Os benefícios do chá de hibisco: Para emagrecimento, pressão alta e mais!

Os benefícios do chá de hibisco: Para emagrecimento, pressão alta e mais!

O chá de hibisco se tornou famoso pelo seu efeito emagrecedor, porém a planta possui propriedades benéficas para todo o corpo. Clique aqui e saiba mais!


Considerações gerais sobre os benefícios do chá de hibisco

Chá de hibisco em copo e xícara de vidro

De origem incerta, acredita-se que o hibisco (Hibiscus sabdariffa) surgiu entre a África e a Ásia. A planta medicinal é muito popular, devido ao seu efeito fitoterápico. Há várias pesquisas e estudos que comprovam que suas propriedades auxiliam na prevenção e no controle de diversas doenças.

Fonte de vitaminas e nutrientes, em especial, as antocianinas e os flavonoides, compostos polifenóis, a planta possui ação antioxidante, cardioprotetora, hipoglicemiante, hepatoprotetora, entre outros. Além dos diversos benefícios para a saúde, o chá de hibisco é um excelente aliado para emagrecer.

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar com você todas as informações sobre o hibisco, como o seu perfil nutricional, indicações e contraindicações. Confira também receitas e dicas para preparar o chá e extrair o melhor que essa planta tem para oferecer. Para ver isso e muito mais continue a leitura.

Perfil nutricional do hibisco

Flor de hibisco vermelha

Para entender como o hibisco atua no organismo, é preciso conhecer o seu perfil nutricional. As vitaminas e compostos químicos presentes na planta possuem um papel fundamental para o controle e a prevenção de diversas doenças. Conheça a seguir as suas principais substâncias. Saiba mais abaixo.

As vitaminas e ácidos orgânicos

Nas flores de hibisco há uma grande quantidade de substâncias essenciais para manter o organismo saudável. A planta é composta por vitaminas B1, B2, B3 e C, além de conter fibras, proteínas, ferro e cálcio. Além disso, estão presentes os ácidos clorogênico e cafeico, que fazem parte da classe de compostos fenólicos.

As antocianinas

As antocianinas fazem parte dos polifenóis, compostos antioxidantes encontrados nos alimentos de origem natural. Elas são as substâncias responsáveis pela coloração azul, roxa e avermelhada das frutas, flores e vegetais, como, por exemplo, o hibisco. Para os humanos, esse componente inibe os radicais livres produzidos pelo próprio organismo.

Assim, consumir os alimentos ricos em antioxidantes, como a antocianinas, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, cardiovasculares, inclusive, o câncer, além de evitar o envelhecimento precoce. Ainda, se mostrou eficaz para a saúde dos olhos e no controle da hipertensão.

Os flavonóides

Outro ativo que pertence aos compostos polifenóis são os flavonoides. Essa substância é encontrada nas plantas medicinais, frutas, vegetais, vinho tinto e no chocolate amargo, por exemplo.

Também é possível comprar esse antioxidante em forma de suplemento, seja em farmácias ou casas de produtos naturais, porém deve ser prescrito por um médico. Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacteriana e antiviral, ajuda a tratar infecções, prevenir doenças cardíacas, aliviar sintomas da TPM e da menopausa.

Além disso, o componente atua na perda de peso, reduzindo a leptina, hormônio que controla a fome. Logo, seguir uma dieta rica em flavonoides garante esses e outros benefícios para a saúde.

Os benefícios do chá de hibisco para a saúde

Folhas secas de hibisco

Como fonte de vitaminas e nutrientes, o chá de hibisco é uma bebida essencial para incluir na dieta. Isso porque há uma série de estudos que comprovam a eficácia da planta e os seus inúmeros benefícios para a saúde. Neste tópico, confira como ela pode ajudar no controle de diversas doenças. Acompanhe.

Auxilia no controle da pressão arterial

A pressão alta, na maioria dos casos, é uma doença hereditária que afeta diretamente os vasos sanguíneos, fazendo com que sejam contraídos e a pressão suba. Contudo, a hipertensão pode ser desencadeada por estresse, má alimentação, como o consumo em excesso de sal, refrigerantes, bebidas alcoólicas e ainda pelo sedentarismo.

O hibisco, de acordo com estudos clínicos, se mostrou eficaz no controle da pressão arterial. Devido a presença de antocianinas, composto com propriedades antioxidantes, provoca o relaxamento dos vasos, facilitando a passagem do sangue. No entanto, o chá da planta não deve substituir o tratamento prescrito pelo médico.

Auxilia no controle do colesterol

O colesterol alto está ligado diretamente aos maus hábitos alimentares. Dietas ricas em gordura, açúcar e industrializados estimulam a produção de gordura nos vasos sanguíneos. Caso não seja tratado, pode ocorrer a obstrução desses vasos e dificultar a passagem do sangue em pontos importantes do corpo, como o coração e o cérebro.

Além de fazer uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, o hibisco é uma excelente alternativa natural, auxiliando no controle do colesterol. Isso porque a erva favorece a queima de gordura no organismo e na eliminação das toxinas. Ainda, o chá ajuda no aumento do HDL, o colesterol bom.

Benéfico à saúde do coração

Doenças como a hipertensão, colesterol alto e diabetes, quando não controladas tendem a trazer consequências graves para a saúde. Isso porque as altas taxas de gordura e açúcar no sangue, pressionam os vasos sanguíneos provocando doenças cardiovasculares, trombose e AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo.

O uso regular do chá de hibisco pode ser um grande aliado, pois é benéfico para o coração. Com propriedades hipoglicemiante, anti-hipertensiva, antioxidantes e diuréticas, a erva ajuda a regular os níveis da glicose, promove a queima de gordura e elimina as toxinas do organismo.

Atua no combate à bactérias

De acordo com estudos científicos, o chá de hibisco possui ação antimicrobianas, atuando no combate de algumas bactérias. Como, por exemplo, a Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Ao eliminar esses agentes infecciosos, evita-se o surgimento de doenças, principalmente, no intestino e no trato urinário.

Previne infecções urinárias

Por conter efeito bactericida, o chá de hibisco ajuda a prevenir infecções urinárias. As bactérias Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae são as mais comuns e podem ser contraídas através da água, frutas, vegetais e cereais contaminados. Além disso, a infecção também pode ocorrer por meio de contato com pessoas infectadas e no compartilhamento de objetos.

Contribui para o processo de emagrecimento

O hibisco é rico em compostos fenólicos, como os ácidos caféico e clorogênico. Ainda conta com a presença das antocianinas e dos flavonóides. Juntos esses componentes auxiliam na queima de gordura, contribuindo para o processo de emagrecimento.

Através de estudos também foi possível notar que o chá de hibisco impede a produção de enzimas que alteram o amido em açúcar no sangue. Ademais, com o consumo frequente da planta, além de acelerar o metabolismo, o apetite é reduzido. Portanto, associando o hibisco a uma alimentação saudável, evita doenças graves e o aumento de peso.

É benéfico à saúde do fígado

O fígado é um órgão de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. As suas principais funções são: filtrar e eliminar as toxinas, digerir a gordura nas células, metabolizar medicamentos, produzir proteínas e muitas outras. Contudo, a má alimentação, combinada ao consumo, principalmente, de bebida alcóolica, desencadeia uma série de doenças.

Como é o caso da gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática. Caso não tratada, a doença tende a evoluir para cirrose ou insuficiência hepática, sendo necessário o transplante. O chá de hibisco é uma excelente alternativa, pois possui enzimas que desintoxicam o corpo, além de inibir a produção de ácidos graxos que causam danos ao fígado.

Possui ação diurética

Devido a retenção de líquido o corpo pode ficar inchado, causando incômodo e sensação de mal-estar, como dor no peito, na cabeça, abaixo das costelas e até mesmo falta de ar. Geralmente esse problema ocorre por causa da ingestão de sal em grande quantidade, alterações hormonais, ficar na mesma posição por muito tempo e durante a gravidez.

O chá de hibisco possui quercetina, substância com efeito diurético capaz de aumentar a produção de urina. O consumo auxilia na eliminação das toxinas e previne contra bactérias na bexiga e no trato urinário. Contudo, o chá deve ser consumido com cautela para não perder nutrientes e sais minerais, e assim, evitando um quadro de desidratação.

O chá de hibisco e suas contraindicações

Chá de hibisco com hortelã em copo de vidro

Adicionar outros ingredientes no preparo do chá de hibisco, além de potencializar os seus efeitos traz sabor e refrescância. A seguir, selecionamos algumas receitas que vão deixar a sua bebida ainda mais saudável e gostosa. Confira também, suas contraindicações e seus efeitos colaterais. Para saber mais, continue a leitura.

O preparo do chá de hibisco simples

A forma mais comum de preparo do chá é somente com o hibisco. Para fazer é muito simples, você vai precisar de: 1 litro de água e 1 colher de sopa das flores desidratadas de hibisco. Comece adicionando a água e o hibisco, em uma panela e leve para ferver. Aguarde de 3 a 5 minutos e desligue o fogo.

Em seguida, tampe o recipiente para continuar apurando, enquanto o chá fica na temperatura ideal para o consumo. Caso a intenção seja perder peso, beba 1 xícara do chá, uma vez ao dia, antes da refeição principal. Contudo, para regular a pressão é recomendado tomar duas vezes ao dia, por no máximo até 4 semanas.

O preparo do chá de hibisco com canela

O chá de hibisco combinado com a canela é uma alternativa perfeita para quem deseja emagrecer, devido às propriedades termogênicas da canela e os compostos fenólicos do hibisco. Juntos, esses ingredientes aceleram o metabolismo, diminui a absorção dos carboidratos no intestino, além de promover saciedade.

Para preparar o chá, basta ferver 2 litros de água com 2 canelas em pau, em seguida desligar o fogo e acrescentar 2 colheres de sopa de hibisco desidratado. O ideal é tomar o chá ainda morno, sem adoçar. Além disso, para preservar as propriedades, mantenha na geladeira até 6 horas. Beba o chá ao longo do dia ou após as refeições.

O preparo do chá de hibisco com morango e hortelã

O chá de hibisco com morango e hortelã é mais uma opção saudável, principalmente, para quem quer desinchar o corpo, aumentar a imunidade e se prevenir contra doenças cardiovasculares. Para essa receita comece fervendo 50 ml de água e depois acrescente 2 colher de chá de hibisco desidratado, desligue o fogo e deixe em infusão.

Em seguida, no liquidificador, coloque o chá coado, 6 morangos, 3 folhas de hortelã e 100 ml de água. Bata tudo e está pronto. Se preferir, congele a fruta para a bebida ficar mais refrescante.

O preparo do chá de hibisco com chá preto e limão

Rico em vitamina C e sais minerais importantes para o organismo, o limão combinado com hibisco e chá preto potencializam os seus efeitos e traz diversos benefícios para a saúde. Preparar o chá é muito fácil e será preciso poucos ingredientes. Você vai precisar de 1 litro de água, 1 limão, 1 colher de sopa de hibisco seco, 2 sachês ou 2 colheres de chá das folhas desidratadas de chá preto.

Primeiro ferva a água, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá preto. Tampe a panela e deixe em infusão de 5 a 10 minutos, quanto mais tempo apurando, a bebida fica mais forte. Após isso, esprema o limão e adicione o suco no chá, e de preferência, evite utilizar açúcar ou outro tipo de adoçante.

Desaconselhado para quem possui pressão baixa

Por possuir substâncias que relaxam os vasos sanguíneos, o chá de hibisco não é aconselhado para pessoas, naturalmente, com baixa pressão. Ao consumir a bebida, os sintomas costumam ser de vertigem e letargia. Por isso, antes de ingerir o chá seja dessa ou de outras plantas, procure por orientação médica.

Deve ser evitado por gestantes

O chá de hibisco possui propriedades capazes de provocar alterações hormonais. Logo, gestantes devem evitar o seu consumo, pois tende a levar ao aborto ou a má formação do feto. Na fase de amamentação, não há estudo o suficiente, porém não é recomendado a ingestão do chá, para não causar efeitos colaterais na mulher e no bebê.

Também pode ser consumido em cápsulas e extrato desidratado

O hibisco também pode ser ingerido na versão em cápsula e extrato desidratado. Dessa forma, há uma maior concentração dos componentes, principalmente de antocianinas, flavonóides e fenóis. As cápsulas são facilmente encontradas em farmácias e a dose deve ser em torno de 500 mg a 1000 mg, ingerindo-o de 1 a 2 vezes ao dia.

A superdosagem, a princípio, não é nociva à saúde, porém pode ocorrer efeitos colaterais indesejados, como diarreia, dores abdominais e enjoo. Portanto, o recomendado, é procurar por um especialista em ervas medicinais ou um nutricionista, para orientar na quantidade correta.

Inclua o chá de hibisco em sua rotina e desfrute de todos os benefícios da planta para a saúde!

Chá de hibisco em xícara ao lado de flores secas

Ao longo deste artigo, você pôde conhecer tudo sobre os benefícios do chá de hibisco e a importância de incluí-lo no seu plano alimentar. Com tantas propriedades medicinais, a planta tem a função de proteger o organismo contra os radicais livres, principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e do envelhecimento precoce.

Além disso, ingerir o chá com regularidade elimina as toxinas, evitando que os órgãos internos sofram danos, devido ao consumo de alimentos nocivos para a saúde. E, claro, favorecendo o emagrecimento, uma vez que, auxilia na queima da gordura corporal.

Portanto, o chá de hibisco é uma bebida indispensável. No entanto, é necessário manter bons hábitos, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Assim, garante que o corpo fique livre de inflamações, obesidade e o surgimento de doenças crônicas, como a pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo, o câncer.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Pois saiba que ele tem muitas propriedades. Confira tudo sobre esse chá neste artigo e saiba como aproveitar!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!