O que é a conjunção de Júpiter e Saturno? Para astrologia, signos e mais!

O que é a conjunção de Júpiter e Saturno? Para astrologia, signos e mais!

Com influência durante um ciclo de 20 anos, a conjunção entre os maiores planetas traz efeitos para todos, e oportunidades de crescimento e expansão. Confira!


Considerações gerais sobre a conjunção de Júpiter e Saturno

Relógio com símbolos dos signos do Zodíaco.

No dia 21 de dezembro de 2020, Saturno e Júpiter entraram em uma conjunção exata. Tal aspecto, para a astrologia, é apenas o início de um período de intensas transformações e mudanças de pontos de vista. Afinal, o encontro dos gigantes acontece uma vez a cada 20 anos e, da última vez, ocorreu no signo de Aquário.

As conjunções são um dos aspectos planetários que podem ocorrer no céu. Assim, quando dois ou mais planetas se posicionam de maneira a formarem ângulos específicos entre si, eles exercem juntos influências no cotidiano das pessoas.

Para entender melhor o assunto, o ponto de partida é a compreensão sobre o movimento dos astros e os assuntos tratados por cada um. No artigo, saiba mais sobre o significado e os efeitos da conjunção de Saturno e Júpiter, além de seus possíveis impactos a partir do mapa astral.

A conjunção de Júpiter e Saturno para astrologia e astronomia

Mapa astral.

A conjunção é um dos aspectos percebidos no cinturão zodiacal. O movimento dos planetas é justamente o que permite o surgimento de distâncias que resultam em aspectos astrológicos. No caso de Júpiter e Saturno, a grandeza dos planetas e a possibilidade de observá-los no céu chamam a atenção. A seguir, saiba mais sobre o assunto e seus impactos ao longo da história.

Saturno e Júpiter visíveis

O alinhamento entre os maiores planetas do Sistema Solar se destaca pelas proporções dos planetas. Em condições adequadas, costuma ser possível vê-los após o pôr-do-sol quando a conjunção acontece. Porém, nem sempre a observação é possível, devido a aspectos climáticos e de luminosidade. Quando visíveis, Júpiter e Saturno podem ser observados abaixo da lua.

O detalhe mais notável do encontro entre ambos em 2020 foi o nível de aproximação entre eles. Embora as conjunções ocorram em intervalos de 20 anos, a distância entre eles, em alguns momentos, é ainda menor. Indicando o quanto o ocorrido recente foi marcante para os estudiosos, a última conjunção entre Júpiter e Saturno com os astros tão próximos ocorreu há 400 anos.

O alinhamento de Saturno e Júpiter ao longo da história

Com o passar do tempo, a conjunção entre Júpiter e Saturno se colocou como pano de fundo para mudanças sociais. Nos períodos em que o alinhamento ocorreu, a sociedade se viu diante de cenários econômicos e políticos transformadores, com impactos de grandes proporções. A virada do milênio é um exemplo, assim como o final de 2020.

O destaque do alinhamento entre os dois maiores planetas do Sistema Solar está na abrangência dos tratados e proposições surgidos durante o acontecimento. Unindo a expansão de Júpiter aos desafios de Saturno, é fácil perceber como a conjunção questiona processos individuais e coletivos. Com a Era de Aquário, tais mudanças se conectam fortemente ao social, ao digital e à abertura do pensamento.

O significado da conjunção de Júpiter e Saturno para a astrologia

Para a astrologia, a conjunção entre Júpiter e Saturno é o início de momentos relevantes, nos quais os passos dados têm mais expressão que o habitual. O signo em que os planetas se inserem guia o tom do aspecto planetário que, dessa vez, diz respeito a Aquário. Juntos, em Aquário, trazem para o futuro mais do que se viu ao longo de 2021.

Júpiter e Saturno em Aquário unem expansão, progresso, avanços e muitos questionamentos. Socialmente, tais mudanças favorecem justamente a sociedade, já que Aquário é um signo que se conecta ao coletivo e à quebra de padrões. Somado à tecnologia, o aspecto é um chamado para recomeços e para a força das transformações.

Saturno e Júpiter no mapa astral

Mapa astral.

No mapa astral dos indivíduos, a conjunção traz a necessidade de reflexão sobre determinados assuntos. A partir do signo ascendente e de Júpiter e Saturno, os trânsitos no céu também são importantes. O mais determinante é a compreensão da conjunção como um ciclo que se estende por 20 anos, e não como um único momento. Sabe qual é o seu ascendente? Confira por onde começar:

Ascendente em Áries

Em meio aos efeitos da conjunção entre Júpiter e Saturno, quem tem ascendente em Áries se vê diante de assuntos importantes relacionados ao senso de coletividade. Para o nativo, que é dedicado em seus projetos, é hora de colocar a própria disposição a serviço dos planos para o futuro.

As questões sobre planos maiores e mais abrangentes também chegam aos planetas. A sinceridade, típica de quem possui ascendente no signo de Fogo, pode ser um desafio. A palavra-chave aqui é coletividade, acompanhada pelo ar desbravador e vigoroso da personalidade do nativo.

Ascendente em Touro

O nativo com ascendente em Touro, signo de Terra, chama a atenção por possuir o seu próprio ritmo de colocar planos em prática. Centrado e apreciador das coisas boas, tem na conjunção entre os gigantes do Sistema Solar um chamado para temas como visibilidade e decisões importantes.

O ascendente traz ponderação, qualidade necessária nesse momento, e alta capacidade de apreciar o que é bom. Em Touro, expansão e persistência se conectam em meio a carreira, materialização e realizações pessoais e profissionais. Tais aspectos ganham força com o alinhamento entre os planetas.

Ascendente em Gêmeos

Sociáveis e comunicativas, as pessoas com ascendente em Gêmeos no mapa astral possuem alta capacidade para situações e assuntos dinâmicos. A aproximação entre Júpiter e Saturno traz expansão e foco para algumas temáticas, as quais têm a ver com o que interessa o nativo.

No caso do signo de Ar, os planetas enaltecem o trabalho relacionado ao movimento e a sua notável versatilidade. O avanço de projetos pessoais é um tema relacionado aos planetas, assim como viagens e a busca por conhecimento. Os estudos também ganham força, especialmente os que têm a ver com a palavra.

Ascendente em Câncer

Para o nativo com ascendente em Câncer, a conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário é o início de um período que pede certo cuidado. Observador e generoso, o ser pode encontrar dificuldades na relação com os outros, ou mesmo parcerias de diferentes naturezas. Existe grande tendência de transformações, principalmente em relação a dinheiro.

Os planetas impactam quem tem o ascendente no signo de Água trazendo possíveis finalizações e oscilações, em meio à sua personalidade apegada e sensível. A força do subjetivo, típica do ascendente, pode trazer desafios.

Ascendente em Leão

Extroversão e diversão são traços marcantes do ascendente em Leão. Quem possui o signo de Fogo nessa posição do mapa astral deve aproveitar a tendência de dar e receber atenção para se colocar ainda mais em meio à socialização.

A conjunção, em Aquário, reforça a necessidade de um olhar atento ao coletivo e tudo o que envolve outras pessoas. Os gigantes da galáxia pedem que o nativo trabalhe contatos, parcerias e todo tipo de troca com os demais indivíduos. As parcerias profissionais também podem ser um assunto de destaque.

Ascendente em Virgem

Crítico, racional e interessado, o nativo com o ascendente em Virgem se destaca pela capacidade de aperfeiçoamento dos processos, característica típica do signo. A expansão de Júpiter e o aspecto de limitações trazido por Saturno destacam temáticas relacionadas ao dia-a-dia.

As mudanças podem se dar na rotina, no desempenho dos afazeres e na saúde. Os planetas também podem destacar a importância de um olhar criterioso para o próprio organismo e hábitos presentes no cotidiano. Eficiência e raciocínio ajudam a superar os prováveis desafios.

Ascendente em Libra

Libra, signo de Ar, enaltece traços de personalidade como charme, gentileza e altos níveis de socialização. Os questionamentos trazidos pela conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário se conectam a realização e prazer pessoal. Logo, aspectos a serem trabalhados envolvem autoimagem, lazer, diversão e amor.

Quem tem ascendente em Libra pode se deparar com necessidade de movimento e reflexão quanto à própria liberdade, além do senso de expressão e criatividade. Dar atenção a essas questões é a melhor forma de lidar com elas.

Ascendente em Escorpião

Embora lembrado pela intensidade, Escorpião é um signo que também remete à profundidade das emoções. Quem possui ascendente no signo costuma ter uma personalidade decidida, marcante e um tanto determinada.

O maior dos planetas, Júpiter, é a figura mitológica que convida a todo tipo de expansão e ampliação de horizontes. As jornadas incessantes e repletas de conhecimento guiam o caminho desse ascendente. Juntos, os planetas envolvidos na conjunção, Júpiter e Saturno, trazem ao ser reflexões sobre temas de forte apelo emocional.

Família, relações e aspectos íntimos da vida ganham destaque entre as questões que surgem para o ser com ascendente em Escorpião. Ainda que desafiador, é um momento de crescimento e expansão, como um indicativo de novos caminhos a serem seguidos.

Ascendente em Sagitário

Júpiter é o regente do nono signo do zodíaco. Com elemento Fogo, Sagitário, enquanto ascendente, destaca simpatia, extroversão e independência na personalidade do nativo. As temáticas trazidas pela conjunção de Júpiter e Saturno são aquelas relacionadas a estudos, intelecto e todo tipo de comunicação e expansão com outras pessoas. Movimento e relacionamento também pedem atenção.

Sempre pronto para viver novas aventuras e desafios, o ser tem seu planeta regente fortalecendo grandes chances de expansão em assuntos que trazem interesse. Assim, pode ser um período de crescimento e evolução com os planetas em Aquário.

Ascendente em Capricórnio

Capricórnio, signo de Terra e ligado ao trabalho, é regido por Saturno. O planeta tem conexão com questões potencialmente limitantes e, quem possui o ascendente no signo, é costumeiramente forte e perseverante. Saturno, na mitologia, representa a divindade do tempo e as transformações que acontecem com a passagem do mesmo, repletas de desafios e amadurecimento.

Responsável, maduro e metódico, é um nativo que pode se deparar com temas de grande apelo prático como pilar central da conjunção. Júpiter e Saturno convidam quem possui ascendente em Capricórnio a rever assuntos ligados a valores pessoais, renda e dinheiro. Nas finanças e outros setores objetivos da vida, podem surgir questionamentos, amparados pela responsabilidade consciente do signo.

Ascendente em Aquário

Embora seja um ascendente que remete a comportamentos rebeldes e um tanto sem sentimentos, Aquário é um signo que conecta a coletividade e o futuro. Quem possui esse ascendente se destaca pelo senso revolucionário e idealista, sem se deixar influenciar pelos demais.

Não à toa, a conjunção entre Júpiter e Saturno convida o nativo a trabalhar sua independência. Além disso, assuntos como identidade e novos começos precisam ser vistos cautelosamente por quem possui ascendente em Aquário.

Ascendente em Peixes

A profundidade do ascendente em Peixes se reflete nos temas que pedem atenção com a conjunção entre os gigantes do Sistema Solar. Olhar para dentro de si passa a ser ainda mais importante, assim como a própria espiritualidade. O indivíduo se destaca por ser altamente intuitivo e sentimental, o que o conecta a espaços que muitas das outras pessoas não enxergam.

O ascendente em Peixes, sonhador, delicado e carinhoso, pode se beneficiar com a configuração dos astros e encontrar insights poderosos. Seu altruísmo e empatia, típicos do signo, indicam a jornada a seguir.

Os aspectos planetários

Relógio com símbolos dos signos do Zodíaco.

Aspectos planetários são angulações específicas que se formam de acordo com a posição dos planetas no céu. Harmoniosos ou tensos, ou mesmo neutros como na conjunção, misturam energias e assuntos dos planetas envolvidos. O local onde se encontram também deve ser considerado, para que a interpretação seja sinônimo de oportunidades ricas de crescimento. Para saber mais, siga a leitura.

Aspectos planetários harmoniosos

Os aspectos planetários harmoniosos apresentam cenários mais favoráveis às pessoas. Em condições positivas de angulação, os planetas envolvidos enaltecem capacidades e habilidades. Os assuntos regidos pelos astros e o ponto onde se encontram acabam por neutralizar problemas, e criam dinâmicas benéficas devido à relação fácil entre os planetas.

Há, porém, um ponto a se destacar. No mapa astral e no trânsito cotidiano dos planetas, os aspectos harmoniosos podem impulsionar a falta de iniciativa e certo relaxamento. Com isso, embora sejam pontos favoráveis, seus desdobramentos podem levar à inércia. Logo, ao mesmo tempo em que a influência de aspectos harmoniosos é benéfica, ela pode ser desafiadora.

Aspectos planetários tensos

Os aspectos tensos, como seu nome sugere, são aqueles que criam dinâmicas desafiadoras e conflitantes. Os assuntos relacionados aos planetas envolvidos, bem como o ponto do cinturão zodiacal no qual se encontram, determinam de que forma a influência dos aspectos planetários tensos pode ser sentida pelas pessoas.

Apesar de serem desfavoráveis, os cenários tensos criam possibilidades únicas de superação e evolução. Em muitos casos, por não entenderem a dinâmica estabelecida e não saberem lidar com a frustração, os indivíduos acabam causando mais desequilíbrio. A chave é encontrar meios de driblar a desarmonia entre os planetas, sem deixar um deles de lado.

Aspectos planetários maiores

Os aspectos planetários maiores foram definidos pelo cientista grego Ptolomeu. Seu surgimento se deve à divisão da eclíptica por 2 e por 3, quando foram encontradas as angulações como trígonos, sextis e oposições. Os aspectos maiores são os mais lembrados por astrólogos e estudiosos, já que criam dinâmicas fortes e com grande influência no dia-a-dia.

É comum que os aspectos maiores apareçam nos horóscopos semanais, por exemplo. Esse é um exemplo de como os planetas no céu apresentam movimento constante, criando dinâmicas fluidas que impactam as percepções e comportamentos das pessoas. Eles se dividem em harmoniosos, tensos e um aspecto neutro, ajudando a moldar a personalidade e a identidade do ser.

Aspectos planetários menores

Os aspectos planetários menores são aqueles apresentados por Johannes Kepler, astrônomo alemão que muito contribuiu com a Astronomia. Entre eles, estão quintil, quincúncio, semi-sextil e semiquadratura, com influências menores. Por serem menos notáveis, são aspectos costumeiramente esquecidos nas análises astrais. Seus efeitos podem ser harmoniosos ou tensos.

Conjunção, trígono, sextil, oposição e quadratura

Mapa astral.

Conjunções, trígonos, sextis, oposições e quadraturas são angulações específicas entre dois planetas no mapa astral ou no céu. A distância entre eles e o ponto onde se encontram determinam um potencial mais benéfico ou desafiador em relação aos assuntos abordados pelos astros em questão. O fundamental é entender a importância de enxergar o todo para ir mais longe. Saiba mais a seguir.

Aspecto neutro: conjunção

As conjunções se formam quando dois planetas estão próximos, ou seja, em estado de alinhamento. A conjunção exata se dá quando ambos os astros estão posicionados no mesmo grau do cinturão zodiacal. Apesar disso, diferenças de até 10 graus são aceitas para as conjunções.

Os planetas complementam suas energias, criando um aspecto neutro que pode tender para algo positivo ou negativo.

Aspecto harmonioso: trígono

O aspecto mais harmonioso presente no céu é o trígono. Assim como outros, ele pode aparecer no mapa astral do indivíduo ou no movimento constante dos astros no céu. No trígono, dois planetas se encontram a 120 graus um do outro, de modo a agirem juntos e de forma complementar. O aspecto costuma unir signos de mesmo elemento e reforça harmonia, concordância e pontos positivos.

Aspecto harmonioso: sextil

Quando os planetas se encontram a 60º um do outro, se forma um sextil. Trata-se de um cenário harmonioso, que tem menos força do que o trígono. Formado por signos que possuem forças complementares, é um aspecto que costuma indicar oportunidades de crescimento e áreas da vida que podem ser melhor aproveitadas pelo indivíduo.

Aspecto tenso: oposição

Os aspectos tensos, embora simbolizem dificuldades, podem ser melhor encarados enquanto oportunidades de crescimento. Quando dois planetas se encontram em um ângulo de 180 graus, formam uma oposição. O aspecto pode ser entendido como o contraponto de energias opostas, o que pode trazer desgaste para o indivíduo.

A palavra-chave é balancear as energias, buscando a origem dos desequilíbrios percebidos. É comum que existam atritos e a necessidade de fazer escolhas difíceis.

Aspecto tenso: quadratura

Ao se posicionarem a 90 graus um do outro, dois planetas formam uma quadratura. O aspecto, tenso, pode ser visto como uma chance de evolução. As questões trabalhadas apresentam, geralmente, energias e propostas bastante conflitantes. Por outro lado, as quadraturas também representam movimento, já que desafios demandam ação para serem solucionados.

O aspecto, apesar de suas influências um tanto caóticas, traz à tona situações desconfortáveis que induzem ações significativas por parte das pessoas. Portanto, progressos e mudanças positivas podem surgir mesmo em meio a aparentes desconfortos. Ignorar a oportunidade de evolução da quadratura pode ser o início de uma jornada estagnada durante a vida.

Os aspectos menores

Mapa astral.

Os aspectos menores correspondem a angulações variadas, e estabelecem cenários de variadas qualidades. Tais aspectos apresentam efeitos menos perceptíveis que os aspectos maiores, já que o posicionamento dos planetas não encontra força para manifestar influências marcantes. Ainda assim, angulações de menos destaque têm sim significado. Saiba mais na sequência.

Semi-sextil

O semi-sextil é um aspecto planetário menor, que corresponde a uma angulação de 30 graus entre dois planetas. O mais comum é que os astros estejam posicionados em dois signos adjacentes, situação que se caracteriza por energias diferentes e não complementares. Logo, o semi-sextil simboliza potencialidades, além de oportunidades que podem ser melhor aproveitadas pelo ser.

Quintil

Para a astrologia, o quintil é um aspecto planetário harmonioso. Ele ocorre com dois planetas a 72 graus um do outro, resultado da circunferência zodiacal dividida por 5. O potencial do quintil tem a ver com criatividade e talentos especiais, mas, sendo um aspecto menor, sua força precisa de mais exatidão na formação do ângulo para que possa se manifestar.

Semiquadratura

Sendo a quadratura um aspecto tenso, a semiquadratura, com planetas a 45 graus um do outro, também traz desafios. Ela pode ser entendida no mapa astral como um ponto de iniciativa, que demanda movimento e é possível exteriorização. Os planetas envolvidos podem estar se aproximando, o que cria um aspecto crescente, ou se afastando, compondo uma semi quadratura minguante.

Quincúncio

Entre os aspectos menores, o quincúncio é conhecido como inconjunção. Sua natureza desafiadora pode ser entendida como maléfica por muitos, e o aspecto ocorre com uma angulação de 150 graus. O quincúncio se relaciona à necessidade de ajuste, em um desafio que contrapõe energias possivelmente incompatíveis. A desarmonia ocasionada causa frustração, já que a ação não costuma ser a melhor resposta.

Existe alguma relação entre a Era de Aquário e a conjunção de Júpiter com Saturno?

Relógio com símbolos dos signos do Zodíaco.

No dia em que ocorreu a conjunção exata entre Júpiter e Saturno, teve início a chamada Era de Aquário. Essa etapa astrológica indica o nascimento do Sol no signo de Aquário, o que marca um período de intensas transformações. Socialmente, portanto, o impacto da conjunção entre os maiores planetas do sistema solar traz impactos que se estendem por muito mais tempo.

O signo em que os planetas se localizam tem interferência direta nos assuntos regidos pelos mesmos. Da mesma forma, a Era de Aquário tem profunda conexão com o senso de coletividade trazido pelo signo de Ar, o que destaca a força de sua transformação. Juntos, Júpiter e Saturno reforçam a importância da persistência para a expansão.

Logo, a força dos dois astros é o que guia o caminho percorrido ao longo da Era de Aquário, ainda que os planetas tenham iniciado um novo ciclo de afastamento.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


planetas

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Você sabe qual a compatibilidade de Vênus e Marte no seu signo? Confira abaixo essa e outras informações bem importantes destes planetas.


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números