Lírio-da-paz: como cuidar, significado espiritual, Feng Shui e mais!

Lírio-da-paz: como cuidar, significado espiritual, Feng Shui e mais!

O lírio-da-paz possui diversos significados relevantes para a vida das pessoas. Essa planta transmite a paz que muitos necessitam. Saiba mais neste artigo!


O que é lírio-da-paz?

Flor branca de um lírio-da-paz.

Já faz parte do senso comum que o cultivo de plantas dentro de casa traz uma série de benefícios para o indivíduo. Além de deixarem o lar mais bonito e harmônico, as plantas também ajudam na purificação do ar, afastam energias negativas e também potencializam a presença de energias positivas.

As pessoas que têm conhecimento sobre o potencial espiritual e transformador que certas plantas possuem, além de deixarem o ambiente mais bonito e convidativo, ainda poderão fruir de todas as energias e vibrações que essas plantas oferecem. O lírio da paz possui uma relação direta com a tranquilidade e as energias positivas.

Saiba mais sobre os segredos dessa planta neste artigo!

Como cuidar do lírio-da-paz

Vaso com Lírio-da-paz.

Como já é de conhecimento popular, as plantas precisam de cuidados específicos para crescerem e sobreviverem. Com o lírio-da-paz não é diferente. Essa planta precisa crescer em condições específicas. Saiba mais nos tópicos a seguir!

Condições

Levando em consideração que o lírio-da-paz é uma planta originária da América Central, ela precisa de um lugar que disponha de sombra, umidade e também calor. Essas condições podem ser encontradas facilmente nas casas brasileiras. Contudo, quando se fala de sombra para as plantas, não quer dizer que ela deva ficar em um ambiente onde não entre luz solar.

Isso apenas quer dizer que a exposição dessa planta ao sol deve ser reduzida. O lírio-da-paz deve passar pelo menos duas horas exposta a um sol fraco. A umidade também é muito importante, já que esse lírio precisa de muita água. Por conta de suas folhas largas e finas, essa planta perde bastante água, que precisa ser reposta.

Lírio-da-paz murcho

O lírio-da-paz pode ficar murcho em determinadas circunstâncias, contudo, isso não é um motivo para que você desista da sua planta e espere ela morrer. Quando você se deparar com o seu lírio-da-paz murcho, deve regar ele com urgência. Ponha o vaso em que está a planta em um recipiente maior.

Depois disso, você deve encher com água o vaso até que chegue perto da boca, e mantenha a planta cerca de duas horas ali até que ela se recupere. Você vai perceber que com o passar do tempo, o lírio-da-paz vai se recuperar de um jeito quase mágico.

Para fazer dar flor

Se existe algo que chama a atenção no lírio-da-paz é sua flor branca. Essas flores surgem em caules mais longos do que a planta, como se fossem uma espécie de bandeira. Uma curiosidade sobre o lírio-da-paz é que essa planta é chamada de bandeira-branca popularmente. Caso nasçam flores verdes no seu lírio e não brancas, saiba que ele precisa ser mais exposto ao sol.

Procure transferir aos poucos a planta para um local onde a luz do sol pela manhã ou do fim da tarde alcance ela. Essa lenta transição recebe o nome de rustificação, e fará com que o lírio-da-paz passe a dar flores brancas em breve.

Para reproduzir

Para que o seu lírio-da-paz possa reproduzir, você deve fazer uma divisão de touceira. Para isso, retire a planta do vaso e procure separar com cuidado as raízes do torrão. Depois disso, plante novamente cada uma das touceiras em um vaso com substrato para mudas misturado com vermiculita, que é um mineral que ajuda a manter a umidade.

Se você está separando uma planta mais velha, esse é o momento ideal para colocar adubo e também dar mais espaço para que essa planta cresça. O ideal a se fazer nesses casos é usar Bokashi, que é um gênero de adubo bastante completo.

Significado espiritual do lírio-da-paz

Flor de um Lírio-da-paz.

O lírio-da-paz, como o seu próprio nome já menciona, é uma planta que traz diversas boas vibrações e energias positivas para o ambiente. Essa planta também possui um significado espiritual bem específico. Saiba mais através dos tópicos a seguir!

Como o próprio nome diz

O lírio-da-paz é amplamente conhecido em praticamente todo o mundo como um símbolo de paz e tranquilidade. A sua flor faz com que as pessoas se recordem de uma bandeira branca, que é conhecida mundialmente como um símbolo de trégua e é usada em momentos de guerra para simbolizar que os lados vão ficar em paz.

Por isso, as pessoas que estão em busca de pôr um fim em determinadas rixas, que já duram há bastante tempo, devem enviar lírios-da-paz para a pessoa com quem estão em conflito. Existe até mesmo a possibilidade de que essa planta, ao ser enviada para a pessoa com quem se tem a rixa, faça com que as energias dela mudem.

Lírio-da-Paz como símbolo da pureza

De acordo com alguns conhecimentos específicos, bem como conforme o senso comum, a cor branca simboliza a pureza e a castidade, por isso, as flores com essa cor, como o lírio-da-paz, também são consideradas como um símbolo de pureza e também de inocência. Conforme os ditames do Feng Shui, o lírio-da-paz está associado não somente à pureza da alma, mas também do ambiente.

Conforme essa antiga arte chinesa, acredita-se que a partir do momento em que alguém cultiva essa planta em determinado ambiente, ela ajudará a eliminar completamente todas as energias negativas, dissipando elas e trazendo energias positivas. Essa planta traz tranquilidade ao ambiente.

Lírio-da-Paz como símbolo de castidade e virtude

De acordo com o Cristianismo, o lírio-da-paz é uma planta considerada como um símbolo de castidade e também de virtude. Por isso, essa é uma planta que está associada a figuras do Cristianismo que possuem essas características, como Jesus e também a Virgem Maria. Essa planta também está associada à natureza delicada que as mulheres possuem.

Por isso, ela é considerada uma ótima opção para ser dada como um presente para uma mulher que está se casando, ou até mesmo que esteja iniciando uma nova etapa em sua vida.

Lírio-da-Paz como símbolo da esperança

O lírio-da-paz também é considerado um símbolo de esperança. De acordo com o Feng Shui, essa planta traz paz e harmonia para o ambiente, além de ser responsável por trazer energias positivas para o local onde está. A capacidade que essa planta possui de florescer mesmo em situações difíceis faz com que ela simbolize esperança. Ela mostra que sempre existirá algo bom pela frente na vida.

Essas plantas podem ser oferecidas como um presente para alguém que acabou de ter um bebê, pois servem como uma lembrança para simbolizar a inocência da criança, além de trazerem a esperança de um futuro próspero para o bebê.

Lírio-da-Paz na cura de doenças

De acordo com a cultura popular, o lírio-da-paz ainda possui outro significado. Essa planta também está relacionada à cura e também ao equilíbrio da mente, a fim de que a vida da pessoa se torne mais pacífica e harmoniosa. Esses lírios podem ser dados como um presente para pessoas que estão se recuperando de alguma enfermidade.

Existem estudos que comprovam a efetividade de muitas plantas na taxa de recuperação de pacientes com determinadas enfermidades, além de reduzirem sintomas físicos e psicológicos. O lírio-da-paz está incluído nessa lista.

Lírio-da-Paz como símbolo de prosperidade

O lírio-da-paz é uma planta que também simboliza a prosperidade. Ela possui uma grande folhagem, que é dotada de um verde exuberante e também é capaz de florescer o ano inteiro, se as condições e cuidados necessários forem respeitados. Por conta dessa característica, essa planta está associada à abundância e também à prosperidade.

Por isso, se você está buscando a forma ideal de desejar para um ente querido ou um amigo que ele tenha uma vida feliz e próspera, o melhor presente a ser dado é um lírio-da-paz, pois essa planta transmite essa energia.

Lírio-da-Paz como símbolo de longevidade

Os lírios-da-paz também são plantas perenes tropicais. Isso quer dizer que elas vivem em climas específicos, além de terem um ciclo de vida longo. Por isso, se você souber cuidar bem da sua planta, ela vai continuar florescendo cada vez mais durante anos. Se ela viver em condições favoráveis, essa planta poderá sobreviver por mais de dez anos.

Por conta disso, o lírio-da-paz está associado à longevidade, por se tratar de uma planta perene. Portanto, se você está pretendendo desejar a uma pessoa que ela tenha uma vida longa e saudável, presenteie ela com um lírio-da-paz, é uma excelente opção.

Lírio-da-Paz como símbolo de renascimento

O lírio-da-paz é uma planta que também pode ser vista como um símbolo de renascimento. Eles florescem em todas as estações e permanecem belos e exuberantes por vários anos. O crescimento dessa planta também não cessa, elas simplesmente continuam crescendo ao longo de sua existência.

Essas características fazem com que o lírio-da-paz esteja associado à ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, essa é uma planta que pode ser vista como um símbolo do renascimento da alma e também da passagem do plano terrestre para o espiritual.

Lírio-da-paz na Umbanda

Lírio.

A Umbanda é uma religião de matriz africana que foi originada no estado do Rio de Janeiro. Ela é uma crença religiosa que mistura elementos presentes no Cristianismo e também nas religiões africanas e indígenas. Saiba mais sobre a participação do lírio-da-paz nos rituais dessa religião!

Orixás

O lírio-da-paz está presente em alguns tipos de rituais e tradições da Umbanda. Essa planta pode ser utilizada para diferentes finalidades dentro dessa religião, bem como outras plantas também. O lírio-da-paz, dentro da Umbanda, está bastante associado à energia transmitida pelos Orixás D´Água Oxum e Iemanjá.

Contudo, além de estar associada a esses dois Orixás, essa planta também carrega a vibração de Oxalá, que é considerado o mais importante de todos os Orixás dentro da religião Umbandista.

Nos ritos

Nos ritos religiosos da Umbanda, o lírio-da-paz pode ser usado no descarrego, nos banhos e também no bate folha. No decorrer dessas sessões, essa planta é indicada por trazer consigo uma compreensão mais ampla de que todas as coisas possuem um momento certo para acontecer, trazendo uma experiência de maturidade, calmaria e também tranquilidade.

Por isso, a simbologia do lírio-da-paz na Umbanda está profundamente relacionada com a busca de uma certa clareza mental, paz de espírito e também amadurecimento, tanto espiritual quanto emocional.

Lírio-da-paz no Feng Shui

Vaso com um lírio.

A tradução literal de “Feng Shui” para o português significa “vento e água”. Essa é uma prática milenar que foi originada na China, e tem como objetivo equilibrar as energias entre as pessoas e o ambiente. O lírio-da-paz também é usado nessa arte, saiba como a seguir!

Purifica os ambientes

Existem diversas maneiras de usar o Feng Shui, essa arte milenar chinesa, para decorar os ambientes e gerar uma certa harmonia nele. Um dos métodos é por meio das plantas que transmitem uma energia positiva, uma delas é o lírio-da-paz. A energia trazida por essa planta é capaz de purificar todo o ambiente.

O lírio-da-paz é capaz de afastar as energias negativas. Além de dispersar toda a negatividade, essa planta também atrai vibrações positivas para a casa, fazendo com que o equilíbrio energético seja melhorado e proporcionando mais prosperidade, alegria, paz e também saúde.

Circulação do Chi

O “Chi” é a força que circula por todo o espaço que rodeia as pessoas. Essa energia é capaz de se mover de forma semelhante a maneira como o ar circula e o fluxo do Chi é dirigido de acordo com o modo como os objetos são organizados dentro de um determinado ambiente.

Quando o lírio-da-paz é utilizado da forma certa no Feng Shui, essa planta favorece a circulação do Chi pelo ambiente, que é a energia que ajuda a trazer o equilíbrio e o bem-estar para a vida das pessoas.

Onde usar

Para que a planta seja bem cuidada, é necessário colocá-la distante de um local onde se tenha uma incidência direta de luz, contudo, ela deve ser colocada em um ambiente iluminado, pois o lírio-da-paz é uma planta de sombra. Apesar dessas especificidades, essa planta pode ser utilizada em qualquer cômodo da casa.

Além disso, é importante que a terra do lírio-da-paz seja mantida sempre úmida, contudo, não deve estar encharcada. Ele deve ser regado de 3 a 4 vezes por semana. Se surgirem algumas folhas amareladas, é necessário trocar a planta de lugar ou até mesmo podá-la.

Outros significados do lírio-da-paz

Flores de Lírio.

O lírio-da-paz é uma planta que possui diversos significados, entre eles o de paz, prosperidade, renascimento, entre outros que são atribuídos a essa planta por conta de suas características. Confira mais alguns a seguir!

Lírio da Paz para expressar simpatia

O lírio-da-paz possui entre os seus simbolismos populares a simpatia, por isso, essa planta pode ser utilizada como um atencioso gesto de condolências. É muito comum ver essa planta sendo oferecida aos familiares de uma pessoa que faleceu como uma expressão de simpatia e também de solidariedade com a família.

Entregar um lírio-da-paz para alguém também pode ser considerado como um gesto de homenagem a uma pessoa que faleceu, como também é uma forma gentil de expressar simpatia por alguém que perdeu uma pessoa querida.

Lírio-da-paz como presente

O lírio-da-paz pode ser dado como presente para as pessoas que você ama. Como essa planta possui diversos simbolismos, ela pode ser dada para alguém o qual você deseje que tenha prosperidade, saúde, sucesso, entre outras coisas boas. Essa é uma planta que transmite energias positivas.

Tendo isso em vista, ao dar o lírio-da-paz para alguém, você está desejando que energias positivas fluam na vida dessa pessoa abundantemente. A paz é o principal simbolismo dessa planta, então ao presentear alguém com ela, você está dizendo que deseja que essa pessoa tenha muita paz.

Lírio da Paz simboliza a beleza

O lírio-da-paz também é um símbolo de beleza. Isso se deve ao fato de que essa planta possui uma grande vivacidade, além de ser exótica e deslumbrante por conta das suas flores brancas e também das suas folhas verdes escuras. A beleza dessa planta é tamanha que diversos artistas usam ela para descrever a beleza de seus amores.

Se neste momento você está se sentindo fascinado por alguém, essa é uma planta excelente para fazer com que essa pessoa saiba como ela é especial para você e também compreenda o quanto você a acha bela.

O lírio-da-paz representa apenas paz?

Lírio-da-paz em casa.

A resposta para essa pergunta é um sonoro “não”, pois o lírio-da-paz, por conta de suas notáveis e singulares características, possui diversos simbolismos. Entre eles, logicamente, o da paz, como o próprio nome já diz. Essa também é uma planta que é vista como um símbolo de prosperidade, por conta de suas abundantes flores e folhas, de beleza, devido a sua exuberância, de pureza e inocência, devido a sua cor branca, entre outros.

O lírio-da-paz é uma planta repleta de significado. Ela pode ser dada como presente para desejar uma série de coisas para as pessoas queridas. Por isso, não se pode dizer que essa planta representa apenas a paz. A riqueza de significado do lírio-da-paz ultrapassa e muito esse significado.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.