Benefícios da cebola para a saúde: alívio da tosse, infecções e mais!

Benefícios da cebola para a saúde: alívio da tosse, infecções e mais!

A cebola é um ingrediente que não pode faltar no preparo dos alimentos. Porém, o seu uso vai além e pode beneficiar a sua saúde. Clique aqui e saiba mais!


Considerações gerais sobre os benefícios da cebola

Cebolas em tábua de madeira

Originária na Ásia Central, a cebola (Allium Cepa) é uma hortaliça cultivada em todo o mundo e se tornou um ingrediente essencial tanto para culinária como para a medicina popular. Há vários séculos e após diversos estudos científicos, o vegetal é reconhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde, devido sua composição ser rica em nutrientes.

Existem muitas variações da hortaliça e é possível encontrá-la em vários formatos e cores. No entanto, as cebolas brancas, amarelas e roxas são as mais comuns. Com propriedades anti-inflamatórias, hipoglicemiante, antifúngicas, bactericida e antioxidantes, a cebola se mostrou eficaz no tratamento e na prevenção de várias doenças.

Mesmo que sempre nos faça chorar, é inegável as qualidades desse vegetal, seja para dar sabor à comida, como para o preparo de remédios caseiros. Ao longo deste artigo, você vai conhecer os benefícios, como utilizá-la para cuidar da saúde e os cuidados antes de consumir a cebola. Confira!

As propriedades nutricionais da cebola e cuidados ao consumir

Várias cebolas juntas

Rica em propriedades nutricionais, a cebola traz diversos benefícios para a saúde. Entretanto, algumas pessoas podem sofrer reação alérgica ou serem intolerantes ao alimento. Para os animais domésticos, o vegetal também traz sérios riscos de vida.

A seguir, descubra o porquê isso acontece e entenda ainda o que provoca irritações nos olhos e na boca. Além disso, confira alguns cuidados para consumir a cebola com segurança. Leia abaixo.

As propriedades nutricionais da cebola

A cada 100 g a cebola crua possui cerca de 39 kcal, 2 g de fibras, 1 g de proteínas e baixos níveis de gorduras. Além disso, o vegetal é composto por 89% de água e conta com 4,2 g de açúcar e 9,3 g de carboidratos. Sendo assim, consumir a cebola com regularidade é extremamente benéfico e não favorece o aumento do peso corporal.

Atenção à alergia a cebola

Ter reação alérgica após o contato direto ou consumo da cebola crua, apesar de raro, pode acometer uma pequena parcela de pessoas. Os sintomas são semelhantes a qualquer outra alergia alimentar, como urticária, coceira, inchaço, inflamação da pele, náusea, vômito, diarreia e cólicas gastrointestinais.

No entanto, é muito comum que ocorra a intolerância à cebola. Após o seu consumo ser crua ou cozido, pessoas que possuem sensibilidade ou algum problema gástrico tendem a sentir azia, desconforto estomacal e excesso de gases. Isso acontece devido a presença de enxofre de outras substâncias que não são bem digeridas pelo organismo.

Portanto, para quem possui intolerância alimentar, a ingestão da cebola deve ser evitada, assim como outras plantas e vegetais como o alho, cebolinha e alho-poró, pertencentes à mesma família.

Irritações nos olhos e na boca

Quando a cebola é cortada são liberadas as enzimas alinases e em conjunto com outros composto químicos produzem o ácido pirúvico e syn-propanotial-S-óxido. Logo, essas substâncias liberam um gás, como mecanismo de defesa e ao entrarem em contato com os olhos provoca irritação e ardência.

Como forma de proteção, as glândulas lacrimais são ativadas e produzem lágrimas para remover esses componentes. Ao mastigar a cebola crua também ocorre a liberação desses gases, provocando sensação de ardência na boca. Para evitar que isso ocorra, o vegetal deve ser cozido, porém perde boa parte de suas vitaminas e nutrientes.

Os riscos da cebola para animais de estimação

Apesar de benéfica para a saúde dos seres humanos, a cebola é altamente tóxica para os animais, em principal cachorros, gatos, cavalos e macacos. Isso porque, o vegetal possui substâncias chamadas de tiossulfato, sulfóxidos e sulfetos. Em contato com o organismo do animal afeta o sistema imunológico, destruindo os glóbulos vermelhos.

Dessa forma, pode levar o animal a desencadear a anemia hemolítica, afetando principalmente, o funcionamento do fígado. Além disso, a ingestão desse alimento tende a causar doenças gastrointestinais. Portanto, a cebola não deve fazer parte da dieta dos animais de estimação.

Os benefícios da cebola

Pessoa cortando cebola roxa com faca

Além de dar um sabor maravilhoso na comida, a cebola é um vegetal benéfico para auxiliar no tratamento de diversas doenças, como aliviar a tosse, desconforto gástrico, regular a glicose e muitas outras comorbidades.

Por ser fonte de fibras, vitaminas e sais minerais, a hortaliça é associada na redução de inflamações e até na prevenção do câncer. Neste tópico, confira alguns benefícios que a cebola traz para a saúde e se ela ainda não faz parte do seu cardápio, comece a incluir na sua alimentação. Acompanhe.

Atua no alívio da tosse

Rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a cebola é uma excelente aliada para aliviar a tosse e outros sintomas de gripe e resfriados. Isso porque, o vegetal é composto por vitaminas do complexo B, C, quercetina, antocianinas, entre outros.

Com o consumo regular ou no preparo de xarope caseiro, a cebola tem ação expectorante, além de estimular o sistema imunológico, aumentando a imunidade e combatendo infecções causadas por vírus e outros agentes nocivos à saúde.

É eficiente no tratamento de doenças do estômago

A cebola possui substâncias prebióticas que proporcionam o aumento das bactérias boas no organismo. Assim, melhora a flora intestinal, protege o sistema imunológico, prevenindo e tratando doenças no estômago e no intestino. Além disso, graças a esses componentes aumenta a absorção dos alimentos e diminui o risco de infecções.

É fonte de fibras

Dependendo do tipo, a cada 100 g a cebola pode conter entre 0,9 a 2,6 g de fibras. Logo, é uma excelente fonte de fibras solúveis ou frutanos, como também é conhecida, responsável por aumentar a formação das bactérias boas no organismo.

Ainda estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta, reduzindo inflamações no trato intestinal e até mesmo prevenindo contra o câncer de cólon. Contudo, os frutanos são classificados como fodmaps, conjunto de alimentos fermentáveis. Dessa forma, algumas pessoas podem ter dificuldade para digerir a hortaliça.

É fonte de vitaminas e minerais

A cebola é rica em vitaminas e minerais, e as principais são: vitamina C, com propriedades antioxidantes atua na imunidade, pele e cabelo; vitamina B6 promove o aumento dos glóbulos vermelhos; folato, vitamina hidrossolúvel do complexo B é essencial para o funcionamento do organismo, produzindo proteínas e hemácias.

Além disso, o vegetal contém potássio, ferro, sódio, fósforo e cálcio, que são sais minerais fundamentais para reduzir doenças cardíacas e controlar a pressão arterial. No entanto, a cebola deve ser consumida crua, para obter todos esses nutrientes.

Possui efeitos antimicrobianos

Segundo estudos, a cebola possui ação antimicrobiana. A quercetina, antioxidante presente no vegetal, é capaz de combater bactérias como a H. pylori, causadora de alguns tipos de câncer no estômago e Staphylococcus aureus, provoca diversas infecções.

O óleo e extrato de cebola também se mostraram eficientes para inibir o crescimento da bactéria Vibrio cholerae, responsável pela cólera. Portanto, o consumo regular desse vegetal garante que o corpo fique livre desses agentes nocivos, porém, é muito importante aliar a uma dieta saudável e realizar exames periódicos.

Auxilia na redução do açúcar no sangue

A pré-diabetes e a diabetes são doenças caracterizadas pela produção em excesso de glicose no pâncreas, causando diversas disfunções no organismo. Com componentes hipoglicemiantes, como a quercetina e compostos sulfurados, a cebola ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

No entanto, para quem faz uso de medicação via oral ou da insulina, o tratamento não deve ser substituído pelo consumo apenas dessa hortaliça. Além disso, para controlar a glicemia é necessário manter uma alimentação saudável, aliada a prática de exercícios físicos.

É benéfica para a saúde dos ossos

Consumir a cebola também se mostrou benéfica para saúde dos ossos, prevenindo a perda óssea que tende a resultar no surgimento da osteoporose. Mulheres após os 50 anos ou na menopausa são mais propensas a serem acometidas por doenças nos ossos. Estudos feitos mostraram que ingerir o bulbo todos os dias aumenta densidade óssea e diminui o risco de fraturas.

Atua na prevenção do câncer

O câncer ocorre devido a uma mutação do DNA das células, transformando-as em células cancerígenas, sendo uma das doenças que mais mata no mundo. E para inibir o avanço dessa enfermidade é importante ter bons hábitos, como uma alimentação saudável, exercitar o corpo e cuidar da mente.

A cebola, segundo pesquisas, ajuda a prevenir a doença, pois é rica em antioxidantes e enxofres capazes de combater as células cancerosas. Logo, o seu consumo diário foi associado à redução de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, estômago, ovário, pulmão e próstata.

É rica em compostos saudáveis

As cebolas são ricas em substâncias saudáveis, dentre elas estão: a quercetina, antocianinas, saponinas, tiosulfinatos e enxofres, como sulfetos e os polissulfuretos. Esses e outros compostos possuem propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e hipoglicemiantes.

Algumas espécies de cebolas contêm mais ou menos desses princípios ativos. Como é o caso das cebolas amarela e vermelha que possuem uma concentração maior de antioxidantes, em relação à cebola branca. No entanto, quando cozidas pode haver uma perda considerável dos seus nutrientes.

Saiba como utilizar a cebola no tratamento de sintomas

Duas cebolas roxas na terra

Você sabia que é possível utilizar a cebola para aliviar diversos sintomas, como cólicas, congestão do peito e dores de ouvido? A seguir, você vai aprender dicas e receitas para te ajudar no tratamento desses e outros problemas de forma simples, rápida e sem gastar muito. Para saber mais, continue a leitura.

O uso da cebola para tratamento de infecções e dores de ouvido

Para quem sofre de infecções e dores constantes de ouvido, a cebola pode auxiliar no tratamento. Para utilizá-la é muito simples, basta cortar uma cebola em cubos e colocar dentro de uma meia fina. Depois é só amarrar e pôr sobre o ouvido até a dor passar.

Outra alternativa é aquecer levemente a cebola, em seguida use um espremedor para tirar o suco. Com o uso de um algodão ou de um gaze embebida com o suco da cebola e coloque dentro do ouvido, de preferência, durante a noite. Lembrando que o líquido deve ser de morno para frio, para evitar lesões.

O uso da cebola para alívio da cólica

Para aliviar a cólica, principalmente intestinal, o chá da cebola é uma excelente opção. Comece cortando a cebola em rodelas dentro de uma panela e em seguida acrescente uma xícara de água. Deixe ferver por 2 minutos e desligue o fogo. Aguarde o chá esfriar e se preferir use o mel para adoçar.

O recomendado é beber uma colher de sopa a cada uma hora até a dor passar. Bebês acima de 1 ano e crianças podem tomar o chá, porém o mais indicado é usar somente a casca da cebola.

O uso da cebola para redução da tosse

O xarope caseiro feito com a cebola, é um excelente remédio para reduzir a tosse. O preparo é fácil, porém deve-se seguir alguns passos para garantir o efeito desejado. Para começar, reserve um pote de vidro com tampa, açúcar e em seguida corte uma cebola em rodelas.

Agora, coloque as rodelas de cebola alternando com o açúcar, montando várias camadas. Tampe o recipiente e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, os ingredientes devem formar um líquido caramelizado. Tome uma colher de sopa de xarope a cada 3 horas até melhorar a tosse.

O uso da cebola para melhoria no aspecto de cortes

Devido às propriedades antissépticas da cebola é possível tratar ferimentos rasos na pele. Isso porque o vegetal é capaz de desinfetar e acelerar a cicatrização do machucado. É bem simples: corte uma rodela bem fina da cebola e coloque sobre o local, assim, deixará a ferida limpa. Em seguida, cubra a pele com a casca e prenda com um esparadrapo.

Repita esse processo até que o corte tenha cicatrizado totalmente, fazendo a troca regularmente. Contudo, se o ferimento estiver profundo, apenas estanque o sangue e procure por atendimento médico para realizar a sutura da lesão.

A cebola para conter hemorragias e evitar o surgimento de furúnculos

A cebola também auxilia na contenção da hemorragia e evita que o furúnculo inflame. Isso se deve aos compostos presentes no vegetal que possuem ação anti-inflamatória e antisséptica. Logo, é só colocar uma rodela de cebola em cima do local afetado, cobrir tapar com uma gaze e deixar de um dia para outro.

Portanto, faça esse procedimento à noite, na hora de dormir, para preservar o curativo e agir por mais tempo. E, claro, evitar que o odor característico da cebola não propague no ambiente e impregne na roupa.

A cebola na saúde oral

Graças às substâncias antivirais, bactericida e anti-inflamatória, a cebola ajuda a prevenir doenças nos lábios, língua e garganta. Além disso, na sua composição contém flúor, ativo muito importante na preservação do esmalte dos dentes e no combate a cáries.

Por isso, mastigar a cebola crua por cerca de 2 minutos, é uma excelente forma de combater os germes e as bactérias da boca. Contudo, opte pela cebola roxa, que é mais adocicada, facilitando a mastigação.

O uso da cebola para alívio da congestão no peito

Com ação expectorante, a cebola também é indicada para aliviar a congestão do peito. Para isso, é preciso bater a cebola com um pouco de óleo de coco até formar uma pastinha. Depois é só passar sobre o peito e cobrir o local com uma camisa ou uma toalha, e deixe agir, pelo menos, por 1 hora e remova a mistura.

A forma de preparo pode interferir na absorção dos benefícios da cebola?

Cebola picada em pote e duas cebolas e faca ao lado

Como vimos, a cebola é um alimento rico em nutrientes e vitaminas de extrema importância para manter o corpo saudável e protegido contra agentes nocivos. Contudo, para obter todos os benefícios desse vegetal, o consumo deve ser de forma crua, ou seja, ao cozinhá-la há uma perda significativa das suas substâncias.

Além disso, existem diferentes tipos de cebolas e cada uma delas possui uma concentração maior ou menor dos seus compostos. A cebola amarela e vermelha, por exemplo, pode conter até 11 vezes mais quercetina, antioxidante responsável por combater os radicais livres e manter um bom funcionamento do organismo.

Portanto, a escolha e o preparo da cebola fazem toda diferença para que suas propriedades sejam bem absorvidas no corpo. No entanto, se ao consumir o vegetal e apresentar algum desconforto, suspenda o seu uso imediatamente e substitua por outros temperos ou hortaliças para preparo de saladas e outros pratos.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Alimentos para aumentar a imunidade: frutas, verduras, legumes e mais!

Alimentos para aumentar a imunidade: frutas, verduras, legumes e mais!

Os alimentos relacionados com o aumento e manutenção da imunidade são diversos. Conheça neste artigo alimentos poderosos e as suas características!


Iogurte natural: benefícios, para que serve, malefícios, como comer e mais!

Iogurte natural: benefícios, para que serve, malefícios, como comer e mais!

O iogurte natural é saudável e benéfico para o organismo, além de ajudar nas dietas de emagrecimento. Para saber mais sobre esse alimento, confira nosso artigo!


Vitamina para aumentar a imunidade: as melhores para o sistema imunológico!

Vitamina para aumentar a imunidade: as melhores para o sistema imunológico!

As vitaminas possuem um papel fundamental no aumento das defesas do corpo e no sistema imunológico. Veja mais sobre elas no nosso artigo!


Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

A cenoura é um vegetal rico em betacaroteno, antioxidantes e flavonoides, importantes para o bom funcionamento do corpo. Conheça mais sobre o seu suco!


Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Conheça a ora-pro-nóbis, uma planta rica em fibras, proteínas e vitaminas com diversos atributos positivos para a saúde. Entenda aqui como consumir!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!