As 10 melhores águas termais em 2022: da Ruby Rose, Vichy e mais!

As 10 melhores águas termais em 2022: da Ruby Rose, Vichy e mais!

Para pele ressecada ou irritada, um dos produtos mais indicados é a água termal. Conheça mais o produto e saiba quais são as 10 melhores águas termais de 2022!


Quais as melhores águas termais em 2022?

Mulher passando água termal em mãos.

Oriunda de fontes termais naturais, a chamada água termal se tornou um produto muito requisitado entre as pessoas que gostam de manter a pele sempre bem hidratada e protegida. A substância possui princípios ativos que acalmam a pele e dão uma intensa sensação de frescor advinda de elementos naturais.

O uso de águas termais está relacionado à recuperação da pele depois de momentos de estresse. Portanto, pessoas que passam grande parte do tempo no sol ou por sessões de depilação, por exemplo, geralmente têm que fazer o uso da água termal para cuidar da pele e evitar problemas futuros.

Mas, como todo e qualquer cosmético, as águas termais são apresentadas em várias versões e por diversas marcas. Com isso, a missão de escolher que água termal utilizar fica um pouco complicada. Para tanto, criamos esse artigo para apontar quais são as melhores águas termais disponíveis no mercado em 2022 e do que você precisa saber para fazer a escolha certa. Confira!

Como escolher a melhor água termal

Pessoa aplicando água termal.

Neste tópico inicial, abordaremos a principal questão de quem vai comprar uma água termal, que é saber os pontos principais de um bom produto. Nos próximos cinco subtópicos, veja o que levar em consideração na escolha e por que aquilo é importante. Não deixe de ler!

Escolha os melhores ativos para o seu tipo de pele

É correto afirmar que negligenciar o seu tipo de pele pode significar o insucesso da utilização de uma água termal, seja ela qual for. Por isso, antes de tudo, conheça o seu tipo de pele, que pode ser oleosa, seca, mista ou normal. Depois de entender quais as suas necessidades, esteja atento a quais substâncias fazem bem para o seu rosto e como atuam em sua pele.

Conheça alguns dos principais componentes das águas termais e saiba as suas propriedades e benefícios para a pele:

• Ácido cítrico: encontrado em frutas como o limão e a laranja, essa substância é um conservante natural que tem poder antioxidante;

• Bicarbonato de sódio: é um tipo de sal advindo de uma composição química única. A sua principal função é equilibrar o pH, neste caso, da pele;

• Cálcio: o cálcio é importante sobretudo para os ossos, pois tem a capacidade de fortalecê-los. Contudo, a sua ação na pele pode torná-la mais firme e resistente;

• Cobre: na pele, o cobre estimula a produção de colágeno, pois aumenta o número de glóbulos vermelhos e brancos, o que também afeta positivamente as defesas da derme e epiderme;

• Manganês: este mineral poderoso pode fomentar a produção de colágeno e atuar no aumento da taxa de cicatrização da pele;

• Magnésio: o magnésio diminui a oleosidade da pele, reduzindo a incidência de inflamações, cravos, espinhos e até feridas;

• Zinco: exibe poder contra inflamações de pele diversas, como eczemas e acne, pois age como um anti-inflamatório natural;

• Pantenol: esse tipo de álcool tem uma forte ação hidratante, pois diminui a perda de água pela pele, melhorando a elasticidade da epiderme;

• Potássio: esse mineral amplamente encontrado nas bananas tem uma série de benefícios para a pele, dentre eles a ação anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, emoliente, hidratante e etc;

• Ferro: o ferro produz colágeno e elastina, promovendo maciez e resistência ao órgão;

• Fósforo: o fósforo atua diretamente na composição celular da pele, fortalecendo as estruturas e, portanto, o órgão em si;

• Selênio: equilibra a absorção de raios UV, protegendo a pele de insolação, hiperpigmentação e problemas mais graves, como queimaduras e cânceres de pele;

• Silício: estimula a regeneração celular e o fortalecimento das fibras da pele.

Prefira água termal sem parabenos e fragrância para evitar reações

Os parabenos são compostos amplamente utilizados como conservantes para cosméticos e outros produtos químicos relacionados à beleza e a cuidados pessoais. Porém esses produtos são nocivos à saúde de humanos e animais.

Acontece que, quando entram em contato com pele, os parabenos causam distúrbios endocrinológicos, desequilibrando a produção e a alocação de hormônios pelo corpo. A substância é considerada um disruptor endócrino e não é recomendada para uso, uma vez que, mesmo quando utilizada em pequenas quantidades, pode fazer mal à saúde.

As fragrâncias artificiais, por sua vez, são outro tipo de inimigo da pele e do organismo humano de uma forma geral. Por conterem aromatizantes não naturais, esses produtos irritam a pele e podem causar até lesões em peles mais sensíveis. A utilização de produtos que contenham esses compostos também não é recomendada.

Saiba escolher entre água termal ou dermatológica para uma melhor experiência

Existem muitas semelhanças entre a água termal e a água dermatológica. As duas substâncias hidratam, suavizam e protegem a pele, podendo ser usadas depois de exposições severas, uso de maquiagem ou como preparo para a utilização de hidratantes, por exemplo.

Contudo, uma informação que pode servir como guia para a escolha é a de que águas termais são mais indicadas para peles sensíveis, que sofrem com irritações constantes, pois não possuem parabenos e essências artificiais.

Enquanto isso, as águas dermatológicas são indicadas para peles menos sensíveis, que precisem apenas de proteção contra raios UV e lesões aparentes, por exemplo, por possuírem alguns elementos químicos em sua composição.

Confira o custo-benefício de embalagens grandes ou pequenas de acordo com suas necessidades

Para evitar gastos desnecessários e o desperdício de produtos, tenha em mente como e por quanto tempo irá usar a água termal. Compre o produto numa quantidade suficiente para aquela demanda de uso específica.

Águas termais são vendidas em diversos tipos de embalagens, que contêm quantidades igualmente variadas: 50 ml, 100 ml, 150 ml, 300 ml e outras. Para quem vai usar o produto diariamente, o indicado seriam embalagens de 300 ml. Enquanto isso, quem quer comprar uma água termal para levar em uma viagem pode optar por um frasco de 50 ml ou 100 ml.

Não se esqueça de conferir se a fabricante realiza testes em animais

Apesar de serem amplamente reconhecidos como práticas amorais, os testes de produtos químicos em animais como roedores e macacos, por exemplo, ainda são muito utilizados pelas grandes indústrias cosméticas mundo afora.

Porém, para tentar mitigar essa prática, o ideal é escolher produtos que não tenham sido fabricados por empresas que utilizem animais em seus testes, que, muitas vezes, provocam a morte dos bichos. Portanto, ao escolher a água termal ideal para o seu rosto, pesquise sobre o fabricante e tente saber se ele mantém essas práticas.

As 10 melhores águas termais para comprar em 2022

Agora que você já sabe os pontos de destaque para se observar antes de comprar uma água termal, veja na lista abaixo os 10 melhores produtos desse tipo disponíveis em 2022. Preparamos a lista com atenção à qualidade e ao custo-benefício. Veja!

Dermage Improve C Acqua

Combate o estresse oxidativo da pele

A Dermage Improve C Acqua é um produto altamente eficaz na hidratação e na proteção de todos os tipos de pele, seja em dermes maduras ou jovens.

Essa água termal da Dermage é composta por vitamina C pura, aliada a traços de vitamina E e ácido felúrico. Essas três substâncias ativas são capazes de combater os radicais livres que atuam na pele, provocando oxidação.

Além disso, o produto promove uma sensação de frescor na pele, suavizando e equilibrando o seu pH. Com isso, um efeito anti-idade também é notado, uma vez que um pH ácido resseca a pele e pode acabar provocando o aparecimento de rugas e outros efeitos da oxidação.

Ativos Vitamina C10, Vitamina A e Ácido Ferúlico
Fragrância Não possui
Volume 155,4 g
Parabenos Não possui
Cruelty Free Não

Ruby Rose Água Termal

Mais minerais: mais hidratação e mais proteção

A água termal da marca Ruby Rose possui uma concentração de minerais maior do que a maioria das águas termais de outras marcas. Essa propriedade por si só aumenta o potencial de hidratação e proteção do produto.

O fato de ser mais pura, é resultado do processo de extração dessa água termal, que vem diretamente do subterrâneo para a linha de envasamento, e depois para o consumidor. Sendo assim, é um produto sem mistura de química que poderia prejudicar, e não beneficiar, a pele das pessoas.

Além da hidratação potencializada e da proteção extra, a Ruby Rose Água Termal faz a reposição de sais minerais da pele, refresca, acalma e dá mais luminosidade.

Ativos Óleo de coco, minerais essenciais
Fragrância Coco
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Sim

Institut Esthederm Eau Cellulaire Brume

Exclusividade e eficácia comprovada

A Institut Esthederm Eau Cellulaire Brume, ou simplesmente Água Celular do Institut Esthederm, é uma substância única, patenteada pela empresa de cosméticos. Esse produto possui alta concentração de ácido hialurônico, o que potencializa seus efeitos positivos na pele.

Para este produto, o Institut Esthederm inovou ao aliar o poder de águas termais ricas em sais minerais essenciais ao ácido hialurônico, que é um princípio ativo muito requisitado em vários tipos de tratamentos dermatológicos. Com essa junção, nesse produto que ganhou o nome de água celular, o usuário terá mais eliminação de impurezas em sua pele.

A Água Celular do Instituto Esthederm tem ainda os efeitos energizante e revitalizante, pois promove a regeneração celular. Essas propriedades combatem diretamente o envelhecimento da pele e o aparecimento de marcas de expressão, por exemplo.

Ativos Água termal e ácido hialurônico
Fragrância Não possui
Volume 100 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Não

Profuse Água Dermatológica

O poder da arnica contra inflamações cutâneas

Extraída de fontes naturais das quais saem águas dermatológicas de altíssima qualidade, a Profuse Água Dermatológica é resultado de um processo de aperfeiçoamento que produz uma solução capaz de combater inflamações na pele de todo o corpo.

A Profuse Água Dermatológica pode ser incluída em rotinas de skin care diário, pois atua na eliminação de microorganismos que provocam acne, cravos e outras deformidades provenientes do excesso de oleosidade e da poluição, por exemplo.

Por fim, vale destacar que a arnica e o pantenol são os dois princípios ativos desse produto que mais se sobressaem. Enquanto a arnica é um poderoso anti-inflamatório natural que serve como um calmante para a pele, o pantenol hidrata e suaviza a derme, retardando o envelhecimento das células cutâneas.

Ativos Pantenol, oligoelementos e arnica
Fragrância Não possui
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Sim

Anna Pegova Água Termal Dermatológica

A partir de R$ 108,00

Todos os benefícios de uma água termal pura

A marca Anna Pegova embarcou em sua água termal o que de melhor pode-se ter nessa classe de produtos: a pureza e simplicidade de um produto que, por essência, precisa ser o mais natural possível.

Por sair diretamente das fontes termais subterrâneas para as mãos do consumidor final, sem passar por nenhum processo de mistura, essa água termal conserva todos os componentes importantes, como o manganês, o pantenol (vitamina B5), silício, zinco e outros.

A conservação desses princípios ativos naturais faz com que o produto traga em sua fórmula todas as propriedades de uma água termal “de verdade”. Essas substâncias promovem diversos benefícios à pele, como hidratação, cicatrização, regeneração e ação anti-idade.

Ativos Água termal pura e minerais essenciais
Fragrância Não possui
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Sim

Lindoya Verão Thermal

Um mix de minerais que fazem bem para a pele

A Lindoya Verão Thermal é uma água termal 100% pura, extraída direto de fontes naturais e envasada para uso dermatológico sem passar pelo processo de industrialização comum a outros produtos cosméticos. O seu diferencial está na junção de benefícios, que acontece por causa dos seus muitos componentes importantes.

Esse produto pode ser usado todos os dias e por pessoas que tenham pele sensível ou não. É muito comum a sua inclusão em rotinas de limpezas de pele caseiras, pois o seu uso diário ajuda no combate à oleosidade à flacidez e causa limpeza real, com a “expulsão” de impurezas que se alojam nos poros.

É possível encontrar também minerais ricos, como magnésio, cálcio e silício na Lindoya Verão Thermal. Essas substâncias agem no fortalecimento das estruturas da pele, estimulando a produção de colágeno e a regeneração celular. Dessa forma, quem utiliza essa água termal garante uma pele jovem por mais tempo.

Ativos Sais minerais
Fragrância Não possui
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Sim

Uriage Água Termal

A partir de R$ 174,72

Tecnologia europeia a serviço do bem estar da pele

Totalmente livre de bactérias e poluição de qualquer tipo, a Uriage Água Termal vem diretamente das fontes portuguesas para a pele de pessoas do mundo inteiro. Esse produto possui diversos componentes importantes que hidratam, protegem e acalmam a pele.

O fator que deve ser levado em consideração para o entendimento da ação do produto, é a manutenção que a Uriage promove da forma natural do líquido. Quanto mais pura uma água termal for, mineirais terá, o que consequentemente fará o produto mais eficaz na revitalização e proteção da pele.

Como foi dito anteriormente, a Uriage Água Termal pode hidratar, acalmar e proteger a pele ao mesmo tempo. Porém, o seu principal diferencial é o alto poder de absorção. Estima-se que, em apenas uma hora após a aplicação, haja um aumento de mais de 32% de hidratação na pele do local da aplicação.

Ativos Água termal e água micelar
Fragrância Não possui
Volume 250 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Sim

Avène Eau Thermale

Conforto imediato

A Avène Eau Thermale, ou Água Termal Avène, em tradução livre do francês para o português, é uma água termal de ação imediata. Basta apenas um aplicação sobre a área irritada ou com tendência a irritação, e o processo inflamatório cessa rapidamente.

O produto pode ser usado todos os dias em limpezas de pele ou apenas para alívio de desconfortos dermatológicos. Além de atuar no combate a inflamações cutâneas, reduzindo até 100% das alterações na pele, a água termal da Avène prepara a derme e a epiderme, tornando-as mais resistentes.

Segundo o fabricante, esse cosmético já teve a sua eficácia comprovada por mais de 150 estudos clínicos. Ainda segundo a Avène, esses ensaios mostraram que as moléculas de nitrogênio existentes na composição do produto se unem a minerais também presentes para formar barreiras de proteção na pele receptora.

Ativos Nitrogênio e sais minerais
Fragrância Não possui
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Não

La Roche-Posay Thermal Spring Water

A qualidade de uma das melhores águas termais do mercado

A La Roche-Posay Thermal Spring Water é uma água termal de alta qualidade. Esse produto é indicado para qualquer tipo de pele, desde as mais sensíveis, de recém-nascidos, até as de idosos que tenham a pele já bastante castigada pela ação do tempo.

A água termal da La Roche-Posay pode ser usada todos os dias e para atender os mais diferentes intuitos, desde hidratações casuais e skin cares diários, até limpezas de pele profundas. Os elementos que compõem o produto agem em qualquer situação, mas sem provocar efeitos colaterais.

Vale ressaltar, também, a alta concentração de selênio e as propriedades probióticas que existem nesse composto. Com isso, é correto afirmar que a La Roche-Posay Thermal Spring Water é um formidável terapêutico para a pele.

Ativos Sais minerais
Fragrância Não possui
Volume 300ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Não

Vichy Laboratoris Eau Thermale Minéralisante

Requinte no cuidado com a pele

A Vichy Laboratoris Eau Thermale Minéralisante, também conhecida como Água Termal Mineralizante Vichy, ou ainda Água Vulcânica de Vichy, é um cosmético conhecido mundialmente e amplamente usado por celebridades.

A alcunha de “água vulcânica” não é sem motivo, uma vez que algumas linhas de produção desse produto realmente trabalham com água advinda de gêiseres termais que ficam sob vulcões. Isso só aumenta a credibilidade do produto que é recheado de todo o tipo de sais minerais essenciais para a pele.

O resultado do uso desse produto é a ação calmante e hidratante agindo imediatamente na pele, até as camadas mais profundas. A composição da Água Termal Mineralizante Vichy é, como o nome já denuncia, recheada de minerais essenciais que hidratam, fortalecem e protegem peles de todas as idades e tipos.

Ativos Sais minerais essenciais e oligoelementos
Fragrância Não possui
Volume 150 ml
Parabenos Não possui
Cruelty Free Não

Outras informações sobre água termal

Embalagens de água termal.

Temos ainda três pontos a tratar sobre as águas termais. Entenda nos subtópicos a seguir como usar a água termal adequadamente e como se dá o uso da água termal nos cabelos. Por fim, conheça outros produtos que também podem acalmar e hidratar a pele!

Como usar a água termal adequadamente

Há um consenso entre os dermatologistas no sentido de que o uso da água termal não tem contraindicações prévias. Pode ser feito várias vezes ao dia, tenha o indivíduo o intuito de proceder com alguma técnica de limpeza de pele ou apenas de refrescar-se.

Ademais, recomenda-se que a água seja aplicada com borrifadas com jatos que estejam a até 20 cm de distância do rosto. Vale lembrar também que a água termal potencializa o efeito de produtos usados em limpeza de pele, maquiagens e hidratantes. A substância pode ser usada momentos antes ou após a aplicação ou uso dos cosméticos.

O uso da água termal nos cabelos

Semelhantemente ao que acontece com a pele do rosto, o uso de água termal nos cabelos também traz diversos benefícios. Os componentes da água termal, sobretudo os minerais, têm propriedades capazes de fortalecer os fios, dar brilho e estimular o crescimento.

A aplicação da água termal no cabelo é extremamente simples. Basta borrifar o produto diretamente no cabelo e penteá-lo normalmente. É recomendado que o uso seja feio após a lavagem do cabelo e que, se possível, a água seja aplicada também no couro cabeludo, pois agirá também no combate a infecções como a seborreia e no combate à caspa.

Outros produtos para acalmar e hidratar a pele

Por ser um país com dimensões continentais, o Brasil entrega uma “loucura climática” aos seus habitantes, com variações térmicas entre as regiões. Por causa disso, os brasileiros em geral sofrem com irritações e até lesões de pele, sejam peles sensíveis ou não.

Produtos como a água termal estão aí para ajudar nesse sentido, mas a água termal não é a única que acalma e hidrata a pele sofrida. Se você preferir, pode usar os seguintes produtos no lugar da água termal para cuidar da sua pele:

• Gel hidratante facial: geralmente comercializados em embalagens com aplicador, podem ser aplicados diretamente na pele com movimentos circulares que facilitam a hidratação;

• Água de limpeza: usada para higienizar a pele antes da aplicação de maquiagens ou durante processos de limpeza de pele;

• Água dermatológica: tem o objetivo de uso semelhante ao das águas termais, com a diferença de que têm alguns princípios ativos extras;

• Espuma de limpeza facial: também chamadas de “shampoos de rosto”, as espumas de limpeza facial podem ser utilizadas mais de uma vez por dia e têm efeito refrescante na pele.

Escolha a melhor água termal de acordo com as suas necessidades

Embalagens de água termal.

Com a posse das informações contidas neste completo compilado sobre a água termal, você já sabe do que esse produto é capaz e quais são os 10 melhores tipos encontrados nos mercado em 2022.

Contudo, na hora de escolher a água termal ideal para o seu tipo de pele, leve em consideração seu estilo de vida e principalmente suas reais necessidades. Evite comprar produtos que não atendam às suas necessidades para evitar perder dinheiro. Se houver dúvidas, não hesite em conferir nosso ranking!

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


dermocosméticos

Artigos relacionados


As 10 melhores pomadas para acne de 2022: Darrow, Cimed, Acnezil e mais!

As 10 melhores pomadas para acne de 2022: Darrow, Cimed, Acnezil e mais!

As pomadas para acne são uma ótima solução para acabar com esse problema. Clique para saber qual é a melhor para você e conhecer as 10 melhores de 2022!


As 10 melhores argilas rosas de 2022: benefícios, como usar e mais!

As 10 melhores argilas rosas de 2022: benefícios, como usar e mais!

Sabia que a argila rosa é ótima para o rosto, corpo e até mesmo cabelos? Entenda aqui tudo sobre a argila rosa e ainda veja as 10 melhores do mercado em 2022!


Os 10 melhores secativos para espinhas de 2022: Adcos, Neutrogena, Asepxia e mais!

Os 10 melhores secativos para espinhas de 2022: Adcos, Neutrogena, Asepxia e mais!

Quer acabar com as espinhas? Neste artigo vamos falar sobre os secativos para espinhas e indicaremos quais os melhores produtos do mercado em 2022. Veja!


Os 10 melhores cremes para celulite de 2022: Nivea, Imecap, Raavi e mais!

Os 10 melhores cremes para celulite de 2022: Nivea, Imecap, Raavi e mais!

Com o creme certo, você pode acabar de vez com a sua celulite. Confira neste artigo os 10 melhores cremes para celulite de 2022 e escolha o seu!


Os 10 melhores produtos para olheiras de 2022: L’Oréal Paris, Vichy, Tracta e mais!

Os 10 melhores produtos para olheiras de 2022: L’Oréal Paris, Vichy, Tracta e mais!

Está com expressão de cansaço e sem vida por conta das olheiras? Existem produtos que podem te ajudar a eliminá-las, toque aqui e descubra quais são!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.