Odu 12 Ejilaxeborá: história, orixá, significado, positivo e mais!

Odu 12 Ejilaxeborá: história, orixá, significado, positivo e mais!

Os Odus agem como os signos na vida de seus nativos. Aprenda como o Odu 12 Ejilaxeborá pode influenciar sua vida e personalidade aqui!


Qual o significado do Odu 12 Ejilaxeborá?

Jogo de búzios para descobrir Odu.

O Ejilaxeborá é o décimo segundo odu no jogo dos búzios e está presente na terceira ordem de chegada de Orunmilá. Nesta, é conhecido como Iwòri Meji e por desempenhar a função de decepar cabeças em um universo que nos é totalmente desconhecido. Ele recebeu o cutelo de carrasco dado por Mawú, que é o ser supremo que criou a Terra e os seres vivos.

Ele é um odu pertencente ao oráculo de ifá, sendo representado no merindilongum por quatro conchas fechadas e doze abertas pela natureza. Quando isso acontece, ele irá responder a Airá e Xangô.

Seu nome pode parecer complicado, mas ele deve ser chamado de Elijá pelos que possuem algum tipo de problema com a justiça. Nestas situações, ele pode estar representando o equilíbrio ou a desgraça para quem o consulta. Entenda mais sobre este Odu a seguir!

Características de Ejilaxeborá: o Odu número 12

Orixás da umbanda.

O Odu número 12 apresenta características peculiares que são de extrema importância para o seu entendimento. Logo, você deve se aprofundar nelas para compreendê-lo por completo.

Sua principal e mais marcante característica é o seu senso de justiça, e este estará presente nas personalidades das pessoas ligadas a ele. Agora, você vai aprender os pontos mais importantes do Ejilaxeborá. Confira!

História do Odu 12 Ejilaxeborá

O Ejilaxeborá simboliza a vitória em todas as batalhas, vencendo a agonia e o desassossego. Sendo o Odu 12, ele irá responder quando os doze búzios estiverem abertos. Este signo representa o Sol, os animais selvagens que habitam a floresta e principalmente os leões e as hienas.

Ele irá expressar e valorizar o contato entre os seres, a troca de ideias, de vivências e da relação a dois. Logo, está relacionado a relacionamentos, casamentos, pactos, acordos, compromissos e o respeito pela união.

Ele irá exprimir tudo aquilo que tem contato, tanto por associação quanto por oposição. Também pode simbolizar o fim de uma estadia na Terra e do corpo físico, por isso, possui sua função de decepar as cabeças. Ele é a ligação entre o Céu e a Terra, unindo os dois planos.

Orixá regente

O orixá regente de Ejilaxeborá é Xangô, o orixá da justiça. Este terá grande influência sobre o Odu 12. Xangô, além de estar relacionado com a justiça, preza muito pela alegria de viver.

É um orixá ligado ao masculino, sendo símbolo da virilidade. Isto pode interferir no Odu 12, já que ele é muito conflituoso e arrogante em alguns momentos da vida. Mas Xangô é associado à representação de rei, bruxo e guerreiro, trazendo esse espírito de vencer lutas e exaltando sua inteligência.

Pontos Cardeais do Odu número 12

Cada Odu irá apontar para uma direção, como se fosse o ponto de partida e de término. Isso vai alterando e influenciando diariamente a conduta das pessoas ao longo da vida. São 16 odus ao todo que corresponderão aos pontos entendidos como de adoração ao Universo, sendo um destes o ponto cardeal.

Assim, Ejilaxeborá irá corresponder ao ponto cardeal Sul, sendo regente deste e agindo juntamente com Ejiogbê (Leste), Oyekú (Oeste) e Odí (Norte).

Elemento

O elemento associado ao Odu Ejilaxeborá é o Fogo. Isso mostra que ele está relacionado com duas forças que acabam entrando em conflito, e o resultado deste embate irá pender sempre para o que for mais forte.

Além disso, ele tem uma forte ligação com a oposição. Este cenário irá mostrar a suposição de troca entre dois seres. Logo, isso pode estar relacionado ao casamento ou algum acordo, pactos, compromissos e qualquer tipo de contrato que tenha sito relacionado entre duas partes.

Partes do corpo

O Ejilaxeborá é responsável por reger músculos, nervos e tendões, tendo como um ponto mais vulnerável a circulação sanguínea. Logo, aqueles que são filhos de Ejilaxeborá devem se atentar a estes detalhes.

Por reger o tecido muscular, as pessoas apresentam uma maior facilidade em definir seus músculos e não apresentar problemas nas articulações. Também devem estar atentas às doenças que acometem a circulação, como a hipertensão arterial.

Cores

O Ejilaxeborá estará atrelado a todas as cores que são derivadas do vermelho. Ele também estará aceitando o preto e mais tudo o que estiver estampado com estas cores. Por isso, para os filhos dele, esses tons são os melhores.

Você pode procurar usar peças de roupas ou acessórios que sejam em tons de vermelho, podendo mesclar estes com itens em tons de marrom escuro. Lembrando que, dentro das tonalidades da cor vermelho, há: bordô, marsala, vinho, dentre outros. Portanto, aproveite a variedade de tons.

Pontos vulneráveis

O ponto vulnerável do Ejilaxeborá é em relação à circulação sanguínea. Logo, você deve ficar atento a todas as doenças relacionadas. Uma delas é a hipertensão arterial, muito comum nos brasileiros, mas que pode trazer muitas complicações para a vida de quem sofre com ela. Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável.

Outra patologia envolvida na circulação sanguínea é a trombose, que ocorre quando um coágulo se forma em uma artéria ou veia. Esta comorbidade também requer muitos cuidados, e é importante que a pessoa faça tratamento e opte por hábitos saudáveis.

Proibições

Os filhos de Ejilaxeborá, ou regidos por ele, irão possuir algumas proibições. A primeira delas é a ingestão de carne de um animal que tenha sido decapitado. É proibido também o uso de produtos que possuam mel ou mel orgânico. É preciso evitar seu consumo sempre.

Outra proibição tem relação com as borboletas. Estas não podem ser mortas nem utilizadas para qualquer atividade. Por fim, é aconselhado que os filhos de Ejilaxeborá evitem esportes muito dinâmicos, pois, já que este Odu é ligado ao tecido muscular, os traumas físicos podem ter um impacto maior que o esperado e afetar a mente.

Lendas

A maioria dos Odus tem muitas lendas atreladas à sua história. O Ejilaxeborá aparece em uma lenda chamada “A lenda da riqueza de Obará”, que conta que haviam 16 irmãos. Um deles era Ejilaxeborá, e o irmão mais pobre era Obará.

Um dia, todos eles foram visitar Babalaô para uma consulta anual, e este perguntou onde estava o irmão mais pobre. Os irmãos sentiam vergonha de Obará, então, contaram que ele estava doente. Após isso, Babalaô deu abóboras de presente para cada um.

Na volta, Ejilaxeborá e seus irmãos resolveram passar a noite na casa de Obará e foram muito bem recebidos. Ao amanhecer, os irmãos foram embora sem se despedir, deixando as abóboras, já que não queriam comê-las.

Já Obará não tinha mais nada para comer em sua casa, então, pediu para sua esposa preparar as abóboras. Quando elas foram abertas, dentro haviam joias preciosas e muito ouro.

Muito tempo depois, Ejilaxeborá e seus irmãos passaram pela miséria e foram até babalaô pedir ajuda. Chegando lá, viram um lindo príncipe: Obará.

Logo mais, Babalaô contou o que havia dentro das abóboras. Os irmãos ficaram brabos e quiseram as abóboras de volta. Assim, Obará deu as abóboras, mas as esvaziou antes e disse: Eis aqui meus irmãos, as abóboras que me deram para comer. Agora, são vocês que as comerão!

Tendências para Odu número 12 Ejilaxeborá

Búzios espalhados.

Os Odus são como os signos: eles também apresentam aspectos positivos e negativos que podem influenciar a vida da pessoa regida por eles. A vida é feita por coisas boas e ruins. Logo, as pessoas sabem que a regência dos Odus também terá momentos bons e momentos mais complicados. Veja a seguir quais as tendências para o Odu Ejilaxeborá!

Tendências positivas

Dentre os aspectos positivos do 12º Odu, o que mais marca é o seu grande senso de justiça. Isso repercute bastante nos filhos de Ejilaxeborá, que terão a justiça como traço principal da sua personalidade.

Este Odu proporciona a vitória em todos os sentidos da vida, trazendo o fim dos momentos de desespero e dando esforço para superá-los. Ejilaxeborá também traz muito fortalecimento espiritual e inteligência e ainda pode trazer para sua vida uma amizade intensa que se transformará em um romance.

Tendências negativas

Dentre as questões negativas, as pessoas regidas por Ejilaxeborá podem ser bastante arrogantes em várias situações. Isso se deve às várias qualidades que elas possuem. Assim, podem acabar se colocando acima dos outros e agindo de forma soberba.

Ainda é necessário tomar cuidado com o ciúme, pois este estará presente nos diversos relacionamentos ao longo da vida. As pessoas desde Odu estão propensas a separações, desilusões, inveja, traições, perseguições e calúnias.

Personalidade do Odu 12 Ejilaxeborá

Praticante da umbanda com colar de búzios.

As pessoas que possuem influência do Odu 12 são justas, corretas, inteligentes e prestativas e possuem um bom coração. Apresentam um forte espírito de liderança e, por isso, conseguem sempre chamar a atenção para si. Você verá como o Odu 12 Ejilaxeborá afeta a personalidade daquele que rege!

Sexualidade

O Odu 12 é regido por Xangô, e este o influencia muito. Logo, suas características na sexualidade acabam sendo semelhantes. Gostam de se relacionar, e os homens costumam ser mais mulherengos. O sexo é um fator importante dentro de um relacionamento e gostam de relações sinceras e honestas.

Por mais que acreditem que o sexo é algo insubstituível, eles não se apegam tanto ao objeto sexual, pois acreditam que este não é merecedor de tanta atenção depois que o desejo já foi satisfeito.

Sensibilidade

Por serem pessoas muito agradáveis, boas e justas, os regidos por Elijaxeborá são muito sensíveis às causas dos injustiçados e estão sempre dispostos a ajudar o próximo se este estiver sofrendo por alguma injustiça. Mas é necessário verem se não estão se doando muito por essas causas e esquecendo de cuidar de si.

Vícios

Infelizmente, as pessoas atreladas ao Odu 12 possuem uma grande tendência para o vício no alcoolismo. Portanto, se Ejilaxeborá é seu regente, fique atento e se mantenha afastado das bebidas alcoólicas.

Além disso, seus nativos são pessoas que podem ter um sucesso muito rápido, mas perder tudo em seguida. Por isso, também se atente aos vícios em jogos em que o dinheiro vem fácil, pois você não ficará com este dinheiro por muito tempo.

Odu 12 em diferentes áreas da vida

Pessoas caminhando em rua cheia.

O Odu 12 é como um signo. Então, certamente ele estará afetando todas as áreas da vida daqueles que são regidos por ele, ainda mais na personalidade. Confira a seguir como o Odu 12 afeta diretamente as diversas áreas da vida de uma pessoa!

Odu 12 no amor

Os regentes por Ejilaxeborá gostam de desfrutar de relacionamentos longos, pois apreciam as trocas sinceras, honestas e especiais. Se você é deste Odu ou namora alguém que é, pode ter certeza de que seus relacionamentos podem durar muitos anos.

Infelizmente, o Odu 12 traz muito ciúme para os relacionamentos daqueles que ele rege. Logo, poderá haver muitas brigas devido ao ciúme em situações desnecessárias. É preciso ficar de olho, mas são companheiros muito amorosos e justos.

Odu 12 no trabalho

Os nativos de Odu 12 são pessoas extremamente trabalhadoras. Portanto, são muito dedicadas ao seu emprego e acreditam que vão conquistar tudo o que querem através do trabalho. Ter um funcionário regido pelo Odu 12 é certamente uma grande vantagem para a empresa, pois ele será o melhor funcionário que puder ser.

Odu 12 na saúde

Por ser um Odu relacionado aos músculos e ligamentos, a saúde dos regidos pelo Ejilaxeborá pode ser boa em relação à disposição e à vivacidade se a pessoa é adepta a atividades físicas.

Porém existe a possibilidade de problemas com paralisias, podendo essas serem parciais ou totais, como também distúrbio dos nervos e epilepsia. Cuide-se e fique com seus exames em dia.

O Odu 12 está ligado a questões judiciais?

Martelo de juiz.

Por serem grandes justiceiros, pode ser que os nativos de Odu 12 queiram seguir na carreira do Direito, e certamente obterão sucesso, já que são muito empenhados e trabalhadores.

Mas o Odu 12 pode acabar trazendo questões judiciais desagradáveis, como prisões, perseguições e brigas. Então, mesmo sendo muito justos, podem ter grandes conflitos na vida.

Para não se meter em grandes confusões, observe seu círculo social e também seu comportamento. Com este grande senso de justiça, você conseguirá ir pelo caminho correto, mas o autoconhecimento tem que ser bem trabalhado.

Conviver com essas pessoas regidas por Ejilaxeborá é uma grande alegria na vida. Elas sempre estarão ali para apoiar seus parceiros e dar os melhores conselhos, sempre sendo muito justas em todas as relações e situações!

Autor deste artigo

Bióloga, pesquisadora e apaixonada pelo universo das letras!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!