O chá de tanchagem: Como consumir, benefícios, propriedades e mais!

O chá de tanchagem: Como consumir, benefícios, propriedades e mais!

O chá de tanchagem é uma ótima alternativa para o tratamentos de problemas respiratórios e combate a gripe. Aproveite os seus benefícios tocando aqui!


Considerações gerais sobre chá de tanchagem

Xícara de chá.

A tanchagem é uma poderosa planta medicinal que pode ser conhecida também como tansagem, taiova ou 7 nervos, o seu cultivo é basicamente voltado para produção de medicamentos caseiros, pois ela possui propriedades anti-inflamatórias, analgésica e antimicrobiana.

Ela é considerada uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e uma de suas características desse tipo de planta está em sua fácil reprodução, permitindo que ela seja encontrada facilmente em terrenos baldios, plantações e até em vasos plantados.

Podendo ser utilizadas em diversos tratamentos como cortes, feridas, queimaduras, infecções, furúnculos, picadas, gripes, acne e caspa. Entenda mais sobre a tanchagem, as suas características, propriedades e formas de uso na leitura a seguir!

Tanchagem, características da planta e propriedades medicinais

Xícara de chá.

Ela pode ser uma planta de fácil acesso, você mesmo já deve ter visto ela em algum terreno baldio, ou em meio a outras plantas, e não conhecia o seu potencial médico. A tanchagem possui características e propriedades que as tornam especiais e acessíveis para quem deseja utilizá-la.

Descubra mais sobre essa planta e se impressione com suas propriedades e características na leitura abaixo.

O que é a tanchagem

O seu nome científico é Plantago major, a tanchagem pertence a uma família conhecida como Plantagináceas e você pode aproveitar suas folhas e sementes em diversas ocasiões. É curioso o fato de que esse gênero ao qual ela pertence possui mais de 158 espécies confirmadas e que estão espalhadas por diversos cantos do mundo.

É sabido que a sua espécie também é aproveitada por outros povos na América do Sul, possuindo as propriedades medicinais, e culinárias, que se assemelham às utilizadas aqui no Brasil. Mas, a tanchagem brasileira em especial não possui caule e as suas folhas possuem 7 veias.

A sua fácil reprodução e dispersão permite que você as encontre em vários lugares como em jardins, em beira de estrada, no meio dos campos e ela pode surgir até mesmo nos vasos plantados. Suas sementes ficam expostas e são facilmente levadas pelo vento, ou espalhadas por passarinhos. Você pode encontrá-las também em lojas de produtos naturais, farmácias, ou procurar nas feiras livres.

Características da planta tanchagem

É fácil de reconhecer a tanchagem na natureza, a sua principal característica são suas folhas que possuem 7 veias, além da disposição de suas folhas que parecem uma roseta sobre o solo, pois ela não tem um caule. Ela apresenta também um prolongado pedúnculo onde ficam as flores e sementes bem pequenas no centro.

Ela pode ser facilmente encontrada em locais públicos, à beira das estradas ou próximo de áreas de cultivo de agricultura. Entretanto, evite usá-las para fins medicinais ou alimentares, para não correr nenhum risco em relação a sua procedência, dê preferência aos que foram cultivados em casa, feiras, quitandas ou em lojas de produtos naturais.

Propriedades medicinais da tanchagem

A tanchagem possui diversas propriedades que possuem uma ação expectorante, anti-inflamatória, antibacteriana, desintoxicante, cicatrizante, diurética, digestiva, descongestionante e laxativa.

As suas mucilagens são ricas em polissacarídeos, as suas folhas são capazes de proteger as vias respiratórias e mucosas inflamadas, além de estancar hemorragias na região do nariz e auxiliar na eliminação de secreções vindos dos pulmões, brônquios e traqueia. Ela também reduz a irritação do muco no intestino devido ao seu efeito antidiarreico.

O chá de tanchagem, efeitos colaterais e quem não deve consumi-lo

Xícara de chá.

Você pode consumir a tanchagem de diferentes formas, mas a maneira mais comum de consumi-la é através do chá de tanchagem. Você pode aproveitar as suas propriedades com eficiência dessa forma, entretanto, é bom estar atento aos seus efeitos e as suas contraindicações.

Acompanhe a leitura e aprenda como preparar o chá de tanchagem e aproveite as suas propriedades medicinais!

Preparando o chá de tanchagem

É comum que as pessoas utilizem a planta tanchagem através da via oral fazendo o seu chá. Sendo um medicamento caseiro recomendado para o combate de dores de garganta, amigdalite, aftas, laringite e outras doenças respiratórias.

Além do mais, o seu chá é capaz de aliviar as infecções urinárias, azia, problemas no fígado, e a diarreia. A tanchagem possui também uma propriedade diurética que auxilia na redução de retenção de líquido no organismo.

Segue o passo a passo para fazer o seu chá:

1. Separe de 3 a 4 gramas das folhas de tanchagem, lembrando que elas devem estar frescas.

2. Em seguida você deve lavar e secar as suas folhas guardando-a em uma vasilha com tampa.

3. Após higienizar suas folhas, você deve ferver 150 ml de água. Quando ela estiver fervendo verta sobre as folhas na vasilha e cubra para que se inicie a infusão.

4. Agora é só coar para retirar as folhas e o seu o chá está pronto!

Você pode guardar o chá na geladeira por até duas semanas, sendo indicado que ele seja consumido pelo menos duas vezes ao dia.

Quem não deve consumi-lo

O seu consumo é contraindicado para os seguintes casos:

- Mulheres grávidas, ou em período de amamentação;

- Pacientes que apresentem algum problema no coração;

- Não é indicado para pessoas com algum tipo de obstrução intestinal;

- Pessoas que sofrem de hipotensão;

- Não deve ser consumido antes de procedimentos cirúrgicos;

- Em casos de diabetes, as sementes de tanchagem podem reduzir os níveis de açúcar no sangue, causando a hipoglicemia.

Além disso, é importante que você consulte um médico em relação ao consumo desse medicamento caseiro para que sejam discutidos os possíveis efeitos e contraindicações. Também é recomendada uma orientação de um pediatra, caso o chá seja consumido por crianças.

Os efeitos colaterais do chá de chantagem

Apesar de ser considerado um medicamento caseiro, é indispensável que você evite o consumo excessivo dessa planta. Já que poderá ocasionar em efeitos colaterais adversos, como cólicas, sonolência e até desidratação. Deve ser também evitado por pacientes cardíacos e grávidas, pois o seu consumo pode elevar a pressão arterial ou induzir o aborto.

Para que haja um consumo seguro de qualquer medicamento é necessário que haja um acompanhamento médico, principalmente é aconselhável que o automedicamento pela tanchagem seja evitado. Caso você esteja tomando o chá, respeite o limite diário de consumo, 300 ml por dia ou 2 xícaras de chá.

Para que serve a tanchagem e seus benefícios

Xícara de chá.

O chá de tanchagem é capaz de tratar uma série de problemas de saúde, os seus benefícios surgem das substâncias presentes na planta. Descubra o seu potencial e saiba a sua função e benefícios na sequência!

Ação antibacteriana

A tanchagem possui um metabólito produzido pela planta que é conhecido como aucubigenina (aglicona da aucubina), essa substância reage em nosso organismo como um poderoso antibacteriano.

Redução da acne

Esse medicamento caseiro também pode ser usado na pele, deixando-a mais bonita e hidratada. Ela possui um efeito similar ao do óleo de copaíba, atuando como cicatrizante natural, sendo muito empregada no tratamento das cicatrizes ocasionadas por espinhas e cravos.

Uma forma de utilizar o chá de tanchagem é aplicando a solução na cicatriz por meio de um algodão, ou gaze.

Tratamento de problemas respiratórios

Existem pesquisas que apontam a função medicinal da erva no tratamento de doenças respiratórias. Em suas folhas existem substâncias capazes de reduzir qualquer tipo de irritação nos tecidos pulmonares, fortalecendo assim o sistema imunológico.

Essa é uma das principais características da planta e a sua eficácia é um objeto de estudo, pois conforme os seus resultados, ela demonstra ser extremamente útil no tratamento dos problemas respiratórios.

Tratamento da leucorreia

Os motivos que levam a desenvolver um corrimento vaginal geralmente estão associados a inflamações causadas por reações alérgicas ou fungos na região. Independente do caso, você pode tratar esse problema através do banho de assento, que é quando uma mulher senta sobre uma bacia com uma solução capaz de tratar os sintomas da doença.

A tanchagem pode auxiliar nos casos de corrimento vaginal conhecido como leucorreia. O fato dela possuir propriedades antifúngicas e bactericidas, permite que ela seja eficiente no tratamento desse problema, se tornando assim um medicamento alternativo para esses casos.

Cicatrização de feridas

O fato dessa planta ser rica em polissacarídeos, polifenóis e antioxidantes, a torna capaz de atuar diretamente na cicatrização de feridas. As suas substâncias facilitam a reparação dos tecidos, uma vez que são capazes de proteger as células combatendo a destruição causada pela inflamação.

Prevenção de úlceras gástricas

Algumas pesquisas científicas apontam que as sementes e as folhas dessa planta auxiliam na prevenção na formação de úlceras gástricas, pois elas possuem o potencial de reduzir a acidez do suco gástrico, diminuindo o ardor e, por consequência, a dor no estômago.

Além disso, ela também inibe a atividade de bactérias como a Helicobacter pylori, por exemplo, que é capaz de gerar úlceras no estômago quando não identificada a tempo.

Controle do açúcar no sangue

A tanchagem possui também uma atividade antidiabética, isso ocorre por ela ser capaz de auxiliar o mecanismo de regulação dos níveis de açúcar no sangue atuando ao lado das células pancreáticas nessa função. Além do mais, ela possui esteróis, flavonóides, e os taninos, que são substâncias que desempenham um efeito hipoglicêmico.

Combate a diarreia

Algumas pesquisas revelam que a tanchagem é capaz de fortalecer o sistema intestinal através de substâncias como os taninos, alcalóides e flavonóides, que conseguem reduzir a acumulação e a secreção de líquidos intestinais, exercendo um poderoso efeito antidiarreico.

Combate a infecções

A presença de polissacarídeos na composição da planta, possibilita uma série de efeitos protetores no organismo, atuando no combate de algumas bactérias como por exemplo o Streptococcus pneumoniae, além de agir contra vírus, principalmente os adenovírus. Por isso, ela é altamente recomendada no tratamento de gripes e resfriados.

Além do mais, suas folhas podem ser utilizadas na preparação do chá de tanchagem, que auxilia na fluidificação das secreções que estão amontoadas nos brônquios, reduzindo assim o desconforto gerado pela tosse.

O seu chá também deve ser utilizado no gargarejo, pois ele possui a capacidade de tratar alguns tipos de alterações na garganta e na boca, como a faringite, afta, laringite e amigdalite, prestando um efeito antibacteriano e anti-inflamatório.

Outra infecção que ela é capaz de combater problemas como infecções de pele e infecções urinárias que são causadas por bactérias como: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, e Candida albicans.

Prevenção do envelhecimento precoce

Está presente na tanchagem uma enorme quantidade de antioxidantes, principalmente os compostos flavonoides e fenólicos. Essas substâncias são capazes de reduzir os danos causados às células pelos radicais livres, aumentando a sua longevidade e prevenindo o envelhecimento precoce.

Outras formas de usar a tanchagem

Xícara de chá.

A medicina caseira se reinventa e apresenta diferentes formas de utilização dos seus ingredientes. Não é diferente com a tanchagem, pois a partir de sua planta você é capaz de manipulá-la podendo usá-la de diferentes formas e em diferentes casos. Saiba quais são essas formas e quando usar na sequência!

Macerado de tanchagem

A maceração consiste em amassar as folhas e as sementes de uma planta de maneira a soltar os seus princípios ativos para que assim você consiga utilizá-la. No caso do macerado de tanchagem, você pode utilizar um morteiro ou pilão para macerar suas folhas, há também aqueles que usam as palmas das mãos.

Depois é só aplicar o extrato da tanchagem sob as feridas que ela irá atuar como um bactericida, cicatrizante e antisséptico. Caso o ferimento a ser tratado seja o seu, você pode mastigar as folhas e usá-las diretamente na sua ferida.

Pomadas de tanchagem

A tanchagem pode ser também utilizada na forma de pomadas para ser aplicadas na pele, essa forma é empregada no tratamento de furúnculos e feridas, pois ajuda na cicatrização e na coagulação do sangue. Siga o passo a passo abaixo para fazer pomada de tanchagem:

1. Faça a coleta e higienização das folhas de tanchagem, a limpeza irá ajudar a preservar a planta e aumentará o tempo de vida útil da pomada.

2. Pegue um pote com óleo de coco e misture as folhas com o óleo.

3. Deixe a mistura em banho-maria até o óleo de coco ficar completamente derretido.

4. Quando o óleo de coco estiver líquido, você deve retirar as folhas de tanchagem e deixar em repouso em temperatura ambiente para que a solução se solidifique. Uma dica é usar a cera de abelha, pois ela deixará a sua solução mais cremosa.

5. Está pronto! Agora é só envasar a pomada em algum frasco de vidro, tampa-la e deixar na geladeira.

Tintura de tanchagem

Para fazer a tintura de tanchagem você primeiro vai precisar dos seguintes ingredientes:

- 1 xícara de folhas de tanchagem picadas e higienizadas;
- 1 litro de conhaque ou vodka;
- 1 frasco de vidro e que tenha tampa.

Agora é só seguir o passo a passo para a produção de sua tintura:

1. Pegue uma jarra e coloque as folhas em seu interior, depois verta o álcool sobre elas até ficarem completamente submersas.

2. Agite bem o jarro com as folhas e o álcool até sentir que estão bem misturadas.

3. Feche o jarro e deixe-o em um lugar escuro, lembre-se de sacudir a solução pelo menos uma vez ao dia!

4. Após 6 a 8 semanas, você deverá retirar as folhas da solução e verter o conteúdo em garrafas limpas de vidro escuro sempre armazenando-as em um local escuro.

Esse é um excelente medicamento para diversas infecções e problemas respiratórios. A sua solução pode durar de dois a três anos se armazenada corretamente.

O chá de tanchagem pode ser usado na redução do inchaço?

Xícara de chá.

As folhas de tanchagem possuem uma substância chamada de mucilagem em sua composição, ela é capaz de combater a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Pois, a mucilagem reage com o suco gástrico, aumentando o seu volume e resultando em uma solução viscosa. Assim, ela facilita o trânsito intestinal, reagindo como um laxante.

Você pode consumir o seu chá para conseguir aproveitar as suas propriedades de maneira não apenas a reduzir o inchaço, mas também prevenindo a formação de úlceras gástricas, auxiliando o sistema intestinal e combatendo o envelhecimento precoce!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.