Floral: para dormir, para ansiedade, como usar, cuidados e mais!

Floral: para dormir, para ansiedade, como usar, cuidados e mais!

Os florais para dormir podem ajudar pessoas que sofrem com distúrbios leves relacionados ao sono. Quer saber mais sobre isso? Veja o nosso artigo completo.


Você conhece as propriedades dos florais para dormir?

Mulher sorridente dormindo

Embora cada indivíduo tenha as suas particularidades quando se fala sobre descanso, o sono é algo essencial para a manutenção da saúde humana. Assim, independente de precisar de 8h diárias ou menos do que isso para se sentir bem, ninguém pode ficar sem dormir.

Portanto, quando a insônia se torna algo constante na vida de uma pessoa, os florais para dormir podem ser uma opção interessante para combate-la de modo natural. Eles proporcionam o relaxamento necessário para o sono e para a manutenção da produtividade no dia seguinte.

Logo, quem está à procura de uma terapia complementar ou natural pode encontrar o que procura através dos florais para dormir. Existem vários produtos distintos, que atendem a finalidades específicas, indo da ansiedade e depressão à preocupação com aspectos cotidianos.

Se você quer saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo e encontre um floral que supra as suas necessidades.

Características dos florais para dormir

Mulher de jaleco segurando conta gotas com floral

Também conhecidos pelo nome de Florais de Bach, os produtos em questão são indicados para quem precisa dormir uma boa noite de sono e está em busca de opções naturais, formuladas com ingredientes que não causam danos à saúde ou podem levar ao vício.

Além disso, eles também são capazes de ajudar com outros desajustes presentes no corpo humano que não sejam de ordem física. Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir!

Origem e história

Os Florais de Bach receberam este nome devido ao seu criador, o terapeuta Edward Bach, que acreditava que o estado de espírito de uma pessoa tem influência direta na maneira como o seu corpo funciona. Assim, uma vez que algum desajuste aparece, o corpo se torna suscetível a todo o tipo de doenças.

Diante dos fatos destacados, os florais foram pensados por Bach como uma forma de restaurar o equilíbrio e ajudar as pessoas a trabalharem as suas emoções, assumindo o controle. Logo, eles atuam em diferentes áreas do corpo humano a depender da formulação e dos objetivos do uso, pontos que devem ser observados no ato da escolha.

Benefícios do floral para dormir

Os florais para dormir são feitos a partir de flores e plantas e podem ser usados de forma contínua no tratamento da insônia. Desse modo, além de melhorar a qualidade do sono, eles também trazem outros benefícios para a saúde, como a manutenção do bem-estar e o maior controle das emoções. Estes fatores influenciam diretamente em questões de autoestima.

Além disso, como os florais são feitos a partir de ingredientes naturais e de origem vegetal, eles são facilmente encontrados e não trazem nenhum tipo de dano à saúde. Portanto, é um tratamento alternativo que vale a pena experimentar se você ainda é reticente quanto ao uso de medicamentos farmacêuticos.

Importância do sono para o corpo humano

O sono é mais importante para o corpo humano do que pode parecer de início. É durante este momento que o organismo faz as suas principais atividades de restauração, como reparar os tecidos. Também é durante o sono que acontecem o crescimento da musculatura e a síntese de proteínas.

Ainda vale ressaltar o papel fundamental do sono de qualidade para restaurar as energias e manter o metabolismo regulado. Ambos os fatores são essenciais para a manutenção da saúde do corpo e da mente.

Desse modo, uma série de distúrbios e doenças podem ser causados pela falta de um sono de qualidade. Como a insônia tem se tornado cada vez mais comum, vários tratamentos alternativos estão surgindo para combatê-la.

Como é o tratamento com floral?

O tratamento com floral pode ser feito sem interrupções. Além disso, o indicado é a ingestão de 4 gotas 4 vezes ao dia. Também é possível fazer uso destes medicamentos usando-os 3 vezes ao dia e aumentando a quantidade de gostas para 7. Portanto, isso pode ser escolhido de acordo com a sua preferência.

Porém, em caso de dúvidas, o mais indicado é não fazer uso de florais sozinho e procurar por um homeopata profissional, que além de te orientar sobre como tomar, saberá indicar também o floral para dormir que mais pode te ajudar.

Principais essências de flores usadas

A lavanda é uma das flores mais comuns nos florais para dormir, especialmente a sua essência. Isso acontece porque ela ajuda a combater o estresse e ansiedade, abrindo espaço para um noite de sono mais tranquila. Além dela, outra planta recorrente nos florais é a passiflora.

Essa flor é originária do maracujazeiro e atualmente é um dos fitoterápicos calmantes mais comuns. Devido a essas propriedades ela ajuda bastante no sono quando as dificuldades para adormecer são leves. Também vale mencionar como presença recorrente nos florais a camomila, que possui propriedades calmantes e relaxantes, ideais para quem deseja pegar no sono.

Principais florais para dormir

Conta gotas com floral

Existem alguns florais para dormir disponíveis no mercado e conhecer os seus efeitos mais à fundo é muito importante antes de escolher qual deles comprar. Portanto, estes detalhes serão comentados na próxima seção do artigo com o objetivo de incentivar uma escolha mais consciente e garantir quer você encontre um floral que se adequa às suas necessidades. Continue a leitura.

Rock Rose

O Rock Rose é um floral indicado para as pessoas que sofrem com a síndrome do pânico, uma condição que em 2017 já acometia 280 milhões de pessoas ao redor do mundo. Os dados em questão foram fornecidos pela Organização Mundial de Saúde no ano citado.

No que se refere à insônia, vale ressaltar que o Rock Rose atua no sentido de promover a sensação de segurança para os pacientes. Assim, ele consegue ter uma noite de sono mais calma e acorda se sentindo mais apto a enfrentar os desafios da rotina.

Walnut

Uma dúvida bastante recorrente sobre o uso de florais está ligado às pessoas que não sofrem com a insônia, mas têm o sono leve e acabam acordando várias vezes durante a noite, algo que pode gerar a sensação de cansaço da mesma forma e prejudicar o seu desempenho durante o dia. Assim, uma opção para este público é o Walnut.

O floral em questão é recomendado especialmente para pessoas eu acordam com barulhos e demoram a pegar no sono posteriormente. Ele ajuda a garantir uma noite de sono ininterrupta e melhora a disposição do usuário por consequência.

Agrimony

Em geral, a ansiedade está diretamente ligada aos distúrbios do sono. Portanto, não é incomum que as pessoas diagnosticadas com transtornos da primeira tenham problemas para dormir. O Agrimony é um floral indicado exatamente para casos como este.

Vale ressaltar que o produto ainda pode ser combinado com outros tipos de calmantes naturais cuja composição complemente a sua fórmula, assegurando mais calma para o usuário e garantindo que a ansiedade não vai atrapalhar o seu período de descanso. Isso acontece porque o floral também ajuda a combater esta condição devido à sua formulação.

White Chestnut

As pessoas que sentem muita dificuldade para se desligar das preocupações diárias durante a noite e, portanto, ficam acordadas pensando sobre coisas que não podem controlar também têm um sono de má qualidade. Mesmo que durmam por algumas horas, o seu descanso não é completo.

Assim, um floral que pode ajudar bastante este público é o White Chestnut, que ajuda a acalmar e a desligar a mente antes do sono, preparando o corpo para um descanso muito mais eficiente. Portanto, se este é o seu caso, vale a pena experimentar o produto.

Aspen

Algumas pessoas têm medo do momento de dormir devido a traumas e outros fatores, como pesadelos recorrentes e problemas com a escuridão. Logo, essas questões acabam transformando o seu sono em algo conturbado e fazendo com que a sua saúde pague um preço alto, visto que as funções executadas durante este momento não são totalmente executadas.

O floral mais indicado para casos como este é o Aspen, que serve para combater estes pensamentos e para promover uma sensação de calmaria, afastando o medo da hora de dormir e proporcionando um descanso mais pelo para quem usa o produto.

Red Chestnut

As preocupações com a rotina, especialmente com a família, fazem parte da vida de qualquer pessoa. Entretanto, em fases nas quais elas se tornam mais acentuadas, podem acabar prejudicando a qualidade do sono por que as pessoas, especialmente os chefes de família, vão dormir pensando em tudo o que precisam resolver no dia seguinte.

Então, o Red Chestnut é uma alternativa para resolver essa situação. Ele também possui propriedades calmantes e capazes de desacelerar a velocidade do pensamento, ajudando no descanso e na melhoria da qualidade do sono. Se você está em busca de um produto para essas finalidades, considere o uso.

Scleranthus

Além das pessoas de sono leve, existem aquelas que possuem o sono agitado, o que pode acontecer por vários fatores diferentes. Como acordar diversas vezes em uma mesma noite também é algo que compromete a qualidade do sono e prejudica a saúde e o descanso, o Sleranthus é um floral que pode ajudar bastante às pessoas que passam por essa situação.

Em geral, quem possui o sono agitado reclama sempre de cansaço e de sentir que o tempo que dorme nunca é suficiente. Assim, este floral atua no sentido de combater essa sensação e proporcionar bem-estar generalizado para quem consome.

Impatiens

Se a paciência curta é o seu problema, o Impatiens é o floral ideal. Existem algumas pessoas que se sentem mais irritáveis do que o normal, sentimento que é gerado pela ansiedade, pela tensão e pelo estresse. Assim, não conseguem dormir como deveriam e continuam se sentindo cansadas.

O Impatiens atua no sentido de aliviar essas sensações para proporcionar uma noite mais tranquila e o descanso que o corpo precisa para seguir realizando as suas funções de maneira plena.

Willow

Existem pessoas cujo sono é prejudicado pelos próprios pensamentos, especialmente quando estes se voltam muito para rancores e mágoas do passado. Remoer este tipo de acontecimento pode acabar prejudicando o sono de forma significativa. Assim, o Willow é um floral que pode ajudar a induzir o sono em casos como este.

Ele atua no sentido de afastar os sentimentos negativos e também proporciona a sensação de calma, que consequentemente leva ao relaxamento do corpo e ajuda as pessoas a dormirem. Logo, a qualidade de vida é aumentada pelo uso do Willow para casos como o descrito.

Outras informações sobre os florais

Mulher colocando floral na língua com conta gotas

Muitas pessoas ainda têm dúvidas mais pontuais sobre o uso dos florais, especialmente no que se refere às indicações e contraindicações destes. Portanto, para ajudar a esclarecer estas e outras questões relativas a estes medicamentos, leia a próxima seção do artigo e descubra quando é recomendado ou não usar florais como tratamento.

Para quem são indicados os florais?

Os florais são indicados para qualquer pessoa que esteja lidando com sentimentos de estresse, ansiedade e dificuldades para dormir, especialmente para aquelas que já acumularam cansaço devido a estes fatores e estão sentindo os efeitos na sua saúde física.

Assim, esse tipo de tratamento é recomendado como uma alternativa aos calmantes tradicionais, que podem acabar se tornando viciantes e devem ser evitados por pessoas que já têm este tipo de tendência.

Porém, vale ressaltar que um uso realmente produtivo dos florais alia estes medicamentos a outras terapias. Logo, trata-se de um complemento e não de um tratamento principal, de modo que não deve ser percebido dessa maneira e usado em detrimento de outras técnicas.

Como usar o floral para dormir?

O mais indicado para quem deseja usar os florais para dormir e ingerir 4 gotas 4 vezes ao dia, independente do horário. Porém, é recomendado manter alguma regularidade neste sentido para que o corpo possa se acostumar melhor com o tratamento. Entretanto, existem outras formas de ingestão.

Assim, também é possível usar os florais três vezes ao dia e aumentando a quantidade de gotas para 7. Os benefícios sentidos serão os mesmos que no primeiro modo de uso. Logo, trata-se de uma questão de adequação à rotina do usuário antes de qualquer coisa.

Outros hábitos que ajudam a ter uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono vai muito além de fazer uso de algum tipo de tratamento para essa finalidade. Existem alguns hábitos de rotina que podem afetar a qualidade deste momento sem que você sequer tenha consciência. Entre estes o que mais se destaca atualmente é o uso de celulares antes de dormir.

A luz azul destes dispositivos é responsável por inibir a produção de melatonina, hormônio do sono. Portanto, demora-se mais para conseguir desligar o cérebro quando se usa o telefone. O recomendado é deixa-lo de lado uma hora antes de dormir. Telas com as de TVs e computadores também interferem nessa questão e não são recomendadas.

Cuidados e contraindicações dos florais

O uso de florais, mesmo no caso daqueles usados para dormir, não possui nenhum tipo de contraindicação. Os produtos em questão são formulados a partir de plantas e, portanto, não causam nenhum tipo de dano à saúde. Além disso, também não causam dependência química.

Portanto, é preciso compreender somente quais são os seus objetivos com o uso antes de optar por um tratamento com floral. Isso acontece porque eles têm particularidades diferentes e são bastante específicos, de modo que os objetivos precisam estar bem definidos para que se obtenha os efeitos.

Escolha o melhor floral para usar contra a insônia!

Mulher dormindo tranquilamente em fundo branco

Escolher o melhor floral para usar contra a insônia depende, antes de tudo, dos objetivos de cada pessoa com o uso. Isso acontece porque os produtos disponíveis no mercado, embora contem com alguns pontos em comum em termos de formulação, são bastante diversificados.

Assim, as suas especificidades divergem e o que pode funcionar, por exemplo, para um tratamento que combata o sono leve, pode não ter aplicação para casos nos quais o usuário não consiga dormir devido às preocupações presentes no seu cotidiano.

Desse modo, uma vez que o objetivo do uso esteja definido, deve-se analisar com cuidado a composição dos produtos. Essa análise serve para evitar potenciais alergias.

Não existem riscos quanto a outras questões no uso de florais vistos que estes são formulados a partir de ingredientes naturais e, portanto, não oferecem qualquer tipo de perigo à saúde. Se você está em busca de um sono de qualidade, vale a pena conhecer mais e dar uma chance para este tipo de tratamento alternativo e complementar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.