Cansaço excessivo: conheça os tipos, causas, como lidar e mais!

Cansaço excessivo: conheça os tipos, causas, como lidar e mais!

O cansaço excessivo é um sinal de desequilíbrio da energia do corpo. Conheça as causas, sintomas e até o que fazer para garantir mais saúde do seu dia-a-dia!


O que fazer com o cansaço excessivo?

Pessoas cansadas passando roupa.

O corpo-humano funciona a partir de uma constante troca de energia, em que se gasta e recupera energia pelas atividades diárias. Para isso acontecer da maneira correta, é preciso boa alimentação e noites de sono tranquilas, além de atividades que mantenham o equilíbrio saudável do corpo. O cansaço é o resultado de um gasto de energia excessivo ou não recuperado.

Mas e quando esse cansaço passa a ser constante, de forma que prejudique a rotina básica diária? Neste caso, muito provavelmente existem causas desconhecidas que devem ser avaliadas e cuidadas, para que isso não evolua para um quadro mais sério.

Neste artigo você vai conhecer as principais causas do cansaço excessivo, tipos de cansaço e sintomas, assim como sugestões de simples mudanças de rotina que podem ajudar muito a resolver esse problema. Confira.

Tipos de cansaço

Cachorro cansado.

A primeira coisa a se fazer quando se identifica um quadro de cansaço excessivo, é entender de onde parte essa sensação. É possível que seja apenas um cansaço físico, que pode ter causas fisiológicas ou não, ou outros tipos de cansaço que exigem investigação mais profunda.

A seguir estão definidos os principais tipos de cansaço, como cansaço físico, emocional, sensorial e até espiritual, entre outros, para que você possa analisar de onde parte a sua fadiga. Continue a leitura para conhecer todos eles.

Cansaço físico

O cansaço físico é provavelmente o mais fácil de ser sentido e identificado, pois é o próprio corpo que começa a doer ou não reagir aos comandos da mente, e isso fica muito claro para quem está cansado. É preciso sempre analisar a sua rotina quando sentir um cansaço físico. Você realizou alguma atividade que exigisse esforço físico incomum recentemente?

Muitas vezes isso acontece sem se perceber, como limpar a casa, cuidar de uma criança ou até passear o dia todo em um shopping ou praia. Se, no entanto, você sentir um cansaço excessivo sem causa aparente, continue observando e no caso de isso continuar procure um médico. É provável que você esteja sentindo reações de uma causa desconhecida.

Cansaço mental

O cansaço mental não é menos nocivo que o cansaço físico, na verdade pode chegar a ser pior. Ao se exigir demais da mente, como precisar fazer escolhas importantes a todo o momento, o que pode acontecer em uma empresa ou em uma família, por exemplo, o cérebro também cansa, e isso pode realmente te derrubar.

Neste caso, é comum sentir indisposição, principalmente para decidir ou resolver problemas. Neste caso, é recomendado tirar alguns dias de folga e fazer apenas o que dá prazer, sem pressão. Assim como o corpo, a mente precisa de descanso, e se concentrar em atividades que exijam pouco raciocínio é uma forma de evitar a estafa mental.

Espiritual

Para aqueles que trabalham a energia espiritual, ou simplesmente possuem uma sensibilidade maior nesse sentido, existe também o risco do cansaço espiritual. O contato constante com o mundo espiritual pode causar um excesso de trocas de energia nesse sentido, e se você não estiver preparado para isso, poderá se sentir sobrecarregado.

Para interagir com o mundo espiritual é preciso conhecimento e autocuidado. Assim como os demais estímulos da vida, o mundo espiritual é infinito, e manter-se aberto todo o tempo para interação, até com energias muitas vezes mais fortes do que a sua, podem fazer o seu espírito e até o seu corpo material sofrerem. Se preserve, fazer banhos energéticos pode ajudar.

Emocional

O turbilhão de emoções constante também pode causar um cansaço igualmente sofrível a todos os demais: o cansaço emocional. É comum acreditar que não se consegue parar de sofrer, ou ao contrário, precisar de emoções fortes a todo momento. Mas viver nessa intensidade emocional também não é saudável.

Tome cuidado ao se entregar tão profundamente às emoções, o seu coração deve ser cuidado, e você não deve gastar tanta energia com situações que não podem se resolver. O equilíbrio entre a razão e a emoção é a chave para uma vida saudável, em todos os sentidos. Procure ajuda de um psicólogo se tiver muita dificuldade para racionalizar as situações que te emocionam.

Sensorial

Os cinco sentidos do corpo-humano existem para que você possa perceber e interagir com o mundo. Muitas profissões e atividades em geral, no entanto, exigem que você use demais alguns deles, como a audição para os músicos, ou a visão, para os motoristas. Essa superexposição dos sentidos também pode levar ao cansaço excessivo, e isso deve ser observado.

É possível que você sinta alguns sintomas como dores de cabeça, ou outros sinais de que aquele sentido está sofrendo uma estafa. Neste caso, tente descansar e se possível procure um especialista. É sempre melhor prevenir do que remediar, e essa exposição constante pode vir a causar danos permanentes irrecuperáveis.

Social

A exposição constante à energia de outras pessoas também pode não ser saudável, e neste caso você pode sofrer de um cansaço social. Por mais que o ser-humano seja um ser social e precise da troca de experiências e de afeto para viver feliz, o excesso também pode ser prejudicial.

Entenda que cada pessoa é um universo, e absorver a energia de muitas pessoas de forma tão intensa pode desequilibrar a sua própria energia. Tenha locais tranquilos e seguros para viver sua solitude, e escute apenas os seus pensamentos e o silêncio de vez em quando. É essencial que você esteja bem consigo mesmo para ser uma boa companhia para os outros.

Criativo

A criatividade funciona em ondas dentro do ser-humano, é impossível ser criativo o tempo todo, isso vai contra a própria lógica da maturação das ideias no mundo. Além disso, a criatividade exige esforço mental, emocional e físico, para que uma ideia se transforme de fato em uma obra. Por essa razão, o excesso de uso da criatividade também pode levar ao cansaço excessivo.

Entenda o seu ciclo criativo e respeite a necessidade de descanso da sua criatividade. Isso é essencial para garantir que ela volte e lhe proporcione novos projetos e ideias. O cansaço esgota a criatividade, e assim você perderá a sua fonte de trabalho e energia. Por mais que você dependa financeiramente disso, encontre o equilíbrio e viva respeitando esse limite.

Sintomas de cansaço excessivo

Homem de peruca cansado.

O esgotamento do corpo e da mente causam efeitos imediatos que podem ser sentidos. Esses sintomas podem ter várias causas, por isso é essencial analisar as atividades que você tem desempenhado com mais intensidade e agir para interromper esse ciclo, evitando assim consequências mais sérias.

Acompanhe a seguir a descrição dos principais sintomas de cansaço excessivo, como dor de cabeça, dores pelo corpo, falta de concentração e muito mais.

Dor de cabeça

A dor de cabeça é o sintoma mais comum do cansaço, seja ele mental, físico, emocional e até espiritual. Isso acontece porque o cérebro é o centro de controle do corpo, e se você tem se esforçado muito, tem emitido comandos repetitivos, que fazem a sua cabeça doer.

Também é possível que a dor de cabeça seja consequência de outras patologias, como a anemia, e até por forçar a visão noturna, por exemplo. De qualquer forma, o mais importante é observar se ela é momentânea ou constante. No segundo caso, procure um especialista e evite o consumo excessivo de remédios que servem apenas como paliativos.

Dores pelo corpo

O corpo também reage sentindo dor pelo cansaço excessivo, e isso acontece tanto pelo cansaço físico, mais comum, quanto pelos outros tipos de cansaço. As dores são resultado principalmente do esforço constante por um membro ou vários, por isso é comum as pernas doerem após uma corrida intensa, ou o braço, depois de muitas horas de trabalho manual.

Neste caso, sempre investigue a causa, e faça exercícios para ativar a circulação e fazer os músculos relaxarem e retornarem ao estado inicial. Yoga, fisioterapia e massagem são terapias bastante benéficas para evitar a fadiga e perda dos movimentos no longo prazo.

Distúrbios do sono

O sono é um dos sinais mais aparentes e um dos primeiros a ser sentido quando você sofre pelo cansaço excessivo. Isso é mais frequente no caso dos cansaços mental e emocional, pois a falta de equilíbrio dos pensamentos é o que impede que você relaxe profundamente de verdade.

Assim, principalmente no caso de ansiedade e início de depressão, é muito comum a pessoa perder noites inteiras de sono. O descanso é essencial para recuperar as energias, e ter noites mal dormidas seguidamente pode se transformar em uma bola de neve que traz problemas realmente sérios. Busque meditações e terapias alternativas para conseguir relaxar a mente e descansar.

Falta de concentração

A frequência desequilibrada dos pensamentos, como pensamentos ansiosos, somatização de doenças e medos, leva ao problema da falta de concentração. Isso acontece porque a sua mente não é mais um lugar fluido para os pensamentos, e você começa a sentir dificuldade para se manter concentrado em uma tarefa por um tempo considerável.

Irritabilidade

A falta de descanso e relaxamento também causa irritabilidade. Assim, você se torna intolerante a estímulos intensos, como música alta, assuntos que não te agradam e passa a não ter muita paciência e resiliência para resolver problemas. Isso acontece porque você está experienciando uma sensação desagradável a todo o tempo, e chega no seu limite do que consegue suportar.

Este é um sinal claro de que você precisa de silêncio e recolhimento. Não permita que os outros invadam o seu espaço e se retire dos ambientes que aumentam essa sensação por um tempo. Recupere o equilíbrio e a paz interior e a irritabilidade também irá passar.

Causas do cansaço excessivo

Mulher cansada estudando.

É comum sentir cansaço excessivo após uma exposição constante a gastos de energia. Porém, pode ser que esse quadro já tenha evoluído para algo mais sério, como uma depressão, após um cansaço emocional, ou até patologias fisiológicas, como distúrbios da tireoide ou anemia. Nesse caso é necessário procurar um médico para combater a causa ou controlar os sintomas.

A seguir estão algumas possíveis causas do cansaço excessivo, das mais simples, como sedentarismo e café em excesso, às mais complexas, como distúrbios da tireoide, anemia e doenças cardíacas. Confira.

Sedentarismo

O metabolismo, ou seja, o sistema de queima e troca de energia do corpo é algo que pode e deve ser trabalhado para garantir a máxima eficiência e uma vida saudável. Por isso, se você não fizer qualquer atividade e levar uma vida sedentária, também sofrerá os reflexos disso no metabolismo de forma reversa, e terá cada vez mais dificuldade para realizar tarefas básicas.

Assim, é possível que a causa do seu cansaço excessivo seja justamente a falta do mínimo de atividades para estimular o seu metabolismo e garantir um funcionamento equilibrado do corpo. Se você não tem essas funções desenvolvidas, se cansa facilmente.

Apneia do sono

A apneia do sono é uma síndrome que acomete mais as pessoas idosas e obesas e acontece quando a pessoa tem a obstrução das vias aéreas durante o sono. Isso prejudica a circulação e, no longo prazo, pode causar doenças sérias como hipertensão, diabetes, derrames, e até demência. Um dos sintomas da apneia do sono é o cansaço excessivo.

O cansaço pela apneia ocorre porque a respiração não é fluida, o que impede que o oxigênio circule livremente no corpo, fazendo com que pequenos movimentos sejam mais cansativos. A apneia do sono deve ser tratada com um especialista, e há muitas pessoas que tem e sequer imaginam.

Anemia

A anemia é uma doença que causa a redução na concentração de hemácias e hemoglobina no sangue, os glóbulos vermelhos. Essas células são responsáveis por carregar oxigênio e nutrientes para o corpo todo e, em razão dessa deficiência, o transporte fica prejudicado, de onde vem o cansaço excessivo.

A anemia pode ser combatida pela alimentação saudável e pela prescrição dos remédios aplicáveis por um médico especialista. Esta é uma doença facilmente identificada em exames de rotina e também pode ser tratada tranquilamente quando identificada.

Café em excesso

O café possui cafeína que, em excesso, pode causar sintomas como taquicardia, tontura, dificuldade para respirar e, em casos mais graves, convulsões, febre, delírios, alucinações e movimentos incontroláveis dos músculos.

Por essa razão, se estiver sentindo esses sintomas e não sabe ao certo a causa, tente reduzir o consumo de café durante o dia. Em pequenas doses, o café não faz mal, mas é sempre bom entender a resistência do seu corpo especificamente em relação à cafeína.

Distúrbios da tireoide

A tiroide é uma glândula que produz hormônios que auxiliam no metabolismo do corpo, e o hipotireoidismo é uma patologia associada ao baixo funcionamento da tiroide. O cansaço excessivo é um dos sintomas do hipotireoidismo, pois nesse caso o metabolismo fica prejudicado e fica mais difícil cumprir as tarefas do dia-a-dia.

É importante consultar um médico para verificar a saúde da tireoide, e no caso de realmente haver distúrbios, deve ser feito o tratamento correto, com o uso de remédios se necessário.

Síndrome da fadiga crônica (SFC) e fibromialgia

A síndrome da fadiga crônica é uma doença que se instala após algum quadro de gripe ou sinusite, e é mais comum em mulheres. Ela causa cansaço excessivo e pode durar meses, anos ou a vida toda. O melhor tratamento é o condicionamento físico, mas é indicado o acompanhamento médico.

A fibromialgia, por sua vez, é uma doença reumatológica com causas desconhecidas. Ela causa dor em pontos específicos, cansaço excessivo, depressão e ansiedade. A fibromialgia tem tratamento e a qualidade de vida do paciente pode ser restabelecida com o devido acompanhamento.

Depressão

Existem vários níveis de depressão, e muitas vezes é difícil diagnosticar essa doença antes que se tenha uma crise de fato. Por isso, preste bastante atenção se sentir um cansaço excessivo sem razão, combinado a um desinteresse pelas suas atividades diárias.

Em geral, a depressão está associada a fatos ou situações que travam a sua energia e te fazem perder o interesse nas coisas comuns. O mais indicado nesse caso é buscar um psicólogo ou psiquiatra, e incluir atividades que deem prazer, como hobbies, esportes e investir em relacionamentos. Não permita que esse quadro se agrave.

Estresse

O estresse recorrente também é uma causa bem comum do cansaço excessivo. A exposição constante a situações que te deixam sob pressão ou vulnerável, psicologicamente ou emocionalmente, faz com que o seu corpo vá acumulando a sensação de cansaço.

No longo prazo, isso pode desencadear uma crise nervosa ou até uma depressão, caso em que você passa a rejeitar seu trabalho ou as pessoas que te colocam nesse estado. Busque relaxar sempre que possível, diariamente, preste atenção na qualidade do sono, na alimentação e evite festas e eventos que te coloquem mais ainda nesse estado-limite de energia.

Doenças cardíacas

Um dos sintomas de doenças cardíacas é o cansaço excessivo. Isso acontece porque é o coração que bombeia o sangue para o corpo todo, inclusive para o pulmão, garantindo a circulação do oxigênio e demais nutrientes, essencial para garantir energia para suas atividades.

Por essa razão, o cansaço excessivo pode ser sinal de que o coração não está conseguindo operar em sua capacidade normal, e nesse caso o ideal é procurar um especialista para adotar o tratamento necessário.

Como lidar com o cansaço excessivo

Mulher cansada dormindo.

Se você sentir que está sofrendo do cansaço excessivo, seja ele físico, mental, emocional ou qualquer outro tipo, entenda que é muito importante que você interrompa o ciclo daquilo que está te causando isso e adote posturas para reverter e evitar esse quadro. Algumas pequenas atitudes do dia-a-dia podem ser muito poderosas para combater esse mal.

Acompanhe a seguir algumas sugestões sobre como lidar com o cansaço excessivo, como praticar exercícios, beber água, mudança de hábitos e muito mais.

Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos é absolutamente benéfica para combater o cansaço excessivo e uma infinidade de doenças, garantindo saúde e disposição nos seus dias. Isso não significa que você deva se esgotar nos exercícios, o ideal é praticar atividade moderada de algo que traga um prazer pessoal. O mais importante é se manter em movimento, equilibrando corpo e mente.

Organize melhor sua rotina

Acumular muitas tarefas ou se propor a fazer mais coisas do que consegue de fato atender também não é saudável. Organizar a rotina e ser sincero consigo e com os outros sobre o que pode e deseja de verdade fazer em sua vida é uma ótima forma de ter uma rotina saudável sem se cansar excessivamente. Inclua atividades para se divertir e relaxar, se permita sentir prazer.

Beba água

Beber água não é benéfico apenas para o corpo, mas também para a mente. Além de garantir a saúde dos órgãos, auxiliar a digestão e ser necessário para absolutamente todas as células do corpo, beber água também diminui a ansiedade e garante o sono tranquilo.

Preste atenção nessa tarefa tão simples e importante. Você verá a sua disposição multiplicar e sua saúde melhorar em pouco tempo.

Cuidado com a ansiedade

O mundo moderno bombardeia o ser-humano o tempo todo com estímulos que causam ansiedade, seja pelo que comer, o que vestir, o que fazer, o que sentir, entre outras coisas. Tenha muita atenção com seus pensamentos e emoções e tome muito cuidado com a ansiedade e o medo desnecessário.

Os pensamentos influenciam diretamente as atitudes, a busca de sonhos e metas e a saúde principalmente. Não permita que influências externas prejudiquem o seu equilíbrio e a sua paz de espírito.

Mude os hábitos alimentares

O tipo de energia que você coloca para dentro do seu corpo por meio da comida influencia diretamente as suas emoções e pensamentos, e principalmente a sua disposição para realizar as tarefas que deseja e precisa.

Por isso, incluir uma alimentação saudável, com frutas, verduras e grãos, aumenta em muito a sua energia e evita a fadiga e o cansaço. Comece devagar, busque o equilíbrio e entenda que se trata de um ato de amor próprio cuidar da sua saúde e alimentação.

Reduza o uso da tecnologia

A exposição constante às tecnologias, principalmente ao celular e a conectividade podem levar ao cansaço excessivo dos seus órgãos do sentido e da mente. Não se entregue totalmente a esse hábito e se certifique de ter contato com a natureza.

Por mais naturalizado que seja estar constantemente no mundo virtual, esse pode ser um hábito bem ruim para as funções fisiológicas. Cuide de si.

Bom humor evita o cansaço

A alegria e a leveza na vida são antídotos para a maioria das doenças. Por isso, se certifique de estar de bem com a vida, não se leve muito a sério e não deixe as situações mais pesadas do que já são. Entenda que tudo passa e todos os problemas tem solução, é mais importante que você viva com alegria do que resolva tudo de uma vez.

Procure um especialista

Se você sentir cansaço excessivo por um tempo considerável, jamais tenha medo ou vergonha de procurar um especialista. Pode ser um médico, um psicólogo, um terapeuta, um fisioterapeuta ou qualquer outro profissional que tenha um conhecimento específico sobre o seu problema.

É sempre melhor prevenir do que remediar, e essa pessoa pode te ajudar a encontrar uma solução efetiva em menos tempo, não hesite.

Cansaço excessivo é sinal de fadiga?

Mulher cansada.

A fadiga é caracterizada pelo cansaço excessivo, mas é um pouco mais que isso. A fadiga aponta para uma dificuldade extrema de realizar uma tarefa por falta de energia, que pode ocorrer após um esforço continuado, acúmulo de estresse, entre outras coisas.

Tanto o cansaço excessivo quanto a fadiga são comuns ao se realizar uma atividade incomum, pois o corpo não está preparado para aquele gasto de energia e, para manter o equilíbrio, acontece essa baixa de energia no momento seguinte. No entanto, a fadiga continuada e sem razão aparente deve ser investigada.

O importante é entender que o corpo deve funcionar sempre no equilíbrio, o cansaço em excesso é sinal de que houve ou há um desequilíbrio. É importante entender os próprios limites, respeitá-los e trabalhar para aumentar a capacidade do corpo para assim, ter uma vida mais feliz. Os distúrbios da energia física são um indicativo de que é preciso maior equilíbrio em todo o sistema.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.