Qualidade de vida: significado, saúde mental, no trabalho e mais!

Qualidade de vida: significado, saúde mental, no trabalho e mais!

Mudar pequenos ou grandes hábitos para conquistar a qualidade de vida é um ato de amor próprio e fundamental para uma vida longa. Confira todas as dicas!


O que é qualidade de vida?

Homem relaxando.

A qualidade de vida acontece quando você tem uma rotina que te satisfaz plenamente e é benéfica para a sua saúde, física e mental. Isso inclui não apenas fazer atividades agradáveis, mas também frequentar ambientes que te façam bem e conservar relacionamentos saudáveis.

Os pensamentos, planos e metas e momentos de prazer também são essenciais para conquistar a qualidade de vida. É muito comum que nos dias de hoje as pessoas se contentem com sobreviver e ultrapassar as etapas da vida, sem pensar na qualidade com que isso acontece de fato.

Neste artigo você vai conferir as principais dicas sobre como conquistar a qualidade de vida na sua rotina, incluindo trabalho, relacionamentos, e pequenos hábitos da vida diária que fazem toda a diferença para uma vida plena e feliz. Acompanhe.

Significado de qualidade de vida

Homem de braços abertos na montanha.

É muito importante entender o que é qualidade de vida e promover atitudes que garantam isso para conquistar uma existência mais feliz. Estar confortável dentro de si mesmo, possuir uma rotina saudável, bons relacionamentos e viver em ambientes que te satisfaçam são condutas fundamentais para garantir a saúde física e mental.

A seguir você acompanha alguns aspectos essenciais do significado de qualidade de vida, como o conceito e definição de qualidade de vida, a relação com a saúde, com o estresse e muito mais. Confira.

Conceito de qualidade de vida

Você conquista qualidade de vida quando a felicidade, o conforto, a satisfação, o sucesso, as boas energias e a saúde são dominantes em sua vida. Você percebe que é realmente feliz na forma que vive e os seus hábitos não afetam negativamente a sua sobrevivência.

Assim, saúde mental e física são os elementos-chave da qualidade de vida. Isso se conquista por meio de uma rotina de exercícios, alimentação saudável, escolhas conscientes sobre relacionamentos, ambiente de trabalho e até a prioridade dos momentos de relaxamento e lazer.

Definição de qualidade de vida

Qualidade de vida é algo que você vive diariamente, quando se sente satisfeito com a sua rotina, pensamentos, trabalho e se sente confortável e saudável dentro do seu corpo. A qualidade de vida é não apenas sobreviver, mas viver bem, com qualidade, felicidade e satisfação.

Qualidade de vida e saúde

Uma boa saúde também é essencial para se ter qualidade de vida. O corpo reage aos cuidados que se tem ou não se tem com ele, de forma que as doenças, físicas ou mentais, são reflexo das vulnerabilidades a que você se expõe diariamente. Cuidar do físico, da alimentação e dos pensamentos são os caminhos necessários para se ter qualidade de vida.

Estresse e qualidade de vida

Será bastante difícil ter qualidade de vida se você tiver uma rotina estressante. O estresse impede que os pensamentos fluam de maneira natural e agradável, de forma que você passa a gastar muito mais energia para desempenhar qualquer atividade. Por isso, evitar o estresse e fazer atividades que aliviem o acúmulo de preocupações são fundamentais.

Qualidade de vida e saúde física

A saúde do corpo é muito importante para se ter qualidade de vida. Para além da satisfação com a estética e atendimento a padrões, o bom funcionamento das funções do corpo e a autoestima influenciam positivamente o equilíbrio necessário para uma vida leve e feliz.

Ao contrário, um corpo cansado, que não funciona bem para as atividades diárias, irá impedir que você aproveite a vida ao máximo. Por essa razão, é essencial ter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos regulares para atingir a qualidade de vida.

Qualidade de vida e saúde mental

A saúde mental é um dos pilares para a qualidade de vida. A frequência dos seus pensamentos é o que determina as suas atitudes e experiências. Isso pode ser positivo, se você for uma pessoa ativa, positiva e disposta, ou negativo, se conservar pensamentos ansiosos e pessimistas.

Por essa razão, o cuidado com a saúde mental é fundamental para a qualidade de vida. Isso determina os seus relacionamentos, a sua produtividade e a sua felicidade de uma maneira geral. Perceber padrões de comportamento e realizar atividades que beneficiem a saúde mental, como hobbies ou atividades físicas são caminhos positivos nesse sentido.

Meio ambiente e qualidade de vida

A relação do meio ambiente e qualidade de vida também merece bastante atenção. Na verdade, o local em que você vive influencia diretamente as suas experiências e a sua saúde. Por isso, é muito importante que você viva em um local, que pode ser sua casa, sua cidade ou seu bairro, que sejam positivos para você.

O contato com a natureza também influencia positivamente. O ser-humano é um ser natural, e a vivência na natureza revigora as energias e garante a saúde mental e física, proporcionando uma vida mais longa e feliz. Buscar lugares que satisfaçam as suas necessidades é essencial para conquistar qualidade de vida.

Qualidade de vida no trabalho

Pessoas lado a lado.

Viver com qualidade é essencial para alcançar a felicidade de maneira mais constante e equilibrada. Por essa razão, também é fundamental que haja qualidade de vida no ambiente profissional. Isso significa que é muito importante buscar a satisfação não apenas nos momentos livres ou de lazer, mas principalmente naquela atividade que ocupa boa ou a maior parte do seu tempo.

A seguir você acompanha alguns aspectos essenciais sobre a qualidade de vida no trabalho, como o conceito de qualidade de vida no trabalho, sua importância, saúde física e mental no trabalho e muito mais. Confira.

O que é qualidade de vida no trabalho?

É comum as pessoas pensarem que o trabalho pode ser desagradável ou maçante, porém necessário. Essa mentalidade, contudo, é o que está por trás de muitas doenças psicológicas ocupacionais e até da falta de produtividade.

Por mais que ganhar dinheiro seja necessário, é essencial que a sua subsistência parta de alguma atividade que traga satisfação. Isso significa que o ambiente, as tarefas, as pessoas e tudo que envolve o seu trabalho devem agir de forma positiva na sua vida, trazendo qualidade no seu dia-a-dia e felicidade no âmbito profissional.

Conceito de qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho está ligada ao crescimento pessoal, intelectual, psicológico e claro, profissional que o seu trabalho te proporciona. Assim, por mais simples que sejam as suas atividades diárias, ou mais complexas, é essencial que haja um envolvimento profundo e prazeroso, de forma que o seu dia-a-dia se torne algo leve e produtivo.

Isso significa que tanto o ambiente quanto às tarefas desempenhadas devem oferecer saúde e satisfação para o profissional. A qualidade de vida no trabalho existe a partir do momento em que a pessoa se identifica com a atividade na qual emprega sua energia, e com a filosofia da instituição, assim como se sente confortável no ambiente de trabalho, física e emocionalmente.

Importância da qualidade de vida no trabalho

É muito importante que haja qualidade de vida no trabalho, pois é neste contexto que você passa boa parte do seu tempo e, consequentemente, da sua vida. Além disso, é dali que brota a sua subsistência, ou seja, financeiramente, é este o caminho para a realização dos seus sonhos.

Com o tempo, a satisfação profissional é capaz de realizar grandes coisas e, no mínimo dos mínimos, trazer uma vida feliz para você e para sua família. Por outro lado, o trabalho não pode ser responsável por te sobrecarregar física ou psicologicamente, pois no longo prazo, será muito difícil ver uma evolução. Ao contrário, a tendência é que esta situação se torne insustentável.

Saúde física e mental no trabalho

A saúde física e mental são os principais pontos a serem observados ao analisar se há ou não qualidade de vida no trabalho. Primeiramente, o corpo jamais deve sofrer em benefício de uma atividade profissional. Por mais necessário que seja o dinheiro para a sobrevivência, a saúde é inegociável. É preciso buscar alternativas se a sua atividade ameaça a sua integridade física.

O mesmo ocorre com a saúde mental. Neste caso, é ainda mais importante que haja atenção, pois é comum que as pessoas apenas prestem atenção à saúde mental depois de algum trauma ou doença, como depressão ou burnout, bastante comuns atualmente. É preciso se sentir confortável e em evolução psicológica no ambiente de trabalho, jamais sob pressão desagradável.

Programas de qualidade de vida no trabalho

A saúde profissional e a qualidade de vida no trabalho têm sido temas de crescente preocupação no mundo atual e, para isso, muitas empresas e instituições têm desenvolvido programas de qualidade de vida no trabalho. Isso inclui desde o oferecimento de benefícios que facilitem a vida do profissional, como direito à alimentação, saúde e transporte, até o acolhimento psicológico.

Assim, creches, academias, salas de jogos e de descanso e confraternizações são exemplos de iniciativas de programas de qualidade de vida no trabalho. Aos poucos, a sociedade em geral cria consciência sobre a importância de tornar o ambiente de trabalho algo agradável, e esses programas são ótimas formas de incentivar essa postura.

Como manter qualidade de vida no trabalho

Smile na palma da mão.

Para além das iniciativas que possam partir das empresas e instituições profissionais para o cuidado com a saúde física e mental do profissional, é importante adotar algumas posturas no dia-a-dia de trabalho para garantir a qualidade de vida no trabalho.

Acompanhe a seguir algumas dicas sobre como manter a qualidade de vida no trabalho, como cumprir prazos e horário, trabalhar em equipe, manter o foco, entre outros.

Para além das iniciativas que possam partir das empresas e instituições profissionais para o cuidado com a saúde física e mental do profissional, é importante adotar algumas posturas no dia-a-dia de trabalho para garantir a qualidade de vida no trabalho.

Acompanhe a seguir algumas dicas sobre como manter a qualidade de vida no trabalho, como cumprir prazos e horário, trabalhar em equipe, manter o foco, entre outros.

Cumpra prazos e horários

Os prazos e horários estipulados para um profissional funcionam como um limite para o empregado e para a empresa para que os objetivos sejam atendidos de forma satisfatória. Isso também é verdade se você é um empreendedor.

Por essa razão, cumprir essas regras, muito mais do que atestar a sua capacidade, irão te permitir ter paz e tempo para agir com tranquilidade, assim como evitar estresse e perdas por contratempos. Concentre-se e não deixe tudo para a última hora. Dessa forma, todos saem ganhando, principalmente a sua saúde mental.

Aprenda a trabalhar em equipe

Pode ser muito bom se destacar no ambiente de trabalho, mas tão ou mais importante é saber trabalhar em equipe. Quando você pode contar com seus colegas de trabalho e eles com você, tudo flui melhor. Além disso, a chance de algum contratempo causar um prejuízo muito grande diminui significativamente, pois haverá muito mais energia disponível para resolver problemas.

Por essa razão, por mais que você esteja acostumado a resolver tudo sozinho, pratique essa postura de dividir ganhos e responsabilidades. Além de aliviar o peso do trabalho, você melhora a convivência e tudo se torna mais agradável.

Cultive bons relacionamentos

Ter bons relacionamentos no ambiente de trabalho e até amigos de verdade, se possível, melhora consideravelmente a qualidade de vida no trabalho. Por mais que seja uma rotina profissional, há felicidades e tristezas que, se compartilhadas, tornam a vida muito mais leve e agradável.

A possibilidade de se poder contar com os colegas, ou apenas dar algumas risadas, já é suficiente para garantir a saúde mental. O trabalho não precisa ser um ambiente pesado apenas de responsabilidades, pode também ser um lugar de descontração, amizade, em que haja evolução pessoal pelo compartilhamento e pelos relacionamentos.

Tenha foco

Manter o foco em suas atividades também é um caminho produtivo e importante para garantir a qualidade de vida no trabalho. Com as suas atividades em dia e, principalmente, envolvimento real em tudo que você faz, a rotina fica mais agradável, e pode ser realmente algo que você faz por puro prazer.

Assim, não deixe-se levar pelo desânimo de alguns dias. Manter o foco é a melhor forma de entregar resultados, pois você passa a enxergar cada conquista como algo seu, se dedica mais, e é recompensado por isso. O resultado é inevitavelmente o sucesso profissional e a qualidade de vida no trabalho, pois você sente orgulho e prazer pelo que faz.

Afaste-se das “fofocas”

Sendo o ambiente de trabalho um lugar em que há a união de muitas pessoas, pode acontecer de haver “fofocas”, como em qualquer lugar. É muito importante para a sua saúde mental, sucesso profissional e qualidade de vida no trabalho que você se mantenha fora desse ciclo. Além de não ajudar em nada na sua produtividade, esse hábito aponta para um fluxo de energia negativa.

Se abstenha desse tipo de conversa com educação, e se as “fofocas” forem mais fortes do que o seu trabalho, considere mudar de trabalho. A produtividade, a tranquilidade e o caráter devem ser priorizados, assim como a sua saúde mental e os bons relacionamentos.

Como melhorar a qualidade de vida pessoal

Pessoas felizes fazendo sinal com o dedo.

A qualidade de vida pode ser garantida de várias formas, com atitudes simples do dia-a-dia, que exigem principalmente comprometimento consigo mesmo. Assim, mudar hábitos de rotina e observar comportamentos nocivos são atitudes que dia após dia vão alterando a sua percepção de si mesmo e do que te faz bem.

A seguir estão algumas sugestões essenciais sobre como melhorar a qualidade de vida pessoal, como ter um sono tranquilo, boa alimentação, cuidados com a mente e muito mais. Confira.

Boa noite de sono

A dica mais essencial para ter qualidade de vida é sem dúvida ter um sono tranquilo. O sono pode ser atrapalhado tanto por uma rotina difícil ou pela ansiedade, caso em que a sequência de pensamentos carregados ou negativos podem te impedir de relaxar profundamente. Faça o necessário para promover verdadeiramente esse descanso diário.

Se recolher cedo, não fazer refeições pesadas durante a noite, escutar uma meditação guiada antes de dormir. Todas essas são formas de buscar o sono tranquilo. O descanso diário garante maior energia durante o dia, maior capacidade de concentração e melhor funcionamento do corpo e dos órgãos de uma maneira geral.

Alimentação saudável

Uma alimentação que satisfaça as necessidades do seu corpo por nutrientes também é essencial para garantir qualidade de vida. Aquilo que se coloca para dentro do corpo é o que vai fornecer energia para todas as atividades a serem desempenhadas, físicas e mentais.

Por essa razão, se a sua alimentação for ruim, com poucas frutas, verduras e nutrientes, você terá dificuldades para concluir suas tarefas. É provável que você também sinta sono ao longo do dia se não tiver uma alimentação saudável, além de sofrer variações de humor que também são causadas por excesso de açúcar ou gordura. Uma alimentação equilibrada garante uma vida mais feliz.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regulares também aumenta a sua qualidade de vida. A ativação das suas funções musculares, a circulação do sangue, o funcionamento dos órgãos e a liberação de hormônios como endorfina, que te deixam feliz, tudo isso são consequências diretas da prática de exercícios físicos.

Entenda que qualquer atividade que movimente o seu corpo conta como exercício físico. Busque atividades que lhe deem prazer e que não afetem tanto a sua rotina ou orçamento. Dessa forma a prática regular será mais sustentável. Neste caso, é mais importante a constância dos exercícios do que propriamente a intensidade e a natureza dos exercícios.

Cuidado da mente

Atenção às atitudes, hábitos e relacionamentos também são muito importantes para atingir qualidade de vida. Na verdade, todos os pensamentos influenciam diretamente o humor e a saúde, permitindo ou não que você desempenhe suas atividades de forma satisfatória durante o dia.

Por essa razão, entender padrões de comportamentos é muito importante. Procure um psicólogo se você sentir a necessidade de se entender ou simplesmente de conversar com alguém sobre questões pessoais. O cuidado da mente é tão essencial quanto o cuidado do corpo para ter felicidade. É a partir de pensamentos positivos e saudáveis que existe a qualidade de vida.

Hidratação em dia

Beber água durante o dia também é algo que contribui bastante em sua qualidade de vida a partir de uma atitude bastante simples. O corpo-humano precisa de em média 1,5 litro de água por dia para manter o funcionamento saudável. Com essa quantidade, você garante a saúde física e mental, pois os pensamentos e emoções também são beneficiados pela ingestão de água.

Na verdade, quase 70% do corpo-humano é composto por água, e a ingestão diária é necessária para garantir o equilíbrio geral. A falta de água, por outro lado, dificulta o funcionamento das funções básicas do corpo e pode causar problemas sérios no longo prazo.

Viagem quando possível

É fundamental conseguir relaxar a mente e esquecer da rotina sempre que possível, e uma ótima forma de fazer isso é indo viajar. Mudar de ambiente, entrar em contato com a natureza e conhecer lugares e pessoas são uma higiene mental, pois dessa forma você muda a frequência dos pensamentos e consegue abstrair de problemas mais facilmente.

Além disso, após uma viagem, você volta revigorado e com novos pensamentos para a rotina de trabalho, e consegue enxergar de uma nova perspectiva questões que poderiam estar lhe tirando a paz. Assim, viaje sempre que possível como uma forma de garantir a sua saúde mental e assim aumentar a sua qualidade de vida.

Valorize o sexo

O sexo é uma forma natural do ser-humano de relaxar o corpo e a mente. Além do prazer físico, o sexo promove conexão e intimidade, trazendo também o prazer que vem com os relacionamentos afetivos e de amizade entre as pessoas.

Por essa razão, não deixe de lado a sua saúde sexual e o prazer pessoal. Inove, converse com o seu parceiro sobre suas preferências e sinta-se confortável dentro de seu corpo. Dessa forma a vida se torna mais leve e com sentido. O amor também é um ótimo ingrediente para trazer paz de espírito e qualidade para a sua vida.

Vida social ativa

Por melhor que você se sinta consigo próprio, compartilhar momentos e aliviar o estresse na companhia de pessoas queridas é muito bom para aumentar a qualidade de vida. Isso pode significar desde uma noitada com os amigos até um cinema com uma pessoa especial.

O importante nesse caso é não se retrair totalmente e evitar a troca de energia e de experiências. A solidão é comprovadamente uma das principais causas da ansiedade e depressão, e uma vida social ativa é o melhor remédio para afastar essas doenças e trazer leveza e felicidade para os seus dias.

Preocupar-se com você

É fundamental para ter qualidade de vida que você seja a sua principal prioridade. Não se submeta a situações desconfortáveis para agradar os outros. Só você é responsável pela sua felicidade e só você pode tomar atitudes para garantir a sua qualidade de vida.

Aprenda a escutar o seu corpo e seus instintos, e não se deixe afetar pela opinião dos outros para tomar decisões que somente cabem à você. Faça o que for necessário para alcançar a sua paz e preocupe-se com os seus objetivos. Empatia é importante sim, mas você deve cuidar de forma responsável de si, preocupando-se consigo mesmo.

Qual é a importância da qualidade de vida?

Homem andando na natureza.

Viver sua vida com tranquilidade, saúde, prazer e felicidade e ainda sentir satisfação em suas escolhas e conforto em seus relacionamentos, é o que de fato vai trazer qualidade de vida. A importância disso reside no fato de que não apenas as suas chances aumentam de ter uma vida longa, mas de que ela vai ser melhor a cada dia também.

A sua saúde, física e mental, é diretamente beneficiada quando você se dedica em conquistar mais qualidade de vida na sua rotina. A sua produtividade no trabalho também aumenta consideravelmente, e você percebe que é capaz de atingir todos os seus objetivos e realizar os seus maiores sonhos.

A família, a natureza, o amor, e os amigos também influenciam e são influenciados positivamente quando você busca atividades, momentos e padrões de pensamentos na intenção de melhorar a sua qualidade de vida. De uma maneira geral, qualidade de vida é o que todas pessoas buscam, consciente ou inconscientemente.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.