Chá de hibisco com limão: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Chá de hibisco com limão: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo a usar o chá de hibisco com limão. Acompanhe e sinta os benefícios!


Você conhece o chá de hibisco com limão?

Chá de hibisco em xícara de vidro.

O chá de hibisco com limão está entre os tipos de infusão de dois ingredientes ativos que são mais benéficos para o corpo humano. Essa bebida é a mistura perfeita de uma variedade incrível de fitonutrientes importantíssimos para o corpo humano e possui a versatilidade de um chá que pode ser bebido quente ou gelado em todas as estações do ano.

Muitos apreciadores do chá de hibisco reclamam do gosto amargo que essa especiaria tem. Para melhorar esse aspecto, a presença do limão na mistura, além de tudo, ainda melhora o gosto, tornando a infusão um pouco mais agradável ao paladar.

Mas há de se convir que nem mesmo o gosto pode sobrepor a incrível gama de propriedades que esse chá possui. Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o chá de hibisco com limão para começar a usar essa bebida medicinal e melhorar a sua saúde!

Entendendo mais sobre o chá de hibisco com limão

Chá de hibisco em xícara de vidro.

Para iniciarmos este artigo da melhor maneira possível, trouxemos cinco tópicos especiais que estão recheados de informações sobre as origens e os usos do chá de hibisco com limão. Veja!

Origem e características do hibisco

O hibisco que é mundialmente conhecido é uma das mais de 100 espécies de flores com tonalidade vermelho-sangue do gênero “Hibiscus”.

Essas plantas, provavelmente, têm origem na Ásia Central, no Oriente Médio e no Norte da África e foram parar na Europa através de comerciantes que disseminaram a sua fama no velho continente. A partir da Europa, o hibisco ganhou o mundo, sendo comercializado e vendido como um poderoso remédio natural.

O icônico produto natural chegou ao Brasil nas mãos de homens e mulheres escravizados que vinham de viagem em navios negreiros e usavam o hibisco para se alimentar e tentar sobreviver de alguma forma.

Propriedades do hibisco

Depois da sua rápida disseminação mundo afora, o hibisco passou a ser plantado em grande, média e pequena escala, tornando-se um remédio natural com a fama de ter diversos benefícios. Muitos dos benefícios dessa flor comestível puderam ser comprovados através de testes que apontaram a presença de substâncias valiosas em sua composição.

Veja algumas das propriedades do hibisco:

• É rico em antocianinas, que são pigmentos naturais presentes em vários tipos de plantas, frutas e vegetais importantes para o combate de diversos tipos de doenças;

• Contém vários tipos de minerais, como cobre, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e outros;

• Possui grande quantidade de fibras solúveis;

• Tem grande estoque de polifenóis, substâncias que agem como antioxidantes naturais;

• Possui as vitaminas A, C e do complexo B.

Origem e características do limão

O limão é uma fruta cítrica versátil, de sabor azedo característico, de casca na cor verde e que advém de uma árvore de folha perene que pode ser cultivada em vários tipos de solo, apelidada de limoeiro.

A origem do limão não é totalmente clara, mas, atualmente, a hipótese de que ele tenha se originado na Ásia, mais especificamente na região que compreende o sul da China e o norte da Índia, é a mais aceita.

A partir do extremo Oriente, essa fruta, que é uma das mais conhecidas do planeta, chegou às mãos dos persas, na região onde, hoje, é o Irã. Depois, foi aos Árabes, que estavam instalados no sul da atual Espanha. Dali, o limão se espalhou pela Europa e ganhou todo o mundo por causa da sua facilidade de cultivo e das suas reconhecidas propriedades.

Propriedades do limão

Os mundialmente conhecidos benefícios do limão só são possíveis por causa das propriedades que a fruta tem. Inclusive, ele é campeão no quesito quantidade de algumas substâncias e, no passado, foi o responsável por ajudar a parar o avanço de doenças mortais como o escorbuto e a gripe espanhola, que mataram dezenas de milhões de pessoas entre os séculos 18 e 20.

Veja as principais propriedades do limão:

• Possui altíssimas quantidades de vitamina C em sua composição. A alta concentração da substância é o que dá “poderes” ao limão contra doenças respiratórias e inflamações diversas;

• Tem em sua composição uma enorme gama de minerais, incluindo ferro, potássio, magnésio e outros;

• É a principal fonte de ácido cítrico, um composto que também é encontrado em outras frutas, como laranja e abacaxi, e é considerada um alcalinizante natural;

• Possui grandes quantidades de antioxidantes, como a quercetina;

• Assim como a maioria das frutas e vegetais, é rico em fibras solúveis.

Para que serve o chá de hibisco com limão?

A dupla hibisco e limão “não está para brincadeira”. Os dois produtos naturais possuem muitas propriedades similares, o que acaba por potencializar o efeito delas. Porém eles também se completam, uma vez que alguns compostos existem no limão e não no hibisco, e vice versa.

Com isso, é possível dizer que a infusão que mistura hibisco com limão pode ser usada no combate a resfriados e problemas respiratórios, para auxiliar no emagrecimento, na regulação do trânsito intestinal, no aumento da imunidade e muito mais.

Benefícios do chá de hibisco com limão

Chá de hibisco em xícara de vidro.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as origens e propriedades tanto do hibisco quanto do limão, confira que tipos de benefícios a junção desses dois produtos naturais poderosos pode proporcionar ao corpo humano!

Ajuda a emagrecer

A perda de peso ocorre quando há uma queima do excesso de gordura corporal. A gordura corporal, por sua vez, tem os seus níveis aumentados quando o indivíduo consome mais calorias do que queima diariamente.

Indo neste sentido, o chá de hibisco com limão pode ajudar na perda de peso por ser basicamente um termogênico natural. Algumas substâncias presentes na bebida aumentam as taxas metabólicas do corpo, fazendo com que mais energia seja gasta e queimando a gordura, que serve como combustível nessa troca.

Para potencializar o efeito emagrecedor do chá de hibisco com limão, a infusão pode ser consumida como pré-treino.

Possui ação diurética

A filtragem dos líquidos que transitam pelo corpo humano é feita pelos rins, que têm como principal tarefa expulsar algumas toxinas e ácidos por meio da urina. Com isso, vale a pena reforçar que todas as substâncias que ajudam os rins a trabalhar melhor são consideradas diuréticas.

Esse é exatamente o caso do chá de hibisco com limão, que possui diversos tipos de antioxidantes e, no caso do limão, o ácido cítrico, que é uma alcalinizante natural responsável por remover as impurezas que existem no sangue. Uma vez fora do sangue, essas toxinas vão parar na urina e são eliminadas pelos rins.

Possui ação antioxidante e anti-inflamatória

O chá de hibisco com limão é apresentado como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório natural por possuir abundância de substâncias como a quercetina, polifenóis e vitamina C, que agem como antioxidantes. Além disso, também há altas doses dos ácidos cítrico e caféico, por exemplo, que também agem no controle de inflamações.

O estresse oxidativo é causado no corpo pela ação dos chamados radicais livres, que são substâncias responsáveis por danificar células em todo o corpo, provocando vários tipos de doenças que podem até levar à morte.

Já as reações inflamatórias são, na maioria das vezes, resultados de ataques exagerados do próprio sistema imunológico a invasores externos, como vírus e bactérias. As inflamações acabam causando diversos transtornos e também podem levar à morte. Por isso, o chá de hibisco se torna uma grande aliado nessas situações.

Auxilia na digestão

A digestão melhora à medida que o trato digestivo tem a sua capacidade de processamento de alimentos potencializada. Isso depende muito da eficácia e da quantidade correta dos ácidos digestivos presentes no interior do sistema.

O limão, que pode acompanhar o hibisco nesta infusão, possui uma das maiores taxas de ácido cítrico entre todas as frutas existentes. Essa substância se soma aos ácidos presentes nos intestinos e no estômago, e aumenta a capacidade de digestão sobremaneira.

Além disso, por ter o poder de tornar o sangue mais alcalino, o ácido cítrico combate inflamações que eventualmente venham a prejudicar órgãos do sistema digestivo.

Age contra a prisão de ventre

A incômoda prisão de ventre se dá quando o trânsito intestinal é muito lento, tornando a produção dos bolos fecais mais demorada e produzindo excrementos mais sólidos e difíceis de eliminar.

Com a ação do ácido cítrico, que estimula a digestão, aliada a um aumento da taxa metabólica do corpo conferido pelo hibisco, o chá de hibisco com limão tem o potencial de acelerar a digestão e a produção das fezes, combatendo a prisão de ventre.

Melhora a saúde do fígado

O fígado pode facilmente ser colocado no top três de órgãos vitais para o funcionamento do corpo humano, ao lado de cérebro e coração. Esse órgão que tem como característica curiosa um poder de autorregeneração acelerada e é responsável por filtrar o sangue e remover dele todas as impurezas mais “pesadas”.

Quando não está funcionando corretamente, o fígado pode acabar deixando de liberar algumas enzimas que quebram a gordura que chega pelo sangue, sofrendo com o acúmulo dessa gordura em suas estruturas. Essa condição é conhecida como esteatose hepática, ou gordura no fígado.

Em contraponto a isso, o chá de hibisco com limão possui vários tipos de propriedades que estimulam a produção de enzimas hepáticas e também a bile, uma substância produzida pela vesícula biliar que auxilia o fígado em suas funções.

Retarda o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre com o passar do tempo e por causa de diversos fatores. Um desses fatores é a ação dos radicais livres, que destroem as células cutâneas, eliminando a elasticidade e tirando o aspecto sedoso da pele, o que faz com que as rugas apareçam.

Por ser rico em vitamina C e outros tipos de antioxidantes naturais que combatem os radicais livres, o chá de hibisco com limão pode ser considerado um auxiliar no combate ao envelhecimento da pele, fazendo com que as estruturas importantes para a derme e a epiderme permaneçam intactas por mais tempo.

Vale dizer também que a vitamina A, presente em larga escala no limão, é considerada um “desinfetante” natural para a pele, removendo impurezas e controlando a atividade das glândulas sebáceas.

Aumenta a imunidade

A linha de defesa do corpo humano é composta pelas células do chamado sistema imunológico, que são os glóbulos brancos, linfócitos, neutrófilos, macrófagos e alguns outros tipos de células específicas.

Quando são produzidos em larga escala e numa quantidade aceitável pela medula óssea e outras estruturas, esses pequenos soldados são capazes de combater praticamente qualquer doença de gravidade baixa e média.

Para auxiliar nessa luta, o chá de hibisco se apresenta como uma firme fonte de substâncias que fortalecem as células do sistema imunológico, auxiliam na sua produção e ainda agem como protetores auxiliares. Estamos falando da vitamina C e de outros compostos com ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória, por exemplo.

Reduz a pressão arterial

A pressão arterial é medida com a observação do fluxo sanguíneo que, quando está mais complicado por causa de obstruções nas artérias, por exemplo, pode caracterizar a perigosa hipertensão, ou pressão alta.

Assim, o chá de hibisco pode ajudar no controle da pressão arterial, uma vez que tanto o limão quanto o hibisco possuem substâncias capazes de desobstruir veias e artérias, quebrando placas de gordura, e purificar o sangue do excesso de gordura e toxinas, tornando o líquido mais fluido.

Possui ação relaxante

Dois dos principais fatores que levam ao estresse são a rigidez muscular e o desequilíbrio hormonal, que podem desencadear a produção de neurotransmissores causadores do mau humor, da ansiedade e do próprio estresse em si.

Assim, a limpeza que o chá de hibisco com limão promove no sangue também impacta as glândulas produtoras de hormônios e evitam a intoxicação dos músculos. Esse trabalho precioso relaxa músculos e mente ao mesmo tempo, melhorando o humor e o sono do indivíduo que faz uso da bebida.

Receita de chá de hibisco com limão

Hibiscos com limão.

De nada adiantaria falar do chá de hibisco com limão sem informar como preparar a infusão. Portanto, continue lendo e veja todos os ingredientes e o modo de preparo deste chá poderoso!

Ingredientes

Para fazer o chá de hibisco com limão, você precisará de:

- 300 ml de água;
- 10 gramas de folhas de hibisco desidratadas (ou duas flores inteiras);
- 1 limão inteiro.

Como fazer

Para começar seu chá, leve a água para o fogo baixo. Quando ela já estiver quente, antes da fervura, adicione as folhas de hibisco e deixe que a água ferva. Depois que ferver, desligue o fogo, tampe a panela onde a água está e deixe a infusão acontecer por cerca de 15 minutos.

Passado o período dos 15 minutos, destape a panela, retire a infusão e coe. Em seguida, corte o limão em duas bandas e esprema todo o seu sumo dentro do chá, misturando tudo com uma colher. Depois disso, tome a infusão. A quantidade de chá feita serve até duas pessoas uma única vez.

Outras informações sobre o chá de hibisco com limão

Chá de hibisco com limão.

Antes de encerrarmos o nosso artigo, trouxemos mais seis tópicos para falar de algumas informações valiosas sobre o chá de hibisco com limão. Conheça dicas para fazer o chá, com que frequência a infusão pode ser ingerida, as contraindicações e os efeitos colaterais que o uso da bebida pode provocar e muito mais!

Dicas para fazer o seu chá de hibisco com limão

O valor nutricional do chá de hibisco e as suas propriedades medicinais são melhor absorvidas quando a infusão é bebida com o mínimo de aditivos possível. Desta forma, a melhor dica para a hora de fazer o chá é mantê-lo livre de adoçantes e de outras substâncias que possam interferir na sua ação.

Além disso, o passo a passo para a confecção do chá precisa ser seguido fielmente. O tempo de infusão e a forma como o limão é adicionado, por exemplo, são detalhes que enriquecem ainda mais a mistura.

Outros ingredientes que combinam com o chá de hibisco com limão

Por si só, o chá de hibisco com limão já é uma bebida suficientemente exótica e completa, tanto na questão do paladar quanto em termos de propriedades e benefícios. Entretanto, há de se convir que o gosto amargo do hibisco e a textura cítrica do limão, por vezes, pedem um acompanhamento.

Dois produtos que podem ser adicionados ao chá sem que interfiram nas suas propriedades são a canela (em pó ou em talos) e o mel. Além do aroma delicioso, a canela pode equilibrar o gosto do chá.

Já o mel, que dispensa apresentações, serve como um adoçante natural perfeito. É importante frisar que a adição de elementos extras no chá precisa ser controlada, e apenas pequenas quantidades devem ser introduzidas na infusão.

O chá de hibisco com limão pode ser tomado com que frequência?

Apesar de ser um verdadeiro remédio natural capaz de combater uma infinidade de doenças e condições adversas, o chá de hibisco com limão não deve ser consumido de forma desregrada, pois pode acabar resultando em uma sobrecarga no fígado.

Assim, o correto é consumir a infusão no máximo duas vezes ao dia, sempre antes ou depois das refeições e antes de dormir, por até 15 dias seguidos. Ao atingir as duas semanas de consumo ininterrupto, o usuário deve esperar mais 15 dias para começar a consumir a bebida novamente, e assim sucessivamente.

Outras formas de consumir o hibisco com limão

O hibisco e o limão são dois dos produtos naturais com maior concentração de propriedades e benefícios que se pode encontrar na natureza. Portanto, é correto afirmar que o consumo desses elementos separadamente traz os mesmos benefícios que o chá.

As folhas de hibisco, por exemplo, que são usadas para fazer o chá e são responsáveis pela coloração vermelha da bebida, podem ser adicionadas a saladas ou trituradas e usadas como tempero.

O limão, por sua vez, pode ser consumido em forma de suco, como chá feito a partir de sua casca, como tempero, acompanhamento de refeições e outras bebidas e etc.

Possíveis efeitos colaterais do chá de hibisco com limão

Efeitos colaterais advindos do consumo do chá de hibisco com limão são raros, porém existem e, por isso, os usuários precisam estar atentos ao consumo da bebida, que deve respeitar algumas regras.

Devido à sua ação termogênica, o hibisco pode provocar insônia, aceleramentos no coração e quedas de pressão arterial se consumido em excesso. O consumo inconsciente do limão também pode provocar efeitos adversos, como azia e dores abdominais causadas pelo excesso de ácido cítrico no fígado, rins, estômago e intestinos.

Contraindicações do chá de hibisco com limão

Pessoas saudáveis estão liberadas para fazer o consumo do chá de hibisco com limão sem medo, desde que sejam observadas as orientações indicadas. Por outro lado, pessoas que fazem uso de algumas medicações, como a hidroclorotiazida, um forte diurético usado para controle da pressão arterial, estão proibidas de consumir a infusão.

Mulheres grávidas e tentantes também não devem tomar o chá, pois a mistura tem efeito abortivo. Já as mulheres que estão amamentando não devem consumir a bebida, porque a qualidade do leite pode ser afetada pelas substâncias que compõem o hibisco e o limão.

O chá de hibisco com limão possui diversos benefícios!

Chá de hibisco de limão em xícara.

Ao longo deste artigo, as propriedades e os benefícios presentes no chá de hibisco com limão ficaram claras. É correto afirmar, depois de tudo o que lemos, que essa infusão pode ser um remédio natural para diversas doenças, além de ajudar na manutenção da saúde no geral.

Todavia, o consumo do chá precisa ser feito de forma consciente, e o seu preparo deve levar em consideração as quantidades corretas de cada ingrediente. Esses cuidados hão de garantir que a infusão não provoquem efeitos adversos em seus apreciadores.

No mais, agora que você já sabe os efeitos e benefícios desse chá, já pode começar a incluir essa receita no seu dia!

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!