possível pontuar que não tem uma linha correta de qual sentimento vai vir primeiro, mas esses sentimentos estão sempre conectados e cada um desempenha função de desencadear cada um deles. Então, essas sensações possuem uma relação cíclica e fazem mal aquelas pessoas que possuem essa síndrome.

As principais consequências da síndrome do impostor

Toda ação gera alguma consequência, seja boa ou ruim. Dessa maneira, as principais consequências da síndrome do impostor, segundo a psicologia, são: quadros de ansiedade, depressão, insegurança, dependência da aprovação social externa dos seus atos, autossabotagem, desequilíbrio emocional e físico, desaprovação de tudo que é feito por você, entre outras consequências.

Portanto, é preciso ter muita atenção, pois as consequências estão diretamente ligadas com você, com o seu íntimo e como você processa tudo do mundo externo para o interno. Assim, é possível notar que você vai morrendo subjetivamente e o seu físico é afetado por isso também.

Quando buscar ajuda profissional?

O ser humano, como se sabe, é muito facetado, portanto, precisando de várias especializações técnicas para o seu cuidado, inclusive para o cuidado mental. Com isso, saber quando buscar ajuda profissional para a síndrome do impostor é fundamental para que você consiga ter uma vida plena, pois esse padrão de comportamento vai te atormentar.

Por isso, quando você perceber que está deixando de fazer coisas por medo do fracasso, da crítica ou está duvidando do seu potencial, chegou o momento de um acompanhamento profissional para você passar por essa turbulência. Com o entendimento técnico sobre o assunto, você vai conseguir equilibrar a sua vida.

Os principais sintomas da síndrome do impostor

Mulher triste abraçando suas pernas

Como todo e qualquer síndrome, alguns sintomas direcionam a pessoa ao diagnóstico para combater esse mal-estar. Com isso, os principais sintomas da síndrome do impostor são: a sensação constante de não pertencimento, necessidade de se esforçar excessivamente, medo da exposição, autossabotagem e outras ações que caracterizam essa síndrome.

Os sintomas que vão ser evidenciados foram explicitados pelos pesquisadores da área da psicologia. Então, quer saber mais e como esses sintomas devem ser analisados? Então, verifique o texto abaixo com todas as noções pertinentes para abordar e desenvolver o tema trabalhado. Confira agora!

Sensação constante de não pertencimento

Se sentir que não pertence não é algo incomum, mas natural para todas as pessoas, pois cada uma sente o que é confortável para si. Mas, existe a sensação constante de não pertencimento desenvolvido por causa da síndrome do impostor. Desse modo, você vai sentir, especialmente em situações em que te beneficie, que você não deveria estar naquele lugar, pois não mereceria.

Portanto, é preciso acabar com essa sensação, pois você tem que entender que você pode estar em qualquer lugar em que você esteja confortável para ficar. O autoconhecimento é preciso nesta etapa para entender o que te deixa desconfortável ou o que é causado por causa de uma rejeição de si em determinados locais.

Necessidade de se esforçar excessivamente

O esforço é necessário em tudo que os indivíduos vão realizar. Todavia, ele pode ser exacerbado em alguns momentos, inclusive causado pelo comportamento interno do impostor.

Por isso, a necessidade de se esforçar excessivamente é um fator que evidencia que você possui essa síndrome, pois você nunca é reconhecido por si mesmo como alguém com capacidade para realizar determinado ato.

Ainda, esse excesso de esforço é atribuído ao fato de não poder errar, pois isso só comprovaria que você é uma fracasso em tudo o que faz e que deveria desistir daquilo que está tentando fazer. Portanto, tem uma cobrança maior em tudo o que faz.

Medo da exposição

É sabido que cada uma possui sua própria história e trajetória única, fazendo, desse modo, que as comparações não sejam feitas. Todavia, quem sofre com a síndrome do impostor tende a se comparar com os outros, especialmente quando a questão se trata das conquistas que aquela pessoa conseguiu, mas você não.

Portanto, foque na sua própria trajetória e esqueça a vida dos outros. É importante que você saiba que os caminhos são vastos e únicos e, no momento certo, tudo vai acontecer. Cada um possui um ponto de partida diferente, então, não é justo que você se compare com os outros. É o momento de cessar com todas comparações.

Procrastinação

Realizar tarefas simples ou que exijam algum conhecimento específico se torna uma dor de cabeça para quem tem a síndrome do impostor, pois vai demandar que a pessoa se posicione e confie no seu ponto de vista.

Então, para se livrar dessa situação, a procrastinação é usada como uma válvula de escape daquilo que vai trazer algum mal-estar. Enfim, de acordo com a psicologia, essa procrastinação é muito comum especialmente no desenvolvimento de tarefas que coloquem você no centro das atenções.

Autossabotagem

Sendo um dos sintomas mais observados pelos psicológicos e pesquisadores, a autossabotagem que, basicamente, vai consistir em ações que a pessoa vai tomar para evitar o desenvolvimento de alguma situação por medo da frustração.

Por exemplo, os indivíduos que não vão fazer um concurso que tanto queriam por causa do medo de não passar no fim. Assim, é necessário que você esteja ciente se está tomando esse tipo de atitude na sua vida, pois esse é um sinal mais marcante naquele que desenvolve esse transtorno. Portanto, caso o tenha, busque o profissional habilitado para tomar as medidas cabíveis.

Autocrítica excessiva

A autocrítica excessiva também está dentro do rol de sintomas apresentados por aqueles indivíduos que possuem o transtorno do impostor. Essa autocrítica é destrutiva e impede que qualquer parede de autoestima ou de autoconfiança seja levantada na vida. Assim, tudo que você fizer, a voz do impostor vai ecoar na sua mente que está mal feito, que você não faz nada direito.

Portanto, é possível notar que não são críticas construtivas a fim de consertar eventuais falhas ou evoluir, mas, sim, críticas baseadas no modo destrutivo. Mostrar suas falhas e não reconhecer os seus pontos fortes é o pilar que o transtorno do impostor se concretiza.

Medo de receber críticas

Como a pessoa fica com medo da plenitude de tudo que faz, receber críticas é fortalecer a voz do impostor que habita dentro de você. Por isso, o medo de receber críticas é constante e é um fantasma na vida de quem sofre com esse comportamento do impostor, pois essas críticas recebidas vão validar o que a pessoa supostamente já sabia sobre ela: o seu fracasso.

Porém, é preciso entender que as críticas servem para o bem, se pautadas em forma construtiva e a fim de obter um melhoramento do indivíduo receptor dela. Então, saber digerir as críticas externas é essencial, mas é um sintoma do transtorno do opressor caso ela seja algo que você não consiga lidar.

Autodepreciação

A autodepreciação aparece como uma forma de manifestação da síndrome do impostor. Com ela, análises equivocadas e desfavoráveis sobre você são feitas por você mesmo. É possível notar um olhar mais desvalorizado dos seus atributos e suas capacidades.

Assim, conforme explica a psicologia, esse transtorno pode ser entendido a partir de comportamentos autodepreciativos. Então, você nunca acha que algo que faz está bom, que é bonito, que fala bem, que tem um currículo bom ou outras ações que você seja o protagonista, embora ache que seja figurante.

Comparações constantes

É comum perceber que esses transtorno do impostor faz com que as pessoas tenham comparações constantes, assim, colocando suas conquistas como menores ou insignificantes em relação aos da outra pessoa. É possível ver que os indivíduos com esse mecanismo autodestrutivo veem os outros como mais capazes, fazendo comparações com suas ações.

As principais maneiras de minimizar o problema

Peça de xadrez dentro de uma redoma de vidro

Nenhum problema é isento de solução, logo, não seria diferente com o transtorno do impostor. Desse modo, as principais maneiras de minimizar o problema vão ser evidenciadas nos próximos capítulos para munir você de ferramentas necessárias para enfrentar esse impasse interno. Por essa razão, verifique os textos abaixo e veja como você pode ter uma armadura contra o impostor que vive em você.

Compartilhe as suas preocupações

É notório que o peso das bagagens emocionais que as pessoas levam pode ser reduzido por meio do seu compartilhamento. Logo, com a síndrome do impostor não vai ser diferente, pois é uma mecanismo de defesa importante que você compartilhe as suas preocupações com alguém de confiança e com um psicólogo também.

Os monstros vão ficando menores quando evidenciados, então, quando você libera esse peso interno, tudo vai ficando mais leve. Você não precisa lidar com isso sozinho, portanto, compartilhe o que está te afligindo e o que isso significa para você para sua vida. Ainda, se você for homem, não tem problema algum em enfrentar e partilhar os seus problemas.

Abrace a imperfeição

A busca pela perfeição é imposta e colocada em todos os meios de comunicação, fazendo, assim, que a imperfeição seja um problema. Logo, saiba que não existe perfeição e imperfeição, pois tudo é uma questão de perspectiva.

Portanto, abrace a imperfeição que você acha que tem, mas, na verdade, é só a sua especificidade como ser humano. Saiba tirar o máximo de proveito das suas habilidades tidas como imperfeitas, pois elas podem te surpreender. Por fim, não se cobre por uma perfeição que é inexistente.

Comemore cada conquista

Cada conquista deve ser comemorada, pois reconhece a sua capacidade e esforço para alcançar algo que almejou Logo, comemore cada conquista, pois, desse modo, você vai estar dizendo ao seu impostor interno que você é capaz, que você conquistou por causa do seu esforço e sua dedicação. Enfim, essa ferramenta é poderosa para amenizar os impactos que esse transtorno pode causar.

Evite pensamentos autossabotadores

O sentimento de autossabotagem é central quando se fala no transtorno do impostor. Com ele, os indivíduos tomam atitudes que sabotam a sua vida em diversas áreas, mas especialmente na área acadêmica e profissional. Logo, para você se munir do escudo necessário para tentar reduzir os danos causados por essa síndrome, evite pensamentos autossabotadores.

Evite comparações

É sabido que cada uma possui sua própria história e trajetória única, fazendo, desse modo, que as comparações não sejam feitas. Todavia, quem sofre com a síndrome do impostor tende a se comparar com os outros, especialmente quando a questão se trata das conquistas que aquela pessoa conseguiu, mas você não.

Portanto, foque na sua própria trajetória e esqueça a vida dos outros. É importante que você saiba que os caminhos são vastos e únicos e, no momento certo, tudo vai acontecer. Cada um possui um ponto de partida diferente, então, não é justo que você se compare com os outros. É o momento de cessar com todas comparações.

Caso identifique em si a síndrome do impostor, não hesite em buscar ajuda!

Mulher olhando triste por janela de vidro

Diante de todo conteúdo explicitado para você no decorrer do artigo, caso identifique em si a síndrome do impostor, não hesite em buscar ajuda, pois esse é o caminho correto a se seguir.

Logo, seguindo isso, você vai estar cuidando do seu bem-estar interno, que é um dos mais importantes, pois interfere diretamente no externo também, como doenças em órgãos do corpo humano.

Ainda, caso você não veja o profissional, sua vida pessoal, acadêmica e profissional pode ser afetada de modo negativo, fazendo com que você perca grandes conquistas e não viva sua vida de modo adequado. É preciso que você entenda que é uma síndrome grave e que precisa de um acompanhamento adequado por um profissional habilitado para tal ato.

Por fim, como tem muitas informações, se você ficou com alguma dúvida ou algum ponto precisa ser desenvolvido melhor, leia novamente este artigo e fique por dentro do que você deve saber sobre a síndrome do impostor.

Autor deste artigo

Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.