Benefícios da argila branca: Clareia manchas, trata a pele e mais!

Benefícios da argila branca: Clareia manchas, trata a pele e mais!

Proporcionando ações que retiram toda a oleosidade da pele, a argila branca também serve para cicatrizar e suavizar. Saiba tudo sobre seus benefícios aqui!


Considerações gerais sobre os benefícios da argila branca

Mulher com tratamento de argila branca no rosto.

A argila branca conta com benefícios ótimos para peles que são sensíveis, mas que necessitam de hidratação. Este mineral é perfeito para aquela pessoa que está buscando por mais suavidade e preenchimento. Sua concentração é de alumínio, além de ter o pH que mais se aproxima da pele.

Mais do que isso, a textura da argila é capaz de dar uma leve esfoliação para remover células do rosto. Clareando manchas, ela retira toda a oleosidade presente, podendo combater inflamações. Hidrata, renova e faz o processo de cicatrização acelerar. Sendo suave, apresenta um microelemento fundamental para o organismo.

Leia o artigo para compreender todos os componentes da argila branca!

Características únicas da argila branca

Tigela com argila branca dentro.

Servindo para a finalidade estética, a argila branca também pode ser usada no cabelo. Sua denominação é caulim, mas seu nome tradicional é o que todos geralmente usam. Mas, pelo outro propósito, esta substância é retirada da natureza. Sendo assim, ela se constitui através do intemperismo das rochas sedimentares sílico-alumínicas.

Até o seu processo de decomposição se resulta através de questões da natureza, físicas e químicas. As chuvas complementam a argila branca, e seus componentes são: caulinita, manganês, sílica, alumínio, ferro, potássio, cálcio, boro e magnésio.

Sua diferença para as outras está exatamente diante da indicação da argila verde, por exemplo. Esta é para peles com acne, enquanto a cinza pode ajudar no combate aos cravos. Continue lendo o artigo para entender outros fatores que estão atrelados com a argila branca!

A Argila branca, sua origem e história

Originada do solo, a argila branca é extraída de rochas vulcânicas. Seus elementos são alumínio, silício e manganês. Com uma ação que cicatriza, o alumínio não permite que bactérias se espalhem sobre a pele que conta com acne. Quanto ao silício, ele desenvolve e produz fibras com elastina para construir o colágeno na pele.

O manganês age como antioxidante que elimina radicais livres, além de impedir a deterioração do colágeno. Se tratando de sua origem, a argila era muito usada pelos egípcios e gregos. Servia para a conservação dos alimentos, além de ser usada como máscara para o rosto. Cleópatra fazia tratamentos com ela, principalmente para destacar a pele.

Para que serve a argila branca

A ação adstringente da argila branca beneficia grandemente a pele. Cravos e espinhas podem ser combatidos com ela, tirando toda a oleosidade, e manchas e marcas são tratadas. O silício que está presente é capaz de purificar, dando um efeito satisfatório.

Além disso, a cicatrização vem para agir também contra inflamações, além do fundamentalismo para reconstituir os tecidos que são cutâneos. A flacidez é combatida, dando mais firmeza para uma pele que necessita de propriedades assim. Por isso, o seu uso é indicado para aquelas pessoas que se desagradam com esses incômodos.

Componentes da argila branca

Composta por caulinita, sílica e alumínio, a argila branca age com todos os seus ativos minerais. Essas propriedades podem se originar daquelas que são amazônicas, principalmente pela riqueza de seus medicamentos fitoterápicos. Ou seja, essas composições podem ser cosméticas.

A argila pode ser encontrada nas ribanceiras dos rios, incluindo o alumínio, o ferro, o boro, o cálcio, o enxofre e o potássio. Portanto, todos esses componentes formulam aquilo que pode ser usado beneficamente, retirando, firmando e constituindo a pele do rosto.

A diferença entre a argila branca e os outros tipos de argila

É importante compreender a diferença entre as argilas, porque a branca é altamente indicada para as peles que contam com sensibilidade e delicadeza. Clareando, ela também é capaz de reduzir inflamações. Por isso, é importante se atentar com suas reais composições.

Agora, usando o exemplo da argila verde, esta pode ajudar peles que são mistas e oleosas. Controlando esse incômodo, espinhas e cravos podem ser tratados com ela. Para uma rotina de cuidados com a pele, ambas são essenciais, mas com diversificações em suas grandes finalidades.

Os benefícios da argila branca

Mulher com argila branca no rosto.

Podendo ser indicada para todos os tipos de pele, a argila branca também é importante para revitalizar. Mais do que isso, ela mantém a pele do rosto firme e altamente hidratada. Deixa a textura da pele em seu perfeito estado e, absorvendo a oleosidade, retira todos os resquícios que complementam esse desagrado.

Manchas são retiradas, combatidas e acalmadas. Todas as células mortas que são desnecessárias são excluídas, mantendo aquilo que todos os consumidores precisam. Mantenha a leitura do artigo para saber um pouco mais!

É indicada para todos os tipos de pele

Beneficiando todas as peles, a argila branca serve para normais, mistas, oleosas e com acne, principalmente para balancear e regular a sebácea. Por isso, não existe nenhuma contraindicação, e ela pode ser usada para agir com suas propriedades grandiosas.

Indo além, o pH que está nela é uma opção para as peles de rostos sensíveis, delicados e que contam com uma facilidade para a irritação. Produtos fortes não podem ser usados nessas pessoas.

Já para as secas, a hidratação da argila ajuda. Mas, nesse caso, as que contam com grandes ativos são a vermelha e a rosa.

Atua na revitalização da pele

Tendo o silício em seus ativos, a argila branca pode desempenhar muito bem a purificação e o adstringente. Ela contribui para absorver todos os sais minerais que estão na pele, agindo como cicatrizante e antisséptica. Outros processos podem ser combatidos, tirando a inflamação.

Além disso, com ela, os tecidos são regenerados, dando a suavidade e retirando toda a flacidez do rosto. Portanto, esta indicação é perfeita para a reestruturação, que é uma necessidade.

Mantém a hidratação

A hidratação que a argila branca proporciona é importante, porque seus agentes podem atuar para remover lipídios da derme. Sendo assim, dá a penetração importante da água e dos sais minerais. Por isso, os sais podem reter a água e manter aquilo que é essencial.

O desnecessário é retirado, dando espaço para uma pele que precisa de uma hidratação balanceada, além da maciez. Os cabelos também podem ser beneficiados, além da soltura e do balanceamento, dando um crescimento saudável e obstruindo os poros capilares.

Ajuda a tratar a acne

Muitas pessoas sofrem com a acne, podendo ter a argila branca como uma grande aliada. Ela conta com uma regulação chamada lipídica, contendo uma ação que pode cicatrizar e agindo como antibacteriana do alumínio. Esta reduz as marcas e irritações da acne, proporcionando conforto.

As inflamações que são causadas também pela acne podem ser combatidas, aliviando todos os incômodos. Esta opção é viável do ponto de vista para um tratamento que pode aliviar, dando aquilo que o consumidor precisa para se livrar inteiramente da acne e manter os cuidados necessários com a sua pele.

Possui efeito antioxidante

A ação antioxidante que a argila branca proporciona no rosto é por conta do ativo manganês. Essa composição fortalece juntamente com o alumínio, além dos sais minerais. Estes impossibilitam que a pele entre em processo de degradação celular. Mais do que isso, a elastina e o colágeno.

Ambos dão firmeza para o rosto, contendo as substâncias capazes de proteger. O organismo produz os próprios radicais livres, sendo que estes contam com as suas respectivas atuações. O material genético pode entrar em oxidação, sendo que a agravação pode ser estabelecida por tabagismo, bebidas alcoólicas e uma alimentação incorreta.

Fornece firmeza e textura à pele

O silício que está presente na argila branca é capaz de estimular e produzir a firmeza da pele. Além disso, deixa ela com uma textura agradável. Produzindo fibras, a elastina entra para sintetizar o colágeno. Nesta ação, a argila é uma grande colaboradora para amenizar sinais de envelhecimento.

Dando ainda mais firmeza, ela limpa, suaviza e retira os poros que podem ficar aparentes. Estes problemas podem começar a aparecer com a preocupação, principalmente quando as pessoas chegam aos 30 anos de idade.

Atua na absorção da oleosidade

Peles oleosas incomodam, mas a argila branca pode ajudar a combater esse incômodo. Por isso, ela age para regular a sebácea, principalmente para absorver o excesso dos lipídios da derme. Sendo assim, ela também evita que a pele fique ressacada ou dê aquele efeito chamado rebote.

As formulações oleosas contam com o brilho intenso, deixando a pele pesada. A grande quantidade de sebo se apresenta pelos poros dilatados, que são irregulares, dando a acne. Limpeza em grande escala também pode causar isso, incluindo produtos que não são indicados. Mãos sujas também colaboram, tendo a água quente como inimiga.

Auxilia no clareamento de manchas

Algumas manchas podem aparecer no rosto, sendo que a argila branca age para amenizá-las. Revitalizando, o clareamento vem para cicatrizar e suavizar. Suas propriedades podem colaborar para retirar esse incômodo que foi constituído pelo sol ou pela acne inflamatória.

Com a derme que foi irritada, os melanócitos são as células que produzem a melanina, que é responsável pela pigmentação do rosto. O nome é mais específico: é denominado como hiperpigmentação pós-inflamatória. Amenizando tal inflamação cutânea, as manchas são combatidas.

Possui ação calmante e anti-inflamatória

Dando uma ação calmante para o rosto, a argila branca apresenta esses benefícios pelo pH neutro que está presente em sua formulação. Também se aproxima da pele humana, fazendo com que uma harmonização anti-inflamatória seja recebida para acalmar peles que são extremamente sensíveis.

Assim, o pH em sua constituição apresenta um certo grau de acidez, além da alcalinidade. Nesse caso, ele fica entre 4,7 e 5,75.

Remove as células mortas

Com micro grãos na argila branca, ela pode dar uma certa esfoliação para a pele. Isso se dá pela remoção de impurezas e células mortas. Logo após esse processo, a pele vai absorvendo os melhores processos e produtos para revitalizar e hidratar. Sendo uma opção para estimular novas células, retira o acúmulo desnecessário.

Peles que são mais maduras precisam deste processo, porque a troca das células vão se tornando lentas com o passar do tempo. Os produtos naturais podem retirar, mas dão o descascamento. Os químicos podem diminuir o chamado peeling, sendo necessário fazer a esfoliação duas vezes na semana.

Como usar a argila branca

Argila branca em pó e misturada.

Não tendo tantas dificuldades para aplicar a argila branca, ela pode ser passada no rosto, no corpo e no cabelo. Mais do que isso, outros óleos podem ser adicionados para fortalecer ainda mais a sua consistência. Tendo essa flexibilidade, é necessário se atentar ao uso correto para não passar do limite que precisa ser estabelecido.

Outros efeitos podem ser vistos, assim como os terapêuticos e os estéticos. Um teste alérgico é essencial, passando a argila misturada com água no pulso. Se ele ficar com vermelhidão ou coceira, o uso deve ser evitado.

Leia os tópicos a seguir para preparar a argila branca!

Preparo para o rosto

Com o uso tradicional, a argila branca pode ser apresentada esteticamente. Podendo ser encontrada em pó ou em outra formulação pronta, o recomendado é deixar o rosto limpo com o sabonete facial. Ele precisa se adequar com o tipo específico de cada pele.

Uma colher deve ser colocada em um recipiente, fazendo a mistura com água mineral e termal. Precisa ganhar consistência pastosa, aplicando uma camada grossa no rosto. É importante tomar cuidado com os olhos e a boca. Ela só pode agir de 15 a 20 minutos, com a temperatura ambiente em sua plena secagem e absorção. Não pode ficar completamente seca, porque as propriedades são desfeitas.

Preparo para os cabelos

Para tratar o cabelo, a argila branca deve ser aplicada com ele úmido. Massageando, precisa ir de encontro com o couro cabeludo e agir por 20 minutos, não sendo necessário esfregar. Sendo assim, deve ser removida com uma leve esfoliação. A haste capilar não pode ser atingida agressivamente, porque danifica os fios.

Na hora de retirar, ela irá escorrer pelo cabelo, não precisando de nenhum esforço. Atuando para eliminar resíduos, seu efeito é perfeito para dermatite seborreica e caspa. A coceira também é aliviada, mas o uso excessivo pode ressecar o cabelo. Dessa forma, intervalos de 15 dias devem ser feitos.

Preparo para clarear axilas e virilha

Clareando, a argila branca pode ser usada para certos tratamentos corporais. Por isso, ela age na axila, na virilha e em estrias. Com quase o mesmo processo semelhante ao rosto, a mistura deve ficar cremosa e pastosa. A região deve recebê-la, mas com o enxágue logo em seguida.

Para as estrias, é importante passar um óleo ou um hidratante, principalmente pela consistência. Em todas essas possibilidades, a argila branca pode ajudar pessoas que se incomodam com manchas, dando ainda mais liberdade para se apresentar.

Argila e óleos essenciais

Incrementando óleos essenciais na argila branca e dando grandes vantagens, ela precisa ser aplicada de forma correta. Para aplicar no rosto, é importante ter um óleo vegetal, porque ele não se dilui na água. A mistura deve ser feita com uma colher da argila, uma colher de chá de óleo e duas gotas com outro óleo.

Em relação ao aroma, pode ser de lavanda para acalmar. Adicionalmente, o capim-limão é indicado para controlar a oleosidade, assim como a palmarosa com propriedades capazes de clarear a pele.

Apesar dos benefícios da argila branca, há contraindicações no uso diário?

Mulher com argila branca no rosto.

A contraindicação está no ressecamento que a argila branca pode causar. Sendo assim, a hidratação se torna necessária. Em algumas situações, o consumidor pode visualizar uma certa piora da acne, por exemplo. Mas este processo é necessário para absorver toda a gordura e oleosidade.

Dependendo da periodicidade, a pele ficará mais firme. Além da desintoxicação, os poros também ficam ocluídos. Mais do que isso, uma melhor circulação da pele poderá ser estabelecida. Se existe algum incômodo que a argila pode combater, a solução está voltada para celulite, estria e acne, podendo até servir para gordura localizada. Desse modo, conta com a sua versatilidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza