Pasta de amendoim: benefícios, para que serve, como consumir e mais!

Pasta de amendoim: benefícios, para que serve, como consumir e mais!

A pasta de amendoim conta com muitos benefícios para a saúde, mas exige cuidados específicos. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse alimento!


Você conhece os benefícios da pasta de amendoim?

Pasta de Amendoim em pote.

Chegando de mansinho, a pasta de amendoim já conquistou o coração de muitos brasileiros. Pessoas que fazem dietas ou que gostam de uma alimentação mais saudável atestam os benefícios da pasta de amendoim e que é assinado embaixo por pesquisas e estudos científicos sobre o alimento.

Originada no Canadá e nos EUA, a pasta de amendoim é consumida no mundo todo. Ela proporciona fortalecimento da imunidade, melhora a saúde dos ossos, auxilia no equilíbrio do peso e previne o organismo contra doenças, além de muitos outros benefícios.

Embora seja rica em vitaminas, proteínas, minerais e outros nutrientes, a pasta de amendoim exige cuidados. Se consumida em excesso, por exemplo, ela provoca sérios prejuízos ao corpo humano. Para saber mais sobre esse poderoso alimento e como consumi-lo com segurança, continue a leitura do artigo!

Entendendo mais sobre a pasta de amendoim

Pasta de amendoim em tigela em cima de amendoins.

Muitos brasileiros têm aproveitado os benefícios da pasta de amendoim, mas você sabe a origem desse alimento? Para o que exatamente ele serve? As suas propriedades? A resposta para essas e outras perguntas estão nos tópicos abaixo. Confira!

O que é a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um alimento produzido essencialmente com o amendoim. Sua composição consiste em 90% de amendoim e outros 10% de óleo vegetal, sais, minerais e outros nutrientes.

Por ser rica em proteínas e gorduras boas, muitos tem visto os benefícios da pasta de amendoim no funcionamento do organismo. Basicamente, a pasta de amendoim é a forma cremosa e moída do amendoim, que foi torrado.

Por isso, na versão tradicional da pasta, você encontra grânulos de amendoim misturados, deixando a textura cremosa e com o sabor característico da leguminosa. Atualmente, além da versão tradicional, você encontra a pasta em outros sabores, como a avelã, por exemplo.

Origem e características da pasta de amendoim

De origem americana e canadense, a pasta de amendoim surgiu na década de 1880. Porém, somente na década de 1940, as pessoas passaram a incluir a pasta em dietas. Até a década de 1920, os fabricantes desenvolviam a pasta através de uma extração manual.

Com o passar dos anos, o cultivo se automatizou, tornando o processo mais eficiente. Hoje em dia, muitos absorvem os benefícios da pasta de amendoim, que apresenta uma textura bem densa na versão tradicional.

Devido ao sabor não muito adocicado, alguns fabricantes resolveram criar versões mais saborosas de forma natural. Essas contêm texturas mais cremosas e macias, com ingredientes bem saborosos, como chocolate, avelã e cacau.

Para que serve a pasta de amendoim?

Atletas americanos desfrutam dos benefícios da pasta de amendoim em lanches no pós-treino. Isso porque, como a pasta é rica em proteínas, ela serve para auxiliar na reparação muscular, ajudando o músculo a crescer, além de evitar lesões durante a prática de exercícios físicos.

A gordura boa presente na composição da pasta também serve para quem está em dietas restritivas. A pasta de amendoim é ideal para pessoas que queiram fortalecer a imunidade, prevenir doenças e controlar os níveis de glicose no sangue.

Ou seja, é um produto com muitos benefícios para o corpo. No entanto, se consumida em excesso, pode fazer mal. Por isso, é importante ter equilíbrio no consumo.

Propriedades da pasta de amendoim

Os benefícios da pasta de amendoim são fornecidos graças às propriedades do alimento. A pasta conta com muitas calorias que fazem parte das gorduras insaturadas, aquelas que fazem bem para o organismo. Também contam com proteínas, vitaminas, zinco, fósforo, carboidratos e fibras.

Em apenas uma colher de sopa de pasta de amendoim, você obtém 95 kcal de calorias, 3.5 g de proteínas, 4 g de carboidratos, 8 g de gorduras e 1 g de fibra. Todos esses elementos atuam no corpo humano, fortalecendo a imunidade, fornecendo mais energia, mantendo a saúde dos ossos e auxiliando na contração muscular.

Benefícios da pasta de amendoim

Pasta de amendoim e torrada.

Quem deseja manter a saúde do corpo em dia e garantir um bom funcionamento do organismo pode contar com os benefícios da pasta de amendoim. Abaixo, você vai conhecer as principais vantagens da pasta para o seu corpo!

Fonte de proteínas

A pasta de amendoim é uma excelente fonte de proteínas. Em apenas duas colheres de sopa, seu corpo absorve 7,02 gramas do nutriente. Embora a quantidade ideal de proteína varie de pessoa para pessoa, de modo geral, recomenda-se a ingestão de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, diariamente.

O nutriente proteína exerce funções muito importantes no corpo humano. As principais são ajudar na produção de hormônios e auxiliar no processo de recuperação muscular. Por isso, os benefícios da pasta de amendoim podem ser aproveitados por quem pratica exercícios físicos, justamente por ajudar na reparação dos músculos. É ideal consumir a pasta no pós-treino.

Fonte de vitaminas

Um fator que contribui para a abundância de benefícios da pasta de amendoim é a presença de vitaminas. Ela conta em sua composição com a vitamina B6, que atua em mais de 100 reações enzimáticas do corpo humano e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e a melhoria da saúde do coração.

Apenas uma porção da pasta de amendoim fornece 0,17 gramas de vitamina B6, o que corresponde a quase 14% do consumo necessário para um adulto. Além de vitaminas do complexo B, a pasta também apresenta a vitamina E, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e atua no sistema imune, prevenindo o surgimento de doenças.

Fonte de gorduras boas

Um dos grandes benefícios da pasta de amendoim é a sua riqueza de gorduras boas. Muitos alimentos industrializados apresentam em sua composição as gorduras saturadas, que são terrivelmente prejudiciais para o organismo.

As gorduras monoinsaturadas, por sua vez, são chamadas de gorduras boas por auxiliarem no funcionamento do corpo. Essas gorduras positivas para o organismo auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e, portanto, são necessárias para o ser humano.

Desse modo, você pode consumir a pasta de amendoim e manter a saúde do seu corpo em dia. No entanto, como tem muitas calorias, utilize a pasta com moderação, caso você não queira ganhar peso.

Age como hipercalórico

Por conter muitas calorias, a pasta de amendoim é um alimento considerado hipercalórico, o que é ideal para quem deseja ganhar alguns quilinhos a mais, com saúde e bem-estar. Mas os benefícios da pasta de amendoim só podem ser absorvidos pelo corpo com a ingestão equilibrada do produto. Portanto, não exagere no consumo.

A ingestão de calorias varia entre 1.600 e 2.400 calorias por dia para mulheres e até 3.000 para os homens adultos. Assim, a pasta de amendoim é uma excelente fonte para suprir essa necessidade calórica, se utilizada com moderação.

Favorece a contração muscular

A pasta de amendoim é rica em magnésio e potássio, minerais que favorecem a contração muscular. Eles impedem o surgimento de cãibras, que costumam aparecer durante a prática de exercícios físicos.

Por isso, quem é adepto a atividades físicas pode desfrutar dos benefícios da pasta de amendoim. O potássio ainda atua na formação e na reparação dos músculos, o que é ideal para ser utilizado no pós-treino.

Ambos os minerais, tanto o magnésio quanto o potássio, são excelentes no processo de contração muscular. Fazendo uso moderado do alimento, você garante todos os benefícios que ele oferece.

Previne lesões musculares

Para prevenir lesões musculares, é altamente importante consumir alimentos ricos em proteínas no pós-treino. Para isso, você pode contar com os benefícios da pasta de amendoim, que é abundante em proteínas. Após realizar o seu treino, você pode utilizar a pasta junto com uma banana amassada, por exemplo, para obter o benefício.

A proteína é um dos nutrientes mais importantes na recuperação muscular. É ela que previne lesões na região, fortalecendo os músculos e auxiliando no crescimento da massa magra. Com apenas duas colheres da pasta de amendoim todos os dias, você já obtém a quantidade necessária de proteínas para a prevenção de lesões musculares.

Melhora a saúde óssea

Engana-se quem pensa que a saúde óssea deve ser foco de cuidado apenas na idade infantil. Os adultos precisam consumir alimentos que garantem o fortalecimento dos ossos. Para isso, você pode contar com os benefícios da pasta de amendoim, pois o produto contém em sua fórmula nutrientes que agem nos ossos.

O principal desses nutrientes é o magnésio que, na verdade, é um mineral muito importante para o organismo. Além de atuar na prevenção contra a diabetes, o magnésio também é altamente potente na melhoria da saúde óssea. Na fase adulta, a pessoa pode substituir o leite por pasta de amendoim, como uma opção mais saudável para os ossos.

Melhora a saúde do coração

Para manter a saúde do coração em dia, é indispensável que a proporção de gorduras insaturadas para as saturadas seja perfeitamente equilibrada. Essa equação é fornecida entre os benefícios da pasta de amendoim, que se assemelha à proporção oferecida pelo azeite, outro produto muito eficiente para o bom funcionamento do coração.

A pasta de amendoim é rica em niacina, ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E, ácidos graxos poli-insaturados e magnésio, substâncias que trabalham diretamente no coração. A ingestão de todos esses nutrientes diminui o risco de doenças cardíacas e melhora o desempenho das funções cardiovasculares.

Combate o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que costuma surgir na fase idosa. Com o passar dos anos, as funções cerebrais vão se tornando mais enfraquecidas, o que impacta a memória, causando quadros de esquecimento. Com o objetivo de evitar essa condição clínica, você pode, desde já, contar com os benefícios da pasta de amendoim.

A pasta é rica em niacina, que é uma importante vitamina para o bom funcionamento do cérebro. É fundamental cuidar da saúde cerebral durante a fase adulta para garantir um envelhecimento saudável e lúcido. Sendo assim, algumas colheres da pasta de amendoim de forma regular são suficientes para evitar o Alzheimer.

Age contra a diabetes

Quem sofre com diabetes também pode usufruir dos benefícios da pasta de amendoim. O alimento apresenta em sua composição o magnésio, que é o nutriente responsável por prevenir o risco de diabetes tipo 2. Além disso, o nutriente também controla os níveis de glicose no sangue, contribuindo para a prevenção da doença.

No entanto, para obter esse benefício, é importante que a pasta de amendoim seja 100% integral, somente com o amendoim como ingrediente principal. Isso porque outras versões da pasta, como as que possuem adoçantes naturais, podem conter açúcar em sua fórmula, o que é muito prejudicial para quem já tem a diabetes.

Fortalece o sistema imunológico

A pasta de amendoim apresenta vitaminas do complexo B e vitamina E, que, juntas, atuam no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, se você deseja reforçar a sua imunidade e prevenir o ataque de vírus, micróbios e bactérias contra o seu organismo, pode contar com os benefícios da pasta de amendoim.

O sistema imunológico é a principal defesa do organismo contra o surgimento de doenças. Então, é importante mantê-lo ativo com produtos que auxiliem o seu funcionamento.

Por isso, você pode complementar o consumo da pasta com outros alimentos que ajudam na imunidade, como as frutas, por exemplo. Juntas, seu corpo receberá um combo de proteção.

Como fazer a sua pasta de amendoim em casa

Pasta de amendoim em pote.

Saiba que é perfeitamente possível usufruir os benefícios da pasta de amendoim de forma caseira. Isso mesmo: você pode preparar a sua pasta de amendoim no conforto de sua casa! Confira como fazer isso nos próximos tópicos!

Ingredientes

Fazer a pasta de amendoim em casa pode ser muito mais barato do que comprar uma pronta. Além disso, você tem total controle sobre os ingredientes, garantindo que eles sejam de origem 100% natural, sem nenhum tipo de conservante. Você mesmo pode optar por utilizar ou não complementos e escolher a opção que mais gostar.

No entanto, para garantir todos os benefícios da pasta de amendoim, é importante que todos os elementos sejam naturais. Você vai precisar de amendoim, um processador de alimentos e um recipiente para torrar. Caso deseje, pode comprar o amendoim já torrado e descascado. Se quiser, pode adicionar cacau para dar um sabor a mais.

Como fazer

Fazer a pasta de amendoim é bem simples. Basta torrar levemente o amendoim para garantir a maciez e, depois, levá-lo ao processador de alimentos até obter a consistência que você deseja. Dependendo do modelo do processador, o processo pode ficar pronto em 5, 10 ou 15 minutos.

Depois que ficar pronto, observe a consistência e veja se precisa mexer um pouco mais. Caso não precise, você pode adicionar outros componentes. Os mais utilizados são avelã, cacau, chocolate e, em alguns casos, canela em pó. Para desfrutar de todos os benefícios da pasta de amendoim, evite adicionar açúcar ou algum componente artificial.

Outras informações sobre a pasta de amendoim

Pasta de amendoim em pote.

Seja para dietas restritivas ou apenas para garantir a boa saúde, os benefícios da pasta de amendoim podem ser aproveitados em seu máximo. No entanto, apesar de suas vantagens, em certas condições, a pasta pode apresentar prejuízos à saúde. Veja abaixo as contraindicações do alimento, além de outras informações importantes sobre ele!

Pasta de amendoim integral ou normal: qual escolher?

Existem duas versões da pasta de amendoim: a integral e a normal. Ambas possuem nutrientes, e você pode aproveitar todos os benefícios da pasta de amendoim com elas. Entretanto, a pasta integral conta somente com grânulos de amendoim, sem nenhuma adição de açúcar, lactose ou glúten.

Além disso, a textura costuma ser um pouco mais densa, sendo difícil de passar no pão. Já a versão normal conta com sabores, como chocolate, avelã e cacau, por exemplo.

Se você deseja adicionar a pasta de amendoim em uma dieta restritiva, opte pela integral. Caso queira consumir a pasta apenas para melhorar sua saúde, pode escolher as versões com adoçantes naturais, pois dão mais sabor ao amendoim.

Como escolher a melhor pasta de amendoim

Não tem segredo na hora de escolher a melhor pasta de amendoim. Você só precisa avaliar alguns pontos, como restrições alimentares, seus hábitos e a prática ou não de exercícios físicos, por exemplo. Detalhes como textura, tabela nutricional e sabor também podem ser importantes.

Os benefícios da pasta de amendoim podem ser aproveitados por todos. Mas quem segue dieta restritiva precisa observar as informações da tabela nutricional, como a quantidade de carboidratos, gorduras, quilocalorias e proteínas. Além disso, deve escolher a pasta 100% integral, que conta somente com o amendoim.

Já quem está à procura de sabor pode optar pelas pastas com adoçantes naturais, que costumam contar com o chocolate branco, avelã e cacau. A textura também faz diferença. As mais lisas são mais fáceis de espalhar sobre o pão, enquanto as que contêm grânulos de amendoim são ideais para vitaminas e outras preparações.

Como consumir a pasta de amendoim

Você pode absorver os benefícios da pasta de amendoim em diferentes formas, pois ela é muito versátil. A pasta é bastante incluída em vitaminas, lanches e sanduíches. Mas lembre-se de que ela é considerada um alimento hipercalórico. Então, dependendo do seu objetivo, duas colheres já são suficientes.

É possível consumir a pasta de amendoim das seguintes maneiras:

• Em sanduíches clássicos, junto com geleia de baixo teor de açúcar e pão integral;

• Junto com frutas picadas;

• Espalhada em biscoitos de arroz, junto com rodelas de banana;

• Espalhada na banana amassada;

• Ingrediente para molho;

• Como sobremesa;

• Mergulhando frutas picadas, como maçãs, na pasta de amendoim.

Malefícios da pasta de amendoim

São muitos os benefícios da pasta de amendoim. Entretanto, caso ela seja consumida em excesso, pode causar alergias, inflamações, desconfortos abdominais e até câncer. Além disso, se for mal armazenada, a pasta pode abrigar uma substância tóxica e cancerígena chamada aflatoxina, que é produzida por uma espécie de fungo.

Por isso, para evitar esses problemas, é fundamental que você siga a indicação de armazenamento na embalagem do produto e não exagere no consumo. Outro malefício que a pasta de amendoim pode causar é o ganho de peso para quem não deseja. Devido às muitas calorias presentes no produto, se consumir em excesso, a pasta pode aumentar o peso consideravelmente.

Contraindicações da pasta de amendoim

Apesar dos muitos benefícios da pasta de amendoim, ela é contraindicada para pessoas que têm colesterol alto. Embora as gorduras presentes na pasta de amendoim sejam insaturadas e boas, podem desregular os níveis altos de colesterol, trazendo prejuízos para a saúde. Mas, se, mesmo assim, você deseja consumir a pasta, procure o seu médico.

Além disso, o amendoim tem alto potencial alérgico, o que deve ser evitado por pessoas sensíveis. Se você não tem alergia ao amendoim, mas tem a outros alimentos, não consuma pasta de amendoim quando estiver em crise alérgica. Espere passar e peça a recomendação de seu médico.

A pasta de amendoim possui diversos benefícios!

Pasta de amendoim em pote.

A pasta de amendoim apresenta muitos benefícios. O alimento pode ser consumido por quem segue uma dieta restritiva e deseja fortalecer a imunidade, prevenir lesões musculares depois de exercícios físicos, melhorar a saúde dos ossos e muito mais.

Como é um alimento versátil, você pode obter os benefícios da pasta de amendoim de diversas maneiras: em lanches, vitaminas, frutas e até sobremesas. Caso enjoe do sabor natural do amendoim, pode trocar por versões mais saborosas, como a avelã, o cacau ou o chocolate.

Porém, mesmo com tantas vantagens e versatilidade, tome muito cuidado com os riscos. Se consumida em excesso, a pasta de amendoim pode causar prejuízos irreparáveis à saúde.

Além disso, caso tenha alguma complicação, não deixe de visitar o seu médico para saber mais sobre o consumo. Tomando esses cuidados, você vai desfrutar de todos os benefícios que a pasta de amendoim oferece!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza