Runa Hagalaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Hagalaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Hagalaz representa o granizo e prevê tempos difíceis. Assim como o granizo destrói a lavoura, algo na sua vida será destruído. Clique e saiba o que fazer!


Você sabe o que representa a Runa Hagalaz?

Pedra com a runa Hagalaz sob uma rocha

A Runa Hagalaz é a oitava runa do Futhark, o nome dado ao alfabeto rúnico, e ela representa o granizo. De acordo com a tradição esotérica, Hagalaz pertence ao único grupo de oito runas que não é nomeado de acordo com o nome de uma divindade e sim de um elemento, o gelo, mesmo ela estando relacionada à divindade do submundo conhecida por Hel.

Devido a esta associação, Hagalaz também está ligada à esfera Hel, um dos 9 mundos de Yggdrasil, o reino nórdico dos mortos. Uma vez que, para os vivos, os mortos podem ser uma parte de seu passado, Hagalaz está ligada ao que já passou.

Assim como a energia destrutiva de um granizo, Hagalaz geralmente simboliza época de dificuldades, como mostraremos neste artigo. Além de apresentarmos sua origem, mostraremos seus significados, conselhos e outros temas relevantes para interpretar esta runa tão misteriosa e enigmática. Confira tudo aqui!

Entendendo a Runa Hagalaz, Hagall, Hagal ou Hagel

Runa Hagalaz em madeira com sementes ao redor

Hagalaz, também conhecida por Hagall, Hagal ou Hagel, é a primeira runa do segundo Aett, nome dado aos grupos de 8 runas, nos quais o Futhark é dividido. Explicaremos, a seguir, a sua história, trazendo dados importantes sobre seu significado, formato, bem como aspectos positivos e negativos. Confira.

Origem e história

A Origem da Runa Hagalaz está contida na história geral das runas. Presentemente, existem duas grandes explicações sobre a história e a origem das runas.

A primeira se baseia em fatos históricos, registros arqueológicos e evidências linguísticas. De acordo com ela, as runas fazem parte de um grupo de variantes de letras, cuja base são os sistemas de letras antigas da Itália.

Já a segunda versão se baseia na mitologia nórdica mitológica e indica que tanto as runas quanto os seus poderes surgiram através do sacrifício do deus Odin na árvore da vida, conhecida por Yggdrasil. Foi a partir do seu sacrifício que ele pôde ter acesso à sabedoria ancestral deste código místico.

Se você deseja se aprofundar sobre esta história, procure pelo poema em nórdico antigo chamado Havamál, que pode ser traduzido de maneira livre como “Os provérbios do Altíssimo” em português.

Significado da Runa Hagalaz

Hagalaz significa problemas inesperados trazidos com o granizo. Assim como o granizo, esta runa pode destruir tudo o que encontra, podendo provocar perdas significativas e desastres. De maneira geral, Hagalaz possui um significado bastante negativo.

Ela prevê o desenrolar de eventos difíceis repentinos, os quis não podem ser controlados e que causarão danos físicos e emocionais.

Esta runa também está associada à mudança, à liberdade, libertação e invenção, indicando uma necessidade de libertar do que está acontecendo para experimentar aquilo que é novo. Ela pode indicar planos que não dão certo, perda de tranquilidade, perda financeira e fracasso em diversas áreas da vida.

Formato e representação da Runa Hagalaz

Hagalaz possui um formato que lembra a letra H do alfabeto latino. No entanto, ela é formada através de duas linhas retas verticais paralelas, interligadas por uma terceira linha mais central na diagonal.

Esta forma gráfica se assemelha à estrutura de construção utilizada comumente nos países nórdicos para reforçar os muros que ficam mais frágeis devido às intempéries climáticas. Hagalaz representa o granizo e seu nome, inclusive, deriva de antigas palavras germânicas para estes pequenos pedaços de gelo que caem do céu.

Aspectos positivos

De maneira geral, Hagalaz é uma runa que possui predominantemente aspectos negativos, já que está associada a calamidades e problemas. No entanto, uma vez que calamidades podem servir como uma possibilidade de se precaver para evitar tragédias futuras, Hagalaz assume este aspecto disciplinador.

No entanto, a forma que esta runa provoca o aprendizado é súbito e cruel: ela golpeia, destrói e te obriga se livrar de algo para poder seguir em frente. Por isso, você aprenderá a estar em alerta e trará mais forças para que você aguente possíveis pancadas futuras da vida, fato este essencial para o seu crescimento pessoal.

Aspectos negativos

Hagalaz é uma runa que indica momentos de crises, golpes impulsivos e repentinos e desafios capazes de destruir tudo aquilo que você construiu até o momento. Ela anuncia perdas em diversas áreas da vida, surgindo como acidentes ou danos causados por fenômenos da natureza como secas, chuvas, terremotos e tempestades.

Tudo o que acontece sob o efeito desta runa jamais passará despercebido e deixará marcas por onde passa. Por isso, ela geralmente aparece para mostrar que existem influências externas que bloquearão os seus planos neste estágio da sua vida.

Diferentes interpretações da Runa Hagalaz

Runa Hagalaz em pedra brilhantes e com folhas secas ao redor

As runas recebem novas nuances e assumem novas interpretações dependendo do tema da pergunta e da área em que ela está inserida. Por isso, apresentamos a seguir suas interpretações em leituras sobre os temas saúde, vida pessoal, amor, profissão e carreira. Confira.

Runa Hagalaz na saúde e vida pessoal

Em leituras sobre a saúde, Hagalaz aponta para um período de doença e debilidade. Se você não está doente, procure um médico urgentemente para evitar surpresas ruins e facilitar o seu processo de cura.

Quando o assunto é a vida pessoal, Hagalaz mostra um período de muitas crises e ansiedade, que pode, inclusive, influenciar negativamente na sua saúde. Por isso, é importante separar um tempo de descanso, pausando as suas atividades e dedicando um tempo livre para si mesmo para cultivar pensamentos positivos e exercer o autocuidado.

Runa Hagalaz na vida amorosa

Quando o assunto é a vida amorosa, Hagalaz indica o início de uma fase complicada e período de crise na relação, marcada principalmente por apatia que pode, inclusive, provocar o fim do relacionamento. De maneira geral, você está passando por um período difícil, no qual você provavelmente tem medo de alcançar a felicidade que tanto busco.

Tente remediar o seu sentimento de descontentamento com a vida e a relação sem alimentar vícios ou manter a relação apenas por causa do sexo. É importante que você reflita, antes de decidir se vai seguir o mesmo caminho que o seu parceiro.

Runa Hagalaz na vida profissional e financeira

Aperte os cintos, pois haverá uma mudança drástica na sua vida profissional. Pode haver corte de salário ou, na pior das hipóteses, perda de emprego. É um momento de dificuldades e sacrifícios, muitas vezes devido ao seu trabalho duro ou dificuldades no ambiente de trabalho.

Tente perseverar durante esta fase, mas não abra a mão dos seus objetivos. No campo financeiro, Hagalaz surge indicando perdas. Evite, portanto, fazer investimentos ou se arriscar, pois o perigo espreita.

Runa Hagalaz invertida

A Runa Hagalaz é simétrica, ou seja, não possui posição invertida. A sua posição natural, inclusive, possui uma polaridade negativa permanente, equiparada à força avassaladora do granizo que destrói tudo por onde passa.

Como interpretar a Runa Hagalaz

Runa Hagalaz em madeira na grama

Durante a consulta do oráculo de runas, é importante aprender a interpretá-las. Considerando que cada runa traz consigo conselhos e desafios específicos, apresentamos, a seguir, o que a runa Hagalaz traz par você, de modo que você esteja preparado para interpretá-la corretamente.

Conselhos da Runa Hagalaz

Uma vez que tudo o que você considerava como certa foi abalado, Hagalaz aconselha que você esteja ciente de que as circunstâncias atuais não te deixam à mercê dos elementos da natureza. É a sua natureza interna que está provocando tudo o que está acontecendo como influências externas.

Portanto, aceite o que está acontecendo e, principalmente, assuma a responsabilidade dos seus atos. Além disso, Hagalaz pede para que você esteja preparado para problemas futuros que causarão desordem, instabilidade e prejuízos. Prepare-se para uma mudança súbita na sua vida, por isso, melhor adiar os seus planos.

Desafios da Runa Hagalaz

Hagalaz surge para mostrar que tudo aquilo que você considerava firme e estável é, na verdade, só uma ilusão. Tendo em visto o período difícil que está prestes a se fazer presente na sua vida, provocando danos muitas vezes irreversíveis, é importante que você esteja preparado para encarar a mudança.

Este é o maior desafio, especialmente porque muitas pessoas não estão preparadas para se desapegarem. Além disso, devido à natureza caótica de Hagalaz, prepare-se para a chegada de catástrofes em diversos âmbitos da vida.

Outras informações sobre a Runa Hagalaz

Runa Hagalaz, outras runas em madeira e velas vermelhas

Nesta seção, você encontrará informações complementares sobre o uso da Runa Hagalaz, para que você possa profundar os seus conhecimentos e mergulhar nos seus mistérios utilizando-a como oráculo.

Partimos respondendo questões básicas sobre o funcionamento das runas nos rituais de leituras, como fazê-las, como se preparar par a leitura, bem como dicas sobre como interpretar se o resultado é positivo ou negativo. Confira.

Como funcionam as runas nos rituais de leitura?

O funcionamento das runas nos rituais se leituras é muito similar ao funcionamento de outros oráculos. A princípio, as runas trazem imagens ou conceitos evocados a partir dos traços talhados em seus símbolos.

Além disso, já que cada runa está associada a um som e significado específico, é muito importante que você os saiba para então possa utilizá-las como oráculo.

Outro fundamento essencial sobre o funcionamento das runas é o significado da palavra runa, que em si é bastante mágico. A palavra runa está associada a temas como mistério, sussurro e até mesmo segredo. Por isso, muitas vezes, pessoas que a utilizam como oráculo acreditam que mensagens são sussurradas aos seus ouvidos durante as leituras.

Além disso, as runas trazem imagens de situações sobre os temas da pergunta durante a leitura. É importante considerar também que grande parte dos significados das runas como sistema oracular datam do século do passado. Por isso, não restrinja seus estudos somente à história, como também à parte esotérica.

Como fazer as runas e a toalha?

Se você deseja fazer suas runas, lembre-se que elas devem ser feitas de materiais naturais. Escolha preferivelmente a madeira, ou tenha sementes e pedras como matéria prima. Devido às suas origens históricas, não há runas curvas, o que facilitará o processo de desenhá-las ou esculpi-las nestes materiais.

Para fazê-las, basta usar uma faca afiada, no caso se preferir talhá-las em madeira ou em sementes. Se usar metal, o processo é mais complicado, mas você pode utilizar uma lima de aço para esculpi-las. Se desejar pintá-las, prefira tintas de cores mais neutras ou ligadas à divinação como o preto, branco, vermelho ou dourado.

Já a toalha deve ser feita em tecido natural como o algodão ou o linho na cor preta, branca ou violeta. O violeta, inclusive, está intimamente ligado aos poderes psíquicos. Sobre sua toalha, desenhe um círculo. Se preferir, desenhe os reinos da árvore da vida, Yggdrasil, para leituras mais detalhadas.

Como se preparar e como fazer a leitura?

O processo de preparação para a leitura das runas é bem simples. Inicialmente, encontre um espaço adequado, pois a leitura oracular exige concentração. Apesar de você poder utilizar as runas como oráculo em qualquer horário ou dia, noites de lua cheia são mais apropriadas para as leituras.

Se a lua cheia estiver em algum signo de água (Câncer, Peixes e Escorpião), melhor ainda. Lembre-se de ter uma chama perto de você, como uma vela branca, simbolizando a luz que dissipa a escuridão das dúvidas e traz clarezas e respostas sobre os temas das leituras.

Você também pode queimar incenso adequado para leituras oraculares ou poderes psíquicos, como é o caso do absinto ou da Artemísia. Finalmente, tenha toalha rúnica e seu saquinho de runas sobre a mesa de leitura para fazer suas perguntas. Então, retire as runas de acordo com cada pergunta e interprete-as.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo?

Como em qualquer sistema oracular, existem muitos fatores que podem determinar se o resultado é positivo ou negativo. A princípio, esteja atento ao significado individual de cada runa. Então, considere a relação da runa com a pergunta feita.

Antes de interpretá-la diretamente, verifique a posição da runa, pois algumas variam em posição, o que dá a elas novas nuances de significado. Igualmente ao que acontece com cartas invertidas de tarô, uma runa invertida nem sempre indica algo negativo.

Da mesma forma, uma runa na posição natural nem sempre é um sinal positivo, já que tudo depende do contexto. Finalmente, é essencial prestar atenção para a relação das runas sobre a toalha.

Por serem letras de um alfabeto, elas muitas vezes indicam iniciais ou até mesmo formam palavras relacionadas à pergunta. Por isso, se mantenha aberto para as mensagens.

A Runa Hagalaz indica que algo inesperado mudará o fluxo de sua vida!

Runa Hagalaz sobre pano com folhas secas

Por ser a runa que representa o granizo que surge sem avisar, Hagalaz indica que algo inesperado aparecerá e será capaz de mudar o fluxo da sua vida. Devido a esta energia de mudança, é importante que você tente se preparar para a ela, lembrando que nada daquilo que você julgar ser fixo e estável é de fato assim.

Hagalaz pode ser vista, também, como um símbolo de força, uma vez que, caso você não sucumba o seu poder devastador, você sairá mais fortalecido do processo. No momento, não há muito o que fazer. Mesmo estando ligada indiretamente aos estímulos externos das forças que se movem pela sua vida, tudo parte, na verdade, de você.

Por isso, invés de se negar a mudar, simplesmente abrace a mudança, pois é somente através dela que você poderá ser alguém melhor do que já é e se projetará para um passo mais à frente, rumo uma versão mais consciente e preparada para encarar os desafios da vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!