Chá de Folha de Maracujá: para que serve? Benefícios e mais!

Chá de Folha de Maracujá: para que serve? Benefícios e mais!

O chá de folha de maracujá alivia dores estomacais e ainda reduz o estresse, a ansiedade e depressão. Entre aqui e saiba tudo sobre ele!


Por que tomar Chá de Folha de Maracujá?

Chá de folha de maracujá.

Sabe-se que os chás são verdadeiros aliados quando o assunto é acalmar a ansiedade. Nós, como seres humanos, estamos sempre com a cabeça cheia, ocupados e estressados com alguma coisa e, por isso, muitos chás são ótimos nessa hora.

Os chás, num geral, são ricos em muitas vitaminas e fazem um bem danado para saúde. Um bom exemplo disso é o chá de folha de maracujá. Se você nunca ouviu falar sobre ele, saiba que está no lugar certo e tem muito para descobrir.

Caso você não saiba, o chá de folha de maracujá é rico em vitaminas A, C e minerais, como o potássio e magnésio. Ele faz muito bem à saúde e suas propriedades auxiliam na prevenção de muitas doenças, além de eliminar o inchaço do corpo e favorecer a perda de peso.

Mas é claro que não é só sobre isso que a bebida se trata. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes de preparar o chá e tomá-lo. Por isso, nós decidimos compartilhar tudo o que você precisa saber para fazer o conteúdo e bebê-lo.

Para saber mais sobre o chá, os seus benefícios e sua contraindicação, continue a leitura.

Mais sobre o Chá de Folha de Maracujá

Flor de Maracujá.

Nada melhor do que chegar em casa em um dia exaustivo, colocar os pés para cima e tomar um delicioso chá, não é mesmo? Pois bem. Embora o Chá de Folha de Maracujá seja muito bom e apresente vários benefícios à saúde, é necessário que todos o conheça a fim de saber o que é que você está tomando.

Isso porque algumas bebidas juntamente com suas propriedades podem fazer mal ou não serem indicadas para um grupo de pessoas específico. Por isso, a fim de te ajudar a conhecer o chá de folha de maracujá, nós decidimos compartilhar tudo sobre ele.

Conheça mais sobre a bebida a seguir!

Propriedades da Folha de Maracujá

O chá de folha de maracujá é muito benéfico à saúde e isso se deve ao fato de ele possuir algumas propriedades benevolentes. Por exemplo, no caso das propriedades químicas, o chá oferece alcalóides, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, C e muitas outras.

Em relação às propriedades terapêuticas, o chá se destaca devido às propriedades sedativa, menogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica e antialcoólico.

Origem da Folha de Maracujá

Sabe-se que o maracujá é uma fruta produzida pela Passiflora. Conhecida também como maracujazeiro, a planta é bastante encontrada nas zonas tropicais e subtropicais da América. O Brasil é o maior produtor de maracujá, por tanto, não exclui a possibilidade de sua origem ter sido o país brasileiro. O nome da fruta tem origem no Tupi e significa "fruto que se serve''.

Efeitos colaterais

O chá de folha de maracujá atua no sistema nervoso e conta com propriedades calmantes. Por isso, seu efeito colateral mais comum é a sonolência, sobretudo quando ingerido em excesso. Devido ao efeito calmante, não é recomendável tomá-lo enquanto se está mexendo com máquinas ou dirigindo.

Obs: Essa recomendação vale tanto para o chá de folha de maracujá quanto para qualquer outro que contenha efeito fitoterápico.

Contraindicações

As pessoas que sofrem com pressão baixa, a menos que seja indicação médica, não pode nem deve tomar o chá de folha de maracujá. Isso porque o maracujá pode baixar a pressão arterial e pode prejudicar a saúde. Em contrapartida, o chá também não deve ser ingerido por pessoas que usam medicamentos antidepressivos, calmantes ou anticoagulantes.

Caso você tenha dúvidas se pode ou não tomar o chá, consulte seu médico ou um profissional da saúde.

Benefícios do Chá de Folha de Maracujá

Maracujá no pé.

Num geral, todos os chás são benéficos à saúde de alguma forma. Isso porque os chás são feitos com ervas e, normalmente, elas são ricas em vitaminas. Dessa forma, acabam contribuindo positivamente com a vida de todo mundo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o chá de folha de maracujá, nada mais justo que você conheça os benefícios que ele oferece. Em muitos momentos, os chás são ótimos para o estresse, ansiedade e nervosismo, imagina então um chá que te oferece tudo isso e ainda faz um bem danado à saúde.

Vamos conferir? Então vem comigo!

Auxilia no tratamento da depressão e estresse

Além de possuir propriedades calmantes, o chá de folha de maracujá também auxilia no tratamento da depressão, do estresse e da ansiedade por conter flavonoides, como kaempferol e quercetina.

O chá vai atuar no sistema nervoso, permitindo, acalmando e promovendo o relaxamento. Por esse motivo ele é bem visto por pessoas ansiosas ou que estão bastante estressadas devido à correria do dia a dia.

Diurético

Um dos benefícios da folha de maracujá é que ela conta com propriedades diuréticas. Ou seja, ele é capaz de promover a eliminação de líquidos no organismo por intermédio da urina. Isso é ótimo para combater a retenção de líquidos.

Todavia, essa propriedade abre um adendo: é importante saber dosar a quantidade que você vai tomar o chá. Isso porque, uma vez que você o toma em excesso, pode eliminar água demais do corpo e sofrer uma desidratação.

Ajuda a controlar a diabetes

Ricas em antioxidantes, como, Vitamina C, betacarotenos, flavonoides e antocianinas, a poupa e as folhas do maracujá são responsáveis por ''proteger'' as células que produzem insulina. Isso ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue e previne diabetes.

A casca do maracujá, por sua vez, é rica em pectina. Pectina é um tipo de fibra que ajuda na liberação dos carboidratos dos alimentos no organismo, o que equilibra os níveis de glicose no sangue e controla a diabetes.

Auxilia no emagrecimento

Um dos benefícios do chá de folha de maracujá é que ele auxilia no emagrecimento. Isso ocorre porque o chá também ajuda no combate à retenção de líquidos. Dessa forma, ele estimula a perda do inchaço do corpo e, consequentemente, a pessoa começa a perder peso. Por esse motivo, muitas pessoas buscam por esse chá, já que querem emagrecer, e não tomam remédios.

Combate a insônia

O chá de folha de maracujá é famoso devido à sua ação calmante. Tanto a polpa quanto as folhas e as flores possuem a mesma propriedade sedativa. Essas propriedades ajudam a combater a insônia e ainda promove um sono tranquilo e revigorante. Portanto, é uma ótima opção para aqueles que querem dormir mas por algum motivo não conseguem.

Ajuda na menopausa

A menopausa é uma fase que irrita muitas mulheres. Algumas delas, até perdem o sono devido a isso, já que uma ora estão frientas e outra, calorentas demais. O chá de folha de maracujá é uma ótima opção para essas pessoas, isso porque ele é capaz de amenizar os calores e as oscilações de humor que podem acontecer durante esse período.

Ajuda com doenças cardiovasculares

Sabe-se que o maracujá é rico em flavonoides e antocianinas. Por esse motivo, o chá de folha de maracujá é capaz de melhorar a saúde das artérias e impedir a formação de radicais livreis, o que favorece a prevenção de doenças crônicas, mais precisamente o infarto, a pressão alta, o derrame e até mesmo a aterosclerose.

Combate o envelhecimento precoce

A vitamina C, vitamina A e antocianinas, presentes no maracujá, são capazes de proteger as células da pele contra os radicais livres, o que, consequentemente, previne a flacidez e o envelhecimento precoce. Ademais, a poupa e a casca do fruto contêm boas quantidades de fibras.

Essas, por sua vez, que controlam a glicemia e tendem a impedir a formação de produtos de glicação avançada, o que também diminui a inflamação e previne a flacidez da pele.

Ajuda no combate da prisão de ventre

Por conter altas quantidades de fibras, o maracujá ajuda no combate a prisão de ventre. Essas fibras são extremamente importantes, pois facilitam a formação do bolo fecal e então ajudam a eliminar as fezes. Além do mais, a pectina presente na casca do fruto é como um alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal, o que favorece o bom funcionamento do organismo.

Chá de Folha de Maracujá

Maracujá fresco.

Já deu para perceber que o chá de folha de maracujá é realmente sensacional, não é mesmo? Super benéfico e conta com diversas propriedades que fazem muito bem à saúde. Dessa forma, se você é um alguém que sofre com a pressão do dia a dia, correria, ou até mesmo com algum problema de saúde, como a depressão e a ansiedade, o chá é ótimo para você.

Como você já conhece as propriedades do chá, os efeitos colaterais e as contraindicações, nada mais justo que você aprenda a fazer a bebida. Não é algo muito difícil e nem exige tanto tempo.

Veja a seguir!

Indicações

Antes de preparar o chá de folha de maracujá, é justo que você conheça algumas indicações importantes. Algumas pessoas tendem a secar as folhas antes do preparo. Se esse for um objetivo seu, faça isso deixando as folhas à sombra. Assim, as propriedades medicinais não são perdidas e as folhas manterão sua consistência.

No mais, o chá deve ser tomado após o seu preparo. Não demore muito para beber a bebida, pois depois de um prazo de 24 horas, algumas substâncias podem ser perdidas e o chá não demonstrar sua eficácia. É importante que você escolha as folhas de boa qualidade, orgânicas, que estejam limpas.

Ingredientes

O bom do chá de folha de maracujá é que os ingredientes são fáceis de serem encontrados e você não vai precisar de muitas coisas. Durante a preparação da bebida, você vai precisar de quatro folhas frescas picadas de maracujá ou duas folhas desidratadas da fruta e um copo de água apenas.

Você pode encontrar o ingrediente em mercados ou lojas especializadas em ervas e plantas. Certifique-se de que as plantas estão bem higienizadas, limpas e se apresentam uma boa qualidade.

Como fazer

O preparo do chá de folha de maracujá não vai tomar muito o seu tempo e nem exigir tanta atenção. Isso porque ele é rápido e simples de ser feito. Dessa forma, se você estiver cansado ou lidando com a correria do dia a dia, não vai se importar.

A princípio, você vai colocar as folhas dentro de uma panela com dois copos de água. Depois disso, ferva por pelo menos 10 minutos. Em seguida, adicione mais um copo de água e deixe fervendo por mais alguns minutos. Passados outros 10 minutos, pronto.

Coe o chá e se sirva. Não é necessário beber todo o conteúdo de uma vez, mas a primeira xícara deve ser tomada assim que o chá estiver pronto.

Chá de Folha de Maracujá com camomila

Maracujá.

Normalmente, os amantes dos chás adoram tomar um chá de camomila, pois ele também é rico em fibras e faz muito bem à saúde. Num geral, o chá de camomila ajuda a combater a má digestão, acalma e reduz a ansiedade. Além de melhorar o sono e aliviar dores físicas.

Por esse e por outros motivos, a camomila com o chá de folha de maracujá será uma combinação perfeita. Isso porque a camomila será a grande responsável por potencializar os efeitos da bebida e aliviar as famosas cólicas que incomodam muitas mulheres por aí.

Portanto, veja como fazer o chá e suas indicações a seguir!

Indicações

As pessoas que têm alguma alergia ou não podem consumir chás com propriedades fitoterápicas não devem ingerir o chá de maracujá com camomila. Apenas, é claro, se algum profissional da área de saúde autorizar ou prescrever a receita.

As ervas contêm propriedades sedativas, antioxidantes e minerais que nem sempre devem ser ingeridos por um grupo de pessoas específico.

Ingredientes

O chá de maracujá não exige muitos ingredientes e, por isso, o chá de maracujá com camomila também não. Para preparar o chá de maracujá com camomila, você vai precisar de:

- 4 xícaras de água; (900ml)
- 1 colher e meia de sopa de camomila; (3g)
- 1 colher e meia de sopa de folhas secas de maracujá; (1g)

Como fazer

Primeiro, você irá colocar a água no forno e esperar ferver. Feito isso, quando você perceber que a água já está fervida, adicione os ingredientes e deixe-os em infusão por pelo menos dez minutos, todavia, quanto mais tempo você deixá-los na água, mais forte vai ficar o chá. Depois disso, coe o chá e se sirva. Não espere muito tempo para beber.

Com que frequência posso tomar o Chá de Folha de Maracujá?

Chá de Maracujá.

Se você já ouviu o ditado "tudo demais vira veneno'', pode começar a acreditar nele. Tudo em excesso faz mal e com o chá não seria diferente. Antes de qualquer coisa, é necessário saber se você pode tomar a bebida. Se não for algo que te faça mal, vá em frente. Do contrário, é necessário que você consulte um médico.

O chá de folha de maracujá é responsável por melhorar muito nossa saúde. Todavia, não deve ser ingerido como água, pois pode lhe causar uma desidratação. Portanto, no caso do tratamento da insônia e da ansiedade, o chá pode ser ingerido 4 vezes por dia.

Caso você o utilize para algum tratamento com criança, você deve consultar um pediatra. Assim, ele irá recomendar a bebida da melhor forma conforme cada caso.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!