Para que serve o chá de boldo? Benefícios, propriedades e mais!

Para que serve o chá de boldo? Benefícios, propriedades e mais!

O chá de boldo é utilizado na medicina popular para tratar problemas digestivos e hepáticos, mas seus benefícios vão muito além. Confira!


Por que tomar chá de boldo?

Folhas de Boldo

O chá de boldo é largamente consumido como um remédio caseiro, já que auxilia no processo digestivo e diminui os gases, que causam tanto desconforto e atrapalham nosso dia a dia.

Um fato interessante que muita gente desconhece é que existe mais de uma espécie de boldo. As mais comuns são o boldo verdadeiro (conhecido também como boldo do Chile) e o boldo brasileiro (chamado de boldo africano e falso boldo).

O gosto amargo da infusão costuma assustar, mas os benefícios compensam. A boa notícia é que esse sabor característico pode ser disfarçado quando preparado como suco. Continue lendo e descubra tudo acerca do boldo e como aproveitá-lo ao máximo.

Mais sobre o boldo

Folhas secas de boldo

O boldo é uma planta com ação terapêutica bem versátil, pois apresenta várias propriedades benéficas e costuma ser ingerido como chá, suco e até mesmo em cápsulas. Saiba mais a seguir.

Propriedades do boldo

O chá de boldo é uma bebida muito utilizada com propósitos medicinais, para tratar problemas do fígado, por exemplo. Ele oferece vários benefícios terapêuticos, já que conta com fitoquímicos, como a boldina, indicada para aliviar sintomas ligados a distúrbios digestivos.

Essa planta possui também ação antiespasmódica, que reduz os espasmos gastrointestinais, ou seja, ameniza as tão incômodas cólicas. Além disso, devido à presença de substâncias bioativas e alcaloides, como taninos e catequinas, age como antioxidante.

Outra propriedade valiosa do boldo é sua função antidispéptica, que aumenta a secreção do suco gástrico e a secreção salivar, facilitando a digestão como um todo.

Origem do boldo

Existem duas espécies principais de boldo quando se trata do uso medicinal. A primeira é o boldo verdadeiro ou boldo do Chile. Como o próprio nome diz, é uma pequena árvore originária do Chile. No Brasil, não há plantações do boldo do Chile, sendo encontrado apenas na forma seca.

Já a segunda espécie, o boldo brasileiro costuma enganar pelo nome, mas é originário do continente africano. Ele também é conhecido em algumas regiões do Brasil como boldo africano ou falso boldo, sendo cultivada em quase todas as regiões tropicais do mundo.

Efeitos colaterais

A ingestão do chá de boldo pode provocar alguns efeitos colaterais, especialmente se ingerido em quantidades além do necessário. Confira os sintomas que podem surgir:

- Náusea;
- Vômito;
- Azia e dores estomacais;
- Diarreia;
- Toxicidade no fígado;
- Anafilaxia (um tipo de alergia muito grave);
- Urticária;
- Aborto ou má formação do bebê, especialmente se a gestação estiver nos três primeiros meses.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é preciso evitar o uso prolongado, pois há risco de toxicidade.

Contraindicações

O chá de boldo pode ser tóxico quando ingerido em grandes quantidades ou durante um longo período (superior a 30 dias). Ademais, o uso desta bebida não é recomendado para alguns grupos de pessoas. Confira:

- Crianças;
- Grávidas e lactantes;
- Quem tem problemas na vesícula ou vias biliares;
- Portadores de enfermidades no fígado e rins;
- Pacientes com câncer na vesícula e pâncreas;
- Indivíduos com pressão alta ou problemas cardíacos;
- Pessoas que tomam remédios como metronidazol, dissulfiram, digoxina, calmantes e tratamentos hormonais para tireoide.

Boldo do Chile

O boldo do Chile é uma das espécies mais utilizadas para fazer chá com propósitos terapêuticos. Ele também é chamado de boldo verdadeiro, boldo chileno e boldo medicinal. Seu nome científico é Peumus boldus.

As folhas desse boldo são lisas, mais alongadas e arredondadas, além de apresentarem um aspecto áspero. Ele pode ser facilmente encontrado em mercados, drogarias e estabelecimentos que vendem produtos naturais, como sachês, folhas secas e cápsulas.

Boldo brasileiro

O boldo brasileiro, chamado de boldo africano, boldo de jardim, boldo da terra e falso boldo, é cultivado em várias regiões do Brasil, sendo facilmente encontrado em hortas e jardins. Seu nome científico é Plectranthus barbatus.

Essa espécie de boldo apresenta as folhas maiores, com formato mais abaulado e bordas serrilhadas. Seu toque é bem macio e aveludado. Uma curiosidade é que suas folhas não são muito comercializadas, sendo vendida frequentemente a planta no formato de arbusto, em vasos, para cultivo.

Benefícios do chá de boldo

Chá de boldo em uma xícara transparente

O chá de boldo é largamente usado com fins medicinais, já que ajuda a tratar problemas digestivos, gota, constipação, cistite e até mesmo cefaleia. Descubra mais benefícios a seguir.

Bom para o fígado

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para cuidar de problemas ligados ao fígado, já que possui propriedades que otimizam a secreção da bile, amenizando desconfortos como enjoo, dores abdominais e indisposição.

Algumas substâncias agem como verdadeiras guerreiras no combate aos sintomas desagradáveis. A boldina é uma delas, um poderoso antioxidante, que, juntamente com a forscolina e a barbatusina, melhoram e estimulam o funcionamento correto do fígado.

Além disso, essa infusão apresenta compostos que agem como hepatoprotetores, auxiliando nos casos de esteatose hepática, doença marcada pelo acúmulo exagerado de gordura no fígado.

Detox

O chá de boldo é um verdadeiro aliado do nosso organismo, já que promove sua desintoxicação. Quando há uma sobrecarga causada pela gordura ou excesso no consumo de álcool, ele potencializa a metabolização de tudo o que é ingerido, inclusive essas substâncias.

Pode-se dizer que ele possui um efeito colagogo e colerético, ou seja, estimula e otimiza a secreção da bile pela vesícula biliar, aumentando também sua produção no fígado. Desse modo, ele é capaz de melhorar a performance do sistema digestivo como um todo.

Auxilia a perda de peso

O chá de boldo possui flavonoides glicosilados, componentes que funcionam como diuréticos na infusão. Logo, essas substâncias ajudam a reduzir a quantidade exagerada de líquido no corpo, sendo, assim, perfeito para auxiliar no processo de emagrecimento.

Além disso, o composto responsável pelo amargor característico da planta é muito eficaz na quebra de gorduras. No entanto, vale lembrar que os resultados do consumo da infusão não vêm sozinhos. A ingestão do chá deve estar sempre combinada com uma dieta balanceada e um estilo de vida mais saudável.

Melhora o sistema gastrointestinal

O chá de boldo otimiza a performance do sistema gastrointestinal, já que melhora a digestão. Aliás, o potencial medicinal da infusão é ainda maior quando ingerido logo após o almoço ou jantar.

Ademais, um de seus compostos, a boldina, incrementa a secreção da bile, facilitando o processo de quebra de gorduras e, consequentemente, acabando com a indisposição típica de quando a comida não cai bem.

Outro benefício é o relaxamento do intestino, que tem seu funcionamento regulado, prevenindo e tratando a constipação. A redução dos gases também acontece através do consumo do chá de boldo.

Bom para a gastrite

O chá de boldo possui uma ação digestiva, sendo muito eficiente como tratamento auxiliar da gastrite. Isso acontece principalmente porque a enfermidade é provocada por hábitos ruins de alimentação ou altos níveis de estresse.

Aliás, a presença de alcaloides na bebida e suas propriedades adstringentes são capazes de equilibrar os níveis de acidez estomacais, aliviando o desconforto. Graças a essas substâncias ativas, a azia também é eliminada.

Auxilia no tratamento de problemas na vesícula

Os pacientes que sofrem com problemas na vesícula podem contar com o chá de boldo como um grande aliado, já que essa infusão tem o poder de estimular a produção e a liberação da bile, ajudando no processo de digestivo e, consequentemente, a vesícula.

Além disso, essa bebida atua normalizando e otimizando o funcionamento deste órgão e do organismo como um todo. No entanto, um médico deve ser consultado, pois a ingestão do chá de boldo por alguns indivíduos pode ser contraindicada.

Fungicida e bactericida

O chá de boldo possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, entre elas, as ações fungicida e bactericida. Essa infusão é poderosíssima e ajuda a acabar com bactérias como a Streptococcus pyogenes, uma das principais causas de infecção na garganta.

Essa infusão combate, ainda, a Staphylococcus aureus, que desencadeia infecções pulmonares, ósseas e de pele. Ademais, os compostos ativos presentes no chá de boldo possuem atividade antifúngica e ajudam a acabar com o fungo Candida sp, causador da micose.

Bom para ressaca

Muita gente conhece o chá de boldo como o melhor amigo depois de um dia de exageros. Isso porque ele é ótimo para ressaca. Essa bebida ajuda a desintoxicar o organismo, retirando o acetaldeído, um composto produzido pelo fígado depois da ingestão de álcool.

Essa substância, a propósito, é responsável pelos sintomas desagradáveis da ressaca, como dores de cabeça, mal-estar e boca seca. Ademais, o chá possui ativos como a boldina, que funciona como uma espécie de hepatoprotetor, auxiliando na recuperação do órgão e otimizando seu funcionamento.

Antioxidante

O chá de boldo é um poderoso antioxidante, cheio de agentes fenólicos, como polifenóis, alcaloides, ácido rosmarínico, barbatusina e forscolina. Esses ativos, juntamente com a boldina, auxiliam no combate aos radicais livres e, consequentemente, reduzem os prejuízos celulares.

Portanto, essa infusão é uma grande aliada para manter o corpo saudável e jovem, pois retarda o envelhecimento precoce. Aliás, o chá de boldo previne, ainda, enfermidades provocadas por grandes quantidades de radicais livres, como o câncer, o mal de Alzheimer e a aterosclerose (doença provocada pela formação de placas de gordura ou cálcio na parede das artérias).

Efeito calmante

O chá de boldo é famoso por suas propriedades que protegem e otimizam a performance do sistema digestivo, mas ele possui um benefício pouco conhecido, principalmente pelos brasileiros, que é seu efeito calmante.

Como é preparado com uma planta bastante aromática, traz uma sensação relaxante e aconchegante, especialmente se for preparada como infusão ou banho calmante na banheira.

Essa bebida ainda pode ser consumida para combater aquelas noites de insônia, graças a sua ação tranquilizante. Ela é capaz de promover um sentimento de prazer instantâneo.

Chá de boldo

Homem servindo chá

O chá de boldo é largamente utilizado por suas propriedades medicinais e famoso pelo gosto amargo, mas existem alguns truques para driblar o sabor característico da planta. Confira o modo de preparo para obter apenas os benefícios da infusão, sem torcer o nariz.

Indicações

As indicações do chá de boldo envolvem a proteção do fígado e a melhora no funcionamento do sistema digestivo, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e ativos que auxiliam no processo digestivo de comidas e bebidas.

Desse modo, ele pode amenizar os incômodos sintomas causados por intolerâncias alimentares. A infusão combate a má digestão, as incômodas cólicas e é capaz de controlar os gases, o que diminui as dores abdominais.

O chá de boldo também é utilizado para tratar problemas como a hipocloridria, que acontece quando o estômago não consegue produzir e manter os níveis de acidez necessários.

Ingredientes

O chá de boldo é muito rápido e fácil de preparar. Confira quais são os ingredientes que você vai precisar e suas respectivas medidas:

- 1 colher (chá) de folhas de boldo;
- 150 ml de água fervente.

Como fazer

Em um recipiente, coloque as folhas de boldo e acrescente a água fervente. Tampe o refratário e deixe a mistura em infusão por cerca de 10 minutos. Depois desse período, é só coar.

Aliás, duas dicas para amenizar o forte sabor amargo do boldo é preparar o chá na hora de tomar e não levar as folhas ao fogo para ferver, já que o gosto se intensifica com o calor.

Além disso, é preferível que a bebida não seja adoçada, já que o açúcar pode fermentar, prejudicando o alívio dos sintomas desagradáveis ligados ao trato gastrointestinal.

Suco de boldo

Suco de boldo

O suco de boldo está longe de ser tão popular como o chá, mas é uma ótima opção para se livrar do sabor amargo característico e ainda aproveitar todos os seus benefícios. Confira como se refrescar com essa bebida.

Indicações

O suco de boldo possui ação gastroprotetora, assim como o chá. Dessa maneira, ele auxilia na recuperação das mucosas do trato digestivo e pode até mesmo protegê-las de lesões mais sérias.

Esse suco é ideal para quem consome muita bebida alcóolica ou remédios que costumam agredir o estômago, como alguns anti-inflamatórios. O boldo é bastante poderoso e ajuda a diminuir as chances de o indivíduo desenvolver uma úlcera, por exemplo.

Além disso, ele aumenta a secreção da bile, substância essencial para digerir alimentos gordurosos. Com isso, é perfeito para ingerir nos dias de exagero, mas também quando você deseja se refrescar e fazer um detox.

Ingredientes

O suco de boldo é versátil, podendo ser personalizado de acordo com o seu gosto. Descubra o que você precisa para fazer esta bebida:

- 1 colher (chá) de folhas de boldo frescas e picadas (já higienizadas);
- 1 copo de água gelada;
- Um quarto de copo (americano) de sumo do limão ou 1 fruta de sua preferência.

Como fazer

O primeiro passo é colocar a água e a fruta de sua preferência no copo do liquidificador. Bata um pouco, acrescente o boldo e bata novamente até que todo o sumo seja liberado. Em seguida, é só coar a bebida.

Com esse modo de preparo, o amargor do boldo é disfarçado, sendo uma ótima opção para quem não suporta o gosto característico dessa planta.

Com que frequência posso tomar o chá de boldo?

Chá de boldo sendo servido em uma xícara branca

A frequência de consumo do chá de boldo é de 2 a 3 xícaras durante o dia, antes ou depois das refeições. Essa bebida é segura para grande parte da população adulta, mas, idealmente, a ingestão não pode ultrapassar 30 dias consecutivos ou enquanto o paciente apresentar sintomas.

Quando for preciso beber o chá por mais tempo, é fundamental fazer uma pausa de 7 dias. A propósito, vale ressaltar que a infusão não pode ser tomada rotineiramente ou em quantidades excessivas.

Além disso, lembre-se de que o chá é uma alternativa natural de tratamento e não exclui a avaliação de um médico. Se os sintomas persistirem ou forem mais graves, não hesite em procurar ajuda clínica.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!