Os benefícios do milho: Para saúde, humor, emagrecimento e mais!

Os benefícios do milho: Para saúde, humor, emagrecimento e mais!

Além de delicioso, o milho tem benefícios incríveis. Clique aqui e fique sabendo os nutrientes, como consumir e se há contraindicações para o milho!


Considerações gerais sobre os benefícios do milho

Milhos cozidos

Sendo cultivado em praticamente todo o mundo hoje em dia, o milho é um dos principais cereais já consumidos pelo ser humano. Essa planta de gosto e formato peculiar é considerada um superalimento por possuir uma infinidade de propriedades que nutrem completamente o organismo, sustentando vários aspectos da vida humana como um todo.

Com base em vários estudos de campo, muitos especialistas acreditam que a origem do milho que comemos hoje não é natural. Segundo os estudiosos da área, o cereal teria surgido de combinações de outros cereais, feitas por povos pré-colombianos que habitavam a região onde hoje se situa o México.

Inclusive, as culturas que se estabeleceram naquela região, como os Maias e Astecas, veneravam o milho e o chamavam de “sustento da vida”. O Brasil é considerado atualmente o terceiro maior produtor de milho do mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China.

Muito comum em festas juninas, tradições culinárias típicas do nordeste, o milho se estabeleceu e provou o seu valor. Hoje em dia, mesmo que não seja sempre consumido diretamente na espiga, o milho está presente em diversos pratos e iguarias produzidas em todas as partes do planeta.

Ao longo deste artigo falaremos sobre o milho e os seus benefícios incríveis. Sabia também sobre o perfil nutricional do cereal e as melhores maneiras de consumi-lo. Confira!

O perfil nutricional do milho

Espigas de milhos de várias espécies e cores

Quando os povos mexicanos chamavam o milho de “sustento da vida”, eles não faziam ideia da quantidade de benefícios desse cereal, mas com certeza sentiam, através do consumo cotidiano, as propriedades nutricionais deste superalimento.

O milho possui mais de 150 espécies catalogadas, mas todas elas compartilham um perfil nutricional semelhante, com diferenças que ficam por conta da gramatura dos elementos e outros pequenos detalhes. Saiba mais sobre os componentes do milho!

As fibras

Um dos principais benefícios do milho é o fato de o cereal ser rico em fibras. Esse elemento, que está presente em praticamente todos cereais, frutas e outros vegetais, é muito importante para a manutenção de um bom trânsito intestinal, facilitando a evacuação e proporcionando até mesmo a perda de peso.

Estima-se que em 100g de grãos de milho existam por volta de 4,5g de fibra. Essa fibra presente é, em sua maioria, do tipo insolúvel, que é digerida mais lentamente pelo organismo. Com isso, ao consumir milho um indivíduo se sente mais saciado, por causa da lentidão na digestão, que ao mesmo tempo espalha os nutrientes pelo seu trato digestivo.

As vitaminas

As vitaminas são compostos extremamente necessários para o corpo, onde atuam na regularização de diversas funções. A vitamina A, por exemplo, ajuda na regeneração e renovação das células, sendo de suma importância para a saúde dos olhos.

A vitamina C, por sua vez, é um poderoso antioxidante que retarda e até impede a morte precoce das células, evitando o envelhecimento e o aparecimento de certas doenças. E como não poderia deixar de ser, o milho é muito rico em vitaminas de vários tipos. Veja na lista abaixo a quantidade das principais vitaminas presentes a cada 100g de milho:

- Vitamina A: 4 mcg;

- Vitamina C: 1,7 mg;

- Vitamina E: 0,3 mg;

- Vitaminas do complexo B: cerca de 5 g.

Os minerais

Outro tipo de substâncias essenciais são os minerais. Esses compostos são imprescindíveis para a formação dos tecidos, principalmente ósseo e muscular, ganhando papel importante na estruturação geral do corpo humano.

Os minerais têm também um papel importante no controle e equilíbrio de algumas substâncias criadas pelo corpo, sobretudo os ácidos digestivos e algumas enzimas. Com isso, elementos como magnésio e potássio protegem o funcionamento e a estrutura de órgãos vitais como estômago, intestinos e fígado, por exemplo.

Veja abaixo quanto o milho tem, a cada 100 g, de alguns dos principais minerais:

- Cálcio: 2 mg;

- Fósforo: 61 mg;

- Magnésio: 20 mg;

- Potássio: 162 mg;

- Zinco: 0,5 mg;

- Dentre outros minerais.

Luteína e Zeaxantina

Para reafirmar a importância do milho como um dos alimentos mais equilibrados que existem, é sempre bom lembrar que o cereal é rico em luteína e zeaxantina, duas substâncias que atuam em conjunto e são procuradas por muitas pessoas.

O motivo da busca por essa junção é o poder antioxidante tanto da luteína quanto da zeaxantina. Os dois compostos são muito poderosos no controle dos chamados radicais livres, que são moléculas instáveis capazes de destruir células e causar distúrbios metabólicos em qualquer parte do corpo.

Proteínas

Muito lembradas por atletas e amantes da musculação, as proteínas são compostos indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano. E é importante frisar, para a surpresa de poucas pessoas, que o milho é uma rica fonte de proteínas.

Estima-se que cada 100g de milho contenha 3,4g de proteínas, que podem substituir até mesmo proteínas mais convencionais como a do leite e a da carne. Essas substâncias tonificam o organismo, servindo, entre outras coisas, como agente metabólico gerador de energia e disposição.

Os benefícios do milho para a saúde

Milho escorrendo em peneira

Agora que você tem mais informações sobre o perfil nutricional do milho, saiba quais são os benefícios que o alimento promove na saúde através dos seus ricos compostos. Acompanhe!

Atua na redução dos níveis de colesterol

As fibras insolúveis presentes no milho, as quais foram citadas acima, aumentam a produção dos chamados ácidos biliares. Essas substâncias atuam, entre outras coisas, na quebra das placas de gordura que podem obstruir veias e artérias e que são criadas pelo colesterol.

Além disso, ao passo que “demoram” para serem digeridas, as fibras impedem que o excesso de gordura acabe sendo metabolizado pelo corpo, o que também afasta a possibilidade de um acúmulo de colesterol no sistema vascular.

Por outro lado, o melhor funcionamento do intestino, provocado pelas fibras, aumenta também a produção dos benéficos ácidos graxos que inibem a síntese do colesterol pelo fígado, reduzindo ainda mais a incidência da substância nociva no corpo.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas, proteínas e principalmente os antioxidantes presentes no milho, como a luteína e a zeaxantina, promovem um aumento nas capacidades do sistema imunológico. Acontece que esse sistema é baseado em células de proteção (leucócitos, linfócitos e outros) que atacam qualquer invasor, seja ele um vírus, bactéria ou fungo, por exemplo.

Com o fortalecimento dessas células, toda a rede de proteção do corpo é potencializada, aumentando a resistência a doenças como gripes e resfriados e até males mais graves, como a doença respiratória responsável pela pandemia que durou de 2019 a 2022.

Atua como intensificador de energia

O milho também pode ser consumido tendo em vista o aumento energético. O motivo disso é o fato de esse cereal ser muito rico em carboidratos complexos, ou carboidratos de absorção lenta, como também são chamados. Para se ter uma ideia, a cada 100g de milho existem 17g de carboidratos do tipo.

Os carboidratos lentos trazem bastante calorias para o corpo e são metabolizados de forma compassada, promovendo aportes de energia em diversas partes do corpo, sobretudo em músculos e nervos que são usados para explosões energéticas em atividades físicas e de trabalho, por exemplo.

Promove melhorias no humor

O milho possui duas substâncias que têm papéis centrais na regulação do humor: o magnésio e o ácido fólico. O magnésio é um mineral com muitas propriedades. Contudo, uma das principais é a capacidade de relaxar nervos e músculos, o que acaba reduzindo o estresse físicos e melhorando o humor.

Já o ácido fólico, age diretamente nos neurotransmissores responsáveis pelo bom humor, promovendo uma maior liberação deles. Dentre as substâncias mais afetadas pelo ácido está a serotonina, que é um neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”.

É benéfico à saúde dos olhos

O milho pode atuar no favorecimento da saúde da visão de duas formas: através da ação da luteína e da zeaxantina, e através dos “poderes” da vitamina A. Como sabemos, a luteína e a zeaxantina são antioxidantes, classificados como carotenoides.

A ação de combate aos radicais livres que essas substâncias têm pode impedir que as células da retina sejam destruídas por doenças degenerativas, impedindo assim problemas de visão e até a cegueira.

A vitamina A, por sua vez, atua como um componente protetor da visão no fortalecimento das estruturas oculares. Essa substância basicamente potencializa a resistência das células da retina, da íris e do músculo óptico a danos que possam prejudicar a visão.

Auxilia no controle do açúcar no sangue

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o consumo correto do milho pode ajudar pessoas diabéticas a controlarem a hiperglicemia. Indo na direção oposta de alguns outros cereais adocicados, o milho possui uma absorção lenta, o que evita picos de glicemia.

Além disso, o aumento de energia provocado pelo alimento é usado pelo organismo para melhorar a metabolização do açúcar, evitando o acúmulo da substância no sangue, o que caracteriza a temida diabetes.

Auxilia no processo de emagrecimento

A mistura entre fibras insolúveis, proteínas e carboidratos de absorção lenta promove uma metabolização compassada do organismo, evitando o acúmulo de líquidos e das gorduras cutânea e intramuscular.

Em outras palavras, o consumo consciente do milho, por meio de uma inclusão calculada na dieta, pode ajudar no emagrecimento. Entretanto, é sempre importante lembrar que o consumo exagerado do cereal pode provocar o efeito contrário, gerando o ganho de peso, justamente por causa da alta quantidade de carboidratos presentes na sua composição.

Melhora o trânsito intestinal

Para finalizar a lista de benefícios advindos do milho, não poderíamos deixar de citar a melhoria no trânsito intestinal. Além da alta quantidade de fibras insolúveis, o milho também é livre de glúten e outras substâncias que são nocivas ao bom funcionamento do aparelho digestivo.

Como resultado da ação desses compostos, é possível notar a formação de uma rede de proteção contra males como a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn.

Como consumir o milho e contraindicações

Espigas de milho em pote ao lado de cebola

Grande parte dos benefícios presentes no milho estão ligados ao modo como se prepara o cereal para o consumo. Algumas das formas mais tradicionais são as mais indicadas não apenas por causa do peso cultural, mas também pela manutenção dos nutrientes do milho no processo.

Conheça, lendo os tópicos abaixo, quatro formas comuns de se consumir o milho e entenda quais são as principais contraindicações do consumo deste superalimento.

Cozido

Cozer o milho é uma tradição da culinária do nordeste que acabou tomando os grandes centros brasileiros. Não é incomum encontrar relatos de pessoas que se deliciaram com um nutritivo milho cozido comprado em algum quiosque ou barraca na rua, enquanto estavam atendendo a algum compromisso.

E como um belo exemplo das lições que a tradição regional traz sobre a alimentação, o milho cozido é uma das melhores formas de consumir o alimento. O cozimento preserva praticamente todos os nutrientes, além de potencializar o sabor do milho e proporcionar uma experiência quase elementar de comer os grãos diretamente da espiga.

Para cozer o milho basta higienizar algumas espigas, eventualmente cortá-las e depois colocá-las em uma panela, geralmente de pressão, que irá usar a temperatura para promover o cozimento do alimento.

Pipoca

A famosa pipoca de milho surge do superaquecimento de um tipo específico de grão de milho que então estoura, expondo o seu conteúdo em forma de floco, que é basicamente uma massa de amido, o amido de milho.

Em linhas gerais é correto afirmar que a pipoca é saudável e uma ótima maneira de consumir os nutrientes presentes no milho. Porém, o que “estragou” muitas variedades do alimento foi o famigerado processamento industrial. Hoje em dia é muito difícil encontrar o “milho de pipoca” em sua forma natural.

A maioria absoluta desses alimentos é comprada em supermercados e lojas alusivas, e vêm contaminados com sal, corantes, conservantes e outras substâncias nocivas. Contudo, vale reiterar que se for proveniente de uma fonte totalmente natural, a pipoca é sim um alimento nutritivo. Por outro lado, a “pipoca de micro-ondas” deve ser evitada.

Curau

O curau de milho, também conhecido como canjica de milho, é um dos mais tradicionais pratos juninos. E, aliás, no nordeste a canjica pode ser consumida o ano todo, pois é um prato extremamente apreciado pelos nordestinos, sobretudo os sertanejos e interioranos.

A canjica é feita a partir do processamento dos grãos de milho, até que se tornem uma substância cremosa de textura inconfundível. Além de deliciosa, a canjica tem um processo de fabricação que mantém todos os nutrientes presentes na composição do milho, configurando-se assim como uma das melhores formas de se consumir o cereal.

O milho enlatado

É bem verdade que existem técnicas naturais de conservação dos grãos do milho praticadas por muitas gerações e consolidadas como corretas. Entretanto, a maioria dos milhos enlatados são provenientes de processos de industrialização que prejudicam o alimento.

Para manter os grãos conservados, as indústrias adicionam sódio e outros elementos ao recipiente de conserva. Isso faz com que o milho perca nutrientes essenciais como os antioxidantes e vitaminas presentes.

Por tudo isso, é importante afirmar que o milho enlatado ou industrializado de qualquer forma não é a melhor opção de consumo do cereal.

Contraindicações no consumo do milho

É correto afirmar que o milho é um alimento que praticamente não apresenta contraindicações no seu consumo. Todavia, assim como qualquer alimento, quando consumido de forma descontrolada o milho pode causar efeitos adversos.

A grande quantidade de carboidratos do milho pode provocar o aumento de peso, se o consumo for desregrado. Por outro lado, é sabido que o milho possui em sua composição o ácido fítico, uma substância que dificulta a absorção de ferro e zinco no organismo de algumas pessoas.

Por fim, é importante destacar que apesar de serem extremamente raros, existem casos de pessoas que são alérgicas ao milho e o seu consumo pode desencadear reações como inchaço, coceira e diarreia nesses indivíduos.

Adicione o cereal em sua rotina e desfrute de todos os benefícios do milho!

Criança comendo milho na espiga

Vimos neste artigo a importância do consumo do milho, para além de apenas atos inspirados em costumes e tradições. Com base nas informações apresentadas, é possível considerar esse cereal como, de fato, um superalimento.

O ideal é fazer um consumo consciente, utilizando técnicas de preparo corretas e certificar-se de que todo o processo está dentro daquilo que prevê as normas de segurança alimentar. Dessa forma, o ganho nutricional proporcionado pelo milho torna-se uma realidade.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.