Benefícios do Reiki: veja também o que é, como funciona, como fazer e mais!

Benefícios do Reiki: veja também o que é, como funciona, como fazer e mais!

A terapia Reiki proporciona uma série de benefícios para a sua mente, corpo, espírito e emoções. Entenda como ela funciona e como fazê-la clicando aqui!


Quais são os benefícios do Reiki?

Mulher recebendo energia em sessão de reiki

O Reiki tem como objetivo tratar o indivíduo como um todo, através das condução de energia pelo corpo ele busca restabelecer o seu equilíbrio energético e a retornar o bem estar a esses três estados. A terapia auxilia na busca pelo autoconhecimento e a restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional.

Por meio da mobilização de energia vital universal, você vai poder tratar as suas emoções, o seu corpo, a sua mente e o seu espírito, de maneira a aliviar as tensões e a carga negativa que existem em você. Logo, você estará aproveitando os inúmeros benefícios que essa terapia poderá proporcionar.

Acompanhe a leitura para descobrir tudo sobre ela, além de aprender como você pode ter acesso aos seus benefícios!

Reiki: Energia Vital Universal

Pessoa com mão sobre a cabeça de outra e luz entre os corpos

O Reiki um procedimento que tem se popularizado no mundo, se tornando reconhecida até pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma terapia integrativa. O seu principal objetivo é promover saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Saiba o que é o Reiki, sua origem e entenda os fundamentos a seguir!

O que é o Reiki?

A palavra Reiki representa energia vital universal e o mestre reikiano é o responsável por transferir essa energia para o paciente. Para isso, ele utiliza suas mãos posicionando-a sobre alguma região do corpo, sem manter um contato físico, com o objetivo de emitir essa energia e buscar o equilíbrio físico, mental e emocional.

Essa técnica tem origem no Japão e não possui qualquer relação com rituais religiosos nem apresenta quaisquer tipos de efeitos colaterais. Esse tipo de terapia é frequentemente recomendada em complemento a outros tratamentos de saúde, auxiliando no processo de cura.

Origem e história

A palavra japonesa Reiki vem do vocabulário Sino-Japonês e significa "influência espiritual". É uma técnica japonesa, concebida por Mikao Usui, capaz de canalizar a energia vital universal e transferi-la para o paciente. Dessa forma, ela irá reduzir o estresse e levá-lo ao relaxamento total.

Antes de acontecer qualquer sessão de Reiki, o reikiano deve realizar uma limpeza energética no ambiente, desse modo ele estará assegurando um ambiente energizado com harmonia e amor.

As técnicas que fundamentam o Reiki consistem basicamente na imposição de mãos sobre o corpo de maneira a realizar uma transferência de energia. Acredita-se que através das mãos é possível mobilizar os centros de energia do corpo, os chakras, conferindo um melhor equilíbrio energético.

Fundamentos

A energia vital universal é uma ligação energética sem carga positiva ou negativa. Por isso, é um tratamento tão seguro, pois ela pode ser emanada a qualquer momento, independente da situação, e para qualquer pessoa.

Essa energia está presente a todos, contudo, por causa de pensamentos, sentimentos ou uma alimentação não saudável você obstrui o seu movimento. Cria-se, então, uma barreira energética que impede o seu processo de autocura.

Portanto, recorrer ao Reiki seria uma forma de equilibrar essas forças de forma a restabelecer esse movimento contínuo da energia vital universal. Assim, você se sentirá revitalizado e bem consigo mesmo novamente.

Benefícios do Reiki

Mulher deitada com olhos fechados enquanto outra pessoa permanece com as mãos paradas sobre seu rosto

A transferência de energia que envolve as técnicas reikianas faz com que o corpo restabeleça o equilíbrio energético. A sensação de bem-estar, a melhora de humor e o ânimo são alguns dos benefícios que uma sessão de Reiki poderá proporcionar. Acompanhe abaixo todas as vantagens dessa terapia:

Relaxamento físico, mental, emocional e espiritual

A sessão de Reiki é recomendada para todos os tipos de desequilíbrio que o paciente esteja vivenciando naquele momento, seja físico, mental, emocional ou espiritual. Independente do aspecto, quando você está se sentindo mal em relação a alguns deles isso significa que há um desequilíbrio energético que precisa ser restabelecido.

Você pode tratá-las com o seu terapeuta reikiano, transferindo a energia vital universal para as áreas mais comprometidas e recuperando o fluxo energético nelas. Logo, você sentirá sensações de conforto, paz e bem-estar que irão relaxar o seu corpo, a sua mente, o seu espírito e suas emoções.

Redução da fadiga e aumento da qualidade de vida

Devido ao fato das técnicas de Reiki relaxarem o paciente em todos os aspectos, possibilita que a terapia libere as tensões físicas e emocionais. O primeiro sinal é a redução da fadiga, revitalizando o seu corpo e livrando ele de qualquer tensão, o segundo é o aumento da qualidade de vida, pois ele realiza uma limpeza de pensamentos.

Logo, você se verá livre de quaisquer problemas que estejam impedindo você de alcançar a harmonia e o equilíbrio, se tornando uma ferramenta indispensável para trazer o bem-estar e dar mais ânimo para a sua vida.

Alívio de estresse e ansiedade

O relaxamento que uma sessão de Reiki pode proporcionar ao seu corpo também é perceptível no campo das emoções. Uma vez que ele irá impedir que sentimentos e pensamentos intrusivos retornem a sua mente, tranquilizando-o através da transferência da energia vital universal.

Na terapia Reiki também é ensinado para os pacientes exercícios de respiração e meditação que poderão te ajudar a encontrar a paz interior, ajudando-o a acalmar a mente e aliviando o estresse e a ansiedade.

Ajuda na cura de doenças e emoções

Ao ativar o fluxo de energia vital universal sobre o seu corpo, a terapia Reiki possibilita que ele aja sobre as doenças e emoções negativas de forma a relaxar as tensões. Dessa forma, combinado a um tratamento médico, você estará aliviando os sintomas e auxiliando no processo de cura dessas doenças e emoções.

A terapia Reiki é especialmente indicada para a ansiedade, estresse, depressão, insônia e outros desequilíbrios mentais e emocionais que podem acarretar em problemas sintomáticos. Seguir o tratamento fará como que alivie gradualmente os sintomas até o ponto de não senti-las mais.

Auxilia na cura de plantas e animais

O fato do Reiki lidar com energias faz com que ele não diferencie os seres vivos, sejam eles plantas ou animais. O terapeuta reikiano pode aplicar as técnicas neles de maneira a transferir a energia vital universal, agindo sobre qualquer tipo de problema de saúde que ele esteja passando e os curando.

Ajuda no tratamento contra depressão

A terapia reikiana também auxilia no tratamento da depressão, pois ao aplicar as suas técnicas ele mobiliza a energia nos pontos vitais do seu corpo, reduzindo os sintomas desse distúrbios como a angústia, o cansaço, a falta de interesse e a anedonia. Ele irá revitalizar as emoções e retornar a disposição para a sua vida.

A sessão de Reiki pode oferecer também outros recursos para que você consiga lidar com suas crises sozinho e se torne autossuficiente. Os seus ensinamentos acerca da respiração e da meditação permitirão que você retome o fluxo de vida e se permita a senti-la sem impedir o seu desenvolvimento.

Auxilia no tratamento de enxaquecas e cólicas menstruais

As enxaquecas e cólicas menstruais a depender do grau podem afetar o dia a dia das mulheres até as paralisarem, impossibilitando que elas realizem as tarefas mais simples. Nesse ponto, a terapia pode te auxiliar a aliviar as dores comuns desses problemas, liberando a sobrecarga de energia contida na cabeça e na região pélvica.

Desse modo, você se sentirá mais relaxada permitindo que a enxaqueca e a cólica alivie progressivamente até o ponto que você consiga suportá-las sem afetar o seu desempenho.

Auxilia contra transtornos alimentares

Os transtornos alimentares como a anorexia, a bulimia e o transtorno da compulsão alimentar periódica envolvem problemas psíquicos e físicos que afetam a sua saúde e agridem o seu corpo. O despertar do paciente em relação ao seu problema e as sessões de Reiki podem ajudar a tratar esses distúrbios.

Através da imposição em pontos do chakra específico do corpo, o reikiano alinha a distribuição energética buscando sempre uma harmonia e equilíbrio no seu corpo e na sua mente. Dessa maneira, acompanhado de um tratamento médico, ele irá potencializar o seu tratamento combatendo os transtornos alimentares mais efetivamente.

Melhora no funcionamento fisiológico de células e órgãos

A imposição das mãos sobre o corpo transferem energia vital universal de maneira a proporcionar um equilíbrio energético. Essa é uma influência não apenas externa ao corpo, mas também é capaz de ativar as células e órgãos, melhorando o seu funcionamento e relaxando o corpo de tensões.

Melhora na qualidade do sono

A terapia Reiki é reconhecida por seus efeitos relaxantes e potencial de cura que vão além da sessão. Na medida que você evolui na terapia você sentirá efeitos positivos no seu dia a dia, um deles é a melhora na qualidade do sono.

O Reiki é capaz de estimular a liberação de hormônios no organismo como a endorfina e a serotonina, considerados hormônios indispensáveis para que se tenha uma boa noite de sono.

Aumento na clareza mental e concentração

Os exercícios de transferência de energia, respiração e meditação fazem da sessão um momento de conexão entre o seu corpo e sua mente. Através deles você se torna presente consigo mesmo, vivenciando aquela energia e relaxando a sua mente. Feito isso, após a sessão é comum sentir uma clareza mental e a sua concentração mais apurada.

Desenvolvimento de autoconhecimento

Não existem requisitos para aproveitar os benefícios do Reiki. O tratamento energético do chakra e a meditação possibilitam que você mergulhe em seu ego, ultrapassando os limites de sua existência e permitindo uma investigação profunda de quem você é.

Atravesse uma jornada de autoconhecimento em cada terapia e cresça como indivíduo e espírito, desse modo você iniciará um processo também de autocura.

Melhora na autoestima

É por meio desse mergulho no seu ser e por dar mais clareza mental que você passa a se perceber como um indivíduo mais livre. Sem impor quaisquer tipo de preconceitos a si mesmo, não havendo mais barreiras em relação às normas sociais, em relação a sua aparência ou a quem você deve ser.

Ou seja, a terapia Reiki também irá melhorar a sua autoestima, permitindo que você se torne satisfeito consigo mesmo e alcance o bem-estar na sua vida.

Entendendo mais sobre o Reiki

Pessoa com mãos sobre peito de mulher em sessão de reiki

O Reiki oferece uma série de benefícios para o corpo, mente e espírito. Contudo, entender como funciona a terapia e como ela age sobre você permitirá que você compreenda a sua filosofia e alcance melhores resultados em cada sessão. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o Reiki e aperfeiçoar o seu processo de cura!

Relação do Reiki com os chakras

A palavra chakra tem origem no sânscrito e representa "roda", sendo considerado centros energéticos que se distribuem pelo nosso corpo de maneira a criar uma estabilidade, física, espiritual, mental e emocional. Acredita-se que os distúrbios e doenças se originam a partir da obstrução dessas energias.

Ao todo existem 7 chakras que se dispõem ao longo da coluna vertebral. Veja a sua posição e como eles se relacionam com o nosso corpo a seguir:

- Chakra coronário: ele se localiza ao topo da cabeça e é responsável pela glândula pineal, responsável pela produção de melatonina e regulação do sono;

- Chakra cerebral: está posicionado entre os olhos e controla tanto os olhos como o cérebro;

- Chakra laríngeo: sua posição está na garganta e representa a glândula tireoide;

- Chakra cardíaco: está situado no peito e se associa ao coração;

- Chakra umbilical: ele está acima do umbigo e representa o sistema gastrointestinal e excretor;

- Chakra sacro: posicionado na região pélvica e representa os órgãos genitais e o sistema reprodutor;

- Chakra básico: está localizado na base da espinha dorsal e se relaciona com as glândulas supra renais, os rins, a medula óssea e a coluna vertebral.

O fato do Reiki agir sobre os pontos do chakra, transferindo e equilibrando energia sobre eles, é o que explica a sua relação com esse conceito.

Princípios do Reiki

A terapia Reiki possui uma base de fundamentos que formularam a essência dessa técnica. Eles devem ser seguidos pelos terapeutas reikianos de forma a auxiliar o paciente em sua busca pela cura. O seu objetivo está em provocar reflexões, enquanto mostra o caminho para a mudar comportamentos negativos.

Os princípios básicos são 5:

- Ser paciente;
- Ter serenidade;
- Ser grato;
- Ser dedicado;
- Ser amável e gentil.

O paciente quando está fazendo a terapia, geralmente, é provocado a refletir sobre eles de olhos fechados, em estado meditativo. Assim, ele está mergulhando em sua essência e buscando uma melhor compreensão de si.

Símbolos do Reiki

O Reiki ainda possui alguns símbolos que podem ser utilizados na terapia, cada um deles tem uma função e que irão auxiliar no processo de cura. Os mais comuns e utilizados pelos terapeutas são:

- Cho Ku Rei: esse símbolo pode ser utilizado de diversas maneiras, o mais comum é que ele atue no nível físico, auxiliando no tratamento de sintomas mais externos.

- Sei He Ki: já esse segundo símbolo age em um nível emocional, tratando as emoções negativas e trazendo harmonia.

- Hon Sha Ze Sho Nem: o seu uso está para um nível mental, tratando distúrbios e pensamentos intrusivos. Esse símbolo também pode ser trabalhado a distância.

Níveis do Reiki

Existem algumas categorias terapêuticas que são definidas por níveis no Reiki. Ao todo são 3 mais o mestrado, que é quando a pessoa tem a licença para iniciar outros terapeutas. Contudo, a aplicação do Reiki pode começar desde o nível 1, confira como cada um deles funciona:

- Nível 1: neste nível você poderá aplicar o Reiki em si mesmo e no paciente, mas ele deve ocorrer de forma presencial e segue uma sequência de posições das mãos determinada.

- Nível 2: segue a mesma orientação do nível 1, a vantagem é que ele pode iniciar suas terapias a distância.

- Nível 3: esse grau já o torna um mestre, você está livre para adaptar a sua terapia de acordo com as necessidades do paciente.

- Nível 4: este nível é denominado também como mestrado, e aponta para um grau máximo de elevação. Nesse caso, você pode iniciar outras pessoas a se tornarem reikianos.

Existem algumas variações acerca do Reiki que vão de acordo com o seu mestre, como o envio à distância por exemplo, que pode alterar tanto no segundo quanto no terceiro nível. Ou também os símbolos utilizados e a posição das mãos, que varia de acordo com as determinações do mestre.

Outras informações sobre o Reiki

Cachorro em sessão de reiki

Há ainda algumas informações acerca da terapia Reiki em relação às sessões, as situações ideais para ser utilizado e quando não fazer. Esclareça as suas dúvidas para começar a sua terapia de forma mais segura. Confira!

O Reiki pode ser utilizado em quais situações?

A energia vital universal transferida pelo Reiki não possui uma característica polar energética, ou seja, ela não é positiva e nem negativa. Por sua natureza neutra, ela se torna uma energia segura e que pode ser direcionada independente da situação que você esteja.

Quando não fazer o Reiki?

Apesar de ser considerada uma medicina alternativa, a terapia nunca deve substituir tratamentos prescritos pelo seu médico. Caso você esteja realizando algum tipo de tratamento no momento, mantenha-a e utilize a terapia Reiki para potencializar os seus resultados de forma a conseguir a cura mais rapidamente.

Investigações científicas sobre o Reiki

Foram realizados testes laboratoriais em uma pesquisa de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) que comprovam os efeitos positivos do Reiki sobre o organismo. O teste aplicou as técnicas da terapia em camundongos, uma utilizando um reikiano e outra simulando o uso de luvas.

Feito isso, percebeu-se que a atividade imunológica dos ratos que foram expostos à terapia eram o dobro do que os camundongos que foram expostos às luvas. O que comprova a sua atividade energética e influência sobre os chakras.

Como aprender o Reiki?

O curso de Reiki é recomendado para todos que buscam iniciar um processo de autoconhecimento e compreensão das forças energéticas que existem no universo e em nosso corpo. Você pode buscar esse tipo de conhecimento em centros terapêuticos, portais de terapias online e instituições de ensino de medicina alternativa.

Onde fazer e quanto custa uma sessão?

A sessão de Reiki é realizada em clínicas terapêuticas e hospitais, o paciente pode realizá-la sentado ou deitado. O terapeuta de Reiki irá aproximar as mãos nos pontos de chakra, sem tocar o seu corpo. Assim, ele estará transmitindo energia vital universal e restabelecendo o fluxo energético nesses pontos.

Cada sessão pode durar em média de uma a duas horas e os pontos vitais focados podem variar de acordo com a necessidade do paciente. A terapia é realizada em uma sala privada, com som ambiente relaxante e com energias tratadas de forma a garantir o máximo de eficiência no tratamento.

Em relação ao preço da sessão, vale informar que não existe um valor padronizado por cada sessão. Vai depender da clínica e do mestre ao qual você está consultando, os valores podem ser combinados de acordo com o número de sessões e o grau do problema. Por isso, consulte o terapeuta reikiano antes de iniciar qualquer processo.

A prática do Reiki possui diversos benefícios!

Luz sobre mãos de pessoa

O Reiki é uma terapia que tem os seus efeitos comprovados cientificamente e que proporciona uma série de benefícios para os seus pacientes. A cada sessão você perceberá uma melhora gradual, além de sentir um bem-estar físico, espiritual, emocional e mental.

Ou seja, você está livre para iniciar a sua terapia reikiana a qualquer momento. Conheça as clínicas e os mestres em sua região, converse com eles para que você se sinta seguro em relação ao tratamento e consiga obter os resultados que tanto precisa. Não perca essa chance, pois a prática do Reiki irá oferecer diversos benefícios!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


terapias terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.