O que é o Exu Tiriri? Lonan, Calunga, característica dos filhos e mais!

O que é o Exu Tiriri? Lonan, Calunga, característica dos filhos e mais!

Os Exus não são demônios e nem trabalham em prol da maldade. Quer saber tudo sobre essas entidades? Entre aqui e entenda todas as características!


Quem é o Exu Tiriri

Exu

Não precisa ser nenhum religioso para se ter ouvido falar sobre Exu. Embora algumas pessoas tenham preconceito perante essa entidade, ela está bem longe da maldade e de coisas ruins. Para quem não sabe, Exu Tiriri é uma entidade extremamente justiceira, pois nada passa batido diante de seus olhos e ele caminha lado a lado com a verdade.

É necessário que você saiba que a justiça será cobrada toda vez que o assunto envolver Exu Tiriri. Ele está sempre ao lado daqueles que sofrem injustiças e opressões. Além disso, ele é bastante conhecido por quebrar demandas, feitiços e livrar as pessoas de todo o mal e negativismo.

Entretanto, Exu Tiriri não se resume apenas a isso. Há muito sobre ele que muitos desconhecem. Pensando nisso, decidimos contar a verdadeira história sobre uma das entidades mais conhecidas da Umbanda. Assim, as pessoas podem deixar de lado todo e quaisquer tipos de preconceitos. Vamos conferir? Então vem comigo!

Exus, suas Falanges e o Exu Tiriri

Candomblé - dança

Quando falamos sobre os Exus, é normal surgir algumas dúvidas, como por exemplo, se há mais de um exu e para qual orixá ele trabalha. Há uma grande diferença entre entidade, falanges e orixás.

Dito isso, é justo que você saiba a diferença entre cada um deles e realmente compreenda os Exus. Confira tudo sobre os exus, suas falanges e o Exu Tiriri a seguir!

Os exus

Muito se fala sobre exu e pouco se sabe sobre sua verdadeira história. Diferente do que muitos infelizmente acreditam, os exus não estão atrelados às coisas malignas. Eles vêm à Terra em prol de trabalhar a linha da esquerda da religião e auxiliar os mais necessitados.

Dessa forma, alguns trabalhos e/ou feitiços são densos demais para as entidades da direita e, por isso, eles ficam sob os cuidados das entidades da esquerda. Os irmãos da esquerda, portanto, ficam responsáveis por desfazer qualquer feitiço, quebrar as demandas e afastar a negatividade.

Sendo assim, embora os exus atuem do ''lado negativo'', eles fazem tudo em prol da Luz, da justiça e da verdade.

Suas falanges

Muitas pessoas não sabem conceituar o que são as falanges. Para quem não sabe, as falanges são como missionários que atuam em nome de um Orixá. Entre os Exus, existem as falanges, ou seja, um grupo de apóstolos que trabalham em prol de uma determinada energia ou força. Nas falanges de Exu, há os Exus Caveiras, Exus Tranca-Ruas, Exus Tiriris e muitos outros.

Tiriri, o chefe da legião de exus combatentes do mal

Embora seja comum taxar os Exus como seres malignos e maldosos, não é bem assim que as coisas funcionam. Os Exus trabalham ao lado esquerdo da religião, mas combatem o mal. Ou seja, pelo fato de alguns trabalhos exigirem muito mais do que os missionários da direita podem oferecer, os exus trabalham com o intuito de ajudar.

Num geral, eles são conhecidos por quebrar demandas e devolver às pessoas aquilo que lhes foi tirado. É claro que acontece de pessoas irem ao terreiro e pedirem por maldades e coisas ruins, mas isso não deve definir a entidade que irá realizar (se realizar) o trabalho.

No caso de Exu Tiriri, também conhecido como o Senhor da Vidência, ele é o chefe da legião de exus, o grande responsável por combater a maldade e atuar em outras linhas da Umbanda ou até mesmo do Candomblé.

Tiriri e as Sete irradiações divinas

Além de trabalhar na Legião dos Setes, isto é, Sete Catacumbas, Sete Caveiras e Sete Encruzilhadas, Exu Tiriri também atua nas Sete Irradiações divinas. Ele é o responsável por fortalecer a ordem e a retidão nos sete sentidos da vida.

Ou seja, ele abre os caminhos para aqueles que merecem e está apto para curar aqueles que sofrem por algum mal, principalmente se a maldade for acometida devido a alguma vingança.

Tiriris, Ogum e atuação

O Mistério Tiriri é um grupo que trabalha sob os comandos de Ogum e, por isso, a vibração original desses missionários é a da vitalização da irradiação da Lei e da Ordem. Os guardiões que atuam dentro dessa Linha, seja ela na Umbanda ou no Candomblé, buscam ordenar o negativismo em seus consulentes, abrindo os caminhos e quebrando as demandas.

As características do Exu Tiriri

É comum que as pessoas queiram saber as principais características das entidades a fim de conseguir reconhecê-las quando elas vêm em terra. No caso de Exu Tiriri, sua característica mais marcante é o fato de ele se apresentar com um ar misterioso e sério.

Não é comum ver Exu Tiriri dançando ou se expondo com outras pessoas. No mais, Exu Tiriri não gosta de mentiras. Portanto, não adianta achar que vai conseguir enganá-lo, pois isso será uma grande ilusão.

Característica dos filhos de Exu Tiriri

Em relação aos filhos de Exu Tiriri, eles não ficam muito para trás, pois também carregam as características fortes do pai. Em geral, os filhos de Tiriri têm o pressentimento bastante aguçado, ou seja, são capazes de sentir uma pessoa mal-intencionada mesmo de longe. Conseguem sentir más vibrações apenas pelo tom de voz de alguém.

Além disso, essas mesmas pessoas detestam mentiras e optam por ficar longe de pessoas mentirosas. Normalmente, eles estão sempre afastados de pessoas e ambientes negativos.

Roupagem padrão

Exu Tiriri é reconhecido devido à sua capa preta por fora e vermelha por dentro, um chapéu de abas que geralmente também é preto e está sempre carregando em mãos um bastão ou tridente. Fora as características físicas, como a fisionomia séria e o ar de misterioso que só os exus têm.

Bebidas para trabalho

Normalmente, quando Exu Tiriri está trabalhando é comum vê-lo com bebidas fortes em mãos, como por exemplo, o whisky, ou uma outra bebida com a mesma qualidade. É justo ressaltar que ele utiliza a bebida para ajudá-lo a limpar e descarregar o consultante. Você nunca verá Exu Tiriri usando a bebida para se embebedar ou embebedar o médium com quem ele trabalha.

Oferenda para Exu Tiriri

Às pessoas que estiverem interessadas em oferecer um agrado para Exu Tiriri, é indicado as encruzilhadas, sobretudo as de terra e as das estradas de ferro. Entretanto, isso não é uma ordem nem uma verdade absoluta. Algumas oferendas também podem ser entregues em pedreiras, cachoeiras ou em um campo aberto. Isso vai depender da preferência do mestre.

Limpeza de Consulentes e ambientes

Exu Tiriri também é responsável pela limpeza dos consulentes e dos ambientes. Normalmente, quando alguém ou algum lugar está sobrecarrego com energias negativas, os guardiões recebem ordens para virem em terra e ajudar a purificar essas pessoas e esses lugares.

No caso de Exu Tiriri, ele se utiliza do charuto para cumprir essa missão. Quando ele fuma e joga a fumaça no ar, ele limpa tudo e todos que necessitam da limpeza.

Tiriri Lonan, das Sete Encruzilhadas, Calunga e das Almas

Tridente de Exu Tiriri e grupo de Umbanda

Pouco se sabe, entretanto, dentro da família de Exus há uma variedade de lendas que trazem diferentes nomes, é o exemplo do Senhor Tiriri das Sete Encruzilhadas. Mesmo que você não seja um expert na religião, é bem possível que você já tenha ouvido falar nesse nome.

Do contrário, se você gosta do assunto e quer conhecer mais sobre ele, é justo que você conheça o que e quem está por trás dessas lendas. A seguir, saiba mais sobre Tiriri Lona, Tiriri das Sete Encruzilhadas e muitos outros!

Ligação do Exu Tiriri com Exu Mirim

Se você tinha alguma dúvida em relação à ligação de Exu Tiriri com Exu Mirim, saiba que ela pode cair por terra neste momento. Exu Mirim e Exu Tiriri possuem uma importante conexão, sim. E, para que você entenda o porquê disso é necessário entender que isso acontece porque o Tiriri é o orixá que rege as crianças da Umbanda.

O Exu Tiriri Lonan

Embora Exu Tiriri Lonan pareça uma outra entidade, ele é o mesmo Exu Tiriri com uma nomenclatura diferente. É possível que você encontre esse nome durante algumas pesquisas.

Dessa forma, esse exu trabalha do lado esquerdo da força e é responsável por lutar contra divindades malignas, como Eguns e Zombeteiros. Apesar de trabalhar para o lado esquerdo, Lonan trabalha em prol do bem. Também consegue afastar negatividade, quebrar demandas e atua na linha de frente contra o mal.

O Exu Tiriri das Sete Encruzilhadas

Em relação ao nome Exu das Sete Encruzilhadas há uma lenda que conta o seguinte:

Um senhor que vivia na Irlanda durante o século XVI, que era camponês, simples e muito bonito, apaixonou-se filha de um rei. Entretanto, esse sentimento foi o grande responsável por uma desgraça.

O senhor camponês foi levado à masmorra e ficou lá por muitos anos. Passou por algumas dificuldades, teve que lidar com fome, sede e torturas. Essa experiência fez com que ele se tornasse uma pessoa caridosa e revoltada. Hoje, ele trabalha nas linhagens da umbanda a fim de curar as maldições e combater as maldades feitas por vingança.

Exu Tiriri da Calunga

Exu Tiriri da Calunga atua no despacho dos trabalhos feitos nas encruzilhadas, nas matas, nos rios e cemitérios. Em relação às suas características físicas, ele tem traços orientais, anda com roupas pretas e, normalmente, está com um gato também preto ou siamês. Os cabelos são lisos como o de um japonês amarrado em rabo de cavalo.

Exu Tiriri da Calunga possui uma capa preta com detalhes vermelhos, além de usar uma bengala ou um bastão em suas mãos. De acordo com alguns estudiosos, ele vem na linhagem de Oxalá.

Exu Tiriri das Almas

Narra a história que Exu Tiriri das Almas é um dos exus de rua mais elementar no mundo superior. Ele tem créditos e débitos com a Espiritualidade do outro plano. Conta-se que através do tempo, Exu Tiriri das Almas procura lutar a fim de se redimir com os erros do passado. Normalmente, Exu Tiriri das Almas aparece como um homem preto com o rosto deformado.

Mensagem, prece e pontos do Exu Tiriri

Velas, guias e oferendas para Exu

É comum que as pessoas que entendem sobre o assunto queiram agradecer a linhagem dos Exus de alguma forma. Assim como também é comum que pessoas leigas no assunto sintam interesse em conhecer e se aprofundar cada vez mais.

Se é do seu interesse conhecer os pontos, as preces e a mensagem que Exu Tiriri tem para você, saiba que está no lugar certo. Confira a seguir!

Mensagem do Exu Tiriri Menino

A mensagem de Exu Tiriri Menino foi retirada do livro "o Retorno de um adolescente". É uma mensagem muito importante para o ser humano em geral, não apenas àqueles que têm ligação com a religião. Exu Tiriri diz que o mal está dentro de cada um e cabe a nós sermos capazes de lutar contra ele.

Independente se estamos dentro de uma igreja, de um centro espírita ou de um terreiro, invocar o nome de Deus em vão é extremamente errado. Não adianta invocá-lo nesses lugares e, ao sair, falar mal do próximo, agir de má-fé com algum irmão.

As pessoas costumam procurar os Exus - e outros guardiões - pedindo por maldade. Dito isso, quem são os maldosos então, os guardiões da Lei ou quem foi plantar e disseminar coisas ruins? Uma das mensagens mais importantes encontrada nesse livro é a de que nenhum espírita ataca ou ofende a religião do outro.

Isso porque eles aprendem desde cedo a respeitar o próximo e as escolhas que esses fazem. Antes de julgar alguma entidade específica, procure, antes de tudo, conhecer o caráter da pessoa que lhes invocou. O respeito deve vir antes de qualquer coisa.

Não cabe a você nem a ninguém julgar as escolhas do outro. Jesus Cristo era correto e foi castigado, crucificado. Os espíritas são perseguidos, e não perseguem. Não devem perseguir ninguém.

Prece a Exu Tiriri

Essa oração pode ser feita a fim de agradecer Exu Tiriri. Para isso, use uma vela preta ou uma bicolor em preto e vermelho. Procure acendê-la em uma mata, em um jardim ou à beira do rio. Confira a oração abaixo:

"Senhor Exu Tiriri.
Tu, que emanas o poder sétuplo de Deus.
Tu, que tens o poder de abrir os caminhos, de guardar as encruzilhadas,
que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador.

Pedimos vossas bênçãos em nossas vidas.
Quebre as demandas de nossos egos, de nossos pensamentos e sentimentos negativos.
Devolva-nos a alegria, a força, a vitalidade, a ordem e a Lei.
Devolva-nos a prosperidade, a saúde e a paz de espírito.

Que, segundo nosso merecimento e nossas necessidades, tu possas nos fazer retornar
tudo o que nos foi retirado pela maldade de outros ou pela nossa própria incapacidade.
Permita-nos receber vossa força para o trabalho, vitaliza nossa saúde e proteja-nos dos ataques negativos.

Cubra-nos com vossa capa protetora vermelha e negra.
Coloque vossa lança tripolar e vosso tridente encantado para nossa proteção.
Laroiê, Senhor Exú Tiriri!"

Pontos do Exu Tiriri

Cada entidade e orixá possuem pontos específicos. Não existe um que se defina a algum deles. Muitas pessoas escrevem ponto constantemente e dedicam a eles. No caso dos pontos do Exu Tiriri, há uma variedade, entretanto, nem todos são conhecidos.

Ou, em alguns casos, pode acontecer de um terreiro ter um ponto e um outro centro ter outro. Depende muito. Confira um dos mais conhecidos abaixo:

É meia noite em ponto e o galo cantou
É meia noite em ponto e o galo cantou

Cantou pra anunciar que Tiriri chegou
Cantou pra anunciar que Tiriri chegou

Ele vem da Calunga de capa
Cartola e tridente na mão

Esse Exú de fé é quem nos traz Axé e nos dá proteção
Ele é Exú Odara e vem nos ajudar
Com seu punhal ele fura, ele corta demanda

Ele salva, ele cura
Exú Amojubá
Laroiê
Laroiê Exú, Exú Amojubá

Eu perguntei a ele o que é Exú ele vem me falar
Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação
É cumpridor da Lei, Exú é esperto, Exú é guardião
Exú é trabalho, é alegria veloz, Exú é viver, é a magia

É o encanto, é o fogo, é o sangue na veia vibrando
Exú é prazer
Laroiê
Alaruê Exú, Exú Amojubá

Traz sua falange Exú Tiriri para trabalhar
Laroiê Exú
Laroiê Exú, Exú Amojubá

Traz sua falange Exú Tiriri para trabalhar
Vem seu Tranca-Ruas, Maria Padilha e Exú Marabô
Sete Encruzilhadas, seu Zé Pilintra aqui chegou

Maria Mulambo, Maria Farrapo e Dona Figueira
Dona Sete Saias, Pombogira menina e Rosa Vermelha
Sete Catacumbas, Exú Caveira firmam ponto aqui

E o Exú Capa Preta anunciou a festa é do Exú Tiriri
Deu meia noite em ponto!

Como o Exu Tiriri pode ajudar?

Altar em terreiro de Umbanda

As pessoas costumam pintar os Exus de formas bem divergentes. Enquanto alguns acreditam que ele é do bem, outras, o pintam como se ele fosse o próprio demônio. Por isso, é importante estudar para saber reconhecer todos os lados da história.

É justo ressaltar que, embora os exus trabalhem do lado esquerdo da religião - seja Umbanda ou Candomblé - eles atuam em prol do bem, da luz e da justiça. Os exus são ótimos amigos, capazes de proteger e guiar aqueles que confiam em seu trabalho.

São justiceiros e fiéis. Se você pedir e merecer, ele vai lhe ajudar. Exu Tiriri é o grande responsável por limpar seus caminhos, trazer de volta a prosperidade e tudo aquilo que você merece.

Portanto, ter Exu Tiriri ao seu lado é saber que você tem um amigo que pode contar a qualquer momento. Portanto, não hesite em procurá-lo quando precisar.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.