Unha-de-Gato: benefícios, para que serve, como fazer o chá e mais!

Unha-de-Gato: benefícios, para que serve, como fazer o chá e mais!

O consumo da Unha-de-gato traz benefícios para saúde como o fortalecimento da imunidade e prevenção do câncer! Leito o artigo para aprender como utilizar!


Você conhece os benefícios da Unha-de-Gato?

Cascas e folhas de Unha-de-Gato

A unha-de-gato é uma planta tropical muito conhecida e utilizada na medicina popular e entre cientistas da área da saúde. Por séculos ela vem sendo utilizada para produzir chás e, mais recentemente, cápsulas para tratar diversas doenças.

O consumo da planta traz vários benefícios ao corpo, como produzir efeitos imunomoduladores, antioxidantes e anti-inflamatórios que aumentam sua resistência contra organismos invasores (vírus, bactérias, fungos) e traz alívio para os sintomas de várias enfermidades.

A unha-de-gato possui ainda ação anticancerígena, melhora a gastrite, auxilia no tratamento de Alzheimer e diminui a pressão arterial. O seu consumo tem se provado ser um grande aliado para a saúde e suas potencialidades curativas ainda são estudadas e exploradas pelos pesquisadores.

Entendendo mais sobre a Unha-de-Gato 

Flores amarelas de Unha-de-Gato

Entre os usos apontados pela medicina popular e medicina tradicional, são vários os benefícios que a ingestão da unha-de-gato, em forma de chá ou comprimido, pode trazer para a nossa saúde. Continue lendo o texto abaixo para saber mais sobre esses benefícios!

Origem e história da semente de Unha-de-Gato

A planta foi originalmente identificada nas florestas tropicais da Amazônia e da América Central. Ela vem sendo cultivada há séculos pelos sul-americanos para realizar a produção de chá aproveitando partes da planta como as cascas e raízes.

O povo dessa região consome esse chá como um remédio para curar uma variedade de doenças, dentre elas, febre e úlceras estomacais. No entanto, a ciência ainda não conseguiu comprovar a eficácia do uso da trepadeira para a maioria dessas enfermidades.

Algumas propriedades nela presentes, no entanto, chamaram a atenção dos pesquisadores que ainda exploram suas potencialidades para extrair dela seus benefícios.

Para que serve a Unha-de-Gato?

A unha-de-gato possui efeito analgésico, depurador, diurético, imunoestimulante e antimicrobiano. A ingestão da planta na forma e quantidade adequada pode trazer vários efeitos positivos para a saúde.

Dentre os aspectos positivos podemos citar o aumento das defesas do organismo, o alívio dos sintomas da osteoartrite, a ação anticancerígena, melhora da gastrite, e ela ainda é benéfica para o tratamento de Alzheimer, além de diminuir a pressão arterial.

Popularmente ela é usada também para tratar de algumas enfermidades, porém não há evidência cientifica suficiente para embasar esse uso. As doenças tratadas pela medicina popular são os problemas de pele, gonorreia, amigdalite, asma e rinite.

Características da Unha-de-Gato

Unha-de-gato é o nome dado a dois tipos de plantas que atendem pelos nomes científicos Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Esses são tipos arbustos trepadores que crescem em forma de cipó.

Essas plantas possuem folhas verdes de tonalidade clara acompanhadas de espinhos que possuem uma leve curvatura, além de apresentar um caule de tom marrom avermelhado. Ela possui ainda a capacidade de armazenar água no interior do caule o, que permite que a planta resista por mais tempo a escassez de água.

A unha-de-gato é tradicionalmente consumida a partir do chá feito da casca, da raiz ou da folha. Após os avanços de pesquisas científicas com base nas propriedades curativas da planta, ela pode ser consumida também em forma de comprimido, sendo encontrada em lojas de produtos naturais.

Propriedades da Unha-de-Gato

A planta possui diversas propriedades que chamam a atenção dos leigos para o seu uso e também da comunidade cientifica. A planta tem presente em sua composição substâncias que são antioxidantes, imunoestimulantes, diurética, anti-inflamatórias e depuradora – ou seja, limpa o sangue e o livrar de substâncias nocivas para o corpo.

Devido as propriedades acima mencionadas, ela é utilizada na medicina popular e também pela medicina formal para tratar enfermidades como infecções, inflamações, doenças ligadas a articulações, aparelho respiratório, entre outros.

Ela também é usada para fortalecer o sistema imune do corpo, o capacitando para se defender melhor de organismos invasores que trazem consigo diversas doenças e atrapalham o bom funcionamento do organismo.

Benefícios da Unha-de-Gato

Cascas, pó, óleo de Unha-de-Gato

Os benefícios do consumo do chá ou do comprimido produzido a partir das substâncias presentes na composição da planta unha-de-gato são variados, vão desde o tratamento de doenças causadas por bactérias e fungos ao tratamento de doenças como Alzheimer e câncer. Leia o texto abaixo para descobrir mais sobre os benefícios essa planta fascinante!

Possui ação antioxidante 

A unha-de-gato contém em sua composição substâncias que são antioxidantes, a exemplo dos flavonoides e polifenóis. Essas substâncias ajudam a manter nossas células saudáveis, evitando que uma situação de estresse oxidativo ocorra, o que permite o nosso corpo retardar o processo de envelhecimento.

Essa ação antioxidante fortalece o sistema imunológico do corpo e auxilia na prevenção de diversas doenças crônicas e outras enfermidades, como a artrite reumatoide, doenças cardiovasculares e degenerativas, o mal de Alzheimer e alguns tipos de câncer.

A ação antioxidante resultante do consumo da planta também é muito útil para prevenir problemas de vista que acometem pessoas idosas ou por aquelas que se expõem constantemente ao sol.

Ajuda o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável pela proteção do nosso corpo contra organismos que podem causar impactos negativos nele. Fortalecer a imunidade é importante para manter a saúde em bom estado e a unha-de-gato possui propriedades que podem ajudar.

O uso da planta melhora o sistema imunológico, pois estimula a produção de glóbulos brancos, aumentando a capacidade do organismo de se defender contra os microrganismos invasores que trazem doenças.

O fortalecimento do sistema imunológico pode estar associado a presença de proantocianidinas e outras substâncias presentes na composição da unha-de-gato que formam as defesas contra vírus, fungos, protozoários e bactérias.

Combate ao câncer

Estudos comprovam que substâncias presentes na unha-de-gato podem eliminar ou diminuir a presença de células cancerosas. Não se sabe ainda qual substância exatamente possui essas propriedades, mas é provado que seu uso é benéfico para o tratamento de câncer de cólon, vesícula biliar, tireoide e mama.

Em relação ao câncer de mama, a literatura da área médica mostra que o uso da planta reduz os efeitos colaterais da quimioterapia, restaurando as células saudáveis afetadas pelo processo.

A utilização nesse caso, no entanto, só pode ser feita sob orientação médica. Ela deverá ser feita após a análise de cada caso em particular.

Auxilia no tratamento de Alzheimer

O Alzheimer gera a progressiva deterioração das funções cerebrais, o que causa problemas de memória, desorganização mental, prejudica a capacidade de comunicação do indivíduo e incapacita o enfermo de cuidar de si mesmo.

A unha-de-gato é utilizada no tratamento de Alzheimer porque foram identificados nela várias substâncias, a exemplo do proantocianidina B2, um polifenol, que podem melhorar, a curto prazo, a memória.

Além disso, essas substâncias estão também associadas à redução do número de placas que são formadas no cérebro devido ao Alzheimer e promove também uma redução da inflamação cerebral também causada pela doença.

Controla a pressão arterial

Presente na unha-de-gato, a rincofilina, um alcaloide, se demonstrou eficaz para inibir a agregação plaquetária e a trombose. Esses benefícios adquiridos a partir do consumo da planta sugerem que ela possa ser também eficaz para prevenir enfermidades como o derrame e o infarto.

Esses efeitos são esperados porque a rincofilinina atua na diminuição da pressão arterial, o que tem por consequência o aumento da circulação sanguínea e a diminuição das chances de ocorrer um entupimento das veias.

Ela impede ainda que placas se colem nas paredes das artérias, impedindo a formação de coágulos em partes estratégicas do corpo como coração, vasos sanguíneos e cérebro, o mantendo mais saudável.

Age contra problemas nas articulações

Problemas nas articulações costumam gerar dor devido a inflamação das mesmas. Quando inflamadas, as articulações podem inchar e esquentar, além de deixar a pele avermelhada. Todo esse quadro gera desconforto no doente e a ingestão do chá ou da pílula da unha-de-gato pode trazer alívio para as dores.

Algumas pesquisas mostram que o consumo da planta reduz sensivelmente a quantidade de articulações inflamadas, diminuindo a dor, e sem causar efeitos colaterais significativos. Além disso, ela diminui os efeitos adversos de alguns tipos de anti-inflamatórios no estomago e intestino.

A associação do uso da planta com a possibilidade de manter ou aumentar o uso dos anti-inflamatórios, sob orientação médica, pode gerar a um quadro de diminuição de dor e aumento do bem-estar e conforto da pessoa doente.

Auxilia no tratamento de gastrite 

A unha-de-gato contêm na sua composição antioxidantes e possui também propriedades anti-inflamatórias, o que a torna um excelente aliado para o tratamento da gastrite aguda ou crônica, sobretudo aquelas causadas pelo uso abusivo ou excessivo de anti-inflamatórios não esteroidais.

Na medicina popular se acredita que o chá da planta também é eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e acredita-se também que pode diminuir a presença de úlceras.

Apesar de ser comumente usados para tratar as doenças referidas acima, estudos científicos ainda precisam ser feitos para comprovar esses possíveis benefícios trazidos pelo consumo da planta.

Pode ajudar em problemas respiratórios

Pessoas de todas as idades estão suscetíveis a sofrerem com problemas respiratórios, a exemplo da asma, sinusite, entre outros. Esses problemas tendem a se agravar no período do outono-inverno dado o tempo frio e seco.

O consumo constante e a longo prazo do chá de unha-de-gato pode prevenir essas enfermidades combatendo principalmente a asma. O pulmão de uma pessoa com asma é mais sensível e se inflama facilmente, pois reage imediatamente a qualquer sinal de irritação.

O chá de unha-de-gato diminui a sensibilidade do pulmão, minimizando as chances dele se irritar e, consequentemente, se inflamar ao entrar em contato com agentes irritantes, a exemplo dos ácaros e da poeira.

Auxilia em problemas de pele

As doenças de pele costumam causar coceira, ressecamento, vermelhidão e lesões descamativas pelo corpo que, além de incomodar e causar desconforto, também mexem bastante com a autoestima da pessoa doente.

Por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, o chá de unha-de-gato ajuda o nosso corpo a formar defesas ou manter o equilíbrio de microrganismos, principalmente bactérias e fungos, que habitam nossa pele.

Ao ajudar na manutenção do equilíbrio ou eliminação desses microrganismos, a unha-de-gato previne o surgimento das doenças de pele e protege a barreira cutânea, o que mantém o nosso corpo mais bonito e saudável.

Pode agir no tratamento de gonorreia 

A gonorreia é uma doença transmitido pela realização do ato sexual desprotegido. Ela é causada pela introdução de uma bactéria no corpo que infecta diversas regiões do mesmo, a exemplo da uretra, reto, útero, garganta e parte frontal do olho.

Semelhante ao que ocorre com o problema de pele, a unha-de-gato pode ser um bom aliado para combater a doença porque aumenta a imunidade do nosso organismo ao produzir maior quantidade de glóbulos brancos que saem em defesa do corpo contra invasores, a exemplo da bactéria que causa a gonorreia.

Como tomar a Unha-de-Gato

Raiz de Unha-de-Gato

A unha-de-gato pode ser consumida a partir do chá feita da casca ou da raiz e também pode ser consumida por meio do uso de cápsulas, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. Abaixo você descobre como fazer o chá e um pouco mais sobre o uso da planta em formato de cápsula!

Chá de casca de Unha-de-Gato 

É bastante simples e rápido fazer o chá de unha-de-gato a partir da sua casca. Ela fica pronto em torno de 35 minutos e o usuário já pode ingeri-lo e se beneficiar de suas propriedades curativas. O chá de unha-de-gato deve ser ingerido em intervalos de 8 em 8 horas, entre as refeições, para que se alcance bons resultados para a saúde.

Ingredientes 

Os ingredientes necessários para a produção de chá a partir da casca de unha-de-gato são:

- 20 gramas da casca de unha-de-gato;
- 1 litro de água.

Como fazer

As 20 gramas de cascas da planta deverão ser diluídos em 1 litro de água. Esses ingredientes irão ao fogo e devem ser fervidos por 15 minutos. Depois de fervido, o chá deverá ser retirado do fogo e colocado para descansar no recipiente pelo tempo mínimo de 10 minutos. Em seguida, ele deve ser coado e, após esses procedimentos, estará pronto para o consumo.

Chá de raiz de Unha-de-Gato 

Como o chá de unha-de-gato feito da casca, o chá feito da raiz da planta também muito fácil e prático de fazer. Ela também fica pronto em torno de 35 minutos e pode ser imediatamente consumido. Ele também deve ser ingerido em intervalos de 8 em 8 horas, entre as refeições, para que extrair ao máximo os benefícios que ele traz para nosso corpo.

Ingredientes

Os ingredientes necessários para a produção de chá a partir da casca de unha-de-gato são:

- 20 gramas da casca de unha-de-gato;
- 1 litro de água.

Modo de preparo

O modo de preparo do chá da raiz é o mesmo da casca. As 20 gramas da raiz da planta deverão ser diluídas em 1 litro de água. Esses ingredientes irão ao fogo e devem ser fervidos por 15 minutos. Depois de fervido, o chá deverá ser retirado do fogo e colocado para descansar no recipiente pelo tempo mínimo de 10 minutos.

Finalizando os procedimentos acima indicadas, o chá deve ser coado e estará pronto para o consumo.

Cápsulas de Unha-de-Gato

As cápsulas de unha-de-gato são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. As doses recomendadas para o consumo em forma de cápsulas variam de 250 a 1000 mg, podendo ser ingeridas de 2 a 3 vezes ao dia, a depender da indicação médica.

No caso do uso da planta em forma de cápsula, é indispensável o acompanhamento de um médico ou um fitoterapeuta para orientar o uso do modo correto. Cada doença e quadro pedem dosagem e tempo de uso distintos e o acompanhamento evitará o surgimento dos possíveis efeitos colaterais.

Outras informações sobre a Unha-de-Gato 

Casca de Unha-de-Gato

É necessário se atentar para os possíveis efeitos colaterais do uso da unha-de-gato, a frequência do uso da unha-de-gato, para que ele se mantenha em um nível saudável, bem como é importante estar ciente dos casos em que seu consumo é contraindicado. Abaixo você encontra informações adicionais sobre a planta. Continue lendo!

A Unha-de-Gato pode ser tomada com que frequência? 

A unha-de-gato, ainda que consumida em forma de chá, feito diretamente das raízes e cascas da planta, não pode ser consumida diariamente ou de forma indiscriminada. O consumo em excesso pode ter o efeito contrário ao esperado e trazer, na verdade, problemas para a saúde devido a causa de efeitos colaterais.

Os profissionais da área de saúde recomendam que o excesso seja evitado e que o consumo se resuma ao recomendado pelos médicos ou enquanto durar o sintoma da enfermidade para o qual ele está sendo utilizado como tratamento. Se excetuando as condições previstas acima, o consumo diário deve ser evitado.

Possíveis efeitos colaterais da Unha-de-Gato 

Apesar dos inúmeros benefícios que podemos obter com o consumo do chá ou da pílula feitos a partir da planta unha-de-gato, o uso em excesso pode levar o corpo a reagir de forma negativa, apresentando efeitos colaterais.

Entre os possíveis efeitos colaterais listados na literatura médica estão a dor estomacal, a náusea, a diarreia e a diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio. O uso em excesso pode levar também a diminuição da frequência cardíaca e a neuropatia.

Em casos mais raros, entre os efeitos colaterais podemos listar também a intoxicação no fígado e insuficiência renal aguda. Assim sendo, é necessário tomar cuidado e fazer um uso consciente da planta.

Contraindicações da Unha-de-Gato

Outros cuidados precisam ser tomados por quem faz o uso do chá ou da pílula feita da unha-de-gato. Ela não deve ser consumida por mulheres que estão grávidas ou em período de amamentação, nem por crianças. Pessoas que tem alergia a essa planta também não devem ingerir produtos feitos a partir dela.

Pessoas com doenças autoimunes e que sofrem com problemas renais também não podem fazer uso da planta, bem como aquelas que tem problemas de coagulação no sangue e que estão fazendo tratamento para leucemia.

As pessoas que estão tomando remédios anticoagulantes ou que vão fazer qualquer tipo de cirurgia também devem ser manter afastadas do chá e da pílula produzida a partir da unha-de-gato.

A Unha-de-Gato possui diversos benefícios!

Cascas e folhas de Unha-de-Gato

Os benefícios do consumo da unha-de-gato são inúmeros, o que a torna popular tanto na medicina informal quanto entre os cientistas pesquisadores da área médica. Consumida com cuidado e sem excessos, ela será uma ótima aliada para a saúde.

Entre as substâncias que fazem parte de sua composição, estão aquelas que são antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento; e as que fortalecem o sistema imunológico, o que torna o corpo mais preparado para combater organismos externos possíveis causadores de doenças.

Tanto o chá quanto a pílula são largamente utilizados como tratamento para diversas enfermidades. A unha-de-gato é ainda utilizada em tratamentos contra diversos tipos de câncer, Alzheimer, age contra os problemas de articulação e auxilia no processo de controle da pressão arterial.

Autor deste artigo

Sou jornalista, escritor e leitor. O comum me intriga. Sou apaixonado pelo banal, pelo cotidiano, pelas coisas mais simples.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.