10 Chás anti-inflamatórios: caseiro, gengibre, verde e mais!

10 Chás anti-inflamatórios: caseiro, gengibre, verde e mais!

Sofre de inflamações e não sabe como se livrar delas? O Sonho Astral apurou e descobriu dez excelentes chás que podem te ajudar! confira as dicas!


Por que tomar Chá anti-inflamatório?

Chá na xícara.

As inflamações orgânicas não tem hora para aparecerem. Problema recorrente na vida das pessoas, esses incômodos são muito comuns em períodos frios e atacam especialmente as crianças e idosos. Os baixinhos são casualmente afetados por crises de garganta inflamada e problemas respiratórios, o que também acomete as pessoas com mais idade.

Dentre as principais causas para as inflamações, além da friagem, estão incluídas a alimentação deficiente e falta de vitaminas ou nutrientes necessários ao corpo. Para tanto, é necessário o acompanhamento médico e aquela bateria de exames, além do uso de medicamentos fortes para combater estes incômodos.

Como tratamento casual e de forma bastante simples, os remédios caseiros ajudam nos tratamentos contra inflamações. Dentre as alternativas, os chás caseiros são uma ótima dica para ajudar no combate às inflamações. Pensando nisso, o Sonho Astral pesquisou e descobriu que os produtos naturais fortalecem o organismo e podem afastar a recorrência das inflamações. Por isso, te convidamos a ler este tutorial para descobrir o que os chás podem proporcionar de bom ao corpo e melhorar a saúde. Vamos lá?

Chá anti-inflamatório com cravo-da-índia

Chá com cravo.

Muito utilizado no preparo de refeições e sobremesas doces, o cravo da índia é visto como um excelente produto que é forte, aromático e contém propriedades que beneficiam o sistema imunológico. Eficaz, os cravos podem ajudar no combate às inflamações comuns e seu chá reúne o melhor de seus nutrientes. Confira a seguir, o que este elemento natural pode ajudar você em seu dia a dia.

Propriedades

Conhecido cientificamente como Syzygium Aromaticus, o cravinho tem excelentes efeitos para inibir inflamações e outras doenças oportunistas. Medicinal, o cravo da Índia auxilia no apetite sexual e é ricos nas vitaminas A, E e beta caroteno. Muito usado para fortalecer a alimentação, também é ingrediente principal na fabricação de cosméticos.

O óleo extraído desta erva é muito usado como hidratantes, tempero e alternativa para tratamento capilar. Dentre suas excelentes propriedades, ele pode combater doenças simples como outras mais complexas, como infecções comuns, e também pode ser um paliativo no tratamento de câncer.

Com propriedades antioxidantes, o chá de cravo da Índia tem efeitos que limpam o organismo e ainda auxilia no trato digestivo e elimina toxinas que se acumulam em órgãos como fígado, pâncreas e rins.

Indicações

Além de ajudar no combate às inflamações e infecções, o chá de cravo da índia auxilia diretamente no metabolismo corporal. Termogênico, ajuda o organismo na eliminação de resíduos naturais, é diurético, o que facilita a excreção de toxinas, possui efeitos que ajudam no emagrecimento e possui ações que eliminam bactérias e fungos.

Para as células, o chá elimina agentes que inibem a correta multiplicação e desenvolvimento destas estruturas. E também protege o núcleo central celular, criando bloqueios para que doenças malignas se instalem no centro e alterem o DNA das estruturas corporais.

O cravo da Índia possui Eugenol, o que facilita o alívio contra dores provocadas por irritações, inflamações ou infecções. Para os dentes, o cravo reduz os incômodos gerados por cáries, problemas na gengiva e outros males da boca.

Contraindicações

Mesmo sendo benéfico em suas propriedades, é necessário atenção para consumir o chá de cravo de Índia. Em especial, as lactantes e gestantes não devem fazer uso do chá, para não afetar o desempenho da gravidez ou causar alterações no leite materno.

Sendo um produto de aroma doce e forte, o cravo da Índia deve ser evitado para quem sofre de problemas estomacais, como gastrite e úlceras. Em outra causa negativa, o cravinho pode provocar irritações na pele e boca. Portanto, converse com especialistas ou médicos, sobre o consumo regular do chá de cravo da Índia.

Ingredientes

Para preparar um chazinho gostoso, leve e forte, você não gastará tempo ou terá trabalho. O chá de cravo da Índia fica pronto em minutos e deve ser consumido logo após seu preparo. Por isso, se está com problemas de saúde, faça uso do chá e sinta seus efeitos agirem positivamente sobre seu corpo. Você encontra facilmente o produto em supermercados ou lojas de produtos naturais, Lápis e papel na mão, tome nota dos ingredientes.

- Um litro de água
- Dez gramas de cravo da índia

Se preferir, você pode utilizar a versão em pós do cravo da Índia, que deve ser diluído na água quente. Use duas colheres de café para a composição.

Como fazer

Fácil de preparar, o chá fica pronto em instantes. Ferva a água e acrescente os cravos. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Desligue o fogo e mantenha na infusão por mais 15 minutos. Coe, reserve e tome até três xícaras ao dia.

Chá anti-inflamatório com hortelã

Chá com hortelã.

Outra dica excelente para afastar infecções e inflamações, o hortelã é um vegetal muito eficiente para compor chás. Ricos em vitaminas e além de ser usado em sucos e outras receitas, a planta possui propriedades suficientes que auxiliam em tratamentos de saúde. Para tanto, é necessário atenção no consumo do vegetal, para que seu uso surta os efeitos desejados no organismo. Por isso, acompanhe a seguir os benefícios que o chá de hortelã pode trazer a você.

Propriedades

Usado em receitas e por ter sabor adocicado e refrescante, o hortelã, quando usado em chás, combina seus elementos com o alívio que o vegetal pode trazer ao corpo. Para combater dores e reduzir a possibilidade de infecções, o chá de hortelã é comum para combater e curar gripes, resfriados e facilitar a curas de problemas respiratórios.

Dentre suas propriedades, o chá de hortelã proporciona efeito analgésico e é muito indicado para reduzir sintomas de má digestão. Diurético, elimina toxinas orgânicas, auxilia no trato intestinal e reduz aquelas sensações de estufamento após fartas refeições.

Indicações

Indicado como remédio natural, o chá de hortelã é indicado a várias causas. Se sofre de constantes problemas intestinais, o hortelã limpa o trato digestivo e pode combater males provocados por prisão de ventre, para dores abdominais, o chá de hortelã reduz causas e incômodos.

Dentre outras indicações, o chá da planta pode ajudar a reduzir seu colesterol e equilibrar os níveis glicêmicos. Como age diretamente na circulação, seus efeitos antioxidantes afastam as infecções e podem evitar problemas cardiovasculares. Diurético, é capaz de eliminar toxinas e ajuda em dietas e no emagrecimento.

Contraindicações

Mesmo possuindo ações benéficas, o hortelã pode apresentar efeitos negativos a quem possui sensibilidade ou intolerância à planta. Não deve ser consumido por crianças menores de cinco anos e devem ser evitados por gestantes e lactantes, a fim de que não prejudiquem a gravidez e o aleitamento materno.

Portanto, antes de adotar o chá em seu cotidiano, converse com especialistas ou médicos para obter esclarecimentos sobre o consumo da bebida.

Ingredientes

O preparo do chá de hortelã é rápido, fácil e não gera maiores trabalhos. Podendo ser adquirido em feiras, supermercados ou através de ervas secas em lojas naturais, o chá de hortelã te ajudará no equilíbrio de seu organismo e poderá combater diversos males, como os indicados nos tópicos anteriores deste texto. Anote as receitas e siga nossas dicas de consumo.

Como fazer

Podendo ser preparado com suas folhas frescas ou ervas, o chá de hortelã combinará excelentes nutrientes. Podendo ser combinado com outros produtos, você pode turbinar seu chá. Siga as dicas de preparo para ter excelentes resultados com a bebida.

- Meio litro de água
- Seis folhas frescas de hortelã ou uma colher de sopa de erva secas da planta

Se preferir, acrescente um pau de canela na mistura ou duas rodelas de gengibre. Ferva a água e a seguir, acrescente as folhas ou ervas, e ingredientes adicionais. Deixe cozinhar por dez minutos. Abafe por mais dez minutos, coe e sirva-se.

Chá anti-inflamatório com alho, gengibre e limão

Chá com gengibre e limão.

Através deste trio excelente, fazer o chá é altamente benéfico. Ricos em diversas vitaminas e nutrientes, quando combinados, o alho, gengibre e limão criam verdadeira barreira contra doenças oportunistas. Fortalecendo triplamente o sistema imunológico, estes elementos possui propriedades que combateram infecções e inflamações, e promoverão bem estar orgânico para o dia a dia pessoal. Confira as dicas para a bebida.

Propriedades

Observados como remédios caseiros, o alho, gengibre e limão possuem efeitos neutralizantes de limpeza e desobstrução orgânica. Combinados, causam bem estar e promovem revitalização ao sistema imunológico. Com isso, o chá de alho, gengibre e limão combatem gripes resfriados e podem ser consumidos como alternativa para reduzir sintomas de problemas pulmonares, estomacais e sanguíneos.

Indicações

Indicado para combater infecções e doenças oportunistas, o chá de alho, limão e gengibre reúnem poderes excelentes que ajudam na disposição diárias. Ricos em vitaminas A, complexo B, C e E, o chá auxilia no tratamento de doenças como gastrites, úlceras, além de limpar a flora intestinal.

Altamente diurético, pode combater altos índices de gordura no sangue. O chá ainda auxilia em processos de emagrecimento e é altamente indicado para quem sofre de gripes ou resfriados constantes. Agindo como antibacteriano, o chá elimina toxinas de órgãos como fígado, pâncreas e rins, e trabalha agilmente no sistema circulatório.

Contudo, vale a pena conversas com nutricionistas e médicos, a fim de se obter mais informações sobre os benefícios da bebida.

Contraindicações

A princípio, não há maiores restrições sobre o consumo do chá de limão, alho e gengibre. Porém, sugere-se consumir em quantidade moderada. Por ser uma bebida que concentrará acidez de seus ingredientes, pessoas com problemas de gastrite e úlcera devem ficar atentas com o consumo.

Gravidas e lactantes também devem observar os efeitos do chá, a fim de não haverem interferências em gestações ou processos de amamentação. Converse com médicos e especialistas, antes de fazer uso regular do chá.

Ingredientes

Para preparar o chá deste incrível trio natural e fortificante, não há trabalho. Fácil de preparar, a bebida fica pronta em instantes e pode ser consumida com mais elementos. O chá deve ser consumido de imediato, para que suas ações surtam efeitos mais ágeis no organismo. Tome nota e prepare seu chazinho.

- Um litro de água
- Meio limão
- Duas rodelas de gengibre
- Dois dentes de alho

Como fazer

Corte a metade de um limão em rodelas. Ferva a água e acrescente os ingredientes. Deixe ferver por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e em seguida, deixe na infusão por mais 15 minutos. Coe a mistura e reserve. Tome em seguida, preferencialmente morno. Se desejar, acrescente mel. Tome de uma a três xícaras, após as principais refeições.

Chá anti-inflamatório com cúrcuma

Chá com cúrcuma.

A cúrcuma, popularmente conhecido como açafrão, é outra dica para fazer chá contra processos inflamatórios. Comumente usado em receitas, a cúrcuma reúne nutrientes que auxiliam no combate de doenças simples e também agem como desintoxicante natural. Fortalecendo o sistema imunológico, a erva previne inflamações e para quem sofre com constantes crises de garganta, é uma alternativa cabível para acelerar os processos de cura. Confira adiante o que o chá pode proporcionar para a saúde.

Propriedades

Antioxidante, a cúrcuma pode ser utilizada para combater inflamações intestinais e ajuda no processo de limpeza do trato digestivo. Para úlceras ou gastrites, a raiz acelera a redução de lesões internas e estanca naturalmente os possíveis sangramentos intestinais.

Indicada para tratar problemas respiratórios, a cúrcuma pode ser boa dica para quem tem asma ou bronquite. Se você está com o colesterol elevado, a planta pode reduzir suas taxas de gordura, já que promove limpeza no sangue e elimina toxinas por seus efeitos diuréticos.

Indicações

Agindo em processos contra desinflamações, a cúrcuma pode ser ótima aliada para quem tem inflamações constantes na garganta, estômago e outras indicações clínicas. Para problemas de pele, sua ingestão ou aplicações de compressas facilitam cicatrizações. Rico em fibras e colágeno, o chá permite melhores cuidados com a aparência.

Ao fígado, é de eficiente agilidade para eliminar toxinas e resíduos não aproveitáveis, Digestivo, é boa dica para trazer alívio de estufamento estomacal, após fartas refeições. E promove saciedade, o que favorece os processos de dietas para emagrecimento.

Contraindicações

Para que não cause sintomas como irritações estomacais ou enjoos, o chá deve ser consumido com moderação. Em outro ponto negativo, pessoas que estejam fazendo tratamentos anticoagulantes ou sofrem com pedras na vesícula ou rins, não podem beber o chá.

Às gestantes ou lactantes, o consumo da bebida só pode ser feito após prescrições de obstetras ou clínicos gerais.

Ingredientes

Para fazer um chá de cúrcuma especial, não há maiores dificuldades e a bebida fica pronta em minutos. A bebida reúne os nutrientes da planta e seus efeitos promoverão resultados eficientes ao longo do consumo diário. Confira os ingredientes para preparar seu chá de cúrcuma.

- 150 ml de água
- Uma colher de café de cúrcuma

Como fazer


Ferva a água. Acrescente a cúrcuma. Deixe ferver por cerca de dez minutos. Em seguida, apague o fogo e deixe na infusão por mais algum tempo. Coe para eliminar resíduos. Tome morno. Se preferir, acrescente um pouco de mel. Beba três xícaras ao dia, após as refeições.

Chá anti-inflamatório com chá verde

Chá verde.


O chá verde tornou-se bastante popular, de alguns anos para cá. Visto pelas pessoas como um detox natural, a combinação destas ervas limpa as toxinas do organismo e equilibram as taxas sanguíneas. Visto como um rico complemento alimentar, o chá verde promove saciedade e com efeito diurético, excreta as toxinas acumuladas no organismo. Para o trato intestinal, promove limpeza e fortalece a flora intestinal. Continue a leitura e conheça mais sobre o chá verde.

Propriedades

Procurado para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável, o chá verde é muito comum para emagrecimento. A bebida contém muitos nutrientes que fortalecem o organismo e ajudam na redução de inflamações, infecções e doenças do aparelho digestivo.

De origem chinesa, o chá verde pode ser consumido, além do chá, através de cápsulas naturais. Ricos em vitaminas B, C e E, contém cálcio, magnésio, ferro, potássio e efeitos antioxidantes. Não possui calorias e é muito consumido no verão.

Indicações

O chá verde, conhecido como ótimo benefício no trato intestinal, é indicado para quem está de dieta e precisa eliminar altos níveis de gordura e açúcar no sangue. Beneficiando o fígado, o chá elimina toxinas constantes no órgão e pode ser boa dica a quem sofre de esteatose.

Em outros benefícios, o chá pode facilitar a função cognitiva, afasta riscos de câncer e ainda previne doenças degenerativas. Aos diabéticos, pode equilibra os níveis de açúcar no sangue. E como ajuda a eliminar gordura nas artérias, o chá ainda evita possíveis alterações cardiovasculares. E, aos mau humorados, o chá pode promover mais bem estar.

Contraindicações

Mesmo sendo altamente benéfico, o chá verde pede atenção a seu consumo. Pessoas com cálculos renais ou de vesícula não devem fazer uso do chá, devido à alta presença de cálcio. Por conter cafeína em sua composição, o chá pode provocar taquicardia. E ainda pode provocar alterações de humor, como crises de ansiedade, nervosismo ou agitação.

Por isso, vale a pena indicar para que sejam feitas consultas médicas, para mais esclarecimentos sobre o consumo correto da bebida.

Ingredientes

Para preparar o chá verde, não há maiores problemas ou dificuldades. O chá fica pronto em instantes e seus ingredientes podem ser encontrados em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais. Acompanhe a receita e prepare seu chá.

- Uma xícara ou mais de água
- Uma colher de chá, do chá verde
- Mel ou açúcar a gosto

Por ser uma bebida forte e sabor amargo, você pode acrescentar outras produtos para quebrar a “amargura” do chá. Como sugestão, pode incluir gotas de limão, canela em pó ou adoçantes naturais.

Como fazer

Após ferver a água, basta acrescentar o chá verde e deixar no cozimento por cinco minutos. Abafe e mantenha na infusão pode cerca de dez minutos. Coe e beba morno. O indicado é o consumo de até quatro xícaras ao dia. Por conter elementos como ferro, cálcio, zinco, entre outros, lembre-se de tomar a bebida moderadamente. Para tanto, converse com especialistas de ervas naturais e obtenha mais informações sobre o consumo do chá.

Chá anti-inflamatório com agrião

Agrião.

Conhecida planta benéfica para os pulmões, o agrião é bastante indicado para problemas respiratórios como asmas, bronquites ou tratamentos de pneumonia e tuberculose. Para tosse, é uma dica exemplar. Proporcionando alívio nas inflamações e infecções, a o chá de agrião ainda auxilia no trato digestivo e circulação sanguínea. Para conhecer mais, continue a leitura a seguir.

Propriedades

Rico em vitamina A e C, o agrião combate gripes, resfriados e outras doenças favoráveis ao corpo. Fortalecendo o sistema imunológico, a planta possuem agentes que eliminam bactérias e fungos do organismo. Contendo ferro e potássio, fortalece o corpo contra anemia e outros problemas circulatórios.

Para problemas digestivos, o chá pode reduzir probabilidades de doenças no fígado e equilibra a flora intestinal. É bom paliativo para tratar úlceras, gastrites e prisão de ventre. Diurético, elimina gorduras e agiliza os processos de emagrecimento. Como dica, deve ser usado com suas folhas frescas, já que suas ervas desidratadas não reúnem as propriedades indicadas.

Indicações

Dentre suas indicações, o chá de agrião é perfeito para quem está tratando inflamações de qualquer espécie. Contra doenças oportunistas, como gripes, resfriados e pneumonia, o chá fortalece o sistema imunológico, afastando o aumento de casos mais graves destas doenças.

Em outros efeitos, o chá é benéfico para curar tosse. No popular xarope de agrião, os níveis de cura são considerados eficientes. Para asma é bronquite, o chá promove alívio na intensidade deste problema e seu uso regular pode afastar definitivamente estes problemas ocasionais.

Contraindicações

Nas contra indicações, o chá não deve ser consumido em excesso. Para gestantes, há riscos de efeitos abortivos, devido à alta concentração de nutrientes que podem prejudicar o feto. Lactantes também não devem fazer uso da bebida, para quem não ocorram alterações no leite materno.

Também vale a pena informa que o uso constante do chá pode ocasionar problemas estomacais e no trato urinário. Portanto, peça dicas para seu médico, a fim de obter melhores desempenhos com o consumo regular do chá de agrião.

Ingredientes

No preparo do chá de agrião, você terá uma bebida rica em nutrientes que poderão te ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. O chá é fácil de fazer e em poucos minutos, terá um complemento eficiente e pronto para tratar doenças comuns. Confira os ingredientes a seguir.

- Meia xícara de chá de folhas e talos de agrião
- 100 ml de água
- Mel a gosto

Como fazer

Acrescente as folhas e talos do agrião na água fervente. Deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe tampado por até dez minutos. Coe, adoce com mel e tome preferencialmente morno. Como dica, tome duas ou três xícaras ao dia.

Chá anti-inflamatório com açafrão

Chá com açafrão.

Ajudando no emagrecimento e promovendo bem estar à saúde, o chá de açafrão é rico em propriedades que ajudam em processos de cicatrização e redução de inflamações. Muito utilizado no preparo de alimentos, o açafrão é um remédio natural potente, que é capaz de inibir a formação de doenças simples. Rico em propriedades importantes, você verá a seguir como o chá desta erva pode te ajudar no dia a dia e na saúde. Confira na leitura adiante.

Propriedades

De origem indiana, o açafrão é termogênico, o que equilibra o metabolismo do corpo humano. De aroma apimentado, é muito utilizado no tempero de carnes. Ricos em flavonoides, tem ação antioxidante que limpa o organismo e reduz toxinas de órgãos como fígado, pâncreas e rins.

O açafrão também é muito bom devido a seus ricos teores que protegem o coração. Ao sistema sanguíneo, promove limpeza que reduz as taxas de gorduras e equilibram demais níveis hormonais do corpo. Sem dúvidas, para a saúde é importante aliado e que trará mais saciedade e bem estar com seu consumo regular.

Indicações

Em suas diversas indicações, o chá de açafrão é excelente digestivo. Começando no trato digestivo, o chá promove melhor digestão e elimina sensações de peso após alimentação mais intensa. Para má digestão, uma xícara do chazinho traz alívio em poucos minutos.

Para o coração, o chá de açafrão pode evitar problemas cardiovasculares. Seus efeitos de eliminação de gorduras, facilitam o trânsito sanguíneo que podem impedir o surgimento de doenças no principal órgão do corpo. Para quem é diabético, a planta contém eficácia para equilibrar os níveis glicêmicos no sangue.

Contraindicações

É muito importante conversar com seu médico antes de adotar o chá de açafrão no dia a dia. O chá pode provocar efeitos diversos como queda de pressão. Para quem sofre de problemas estomacais, como úlceras ou gastrites, também vale a pena consultar especialistas sobre o assunto.

Grávidas e lactantes também devem evitar o uso do chá. Mesmo sem comprovações, há indícios de que o chá pode antecipar os trabalhos de parto. Pessoas com doenças hepáticas ou que portem indicações como pedras nos rins e vesícula, devem evitar o uso constante da bebida.

Ingredientes

O chá de açafrão pode turbinar sua saúde. Ricos em diversas propriedades, a bebida pode promover melhores desempenhos para sua saúde. Para preparar seu chazinho, não leva mais que poucos minutos. Separes os ingredientes e prepare a bebida. Anote a receita.

- 500 mil de água
- Duas colheres de sopa de açafrão

Como fazer

O chá fica pronto em pouco tempo. Ferva a água e acrescente o açafrão. Mantenha no cozimento por até dez minutos. Deixe agir em infusão por mais algum tempo. Coe para eliminar resíduos e tome ainda morno. Se preferir, inclua mel, já que o chá possui sabor amargo.

Chá anti-inflamatório com macela

Chá de Macela.

Como outra opção para problemas inflamatórios, o chá de macela também é visto como excelente aliado no combate a problemas de garganta, estômago, gripes, resfriados e outras infecções pulmonares. Calmante natural, também ajuda a reduzir momentos de ansiedade e promove melhores noites de sono. Por isso, a planta também é indicada para reduzir problemas provocados por doenças em vários tratamentos médicos. Confira mais sobre os nutrientes e propriedades do chá de macela.

Propriedades

Diurético, ajuda no emagrecimento e auxilia ainda em problemas de retenções de líquidos. Eliminando gorduras do corpo, o chá de macela ajuda na desintoxicação natural e contém elementos como antioxidantes naturais que agem diretamente em inflamações, infecções e acúmulos de bactérias.

Desta forma, você pode contar com uma opção altamente natural para ajudar em causas orgânicas. Com isso, os efeitos da macela auxiliarão, também, no aparelho estomacal e promove melhor digestão após fartas refeições.

Indicações

No tratamento de problemas estomacais, o chá de macela auxilia no melhor desempenho do trato intestinal. Para quem exagerou na alimentação, o chá evita azias e reduz sensações de peso no estômago. Para úlceras ou gastrites, reduz as inflamações causadas por estas patologias. E ainda pode evitar sangramentos causados por lesões internas.

Em problemas de vesícula, o chá pode reduzir a presença de cristais que formam pedras. Aos rins, surte o mesmo efeito. Antioxidante, elimina radicais livres que causam doenças no corpo. Nas células, protege o DNA central. Para gripes e resfriados, fortalece o sistema imunológico e afastam as causas mais complexas destas doenças. Para problemas respiratórios, elimina secreções e ajuda em melhor respiração.

Contraindicações

Apesar de conter propriedades fortes para o corpo, o chá de macela não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O chá pode provocar sangramentos e contrações, levando a possíveis efeitos abortivos. No mais, não há outros efeitos colaterais conhecidos pelo consumo inadequado do chá.

Por isso, é bom conversar com os médicos ou especialistas em plantas medicinais para conhecer mais sobre os possíveis malefícios que o chá de macela pode induzir.

Ingredientes

Para o chá de macela, utiliza-se suas flores e caules. O vegetal pode ser encontrado em feiras, supermercados ou lojas de produtos específicos. Em geral, é utilizado as flores ressecadas. Desta forma, as substâncias da planta podem ser extraídas de forma mais assertiva. Confira os itens para preparar o chá.

- Uma xícara de água fervente
- Dez gramas de flores secas de macela

Como fazer

No preparo de seu chazinho, ferva a água e acrescente as flores secas do produto. Deixe ferver por um tempo considerável. Apague o fogo e mantenha em infusão por até dez minutos. Coe, sirva-se e tome morno. Para azias ou má digestão, o chá é excelente dica.

Tome sempre que sentir algum mal estar. Em tratamentos de saúde, consuma até duas ou três xícaras ao dia. Porém, mantenha as prescrições médicas e faça uso do chá como um complemento para acelerar a cura de doenças.

Chá anti-inflamatório com arnica

Arnica.

Batizada cientificamente de Arnica Montana, a planta é rica em minerais e elementos como antioxidantes, flavonoides e possui ação anticoagulante. Muito indicada para tratar inflamações e infecções causadas por ferimentos, dores, contusões ou outros tipos de lesões, a planta pode ser encontrada facilmente encontrada em farmácias, supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Confira os benefícios e propriedades da arnica, nos tópicos abaixo.

Propriedades

Com excelentes propriedades medicinais, a arnica é popularmente conhecida em tratamentos para feridas, lesões, irritações de pele, contusões e demais tipos de lesões. Para quem sofre de problemas estomacais, como ulceras ou gastrites, o chá de arnica pode ser excelente paliativo no alívio de sintomas destas patologias médicas.

Com potente efeito analgésico, a arnica reduz dores internas ou externas provocadas por causas diversas. Agindo como antibactericida, a planta elimina agentes que podem aumentar infecções ou causas graves de doenças comuns.

Indicações

A planta é indicada principalmente para casos de inflamações e auxílio em cicatrizações da pele. Comumente usada em compressas para curar ferimentos, a arnica também age como antisséptico natural, afastando a possibilidade de infecções mais graves.

Em outra indicação, a arnica também é usada para tratar reumatismos e dores articulares. Para distensões musculares, o vegetal fortalece os tecidos dos músculos e ajuda a evitar problemas de rigidez que podem afetas os movimentos do corpo. Em efeitos pós operatório, a planta é indica e acelera a cicatrização feridas cirúrgicas. Para tratar varizes e hemorroidas, os efeitos anticoagulantes da planta beneficiam estas indicações médicas.

Contraindicações

A arnica é segura quando utilizada de forma moderada. O uso descontrolado pode provocar efeitos adversos como problemas na pele, inchaços e causas gástricas. A planta não deve ser ingerida de forma in natura, pois pode provocar efeitos contrários como irritações bucais, estomacais, náuseas, vômitos, diarreias e, em outros casos, a complicações mais sérias que podem levar à morte.

O chá de arnica não deve ser consumido por pessoas que contenham algum tipo de alergia à planta. Crianças menores de doze anos também não podem consumir o chá. Às mulheres grávidas, a arnica pode causar efeitos abortivos. Vale lembrar que, para casos de ferimentos, não se deve usar compressas em ferimentos abertos ou que estejam sangrando.

Ingredientes

Preparando o chá de arnica, a bebida fica pronta em instantes e não causa dificuldades em seu cozimento. Mas, atenção: o chá deve ser utilizado apenas para usar compressas. Nunca deve ser ingerido, já que se trata de uma planta tóxica. Confira como preparar.

- 250 ml de água fervente
- Uma colher de sopa de folhas secas de arnica

Como fazer

Ferva água e acrescente as folhas de arnica. Desligue o fogo e deixe na infusão por cerca de dez minutos. Coe e espere esfriar antes de aplicar sobre o local contundido. Porém, vale a pena consultar o médico e obter mais orientações sobre o uso correto da arnica. Dependendo do ferimento, faça acompanhamento para ter melhor desempenho no processo de cicatrização.

Chá anti-inflamatório com cravo-da-índia e gengibre

Chá com gengibre e cravo.

Dois compostos eficientes para combater inflamações e infecções. O gengibre, em conjunto com o cravo da índia, promovem duplamente as ações que auxiliam no tratamento de saúde. Fortes, nutritivos e eficazes para o sistema imunológico, a dupla promete agir em trabalho e leva conforto, bem estar e alívio em incômodos respiratórios, crises de garganta e problemas estomacais. Veja mais sobre os incríveis benefícios deste chá.

Propriedades

Popularmente conhecido como “chá seca barriga”, a bebida age facilmente no trato imunológico por conter vitaminas como A e C. De forma natural, o cravo da Índia fortalece a alimentação e garante disposição, força e inibe a formação de doenças oportunistas como gripe, resfriado e problemas respiratórios.

Sob outra forma, o cravo da índia também é extraído para produção de óleos, cosméticos e outros produtos que possuem suas propriedades. Para a pele, funciona como hidratante. Ajuda em cicatrizações de ferimentos e no combate a espinhas, acnes e erupções cutâneas.

Indicações

O chá de cravo da Índia com gengibre é indicado principalmente para combater processos inflamatórios. Aos asmáticos e pessoas que sofrem de alergias ou bronquites, o chá abre as vias respiratórias e contribui na eliminação de secreções respiratórias. Para tosse, é bastante indicado para acalmar o peito e afastar dores pelas irritações.

Com a complementação do gengibre, os poderes do chá são duplicados em sua eficiência. Conhecido como um potente anti-inflamatório e para tratar problemas na garganta, a raiz auxilia nas indicações médicas e ainda pode combater doenças malignas como câncer e outras formas tumorais. Para hipertensos, o chá equilibra a pressão arterial e alivia dores e mal estar provocados por este problema.

Contraindicações

Para pessoas que tratam de problemas estomacais, como úlceras e gastrites, o chá não deve ser indicado. Gestantes e lactantes também não devem fazer uso da bebida. Não sirva para crianças menores de seis anos. O chá também deve ser evitado antes de cirurgias, pois seu efeito anticoagulante pode interferir nos processos de cicatrização cirúrgica.

Vale lembrar também que a bebida, se consumida em excesso, pode ocasionar irritações estomacais, enjoos e náuseas. Por isso, é recomendável conversas com especialistas em ervas medicinais ou com seu médico, na intenção de obter orientações corretas sobre o consumo do chá de cravo da Índia.

Ingredientes

Para preparar o chá de cravo da Índia com gengibre, você não levará mais que 15 minutos. Separe os ingredientes frescos e faça sua bebida. Os produtos podem ser facilmente encontrados em feiras, supermercados ou lojas de produtos naturais. Confira os ingredientes a seguir.

- 10 gramas de cravos
- Duas ou três rodelas de gengibre
- A quantidade de água pode variar. Aqui, sugerimos um litro
- Mel a gosto

Após o cozimento, você deve descartar os ingredientes. Reaproveitar os cravos não surtirá os efeitos positivos do produto.

Como fazer

Cozinhe os ingredientes por cerca de cinco a dez minutos. A seguir, tampe a panela e mantenha na infusão por mais cinco minutos. Espere amornar, coe e sirva-se a dica é tomar três xícaras ao dia entre as principais refeições.

Acrescente mel a gosto. O chá possui sabor doce e cítrico ao mesmo tempo. O mel pode enaltecer o aroma. Preferencialmente, não acumule a bebida para os dias seguintes a fim de que não sejam perdidos os nutrientes. Por isso, faça a conta para tomar em um dia. Sendo necessário, faça outras doses.

Com que frequência posso tomar o Chá anti-inflamatório?

Chá.

Neste tutorial, você aprendeu e descobriu os efeitos, propriedades e nutrientes de diversos chás que ajudam no combate de inflamações. Eficientes, as bebidas, quando combinadas com outros ingredientes, multiplicam os efeitos naturais e são ótimos aliados complementares para problemas de saúde.

Extraídos e produzidos por plantas naturais e nativas, os chás de cravo da índia, macela, açafrão e os demais indicados aqui, são suficientes para serem utilizados para acelerar os processos de cura para diversas patologias. Porém, sempre é bom avisar para que converse com médicos para obter mais detalhes sobre adotar a bebida em seu dia a dia. Tenha atenção no consumo, para que os efeitos surtam as expectativas desejadas.

Problemas estomacais, taxas elevadas de glicose e colesterol, infecções de garganta, problemas respiratórios, crises de ansiedade e hipertensão arterial, podem ser reduzidos através do consumo rotineiro dos chás. Por isso, experimente as bebidas quando precisar e sinta os efeitos positivos no organismo.

Seguindo as dicas que o Sonho Astral preparou, você terá mais aproveitamento com os chás e se surpreenderá com seus efeitos. De forma rápida, perceberá que os problemas de saúde reduzirão e perceberá a eficácia que as bebidas trarão para seu organismo e bem estar. Faça excelente proveito.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!