Deusa Lakshmi: origem, mantra, importância mitológica e mais!

Deusa Lakshmi: origem, mantra, importância mitológica e mais!

Lakshmi é a deusa hindu da prosperidade. Clique e conheça o poder e importância mitológica da Deusa Lakshmi, uma das principais divindades do hinduísmo!


Conheça tudo sobre o Deusa Lakshmi!

Ilustração da Deusa Lakshmi com elefantes

A deusa Lakshmi é uma das deusas mais conhecidas do hinduísmo, a principal religião indiana. O nome é derivado da palavra Laksya, escrita em sânscrito, que significa fim. A entidade, portanto, representa novos começos, prosperidade e principalmente riquezas.

Se você está interessado em ter uma mudança positiva na vida, especialmente no sentido financeiro, é hora de conhecer tudo sobre a Deusa Lakshmi e começar a cultuá-la. De todas as divindades, ela representa a fartura e está presente nas casas das famílias indianas.

Comece a ler o artigo e entenda um pouco mais sobre a origem, a história e a simbologia que envolve Lakshmi. Aproveite as dicas para atrair prosperidade na sua vida e no seu lar.

Conhecendo a Deusa Lakshmi

Ilustração da Deusa Lakshmi

Para conhecer melhor a Deusa Lakshmi, é ideal entender mais sobre a religião hindu. Com vertente principal cultuada na Índia, o hinduísmo é como uma filosofia com muita diversidade cultural e de divindades - cerca de 33 milhões de deuses.

A deusa Lakshmi, para o hinduísmo, representa a feminilidade e principalmente a riqueza. Sendo considerada a deusa da abundância material, ela se associa a diferentes tipos de ganhos, como a sorte e o dinheiro.

Se você está em busca de conhecer mais e até mesmo cultuar a deusa, continue lendo o artigo e se encante com a origem de Lakshmi.

Origem

A origem da deusa Lakshmi é hindu, associada sempre a sorte, riqueza mental e monetária, saúde, fertilidade, beleza e feminilidade. Historicamente, conforme a mitologia hindu, Lakshmi é a deusa casada com o deus Vishnu, criador do universo hindu.

Símbolo de poder feminino, os indianos adeptos da religião cultuam a deusa para conseguir fortalecer a casa com amor e riquezas. Sendo a deusa representativa do sucesso e desejos vitoriosos, Lakshmi se destaca por disseminar prosperidade e por ter uma originalidade feminina.

Com a representação de sucesso e vitória, em suas imagens, é possível vê-la sentada em uma flor de lótus ou segurando algumas delas nas mãos, além do cântaro com moedas de ouro.

Características visuais

A imagem da Deusa Lakshmi mostra uma mulher sentada em uma flor de lótus, segurando as flores nas quatro mãos, um cântaro e moedas de ouro. É comum haver elefantes ao seu redor, assim como o marido Vishnu ao lado.

Iluminada, a figura é serena e a Lakshmi tem cabelos escuros e olhos gentis. As vestes têm brilho, e toda a característica visual é baseada no dourado: a cor da riqueza e abundância.

A boa imagem de Lakshmi, relacionada à beleza e bons frutos, é igualmente importante para que os adeptos da religião sintam familiaridade e admiração pela deusa, já que ela tem compaixão e retorna generosidade aos fiéis.

História

Na mitologia hindu, existe um mito sobre o renascimento de Lakshmi, relacionado à responsabilidade do deus Indra, representante da Guerra, de protegê-la e cultuar assim a paz no planeta.

O deus precisava da figura de Lakshmi para expulsar os demônios na Terra, mas a irritou após jogar flores sagradas no chão. Lakshmi desistiu de o apoiar e se escondeu por milênios em um oceano de leite, e o planeta assim se transformou em um local sombrio.

Visto a falha, Indra pediu ajuda de Vishnu para recuperar o auxílio da deusa, e a solução era bater o oceano de leite, local onde Lakshmi estava escondida. Os deuses trabalharam em conjunto por anos para a volta de Lakshmi, e ela apenas voltou, pois percebeu o trabalho em conjunto e a reciprocidade.

O que a Deusa Lakshmi representa?

No hinduísmo, a bela deusa Lakshmi representa a prosperidade e riqueza, indicando bênçãos geralmente relacionadas ao dinheiro, fertilidade e conquista de sonhos.

O importante do culto à deusa é acreditar no seu poder e generosidade, já que a bela mulher de pele dourada apoia os seus fiéis com quatro braços, jorrando moedas de ouro através das flores de lírio.

A deusa é retratada como uma boa feitora, padroeira daqueles que necessitam de bênçãos e abundância na vida. Por isso, representa a saúde e estabilidade financeira do lar e da vida profissional, sendo muito cultuada por aqueles que precisam de empregos e mudanças significativas.

Mitos

Sendo a personificação da prosperidade, Lakshmi é representativa na mitologia hindu e se relaciona a procura pelo ‘’néctar’’ da imortalidade. Os devas, seres de luz, e os asuras, criaturas demoníacas, trabalharam em conjunto para combater o grandioso oceano de leite.

Na história, o oceano de leite é o acontecimento que leva ao surgimento das divindades. Na época, a Terra estava mergulhada no dilúvio, e os devas e asuras utilizaram uma montanha para bater o oceano e libertar as criaturas.

Quando o batimento começou a ocorrer, inúmeras divindades foram criadas, e dentre elas Lakshmi foi encontrada sentada em uma flor de lótus, sendo admirada pela representação da abundância e riqueza.

Símbolo

A deusa Lakshmi, personificação da abundância e riqueza, tem como símbolo a flor de lótus e as moedas de ouro. Isso ocorre pela ligação da divindade com a prosperidade. Com quatro mãos, a simbologia de Lakshmi se reflete em seus fiéis através da generosidade, já que uma das mãos está sempre aberta e acolhedora.

Em posição de bênçãos, o símbolo que a representa é a suástica, que no hinduísmo, é representada através dos quatro braços e significa vitória. Como deusa do poder soberano feminino e prosperidade, Lakshmi é considerada uma divindade doméstica e cultuada nas sextas-feiras por aqueles que prezam pelo sucesso.

Outros símbolos da Deusa Lakshmi

Ilustração da Deusa Lakshmi

Para compreender melhor a magnitude da Deusa Lakshmi, é ideal conhecer os outros símbolos que a representam bem.

Em primeiro ponto, Lakshmi se relaciona totalmente à flor de lótus, significando pureza e elevação espiritual. Nas imagens, é possível visualizar a deusa sentada em uma flor e sempre acompanhada delas.

Ademais, as moedas de ouro são igualmente significativas para Lakshmi, visualizadas sempre ao lado da figura da deusa em algumas imagens. Isso ocorre pela ligação da mesma com a abundância e o sucesso financeiro.

Os cântaros representam a fluidez da vida, enquanto os elefantes têm significado sagrado no hinduísmo por serem criaturas prósperas. Todos acompanham a Deusa e são importantes para os fiéis. Leia o artigo para saber mais!

Flor de lótus

A Flor de Lótus se diferencia das demais flores pelo significado espiritual. Como um lírio d’água, ela finca raízes na lama dos rios e brota, chegando até a superfície como uma fênix. Por essa característica, é a habilidade da lótus de ser autolimpante, ela é conhecida como flor sagrada e indica elevação espiritual para religiões como budismo e hinduísmo.

Dessa forma, a Deusa Lakshmi, das riquezas, feminilidade e riqueza, tem uma grande conexão com a flor de lótus e leva prosperidade aos seus fiéis, além de sensualidade, pureza espiritual e sabedoria.

Moedas

As moedas, para a simbologia da Deusa Lakshmi, tem o significado literal de abundância e sucesso financeiro. Em inúmeras imagens da divindade, é possível observar moedas de ouro jorrando das mãos.

Isso mostra que, independentemente do desafio, a Deusa Lakshmi está disposta para auxiliar os seus fiéis e indicar prosperidade no dinheiro. Muito cultuada por indianos que estão em busca de sucesso nos negócios, Lakshmi é uma deusa que traz resultados e isso é visualizado através da figura das moedas.

Cântaro

O cântaro é um vaso com origem milenar, utilizado desde os primórdios pelos gregos e romanos. É um artefato decorativo, mas repleto de simbolismos. No caso da figura da Deusa Lakshmi, o cântaro encontrado ao seu redor é simbólico para representar a vida espiritual, elixir e metamorfoses.

Muitas vezes, o cântaro representa um útero e indica renascimentos, já que o corpo físico é como um vaso que recebe o espírito. Por isso, Lakshmi está ligada ao cântaro e a evolução espiritual.

Elefantes

Os elefantes são animais bem cultuados no hinduísmo, especialmente devido ao deus Ganesha de abertura de caminhos. Contudo, quando se trata da deusa Lakshmi, os animais permanecem ao seu redor sendo referência de parceria e boa sorte.

Considerados animais sagrados, os elefantes fazem parte da montaria dos reis, indicam poder e sucesso além da prosperidade.

Não é à toa que participam da mitologia de Lakshmi, levando sabedoria, estabilidade e paz aos seus fiéis. Com a união de manada, os elefantes também representam o companheirismo e fidelidade, ótimos para o bem-estar e proteção do lar.

Relações com a Deusa Lakshmi

Ilustração da Deusa Lakshmi com elefantes

Para compreender melhor a magnificência da Deusa Lakshmi, é importante adentrar no universo do hinduísmo e analisar as relações de cada deus. Por exemplo, o Deus Vishnu é o marido de Lakshmi, e ele é um dos principais da religião, sendo o grande sustentador do Universo e um dos membros da trindade sagrada.

Lakshmi teria nascido através de uma flor de lótus que saiu do umbigo dele. Na mitologia hindu, Vishnu e Lakshmi atravessam todas as jornadas juntos, e quando Vishnu se tornou Rama, Lakhmi virou Sita. Continue lendo o artigo para se informar sobre a diversidade na história da Deusa!

Deusa Lakshmi e Deus Vishnu

No hinduísmo, a Deusa Lakshmi é esposa de Vishnu, o deus restaurador do universo e segunda divindade do Trimurti, a trindade da religião. Os fiéis de Vishnu fazem parte de uma das principais correntes do hinduísmo, e acreditam na força e benevolência dessa figura.

Embora ele seja poderoso, é Lakshmi que vai equilibrar o poder através da flor de lótus - símbolo da sabedoria e pureza espiritual. Segundo o mito, ela nasceu de uma flor de lótus do umbigo de Vishnu e representa a força vital do seu poder.

Sem Lakshmi, ele não conseguiria manter o equilíbrio dos universos e se desgastaria. A história de amor dos dois é milenar e cultuada por inúmeros fiéis.

Deusa Lakshmi e Sita, a esposa do Deus Rama

Na história, Rama é a figura reencarnação do Deus Vishnu, sendo considerado um herói de máxima conduta e exemplo a ser seguido pelos indianos. Rama é o grande representante da virtude e é um guerreiro.

Ao seu lado, temos a reencarnação de Lakshmi, Sita, que é a esposa do Deus. Sita, sendo uma figura de Lakshmi, é a deusa das tradições hindus e é reconhecida pela pureza, valentia, dedicação e empatia. É a deusa do autossacrifício.

Deusa Lakshmi e Deus Indra

O Deus Indra é a divindade regente do tempo, representando o clima e a passagem de estações do ano. Como herói, ele derrotou o demônio Vrita, impedidor da alegria humana. Assim como Lakshmi, Indra é representativo quando se trata de abundância.

Ele está relacionado com a fartura e prosperidade, e seus fiéis prezam pelo sucesso no negócio e riqueza espiritual. Indra representa a esperança e prosperidade, mas o faz através da força de vontade e guerra. Lakshmi, por sua vez, é o feminino e participa dos lares dos indianos, sendo considerada uma deusa mãe para muitas mulheres.

Manifestações da Deusa Lakshmi

Ilustração da Deusa Lakshmi segurando um jarro e velas

Para cultuar a Deusa Lakshmi, as manifestações são importantes. Ao todo, elas são oito e, em muitos casos retratadas em canções, os mantras são cânticos sagrados e essenciais no hinduísmo.

Na cultura indiana, proclamar os mantras é uma maneira de se aproximar das divindades e tornar os desejos em realidade. Santhana Lakshmi, Gaja laksmi, Aishwarya lakshmi, Dhanya lakshmi, são alguns exemplos de manifestações utilizadas para exemplificar Lakshmi.

Para saber mais, que tal continuar lendo o artigo? Aqui você vai aprender sobre às oito representações e suas principais características e histórias.

Santhana lakshmi

Nessa manifestação, que significa "Progênie Lakshmi", Lakshmi é visualizada como a deusa da fertilidade de crianças. Por isso, é cultuada por mães de primeira viagem ou mulheres que planejam engravidar de seus maridos.

Ademais, em Santhana Lakshmi, a deusa é retratada com seis braços, carregando jarro de água com folhas e frutos, Lakshmi está com uma criança no colo, e segurando outra em sua mão. Com a multifuncionalidade, ela mostra que as mães cuidam dos filhos e estão dispostas a tudo para a segurança das crianças.

Gaja laksmi

Uma manifestação muito famosa da Deusa Lakshmi é a Gajalakshmi, que significa Lakshmi com elefantes. Como aspecto significativo, os elefantes representam prosperidade e estão ao redor da deusa nas imagens sobre sabedoria.

Nessa figura, Lakshmi está sentada em uma flor de lótus, rodeada por dois elefantes (gajas). Com quatro braços, ela carrega flor de lótus em cada um. Os animais a lustram e derramam água da tromba na deusa.

Essa manifestação representa a prosperidade, sabedoria e boa-sorte que os elefantes e Lakshmi repassam aos fiéis.

Aishwarya lakshmi

Em Aishwarya Lakshmi, Lakshmi é vista como a Deusa das riquezas e tem a sua forma montada em um cavalo. No hinduísmo, o cavalo é um animal que representa a força, mas acima de tudo a liberdade e até mesmo clarividência. Sendo animais livres, os cavalos seguem caminhos e aproveitam a paisagem da vida.

Por isso, nessa manifestação, os fiéis de Lakshmi buscam valentia para encontrar a independência e paz através da figura do cavalo e da realização da deusa. Essa imagem é ideal para aqueles que vão adentrar uma nova jornada física ou espiritual.

Dhanya lakshmi

Na manifestação Dhanya Lakshmi, ou Grain Lakshmi, a deusa é retratada como essencial para a riqueza agrícola e se torna padroeira dos agricultores e fazendeiros. Na imagem, Lakshmi é retratada com oito braços e roupas verdes, segurando sempre a fiel flor de lótus, mas também frutos como bananas, além de arroz e até mesmo açúcar.

Se a pessoa cultua Dhanya Lakshmi, ela prevê a fortuna e riqueza na vida. A deusa por si só já garante amadurecimento financeiro e o sucesso nos negócios é fruto da manifestação.

Adhi lakshmi

Na manifestação Adhi Lakshmi, ou “Primeiro Lakshmi” a deusa é representada de uma forma milenar e grandiosa. Retratada com quatro braços, carregando uma flor de lótus e bandeira branca em dois e as outras duas mãos em formas de Abhaya mudra, o gesto de serenidade e varada mudra, representando a compaixão.

Essa imagem relembra a divindade da riqueza e realização de desejos. Por isso, o fiel que busca Adhi Lakshmi, evolui para buscar sua evolução espiritual e entra em estado de silêncio absoluto. Adhi Lakshmi é a representação para acalmar a mente e ter foco espiritual.

Vijaya lakshmi

A Vijaya Lakshmi é a representação da Deusa que indica a vitória e a busca por alcançar os objetivos mais difíceis. Com oito braços e vestida toda de vermelho, a deusa Lakshmi utiliza as oito mãos para carregar diferentes aspectos essenciais para combater batalhas. Como, por exemplo, a espada, o lótus, o pasha e o chakra.

As mãos, sempre em posição de Abhaya mudra e Varada Mudra, levam à serenidade e resiliência. Para os fiéis, a Vijaya Lakshmi é uma manifestação de força interior e auxilia os necessitados a acreditarem neles mesmos.

Dhana lakshmi

Considerada a representação de Lakshmi que indica a riqueza, Dhana Lakshmi é chamativa para o dinheiro e participa das boas decisões financeiras de cada fiel. Representada com seis mãos, vestida de vermelho e carregando símbolos hindus como a flor de lótus, o jarro de água, mangas, cocos e moedas de ouro.

Se você está em busca de uma manifestação de divindade que trás resultados e foca no ganho de dinheiro, Dhana Lakshmi é a melhor escolha. Através da resiliência e disciplina, ela garante aos seus fiéis o sucesso financeiro e dos negócios.

Veera lakhsmi ou Dhairyalakshmi

A manifestação Veeralakshmi ou Dhairya Lakshmi, representa a coragem para superar adversidades desafiadoras e que podem recompensar o valor espiritual dos fiéis. Representada com oito braços, em uma roupa vermelha, Lakshmi carrega o chakra, o arco e flecha, espadas e folhas de palmeiras.

Em outras duas mãos, há a posição dos gestos Abhaya mudra e Varada mudra, ambos indicando a tranquilidade. Para os fiéis, o Veera Lakshmi é o aspecto ideal para impulsionar a coragem e a valentia, especialmente nas tomadas de decisões mais complicadas.

Outras informações sobre a Deusa Lakshmi

Ilustração da Deusa Lakshmi

No Brasil, as divindades hinduístas não são tão conhecidas quanto deveriam. No caso de Lakshmi, a representação do seu poder feminino é interessante e acolhedora para as mulheres, e é por isso que ela deve ser mais conhecida em diferentes locais.

O principal instrumento de conexão com a deusa é através dos mantras, seguidos das oferendas. Se você está em busca de prosperidade, abra espaço no seu lar para um altar da deusa e abra o coração para recitar os cantos em sânscrito.

Visto isso, que tal escutar a cantoria sagrada para se reconectar com o sagrado feminino, e assim conhecer essa nova representação de deusa? Continue lendo para compreender mais sobre a Deusa Lakshmi e recolocá-la na sua vida.

Festival Divali

Diante de uma diversidade de eventos hinduístas, o Divali é o principal festival e se relaciona principalmente à Vishnu e Lakshmi. Como um herói popular, Vishnu é bem cultuado e Lakshmi é a sua força vital representativa da riqueza.

Para simbolizar a destruição do mal e o fortalecimento pessoal, os indianos devotos acendem lâmpadas feitas de argila, conhecidas como diyas, e se reúnem em grupos. Com duração de cinco dias, os fiéis se divertem e ‘’expulsam’’ as trevas da terra.

O primeiro dia é a celebração da prosperidade e riquezas, totalmente dedicado à deusa Lakshmi. Os fiéis compram joias e ouro para recebê-la em um ritual especial a cada festival Divali.

Como se conectar com a Deusa Lakshmi?

Você está aprendendo sobre o hinduísmo e sentiu uma conexão com a Deusa Lakshmi? É hora de aprender a se conectar com essa figura tão importante.

Para entrar em contato com Lakshmi, é importante louvar e agradecer com um altar próprio. Decorado com joias, flores e incensos, a Deusa abençoa o lar e deve ser bem vinda nas salas.

Puja e oferenda à Deusa Lakshmi

O puja é um ritual de adoração hindu, feito para os principais deuses como Shiva, Ganesha e a querida Lakshmi.

Para acessar à Deusa, é importante traçar uma oferenda escutando o mantra Om Shreem Maha Lakshmiyei Namaha, que traduzido é Saudações a Lakshmi, centra o meu grande coração, espero que possas derramar as tuas bênçãos sobre mim”.

O ritual da abundância é feito com e para a divindade, e deve conter uma imagem da deusa, oferendas de frutas e moedas de ouro. O mantra tocando alto é um bom sinal para a concentração e disciplina no ritual.

Altar para a Deusa Lakshmi

É imprescindível criar um altar para a Deusa Lakshmi se você deseja cultuá-la. Para conquistar as bênçãos, abundância e riqueza, prepare um espaço na sua casa totalmente dedicado à divindade.

Para adorá-la, você precisará de uma imagem, oferendas e moedas de ouro bem situadas em uma mesa. Forre o local com uma toalha dourada, coloque a imagem, moedas, um copo de água pura, incenso, frutas como manga e coco, flores e uma vela branca.

Diariamente, antes de sair de casa ou logo após acordar, sente-se em posição de lótus em frente ao altar e visualize Lakshmi em um rio, sob uma flor de lótus. Escute o mantra enquanto se concentra e sinta a divindade falar com você.

Mantras

Para os espiritualistas, os mantras são cânticos mágicos que conectam os fiéis às divindades e seres espirituais. No caso de Lakshmi, o mantra é Om Shreem Maha Lakshmiyei Namaha, que traduzido é Saudações a Lakshmi, centra o meu grande coração, espero que possas derramar as tuas bênçãos sobre mim”.

Esse mantra é conhecido como mantra da abundância e leva os fiéis a conquistarem sucesso profissional e financeiro. Escutando de duas a três vezes ao dia, é ideal se concentrar na figura da deusa e visualizar um futuro próspero e com portas abertas.

Para que as dádivas do mantra se realizem, é preciso ter fé e acreditar em si mesmo primeiro. Acreditar que é possível lidar com as adversidades e confiar na força de Lakshmi para reerguer os seus fiéis.

A Deusa Lakshmi representa a força feminina e a prosperidade hindu!

Ilustração da Deusa Lakshmi com jarro em uma flor de lótus

É comum ver que as mulheres se sentem mais conectadas com a figura de Lakshmi e têm os seus pedidos atendidos pela deusa. Isso ocorre pela ligação com o lar, a família e as crianças. Essas preocupações são muitas vezes foco de prece das indianas, que são socorridas pela divindade.

Com fiéis tão dedicadas, a representação feminina cresce na adoração de Lakshmi, pois ela é como uma mãe. As mães se identificam com a figura, que acolhe e também educa cada indiano de maneira única.

Se você se sentiu familiarizada com a divindade Lakshmi, é hora de colocar as informações do artigo em prática e começar a cultuar uma nova deusa próspera, gentil e acolhedora.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!