São Dimas: conheça a história, o dia, a oração e mais sobre o bom ladrão!

São Dimas: conheça a história, o dia, a oração e mais sobre o bom ladrão!

São Dimas possui uma história intrigantes de encontros e reencontros com Jesus Cristo. Entenda mais sobre a sua influência e história tocando aqui!


Qual a importância de São Dimas?

Ilustração de Jesus Cristo sendo crucificado ao lado de Dimas e Simas

São Dimas é considerado o primeiro santo católico. Apesar do seu nome não estar nos testamentos, São Dimas foi canonizado pelo próprio Jesus Cristo no momento da crucificação.

Esse santo traz para nós uma mensagem importante sobre a necessidade de oferecer sua vida a Deus, independente de quando você faça isso. Afinal, não há cedo ou tarde para o Todo Poderoso.

Neste artigo traremos mais informações sobre a história de São Dimas, sua adoração e também uma oração para se conectar com o protetor dos pobres e agonizantes. Leia e saiba mais!

Conhecendo São Dimas, o bom ladrão

Homem com roupa de presidiário rezando com terço na mão

São Dimas, também conhecido como o bom ladrão, tem uma história incrível, repleta de reviravoltas. Você sabe que foi Dimas que protegeu a Jesus quando ele ainda era um bebê?

E mais impressionante ainda: Dimas e Jesus se reencontraram 30 anos depois no momento da crucificação. Leia e descubra toda a história desse santo!

Origem e história de São Dimas

Dimas era um ladrão egípcio, que junto com Simas roubavam viajantes pelo deserto. O caminho dele cruzou o de Jesus Cristo quando este, ainda bebê, fugia com sua família da perseguição do rei Herodes.

Simas e Dimas iriam assaltar a Sagrada Família, mas Dimas resolveu proteger a família, abrigando o Menino Jesus, Maria e José. Anos depois, durante a crucificação de Jesus Cristo, estavam ao seu lado Dimas e outro ladrão.

O outro bandido caçoava de Jesus, perguntando-o por que ele não se salvava, já que era o Cristo. Dimas, porém, o repreendeu, confessando sua culpa e o reconhecendo como Rei. O bom ladrão pediu ainda que Jesus se recordasse dele quando ascendesse aos céus.

Crimes e morte do bom ladrão

A crucificação era aplicada pelos romanos como punição às transgressões mais graves cometidas pelos criminosos, gladiadores, militares desertores, subversivos e escravos. Esse tipo de punição estava associado diretamente à gravidade do delito cometido pelo réu.

Devido a pena recebida, é possível afirmar que Dimas foi um ladrão perigoso da época. Ele recebeu o suplício na cruz, que era aplicado apenas aos piores bandidos. Era inevitável, então, a sua punição.

Mas, também ao mesmo tempo que ele foi capturado e punido, Dimas tem a oportunidade de se reencontrar com Jesus. E, conforme as escrituras, estava ciente da sua culpa. Em Lucas 23:39-43, Dimas fala ao ladrão que blasfemava contra Jesus:

"Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem.".

Nesse momento, Dimas ainda reconhece Jesus como Rei e sua vida sem pecados:

"[...] mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.".

Dessa forma, Dimas foi o primeiro a entrar no Reino dos Céus ao lado de Cristo, assim como o primeiro santo. Desde então, Dimas passou a ser conhecido como o bom ladrão, ou São Dimas.

Características visuais de Rakh

São Dimas é conhecido na Igreja Ortodoxa como Rakh, que significa "aquele nascido no pôr do sol". Na verdade, esse nome refere-se mais ao momento em que este confessa e é perdoado por Jesus Cristo, do que o seu nome de batismo.

Geralmente, São Dimas é representado como um homem branco e cabelos encaracolados segurando uma cruz, ou sendo crucificado. Há ainda outros retratos que mostram o Santo no Paraíso ao lado de Jesus.

De acordo com a simbologia da Igreja Ortodoxa, o nascimento no pôr do sol é uma representação para o renascimento de São Dimas no momento em que ele professa a sua fé em Cristo. Carrega, assim, uma mensagem sobre a graça derradeira.

O que o São Dimas representa?

São Dimas é reverenciado como padroeiro dos homens que cometeram delitos e estão presos, ou foram condenados, dos ladrões arrependidos pelos seus crimes, ou dos diretores funerários que são responsáveis pelo sepultamento das pessoas.

Logo, ele é o protetor dos pecadores, principalmente daqueles que nos últimos momentos se arrependem e pedem por perdão. Sua vida e morte nos falam sobre a misericórdia de Cristo, que mesmo conhecendo os pecados de Dimas, permitiu que ele entrasse no Reino dos Céus com ele.

Assim, São Dimas representa a bondade e o perdão, que não somente deveremos esperar do Criador, mas que também devemos praticar na nossa vida. Assim, como disse Cristo a Pedro em Mateus 18:21-22:

"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"

Jesus respondeu:

"Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.".

Dia e celebrações a São Dimas

A festa de São Dimas é no dia 25 de março, considerado o dia em que ele professou sua fé a Jesus Cristo. Então, ao redor de todo o mundo se comemora o dia de São Dimas, o primeiro santo católico.

As celebrações são feitas com romarias, festas e missas. O dia 25 de março é considerado não apenas o dia da crucificação de Cristo, mas também a crucificação do próprio Dimas que com o perdão de Jesus ascendeu ao seu lado até os céus. Sendo, por isso, um dia repleto de reflexões e preces para os cristãos.

Devoção a São Dimas pelo mundo

Além das procissões e festejos no dia de São Dimas, há diversas igrejas e capelas em homenagem ao santo. Além disso, na Igreja da Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, é possível visitar um pedaço do braço da cruz onde foi morto São Dimas.

Devoção a São Dimas no Brasil

No Brasil, foi construída uma paróquia em homenagem ao santo em São José dos Campos, onde foi feito também um Santuário. A paróquia do Santo do Calvário foi elevada a catedral, a chamada Diocese de São José dos Campos.

Inclusive, nessa catedral há um pequeno pedaço do braço da cruz em que foi pregado o Bom Ladrão. Na cidade de São Paulo também foi erguida a Paróquia de São Dimas no bairro de Vila Nova Conceição.

Assim, em várias cidades há a adoração de São Dimas, principalmente no dia 25 de março, quando várias Igrejas ao redor do país celebram o dia do primeiro santo.

Simbologias de São Dimas

Ilustração de 3 homens sendo crucificados: Jesus Cristo, Dimas e Simas

São Dimas foi revelado de diversas formas, mas todas elas carregam a mesma mensagem de piedade e perdão. Apesar de não ser mencionado nos livros bíblicos, Dimas e Simas são relevados nos evangelhos apócrifos.

Nesta seção, você descobrirá qual a representação de São Dimas na Igreja Católica, Ortodoxa, na umbanda e muito mais. Leia e entenda!

São Dimas na Igreja Católica

Para a Igreja Católica, São Dimas se tornou padroeiro dos pecadores, daqueles que se converteram no último momento. É, além disso, o santo das causas difíceis, dos pobres agonizantes e daqueles das salvações difíceis, como viciados.

É também o protetor dos presos, dos penitenciários e dos agentes funerários. Sua santidade protege ainda as casas contra roubos e traz uma boa morte para aqueles que se arrependem.

São Dimas na Igreja Ortodoxa

Dimas foi representado com outros nomes em outras Igrejas. Na Ortodoxa, por exemplo, é chamado de Rakh, enquanto para os árabes é conhecido como Tito. Porém, o nome em nada muda a sua mensagem.

São Dimas na umbanda

Não há nenhum registro sobre sincretismo de São Dimas na umbanda ou no candomblé. Porém, alguns praticantes dessa religião consideram que a representação de São Dimas nas religiões de matriz africana seria com Zé Pilintra, entidade patrona dos botecos, locais de jogo, da rua, o bom malandro.

São Dimas na Bíblia

O nome de Dimas não aparece em nenhum momento da Bíblia. Porém, sua presença é verificada no livro de Lucas 23:39-43, ao narrar o momento da crucificação de Cristo. O apóstolo relata que Jesus era crucificado entre dois ladrões, um que blasfemava e outro que o defendia:

39. Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.
40. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Dessa forma, São Dimas é considerado o bom ladrão por estar ao lado de Cristo na crucificação, e reconhecer os seus pecados.

São Dimas nos evangelhos apócrifos

Apesar de não aparecer nos livros bíblicos, o nome de Dimas é mencionado nos chamados evangelhos apócrifos. Esses livros descrevem a vida de Jesus Cristo, mas não são considerados legítimos pela Igreja Católica e, por isso, não fazem parte do complicado de livros chamado de Bíblia.

Alguns deles não são considerados por não terem autoria, como no caso dos evangelhos apócrifos, e outros têm informações diferentes das presentes nos outros textos bíblicos. No caso do evangelho de Nicodemos, um apócrifo do século IV, o nome de Dimas aparece pela primeira vez.

Também é possível encontrar relatos sobre o bom ladrão no Atos de Pilatos, versão latina onde também é revelado o nome do outro ladrão, Gestas. Já em um terceiro evangelho, o Evangelho Árabe da Infância de Jesus, outro apócrifo do século VI, é relatado o encontro de Jesus e sua família com dois ladrões, chamados de Tito e Dumachus.

São Dimas na cultura popular

A influência de São Dimas é tamanha que ele foi representado na cultura popular diversas vezes. O grupo brasileiro de rap Racionais MC's, por exemplo, refere-se a Dimas como "o primeiro vida loka da história" na música Vida Loka II, do álbum "Nada como um dia após o outro dia".

Já no álbum "Recanto", composto por Caetano Veloso e interpretado por Gal Costa, a música "Miami maculelê" refere-se a vários personagens históricos que são representados como "bom ladrão", como São Dimas, Robin Hood e Charles, Anjo 45.

Outras informações sobre São Dimas

Ilustração de Jesus Cristo sendo crucificado ao lado de Dimas e Simas

Há ainda outras informações preciosas sobre São Dimas que nos ajudam a entender a sua trajetória e o simbolismo do seu martírio na cruz. Além disso, é importante também entender mais sobre o papel de Gestas, ou Simas, o outro ladrão que blasfemava contra Jesus. Quer saber mais? Continue a leitura!

Fatos interessantes sobre São Dimas

Um dos fatos mais marcantes sobre São Dimas é que ele foi canonizado pelo próprio Jesus Cristo, se tornando, assim, o primeiro santo católico e também o primeiro a entrar no reino dos céus.

É importante também observar o anonimato de Dimas na Bíblia, e entender que não somente os santos famosos carregam importantes mensagens. A história de Dimas também traz à tona os diversos evangelhos que não são considerados como parte da Bíblia e que podem revelar histórias interessantes e cheias de aprendizados.

Um pouco sobre Gestas

Gestas, também chamados de Simas, era o outro ladrão crucificado com Jesus e Dimas. Ele é considerado o mau ladrão, aquele que blasfemou e não se arrependeu nem na hora da morte.

Apesar do seu papel tido como ruim, Gestas também trouxe aprendizados na sua atitude. É importante observar como deixamos de tomar a decisão correta, muitas vezes por orgulho.

Dimas, ao contrário de Gestas, reconheceu seus erros e pecados e pediu por uma nova chance, mesmo sabendo que não teria essa chance em vida, mas apenas no reino de Cristo.

Oração de São Dimas

Há diversas orações para São Dimas e geralmente elas relatam a bondade e piedade de Cristo ao perdoar o pecador. Elas também pedem para que Cristo, assim como se lembrou de Dimas, lembrem-se delas no momento de sua morte. Acompanhe uma dessas orações:

São Dimas, que tivestes a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus crucificado esta palavra da salvação: hoje estarás comigo no paraíso, e que cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: "Senhor, lembrai-vos de mim quando entraste em vosso Reino" e alcançaste a num santo e num mártir; glorioso São Dimas, a vossa fé viva e a nossa contradição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça.

Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e, sobretudo na hora da morte.

E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção. Ó Dimas, fostes o bom ladrão que, roubando o céu e conquistando o coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos.

Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e morto para nossa salvação, possamos ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: "Hoje estarás comigo no paraíso".

São Dimas é o protetor dos pobres e agonizantes!

Mãos em sinal de orações sobre Bíblia aberta

A principal mensagem trazida por Dimas é a da fé. São Dimas era um pecador, assim como todos nós, mas não teve medo nem vergonha de proclamar sua fé, mesmo quando muitos julgariam ser tarde demais.

O protetor dos pobres, agonizantes e pecadores também traz a mensagem da piedade divina e da compaixão de Cristo, que vendo o seu sofrimento e seu arrependimento o perdoou.

Apesar do seu anonimato nos livros sagrados, Dimas deve estar sempre presente nas nossas súplicas. É importante pedir ao primeiro dos santos sabedoria nos seus atos para evitar os pecados e, quando eles acontecerem, a humildade suficiente para confessá-los e se arrepender por eles.

Agora que você já sabe a mensagem de Dimas, sua história e seu legado, não deixe de incluir a prece para esse Santo no seu dia a dia!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!