Planta Chanana: para que serve, benefícios, como consumir e mais!

Planta Chanana: para que serve, benefícios, como consumir e mais!

Você sabia que a planta Chanana é um ótimo afrodisíaco para manter em casa? Confira nosso artigo e conheça esse e outros benefícios dessa planta!


Conheça tudo sobre a planta Chanana!

Planta nascendo.

Você sabia que a Chanana, planta extremamente perfumada, é patrimônio e símbolo da capital Natal no Rio Grande do Norte? O título se deve não só à abundância da flor pelas ruas da cidade, mas também ao marco da resistência natalense.

De acordo com o poeta potiguar, Diógenes da Cunha Lima, a planta expressa a resiliência e a resistência da cidade, que segue existindo e crescendo junto com a natureza que a cerca. Dotada de propriedades incomuns, a Chanana, apesar de simples, tem sido um santo remédio da medicina popular ao longo dos anos.

A Chanana carrega poderes capazes de eliminar os efeitos colaterais da quimioterapia, por exemplo, e também age na prevenção da tuberculose. Como comida, a erva aromática enfeita pratos, tempera receitas e pode substituir o chá-verde. Conheça tudo sobre a planta Chanana neste artigo!

Entendendo mais sobre a planta Chanana

Flor de Chanana.

Famosa por suas propriedades medicinais, afrodisíacas e alimentícias, a Chanana vem ganhando terreno na rotina diária de quem quer ter uma saúde exemplar. A planta, além de prevenir doenças, também ajuda a desintoxicar o organismo. Entenda mais sobre ela a seguir!

Origem e nome científico

A Turnera diffusa, Turnera subulata ou Turnera aphrodisiaca, também conhecida popularmente como Chanana, Damiana, Albina, onze-horas, flor-do-Guarujá ou Turnera, é uma planta ornamental, que possui propriedades comestíveis e medicinais.

O nome do gênero, Turnera, bem como a família botânica, Turneraceae, é uma homenagem ao Reverendo William Turner, que, mesmo sendo um apoiador da Reforma Luterana, tornou-se médico, físico, zoólogo, naturalista e herbalista, sendo considerado o “pai da botânica inglesa”.

A planta é originária de países com climas quentes e pode ser encontrada, de forma espontânea, nas Américas central e do sul. Também é típica das restingas litorâneas e cresce ainda em outros locais, como Indonésia, Malásia e ilhas do Pacífico. No Brasil, ela é facilmente encontrada na região nordeste, principalmente na capital do Rio Grande do Norte.

Para que serve a planta Damiana?

Conhecida por sua versatilidade e seu fácil manuseio, a Damiana, ou Chanana, é ótima para embelezar os jardins e as jardineiras. No entanto, mais do que isto, a planta reúne qualidades que melhoram a saúde física e mental. Serve, especialmente, para o trato de doenças psicológicas, como insônia, depressão e ansiedade.

Este arbusto aromático proporciona, ainda, um incremento no sistema imunológico. A planta também pode ser usada para evitar infeções bacterianas e aquelas transmitidas por micróbios. Ela é considerada uma das flores afrodisíacas mais importantes de que se tem conhecimento hoje em dia.

Características da planta Chanana

Como caule ereto e galhos bem definidos, a Chanana é um arbusto que pode chegar a um ou dois metros de altura. Suas flores têm pétalas arredondadas nas cores brancas e amarelas e possuem um aroma suave e adocicado, que só abrem pela manhã.

Suas folhas, que também são aromáticas, têm uma cor verde profunda. A Chanana se propaga facilmente por estacas e é uma planta perene e resistente, que floresce o ano inteiro. Seu manuseio, plantio e propagação são fáceis, e a planta não exige muitos cuidados, podendo ser cultivada, inclusive, em floreiras.

Propriedades da planta Damiana

Conhecida por suas propriedades medicinais e comestíveis, a Damiana também é excelente para a decoração de ambientes, quer sejam eles internos ou externos. Como PANC (Plantas Comestíveis Não Convencionais), todas as partes da planta — flores, folhas e raízes - podem ser aproveitadas em receitas deliciosas e nutritivas.

Do ponto de vista medicinal, a Damiana alivia os efeitos colaterais do tratamento de doenças como câncer e HIV e atua como aliada na prevenção de infecções no trato urinário e no sistema gastrointestinal. Além disso, é um ótimo detox e ajuda a aumentar a libido.

Benefícios da planta Chanana

Planta nascendo.

Apesar de ainda existir a necessidade de aprofundamento nos estudos científicos, a Chanana já é considerada uma super planta, capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Veja, a seguir, tudo sobre o uso da planta e suas propriedades medicinais!

Possui propriedades afrodisíacas

Se você pretende apimentar um pouco mais a relação com seu parceiro, a erva Damiana pode ser uma boa alternativa. Isso porque a planta age no trato dos órgãos sexuais femininos e masculinos, evitando infecções e desconfortos e aumentando a libido.

O uso adequado da Chanana pode ser um excelente estimulante sexual. De acordo com especialistas, a planta possui propriedades afrodisíacas, que contribuem para um melhor desempenho, tanto do homem quanto da mulher. Também estimulam o apetite sexual e prolongam a sensação de prazer.

Auxilia no tratamento de asma e bronquite

O extrato da Chanana age melhor que os corticoides no tratamento de asma e bronquite. Isso ocorre porque o uso da planta diminui a produção de muco pelo organismo. Com isso, diminui a irritação nas vias respiratórias e acalma os distúrbios.

A Chanana tem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias que auxiliam na desobstrução das vias aéreas e dos pulmões, diminuindo as crises e minimizando seus sintomas. A planta ainda tem propriedades expectorantes e antibióticas, que auxiliam na eliminação de catarro.

Melhora a digestão

A Chanana tem sido, ao longo de vários anos, utilizada popularmente para o tratamento de problemas gástricos, como gastrite, ulceras, azia e má digestão, entre outros. Isso porque o uso da planta cria uma proteção na parede do estômago, evitando o excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio órgão.

Desta forma, a Chanana recupera e regenera a mucosa estomacal, minimizando o surgimento destas doenças. A planta também age na proteção ao fígado, principalmente se este sofre com a ação de medicamentos como o paracetamol. Por ter propriedade antioxidante, reduz a produção de radicais livres e previne contra o acúmulo de colesterol.

Previne a prisão de ventre

Por sua capacidade de melhorar a digestão e atuar diretamente no sistema digestivo, regulando a produção de ácidos e enzimas, a Chanana também é excelente no combate à prisão de ventre. A planta tem efeito laxativo e regenera a flora intestinal, evitando patologias à base de bactérias e micro-organismos.

Então, se tomada regularmente, em chá ou capsulas, a planta evita a constipação e regula o intestino. Como consequência, além de evitar o mal-estar causado pelo intestino preso, acaba ajudando ainda na eliminação de toxinas do organismo.

Age contra infecções urinárias

Apesar de serem mais comuns em mulheres, as infecções do trato urinário geralmente ocorrem na bexiga e na uretra. No entanto, em casos mais graves, pode chegar a atingir os rins. O tratamento com a planta pode ser feito a partir da ingestão de chás ou banhos íntimos com a infusão das folhas da erva.

Em função de suas propriedades antibacterianas e adstringentes, a planta atua diretamente no sistema urinário, eliminando as impurezas que possam provocar doenças, ao mesmo tempo em que protege o organismo.

Possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana

A propriedade antimicrobiana da Chanana tem o poder de evitar o crescimento de micro-organismos. Os micróbios são responsáveis por infecções que atingem, por exemplo, as vias respiratórias, o sistema urinário e o sistema reprodutor.

Assim, sua ação anti-inflamatória e antimicrobiana também ajuda a evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sífilis. Ela também ajuda no tratamento da clamídia e da hanseníase.

Age no tratamento de ansiedade e depressão

Não é de hoje que a medicina popular reconhece os benefícios da Chanana para combater a ansiedade e a depressão. Isso porque a planta possui propriedade antidepressiva, pois contém substâncias aleloquímicas.

Para quem não sabe, as substâncias aleloquímicas têm efeitos anestésico e calmante, que ajudam bastante na redução dos sintomas de doenças mentais e psicológicas, como a depressão. Além disso, a planta ajuda a combater a insônia e restabelece o equilíbrio emocional, minimizando a ansiedade.

Ajuda no tratamento de problemas menstruais

Apesar de ainda carecer de maiores estudos farmacológicos, a Chanana vem sendo utilizada há décadas, principalmente nas regiões norte e nordeste do país, para o tratamento das disfunções menstruais, como cólicas e ausência de menstruação (amenorreia).

Além de analgésica, a planta atua no equilíbrio hormonal, proporcionando a regularização do fluxo menstrual. Também é preventiva quando se trata de sangramento uterino anormal, proveniente de disfunções na ovulação.

Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue

Em função de seu efeito anti-hiperglicemiante, a Chanana é bastante utilizada pela medicina popular para prevenir que os níveis de açúcar no sangue sejam muito elevados. Desta forma, pode ser utilizada para complementar tratamentos para diabetes.

No entanto, os estudos realizados apresentam resultados contraditórios. Portanto, é recomendado que o médico seja consultado antes de iniciar o tratamento com a planta. Também é necessário pesquisar se o uso deste chá é adequado para os níveis de glicose encontrados nas pessoas diabéticas. Isto pode influenciar na quantidade da planta a ser ingerida diariamente.

Como consumir a planta Chanana

Flor de Chanana aberta.

As delicadas florzinhas brancas ou amarelas da Damiana são excelentes para serem usadas em saladas. Suas folhas e raízes são fontes de chás com diversas propriedades medicinais. A seguir, confira algumas dicas para introduzir esta planta na sua rotina diária!

Culinária

Com sabor suave e adocicado, as flores da Chanana devem ser consumidas cruas. São excelentes em saladas e para decorar drinks, por exemplo. Também podem ser utilizadas como geleia ou cristalizadas. Já as folhas podem ser servidas cozidas e ainda são muito saborosas em receitas de suflês e molhos.

Secas e moídas, as folhas são usadas como tempero conhecido como oreganillo. Como ainda não há estudos suficientes sobre o uso das folhas, é recomendado o branqueamento, isto é, escaldar as folhas em água fervente e, depois, dar um choque térmico com água gelada, antes do consumo.

Receita de chá de Chanana

Você sabia que um dos mais completos e eficientes chás detox é feito com as folhas da Chanana? Secas ou frescas, as folhas da planta são ótimas substitutas do chá-verde.

Apesar da sua comprovada eficácia, o consumo do chá deve ser feito com acompanhamento médico ou fitoterapeuta. O consumo do chá não deve exceder duas xícaras por dia, e a infusão deve ser renovada a cada 24 horas. Além disso, o chá pode ser bebido frio ou quente.

Ingredientes

O chá de Chanana pode ser feito com as folhas ou as raízes da planta. Para fazer o chá com as folhas, você vai precisar de:

- 1 litro de água mineral sem gás ou água solarizada;
- Duas folhas frescas de Chanana;
- Uma garrafa de vidro translúcido.

Já para fazer o chá com as raízes da planta, você precisará de:

- Um litro de água mineral sem gás ou água solarizada;
- 40 gramas de raízes secas e moídas da planta;
- Uma garrafa de vido translúcido.

Como fazer

Para fazer o chá com as folhas de Damiana, primeiro, ferva o litro de água mineral sem gás ou solarizada. Quando levantar fervura, coloque a água na garrafa de vidro, acrescente as folhas e tampe. Deixe arrefecer por meia-hora, e o chá já estará pronto.

No caso das raízes, ferva a mistura moída com o litro de água mineral ou solarizada. Deixe ferver por cerca de 5 minutos, em recipiente tampado. Desligue o fogo, deixe arrefecer um pouco e coe para a garrafa de vidro. Depois, tampe a garrafa por cerca de 15 minutos, e a bebida estará pronta para consumo.

Cápsulas

Duas capsulas por dia é a dose necessária para quem quer usufruir de todos os benefícios da Chanana. As capsulas da planta podem ser encontradas em lojas de produtos fitoterápicos ou pela internet e têm ação expectorante, anti-inflamatória e de combate à depressão.

No entanto, sempre é bom o acompanhamento médico ou de um fitoterapeuta para avaliar o consumo do medicamento. Isso porque, mesmo sendo natural, a dosagem exagerada de consumo pode provocar efeitos colaterais, como a diarreia.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da Damiana

O consumo exagerado da Damiana pode causar problemas no fígado e nos rins, além de ter um efeito laxativo e diurético. A planta, se ingerida em grandes quantidades, pode provocar insônia, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Ainda estão sendo realizados estudos e pesquisas sobre a ação tóxica da planta no organismo. Portanto, é recomendável que mulheres grávidas ou em fase de amamentação evitem seu consumo.

Como cultivar a planta Chanana em casa

Mulher plantando muda em vaso de planta.

Chamada por muitos de erva daninha, a Chanana é uma planta bastante comum e pode ser encontrada em canteiros, jardins e até em terrenos abandonados. Apesar de rústica, a espécie requer alguns cuidados. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para a cultivar!

Onde colocar?

Por ser uma planta silvestre, a Damiana se adapta bem, tanto em vasos quanto em canteiros e jardins, principalmente se plantada com outras cactáceas. No entanto, antes de transpor a planta para seu local definitivo, é preciso tratar as sementes.

Segundo especialistas, as sementes da Chanana devem, primeiro, ser plantadas em recipientes pequenos para facilitar a germinação. Somente depois que a planta atingir cerca de 5 a 10 cm, ela deve ser transferida para o vaso ou jardim. Vale lembrar que, assim que semeada a planta, deve ser feita a irrigação.

Iluminação ideal para a planta Xanana

A Chanana é um arbusto de porte pequeno a médio, que gosta de muita iluminação. Se usada no paisagismo externo, é importante que esteja em um local com bastante sol.

Já na decoração de interiores, o ideal é que a Chanana seja colocada em sacadas e janelas onde haja maior incidência de sol. Se, por acaso, você não tiver um local bastante iluminado, aposte nos LEDs azul e vermelho, ótimos para fazer a planta crescer mais forte.

Temperatura e hidratação

Por ser uma planta característica de climas quentes e tropicais, a Chanana não se desenvolve bem em temperaturas frias ou amenas. Por isso, a planta deve ser cultivada em locais onde o inverno tenha temperaturas um pouco mais altas, de no mínimo 21 graus, como é o caso da região nordeste brasileira.

A Chanana é uma planta que não gosta muito de umidade. Portanto, a rega deve ser feita apenas quando a terra estiver muito seca. No caso de ambientes externos, não é necessário regar. A não ser em períodos de estiagem.

Solo e substrato para a planta

A Chanana é uma planta rústica e nada exigente em relação ao solo. Por isso, ela se desenvolve bem em terra pobre, arenosa ou salina. O único ponto importante é que o solo tenha boa drenagem. No entanto, no caso de plantio, sempre é bom tratar a terra com substratos para que a planta cresça saudável. O recomendado é usar terra vegetal, húmus de minhoca e terra de jardim.

Manutenção da Chanana

As Damianas ou Chananas são propensas a doenças e pragas. Isso ocorre, na maioria das vezes, devido à manutenção errada da planta. Por exemplo, se houver muita umidade e falta de circulação de ar onde o arbusto está plantado, podem surgir ácaros e mosquitos.

Então, evite regar exageradamente, use o fertilizante correto e mantenha a circulação de ar e a exposição ao sol (se estiver plantada em vasos e dentro de casa). Uma das formas de melhorar a circulação de ar na planta é a poda de suas folhas.

Preço e onde comprar

In natura, a planta Chanana é bastante comum em canteiros públicos e jardins, por exemplo, por seu alto poder de polinização. No entanto, no mercado, ela pode ser comprada em sementes, extratos, chás prontos, cápsulas, tinturas e óleos, entre outros.

Estas variações do produto são facilmente encontradas em sites e lojas fitoterápicos, bem como em estabelecimentos comerciais dedicados à floricultura. Você pode, ainda, comprar, por exemplo, mil sementes por cerca de R$ 90,00.

Aproveite todos os benefícios da planta Chanana!

Flor de Chanana.

Confundida por muitos com mato e erva daninha, a Chanana é uma planta que se destaca por seu aroma sutil. Para outros, a planta milagrosa é imbatível quando se trata de seus efeitos medicinais. Fora isto, os “Chefs” de todo o mundo não se cansam de apresentar a iguaria nas suas mais diversas receitas.

Lendo este artigo, você ficou sabendo o que é, para que serve e quais os principais benefícios da famosa onze-horas. Também mostramos quais são suas principais indicações e como fazer uso de suas flores, folhas e raízes.

Nosso artigo também trouxe dicas importantes de plantio e cultivo desta erva aromática, que, além de tudo, é linda para a decoração de ambientes. Agora é a sua vez! Adquira as sementes e comece sua plantação de Chanana. Em muito pouco tempo, você poderá desfrutar de todos os benefícios desta planta o ano inteiro!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!