Arquétipo do lobo: características, simbologia, significado e mais!

Arquétipo do lobo: características, simbologia, significado e mais!

Embora seja considerado um animal mau, o lobo é, na verdade, um símbolo de inteligência, coragem, intuição e sociabilidade. Aprenda como usar o seu arquétipo!


O que é o arquétipo do lobo?

Lobo em uma floresta.

O arquétipo do lobo é um modelo que representa uma espécie de protótipo ou um conjunto de impressões sobre este animal. Por isso, para compreendê-lo, é importante que você conheça primeiro as características e qualidades deste belo animal.

Infelizmente, assim como aconteceu com outros animais, o lobo foi estigmatizado e perseguido em muitas culturas por ser considerado um animal mau, fato este que não condiz com a realidade deste poderoso animal.

Ao estudar o comportamento deste animal na natureza, você perceberá que o que contam nas historinhas infantis não é verdade. O lobo é, na verdade, um animal que possui muitas virtudes como o seu senso de lealdade, inteligência, sagacidade e adaptabilidade, além de ser extremamente sociável, amigável, observador e estrategista.

Para dissolver os mal-entendidos sobre o arquétipo deste poderoso animal, pressentimos neste artigo as informações importantes para que você compreenda a energia do lobo. Nele, você entenderá suas características físicas e espirituais e conhecerá diferentes concepções sobre o lobo em diversas culturas no mundo. Confira.

Características do animal lobo

Lobos deitados em pedras.

O lobo é um mamífero que pertence à mesma família que o cachorro. Embora a figura mais popular do lobo seja o lobo cinzento da espécie Canis lupus, habitante do Hemisfério Norte, existem diversas espécies de lobo predominantemente no hemisfério norte.

Nesta seção inicial, apresentaremos as características físicas e comportamentais deste belo animal para que você possa compreender o seu arquétipo. Confira.

Pelos do lobo

O lobo possui o corpo coberto por pelos, de forma bastante similar a muitas raças de cachorros domésticos. Seus pelos são longos, cujas cores variam entre o cinza até chegar os tons completamente escuros e negros. No entanto, em algumas regiões, seus pelos podem adquirir uma tonalidade avermelhada como uma adaptação ao ambiente.

As cores dos pelos dos lobos também variam de acordo com a região de seu corpo. Por exemplo, a parte inferior de seu focinho e pescoço pode apresentar pelagem com tons mais claros que os pelos encontrados em outras áreas do corpo. Alguns lobos podem, inclusive, apresentar listras ou marcas mais escuras em suas patas.

Olhos do lobo

Os olhos penetrantes dos lobos também possuem variação de cor e podem ser amarelos, verdes ou até mesmo castanhos escuros. A região ao redor dos olhos também pode apresentar anéis claros na pelagem, com manchas escuras que podem se estender até a parte posterior da orelha.

Corpo do lobo

Um lobo adulto apresenta um corpo que varia de cerca de 105 a 160 cm de comprimento. Ou seja, lobos são animais grandes que podem inclusive ser mais altos que adultos quanto apoiados em suas patas traseiras.

A cauda dos lobos pode chegar a ter 50 cm de comprimento e, como acontece com muitos animais na natureza, o macho possui maior estatura que a fêmea.

Peso do lobo

O lobo é um animal relativamente leve. Um macho adulto chega a pesar entre 34 e 49 kg, o passo que as fêmeas são um pouco mais leves, pesando entre 30 e 42 kg.

Longevidade do lobo

Na natureza, um lobo consegue viver em média aproximadamente 13 anos, quando livre na natureza. Isso é o equivalente à longevidade média de muitos animais domésticos como o cachorro. Assim como ocorre com ao tamanho e peso, a longevidade pode variar de acordo com o sexo do animal.

Alimentação do lobo

O lobo é um animal carnívoro e, por isso, costumam predar outros animais. Eles costumam se alimentar de presas grandes como alces, cervos e javalis. Contudo, isso não quer dizer que sua alimentação seja apenas baseada em animais de grande porte, já que ele também pode se alimentar de pequenos roedores, ovelhas e outros animais domésticos.

Além disso, eles podem se alimentar de restos de comida deixadas nos lixos domésticos. Devido aos seus hábitos alimentares, lobos costumam viver em regiões em que seja mais fácil de encontrar alimentos disponíveis.

Por isso, é comum que eles se aproximem de propriedades como fazendas para se alimentar de rebanhos, o que os torna vítimas fáceis de caçadores.

Alcateia

O lobo é um mamífero que vive em grupos chamados de alcateia. Na natureza, as alcateias são constituídas de grupos familiares, no qual ocorrem atribuições de tarefas definidas pelos progenitores. De maneira geral, cabe ao macho reprodutor a responsabilidade de buscar alimentos, ao passo que a fêmea costuma cuidar dos filhotes.

Normalmente, a alcateia é formada pelo casal reprodutor e os filhotes daquele ano, mas também é comum que filhotes remanescentes de ninhadas do ano anterior também se mantenha no grupo. Existe também a inclusão de membros que são externos que possuem algum parentesco com os progenitores da alcateia.

O tamanho da alcateia também pode depender da disponibilidade de alimento na área. Na alcateia, somente um casal pode reproduzir e tanto o macho quanto a fêmea chegam à maturidade de reprodução com cerca de 22 meses de idade.

Características do arquétipo do lobo

Lobo em posição de ataque.

O lobo é um animal fascinante que apresenta características muito típicas. Dentre elas estão a sociabilidade, a habilidade de trabalhar em equipe, o instinto maternal no caso das fêmeas, o pensamento estratégico, a intuição, liberdade, coragem, fertilidade, harmonia e a força trazida pelos seus uivos. Confira detalhes sobre estas características a seguir.

Sociabilidade

O lobo é um animal extremamente social. Por isso, a sociabilidade é uma das principais características de seu arquétipo. Numa alcateia, é importante trabalhar em grupos. Por isso, é necessário que cada animal seja sociável para cumprir as suas tarefas.

Além disso, a sociabilidade faz com que a alcateia se mantenha estável e protegida de possíveis ameaças. Por isso, se você deseja melhorar seu entrosamento com as pessoas para fazer amigos, aprender a sair mais para explorar o mundo e trabalhar em grupo, o arquétipo do lobo é o mais indicado para que você aprenda a desenvolver estas habilidades.

Trabalho em equipe

A sociabilidade do lobo é justificada por outra característica essencial deste animal: o trabalho em equipe. Os lobos são animais que vivem muito bem em conjunto, numa espécie de sociedade em que cada indivíduo é responsável pelo sucesso do grupo.

Numa alcateia, cada lobo possui uma função específica e o trabalho de cada lobo é, portanto, essencial. Se você deseja desenvolver as suas habilidades de exercer trabalhos em equipe, trabalhe com o arquétipo do lobo.

Independente da sua posição desempenhada na empresa, vida familiar ou pessoal, o lobo inspirará confiança e trará mais coesão para suas empreitadas em grupo, livrando-o de ambientes competitivos e estresses desnecessários.

Instinto maternal

Os lobos são animais extremamente zelosos com os seus filhotes. Por isso, existe um instinto parental muito forte nos progenitores de uma alcateia. Mesmo com as fêmeas passando mais tempo com os filhos devido às suas atribuições na alcateia, os machos também exercem sua função protetora cuidando dos seus filhotes.

Por isso, o arquétipo do lobo deve ser trabalhado por aqueles que desejam desenvolver melhor senso de cuidado e proteção parental e estar mais presentes nas vidas de seus filhos. Se você deseja estabelecer vínculos mais fortes com os seus filhos, o lobo é um dos animais com o qual você deve se alinhar.

Estratégia

Devido às condições em que os lobos vivem, é importante que eles possuam um senso de estratégia bastante aflorado.

Para que consigam viver na natureza selvagem, os lobos precisam se organizar em grupos e encontrar as melhores estratégias para vencer as adversidades da natureza que o cerca, tais quais a escassez de alimento, ameaças ou até mesmo as condições climáticas extremas nos locais em que eles vivem.

Seu corpo esguio permite com que ele escape de ataques e contribuem para o seu senso estratégico forte. Para desenvolver o seu senso estratégico, trabalhe com o arquétipo do lobo, pois, assim, você aprenderá a planejar os seus passos de maneira clara para alcançar os seus objetivos rapidamente.

Intuição

O lobo é um animal extremamente observador e analítico. Além dessas habilidades poderosas, acredita-se que o lobo é um animal de intuição aguçada.

Por este motivo, o lobo é um animal a quem recorrer quando você precisar desenvolver a sua intuição, especialmente quando você se sente perdido ou precisa encontrar respostas para questões importantes da sua vida e, assim, tomar decisões.

A intuição do lobo também é ideal para atribuir papéis e funções às pessoas, classificando-as. Por isso, use-a sempre que precisar ler as pessoas melhor.

Liberdade

Por ser um animal selvagem, o lobo tem sido associado à noção de liberdade. Longe das amarras impostas, os lobos conseguem desenvolver um senso prático para conviver e possuem a chance de caminharem sozinhos como uma forma de desbravar o desconhecido e conhecer mais sobre si.

Devido a esta crença, o lobo é invocado para trazer este senso de liberdade para a sua vida, de modo que você será capaz de se libertar daquilo que te impede de ser a melhor versão de você mesmo. Também use este arquétipo para aprender a caminhar sozinho e a desenvolver o seu autoconhecimento.

A força do uivo

Uma das características mais marcantes dos lobos é, sem dúvida, a sua habilidade de uivar. O uivo de um lobo é um som que evoca arrepios, força, atenção e respeito sobre estes poderosos animais. Embora exista a crença de que o lobo uive mais durante a lua cheia, isto não é verdade.

O poder do uivo é usado principalmente para comunicação entre os animais da alcateia. O lobo alfa, o macho responsável pela alcateia, costuma uivar de diferentes maneiras para chamar ajuda ou passar outras mensagens para os outros lobos. Além disso, o uivo pode ser um sinal de demarcação de território.

Por isso, você pode utilizar o arquétipo do lobo para firmar o seu local, defender o seu território e encontrar as pessoas que fazem parte da sua matilha espiritual. Sob o ponto de vista espiritual, o uivo pode ser uma forma de afastar energias negativas e espíritos obsessores para longe.

Coragem

O lobo é um animal destemido por natureza e, por isso, ele é um símbolo de coragem. Por serem animais destemidos, eles costumam enfrentar animais maiores e usam seu trabalho em equipe para conseguir alcançar os seus objetivos e se protegerem dos perigos.

Se você possui medos, é importante que você trabalhe com a energia deste poderoso arquétipo, pois o lobo te ensinará a confiar mais em si e afastará o medo. O lobo traz consigo também a oportunidade de superar traumas e ser quem você é, ganhando energias para enfrentar tudo e a todos para ser quem realmente é.

Harmonia

O lobo é muitas vezes considerado como um animal que traz consigo a energia da harmonia. Devido às suas outras características, o lobo aprendeu encontrar o momento certo de agir, conseguindo conviver pacificamente até mesmo com as suas maiores dificuldades.

Uma vez que a alcateia é um ambiente familiar, o lobo pode ser invocado para trazer paz nas relações familiares e profissionais, harmonizando tensões e trazendo mais equilíbrio. O lobo também ensina que a harmonia pode ser alcançada não somente pela família de sangue, mas também com os laços de amizade que se criam ao longo de sua jornada.

Fertilidade

A associação do lobo à fertilidade envolve dois grandes fatores principais. O primeiro diz respeito à sua habilidade de andar em grupo, o que mostra que eles são animais que se reproduzem e interagem facilmente.

A segunda diz respeito a uma antiga crença. De acordo com ela, mulheres que tinham dificuldade de conceber um filho chamavam pela energia do lobo para que elas conseguissem gerar uma vida e poder criar a sua própria alcateia.

Uma vez que se notou que esses chamados traziam sorte e resultaram em gravidez, os lobos passaram a ser símbolos de fertilidade. Consequentemente, o seu arquétipo deve ser invocado por todos aqueles que desejam ser férteis e ter um filho.

Simbologia do lobo

Lobo em cima de uma pedra coberta por gelo.

O lobo é um animal que está presente em diversas culturas do mundo, principalmente aquelas presentes na porção ocidental e oriental do Hemisfério Norte. Por isso, cada cultura associa este animal a diferentes símbolos, significados e mitos.

Uma vez que cada cultura apresenta uma interpretação diferente da energia deste animal, apresentamos os seus significados de acordo com o Xamanismo e diversas mitologias como a egípcia, chinesa, grega e romana. Confira.

O Lobo no Xamanismo

No Xamanismo, o lobo está relacionado à proteção e força. Por isso, ele é tido como um animal guardião, protegendo todos aqueles sob a sua vigia. O lobo também é visto como um animal que estabelece um elo entre o mundo físico e o mundo espiritual, agindo como uma passagem entre o véu do visível e invisível.

A medicina do lobo está relacionada ao combate ao medo. Por isso, o lobo é geralmente trabalhado em rituais xamânicos para encontrar a causa do medo e combatê-la. Ele é um totem considerado o Mestre da Alma, já que ele está ligado à sabedoria, intuição, generosidade, criatividade, sociabilidade e ação. O lobo é também um animal de resgate da nossa verdadeira natureza.

Mitologia egípcia

Embora não existam menções a lobos no Egito, um animal da família do lobo está presente na mitologia egípcia, o chacal. Este animal parente do lobo é considerado uma subespécie de lobo-dourado e está associado a Anúbis, o deus egípcio do submundo.

Os chacais são vistos como animais que transitam entre o mundo dos vivos e dos mortos, agindo como um guia para o plano espiritual. Por isso, era muito comum encontrar chacais próximos a tumbas egípcias.

Mitologia grega

Na mitologia grega, tem-se a origem do mito do lobisomem, um homem capaz de se transformar em lobo durante a lua cheia. De acordo com o mito, Zeus, o maior dos deuses, soube que Licaão, filho do rei de Arcádia, havia quebrado a lei da hospitalidade matando os estrangeiros que chegavam à sua casa.

Para verificar as atrocidades de Licaão, Zeus bateu em sua porta pedindo abrigo e foi aceito. Após aceitá-lo, Licaão tentou sacrificar o deus disfarçado, despertando sua fúria. Zeus então o amaldiçoou, transformando-o em lobo.

Na mitologia grega, o lobo também está presente no deus Hades, senhor do submundo, que usa uma capa feita de pele de lobo.

Nativos americanos

O lobo era visto como um guia espiritual para muitos povos indígenas nativos americanos. Através do arquétipo do lobo, é possível ter ascensão espiritual e melhora de vida. O lobo era também visto como um mensageiro do mundo espiritual.

Acredita-se que seus uivos são mensagens que podem ser transmitidas entre o mundo físico e o mundo espiritual. O lobo é também visto como um símbolo de força, resistência, comunhão, lealdade e sabedoria ancestral.

Cultura celta

Para os povos celtas, o lobo era encarado como um protetor. Suas principais funções eram guardar a noite e proteger os bosques sagrados, onde os rituais celtas eram praticados.

Roma antiga

Em Roma, o lobo era considerado um símbolo sagrado. De acordo com o mito da fundação de Roma, os gêmeos Rômulo e Remo foram salvos, criados e amamentados por uma loba. O lobo era visto como um símbolo de força e de resistência e, por isso, seus generais e imperadores possuíam peles de lobo para representar o seu poder.

Mitologia chinesa

De acordo com a mitologia chinesa, o lobo é um símbolo e emblema de coragem, heroísmo e bravura. O fundador do Império Mongol, Gengis Khan, considerado precursor histórico das dinastias chinesas, possuía o lobo como seu símbolo.

Mais sobre o significado do lobo

Lobo.

Os significados do lobo vão além dos símbolos presentes em diferentes mitologias. Seu componente cultural está também relacionado às histórias que contam para crianças, por exemplo.

Por isso, apresentamos nesta seção uma expansão do significado deste poderoso animal, apresentando um olhar sobre as histórias infantis, seu arquétipo psíquico e o significado dos sonhos e de tatuagens de lobos. Confira.

Histórias infantis

Muitas histórias infantis abordam somente o lado estigmatizado e negativo do lobo. Em histórias como os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, o lobo é visto como um vilão ardiloso, bravo e capaz de destruir e provocar o mal para as outras personagens da história.

O lobo possui, sim, uma ferocidade, mas ela só é ativada para defender a sua matilha e o seu território. O que acontece em histórias infantis é que muitas das características típicas dos homens são transferidas aos animais como uma maneira de apresentá-las às crianças de uma maneira mais lúdica.

Por isso, ao contar histórias para as crianças de sua vida, lembre-se de desconstruir a ideia de que o lobo é um animal maligno, pois, como mostramos, não é.

Arquétipo psíquico

O lobo é muitas vezes utilizado como uma alegoria, no qual se associa a sua natureza com o instinto feminino. No livro best-seller Mulheres que correm com os lobos, a psicanalista junguiana Clarissa Pinkola explora esta associação, investigando sobre a repressão do instinto natural feminino ao longo da história.

Para Pinkola, é importante que as mulheres resgatem a lobo que existe dentro delas a partir de uma exploração do arquétipo psíquico do lobo a partir do inconsciente feminino. Somente através dessa busca será possível romper o que foi imposto e reprimido nas mulheres pela sociedade.

Sonhar com lobo

Sonhar com lobo possui diferentes significados, a depender de como este fantástico animal apareceu no seu sonho. Por isso, é importante que você tome nota deste tipo de sonho, para que, a partir de seus detalhes, você consiga entender a mensagem do Universo.

Se você foi atacado por lobos, é sinal de emoções mal resolvidas no seu subconsciente relacionadas com alguém com quem você brigou ou está chateado. Se você teve um lobo como animal de estimação, significa lealdade. Se você sonhou que prendeu um lobo, cuidado, pois indica um momento em que você está se sentindo estagnado e encurralado.

Se você viu filhotes de lobo, é sinal de novas oportunidades e crescimento espiritual. Se viu ou ouviu um lobo uivar, é sinal de que você precisa expressar os seus desejos interiores, pois é somente assim que você conseguirá manifestá-los.

Tatuagem de lobo

A tatuagem do lobo é usada como um símbolo das características emblemáticas deste animal misterioso e fascinante. Por isso, ela incorpora em seu usuário lealdade, inteligência, força e a coragem presentes na verdadeira natureza do lobo.

Ela também simboliza a família e toca em temas como devoção, amor e sorte. Uma vez que lobos uivam para marcar território, tatuagens de lobo também significam poder, coragem e discernimento. Por isso, pessoas que tem tatuagens de lobo atraem estas características para a sua vida.

Se você deseja manifestar as características do arquétipo do lobo, esta é a maneira mais eficaz e permanente de atraí-las para você.

O que o arquétipo do lobo ensina?

Lobos andando na neve.

O arquétipo do lobo traz consigo diversos ensinamentos. Inicialmente, ele ensina a seguir a sua natureza intuitiva para, a partir dela, traçar as estratégias essenciais para conseguir alcançar os seus objetivos.

O arquétipo do lobo também lembra que, muitas vezes, o silêncio é necessário para obter informações observando o ambiente e, a partir do seu olhar aguçado, conseguir encontrar a melhor maneira para chegar no seu destino.

Através de suas características sociais, o lobo mostra que é por meio do senso de comunidade que se consegue chegar a um estado de harmonia, balanceando sua inteligência, intuição e emoções em prol de sua comunidade, pois é só através do senso de comunidade que grandes feitos são alcançados.

Por viverem em alcateia, o lobo mostra que a família não é somente aquelas pessoas que nos geraram ou que mantêm laços sanguíneos conosco, como também aqueles que caminham conosco e nos apoiam em nossa jornada.

Finalmente, o lobo mostra que não há nada a temer e, caso o perigo surja, você tem o poder antigo dentro de você, que será capaz de despertar o seu uivo interno, marcando o seu território e trazendo a segurança que você tanto precisa.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.