Para que serve o chá de camomila? Enjoo, cólicas, pele, sono e mais!

Para que serve o chá de camomila? Enjoo, cólicas, pele, sono e mais!

O chá de camomila é um dos chás de ervas mais populares do mundo porque promove relaxamento, bem estar e outros benefícios à saúde; confira!


Para que serve o chá de camomila?

Chá de camomila.

A camomila sempre é lembrada por conta de seu efeito calmante. O chá de camomila serve para melhorar a digestão, acalma, melhora a saúde da pele e entre outros benefícios. Além de ter o seu sabor aromático, o chá de camomila é uma ótima opção para beber antes de dormir.

A camomila é uma erva medicinal que é muito usada para aliviar o estresse e proporcionar o relaxamento. Desse modo, a camomila possui propriedades que são eficazes para reduzir a ansiedade, estresse e a insônia, além de melhorar a circulação e aliviar a dor. A seguir veja os seus benefícios e como usar essa erva.

Benefícios do chá de camomila

Xícara de chá.

Os principais benefícios do chá de camomila incluem: ajuda a acalmar, aliviar a ansiedade e o estresse, diminuir a hiperatividade, aliviar as cólicas menstruais e as dores gastrointestinais. Além de proporcionar o bem estar, alivia o enjoo e auxilia no tratamento de inflamação e de feridas na pele.

O chá de camomila também ajuda nos casos de resfriados, inflamações nasais como sinusite, ou irritações cutâneas, má digestão e diarreia. Veja abaixo como o chá age e auxilia especificamente em cada caso.

Alivia cólicas

A camomila é a erva apropriada para quem sente cólicas menstruais e intestinais. Além disso, ela possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de prostaglandina e ameniza as dores.

Ademais, essa erva é antiespasmódica, ou seja, ela ajuda na redução das contrações involuntárias dos músculos. Ela também proporciona a produção de um aminoácido chamado glicina, que diminui os espasmos musculares e deixa o útero mais relaxado, e consequentemente, as cólicas enfraquecidas.

Fortalece o sistema cardiovascular

A camomila possui substâncias chamadas flavonóides que ajudam a reduzir os riscos de doenças das artérias do coração e outras doenças que podem atingir o sistema circulatório. Além disso, ela ajuda a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

Aliás, alguns estudos apontam que o chá de camomila pode regular a pressão arterial e reduzir o risco de doenças metabólicas, como a diabetes. Assim o chá de camomila pode fortalecer as funções do sistema cardiovascular e prevenir doenças.

Melhora o sono

Os efeitos calmantes do chá da camomila se devem a um antioxidante chamado apigenina, que é encontrado em abundância na erva. A apigenina é uma substância que se associa aos receptores específicos do cérebro, que podem amenizar a ansiedade e estimular o sono.

Com efeito, a camomila age no sistema nervoso, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Portanto, o chá dessa erva atua como calmante natural, reduz os processos inflamatórios e aumenta a qualidade do sono.

Auxilia no controle glicêmico

O chá de camomila é eficiente para minimizar o açúcar no organismo dos diabéticos, aumentando as funções antioxidantes. Segundo estudos a camomila diminui a atividade de uma enzima chamada aldose redutase. Essa enzima desempenha uma função importante no metabolismo do açúcar.

Pessoas com diabetes que tomam o chá de camomila tem a diminuição da hemoglobina glicosada. Isso acontece porque a camomila possui compostos ativos que atuam diretamente na redução da glicemia e outros problemas, como a indigestão, o colesterol elevado e problemas de circulação.

Promove bem-estar

O chá de camomila tem ação sedativa que acalma e proporciona o bem estar, principalmente para as pessoas que estão ansiosas. Isso porque a camomila proporciona a tranquilidade, permitindo uma sensação de relaxamento.

Além disso, a camomila também age no organismo como antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, sedativa e diurética. Assim, com todas essas funções, ela ajuda a melhorar o funcionamento geral do organismo.

Portanto, o chá da camomila ajuda a tratar de forma natural várias enfermidades comuns e ainda contribui para uma melhor saúde física e mental.

Faz bem pra pele

O chá de camomila pode aliviar irritações da pele como eczema, psoríase, e rosácea. Isso acontece porque a erva tem ativos antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde da pele e aliviar manchas escuras. Além disso, essa erva possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a vermelhidão causada pela exposição ao sol.

Nesse sentido, o chá de camomila pode ser usado como tônico facial para desinchar o rosto. A camomila também é vasoconstritora, ou seja, atua na contração dos vasos sanguíneos, e ajuda no clareamento de olheiras a longo prazo.

Alivia o enjoo

A camomila auxilia aliviando os efeitos da quimioterapia como vômito e náuseas, bem como também nos enjoos durante a gravidez. Porém na gravidez o chá de camomila deve ser tomado com cautela com aprovação e orientação de um médico.

Além de ajudar a reduzir a náusea, de maneira geral, o chá de camomila também ajuda a aliviar os enjoos provocados por indisposição estomacal. Essa erva contém substâncias que agem no sistema digestório, amenizando irritações e diminuindo as sensações de enjoo.

Calmante natural

A camomila é uma planta herbácea e aromática. Segundo estudos, essa erva possui a função do ácido gama-aminobutírico conhecido por GABA, um neurotransmissor que estimula as respostas de excitação.

Por conter propriedades medicinais, quando a sua flor entra em infusão com a água quente para preparar o chá, ela libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas em situações de estresse.

Além disso, a camomila possui uma substância chamada glicina, que é responsável pelo efeito calmante sobre o sistema nervoso central, acalmando e reduzindo a ansiedade.

Atua contra feridas e inflamações

A presença do alfa bisabolol na camomila ajuda no processo de regeneração da pele e recupera áreas que sofrem de queimaduras, por exemplo. A cumarina também é outro princípio ativo encontrado na camomila que funciona como anti-inflamatório e anticoagulante.

Para o tratamento de feridas pode ser feito compressas do chá de camomila, pois o mesmo ajuda no processo de cicatrização. Ademais, por conter propriedades antibacterianas, a camomila contribui para acelerar processos de edemas.

No que se refere ao tratamento de feridas e infecções, consumir o chá dessa erva também é eficaz para prevenir todo tipo de inflamação.

Auxilia na digestão

O chá de camomila contribui para aliviar a inflamação no estômago, regularizar o intestino, diminuir os gases e aliviar a azia. Por este motivo, tomar duas ou três xícaras de chá diárias auxilia protegendo contra úlceras, intestino irritável e má digestão.

Ademais, o chá desta erva ajuda na digestão, acelerando o metabolismo, combatendo o inchaço, e inclusive, auxilia na queima das calorias.

Receita de chá de camomila para acalmar

Chá de camomila.

Certamente você já recorreu a uma boa xícara de chá de camomila para se acalmar e relaxar. Isso porque a bebida feita com a erva tem propriedades calmantes que atuam no sistema nervoso e proporcionam sensação de bem-estar e tranquilidade.

Esse chá proporciona a redução do estresse, relaxa os músculos e melhora a qualidade do sono, já que o estresse é uma das principais causas de irritabilidade durante o dia. Ademais a camomila é usada a muito tempo para manter o bem estar do organismo. Veja abaixo o que você precisa e como fazer esse chá potente.

Ingredientes

A camomila é uma flor e o contato dela com a água quente é uma infusão. Desse modo, para fazer o chá, você precisará dos seguintes ingredientes:

- 1 litro de água;
- 10 gramas ou uma colher de sopa de camomila;
- mel ou açúcar a gosto.

Como fazer

Veja abaixo como preparar este chá:

- Ferva a água até formar bolhas;
- Adicione a camomila em uma xícara ou use um difusor de metal;
- Coloque a água quente;
- Espere por volta de 3 a 5 minutos antes de servir. Esse é o tempo aproximado da infusão. Caso não tenha difusor em casa, use uma peneira pequena para coar as flores;
- Adoce a gosto.

Receita de chá para digestão e contra gases

Xícara de chá.

A camomila e a erva-doce juntas no chá são uma combinação perfeita para combater a má digestão, acalmar o estômago, tratar a acidez e aliviar gases. Ambas são calmantes, por isso a mistura também é excelente para quem sofre com a ansiedade.

Além disso, o chá de camomila com erva doce pode ajudar a tratar diversas doenças relacionadas ao sistema digestivo, como a má digestão, a constipação, o inchaço abdominal, os gases e alguns sintomas de gastrite.

Esse chá também é útil para amenizar dores de cabeça devido às suas características analgésicas. Saiba como prepará-lo a seguir.

Ingredientes

O chá de camomila e erva doce é muito fácil de ser feito e fica pronto em cerca de 10 minutos. Para fazê-lo você precisa dos seguintes ingredientes:

- 500ml de água;
- 1 colher de chá camomila;
- 1 colher de chá de erva doce;
- açúcar ou mel a gosto.

Como fazer

Modo de preparo do chá de erva doce com camomila:

- Em uma chaleira coloque a água para ferver;
- Coloque a camomila e a erva doce;
- Tampe a mistura, e deixe repousar por 10 minutos;
- Adicione açúcar ou mel a gosto se preferir;
- Depois coe e sirva.

Receita de chá de camomila para os olhos

Copo de chá.

Tanto a genética, como o estresse e a falta de sono contribuem como aparecimento de bolsas e olheiras que afetam a aparência do rosto. Nesse caso, a camomila é um dos remédios caseiros mais tradicionais para tratar as manchas escuras ao redor dos olhos.

Esta erva trata a inflamação nesta área sensível do rosto e ajuda a diminuir as olheiras. No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizá-la próximo aos olhos. A receita do chá de camomila para os olhos é muito simples, saiba mais abaixo.

Ingredientes

O chá de camomila é um anti-inflamatório natural, que contrai os vasos sanguíneos e estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, diminuindo o inchaço e o aspecto arroxeado dos olhos. É ótimo para ser usado nos olhos como compressas, e para fazer isso você vai precisar dos seguintes itens.

- 1 colher de sopa de flores de camomila;
- 1 xícara de água;
- 1 algodão ou gaze limpa.

Como fazer

Veja o passo a passo de como fazer o chá de camomila para os olhos:

- Adicione 1 colher de sopa de camomila dentro de uma xícara com água quente;
- Abafe e deixe em repouso por cerca de 3 a 5 minutos;
- Coe e colocar na geladeira até gelar;
- Molhe o algodão ou gaze limpa nesse chá, coloque em cima do olho por 15 minutos, depois faça movimentos circulares e sem pressionar os olhos em excesso. Depois enxague com água fria.

Receita de chá de camomila para aliviar dor de garganta

Xícara de chá.

A camomila possui componentes que eliminam as bactérias, ela também funciona como um analgésico natural, portanto é um excelente remédio para garganta inflamada.

Associe o mel ao chá de camomila para ter um efeito mais potente. Isso porque o mel tem antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Veja abaixo como fazer o chá de camomila com mel para aliviar a dor de garganta.

Ingredientes

A camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada, já o mel ajuda a hidratar os tecidos irritados. Assim, esse chá poderoso combate gripes e resfriados. Os ingredientes que você vai precisar são:

- 1 colher de chá de camomila;
- 1 colher de chá de mel;
- 1 xícara de água quente.

Como fazer

O modo de preparo é:

- Dentro da xícara com água quente, adicione 1 colher de camomila;
- Abafe e deixe em repouso entre 5 a 10 minutos;
- Em seguida coloque 1 colher de mel e misture para incorporá-lo bem;
- Depois coe e beba 2 a 4 vezes por dia.

Receita de chá de camomila para enjoo

Xícara de chá.

O chá de camomila junto com a hortelã ajuda a aliviar o enjoo. Isso porque a camomila auxilia a queima da gordura e acelera o metabolismo, já a hortelã possui propriedades que acalmam o intestino, reduz a náusea e o vômito.

Com efeito, a junção dessas duas ervas ajudará no alívio de enjoos, graças às suas propriedades que acalmam as contrações do estômago. A seguir você vai aprender como fazer esse chá potente.

Ingredientes

Para aliviar os enjoos experimente tomar um chá de camomila com a hortelã, ele é muito simples de fazer e você vai precisar dos seguintes ingredientes:

- 1 colher de chá de camomila;
- 1 colher de chá de folhas de hortelã;
- 1 xícara de água quente;
- mel a gosto.

Como fazer

Confira a seguir como preparar este chá:

- Adicione a camomila e a hortelã dentro da água quente;
- Misture tudo e acrescente o mel a gosto;
- Abafe e deixe em repouso por 10 minutos;
- Depois coe e sirva morno.

Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade para aliviar os sintomas do enjoo.

Receita de chá de camomila para gripe e resfriados

Xícara de chá.

O chá de camomila com gengibre é excelente no combate à gripe e ao resfriado. A camomila ajuda a reduzir os sintomas provocados pelo vírus da gripe; por outro lado, o gengibre é um anti-inflamatório natural que auxilia na eliminação de vírus e bactérias, melhorando o sistema imunológico.

A camomila com o gengibre são ricos em antioxidantes e seu chá pode ser tomado quente ou frio. Confira abaixo os ingredientes e como preparar esse chá.

Ingredientes

Para o preparo desse chá você precisa desses ingredientes:

- 1 colher de sopa de camomila;
- 10 gramas de gengibre picado;
- 2 xícaras de água fervente;
- mel a gosto.

Como fazer

Modo de preparo do chá de camomila com gengibre e mel:

- Coloque a camomila e o gengibre dentro da água fervente;
- Misture tudo muito bem;
- Abafe e deixe de repouso de 5 a 10 minutos;
- Adicione o mel;
- Coe e sirva morno ou frio.

Beba 3 ou 4 vezes por dia para sentir alívio nas vias respiratórias.

Qual é o maior benefício do chá de camomila?

Chá de camomila.

A camomila é uma erva medicinal usada desde a antiguidade em todo mundo. É uma planta parecida com a margarida e tem um aroma adocicado. Os seus nutrientes são o cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, D, E e K.

Dessa forma, o maior benefício do chá de camomila é promover o bem estar e relaxamento do organismo. O consumo do chá de camomila traz inúmeras melhorias para o corpo, a maioria delas estão relacionadas à saúde da pele e ao combate a infecções.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.