Chá de Assa-peixe: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Chá de Assa-peixe: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Conhece Assa-peixe? Venha saber como o chá dessa planta pode beneficiar amplamente sua saúde. Neste artigo, conheça as propriedades e surpreenda-se!


Você conhece o chá de Assa-peixe?

Folhas de Assa-peixe

O chá de Assa-peixe é extremamente benéfico à saúde. Para quem não conhece, a Assa-peixe é uma planta medicinal, rica em nutrientes anti-inflamatórios e também age como expectorante natural. É excelente indicação para complementar tratamentos respiratórios e inflamações corporais.

Para quem está gripado ou resfriado e sente as consequências desta patologia, a planta alivia dores, acalma o peito e diminui tosses constantes provocadas pela baixa resistência do sistema imunológico. Para quem tem bronquite, a Assa-peixe pode ser indicada no combate a essa doença.

Então, preparamos este tutorial para te explicar mais sobre a planta, seu chá e como ela pode influenciar na boa saúde. Prossiga na leitura e conheça os ricos poderes desta erva. Vamos lá!

Entendendo sobre a planta Assa-peixe

Planta Assa-peixe

A Assa-peixe é uma planta muito encontrada em terrenos baldios. Para muitas pessoas, é até considerada erva daninha. Mas os efeitos da planta, após ser estudada, promove melhores benefícios ao corpo e gera mais comodidade no tratamento de doenças oportunistas.

Como anti-inflamatório natural, a planta pode combater doenças, reduzir dores e aliviar problemas respiratórios. Saiba a seguir como aproveitar os benefícios da planta e preparar o chá. Continue a leitura e surpreenda-se.

Origem e história do Assa-peixe

Batizada de Vernonia polysphaera, a Assa-peixe é encontrada em terrenos baldios, pastagens e não é uma planta comum em cultivos especiais. Cresce facilmente em terrenos de solo inapropriado para plantações e é vista comumente em pastagens e beiras de estrada.

É facilmente encontrada nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Sua origem é desconhecida, sendo há muitos anos encontrada em solos pouco proveitosos e sem indicações para plantio de vegetais. É uma planta comum, considerada erva daninha e tem propriedades excelentes no combate a problemas respiratórios. É muito usada para fazer chá.

Para que serve o chá de Assa-peixe?

O chá de Assa-peixe é comum para complementar tratamentos respiratórios. Para quem sofre de tosses constantes, bronquites, asmas e está em tratamento contra pneumonia, o chá pode ser utilizado como alternativa complementar a estas indicações médicas.

Fácil de preparar, o chá fortalece o sistema imunológico e evita doenças oportunistas como gripes, resfriados e outras inflamações do corpo. E também é muito bom para reduzir cálculos renais, problemas vesiculares e alivia dores.

Propriedades da erva Assa-peixe

Dentre suas propriedades, a Assa-peixe possui propriedades balsâmicas. Excelente fortificante para a imunidade, é observada como redutora de inflamações e pode complementar a crises de garganta, inflamações de brônquios e também erupções cutâneas causadas por acnes e espinhas.

Para quem sofre de hemorroidas, a Assa-peixe é eficaz no tratamento deste problema. Para cálculos renais, ajuda a reduzir os acúmulos de cristais arenosos nos rins. E como tem o poder de reduzir inflamações, mantém o útero saudável, acalma irritações digestivas e previne lesões provocadas por úlceras e gastrites. E como é diurético, é benéfico para quem sofre de retenções de líquidos.

Benefícios do chá de Assa-peixe

Chá sendo servido em uma xícara

O chá de Assa-peixe possui nutrientes capazes de auxiliar no alívio de muitas indicações clínicas. Para problemas respiratórios e outros males, a planta age como um potente remédio natural e ainda ajuda a deixar a pele mais saudável, hidratada e livre de erupções cutâneas. Prossiga com a leitura e veja como se beneficiar com o chá de Assa-peixe.

Possui efeitos expectorantes

A Assa-peixe é perfeita para complementar tratamentos respiratórios e eliminar secreções. Contra bronquites, asmas, tosses, pneumonia e demais problemas pulmonares ou respiratórios, a planta é indicada como paliativo médico e, usada em moderação, pode acelerar os processos de cura contra estas doenças.

Através do chá com suas folhas, o corpo reage naturalmente a seus efeitos e elimina toxinas provocadas ou deixadas como sequelas das doenças aqui mencionadas. À medida que o chá é consumido, é possível notar, em poucos dias, os efeitos positivos da bebida.

Combate doenças respiratórias

Para problemas crônicos como asma e bronquite alérgica, a Assa-peixe é excelente indicação no alívio dos sintomas destas indicações clínicas. Entre os efeitos do chá, os efeitos expectorantes limpam os pulmões e facilitam a respiração.

Eliminando a sensação de falta de ar provocadas por estes males, o chá de Assa-peixe, consumido sob prescrição médica, auxilia no dia a dia e manutenção da saúde pessoal. Entretanto, vale uma dica. Prossiga com medicações prescritas e não use o chá como tratamento único. Somente a planta não tem poder de cura sobre doenças.

Possui efeito diurético

Sendo diurético, o chá de Assa-peixe promove melhores sensações orgânicas. Para quem tem inchaços corporais devido a retenção de líquidos, a bebida promove alívio neste sintoma. E o chá também facilita a limpeza orgânica, eliminando toxinas acumuladas no sangue e órgãos como fígado e rins.

Para quem está de dieta, o chá promove saciedade natural e reduz a vontade constante da pessoa em comer a todo instante. Redutor natural de gordura, reduz taxas de colesterol e mantém os triglicerídeos em dia. Para obter mais informações, consulte especialistas para adotar o chá de Assa-peixe em sua rotina diária.

Auxilia no tratamento de cálculo renal

Em tratamentos contra cálculos renais, o chá de Assa-peixe reduz a quantidade de cálcio e facilita melhor filtragem dos rins no processo de eliminação de toxinas corporais. Por agir como anti-inflamatório, o chá alivia dores causadas pelos cálculos renais e facilita a dissolução dos acúmulos de cristais arenosos nos rins.

Entretanto, se você sofre de cálculo renal, mantenha o tratamento adequado e consulte seu médico sobre o uso do chá de Assa-peixe. A bebida é um complemento e não deve ser usada como cura definitiva para essa patologia.

Auxilia no tratamento de afecções no útero

Para problemas uterinos, o chá de Assa-peixe é indicado para infecções ou inflamações. Como analgésico natural e por possuir poderes anti-inflamatórios, é indicado para afecções uterinas e reduz dores, sangramentos e favorece na cicatrização de possíveis lesões internas.

Desejando melhores resultados, converse com um ginecologista para obter orientações sobre o chá. Mantenha medicações indicadas a essa patologia.

Auxilia no tratamento de problemas na pele

Para a pele, o chá de Assa-peixe é indicado no tratamento de acnes e espinhas. Para reduzir as erupções cutâneas ou ferimentos, as compressas do chá aplicadas diretamente em lesões ou ferimentos acelera o processo de cicatrização, e também auxiliam a deixar a pele hidratada e com aspecto jovem.

Para tanto, ao preparar o chá, observe a dosagem na aplicação e siga prescrições médicas corretamente para casos mais complexos desta patologia. O chá é apenas um paliativo e não deve ser usado como medicamento definitivo.

Alivia e trata hemorroidas

Em tratamentos contra hemorroidas, o chá pode reduzir os sintomas e inflamações causadas pela doença. No pós-operatório dessa indicação clínica, o chá de Assa-peixe age para acelerar a cicatrização e reduz sintomas provocados a quem sofre deste mal.

Porém, é necessário seguir orientações médicas e não deixar o uso de medicamentos e tratamentos indicados contra hemorroidas. O chá de Assa-peixe deve ser utilizado como um complemento, não tendo poder de cura contra a doença.

Combate dores musculares

No combate a dores musculares, o chá de Assa-peixe pode aliviar os incômodos causados por contusões ou incômodos provocados por tosse ou dificuldades para respiração. Sendo analgésico natural, o chá age diretamente sobre inflamações e facilita a cura de lesões.

Mas, se as dores forem persistentes e exigirem tratamentos mais eficazes, é aconselhável o uso de remédios prescritos. Converse com o médico para adotar o chá em seu consumo diário.

Combate também a diabetes

Aos diabéticos, o uso do chá de Assa-peixe pode reduzir as taxas glicêmicas do sangue. Como limpa o organismo e agindo como diurético, o chá promove a redução dos açúcares devido a presença de substâncias naturais que exercem bem-estar. Sem contar, que o chá pode reduzir sintomas que a diabetes causa ao paciente.

Por conter agentes que combatem infecções e inflamações, é possível observar a redução glicêmica no sangue com o consumo do chá. Mas, consulte um endocrinologista para tomar o chá de Assa-peixe. Use medicações indicadas e mantenha alimentação saudável.

Receita de chá de Assa-peixe

Folhas secas de assa-peixe

O preparo do chá de Assa-peixe é fácil, rápido e não requer trabalho. Para aliviar sintomas de dores ou outros males, a bebida é indicada e pode beneficiar a saúde em muitas causas. Confira a seguir como fazer e suas indicações.

Indicações e ingredientes

Para trazer alívio em causas como bronquites, asmas, dores musculares, resfriados ou gripes, o chá de Assa-peixe pode ajudar você a sentir-se melhor e sem os incômodos que certas doenças provocam. Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Geralmente, sugere-se o uso das folhas secas. Também há dicas para uso da raiz. Por isso, veja como preparar o chá e beneficiar-se com suas amplas indicações. Lápis e papel na mão, e tome nota. Para essa receita, você vai precisar de:

- Um litro de água;
- 15 gramas de folhas picadas de Assa-peixe.

Como fazer

Após ferver a água, acrescente as folhas e deixe ferver por dez minutos. Em seguida, mantenha na infusão por cerca de 15 minutos. Coe e reserve. A dica é beber uma xícara ou copo até três vezes ao dia, antes das refeições. Analise a quantidade e use menos água, se for necessário. Tome, preferencialmente, sem açúcar. Se desejar, acrescente mel.

Outras informações sobre o chá de Assa-peixe

Xícara de chá com um pedaço de laranja

Se deseja turbinar seu chá de Assa-peixe, é possível adicionar outros ingredientes que poderão dobrar seus efeitos à saúde. Também é importante saber quantas vezes ao dia, deve-se fazer uso da bebida.

Assim, será possível evitar possíveis efeitos colaterais que o uso exagerado do chá pode provocar. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para ter melhor desempenho com o consumo do chá de Assa-peixe.

Outros ingredientes que combinam com o chá

O chá de Assa-peixe pode ser tomado com ingredientes que promete mais eficácia e controle na saúde. Como expectorante natural, o chá pode ganhar mais eficiência se você acrescentar hortelã, que é outra planta benéfica no tratamento de problemas respiratórios ou pulmonares.

De outras formas, você pode incluir gengibre, limão ou laranja. Esses elementos são ricos em fibras e vitaminas, o que fortalecerá o sistema imunológico. Dessa forma, você terá um chá completo e poderá garantir mais eficiência no sistema imunológico.

Dicas para fazer o seu chá de Assa-peixe

O preparo do chá de Assa-peixe é fácil e não gera dificuldades. Para tanto, seu preparo deve ser feito em quantidade que favoreça o consumo e as causas indicadas. Em geral, sempre vale a pena preparar quantidades em que possa ser consumido até três vezes ao dia.

Assim, o efeito diurético da bebida promoverá maiores benefícios e trará sensações de conforto e alívio no tratamento das doenças prescritas.

O chá de Assa-peixe pode ser tomado com que frequência?

O ideal é consumir o chá de Assa-peixe até três vezes ao dia. Sugere-se o consumo antes das refeições, para que a bebida seja melhor absolvida pelo organismo. Assim, não haverá riscos de incômodos pelo excesso do chá.

Para tanto, se deseja tornar o chá como costume diário, converse com especialistas em plantas medicinais ou com nutricionistas. Desta forma, terá mais conhecimentos sobre o uso da planta.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá

Não foram prescritos efeitos colaterais pelo consumo do chá de Assa-peixe. Assim, como não prescrições para ingestão adequada, mesmo com especialistas sugerindo três doses ao dia.

No entanto, gravidas e lactantes não devem fazer uso do chá, para que não haja possíveis efeitos ao bebê ou interfiram no aleitamento materno. De qualquer forma, vale a pena consulta médicos ou pediatras, antes de fazer uso da bebida.

O chá de Assa-peixe possui diversos benefícios!

mulher segurando uma xícara de chá

O chá de Assa-peixe é perfeito para o consumo diário. A planta é indicada no tratamento de problemas respiratórios como bronquites, asmas, tosses e também para quem trata de pneumonia ou gripes e resfriados. Seus efeitos expectorantes limpam os pulmões, facilitam a respiração e aliviam dores provocadas por estas inflamações.

E para evitar doenças oportunistas, o chá age como anti-inflamatório, prevenindo irritações ou lesões internas. Em tratamentos estomacais, a bebida funciona como agente de limpeza, eliminando toxinas através de seus efeitos diuréticos.

Em outras formas, o chá de Assa-peixe é ideal para ser utilizado para tratamento natural de pele. Para acabar com erupções cutâneas provocadas por acnes e espinhas, a planta auxilia nos processos de cicatrização externa.

Para quem sofre de problemas gástricos e também é diabético, consumir o chá de Assa-peixe reduz lesões estomacais e índices de açúcares no sangue. O chá de Assa-peixe ainda é indicado para tratamentos renais, uterinos e ajuda a combater inflamações, como hemorroidas.

Por isso, a bebida deve ser mantida em hábito de consumo diário e pode ser ingerida sem quantidade determinada, mas é bom consumir em até três vezes ao dia, para que sejam potencializados seus efeitos. Para mais informações, consulte especialistas ou seu médico de confiança, para incluir o chá em seu cotidiano.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.