Os benefícios do tomate: Para a saúde, na prevenção de doenças e mais!

Os benefícios do tomate: Para a saúde, na prevenção de doenças e mais!

Sabia que o tomate é rico em licopeno, um importante antioxidante? Para mais informações sobre as propriedades do tomate e formas de comer, acesse este artigo!


Considerações gerais sobre os benefícios do tomate

Tomates de diferentes espécies em tábua de madeira

O Brasil corresponde a um país que se destaca no consumo e produção do tomate. Assim, esse cenário favorece a inserção da fruta em diferentes receitas, ao passo que pode ser vista em molhos, saladas, recheios e até mesmo em forma de suco. Assim, vale ressaltar que por conta do consumo frequente do tomate diversos benefícios tendem a ser acrescentados ao organismo.

Nesse ponto, cabe dizer que o licopeno, substância responsável pela coloração avermelhada da fruta, corresponde a um antioxidante essencial na manutenção de possíveis danos às células causados pelos radicais livres, bem como para evitá-los, estando fortemente presente no tomate.

Logo, quando ele é consumido in natura as propriedades contidas nas vitaminas podem ser aproveitadas, no entanto, ao ser cozido o licopeno poderá ser melhor utilizado, fazendo com que receitas que se utilizem do aquecimento do tomate devam ser mais valorizadas. Com base nesses dados, confira as informações destacadas abaixo para reconhecer as vantagens de adotar o consumo do tomate.

O perfil nutricional do tomate

Tomates no pé

Estar ciente do perfil nutricional do tomate é algo de suma relevância para reconhecer quais são os principais benefícios adquiridos por quem faz o consumo desse alimento. Diante disso, para entender mais sobre os principais nutrientes contidos na fruta, como o licopeno, acompanhe as informações abaixo.

As vitaminas contidas no tomate

Muitos dos aspectos positivos que podem ser obtidos por meio do consumo do tomate se dão por conta das vitaminas apresentadas pelos alimento. Dessa forma, pode-se citar a presença da vitamina C, sendo considerada como um importante nutriente que atua fortemente na manutenção das taxas de colágeno.

Além disso, vale salientar a ligação do tomate com a vitamina K1, que é responsável pela ativação da coagulação e com as vitaminas do complexo B, as quais exercem o papel de precursoras de processos metabólicos.

Os sais minerais

O tomate é fonte de importantes sais minerais, fator que contribui para o consumo do fruto. Assim, destaca-se como principais o fósforo, que trabalha no desempenho de ossos e dentes e na contração muscular; e o ferro, que auxilia no combate à anemia e no transporte de oxigênio para todo o organismo.

Outros importantes sais minerais existentes no tomate são o potássio e o magnésio. Devido a isso, benefícios como o controle e prevenção da pressão alta e diabetes, bem como o alívio do estresse e redução do risco de doenças cardíacas são acrescentados.

O licopeno

O licopeno corresponde a um antioxidante bastante valorizado pelo organismo e que se encontra no tomate. Diante disso, ele é capaz de conferir proteção às células diante dos efeitos prejudiciais advindos dos radicais livres em excesso, de modo que reduz a possibilidade de que o indivíduo adquira doenças crônicas como o câncer.

Com relação à quantidade de licopeno existente no tomate, tem-se que tende a acompanhar a tonalidade vermelha da fruta e o nível da temperatura dela. Essa situação faz com que deva dar preferência por tomates mais vermelhos e cozidos para se aproveitar dessa propriedade.

Os principais benefícios do tomate para a saúde

Tomates e copo com suco de tomate em tábua de madeira

Tendo em vista que o tomate conta com a presença da vitamina K, que é um nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos por resultar no aumento da fixação do cálcio na massa óssea, o tomate se torna um importante aliado na vida de quem deseja mais saúde ao metabolismo ósseo.

Além disso, pelo fato do fruto apresentar cálcio e potássio, mais benefícios aos ossos são acrescentados, como exemplo, tem-se a redução do risco de que problemas como a osteoporose sejam desenvolvidos.

Atua no combate a problemas cardiovasculares

O tomate reúne benefícios que contribuem no combate de problemas cardiovasculares, sendo bastante recomendado para manter a boa saúde do coração. Nesse sentido, por haver a presença do potássio o alimento auxilia na diminuição do risco de problemas como a hipertensão arterial e derrames.

Devido à vitamina C e ao licopeno, os níveis de colesterol tendem a ser controlados, o que evita doenças cardíacas. Dessa forma, esses dois poderosos antioxidantes atuam para promover melhoras no transporte de oxigênio no sangue e no fluxo sanguíneo.

Protege contra os danos causados pelo sol

Por ser bastante rico em licopeno o tomate consegue conferir proteção solar à pele, evitando o surgimento de danos associados à radiação proveniente do Sol.

Como justificativa para isso, tem-se que o antioxidante faz com que a pele se torne menos sensível diante da exposição que pode receber aos raios ultravioletas. Portanto, o consumo do tomate propicia mais segurança nesse quesito, evitando o surgimento de rugas e linhas finas no rosto.

Melhora a saúde dos ossos

Entre os principais benefícios do tomate, pode-se citar os efeitos positivos à saúde dos ossos. Assim, isso se dá por conta da presença da vitamina K, haja vista que ela executa a função de conferir mais fortalecimento aos ossos através da fixação do cálcio existente na massa óssea.

Outro ponto é que minerais como o potássio e o cálcio também são contemplados pelo fruto, de modo que o risco de adquirir doenças como a osteoporose é minimizado por quem faz seu consumo.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

O consumo frequente do tomate é algo recomendado para quem busca reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, sendo um alimento fundamental na dieta dos diabéticos por realizar um importante papel no controle glicêmico.

Nesse sentido, além da fruta possuir baixa caloria, que gira em torno de 18 calorias a cada 100g do alimento cru, ainda conta com uma quantidade significativa de cromo, que corresponde a um mineral com eficiência para intensificar o efeito da insulina. Logo, essa ação tem por consequência o controle da glicemia.

Melhora a qualidade do sono

A melhora na qualidade do sono também está associada ao tomate, situação que propicia um sono saudável e evita o risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes e outros problemas. Ademais, também proporciona mais disposição para a realização das atividades cotidianas.

Nesse sentido, isso acontece porque o fruto contém licopeno em boa quantidade e por isso tem-se que a substância consegue virar retinol e ativar a melatonina, que corresponde a um hormônio indutor do sono, promovendo a qualidade dele.

Reduz as dores crônicas

Por haver alguns importantes compostos presentes no tomate, o alimento acaba promovendo a redução de dores crônicas, fator que proporciona mais qualidade de vida e bem-estar para quem realiza o seu consumo.

Assim sendo, a existência de flavonoides, compostos bioativos com características anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e antioxidantes, bem como de carotenoides, pigmentos responsáveis pela coloração de alguns alimentos e com propriedades antioxidantes benéficas à saúde são fatores que colaboram para aliviar dores e inflamações.

É benéfico à visão, pele e aos cabelos

Os impactos positivos do tomate podem ser percebidos na visão, pele e cabelos. Assim, isso ocorre porque a vitamina A e C existentes são responsáveis por melhoras na visão e na redução de risco de desenvolvimento de catarata.

A vitamina A ainda contribui para o fortalecimento dos cabelos, bem como fornece brilhos a fios danificados ou opacos. Por reduzir poros dilatados, tratar pequenas queimaduras e incentivar a cura de acne e erupções cutâneas, os benefícios à pele também podem ser visíveis.

Regula a pressão arterial

Se você deseja regularizar sua pressão arterial, tenha em mente que realizar o consumo do tomate com frequência exercerá impactos positivos nesse objetivo. Com isso, o alimento confere proteção à saúde cardiovascular, ajudando na redução da pressão alta.

Essa qualidade se dá pelo fato do alimento evitar que o colesterol ruim se instale nas paredes das artérias, tendo que isso resultaria no engrossamento delas e no aumento da pressão arterial. O potássio existente também está relacionado a esse contexto por regularizar os líquidos corporais.

Fortalece o sistema imunológico

O licopeno contido no tomate auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, o que garante mais proteção ao corpo diante daquilo que pode colocar a saúde do organismo em risco. Portanto, outra qualidade da fruta é trabalhar na prevenção de doenças.

Acerca disso, o licopeno terá o papel de preservar as células por meio de conferir a elas proteção com relação ao envelhecimento.

As diferentes formas de consumir o tomate

Molho de tomate

O tomate é uma fruta muito versátil e que pode ser apreciada de deferentes formas. Com base nisso, o alimento pode ser consumido cru, seco ou em molho, além de ser degustado em forma de suco. Para entender mais sobre essas opções, acompanhe os tópicos salientados abaixo.

Tomate cru

Popularmente apreciado em saladas, o tomate cru concentra altas taxas de vitaminas. Para aproveitar as propriedades benéficas do fruto in natura, preze por adicionar um pouco de azeite de oliva, além de dar preferência por consumir o alimento sem retirar sua pele.

Contudo, vale destacar que a forma de consumo crua não implica em perdas da vitamina C da fruta, mas ocasiona na redução da biodisponibilidade de licopeno ao organismo. Dessa forma, o metabolismo poderá se utilizar das propriedades do licopeno, porém de maneira menos eficiente.

Tomate seco

Outra forma de consumir o tomate está associada à sua desidratação, deixando a fruta seca. Nesse método, pode-se adquirir uma quantidade que corresponde a quase o dobro de vitamina A e o triplo de licopeno quando comparado ao tomate fresco, além de conseguir obter mais potássio e magnésio.

Todavia, o processo de desidratação faz com que o alimento perca uma porção considerável de água, fazendo com que muitos nutrientes diluídos nela acabem sendo eliminados. O aquecimento do processo ainda faz com que boa parte da vitamina C seja perdida.

Molho de tomate

Estando bastante presente em massas e assados, o molho de tomate está diretamente ligado a diversos pratos populares e promove diversos benefícios à saúde de quem o consome.

Dessa forma, os nutrientes contidos no molho conferem proteção ao coração, mais fixação e fortalecimento aos ossos e minimizam as chances de envelhecimento precoce. Entretanto, devido ao aquecimento que é necessário ao tomate para que ele se torne molho, boa parte da vitamina C existente acaba sendo perdida.

Suco de tomate

Riquíssimo em licopeno, o suco de tomate pode causar estranheza a alguns, mas possui sabor agradável e pode se apresentar por meio de diferentes receitas, as quais podem contemplar temperos e até o suco de limões e laranjas. Por proporcionar a sensação de saciedade, o suco ainda é recomendado para quem busca emagrecer.

Assim, consumir o tomate em forma de suco desencadeia um efeito antioxidante, anti-inflamatório e detox ao organismo. O melhor horário para apreciar a bebida tende a ser à manhã.

Curiosidades sobre o tomate

Tomates ao lado de folhas

Muitas dúvidas giram em torno do tomate, as quais fazem referência ao fato de sua classificação como fruta e formas de conservação, além daquelas em volta de seus possíveis malefícios. Sendo assim, a seguir serão expostas as principais curiosidades associadas ao tomate. Para saber mais, prossiga a leitura.

O tomate é fruta, fruto ou legume?

É comum que haja confusão entre a classificação do tomate, ao passo que algumas pessoas não tem total certeza se ele corresponde a uma fruta ou a um legume. Nesse sentido, basta dar atenção a presença de sementes, haja vista que todo fruto ou fruta recebe tal denominação por conta delas.

Sendo assim, o tomate é tido como uma fruta. Seguindo a mesma lógica, muitos dos alimentos que popularmente são julgados como legumes são frutos, como o caso da berinjela, pepino, pimentão e outros.

Riscos e contraindicações

Com relação aos riscos do tomate, tem-se que estão diretamente ligados ao seu consumo em excesso. Dessa forma, por conter taxas consideráveis de oxalato pode acabar desencadeando o agravamento do risco de desenvolver a formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins.

Com base nisso, a principal contraindicação para realizar o consumo do tomate de forma frequente diz respeito a pessoas com facilidade na formação de pedras. Ademais, quem possui a doença de refluxo gastroesofágico deve evitar o alimento por conta da acidez que pode acentuar a sensação de desconforto, queimação e refluxo.

Como escolher e conservar o tomate

Para escolher os tomates, tenha como principal critério de classificação sua coloração, uma vez que as frutas mais vermelhas tendem a estar mais maduras e serem mais ricas em nutrientes, com ênfase ao licopeno. Ainda busque evitar manchas escuras e partes moles.

Com o objetivo de manter os tomates conservados, reserve aqueles que estiverem maduros de cabeça para baixo por cerca de 2 a 3 dias, enquanto os verdes devem ser armazenados em vime ou cesta de madeira para favorecer o amadurecimento. Vale lembrar que os muito maduros devem ser encaminhados à geladeira.

Adicione o fruto em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios do tomate!

Tomates em pote branco

Com base nos benefícios apresentados ao decorrer do artigo, fica evidente que a inserção do tomate em uma alimentação é capaz de desencadear mais proteção com relação aos raios solares, reduzir as taxas de açúcar no sangue e conferir mais fortalecimento aos ossos, além de outras vantagens.

Com isso, tenha em mente que para desfrutar das qualidades do tomate ele pode ser servido em diferentes receitas, no entanto, não deixe de dar preferência pelo alimento cozido, tendo em vista que o processo de aquecimento é responsável por aumentar o potencial do licopeno, de modo que as propriedades do antioxidante poderão ser melhor aproveitadas

Ainda não deixe de dar ênfase à escolha e conservação dos tomates, sabendo que aqueles que apresentam tonalidade mais avermelhada tendem a ser mais nutritivos e mantê-los sob boas condições fará com que sua durabilidade possa ser estendida.

Autor deste artigo

Olá! Sou Daniela Marques, paulista apaixonada, sagitariana e redatora.
Escrever, para mim, é estar em constante aprendizado e espalhar conhecimento! Fazer parte da equipe Sonho Astral está sendo algo incrível, visto que entender melhor acerca de nossos sonhos é de suma importância para visualizarmos nossas qualidades e pontos que devem ser melhorados!

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza