Conheça algumas deusas da Mitologia Grega: Afrodite, Ártemis e mais!

Conheça algumas deusas da Mitologia Grega: Afrodite, Ártemis e mais!

Clique aqui e confira neste artigo as principais deusas da Mitologia Grega que eram associadas ao amor, a beleza, a guerra, a sabedoria e muito mais!


Quem eram as deusas gregas?

Mulher caracterizada de deusa

As deusas gregas são personagens mitológicos que, assim como os deuses, eram divindades de extrema importância, além de ser a personificação das emoções humanas, como, por exemplo, amor, inveja, sabedoria e a força. Além disso, cada uma delas possuíam atribuições fundamentais para a existência, dos mortais e imortais.

Devido aos seus inúmeros poderes, as deusas gregas eram entidades adoradas e reverenciadas pelos humanos e também pelos deuses. Logo, elas eram figuras centrais na continuidade da vida, no nascimento, na morte e no controle da agricultura, entre outros aspectos essenciais.

Existem diversas deusas da Mitologia Grega, porém, neste artigo separamos as principais divindades do Monte Olimpo, que são figuras populares e que, até hoje, são cultuadas e admiradas. Para conhecê-las, continue a leitura.

Afrodite

Deusa Afrodite

De acordo com a Mitologia, Afrodite é fruto da união entre o céu e o mar. A história conta que Cronos (o deus do tempo) cortou o órgão genital de seu pai, Urano (deus do céu), e o lançou ao mar. A partir daí, formou-se uma espuma, na qual dentro de uma concha surgiu Afrodite, já crescida e muito bela.

Por outro lado, existe outra história do surgimento dessa divindade. Afrodite é filha de Zeus (Deus dos deuses), com Dione (deusa das ninfas) e já nasceu adulta, na ilha de Creta. Conheça a seguir sobre as suas atribuições e como era adorada.

Atribuições

Devido à sua beleza estonteante, Afrodite era considerada a deusa da beleza, do amor e dos prazeres carnais. Com a sua aparência angelical, ela tinha o poder de encantar os deuses, mortais e outros seres vivos. A deusa do amor também influenciava o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte dos seres humanos e animais.

Como era adorada

O magnetismo que a deusa Afrodite provocava, sobretudo, nos deuses, a tornou alguém adorada, mas também temida, pois o seu alto poder de sedução despertava em outras deusas ciúmes e o desejo de vingança. No entanto, além dos seus atributos físicos, essa deusa era muito popular e tinha seguidores fiéis em todo o império grego.

Foram construídos diversos templos em sua homenagem, porém o mais conhecido ficava na cidade de Pafos, onde hoje está localizada a Turquia. Assim, ocorriam cultos a deusa, com oferendas e adoração à sua imagem. Além disso, acontecia o festival Afrodisia, entre os meses de junho e julho.

Ártemis

Deusa Ártemis

Do relacionamento extraconjugal entre Zeus (Deus do Olimpo) e Leto (deusa do anoitecer) nasceram os gêmeos Ártemis e Apollo. Segundo a Mitologia, Ártemis nasceu primeiro e ajudou sua mãe a dar à luz a seu irmão. Por essa razão, ela foi intitulada como a deusa do parto.

No entanto, ao ver o sofrimento de Leto, ela pediu a seu pai para nunca se casar e ser virgem para sempre. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as suas funções e como era cultuada na Grécia Antiga.

Atribuições

Considerada uma arqueira e caçadora habilidosa, Ártemis, portanto, era conhecida como a deusa da caça. Contudo, tinha como função proteger as florestas e os bichos selvagens. Além disso, ela era capaz de curar doenças e ferimentos, porém tinha o poder de amaldiçoar aqueles que não cuidavam da natureza e maltratavam os animais.

Como era adorada

Para honrar e adorar a deusa Ártemis, foi construído um grandioso templo, localizado na cidade de Éfeso, hoje é o centro da Turquia, por volta de 550 a.C. O templo de Ártemis foi considerado como uma das 7 maravilhas do mundo Antigo.

Após passar por duas grandes destruições, existem poucos objetos e esculturas que são preservadas no museu britânico, em Londres. Ártemis também era adorada por meninas e mulheres, considerada padroeira das jovens mulheres, pois auxiliava na transição para vida adulta.

No mundo das artes, a deusa era cultuada pelos artistas, para terem inspirações e clareza mental, e assim, concluírem suas obras.

Atena

Deusa Atena

Uma das deusas mais famosas, Atena nasceu de forma inusitada. Sua mãe, Metis foi engolida por Zeus, para evitar que a profecia se cumprisse, onde o filho de Metis se tornaria o senhor dos céus. Após sentir fortes dores de cabeça, Atena saiu da cabeça de Zeus adulta e vestida com uma armadura.

A divindade era uma bela mulher, cortejada pelos deuses, pois, além de sua beleza, ela era sábia e extremamente inteligente. Porém, a deusa nunca se casou, preferindo se manter virgem e viver apenas para proteger e auxiliar quem estivesse à sua volta. A seguir, conheça um pouco mais sobre suas habilidades e adoração à deusa.

Atribuições

Atena é a deusa da sabedoria, da guerra, da inteligência e das artes. Apesar de sua habilidade para guerrear, ela apenas participava de guerras para defender o seu povo e lutar contra injustiças.

Ao contrário de seu irmão Ares (deus da Guerra), Atena era contra a violência e acreditava que a razão e a estratégia eram o melhor caminho para se manter a paz. Na Mitologia, Atena era a filha favorita de Zeus e somente, ela tinha autorização para usar o raio de seu pai durante uma batalha.

Com o seu vasto conhecimento, a deusa desenvolveu invenções que auxiliaram os mortais a aprender cozinhar, construir barcos, carruagens e a tecer.

Como era adorada

A sua forte influência diante dos deuses e seres humanos fez de Atena uma das deusas mais cultuadas e adoradas no Olimpo. Em sua homenagem, a cidade de Atenas recebeu o seu nome.

Para alcançar uma graça, os gregos promoviam festas, rituais e faziam oferendas para homenageá-la. Construído pelo Imperador Péricles, no ano 5 a.C, o templo Partenon, foi criado para honrar a deusa, onde todos os anos era realizado o festival chamado de, as “Panatenéias”.

Deméter

Mulher caracterizada de Deméter

Filha de dois Titãs Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da Terra), Deméter é uma das deusas mais antigas, além de pertencer às 12 divindades do Olimpo. A sua personalidade era de alguém generoso e o seu instinto maternal a fez ser reconhecida e admirada, principalmente, pelos mortais. Entenda melhor a seguir sobre suas atribuições e como se tornou tão amada e adorada.

Atribuições

Deméter era a deusa da agricultura, da fertilidade e da colheita. Ela mantinha o solo fértil durante o ano inteiro, trazendo prosperidade e abundância para os mortais. Além disso, essa criatura mitológica orientou os seres humanos a plantar milho e trigo. A Deméter também é atribuída a criação das estações do ano, favorecendo o plantio e a colheita.

Como era adorada

Devido a sua bondade, a deusa Deméter tinha inúmeros devotos e para lhe agradecer era construído templos em sua homenagem, onde a divindade morava um período em cada uma delas. A deusa fazia questão de viver entre o povo, dessa forma, abdicando o monte Olimpo, onde moravam os demais deuses.

Hécate

Escultura Deusa Hécate

Descendentes de Titãs, a deusa Hécate era filha de Astéria (a noite estrelada) e Perses (deus da destruição e da luxúria). Após roubar um pote de carmim, ela foi expulsa do Olimpo por sua mãe e passou a ser criada por Perséfone (deusa da agricultura e do submundo).

Mesmo após a vitória dos deuses sobre os Titãs, o seu poder e autoridade só aumentaram. Hécate era respeitada e adorada por todos os deuses da Grécia e pelos seus seguidores. Isso porque, o seu poder se estendia no céu, no mar, na terra e no mundo inferior.

Logo, Zeus permitiu que ela negasse ou concedesse qualquer desejo aos imortais e mortais. Devido ao seu enorme prestígio, essa divindade acumula diversas atribuições. Confira abaixo.

Atribuições

A deusa Hécate era considerada umas deusas mais completas da Mitologia, pois ela era benevolente a quem lhe pedia prosperidade e abundância material. Além disso, protegia a chave sagrada, ou seja, ela permitia quem poderia ou não transitar pelas portas e portais do Universo.

Era também a deusa dos mortos, onde os conduzia na passagem entre os mundos. Os seus atributos eram muitos, pois Hécate também era a deusa da noite, da bruxaria, dos encantamentos e da encruzilhada. Ademais, ela protegia os pescadores, os marinheiros, as crianças, as casas e as famílias.

Como era adorada

Em gratidão a deusa Hécate, seus seguidores colocavam a sua imagem em toda a cidade e nas portas das casas. Ao anoitecer, os moradores deixavam comida em frente às suas casas e nas encruzilhadas, para alimentar os cães dessa divindade.

Hera

Deusa Hera - Ilustração

A deusa Hera era filha de Cronos e Réia, posteriormente se casou com seu irmão Zeus, onde ambos eram o rei e rainha dos deuses. Porém, a relação entre eles era conturbada, devido à infidelidade de seu marido. Dessa forma, ela se tornou uma mulher ciumenta e amargurada.

Apesar dos seus problemas familiares, ela era uma deusa generosa e empática, e exercia um papel fundamental sobre os mortais e os imortais. Entenda melhor abaixo, suas atribuições e como era adorada por seu povo.

Atribuições

Além de ser a deusa dos deuses, Hera também era a deusa do casamento, da fertilidade, da fidelidade, do parto e protegia as mulheres e crianças. Sendo assim, ela não suportava mentiras e desrespeito com o matrimônio. Apesar de bondosa, era vingativa e podia ser extremamente má contra aqueles que a contrariavam.

Como era adorada

Hera era adorada por mulheres que desejavam preservar seus casamentos e também para garantir proteção no momento de dar à luz a seus filhos. Para isso, eram feitas orações, ofertas de frutos, principalmente, da romã, que simbolizava a fertilidade, o amor e a prosperidade do casal.

Para homenagear essa divindade, foram criados mais de 7 templos e o mais famoso estava localizado na cidade grega, em Olímpia. Em seu santuário, havia imagens para evidenciar o seu poder e sua grandeza.

Héstia

Seki Antgo com desenho da Deusa Héstia

Uma das primeiras deusas entre as 12 divindades do Olimpo, Héstia era a terceira filha de Cronos e Réia. Sua personalidade era amigável e discreta, e não se envolvia nos dramas familiares e tampouco em conflitos ou guerras. Cortejada por Apolo e Poseidon, preferiu se manter virgem por toda a sua vida. Para saber mais, continue a leitura.

Atribuições

A deusa Héstia era pouco citada na Mitologia Grega, contudo, ela tinha um papel muito importante. Considerada a deusa do fogo, da lareira e de manter a paz dentro dos lares, esse ser mitológico mantinha a chama acesa das cidades e ajudava a construir casas para os menos favorecidos. Desse modo, ela também se tornou a padroeira da arquitetura.

Além disso, a deusa detinha da chave de Olimpo entregue por seu irmão Zeus. Logo, ela se tornou responsável não só pela sua cidade, mas por todas que eram fundadas aos arredores. Com o seu fogo sagrado, Héstia acendia as tochas e as lareiras para trazer proteção contra os ataques de inimigos e das doenças.

Como era adorada

Héstia não era tão popular em relação aos outros deuses, porém, para adorá-la foi construído um templo em sua homenagem. Por manter os lares aquecidos e a tranquilidade doméstica, a forma que o povo grego encontrava para agradecer pela sua generosidade era acender sua lareira ou contemplar as tochas acesas pela cidade de Acrópole.

Irene

Deusa Irene - escultura

De acordo com a Mitologia, a deusa Irene era filha de Zeus e Themis (deusa da justiça). Essa entidade divina é associada a uma jovem e bela moça, segurando uma cornucópia, uma cesta de frutos com o formato de chifre, e uma tocha. A seguir, conheça um pouco mais sobre essa divindade, acompanhe.

Atribuições

Irene é considerada a deusa da paz, da primavera, da reconciliação e da cooperação. Ademais, essa criatura mitológica é uma das deusas horas, ou seja, um trio formado pelas deusas Eunomia, Dice e Irene, responsáveis por manter a ordem no mundo e as estações do ano.

Como era adorada

Em homenagem a deusa Irene que restabeleceu a paz entre os povos, era comemorado o dia da paz comum na antiga Grécia. Além disso, a sua imagem e estátuas eram cultuados em templos e posto sobre altares, para ser referenciada por todo o bem que trouxe à nação.

Musas

Deusa Grega

As Musas são filhas de Zeus com Mnemosine, elas foram criadas para comemorar a vitória dos deuses sobre os Titãs, na Titanomaquia. Além disso, essas entidades se tornaram a personificação das artes e das ciências, além de entreter os deuses, elas passaram a ser responsáveis por inspirar os mortais.

As nove Musas inspiradoras são: Calíope, Clio, Érato, Euterpe, Melpômene, Polímnia, Terpsícore, Talia e Urânia. Cada uma delas recebeu uma atribuição diferente. Para saber mais, confira a seguir.

Atribuições

Cada musa atua e inspira diferentes áreas das artes e do conhecimento: Calíope com sua bela voz era a musa da poesia épica e da eloquência. Clio a musa da história; Érato musa da poesia lírica, e fazia, especialmente, poesias românticas e eróticas. Euterpe era musa da música; Melpômene era musa das peças teatrais da tragédia grega.

Polímnia, era considerada musa da poesia sacra e dos hinos sagrados; Terpsícore, a musa da dança e do canto coral; Tália era musa comédia e das celebrações e, por último, Urânia era musa ligada à Astronomia e Astrologia.

Como eram adoradas

Por influenciar diretamente as áreas de entretenimento e conhecimento do Olimpo, foi criado o templo Museion, onde eram preservadas as obras de artes e também era um local para cantar, dançar, declamar poesias e representar a tragédia e a comédia nas peças teatrais.

Perséfone

Mulher caracterizada como Perséfone com uma maçã nas mãos

A deusa Perséfone, segundo a Mitologia, é filha de Zeus (Deus dos deuses) e Deméter (deusa da agricultura). Com o passar do tempo, a sua beleza atraiu a atenção dos deuses do Olimpo. Hades (deus do submundo), inconformado com a rejeição da deusa e com sua mãe, que não permitiu que se casasse com ele, decidiu, então, sequestrar a jovem.

Para devolver a alegria de Deméter e restabelecer a fertilidade do solo, foi firmado um acordo entre Zeus e Hades, para que Perséfone voltasse a viver ao lado de sua mãe, durante um período do ano.

No entanto, para não perdê-la, o deus do mundo inferior enganou sua amada, dando de presente uma romã, sem saber que, ao comer, ela se manteria presa a ele para sempre. Dessa forma, Perséfone passou ter várias atribuições que influenciou a vida dos deuses e imortais, saiba mais a seguir.

Atribuições

Perséfone é considerada a deusa das estações, da fertilidade, das flores e da agricultura, por ser filha de Deméter. Ao viver um período do ano com sua mãe, ela renova as plantações, as flores voltam a nascer e o solo se torna fértil outra vez.

Ao se casar com Hades, Perséfone também se tornou a deusa do submundo e guardiã dos mortos. Dessa forma, ela passou a transitar entre os dois mundos. Logo, quando ela está com Deméter é marcada pela chegada da primavera e verão. E quando fica ao lado de seu marido, se inicia o outono e o inverno.

Como era adorada

Devido às suas funções de deusa da colheita, da fertilidade, da morte e do renascimento. Perséfone era adorada com hinos, rituais e oferendas, para que a plantação fosse abundante e próspera. O mesmo acontecia, para proteção dos mortos no submundo e ser benevolente com aqueles que fizeram algo de ruim, enquanto vivos.

Como posso cultuar as deusas gregas?

Mulher caracterizada como uma deusa

As deusas gregas podem ser cultuadas por meio de hinos, orações e oferendas que são dedicadas, de acordo com o que se deseja alcançar. Por exemplo, para a deusa Afrodite, é possível oferecer flores, frutas, perfumes e pedras e cristais se o objetivo é se tornar alguém mais atraente, fértil e ter momentos de prazer e alegria.

Além disso, o Dodecateísmo, também conhecido como Helenismo, de forma resumida, visa preservar e realizar os cultos para os deuses e deusas da antiga Grécia. Sendo assim, hoje é possível encontrar adeptos dessa prática, que, por muito tempo, eram tidos pela igreja católica como pagãos, ou seja, que cultuavam mais de um deus, como os politeístas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.