Os benefícios do grão-de-bico: Para emagrecimento, ansiedade e mais!

Os benefícios do grão-de-bico: Para emagrecimento, ansiedade e mais!

Além de ser uma leguminosa deliciosa, o grão-de-bico conta com sais minerais, proteínas e vitaminas. Clique e saiba todos os benefícios e como consumir!


Considerações gerais sobre os benefícios do grão-de-bico

Grão de bico em saco de pano

Também denominado como o "grão da felicidade", o grão-de-bico pode ter o mesmo efeito satisfatório que o chocolate. Além do bem-estar, alivia ainda muitos outros sintomas como a ansiedade. Substituindo até mesmo o feijão, serve para auxiliar uma dieta acessível e que favorece o emagrecimento.

Vegetarianos e veganos podem usá-lo, principalmente para eliminar proteínas animais. Complementa os nutrientes do organismo, evitando que essas pessoas tenham deficiência proteica. Controla o colesterol, pode fortalecer o sistema imunológico e alivia os sintomas desagradáveis da TPM.

Além disso, fortalece os ossos, tem um grande efeito para a saúde mental, previne a anemia, evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ajuda a ganhar massa muscular. Leia o artigo para entender todas as propriedades do grão-de-bico, além de seus grandes benefícios!

O perfil nutricional do grão-de-bico

Grão de bico cozido com ervas em pote de madeira

Além das vitaminas, o grão-de-bico conta com seus sais minerais, proteínas e carboidratos. Sendo assim, cada um estimula grandes funções no organismo humano. O seu perfil nutricional se baseia nas dosagens diárias necessárias de cada elemento.

O seu consumo deve ser regular, mas necessita de atenção redobrada. Caracterizando as fibras, o seu valor energético também é importante. Seu composto conta com fenólicos, inibidores enzimáticos que têm um papel importante no combate de doenças crônicas. Continue a leitura do artigo para compreender o perfil nutricional do grão-de-bico!

Vitaminas

O grão-de-bico eleva o valor vitamínico, principalmente se tratando de vitaminas do complexo B. O ácido fólico faz parte deste perfil nutricional, dando ainda mais vitaminas para as necessidades da gravidez, por exemplo. Mais do que isso, previne em dosagens corretas os defeitos no tubo neural.

Podendo até mesmo reduzir as possibilidades de câncer, está atrelado com as prevenções voltadas para o câncer de mama, pulmão. Apenas 100 gramas do alimento cozido possui 116 calorias. Suas vitaminas também se distribuem na C, E, D e K.

Sais minerais

Proporciona o ferro e outros sais minerais importantes como o magnésio, zinco, potássio, entre outros. Cada um desses são importantes para o organismo dos indivíduos, sendo que o magnésio é essencial para a formação dos ossos e dentes.

O zinco, por sua vez, está atrelado ao sistema imunológico e não é produzido naturalmente pelo corpo. Quanto ao potássio, ele inclui o funcionamento correto de todas as células, regulando os batimentos cardíacos e atuando nos nervos e músculos.

Proteínas e carboidratos

Conta com proteínas e carboidratos e acrescentado aos cereais, como o arroz, tem um grande aproveitamento para o organismo. Dando energia, os carboidratos preservam os músculos.

Seco e cozido, 30g de grão de bico chegam a aproximadamente em 8,25g de carboidratos. Dessa forma, traz o equilíbrio necessário para todos os níveis de açúcar no sangue.

Os benefícios do grão-de-bico para a saúde

Grão de bico cru em pote de madeira

A saúde precisa de muitos nutrientes para o desenvolvimento pleno, tendo o grão-de-bico como um forte aliado. Por isso, ele faz parte do grupo do feijão, ervilha e soja. Além disso, conta com uma elevada fonte de cálcio, proteína e fibras. Sua nutrição se aconselha por pequenas porções, além de uma dieta equilibrada.

Seus grandes benefícios incluem a prevenção do câncer, diabetes, doenças crônicas, etc. Mais do que isso, é um ótimo digestivo, prevenindo a anemia, dando o relaxamento e reduzindo grandes picos de ansiedade.

Com ele a fertilidade masculina pode ser estimulada, também sendo altamente benéfico para o corpo feminino. Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre os benefícios do grão-de-bico!

É um alimento sacietógeno

Um alimento sacietógeno traz grande saciedade ao se alimentar, estando o grão-de-bico nesse grupo. Ou seja, conta com fibras solúveis que se diluem na água. O abacate e a banana também são sacietógenos, mas, ao contrário do grão-de-bico, possuem muitas calorias.

Todos esses devem ser incluídos numa dieta, principalmente nas principais refeições do dia. Colaborando para o emagrecimento, ele trabalha facilmente o metabolismo, eliminando gorduras, especialmente se aliado a atividade física.

Auxilia no controle de açúcar no sangue

O grão-de-bico pode controlar o nível de açúcar no sangue, visto que seu índice glicêmico é baixo e é rapidamente ingerido. Sendo assim, este processo é uma grande fonte de proteínas e fibras. Por isso, regula este processo de açúcar.

Um estudo com 19 pessoas que comeram 200g de grão-de-bico conseguiram ter uma redução de 21% nos níveis de açúcar no sangue. Maia do que isso, uma comparação foi feita com outros indivíduos que comeram cereais ou até mesmo pão branco, mostrando a eficiência do grão-de-bico em relação a esses alimentos.

Atua na prevenção de doenças cardíacas

Contando com potássio e magnésio, o grão-de-bico previne doenças cardíacas. Todos os nutrientes presentes são capazes de controlar a pressão arterial, sendo que este fator é de grande risco para os impasses do coração. Pode controlar até mesmo o colesterol, reduzindo os triglicérides.

Dessa forma, os risco de doenças cardíacas é diminuído, conforme um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ). Por ter ômega 3 e ômega 6, além das fibras, a gordura é reduzida e absorvida.

Reduz o risco de alguns tipos de câncer

Por ter um grande poder para reduzir as chances de câncer, o grão-de-bico é importante dentro de uma dieta. O câncer de cólon, por exemplo, pode ser evitado através do ácido graxo, principalmente reduzindo inflamações no intestino. A vitamina C e E, além dos antioxidantes e ácido fólico estão presentes no grão-de-bico.

Inclui ainda uma substância chamada saponinas, capaz de reduzir as chances do crescimento de células cancerígenas. Quanto aos cânceres de pulmão e mama, eles podem ser diminuídos devido a presença da vitamina E no alimento em questão.

Produz relaxamento e reduz a ansiedade

O grão-de-bico conta com triptofano que estimula o relaxamento. Sendo um aminoácido que desenvolve a serotonina, o bem-estar é constituído. Mais do que isso, a ansiedade pode ser combatida. A satisfação é caracterizada, tendo o magnésio como um forte aliado nesse processo.

Não excluindo a colaboração médica, o alimento pode ajudar, trazendo mais bem-estar. Portanto, varia de pessoa para pessoa a escolha desta implementação na dieta, assim como a adesão a outros alimentos com triptofano.

Fortalece o sistema imunológico

O grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, que fortalecem o sistema imunológico. Gripes e resfriados são evitados, dando a garantia de uma boa saúde. O bem-estar pode ser encontrado, precisando de uma dieta equilibrada para o consumo diário ou não. Dando a proteção que o corpo precisa, envolve células e órgãos em funcionamento.

Além disso, o zinco presente possibilita a degradação de lipídios, proteínas, carboidratos. Tendo a vitamina E, o grão-de-bico age como antioxidante, anti-inflamatório, servindo também para diversas doenças que podem degradar o ser humano e retirar o seu pleno estado.

Promove melhorias no trânsito intestinal

O intestino pode ter um bom funcionamento com o grão-de-bico, principalmente para pessoas que sofrem com uma má digestão. Precisando dosar corretamente o seu uso, uma dieta precisa ser estabelecida. Neste sentido, um nutricionista deve ser procurado para dar as principais coordenadas.

Queimação, estômago cheio, azia e arrotos são fáceis de identificar com uma alimentação desregulada, tendo a opção do grão-de-bico para regular. Ou seja, esta indicação se aproxima de uma rotina saudável, tendo ainda mais garantia para o bom funcionamento do intestino.

É bom para a digestão

As fibras presentes no grão-de-bico são solúveis, sendo que este processo se baseia com a mistura da água, formando uma substância semelhante ao de um gel no sistema digestivo. Em um estudo, 42 pessoas comeram 104 gramas deste alimento por 12 semanas, diariamente.

Notou-se uma melhoria no sistema intestinal, demostrada principalmente por uma consistência na evacuação. Esta indicação se aproxima do bem-estar que muitas pessoas procuram, melhorando mais ainda o processo do corpo humano.

Auxilia no ganho de massa muscular

Não tendo apenas o frango, ovo e a batata-doce para o ganho de massa muscular, o grão-de-bico pode oferecer aminoácidos para aumentar o valor biológico. Estes são essenciais, que não são desenvolvidos pelo corpo humano, mas dando o suporte para a manutenção e construção do ganho muscular.

Pode ser consumido com o arroz, e até mesmo substituir o feijão. As proteínas são desenvolvidas, auxiliando cada vez mais pessoas que contam com uma rotina de exercícios físicos. Dietas também podem ser estabelecidas, tendo a garantia de uma alimentação saudável.

Ajuda na fertilidade masculina

O grão-de-bico colabora para a saúde do homem estimulando a fertilidade. Mais do que isso, os nutrientes presentes são capazes de incluir processos evolutivos. A carne pode ser um grande empecilho, tendo as quantidades corretas para ingerir. Por isso, a inserção do grão-de-bico pode ser essencial.

Além disso, um estudo realizado no Egito apresentou ao mundo as substâncias que colaboram para a qualidade dos espermatozoides e que estão presentes no alimento em questão. As taxas de fertilidades podem ser aumentadas, retirando qualquer preocupação.

Previne anemia

O grão-de-bico age na inclusão do ferro nas células vermelhas evitando e combatendo a anemia, além de dar suporte para todas as funções do corpo humano. Sendo assim, é uma leguminosa que conta com a menor concentração de antinutrientes.

Este processo se dá por componentes que podem prejudicar a absorção de minerais e vitaminas. É digerido facilmente, permitindo que os nutrientes importantes sejam bem absorvidos. Portanto, é um ótimo aliado no combate dessa doença.

É benéfico para a saúde feminina

Quando se fala sobre a saúde feminina, o grão-de-bico é um grande fortalecedor. Rico em ácido fólico, pode ser benéfico para mulheres que estão grávidas. Dando ainda mais proteção, desenvolve o tubo neural do feto em questão. Pode repor outros nutrientes, garantindo um bom fortalecimento.

O ferro perdido durante a menstruação pode ser reposto com este alimento, precisando apenas de um balanceamento na dieta. Acompanhamentos com profissionais qualificados podem melhorar ainda mais, garantindo a saúde de uma boa gestação para a mulher e o bebê.

É benéfico para a saúde dos ossos

O grão-de-bico conta com vitamina K, fósforo e cálcio. A junção destes elementos é capaz de estruturar o segmento ósseo, prevenindo fraturas e doenças. A osteoporose é um problema que deixa os ossos quebradiços, frágeis, e pode ser evita com o consumo de grão-de-bico.

Precisando de uma boa condução para ingerir, uma dieta é importante para desenvolver o bem-estar. Sendo assim, a inserção pode colaborar e evitar certos problemas como os que foram citados, dando ainda mais proteção para a estrutura dos ossos do corpo humano.

Como consumir o grão-de-bico e contraindicações

Sopa com grão de bico e outros vegetais

Diversificando o consumo, o grão-de-bico pode ser feito em salada, sopas, e muitos mais. As crianças podem consumir a partir dos 11 meses. É possível fazer até mesmo purês retirando as cascas. As receitas não contam com nenhum segredo, necessitando apenas da atenção.

Assim como o feijão, o grão-de-bico precisa do remolho que pode durar até 14 horas. Durante este processo a água precisa ser trocada duas vezes. Para cozinhar ele deve estar em uma outra água, descartando aquela que foi utilizada anteriormente.

Já o homus é uma pasta que também pode ser feita, sendo consumida em outros alimentos. Acompanhe para saber sobre as indicações e contraindicações do grão-de-bico!

Remolho do grão-de-bico

Para ser cozinhado na pressão o grão-de-bico pode ficar por 20 minutos na panela. O remolho é essencial para a preparação, além do cozimento até que ele fique macio. A umidade do alimento é importante para dietas vegetarianas, contando com as diversas possibilidades.

Além disso, a recomendação do remolho se aproxima de 12 horas. Esta condução garantirá um bom preparo, apresentando cada vez mais os nutrientes, vitaminas, benefícios que este grão pode oferecer para o fortalecimento do corpo humano.

É importante se atentar com os açúcares do alimento, porque eles podem causar gases intestinais. Mais do que isso, contém oligossacarídeos que o organismo não processa.

Saladas, sopas e outros pratos

O grão-de-bico pode ser usado no preparo de saladas diversas e sopas. Um exemplo é com uma xícara e meia do alimento, incluindo alho, sal, pimentão e tomate. Estes devem ser dosados corretamente, principalmente para não fugir da receita correta.

Se tratando de sopas, elas podem ser feitas com cenoura, batata, salsa, repolho, costelinha, bacon e os ingredientes da sua preferência. Ainda é possível fazer hambúrgueres com uma massa feita com grão-de-bico, ou simplesmente comê-lo refogado.

Homus (pasta de grão-de-bico)

O homus é uma pasta árabe feita de grão-de-bico usada não só como um aperitivo, mas também em outros usos versáteis. Pode ser consumido como acompanhamento em pães, entradas, ou pratos principais, com legumes grelhados, assados e carnes diversas.

É importante usar uma xícara do grão, acrescentando uma colher de chá de bicarbonato de sódio, além de quatro xícaras de água. Esta receita pode servir até 6 porções, levando duas horas para ficar pronta. Aqui um remolho de 8 horas precisa ser feito, visando a boa absorção dos nutrientes.

Adicione a leguminosa em sua rotina e desfrute de todos os benefícios do grão-de-bico!

Pasta de grão de bico com azeite

Uma rotina com grão-de-bico pode fortalecer o corpo humano, contando com todos os seus nutrientes, vitaminas. Para seguir uma dieta correta, centrada, eficaz, o indivíduo deve procurar por um nutricionista.

Existem muitas receitas disponíveis, incluindo opções para pessoas que são vegetarianas ou veganas. Esta leguminosa é acessível, podendo ser usada para prevenir, combater, e eliminar diversas doenças. Mulheres, homens, crianças podem consumir, tendo como melhorar a digestão, massa muscular e muito mais, devido as suas fibras, o magnésio, potássio e cálcio.

Além disso, as vitaminas diversas, como ácido fólico e complexo B, permitem que o coração saudável fique protegido, deixa os ossos fortes, alivia a tensão, ansiedade e deixa o intestino regulado. Uma porção de uma colher grande por dia ou uma concha média já é o suficiente. Portanto, é um alimento cheio de riquezas para o bem-estar humano.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números